Mottas do Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Mottas do Brasil

#59744 | Abreu Coutinho | 07 mar 2004 11:42

Meus caros confrades

Alguém saberá a proveniência e a origem dos "Mottas", residentes no Brasil nos séculos XVI e XVII?

Haverá registos ou indícios da passagem de Portugal para as Capitanias e vice-versa com referência às suas filiações e naturalidade...

Ou seja: Os nossos confrades Brasileiros terão conhecimento de algum trabalho com desenvolvimento desta estirpe quanto à sua origem?

Cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Mottas do Brasil

#59795 | Ricardo de Oliveira | 08 mar 2004 01:28 | Em resposta a: #59744

Caro João de Abreu Coutinho

O jeito é verificar nas genealogias clássicas e ir pesquisando. Só nas "Primeiras Famílias do Rio de Janeiro (Séculos XVI e XVII)", o autor Carlos Rheingantz lista 9 troncos familiares com o nome Mota no espaço carioca. As outras Capitanias também devem ter um conjunto numeroso de Motas. Se o colega tiver interesse em algum Mota de alguma região específica de Portugal, talvez possa ser uma busca mais específica.

Estamos às ordens para auxiliá-lo.

Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Mottas do Brasil

#59833 | Abreu Coutinho | 08 mar 2004 14:58 | Em resposta a: #59795

Caro Ricardo Costa de Oliveira

Muito obrigado pela sua amabilidade. Mas creio que em Fevereiro deste ano quando lhe respondi no tópico de "Mottas de S.Vicente/Brasil", mencionei no final o meu endereço electrónico para continuar com os meus pedidos de esclarecimento em relação a estes "Mottas" que estão ligados à primeira administração pública da Capitania de S.Vicente.

Presumo que estes Mottas terão um relacionamento topónimo com um lugar da freguesia de S.Cristovão de Labruja em Ponte de Lima, digo relacionamento porque haverá indícios de algum movimento de elementos desta estirpe em transito para o Brasil e para Portugal, num período em que este lugar (da Motta)já tinha socialmente bem esquematizado quanto à sua principalidade (séc.XVI e XVII).

Desde já ficaria muito grato que me escrevesse;

Abreu_coutinho@net.sapo.pt

Cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Mottas do Brasil

#60147 | Abreu Coutinho | 10 mar 2004 23:06 | Em resposta a: #59833

Caro Ricardo Costa de Oliveira

Acolho com especial atenção os elementos por si fornecidos, e, neste âmbito, agradeço a sua gentileza.

Com os meus melhores cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen