Partidários Terceirenses de D. Antonio

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Eventos | Bibliografia

Partidários Terceirenses de D. Antonio

#59950 | Pedro B | 09 mar 2004 15:27

Meucaro José Pedro Castro

Não sabendo como o contactar lanço este tópico, pois tenho o maior dos interesses em conhecer a tal lista dos partidários que referiu há dias. Espero as suas notícias.
Estou a terminar um livro que tem um capítulo (uma história real mas romanceada) passada nesse período na ilha Terceira, cujas personagens centrais são João Bettencourt de Vasconcelos e seu filho Vital.
Para mim seria muito importante obter a informação que o meu amigo enviou para o Burmester, contendo muitas folhas àcerca daquele senhor, do qual por coincidencia eu também sou descendente, como muitos talvez milhares de portugueses.
Nessa história foco, de um modo não cientifico, o "reinado de D Antonio na ilha Terceira", o degolamento de João, a batalha da Salga, etc.
Poderei dar-lhe o meu e-mail ou contacto telefónico, para fazer o favor de me ajudar nos meus trabalhos de buscas.
Aproveito para informar este forum que a genealogia e descendencia de João Bet. Vasc. contem algumas imprecisões, tomando como fiáveis outra fontes credíveis, como por exemplo "Nobiliário da Ilha Terceira de Eduardo Paço d'Arcos"
Cumprimentos
Pedro B

Resposta

Link directo:

Partidários Terceirenses de D. Antonio

#59961 | aburma | 09 mar 2004 16:46 | Em resposta a: #59950

Caro Pedro B,

Algo me faz suspeitar que esse seu "B" é de Bettencourt, mas respeito o seu pleníssimo direito ao anonimato.

Fico muito interessado no livro que tem em mãos, por razões óbvias.

A título de curiosidade devo referir que um outro Vital de Bettencourt Vasconcelos, neto do degolado, foi quem transmitiu às restantes ilhas do grupo central a notícia da aclamação da realeza de D. João IV na Praia, pelo capitão-mor daquela vila, Francisco de Ornelas da Camara, a 24 de Março de 1641 (Joaquim Veríssimo Serrão, "História de Portugal", Vol. V, pag. 92).

Já não disponho dos elementos que me foram amavelmente disponibilizados pelo confrade José Pedro Castro, pois entretanto consegui adquirir o livro. Como o mandei encadernar não me é possível neste momento facilitar-lhe a informação que pretende, mas quando o tiver de volta de bom grado o farei, se ainda fôr a tempo.

Quanto à genealogia e descendência de João de Bettencourt de Vasconcelos na Base de Dados do GP, acredito que possa conter algumas imprecisões, mas o Nobiliário da Ilha Terceira é também fonte aqui utilizada. E fazendo a agulha para a Genealogia, já agora ficar-lhe-ia grato se pudesse aqui identificar essas imprecisões.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Partidários Terceirenses de D. Antonio

#59965 | Pedro B | 09 mar 2004 17:14 | Em resposta a: #59961

Caro Alexandre Burmester
Obrigado pela sua resposta.
Uma das imprecisões mais evidentes é o casamento de Vital B. Vasc. duas vezes com a mesma Senhora. Já há cerca de 1 semana que eu enviei a rectificação para a base de dados do forum.
Vou ter que entregar o livro pronto à editora dentro de cerca de 1 mês. Tudo o que me puder enviar será bem vindo.
Pode pedir ao forum o meu e-mail e identificação, que com gosto darei autorização.
Cumprimentos
Pedr B.

Resposta

Link directo:

RE: Partidários Terceirenses de D. Antonio

#59983 | jpbabc | 09 mar 2004 19:09 | Em resposta a: #59950

Caro Pedro B,

Terei o maior prazer em o ajudar.

Contacte o Genea e ser-lhe-á dado o meu endereço electrónico. Enquanto isso, caso queira ver a lista de todos quantos se envolveram neste período emotivo e doloroso da nossa História clique em

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=57389

e também em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=57389&fview=e

Até lá, um abraço e bom trabalho,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Partidários Terceirenses de D. Antonio

#59985 | jpbabc | 09 mar 2004 19:19 | Em resposta a: #59983

Caro Pedro B,

...e também em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=57556#lista

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Partidários Terceirenses de D. Antonio

#60085 | Pedro B | 10 mar 2004 14:37 | Em resposta a: #59985

Caros José Pedro Castro e Alexandre Burmester

Obrigado pelo vosso interesse e apoio.
Tinha-me passado despercebida a lista publicada no Forum, que eu só tenho tempo de consultar uma ou duas vezes/semana.

Como comentários à lista, direi que deveriam estar fora os estrangeiros, e que faltam bastantes nomes, pelo menos de Açoreanos, que podem ser retirados de Gaspar Frutuoso. Não tenho tempo nas proximas semanas, mas seria interessante que alguém o pudesse fazer, já que este tema está tão candente. G.F. tem pelo menos uns 40 a 50 nomes mais tanto pró como anti D. Antº, só de ilhéus evidentemente.

Vou ver se consigo ter acesso à tese de V.Serrão, ou consultá-la na B.N. pois seria do maior interesse para mim.

José Pedro, tentarei saber as suas coordenadas através do Forum e contactá-lo.

Obrigado aos dois
Pedro B.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 06:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen