Fernandes de Carvalho de S. Vicente da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Fernandes de Carvalho de S. Vicente da Beira

#5956 | mop79436 | 18 jun 2001 21:42

Embora já tenha trocado mensagens sobre esta família ,de que parece haver dois ramos,logo no começo com Fernão Anes de Carvalho Comendador de S.V.B.,acontece que relativamente a datas e gerações relativas a Cristovão Fernandes de Carvalho,existem saltos de mais de 100 anos.
Os dados que tenho é que Garcia Fernandes de Carvalho ,Alferes Mor das Capitanias de Alcacer Seguer descendente do dito Fernão Anes de carvalho e da sua 1º ou 2º mulher Maria Mendes Caldeira (outra teria o apelido Feio ,no ramo de Cristovão Fernandes de Cravalho.

Deste Garcia Fernandes foram filhos ,António Álvares Pereira de Carvalho cc Brites Homem Cardoso,Capitão Mor de S.V.B.,Domingos Fernandes Carvalho cc Fagunda Vaz Leitão,Manuel Fernandes de Carvalho cc Catarina Vaz Leitão e Nuno Álvares Pereira de Carvalho cc Isabel Homem Cardoso entre outros.

Eu dava que Cristovão Fernandes de Cravalho era filho do dito Garcia Fernandes de Carvalho e que teria casado também com Fagunda Vaz Leitão ,mas dadas as informações posteriores ele não será, filho do dito Garcia Fernandes de Carvalho.

Ora acontece que estes com consistência serão de cerca de 1480.O avô de Fagunda Vaz Leitão ,militou no tempo de D.Afonso V (* 1432 + 1481) e D.João II(*1445 + 1495).

Caro Manuel, conto consigo ,e agradeço a quem esteja a par do assunto que ajude a esclarecer este assunto.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes de Carvalho de S. Vicente da Beira

#5974 | manuelr | 19 jun 2001 00:35 | Em resposta a: #5956

Caro Francisco
Não sei se gosta de puzzles, mas mando-lhe aqui um , que não sei se o vai ajudar, ou baralhar ainda mais.
O que tenho, constante dos Registos Paroquiais, é o seguinte:

23-05-1565-, SVB,Falecimento de Pedro Àlvares, irmão de Cristóvão Dias-não devem ser Carvalho
19-12-1565-,SVB,Nascimento de Cristóvão, fº de Custódio Dias e de Isabel de Refóios, sendo padrinho Domingos de Carvalho-não sei qual.
13-09 1587-, SVB,nascimento de Domingos, fº de Cristóvão Fernandes e de Catarina Fernandes
30-11-1604-Cristóvão Fernandes, padrinho no Louriçal do Campo
25-11-1620- Castelo Novo-nascimento de Manuel, fº de Cristóvão Fernandes e de Maria Fernandes
27-12-1623, SVB, Catarina da Cunha, fª de Cristóvão Fernandes e de Maria da Cunha, madrinha.
17-10-1624, SVB, falecimento de Aldonça Antunes, casada com Cristóvão Fernandes, casada 1ª vez com Francisco Leitão, sendo testamenteiro Domingos Fernandes Machado
19-05-1625, Louriçal,casamento de Cristóvão Álvares, fº de Cristóvão Álvares e de Isabel Gonçalves, com Catarina Fernandes, fª de Sebastião Fernandes e de Isabel Jorge.
24-08-1626, Louriçal, batismo de Cristóvão, fº de Cristóvão Álvares e de Catarina Antunes
12-02-1626, SVB, falecimento de Cristóvão Fernandes, viúvo de Catarina Fernandes e de Aldonça Antunes.

22-07-1574, SVB, bat de Manuel, fº de Domingos Fernandes e de Fagunda Vaz
28-04-1567, SVB, casamento de Domingos Fernandes, fº de Mécia Fernandes, do Soveral( não diz o nome do pai)com Leonor Álvares, fª de Antão Gil e de Érea Álvares, sendo testemunha António de Carvalho
23-09-1568, SVB, casamento de Domingos Fernandes com Isabel Mendes, fª de António Mendes
05-04-1623, SVB, Isabel Pereira casada com Domingos Fernandes Machado, madrinha de bat
05-08-1625, Louriçal, casamento de Francisco Leitão com Leonor Álvares, fª de Domingos Fernandes e de Leonor Álvares

29-02-1564, SVB, bat de Pedro, fº de Domingos de Carvalho e de Briolanja Faleiro
24-02-1567, idem de Francisco
15-07-1575, SVB, casamento de Fancisco de Carvalho fº de Domingos de Carvalho, com Maria Nunes
14-02-1610, Louriçal,Domingos de Carvalho, Escrivão dos Órfãos de Castelo Novo, padrinho
05-09-1611, Aldeia das Donas, crisma de Domingos, fº de Domingos de Carvalho
24-03-1619, Póvoa de Rio de Moinhos, bat de Teodósia, fª de Jorge Vaz Franco e de Domingas Jorge, padrinho Domingos de Carvalho e sua mulher Maria Franco
07-08-1622, SVB, Domingos de Carvalho e sua fª Joana FRanco, padrinhos ( casado com Maria Franco)
07-05-1623, Domingos de Carvalho casado com Maria Feio, padrinho
04-04-1625, SVB, casamento de Pedro Nogueira com Joana FRanco, fª de Domingos de Carvalho e de Maria Franco
01-02-1625, Domingos de Carvalho cc Maria Franco, padrinhos
19-10-1630, Cartório Notarial do Fundão, Procuração que Faz Dominmgos de Carvalho, morador nos Chãos, Aldeia Nova da Donas
18-02-1633, SVB, óbito de Domingos de Carvalho cc Maria FRanco

10-02-1579, SVB, casamento de Constantino Fernandes com Leonor Dias, fª de António Dias e de Marquesa Dias
15-11-1615, Louriçal, Pedro Fernandes fº de Constantino Fernandes, de SVB,padrinho
21-12-1623, SVB, Constantino Fernandes cc Maria de Brito, padrinhos
23-10-1646, Louriçal, Constantino Fernandes cc Érea Rodrigues, padrinhos

Entre 1588 e 1620, não há registos em SVB!

Eu ainda não confrontei estes dados com o que vem nas Genealogias Manuscritas, mas parece-me haver uma diferença entre os dois Cristóvão Fernandes.

Mas na descendència de Maria de Carvalho, fª de Fernão Anes de Carvalho, cc Martim Leitão, há tb uma diferença de 1 ou 2 gerações!

Outro assunto:
O meu sogro falou em Castelo Branco com a Dª Leonor Vaz de Carvalho, irmã do Carlos, que diz ter documentos " interessantes " em casa. Sua filha ficou de me contactar, pois tb tem interesse nestes assuntos. Assim que ela o fizer,dir-lhe-ei. Ela conhece a família de que falou, do Júlio Cruz.

Com os melhores cumprimentos

MSR

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes de Carvalho de S. Vicente da Beira

#5978 | mop79436 | 19 jun 2001 02:06 | Em resposta a: #5974

Caro Manuel

Já existe um esclarecimento.

O Cristovão Fernandes de Carvalho,Capitão Mor de SVB e referido no NFP( vol VI pag 307 titulo Leitões )casou a 1ª vez com Catarina Fernandes e 2ª com Aldonça Antunes.

Do 1º casamento houve pelo menos um filho Domingos Fernandes de Carvalho * 13.9.1587

Do 2º casamento uma filha Maria Fernandes Machado cc Manuel Leitão de Carvalho(segundo o NFP).Destes viriam os Machado de Carvalho.

Existe outro dado com interesse o bat em 22.7.1574 de Manuel Fernandes (de Carvalho )filho de Domingos Fernandes (de Carvalho) e de Fagunda Vaz (Leitão) e há uma 2º Fagunda Vaz Leitão.

Vou verificar se as datas encaixam.

Quanto aos Álvares de Carvalho penso que é uma simplificação dos Álvares Pereira de Carvalho.Um irmão de uma minha avó que tirou CBA chamava-se António Fernandes Álvares de Carvalho e era também conhecido por António Fernandes Álvares Pereira de Carvalho.A minha avó já usava tosos estes apelidos quando tirou também a CBA.

Quanto á minha Prima Maria Leonor o Carlos Manuel já me havia falado que ela teria dados com interese e que me iria transmitir.No entanto penso que estarão mais ligados aos Vaz de Carvalho de Casegas.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes de Carvalho de S. Vicente da Beira

#5994 | manuelr | 19 jun 2001 17:36 | Em resposta a: #5978

Caro Francisco

Uma corecção em relação à mensagem anterior:
24-08-1626, Cristóvão, fº de Crist. Álvares e de Catarina Fernandes e não Catarina Antunes.

Em relação à sua,Aldonça Antunes foi a 1ª e não a 2ª.

Para baralhar!:
Um Manuel Leitão de Carvalho, fº de Manuel Leitão e de Maria de Carvalho, casou em SVB em 02-06-1665 com Maria Machado, fª de Manuel Machado e de Isabel Botelho ( livro 3 de mistos).

Um Manuel Leitão, fº de Lopo Jorge e de Isabel Simoa, casou em SVB em 17-04-1630 com Antónia de Carvalho, fª de Manuel Rodrigues e de FRancisca de Carvalho, ele da Póvoa de Rio de Moinhos.( Francisca de Carvalho já era casada em 1585)

Manuel Lopes, fº de Pedro Lopes e de Joana Antunes, casou em SVB em 08-01-1623 com Antónia de Carvalho fª de Manuel Rodrigues e de Francisca de Carvalho. Manuel Lopes faleceu em SVB em 10-07-1624, sendo irmão de Custódio Lopes.

Manuel Rodrigues de Carvalho, fº de Manuel Rodrigues e de Francisca de Carvalho, casou em SVB com Leonor Nunes, fª de Sebastião Nunes e de Beatriz Rodrigues

Lopo Jorge, viúvo, da Póvoa de Rio de Moinhos, casou em SVB em 21-10-1630 com Isabel de Carvalho, fª de M.el Rdz e de F.ca de Carvº

SEbastião, fº de Manuel Leitão e de Maria de Carvalho, bat em SVB em 26-01-1631

Maria, fª de Manuel Machado e de Isabel Botelho, bat em SVB em 17-10-1648." por descuido do assunto", o registo foi feito em 1650, a seguir ao de sua irmã Úrsula.

Isto é o que eu tenho dos registos de SVB, que não os tenho todos, nem pouco mais ou menos. Ajudo nalguma coisa? Mas atenção aos nomes iguais, que há muitos e são ramos diferentes. Tb há Leitões de Carvalho, que são Leitão de Carvalho do Avelar Varejão, e Carvalho do Avelar e Távora,, em SVB, que não sei que Carvalhos são, e normalmente só usam o apelido de Carvalho.

Tenho um João Gonçalves Rolão, nascido na Soalheira em 1638, fº de Manuel Gonçalves ( Preto) e de Ana Rolão, que não sei por onde andou, de quem tenhos os avós . Pode-me oindicar as datas? Mesmo assim, interessa-me, porque não tenho conhecimento de que tenham passado tb a Casegas.

Com os melhores cumprimentos

MSR

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes de Carvalho de S. Vicente da Beira

#12017 | MEntECapTO | 29 out 2001 01:59 | Em resposta a: #5994

Caro Manoel,

Teria alguma informação sobre a família Fernandes de Carvalho que veio para o Brasil?

Saudações

Émerson Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes de Carvalho de S. Vicente da Beira

#12119 | manuelr | 30 out 2001 22:03 | Em resposta a: #12017

Caro Émerson Fernandes

Lamento não lhe poder ser útil, mas realmente não tenho qq informação sobre esses.

Cumprimentos
Manuel Rolão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 19:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen