Familia sousa pires

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia sousa pires

#59731 | josemariaferreira | 06 mar 2004 22:04

Porventura alguém saberá informar-me sobre esta família na freguesia de Cachoupo, concelho de Tavira. séc. XVIII e XIX.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#59738 | jliberato | 06 mar 2004 23:24 | Em resposta a: #59731

Caro josemaria fereira,
Só para lhe dizer que em tempos lancei o tópico com o que tenho desta freguesia . tem o título "Famílias de Cachopo, Tavira". Infelizmente não tem os nomes que menciona.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#59743 | rgc | 07 mar 2004 11:28 | Em resposta a: #59731

Caros José Maria e JLiberato
Vá lá que já vou conseguindo ler e escrever melhor, mas só aos poucos.
Sobre a família -SOUSA PIRES-conheço a de Salir-Algarve, que poderá nada ter a ver com a que refere. Contudo aqui fica a informação.
Noutros tópicos, creio já ter referido alguma coisa sobre isto.Como tenho família em Salir e antepassados desta freguesia ( Nunes Coelho, Pires, Cortesão, etc.) informo-o que a descendência do meu tio-avô materno Jacinto de Sousa Nunes (com origem na freg. de Paderne)que casou em Salir com D.Antónia Nunes Teixeira ligou-se não só aos Teixeiras de Salir,originários de Giões,mas tb a Marins, Faíscas, Pires, etc.
Abraços para ambos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#59802 | josemariaferreira | 08 mar 2004 10:29 | Em resposta a: #59743

Caro Rafael Carvalho

Muito agradecido pela informação sobre a familia Sousa Pires de quem eu descendo.
Maria de Sousa Pires minha 4ª avó materna, era natural de Cachoupo onde nasceu cerca 1784,casou com João Rodrigues de Barranco Velho freguesia de Salir, desse casamento tiveram o meu trisavó João Rodrigues nascido em 1807 e que foi morador e proprietário da herdade da Pereirinha sita na freguesia de Ameixial concelho de Loulé.
A ser assim há uma ligação desta minha avó a Salir, mais que não seja pelo matrimónio com o meu avô, possilvelmente até será da familia Sousa Pires dessa freguesia de Salir, só que devia andar deslocada! vou averiguar e se o compadre souber mais sobre esta familia é sempre bem vindo.
Um abraço.
Sempre
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#59804 | josemariaferreira | 08 mar 2004 10:44 | Em resposta a: #59738

Caro Liberato

Reconhecido pela sua atenção, no entanto ao consultar o seu referido tópico notei que ele já não dispunha de quasquer informação.
Cumprimentos.
Sempre
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#59806 | jliberato | 08 mar 2004 11:12 | Em resposta a: #59802

Caro José maria ferreira,
Pode consultar o tópico "Famílias de Salir", que elenca o que tenho na minha base de dados.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#59872 | rgc | 08 mar 2004 20:08 | Em resposta a: #59802

Amigo Zé Maria
Se encontrar um João Gonçalves cc Maria da Costa (17..)da freg. do Maxial,do concelho de Loulé diga-me alguma coisa. Pode ser que sejam uns avós que procuro dessas bandas.
Recomendações do compadre.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#64431 | Jpteixeira | 07 mai 2004 23:45 | Em resposta a: #59802

Caro amigo:

Conheço a família Sousa Pires, mas da Boiça, Concelho de S. B. de Alportel, "iniciada" através do casamento de Manuel Pires da Boiça com Iria de Sousa, ocorrido na data de 23-09-1775, na igreja de S. Sebastião de Salir.

Os ascendentes dos noivos eram os seguintes:

Pais de Manuel Pires : Gabriel Pires e Catarina Dias, da Boiça ( já defuntos)
Pais de Iria de Sousa: Manuel Rodrigues Correia e Maria de Sousa, da Ribeira, freguesia de Salir, também já defuntos à data da realização do casamento.

testemunhas: Francisco Palermo de Faria e António Palermo de Faria.

Tenho seguido a linha de vários filhos do casal Manuel Pires e Iria de Sousa. Não tenho conhecimento que Maria de Sousa Pires tenha casado em Cachopo. Na realidade, Maria de Sousa Pires, filha de Manuel Pires e de Iria de Sousa c.c. Manuel Eusébio de S. Romão, Concelho de s. B. de Alportel, originando, a partir daqui, a família Sousa Eusébio de S.b. de Alportel.

Mas atenção: à data de 1780, existiam inúmeras pessoas com o apelido Pires em toda a zona que vai do Alportel até Cachopo, passando pelos Montes Novos.
Se for possível precisar onde nasceu o seu trizavô, João Rodrigues, é então bastante provável que lhe possa fornecer mais alguma informação.

Cumprimentos.
Júlio Pires Teixeira.

Resposta

Link directo:

RE: Familia- NUNES COELHO

#65010 | rgc | 14 mai 2004 16:44 | Em resposta a: #64431

Caro parente Júlio Sousa

Recebi o s/mail, bem desenvolvido com valiosas informações pois é bom conhecedor das famílias que referiu. Respondo aqui, porque falei em Sousas Pires, moradores em Almodôvar, mas embora relacionados com os lavradores dos -Moimentos- são originários de São Brás de Alportel e com ligações a famílias de Grândola, grandes prop. rurais e pelo menos, por afinidade ligados aos visconde de Bousões.
Brevemente, vou enviar-lkhe a minha linha pelos -Nunes Coelho-da freg. de Salir e pode acontecer, que o faça neste sítio. A ver vamos.
Mas suponho que os meus -Nunes Coelho- do Pé da Serra têm s/ raízes, em Alte-Coelho por Manuel COELHO Machado e - Nunes por sm. Filipa NUNES tb. de Alte.
Os pais de minha 6.ª avó MARIA NUNES da freg. de Salir cc. o meu avô HIERÓNIMO AFONSO CORTESÃO tb. da m/frg., é filha de JOÃO NUNES COELHO e de BÁRBARA ROIZ (RODRIGUES), do Pé da Serra cas. a 17.12.177(1 ?) e sendo assim estes meus avós serão os que refere no seu mail e avós de BARBARA NUNES COELHA minha 5.ª avó cas. com o meu avô JOSE RODRIGUES PALMA, de Benafim-Alte . Por conseguinte, o major José Dias Nunes pertence a esta minha família. Será assim ? E meu parente.
Sobre o médico que falei é o que refere, mas filho e não neto, porque o pai casou em 2.ªs núpcias já com certa idade, com esposa muito mais nova.
A origem dos Marins- faz-me lembrar a do morgado do Tacanho-grande latifúndio da minha freguesia que tomaram e deram prov. tal apelido e interessante que têm origem os seus desc. em família da freg. de São Bartolomeu de Messines, pelo cap.ão Afonso Lourenço, "de grande nobreza e sua mulher N...........,do termo de Silves "(sic.). De facto tenho antepassado de apelidos-Gregório, desta freg. e outros, do sítio cahamado-Gregórios- ,dado pelos seus primeiros prop. certamente, ou daí tirado o sobrenome usado. É assunto vasto e interessante e ainda bem que desenvolveu o seu mail, de contrário não poderia desenvolver isto, por isso nunca perdemos por sermos exaustivos. Embora, claro, dê mais trabalho, que compensa.
Um abraço do parente .
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#65026 | Jpteixeira | 14 mai 2004 19:11 | Em resposta a: #59731

Caro Parente:

Julgo que os dados que lhe forneci sobre a família Nunes Coelho do Pé da Serra condizem com o solicitado.
Na realidade, o referido Sítio tinha apenas 7 vizinhos no ano de 1758, segundo o documento enviado pelo então Pároco de Salir, Padre Manuel Soares Pinto, em resposta ao questionário enviado a todas as paróquias do Reino pelo Padre Luís Cardoso, o qual foi encarregado pelo Marquês de Pombal de tal desiderato.

Sobre a família do Eng. David Sousa Pires, falei hoje com a minha mãe e ela confirmou que ainda se recorda do Eng. David Sousa Pires, uma vez que o seu Pai (Manuel de Sousa Pires) era tio-avô de minha mãe.
Segundo a minha mãe, o Eng. David Sousa Pires, em 1940, ainda era casado com a tal Senhora Alemã, numa visita que fez a Salir por volta desse ano. Assim, tudo leva a crer que tenha casado na década de 40 com a mãe do Dr. David Rebelo Sousa Pires e que na realidade este seja filho e não neto como eu referi.
Aliás, as sobrinhas do Eng. David Sousa Pires correspondem-se com a minha mãe.
Mais uma informação sobre esta família: o Eng. David Sousa Pires tinha como irmãos o José, o António e a Maria Isabel. Ora, Maria Isabel foi justamente madrinha de Crisma de minha mãe.

Gostaria que me facultasse, se posse possível, os contactos do Dr. David Rebelo Sousa Pires para que eu pudesse entrar em contacto com ele.

Antecipadamente grato.

Um abraço de

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#65027 | rgc | 14 mai 2004 19:33 | Em resposta a: #65026

Caro Júlio Sousa

Vou enviar-lhe por mail os resp.ºs contactos. Entretanto, vou tb telefonar-lhe, porque é agora a melhor hora de apanhá-lo aqui neste consultório, apenas para não se admirar do n/interesse familiar.

Um abraço,
do Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#67562 | josemariaferreira | 15 jun 2004 16:06 | Em resposta a: #64431

Caro Júlio Pires Teixeira

Desculpe mas só agora tive oportunidade de responder á sua mensagem.
A família que refere, é mesmo da minha família, de facto Maria de Sousa Pires, do Monte da Boiça, freguesia de S. Brás de Aportel, era filha de José Pires e de Iria de Sousa, foi casada com meu 4º avô João Rodrigues Cavaco, do Monte da Amoreira, filho de José Rodrigues Cavaco do Monte da Alcaria Alta e de Maria da Assumpção do Monte Amoreira, todos da freguesia do Cachopo.
Daquele casamento tiveram:( pelo menos)

JOÃO RODRIGUES CAVACO, nascido a 6/12/1792. Foram seus padrinhos o Capitão Baltazar Rodrigues Cavaco e sua mulher Dona Marianna da Costa.

ANTÓNIO RODRIGUES CAVACO, nascido a 30 /4/1802. Foi seu padrinho o Capitão António Afonso, casado e morador na aldeia do Cachopo.

MANUEL RODRIGUES CAVACO, nascido a 3/2/1808. Foi padrinho, José Rodrigues Cavaco, seu tio paterno e o R.º P.e Fr. António de Serpa.

JOSE RODRIGUES CAVACO

BALTAZAR RODRIGUES CAVACO

MARIA DA ASSUMPÇÃO

Desta família descendem os actuais Cavacos de Almodovar ( meus primos).
A ser com diz, a minha avó Iria de Sousa, casou 2ª vez. Qualquer outra informação que me possa disponibilizar acerca desta família, será sempre bem vinda e desde já o meu agradecimento.
Os melhores cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#67632 | josemariaferreira | 16 jun 2004 11:45 | Em resposta a: #67562

Emenda: onde escrevi " avó Iria de Sousa, casou 2ª vez" queria escrever, avó Maria Pires de Sousa, casou 2ª vez.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#67839 | Jpteixeira | 18 jun 2004 19:56 | Em resposta a: #67562

Caro José Maria Ferreira:

Antes de mais, obrigado pela informação.
Sobre a família Sousa Pires é provável que estejamos "a falar" da mesma família.
No entanto, nesta matéria, como certamente sabe e melhor do que eu, todo o cuidado é pouco para estabelecermos ligações que, por vezes, parecem tão evidentes, tão evidentes, mas que afinal não passam disso mesmo.
Ora, neste caso, ir-lhe ia pedir que me indicasse os ascendentes de Iria de Sousa e a data do seu casamento com José Pires, seu 5º avô.
Se me pudesse indicar a data de nascimento de Maria de Sousa Pires e os padrinhos/testemunhas era também importante.

E isto porque, na realidade, há uma outra (?) Maria de Sousa Pires que vai casar com um Manuel Eusébio de S. Romão, S.B. Alportel e julgo que a Maria de Sousa Pires que refere não é a mesma que esta. Precisamos, pois, de todos os dados disponíveis para estabelecermos tal grau de parentesco.

Já agora, tenho uma 5ª avó, Maria Nunes, que é da freguesia de Cachopo e que foi casar a Martim Longo (mais propriamente ao sítio do Tremelgo) com Sebastião José Teixeira, cerca do ano de 1756. Este casamento é fundamental para melhor enterdermos as ramificações da família Teixeira de Martim Longo.
Por acaso não encontrou este nome nas suas pesquisas ? É que este casamento foi efectuado na Freguesia de Cachopo.
Se tiver tal informação muito gostaria que ma facultasse.
Antecipadamente grato, aproveito a oportunidade para lhe enviar os meus melhores cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#67840 | josemariaferreira | 18 jun 2004 21:11 | Em resposta a: #67839

Caro Júlio de Sousa Teixeira

Tenho na minha posse o assento de baptismo de António:

Primeiro do nome filho de João Rodrigues Cavaco, natural do Monte da Amoreira desta freguezia e de Maria de Souza Pires do Monte da Boissa, freguesia de São Brás e moradores no ditto Monte da Amoreira. Nepto paterno de José Rodrigues Cavaco do Monte da Alcaria Alta desta mesma freguezia e de Maria da Assumpção do Monte da Amoreira e materno de José Pires do sobreditto Monte da Boissa e de Iria de Souza do Monte da Ribeira, freguezia de Salir. Nasceo aos trinta dias do mêz de Abril de mil outocentos e dous. Foi baptizado e postos os Santos Óleos aos seis dias do mêz de Maio da mesma era, por mim Padre Francisco Elói Xavier, pároco nesta Igreja de Santo Estêvão de Cachopo. Foi padrinho o capitão de Ordenanças António Afonço, cazado e morador nesta Aldeya e tocou a coroa de Nossa Senhora da Conceição. De que para constar fiz este termo e assinei.
O Pároco Francisco Elói X.er

Pode ser que elucide mais qualquer coisa.
Depois lhe enviarei outros dados, assim que me for possível.
Um abraço
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#67851 | Jpteixeira | 19 jun 2004 00:43 | Em resposta a: #67840

Caro José Maria Ferreira

Parece que estamos no bom caminho. Realmente, a Iria de Sousa que cc Manuel Pires em 23-09-1775 é do Monte da Ribeira, freguesia de Salir. Este casamento foi realizado em Salir. Ora, estes dados condizem com os seus. Tiveram os seguintes filhos ( e possivelmente outros que ainda não consegui referenciar, por ainda não ter consultado os livros de S.B. de Alportel referentes aos finais do Séc. XVIII ):
1- Catarina de Sousa Pires cc João Gonçalves, do Alportel;
2- Bárbara de Sousa Pires cc João Martins Paixão ( da Freg. de Querença);
3- Manuel Pires cc Maria Inácia, de Salir;
4- Ana de Sousa Pires cc António Dias Cavaco, de Salir;
5- Brites de Sousa Pires cc João Dias, de Salir.

Por outro lado, os pais de Manuel Pires são: Gabriel Pires e Catarina Dias
Os pais de Iria de Sousa são: Manuel Rodrigues Correia e Maria de Sousa.
Foram padrinhos deste casamento Francisco Palermo de Faria e António Palermo de Faria.

A ser assim, é bastante provável que Iria de Sousa, já viúva de Manuel Pires, tenha casado com José Pires por volta de 1790-1795. Vou ver se consigo localizar este casamento em S.B. de Alportel.

Tenho ainda referência de outros ( neste caso, outras) Sousa Pires em S. B. de Alportel.
Também tenho uma referência de Ana de Sousa Pires, de Cachopo cc Manuel Guerreiro ( do Vale Luís Neto), cerca de 1835. Ora esta Ana de Sousa Pires deve ser filha de José Pires e de Iria de Sousa. Por acaso consegui estabelecer aqui algum grau de parentesco ?

Assim, a confirmar-se a hipótesde de que se trata da mesma IRIA de SOUSA, coloca-se uma questão central:
1- que grau de parentesco havia entre Manuel Pires ( 1º casamento com Iria de Sousa) e José Pires ( 2º casamento com Iria de Sousa), dado que são ambos da Boiça ?

Acrescento ainda que Iria de Sousa cc Manuel Pires, são duplamente meus 5ºs avós, pela parte de Catarina de Sousa Pires e de Manuel Sousa Pires, que acima referi.

E para finalizar, parece que descobri mais um primo através desta nossa 5ª avó, Iria de Sousa.
Ora então, uma saudação a este novo primo !

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#67863 | jliberato | 19 jun 2004 11:04 | Em resposta a: #67851

Caro JPTeixeira,
Chamo a sua atenção para os tópicos "Famílias de Salir" e "Famílias de São Brás de Alportel", aonde disponibilizei o que tenho na minha base de dados.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#67900 | josemariaferreira | 19 jun 2004 20:43 | Em resposta a: #67851

Viva primo!

Tudo indica que somos ainda parentes, através de Iria de Sousa. António Rodrigues Cavaco, filho de João Rodrigues Cavaco e Maria Pires de Sousa, casou com Maria Teresa do Barranco Velho, desse casamento tiveram:

MARIA- Baptizada a 16 de Junho de 1838. Foram padrinhos, Manuel Rodrigues, casado com Teresa de Jesus e Maria Pires, solteira, filha de Manuel Pires, viúvo da Ribeira. Portanto esta Maria Pires seria prima da baptizada e filha de Manuel Pires e Maria Inácia, entretanto já falecida. (estes são os seu avós!)

MARIANNA- Baptizada a 6 de Setembro de 1841. Foram padrinhos, Manuel Guerreiro e sua mulher Ana de Sousa Pires dos Valles de Luís Nepto. Estes são os mesmos referenciados por você, o que deixa transparecer haver uma certa ligação familiar. Como sugeriu, Ana de Sousa Pires poderá ser outra filha de José Pires e Iria de Sousa.

António Rodrigues, faleceu em 10 de Outubro de 1891, foi morador e proprietário da Pereirinha. Fez testamento deixou filhos, foi encomendado e jaz no Cemitério Público de Ameixial.

Um abraço do primo
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#67903 | josemariaferreira | 19 jun 2004 21:43 | Em resposta a: #67900

Emenda- António Rodrigues Cavaco era filho de João Rodrigues Cavaco e de Maria Pires de Sousa, neto materno de Manuel ( e não José, como atrás referi por lapso)Pires e de Iria de Sousa. Assim é que está certo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#67916 | Jpteixeira | 20 jun 2004 01:06 | Em resposta a: #67900

Caro José Maria Ferreira:

Na verdade, as hipóteses propostas confirmaram-se. Agora estamos totalmente em sintonia.
Se como diz, Maria Pires de Sousa é filha de Manuel Pires e de Iria de Sousa, isso significa que é irmã de Manuel Pires cc Maria Inácia, da Ribeira.
Manuel Pires cc Maria Inácia, em 12-05-1813, na Igreja de S. Sebastião de Salir.
O gráfico de linhagem deste Manuel Pires ( meu 4º avô) é o seguinte:

1- Manuel Pires

2- Manuel Pires
3- Iria de Sousa

4- Gabriel Pires
5- Catarina Dias
6- Manuel Rodrigues Correia
7- Maria de Sousa

Por sua vez, o gráfico de linhagem de Maria Inácia ( minha 4ª avó)é:
1- Maria Inácia

2- Matias Guerreiro
3- Inácia Guerreiro

4- Manuel Dias
5- Luzia Guerreiro
6- Manuel Martins Faísca
7- Domingas Guerreiro

Foram padrinhos/testemunhas, o Cap. Tomé Viegas Cabrita, de Salir e Manuel Viegas cc Isabel Pires, da Tareja(?) freg. de S.B.Alportel

Voltando ao início, António Rodrigues Cavaco, filho de João Rodrigues Cavaco e Maria Pires de Sousa ( não será Maria de Sousa Pires ?) é primo direito de Manuel Pires cc Maria Inácia.
Assim, os filhos de António Rodrigues Cavaco e de Maria Teresa, são primos em 2º grau de Maria de Sousa Pires, filha de Manuel Pires e de Maria Inácia, da Ribeira.

Um abraço deste primo

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#67918 | Jpteixeira | 20 jun 2004 01:21 | Em resposta a: #67863

Caro José Liberato:

Obrigado pela informação. No entanto, já consultei os tópicos que me indicou mas não consegui estalecer quaisquer ligações com os meus ascendentes.
Por outro lado, o trabalho ( pesquisa/investigação) que conseguiu realizar em Salir é deveras fantástico e, decerto, que "palmilhou" anos e anos de consulta, pois só assim é possível apresentar gráficos de linhagem com 50 nomes.
Sou natural de Salir ( resido actualmente na Cidade de Loulé) e conheço todos os sítios que fez referência. Tais sítios correspondem à zona serrana da Freguesia, a qual tem uma área de 192 km2, sendo a segunda maior do Algarve, logo a seguir a S.B. de Messines.
Alguns dos sítios que referiu estão actualmente desabitados mas vale a pena visitá-los para se ter uma ideia de como deveria ser a vida naqueles tempos.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#69193 | josemariaferreira | 08 jul 2004 21:23 | Em resposta a: #59872

Caro Rafael

Tenho um João Gonçalves c.c. Maria da Costa.O casamento foi celebrado em Salir no dia 20 de Junho de 1784.
Um abraço
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#69204 | rafael | 08 jul 2004 23:10 | Em resposta a: #69193

Caro Zé Maria

Agradeço-lhe a sua informação. Realmente,tenho uns 5.ºs avós da freg. de São Barnabé com esses nomes, mais recentes, que devem ser da família dos que me dá notícia.

Vejamos:

AFONSO MARTINS -abastado lavrador e morador no M.te do Ingrês (ou do Inglês, sito na dita freg.ª).Há anos ainda se encontrava restos de alicerces e a herdade, salvo erro, estava na mão de alguns descendentes.
Este lavrador possuia uma voz fenomenal e um dia como um dos escravos não aparecesse, tinha-o enviado a Benafim-Alte, e era já tarde,subiu ao bico de um cerro ( às vezes, para não me esquecer emprego regionalismos, palavras jé em desuso na região) e pôs-se a chamar pelo servo. Quando este apareceu o amo perguntou-lhe se tinha ouvido chamar, ao que respondeu que sim, mas ainda estava a mais de uma légua do monte e que não servia de nada responder.
Era dono de uma atafona e um dia um dos criados queixou-se do roubo de farinha, mas que havia um "escrito"deixado pelo ladrão, que rezava assim : "Amigo Afonso Martins -há necessidade, não há lei- deixa vir o verão-que eu te pagarei" .E isso aconteceu.
Afonso Martins era filho de outro grande lavrador, que encontro referenciado como homem nobre, do mesmo nome e apelido, dono do Ingrês ( referido ), sendo nat.da freg. de Santa Suzana, hoje da freg. de São Barnabé, pois na Ermida de Santa Suzana, foram sepultados alguns desta família e erguida em terrenos da família) que foram senhores de algumas herdades nestas freg. a herdade de Santa Suzana, a Lontra, o M.te das Pereiras, a Palmeira, Ribeira de Louca, Vale de Loulé, Moita Redonda, Ingrês, M.te da Cruz, Foz do Carvalho, Pomar,e outras que não me lembro o nome.Vá lá que ainda possuo alguma coisa numa destas herdades. O rendimento é pequeno, mas é grande no valor que tem, para mim, como símbolo de alguma herança antiga,que recebi dos meus pais, mas vindo de antepassados e que com sacrifício vou ainda mantendo, também por respeito e em memória deles.
Eu alongo-me nestas informações, porque me agrada escrever sobre isto e sei que o amigo Zé Maria gosta destes pormenores e compreende-os como lavrador que é e a estima que me parece ter pelo campo e pelo que possui.
Se falo nas herdades é porque possuiram bens rurais apreciáveis( porque quem sabe destes assuntos e é de lá, relaciona-os com a respectiva região, porque podem ter área apreciável nas referidas freguesias, mas se compararmos com outras herdades ou montes do Alentejo, serão consideradas apenas razoáveis ou pequenas.
Como sabe, no nosso Alentejo, grandes lavradores desses tempos recuados, pouco ou nada se interessavam por pugnar por cartas de armas, ou ornamentar com pedras de armas as suas casas, embora vivendo alguns deles "À lei da nobreza", bastava-lhes, talvez, a consciência disso, ou muito incultos alguns seriam, porque o ambiente cultural não era propício a isso, o que não sucedia quando devido aos cargos da Respública, nas Ordenanças, Procuradores às Cortes, recebedores dos dízimos da freguesia, Familiatrura no Santo Ofício, recebedores das bulas da Cruzada, escrivão dos órfãos, vereadores,almotacés,filhos clérigos, vínculos de capela, muitos deles como morgadio, cavaleiros de ordens religiosas etc. subiam na escala social, "urbanizavam-se" e as relações pessoais de tais cargos , mando e responsabilidade ( e proveito ), ou por casamentos em níveis culturais mais elevados, obrigaram muitos dessse lavradores da principalidade a pretenderem uma vida de mais ostentação e até ao uso de armas para os representar, que figuram nas campas funerárias, nas capelas das igrejas, ou nas suas casas, sobretudo quando passavam a viver nas vilas ou nas cidades.
Talvez, por isso, salvo melhor opinião, o B.xo Alentejo não é tão abundante em heráldica familiar, como noutras províncias. Digo pouco abundante, porque a qualidade da que existe é boa e característica.

Mas voltemos ao meu avô AFONSO MARTINS, que casou com a minha avó SIMOA TERESA, esta nasceu aos 27.10.1717, mas com origem na freg.ªa de Santo António do Ameixial. Residiram tb. na Moita Redonda, da ref. freg.ª

AFONSO MARTINS , era filho do outro AFONSO MARTINS ( atrás referido ) e de DOMINGAS NOBRE, esta nat. da freg.ª de São Sebastião deGomes Aires -Almodôvar.

SIMOA TERESA era filha de JOÃO GONÇALVES, da freg.ª de Salir e de MARIA da COSTA, foram moradores no Azinhal dos Mouros, freg.ª de Ameixial-Loulé

JOÃO GONÇALVES era filho de MANUEL AFONSO e de ISABEL GONÇALVES

MARIA da COSTA era nat. da freg. de Salir, e filha de ANTÓNIO AFONSO e de TERESA da COSTA .da freg.ª de Santo António do Ameixial- Loulé.
Não sei mais ascendentes, por esta minha linha familiar.

Mas o João Gonçalves e Maria da Costa de que me dá notícia são pessoas muito posteriores, o que não invalida, naturalmente, serem da família daqueles meus antepassados e, consequentemente, meus parentes. Mas, é uma suposição minha, por enquanto.
Foi útil a notícia enviada que proporcionou, a propósito, outras informações minhas como curiosidades genealógicas, respeitando o princípio que adoptei: dar vida às minhas informações genealógicas, sempre que se proporcione, e possa ou deva fazê-lo, com flagrantes da vida real ou episódios a ela referentes, com informações complementares.
É claro, que é tudo muito subjectivo: o que pode interessar a alentejanos da nossa área pode não interessar a mais ninguém (é uma verdada lapalissiana ) mas quem semeia sempre colhe.

Uma boa noite e um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#69250 | josemariaferreira | 09 jul 2004 18:31 | Em resposta a: #69204

Caro Rafael Carvalho

Magnífico, até me fez lembrar Almeida Garrett, em Viagens na Minha Terra!
E é assim que você, através de uma simples abordagem genealógica consegue dar vida aos personagens e faze-los viajar no nosso tempo.
Quanto ao existirem poucos vestígios deixados pela nobreza da província nas suas habitações, talvez isso se deva ao uso de materiais pouco nobres usados na construção de suas casas.
Ainda à pouco tempo, quando viajava de carro para o Algarve, fiz uma pequena pausa na estação de serviço de S. Sebastião de Gomes Aires, e tive oportunidade de observar o Monte dos Guerreiros que lhe fica próximo. Ora este Monte, apesar de ter sido o solar, onde primeiramente se fixaram os Guerreros vindos de Espanha, não denota qualquer monumentalidade de acordo com a principalidade da família que o habitou, pelo contrário é um simples e típico monte alentejano!
Também na minha terra, como Vila que era, seria de esperar vestígios da nobreza que outrora a habitou, mas nada ou pouco se encontra actualmente. Das quatro igrejas, duas ermidas e um hospital que existiam na Vila no séc.XVI, hoje apenas existe a Igreja Matriz, que se encontra fechada, onde ainda se conservam duas pedras tumulares, uma dela brasonada e única no concelho de Ourique. Tudo o resto desapareceu, e para isso muito contribuiu o terramoto de 1755, que deixou a Vila com muita ruina, cairam duas igrejas, a torre da Matriz e muitas casas particulares, que depressa o povo se apressou a reconstruir com materiais pouco nobres devido à proximidade das chuvas.
A nobreza com a reconquista transferiu-se do norte para o sul, onde imperou por muitos séculos, até a família real em determinada altura escolheu o sul de Portugal para fixar residencia. Enquanto no norte a nobreza da província já consolidada pugnava por ornamentar as suas casas com pedras de armas, no sul isso parece não se verificar, talvez devido ao tipo de construção mais à base de taipa que não era tão propício à colocação de brasões.
No entanto esta nobreza de província notabilizou-se muito nos descobrimentos e urbanizou-se através de casamentos, ligando-se assim á nobreza e burguesia das cidades. Primeiramente veio para a cidade a nobreza da província e depois atrás dela veio o povo. O quadro vivo que vôce recriou do nosso Alentejo no séc. XVIII jamais acontecerá!

Um abraço,do
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#69255 | josemariaferreira | 09 jul 2004 19:30 | Em resposta a: #67851

Caro Primo

Encontrei o casamento de João Rodrigues Cavaco com Maria de Sousa Pires.(ambos solteiros)
O casamento foi realizado a 16 de Fevereiro de 1789 em S. Brás de Alportel e tiveram como padrinhos, Manuel Gonçalves casado com Francisca Pereira do Sítio do Castelão e o Capitão Baltazar Rodrigues Cavaco casado com D. Mariana da Costa do Sítio da Alcaria Alta todos da freguesia de Cachopo.
Maria de Sousa Pires era filha de Manuel Pires e de Iria de Sousa do Sítio da Bouça da freguesia de S. Brás. Portanto se Maria de Sousa Pires nasceu depois do casamento dos pais, teria apenas 12 anos de idade!
Foram os noivos morar para o Monte da Amoreira na freguesia de Cachopo, onde nasceu a 6 de Dezembro de 1792, o primeiro filho a que puseram o nome de João.
Portanto sendo assim, Maria de Sousa Pires casou com Eusébio em segundas núpcias, depois de 1812.
Ainda não encontrei qualquer informação sobre os Nunes, assim que a tiver lhe comunicarei.

Um abraço amigo do primo
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#69256 | rafael | 09 jul 2004 20:12 | Em resposta a: #69250

Caro Zé Maria

Agradeço-lhe esta troca de informações de retrospectiva de um passado que deixou marcas no presente , no culto de quem se interessa por estes assuntos e os "vive"intensamente.
A minha intenção quando me alongo em recordar tais eventos, é para que não desapareçam completamente e continuem nas novas gerações de parentes ( presunção minha, claro está, mas se me calar nada se sabe ). Por isso coloco aqui, de vez em quando informação muito particular, que não posso veicular de modo mais abrangente noutro lugar tão lido e consultado, sempre, mas sempre no pressuposto que pode haver alguém que ao ler tais informações lhe desperte a curiosidade e mais: descubra ( e já tem acontecido ) pertencer tb. a estas famílias mencionadas e lhes permita tomar conhecimento de muito que ignoram da tradição familiar, e embora aqui venham apenas ler e tirar proveito e não colaborem aqui o Fórum e eu nunca venha a saber de outros parentes meus, que continuem a ficar no anonimato, atitude que tenho de respeitar, mas que seria uma grnde satisfação para mim, essses que tais ( se os houver, obviamente )chamarem-me a a atenção para esse parentesco ou ,pelo menos, suposição para troca de informação e me disponibilizassem tb. informações,etc. que possam ter e me seriam úteis.

Mas ,voltando ao assunto da construção das casas de taipa e até de adobes de barro, misturados com palha e secos ao sol, nos tabiques e divisões, e as casas baixas devido à inclemência do sol do verão e escassez de água e humidade as tornavam pouco consentâneas com pedras de armas, refiro-me ao campo, propriamente dito, porque nas vilas e cidades o caso muda um pouco de figura, mas se calcorrearmos algumas vilas ainda verificamos que as casas, algumas solarengas, nada tinham ou têm de monumental, são casarões, quando são, porém muito ricas no seu recheio. E poderemos consultar com proveito os INVENTÁTIOS ARTÍSTICOS DE PORTUGAL, da Acad. de Belas Artes referentes ao Alentejo de Túlio Espanca e para o distrito de Beja ainda só foi publicado os 2 vols respeitantes aos concelhos de Alvito,Beja,Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira e desejando estou que apareçam os volumes dos concelhos de Ourique, Almodôvar, Castro Verde, etc.
Fico agora por aqui, estou um pouco à pressa, desconte algum lapso,porque irei estar atento aos noticiários e reacções políticas que daqui a pouco irá desencadear a comunicação ao País, do Senhor Presidente da República. Que espero seja o melhor para Portugal.

Um abraço, do amigo
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#69273 | rafael | 09 jul 2004 23:42 | Em resposta a: #69256

São muitas as gralhas ortográficas e de pontuação que aparecem na m/msg anterior. Irritam-me muito, mas não foram só devido à pressa. Paciência !
Por isso não escrevi o que tencionava, sobre a construção, aspecto e logradoiros, etc. de uma ou outra antiga casa de lavradores abastados (os chamados -montes- onde residiam) da minha região. E tb. dos diferentes lugares onde os casais se fixavam durante certo tempo ou anos, por motivos vários, para apreciar a sua opinião, sobre estas deslocações ocasionais ou por largos anos. Mas, ficará para outra ocasião. Daqui a poucos dias saio para fora do País, mas até lá é possível ainda vir ao Fórum.
Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#69319 | josemariaferreira | 10 jul 2004 19:47 | Em resposta a: #69273

Caro Rafael

Deixe para lá isso. O que interessa é dizer o que lhe vai na alma! Também eu na minha anterior mensagem, não referi outros aspectos relacionados com a características das construções da nossa região, que em nada abonam para o estudo e um melhor conhecimentos da vida de nossos antepassados.
Estou-me a lembrar numa daquelas igrejas desaparecidas que referi na minha anterior mensagem, na qual se fez sepultar numa capela o fidalgo Álvaro Pires de Távora, cavaleiro da ordem de Santiago, comendador de Entradas e Padrões, homem nobre da Vila, casado com Dona Isabel de Castro, filha João Soares de Alarcão, Conde de Torres Vedras.
Pena é, que não chegassem aos nossos dias, quaisquer vestígios dessa igreja para se poder avaliar a sua monumentalidade e certamente a pedra tumular com as armas de tão importante personalidade da época e da região.
No entanto, chegou aos nossos dias, o solar onde viveu a familia Paes Falcão em Santa Luzia. Tal como o dos Guerreiros em Gomes Aires, também este solar nos surpreende pelas exíquas dimensões e características de construção do mesmo, olhando à família que o habitou e da qual descenderam os Condes do Bracial. Tratava-se de uma habitação do tipo de monte alentejano, com apenas três portas no piso térreo e com duas janelas no piso superior ( sobrado que cobria metade do piso térreo).para aqual se estima no máximo de oito divisões de reduzidas dimensões.
A nobreza da província no sul do país detinha a maior parte das terras e dos gados da região, o que fazia dela, detendora de grandes fortunas, mas a nível arquitectónico não deixou marcas relevantes como no norte de Portugal.
Agradeço e retribuo bom fim de semana.
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#69339 | rafael | 11 jul 2004 12:18 | Em resposta a: #69319

Caro Zé Maria

"Deixe lá isso. O que interesa é dizer o que lhe vai na alma!

O que me vai na alma, de mais íntimo ou o que tenho de mais íntimo só eu sei e só Deus sabe e continuará a saber. Mais ninguém.
Contudo, percebi o que quer dizer e a propósito lembrei-me da história do "Velho. o rapaz e o burro" , que certamente conhecerá.
O princípio nela contido tentei sempre praticá-lo e incuti-loaos meus alunos, porque as verdades que queremos transmitir temos de vivê-las.
É impossível, e nem seria conveniente, agradarmos a todos. Por isso tento seguir a conclusão a que chegou o velho: agir de acordo com a nossa consciência de pessoa de bem, não ligar às opiniões de quem quer que seja, sem justa causa; e assumir sempre a responsabilidade do que se faz ou diz.
E quando me apercebo que alguém compreende que tenho isso presente é deveras confortante.

Um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#70279 | Jpteixeira | 26 jul 2004 00:43 | Em resposta a: #69255

Caro Primo José Maria.

Estou de volta ao Fórum, após um período de ausência de cerca de 1 mês.
Recebi a sua mensagem sobre o casamento de Maria de Sousa Pires com João Rodrigues Cavaco, realizado em 16-02-1789.
Ora, como os seus pais casaram em 23-09-1775, Maria de Sousa Pires, se se tratar da primeira filha, deveria ter nascido em 1776 ou mais tarde.
Portanto, na data do seu casamento, teria, no máximo 12 anos, como referiu.
No assento do casamento dos seus pais, nada consta sobre a assumpção de filhos ilegítimos, pelo que se poderá deduzir que Maria de Sousa Pires nasceu a seguir ao casamento dos seus pais, como também referiu.
Sobre o facto desta Maria de Sousa Pires casar depois com Manuel de Sousa Eusébio de S. Romão, estou em crer que não, pois em 1845, Maria de Sousa Pires já teria 69 anos e existe nesta data um nascimento ( de Manuel de Sousa Eusébio, Jr), filho de manuel de Sousa Eusébio e de Maria de Sousa Pires. Creio então que esta Maria de Sousa Pires deverá ser sobrinha da Maria de Sousa Pires cc João Rodrigues Cavaco.
Esta dúvida só será esclarecida quando consultar os filmes de S. B. de Alportel ( entre 1840 e 1845). Vou ver se consigo alguma pesquisa ainda esta semana. Depois dir-lhe-ei.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#70407 | Jpteixeira | 27 jul 2004 18:19 | Em resposta a: #70279

Caro Primo José Maria.

Finalmente procedi, hoje mesmo, à consulta dos filmes de S. B. de Alportel.
Efectivamente, Maria de Sousa Pires cc Manuel de Sousa Eusébio em 09-02-1840.
Ascendentes de Maria de Sousa Pires:
Pais: João Gonçalves Pires e Catarina de Sousa Pires ( moradores no Alportel)
Av. pat. : Manuel Gonçalves Madeira e Maria Inácia de Jesus ( de S. Romão)
Av. mat. : Manuel Pires e Iria de Sousa (da Boiça)

Os pais desta Maria de Sousa Pires casaram em 12-05-1813

Assim, esta Maria de Sousa Pires é sobrinha da Maria de Sousa Pires casada com João Rodrigues Cavaco.

Com os melhores cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#71197 | josemariaferreira | 12 ago 2004 14:27 | Em resposta a: #70407

Caro Parente

Também eu estou de volta ao Forúm, depois de umas férias passadas em Tavira.
Este ano decidi ir conhecer aquelas terras, por onde andaram os meus antepassados. Desloquei de viatura e saí da AE-2, em Castro Verde/Ourique, e segui a direcção de Almodovar, (terra de minha mãe) Ameixial, ( terra de meus avós maternos) Cachopo (terra de meus trisavós) e finalmente Tavira, terra de outros avoengos de apelido Rodrigues Cavaco. Fi-lo numa boa altura, porque ainda não tinha havido os fogos e pode desfrutar as paisagens da serra algarvia e para perceber como seria (e é) a vida naquela serra ingreme. Depois da deflagração dos incêndios e já de volta não tive coragem de encarar aquele cenário desolador e regressei por outro itinerário.
Apesar de ser uma região extremamente pobre, sempre há algo de nostálgico que nos prende aquelas terras onde viveram de nossos antepassados.
Agora voltando às nossas pesquisas, afinal havia outra Maria de Sousa Pires, como você bem palpitou! Portanto sobrinha da mulher de João Rodrigues Cavaco.
Estes meus ascendentes de apelido Rodrigues Cavaco, já vão na minha 9ª geração, sempre usando aquele apelido, e com ligações a Vilões de Alcoutim. Foram lavradores e alguns militares que chegaram a ter o governo da Fortaleza de S. João da Barra de Tavira.
Durante as minhas pesquisas, encontrei o assento de casamento de seu avô Sebastião Teixeira. Aí vai.

Aos dezaseis dias do mez de Janeyro de mil setecentos e secenta e quatro annos nesta Igreja Parochial de Santo Estevão de Caxopo, corridos os Banhos(?) e sem impedimento algum canonico na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituições deste Bispado, perante mim o Padre Antonio Fernando Peleia(?) coadjutor desta Igreja e das testemunhas abacho asignadas além de outras que presentes estavão se receberão por palavras de presente o Capitão Sebastião Teixeyra, viúvo de Simôa Viegas Nobre do Monte do Tromilgo freguezia de Martimlongo e de Maria Nunes das Alcarias de Pedro Guerreyro desta freguezia de Caxopo, sendo testemunhas presentes o sargento mor Martinho Fernandes do ditto lugar de Martimlongo e o Reverendo Antonio Guerreyro Ayres Prior da freguezia de N. S.ª do Rosário do Bispado de Évora. De que fiz este termo que comigo asignarão. Dia ut supra.
O Coadjutor António Fernandes Pelica(?)

Um abraço do primo
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#71248 | Jpteixeira | 14 ago 2004 00:21 | Em resposta a: #71197

Caro Primo:

Muito obrigado pela informação sobre o assento de casamento do meu 5ºavô, o Capitão Sebastião José Teixeira de Martim longo.
Já agora, consegui na última semana de Julho ter informação sobre alguns dos filhos do casal Manuel Pires e Iria de Sousa da Boiça.
Assim temos:
1- Maria de Sousa Pires cc João Rodrigues Cavaco, seus avós;
2- Ana de Sousa Pires cc António Dias Cavaco, de Salir;
3- Bárbara de Sousa Pires cc João martins Paixão de Querença;
4- Brites de Sousa Pires cc João Dias Cavaco de Salir e mais tarde com José Correia de Alte;
5- Manuel de Sousa Pires que cc Maria Inácia, da Ribeira do Rio Seco (Salir);
6- Catarina de Sousa Pires cc João Gonçalves Pires, de S. Romão (S.Brás);
7- Clemência de Sousa Pires (desconheço com quem casou).

Todos estes filhos estão bem confirmadas, excepto Bárbara de Sousa Pires.
É bem provável que exista ainda uma outra filha de nome Iria, mas ainda não encontrei.

Estou, neste momento, a pesquisar os registos paroquiais de baptismos da freguesia de Salir desde 1802 a 1837, pelo que todo o meu tempo disponível tem sido para dedicar a esta pesquisa, que nesta fase é a mais prioritária. Conto no princípio do mês de Setembro voltar aos registos de S. Brás.
Quando encontrar algo de importante dir-lhe-ei.

Já agora, verifiquei que está a tentar obter informação sobre a família Vilão. Creio que o nosso amigo Óscar Pinto, que tem ligações a essa família, é bem capaz de lhe dar as informações que necessita.

Um abraço do primo
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#71269 | josemariaferreira | 14 ago 2004 18:01 | Em resposta a: #71248

Caro parente

Detectei um assento de casamento de Bento Teixeira; filho de Manuel Teixeira, da freguesia de Cachopo datado de 5/5/1726. Não copiei, mas anotei, porque o mesmo lhe poderá interessar.
Uma observação minha:
Nas testemunhas do casamento de nossos avôs Manuel Pires e Iria de Sousa, aparece um António Palermo de Faria. Tenho conhecimento de um António Palermo vivendo nessas alturas em Conceição de Faro, donde era natural. Era capitão e casou no Alvor, desse casamento tiveram um filho chamado Gaspar Palermo de Sousa.
Este Gaspar veio cumprir o serviço militar, para o Campo de Ourique, mais propriamente para a Vila de Panoyas, donde eu sou natural. Foi pessoa muito nobre e sargento-mór dos Auxiliares, também desempenhou vários cargos públicos da Vila. A sua família tinha sepultura na Igreja Matriz com pedra brasonada. Tudo isto, porque parece haver uma certa aproximação dos Palermos aos Sousas. Estou interessado nesta via, se nas suas pesquisas encontrar algo, diga-me. Desde já os meus agradecimentos.
Um abraço do primo
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#71518 | josemariaferreira | 20 ago 2004 16:15 | Em resposta a: #71269

Caro primo

Afinal as minhas dúvidas confirmam-se!
Veja só o que encontrei nas H.F.S.O.

" Achey mais que Anna de Sousa Pacheca, cazada com António Palermo de Faria hé natural da Villa de Alvor e que ali viveo na mesma Villa e depois veio para esta Villa Nova de Portimão morar onde faleceo no anno de 1750. Achey mais que sempre viveram nobres e honrados que erão de lavouras que fazião os rendimentos que tinhão de sustentação. Eram cristãos velhos.
V.ª N.ª de Portimão 16 de Maio de 1763
O Comissário, António Duarte de Almeida"

" António Palermo natural da freguesia da Conceição termo da cidade de Faro no Reyno do Algarve e de sua molher Anna de Sousa natural da Villa de Alvor Bispado do Algarve"

"Antonio Palermo era parente do Capitão Manuel Aragão Palermo e de sua filha Joana Batista Molher do Capitão Pedro de Sousa"

Agora só falta saber qual a relação entre Anna de Sousa, a mulher de António Palermo Faria e a nossa avó Iria de Sousa. Tudo indica que sejam da mesma familia. A ver vamos!

Um abraço do primo
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#72075 | Jpteixeira | 01 set 2004 00:13 | Em resposta a: #71518

Caro Primo:

Estive ausente do Algarve por alguns dias, tendo aproveitado a oportunidade para visitar Lisboa, uma vez que nesta altura a capital costuma estar a "meio gás", em conjunto com a família, tendo visitado diversos locais, mais na área do património construído e museus. Regressei na passada Sexta-Feira.
Já ontem tive oportunidade de participar no Fórum, no tópico Ramos Familiares ( mesmo tronco) e de comunicar com o nosso primo/parente Rafael Carvalho e hoje faço-o aqui, especialmente para lhe responder à mensagem que me enviou no passado dia 20, à qual não respondi na altura devida por me encontrar fora da minha residência, como já referi e sem meios informáticos.

Sobre o conteúdo da sua mensagem, mais propriamente na hipótese que avança de Anna de Sousa Pacheca cc António Palermo de Faria ser da família da nossa avó, Iria de Sousa, não tenho qualquer informação que lhe possa ser útil, a não ser a indicação do nome dos pais de Iria de Sousa e que no registo de casamento com Manuel Pires, seja referido que aquela é solteira e que os seus pais, Manuel Rodrigues Correia e Maria de Sousa, são já defuntos.
Quando estiver mais liberto dos afazeres que tenho em mão (pesquisa um a um dos baptismos ocorridos em Salir de 1802 a 1837, num total de mais de 2500 registos) prontifico-me a pesquisar o microfilme no sentido de encontrar o casamento dos pais da nossa avó, Iria de Sousa, o qual deveria ter ocorrido por volta de 1750.
Aliás, a pesquisa que estou a fazer é através de 3 CD's com cerca de 600 fotogramas (cada fotograma equivale a duas páginas do livro paroquial- livro aberto), mas ainda estou longe de a completar. Talvez lá para o dia 15 de Setembro, tenha concluído tal trabalho. Depois conto ir a Faro, à Igreja Mórmon para consultar o microfilme referente aos casamentos reportados àquela data.
No entanto se antes eu encontrar algum dado, dir-lhe-ei de imediato.

Até lá, um abraço do primo

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#73235 | Jpteixeira | 16 set 2004 00:39 | Em resposta a: #72075

Caro Primo:

Acabei a leitura dos CD's reletivos a baptismos realizados de 1802 a 1836, em Salir.
Encontrei alguns elementos da grande família Sousa Pires de Vale Luís Neto, que passo a transcrever:

Nome: Maria
nascimento : 03-10-1831
baptismo: 12-10-1831
Pais: Manuel Guerreiro (Estaço) e Ana de Sousa Pires, ele de Vale Luís Neto e ela da Amoreira, freguesia de Cachopo.
Avós paternos: José Guerreiro Estaço, dos Gorjões ( S. Bárbara de Nexe) e Domingas Rodrigues, de Vale Luís Neto.
Avós maternos: João Rodrigues Cavaco e Maria de Sousa Pires, ele da Amoreira e ela da Boiça.
Foram padrinhos:Francisco Gonçalves, solteiro, de Vale Luís Neto e Iria de Sousa Pires, solteira, da Amoreira.

Nome: Francisco
nascimento : 26-10-1833
baptismo: 04-11-1833
Pais: Manuel Guerreiro (Estaço) e Ana de Sousa Pires, ele de Vale Luís Neto e ela da Amoreira, freguesia de Cachopo.
Avós paternos: José Guerreiro Estaço, dos Gorjões ( S. Bárbara de Nexe) e Domingas Rodrigues, de Vale Luís Neto.
Avós maternos: João Rodrigues Cavaco e Maria de Sousa Pires, ele da Amoreira e ela da Boiça.
Foram padrinhos:Francisco Gonçalves, solteiro, de Vale Luís Neto.


Nome: Maria
nascimento : 03-10-1821
baptismo: 12-10-1831
Pais: Manuel Guerreiro (Estaço) e Ana de Sousa Pires, ele de Vale Luís Neto e ela da Amoreira, freguesia de Cachopo.
Avós paternos: José Guerreiro Estaço, dos Gorjões ( S. Bárbara de Nexe) e Domingas Rodrigues, de Vale Luís Neto.
Avós maternos: João Rodrigues Cavaco e Maria de Sousa Pires, ele da Amoreira e ela da Boiça.
Foram padrinhos:Francisco Gonçalves, solteiro, de Vale Luís Neto e Iria de Sousa Pires, solteira, da Amoreira.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#73236 | Jpteixeira | 16 set 2004 00:53 | Em resposta a: #73235

Caro Primo:

Enviei a mensagem anterior sem que a mesma estivesse acabada e com uma incorrecção no terceiro baptismo.

Assim, passo a rectificar o terceiro baptismo:

Nome: Catarina
nascimento : 25-08-1835
baptismo: 08-09-1835
Pais: Manuel Guerreiro Estaço e Ana de Sousa Pires, ele de Vale Luís Neto e ela da Amoreira, freguesia de Cachopo.
Avós paternos: José Guerreiro Estaço, dos Gorjões ( S. Bárbara de Nexe) e Domingas Rodrigues, de Vale Luís Neto.
Avós maternos: João Rodrigues Cavaco e Maria de Sousa Pires, ele da Amoreira e ela da Boiça.
Foram padrinhos:Francisco Gonçalves, solteiro, filho de outro e de Domingas Gonçalves, do Vale Luís Neto e Joaquim Duarte, sacristão, do Povo ( Salir).

Num outro casamento, tenho:
Nome: Manuel
nascimento : 03-05-1836
baptismo: 16-05-1836
Pais: António Rodrigues e Maria Teresa, ele da Amoreira, freguesia de Cachopo e ela do Barranco do Velho.
Avós paternos: João Rodrigues Cavaco e Maria de Sousa Pires, ele da Amoreira e ela da Boiça.
Avós maternos : Manuel Rodrigues e Teresa de Jesus, do Barranco do Velho.
Foram padrinhos: António da Palma e sua mulher, Maria Mestra, da Alcaria (?), Freguesia de Cachopo.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#78239 | Jpteixeira | 29 nov 2004 01:15 | Em resposta a: #73236

Caro Parente José Maria.

1- Na semana passada estive a rever alguns microfimes de Salir e a consultar um de S. Brás. Assim, há que proceder a uma correcção relativa à data do casamento de Manuel Pires, da Boiça com Iria de Sousa, da Ribeira, Salir.
Na verdade, o casamento realizou-se em 23-09-1765 e não em 23-09-1775, como indiquei. Tal erro deveu-se ao facto da escrita da palavra sessenta se assemelhar muito a setenta, pelo menos na caligrafia do pároco que celebrou este casamento. Ora, esta informação foi tirada à cerca de 3 anos na Torre do Tombo e como cada vez que vou à Torre do Tombo, o tempo parece que acelera, não tive tem para confrontar este registo com um outro, mais à frente, que servisse para corrigir a data. Peço desculpas pelo lapso.
2- Ao consultar um microfilme de baptismos de S. Brás, verifiquei então os seguintes nascimentos de filhos do casal atrás referido:
1ºfilho - Maria de Sousa Pires - n. 07-09-1766, b. 14-09-1766
2ºfilho - Isabel - n.22-03-1769 , b. 01-04-1769
3ºfilho - Ana de Sousa Pires n. 30-12-1771, b. 06-01-1772
4ºfilho - Teresa - n. 23-09-1774, B. 29-09-1774.

Só vi até 1774, mas, como sabe, há mais filhos deste casamento, uma das quais a Florência que n. 19-02-1783.

Assim, temos a Maria de Sousa Pires a casar em 18-02-1789 com João Rodrigues Cavaco, mas ela tinha, então, 22 anos e não 12 conforme supúnhamos.

Da próxima vez irei pesquisar os restantes filhos do casal e depois dir-lhe-ei as datas dos nascimentos e baptismos.

Com os meus melhores cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#97551 | maria manuel | 07 ago 2005 21:29 | Em resposta a: #67562

lendo tudo sobre o nome Pires.Manuel Joaquim Pires nascido em Albernoa, minha mae Alda da Cruz, nascida em Almodovar nao eram casados , eu Maria Manuel da Cruz pires nascida em Lisboa.
Engracado que eu tambem sei que ha uma familia Cavaco em Almodovar sera a mesma?Joaozinho en Dorinhas e outra irma que nao me lembro o nome, primos direitos de Manuel Assuncao Pires Corte Zurrinha, penso que e assim que se escreve. Vejam la se eu tambem sou voca prima pois nao conheco a familia do meu pai, sei que casou em Lisboa teve outra filha e cinco anos mais nova do que eu, e se chama Teresa Pires.
Nao tem acentos o que escrevo pois eu nao vivo em Portugal e o meu teclado e outro. Vejo que o side e de 2004 vamos a ver se me dao resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105152 | maria manuel | 13 nov 2005 12:03 | Em resposta a: #65027

ja reagie mas ninguem me da alguma informacao. O meu nome Pires do lado do meu pai vem de Albernoa, no Baixo Alentejo.
Manuel Joaquim Pires nascido em Albernoa tera neste momento 90 ou quase 90 anos, nao era casado com a minha mae.
Sera que alguem tem alguma informacao sobre este nome Pires?
Muito obrigado Maria Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105167 | josemariaferreira | 13 nov 2005 16:09 | Em resposta a: #105152

Cara Maria Manuel

Estive ainda há pouco tempo a falar com a minha mãe, a qual me informou que de facto os Cavacos de Almodôvar a que se refere, são ainda parentes de Manuel Assunção Pires dos Montes Cotes junto da Corte Zorrinho.
Estes Pires dos Monte Cotes e Cavacos de Almodôvar são também ainda meus parentes, com origem em Tavira e S. Brás de Alportel, com ligações às famílias Gago e Mesquita. Eram lavradores e proprietários rurais e tinham fábrica de moagem e panificação, no concelho de Almodôvar.
Manuel de Assunção Pires, segundo me informou a minha mãe, casou com a Marquinhas filha de José Cortes do Monte Cotes e tinha uma irmã que se chama(va) Noémia.
Lamento não lhe poder ser útil, mas desconheço qualquer outra informação quanto ao parentesco que eventualmente possa existir entre estes Pires dos Monte Cotes à Corte Zorrrinho e o seu pai Manuel Joaquim Pires de Albornoa.
Mas não desista, se estiver interessada em saber a sua descendência do lado dos Pires aconselho-a a entrar em contacto com a Conservatória do Registo Civil de Beja, onde lhe darão todas a informaçãoes para obter certidão ou cópia do documento que procura.

Conservatória do Registo Civil de Beja

Praça do Ultramar

7801-857 Beja

Tel. 284311640 284326489

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105171 | maria manuel | 13 nov 2005 16:43 | Em resposta a: #105167

E engracado que Manuel de Assuncao Pires Faustino e casado com Gisela minha prima direita tens dois filhos Pedro e David Faustino, as irma de Manuel Assuncao Pires Faustino as conheco, Mariazinha, Fatinha, e a outra a do meio nao me lembro o nome dela ainda vive no Monte Corte Zorrinha. Conheci e conheco tambem familia Cavaco.
Mas o meu pai Manuel Joaquim Pires e de Albernoa, podera ser do mesmo ramos mas nao tenho conhecimento.
Pois a Familia Pires Faustino conheco eu , com disse a minha prima direita e casada com ele. Vou ver se ainda hoje consigo falar com o Pedro o meu afilhado e pedir-lhe mais informacao uma vez que eu vivo muito longe de Portugal.
Um abraco e muito obrigado. Maria Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105173 | Adr Cust | 13 nov 2005 17:03 | Em resposta a: #105167

Caro José Maria,

Tenho tentado a nossa ligação familiar directamente pelos nossos Rodrigues Cavaco e não consegui, (minha ascendência directa por parte de meu pai) embora muito certamente essa ligação esteja por aí algures.

Analisando um pouco a msg do no confrade Júlio Teixeira de 16.09.04, e aqui peço desculpa se já anteriormente referi isto, embora pense que não:

- O José Guerreiro Estaço, bisavô do Manuel Guerreiro Estaço cc Ana de Sousa Pires (filha dos seus,salvo erro 5.ºs avós João Rodrigues Cavaco e Maria de sousa Pires) é irmão da minha 5.ª avó Ana Guerreira de Mendonça (minha ascendência directa por parte de minha mãe).

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105175 | maria manuel | 13 nov 2005 17:15 | Em resposta a: #105167

Caro Ze maria

Mesmo agora estive a falar para Portugal, pois a familia Pires de Manuel de Assuncao Pires Faustino casado com a minha prima Gisela e de outro ramo tambem de Monte Cotes.
Vou tentar amanha telefonar para Beja.
Obrigado. Um abraco Maria Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105184 | josemariaferreira | 13 nov 2005 19:37 | Em resposta a: #105173

Caro Custódio Adriano


Também eu tenho tentado, inclusive, nas freguesias contíguas à de Cachopo, mas em vão! Não consegui passar além do João Rodrigues Cavaco cc. Hilária Gonçalves, cuja linha descendente chegou até hoje sempre usando aquele apelido, já vai para mais de 300 anos!
Tenho esperança de encontrar alguma saída nas H.S.O., assim que tiver oportunidade irei verificar o que lá se encontra sobre os Rodrigues Cavaco.
Tem alguma ideia quanto à origem do apelido Cavaco? Poderá ter a sua origem em alcunha, como poderá ter origem toponímica, uma vez que existem em Portugal, pelo menos duas localidades denominadas de Cavaco. Uma destas localidades fica situada no concelho de S. Maria da Feira e outra no concelho da Maia. Estou inclinado para esta última localidade na medida em que na Maia tinha Regimento de Auxiliares que abastecer de tropas as Praças e Regimento do Sul de Portugal.
É interessante verificar que os primeiros Cavacos no Algarve estão ligados ao foro militar ou são seus familiares que gravitam na sua órbita.
Também existe este apelido no feminino, o primeiro que tenho conhecimento remonta a 1514 e refere-se a um Pedro de Cavaca, Mestre da Nau Nazaré que fazia parte da Armada Real. Esta forma de Cavaca, não há duvida que é de origem toponímica, relativa à localidade com o mesmo nome situada no concelho de Aguiar da Beira.
E quanto à forma Cavaco?

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105185 | josemariaferreira | 13 nov 2005 19:42 | Em resposta a: #105184

Ressalvo: Maia tinha Regimento de Auxiliares que abastecia de tropas as Praças e Regimentos do Sul de Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105465 | Adr Cust | 17 nov 2005 12:19 | Em resposta a: #105184

Caro José Maria Ferreira

Coloquei a minha msg de 13.11.05 no seu tópico família Sousa Pires para lhe comunicar a ligação dos meus Guerreiros Estaços aos seus Sousa Pires e Rodrigues Cavaco, referindo que não consegui fazer a ligação dos seus Rodrigues Cavaco aos meus.
Uma vez que voltamos aos Rodrigues Cavacos irei responder-lhe no meu tópico Famílias Rodrigues Cavaco para que a informação sobre eles não fique dispersa e lá conseguir fazer a ligação a estas msgs.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105486 | João Gaspar | 17 nov 2005 16:19 | Em resposta a: #69193

Caros confrades,

tenho uns avós em Salir de apelido Costa no seculo XVIII/XIX.

Maria da Costa, mãe de Sebastião da Costa ( +/- 1950) e filha de Jozé da Costa.
O Sebastião da Costa casa com Maria das Candeias e moram em Corte Garcia.

se tiverem alguns dados que me possam informar sobre estes meus antepassados Costa do concelho de Loulé agradecia pois no Arquivo de Faro so consegui ir até José da Costa.os restantes livros mais antigos encontram-se na torre do tombo de lisboa.

outra duvida que tenho é sobre a origem do nome Corte Garcia? o que era?
ainda existe? é lugar ou antiga herdade?


atenciosamente

joão

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105502 | Adr Cust | 17 nov 2005 18:46 | Em resposta a: #105486

Caro João,

Sobre os seu apelido Costa não posso ajudar, já quanto à Corte Garcia posso dizer-lhe que é um Sítio que pertence à freguesia de Querença, Concelho de loulé.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105661 | jliberato | 19 nov 2005 16:26 | Em resposta a: #105486

Caro João Gaspar,
Embora não tenha os nomes que procura convido-o a visitar e, eventualmente, intervir nos tópicos:

Famílias de Salir, Loulé
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=47397

Famílias de Querença, Loulé
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=44732

Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#105685 | Jpteixeira | 20 nov 2005 00:48 | Em resposta a: #105486

Caro João Gaspar:

De que informação precisa em concreto ?
A data que cita, refere-se ao Séc. XX. Sobre o período compreendido entre 1802 e 1836, talvez possa informá-lo, mas preciso de saber mais sobre José da Costa, mais precisamente, em que data supõe que o mesmo tenha nascido.
Agradeço que a sua resposta relativa a esta mensagem seja colocada no tópico " Famílias de Salir".

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Sousa/Iria de Sousa Pires, do Sepro

#198051 | Jpteixeira | 26 mai 2008 18:48 | Em resposta a: #105486

Caro João Gaspar:

Encontrei casamento de Manuel de Sousa com Iria de Sousa Pires, o qual foi celebrado na dta de 26-09-1842, na Igreja Paroquial de Querença.

Manuel de Sousa
Pais: Manuel de Sousa e Inácia de Sousa, moradores no Serro Alto, freg. de Salir.
Av. Paternos: José Gonçalves e Bárbara de Sousa, da freg. de S. Brás.
Av. Maternos: Manuel Rodrigues e Ana de Sousa, da freg. de Salir.

Iria de Sousa Pires
Pais: João Martins Paixão e Bárbara de Sousa Pires, do Sepro, freg. de Querença.
Av. Paternos: José Martins Paixão e Isabel Maria, dos Juncais, freg. de S. Brás.
Av. maternos: Manuel Pires e Iria de Sousa, da Boiça, freg. de S. Brás.

Testemunhas:Francisco Lopes e António Gonçalves do Barranco do Velho.

Confirma-se assim que Iria de Sousa Pires é neta do casal ManuelPires e Iria de Sousa, meus avós.
Quanto aos ascendentes de Manuel de Sousa, suspeitava que houvesse alguma ligação à sua Maria de Sousa (mãe de Maria das Candeias), mas tal não se verifica.

Também encontrei o casamento de Manuel Fernandes com Maria das Candeias. Vou colocá-lo no tópico famílias de Querença.

Até já.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Sousa/Iria de Sousa Pires, do Sepro

#198119 | JoãoGaspar | 27 mai 2008 01:59 | Em resposta a: #198051

Caro Julio Sousa,

Muito Obrigado, vou lhe responder a tudo no topico familias de Querença.

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#270009 | Peña Rey | 06 fev 2011 09:08 | Em resposta a: #59802

Caro Zé Maria:

Por acaso tem informação de alguém dessa familia Pires que veio para o Brasil, anos 1800 ?
Procuro ancestrais de minha tataravó MARIA CÂNDIDA PIRES, casada com Joaquim Antonio de Almeida, nos anos 1870 em Antonina, no litoral do Paraná - Brasil

Grato. Clovis M. Pena. - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#270010 | Peña Rey | 06 fev 2011 09:13 | Em resposta a: #105465

Caro Custódio:
Por acaso tem informação de alguém dessa familia Pires que veio para o Brasil, anos 1800 ?
Procuro ancestrais de minha tataravó MARIA CÂNDIDA PIRES, casada com Joaquim Antonio de Almeida, nos anos 1870 em Antonina, no litoral do Paraná - Brasil

Grato. Clovis M. Pena. - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia sousa pires

#270011 | Peña Rey | 06 fev 2011 09:15 | Em resposta a: #97551

Olá Maria !
Por acaso tem informação de alguém dessa familia Pires que veio para o Brasil, anos 1800 ?
Procuro ancestrais de minha tataravó MARIA CÂNDIDA PIRES, casada com Joaquim Antonio de Almeida, nos anos 1870 em Antonina, no litoral do Paraná - Brasil

Grato. Clovis M. Pena. - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 18:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen