o título de dom

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

o título de dom

#6019 | _fRoEs_ | 19 jun 2001 19:53

Eu gostaria de saber se um neto, bisneto, trisneto, tetraneto, etc, de um Rei tem direito ao título de Dom.
Gostava também de saber se o Conselho de Nobreza pode atribuír o título de Dom a pessoas que sejam netas de titulares com grandeza ou primas.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6021 | _fRoEs_ | 19 jun 2001 19:59 | Em resposta a: #6019

--------------------------------------------------------------------------------

Eu gostaria de saber se um neto, bisneto, trisneto, tetraneto, etc, de um Rei tem direito ao título de Dom.
Gostava também de saber se o Conselho de Nobreza pode atribuír o título de Dom a pessoas que sejam netas de titulares com grandeza ou primas.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6023 | LCM | 19 jun 2001 20:11 | Em resposta a: #6019

Os descendentes por varonia dos Reis de Portugal têm direito ao título e tratamento de Dom, inclusive os bastardos, como os Sousas (antepassados dos Marqueses de Funchal e Condes de Linhares), os Portugal (antepassados dos Duques de Cadaval, Marqueses de Valença, Duques de Lafões) e os Lancastres (esta varonia está extinta ou só existe em Senhoras, segundo creio).
De notar que os Lafões representam também D. Miguel, filho natural do Rei D. Pedro II, apesar de terem perdido a varonia, que é hoje Portugal.
Quanto a descendentes maternos apenas de referir um caso: o senhor D. Duarte concedeu este título a seu primo co-irmão Francisco de Bragança van Uden, filho da Infanta D. Maria Adelaide. Não sei se terá sido para todos os irmãos ou só a D. Francisco.

O Conselho de Nobreza, de acordo com a Ordem Régia em vigor, atribui Dom a todos os descendentes por varonia dos que eram assim tratados na vigência da Monarquia. Além destes, decidiu o C.N. "ressuscitar" uma lei Filipina de 1611, que estendia o tratamento a todos os Grandes do Reino (de Conde para cima) bem como a seus filhos.
Infelizmente o C.N. concedeu alguns tratamentos de Dom sem qualquer explicação lógica. Conheço o caso de uns irmãos, trinetos por varonia de um Conde que nunca foi "Dom", e a quem o C.N. reconheceu o direito ao uso deste título. Porquê, não sei responder...

Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6029 | GML | 19 jun 2001 22:30 | Em resposta a: #6023

Caro Lourenço,

Só por curiosidade, gostaría de saber em que ano foi concedido a D.Francisco Van Uden, o respectivo direito ao tratamento de "Dom".

Um abraço,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6034 | LCM | 19 jun 2001 23:44 | Em resposta a: #6029

Caro Gui

Não sei o ano mas penso que tenha sido nos primeiros anos da década de 90. Foi certamente antes do casamento do Senhor D. Duarte.

Um abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6037 | rafael mião | 20 jun 2001 00:40 | Em resposta a: #6019

Ex.mo Senhor FroEs
Só a título de curiosidade e informação: houve um caso em dois ramos de uma família ilustre portuguesa em que um dos ramos usava o Dom e o outro não o usava fazendo disso questão de maior importância nobiliárquica.Também houve ,pelo menos conheço este caso "sui generis"em que o Rei criava o título de Dom em fidalgos da sua Casa,estou a lembrar-me do ilustre fidalgo Fernando Martins Mascarenhas(não usavam -de)que foi o célebre Capitão dos Ginetes de El-Rei D.João II e seu homem de confiança no dizer de Garcia de Resende,comendador de Almodôvar e de Mértola,Alcaide-Mor de Alcácer do Sal e de Montemor-o-Novo,etc,casado em 2.ªs núpcias com D. Violante Henriques(Alcáçovas) e que fez parte do Conselho de El-Rei D.Manuel I a quem este Rei lhe deu o título de Dom,passando a chamar-se Dom Fernão Martins Mascarenhas(que foi avô de D. Fernão Mião(Fernão Martins Mascarenhas,capitão dos Ginetes de El-REi D. Sebastião e seu Embaixador ao Concílio de Trento,etc.)e que também recebeu a tença de Conde e bandeira quadrada apanágio dos príncipes(Anselmo de Braancamp Freire-in Sepulturas do Convento do Espinheiro-Évora e Brasões da Sala de Sintra,Pedatura Lusitana de Alão de Morais,etc.).
Com os meus cumprimentos
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6040 | MAS | 20 jun 2001 01:13 | Em resposta a: #6023

Caro Lourenço Correia de Matos
Só um pequeno reparo: os Souza não tinham Dom. Os ramos que o tiveram foi por concessão posterior, normalmente associada a título, como aconteceu com muitos outros. Apenas os Noronha, os Eça, os da Guerra, os Portugal, os Lencastre e os Bragança (julgo que não me esqueci de nenhum)usaram sempre Dom.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6051 | LCM | 20 jun 2001 09:52 | Em resposta a: #6040

Caro Manuel Abranches de Soveral,

Muito obrigado pela correcção. Tinha de facto esquecido algumas famílias com varonia real...
Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6063 | fadoria2001 | 20 jun 2001 14:38 | Em resposta a: #6037

Pois olhem, bem mais divertida é a situação no Brasil:

1) Há alguns Dom de origem portuguesa traçável: Martins Mascarenhas (Palma, título brasileiro), Baltazar da Silveira, Saldanha da Gama. Essas varonias ainda existem, e fora as gerações mais antigas ainda vivas, ninguém usa o Dom.

2) Dom com quebra na varonia. Há exemplo nos Castelos Brancos do Piauí (referidos como Dom em docs oficiais, apesar de várias quebras na varonia). Há uma sentença brasileira de nobreza de 1850 e poucos dando o Dom (analogia presumo, e incidentalmente) a colateral de família quinhentista portuguesa que levava legalmente o Dom; desde então a família descendente o adotou.

3) Don que vira Dom. Caso de várias famílias com passagem pela Espanha - Uzeda e Luna, Bettencourt e Sá. Tratados de Dom em documentos oficiais portugueses e brasileiros.

Há, no Arquivo Nacional (RJ, Brasil) um processo, segundo império, no qual o requerente, neto de um Dom legítimo, pede o uso oficial do título/tratamento. Como ficou de pagar uns emolumentos, o processo nunca andou...

A geração mais antiga dos príncipes brasileiros (D. Pedro Gastão, D. Pedro Henrique) recebe o Dom, qdo referidos na imprensa. D. Luiz e D. Bertrand também. Mas, por exemplo, Maria, neta de D. Pedro Gastão, que foi apresentadora de TV, ou Paola Sapieha, outra neta, que é modelo, nunca são assim referidas :)

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6066 | fadoria2001 | 20 jun 2001 16:11 | Em resposta a: #6023

Conheço pelo menos um caso de Dom concedido por representação, através de uma quebra na varonia (e a origem do tratamento, neste caso, seria duvidosa).

fad

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6068 | fadoria2001 | 20 jun 2001 16:16 | Em resposta a: #6037

Seriam os `Melos com Dom,' do bispo da Guarda - seus bastardos - em contraste aos Melos sem Dom, titulados?

(Corrijam-me se estiver errado, mas o Dom desses Melos era do bispo...)

fad

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6073 | _fRoEs_ | 20 jun 2001 18:08 | Em resposta a: #6040

Caro Manuel Abrnaches de Soveral e caro Lourenço Correia de Matos:

Apenas gostaria de acrescentar a essa lista das famílias que sempre usaram Dom, a família Sousa e Holstein.
Também gostaria de saber se a família Mendoça e Olazábal têm direito ao Dom.
Luís Maria Corrêa da Silva Froes

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6078 | LCM | 20 jun 2001 21:16 | Em resposta a: #6073

Caro Luís Froes

Os Sousa e Holstein usaram Dom como muitas outra famílias portuguesas mas não têm varonia Real.
Quanto aos Mendóças nem sempre fizeram uso deste título. O Conde de Azambuja, filho do Duque de Loulé da Infanta D. Ana de Jesus Maria, usou sempre Dom e a sua descendência també. O ramo primogénito, Duques de Loulé e Condes de Vale de Reis, não mantiveram um uso continuado, se bem que hoje em dia usem.
Os Olazábal são uma família espanhola não tendo direito ao título de Dom em Portugal.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6079 | LCM | 20 jun 2001 21:22 | Em resposta a: #6066

Caro Francisco António Dória,

Quando as Casas caiam numa Senhora a sua descendência herdava também o título de Dom. Veja-se por exemplo, o caso dos Marqueses de Abrantes que têm varonia Távora (sem Dom) e continuaram sempre a usar este título, herdado dos Lancastres, de que tinham varonia.
Outro exemplo: os Marqueses de Lavradio têm varonia dos Viscondes de Asseca que nunca usaram Dom, mas continuam a usar este título a que Casa Avintes-Lavradio tem direito.
E outros exemplos haveria...
Havendo representação não tenho qualquer dúvida no uso do título.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6081 | _fRoEs_ | 20 jun 2001 22:08 | Em resposta a: #6078

Eu gostaria de saber se eu pedir ao Conselho de Nobreza o título de Dom, devido ao facto de eu ser 6ºneto do Rei D.João IV, tetraneto do Conde da Azambuja, 5ºneto do Duque de Loulé, trisneto do Conde de Arbelaiz e do Conde de Paço d'Arcos, se este me atribuíria o título.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Dom?

#6083 | _fRoEs_ | 20 jun 2001 22:41 | Em resposta a: #6078

Eu gostaria de saber se eu pedir ao Conselho de Nobreza o título de Dom, devido ao facto de eu ser 6ºneto do Rei D.João IV, tetraneto do Conde da Azambuja, 5ºneto do Duque de Loulé, trisneto do Conde de Arbelaiz e do Conde de Paço d'Arcos, se este me atribuíria o título.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Dom?

#6086 | LCM | 20 jun 2001 23:00 | Em resposta a: #6083

Como já lhe expliquei nas outras mensagens que deixei neste tópico não tem qualquer direito a usar o título e tratamento de Dom. Se pedir ao Conselho de Nobreza a resposta será com certeza não. Aliás, se me permite um conselho, nem sequer faça o pedido!
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6087 | _fRoEs_ | 20 jun 2001 23:15 | Em resposta a: #6023

Caro Lourenço Correia de Matos:

Eu gostaria de saber porque é que noutras mensagens deste forum referiu que o Concelho de Nobreza concedeu alguns tratamentos de Dom sem qualquer explicação lógica. Disse também conhecer o caso de uns irmãos, trinetos por varonia de um Conde que nunca que nunca foi "Dom", e a quem o C.N. reconheceu o direito ao uso deste título. Então porque é que diz que a provável resposta do C.N. ao meu pedido seria não?
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Dom?

#6091 | LBMSPG | 21 jun 2001 00:04 | Em resposta a: #6083

Meu caro Luis Froes

Conheço muito bem a sua familia, e tenho assistido a este debate sobre a sua pretensão ao uso do titulo de "Dom". Sendo aínda um novato (sem qualquer sentido prejurativo) nestas andanças, o minimo que lhe posso dizer é que siga os conselhos do meu querido amigo Lourenço Correia de Matos, conselhos esses que eu subscrevo na integra, e por isso nem se atreva a pedir tal solicitação ao Conselho de Nobreza, porque a resposta seria um rotundo "não", o que não é nada agradável.

Igual que você, também as minhas filhas são 6ª netas do Rei D. João VI, e descendentes entre muitos outros, dos Condes de Azambuja, Duques de Loulé, Condes de Belmonte, Condes de Paraty, etc. E como você ou elas, são mais 800 pessoas...!

Aliás, para que tenha ideia da restrição do titulo de "Dom", o que acho muito bem, todos os descendentes do Vasco da Gama, que devemos ser milhares, poderiam em bom rigor usar o "Dom". Entendeu o Conselho da Nobreza, e muito bem, não aplicar essa norma, até porque na prática nunca tinha sido utilizada, e ia banalizar completamente o valor deste titulo.

Não leve a mal o meu pragmatismo, mas é preferivel a criar-lhe expectativas vãs.

Um abraço

Luis B.de M.S. Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6093 | LCM | 21 jun 2001 00:23 | Em resposta a: #6087

Caro Luís Froes,

Infelizmente as decisões do Conselho de Nobreza revestem-se de algum secretismo. Em relação ao caso que referi, a explicação que me parece mais razoável é a de uma interpretação mais "alargada" da Lei de 1611, que dizia que todos os Grandes do Reino (Condes, Marqueses e Duques) e filhos tinham direito ao título de Dom, "esticando" esse mesmo direito a netos, bisnetos etc do titular. Mas, mesmo neste caso, só por varonia!
Assim, como lhe disse na última mensagem e também já lhe explicou o Luís Pinto Gonçalves, não tem qualquer direito. Não deve fazer o pedido ao C.N. porque não tem nenhum fundamento legal para isso.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6094 | _fRoEs_ | 21 jun 2001 00:29 | Em resposta a: #6093

Caro Lourenço Correia de Matos e Luís Pinto Gonçalves:

Eu gostaria de pedir desculpa pelas minhas mensagens e realmente admitir a minha inexperiência nestas andanças.
Por isso gostava que me explicassem o que é varonia.
Já agora caro Luís Pinto Gonçalves como se chamam as suas filhas e por que lado é que elas sao 6ªs netas do Rei D.João IV?
Obrigado
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6095 | LBMSPG | 21 jun 2001 00:47 | Em resposta a: #6094

Caro Luis Froes,

Não precisa pedir desculpas, e entenda que não se trata de uma questão de má vontade, mas sim de ilucidar alguém que está a dar os primeiros passos nestas questões. Espero que não desanime e continue em frente porque estaremos sempre disponiveis para ajudar no que for necessário.

O nome das minhas filhas é Maria Domingas e Maria do Carmo de Noronha d'Orey Pinto Gonçalves, e descendem do Rei D. João VI pelo lado dos Condes de Belmonte e posteriormente pelos Condes de Paraty. Aliás você esteve com elas o verão passado (ou o anterior) na Quinta da Balaia.

Um abraço

Luis B.de M.S.Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6097 | LBMSPG | 21 jun 2001 00:54 | Em resposta a: #6094

Caro Luis Froes,

No meio desta conversa , esqueci-me de lhe responder o que se chama "varonia". Sinifica a nossa (ou de quem estamos a tratar)ascendência pela linha de varão, ou seja a ascendência sempre pela linha paterna.

Um abraço

Luis B.de M.S.Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6116 | Ortigão | 21 jun 2001 14:45 | Em resposta a: #6040

Creio que os souas passarama ser dom após o casamento de Maria Ribeira com D. Afonso diniz, filho bastardo do Rei D. Afonso III. no entnato a maior parte dos nobiliário reporta-se apenas a D. Lopo Dias de Sousa, bisneto de D. Afonso Diniz, e mestre da Ordem de Cristo como o primeiro Dom entre os Sousas, ditos de Arronches.

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6128 | MAS | 21 jun 2001 19:37 | Em resposta a: #6116

Caro Rodrigo
Uma coisa é o Dom alto-medievo, que se usava um pouco como em Espanha, e outra o Dom de que se está aqui a falar, concedido por mercê real, salvo no caso das famílias (só falo das portugueses) que já referi (Noronha, Eça, da Guerra, Bragança, Lencastre e Portugal), que o tinham, por assim dizer, de raiz.
As linhas Souza ditas do Prado e de Arronches, ambas de varonia real, nunca usaram o Dom, salvo nas linhas em que mais tarde foi concedido. De resto, os próprios filhos bastardos de D. Afonso III, Martim Afonso «Chichorro» (progenitor da linha dita do Prado) e Afonso Diniz (progenitor da linha dita de Arronches) não tiveram Dom.
Começando pelos Souza ditos de Arronches, é evidente que Dom Lopo Dias de Souza o teve, mas por via do mestrado da Ordem de Cristo. Seus filhos e descendência não o tiveram, nem mesmo na sua linha de representação varonil, que terminou com o 3º conde de Miranda e 1º marquês de Arronches, que não tinha Dom. Os Souza do Calhariz (Palmela) tiveram-no mas pela varonia Alvito, o que é curioso.
No que toca aos Souza ditos do Prado, também não usaram Dom até à geração de D. Pedro de Souza, 1º conde do Prado, sendo a concessão do Dom aos netos de Rui de Souza julgo que de 1498. Também os condes de Redondo/marqueses de Borba desta varonia Souza não tinham Dom até ao 3º marquês e 15º conde, inclusive.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6154 | fadoria2001 | 22 jun 2001 10:46 | Em resposta a: #6079

Caro Lourenço,

Agradeço a resposta pronta. O que me interessa é o caso brasileiro: houve famílias que levaram informal e consuetudinariamente o Dom, aqui no Brasil, no tempo da colônia e no império. Citei acima os exemplos que conheço.

Há outro caso interessante: armas assumidas, e famílias que desprezavam as armas concedidas pela coroa para levarem outras.

Grato sempre,

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6162 | rafael mião | 22 jun 2001 12:03 | Em resposta a: #6154

Caro Francisco Antonio Doria

Quando diz(cito):"Há outro caso interessante:armas assumidas..."

Assim é,de facto;conheço pessoalmente e de quem sou muito amigo ,um ilustre membro descendente de famílias portuguesas de valor histórico reconhecido que usa "armas assumidas",pelo menos apresentam estas características nos seus ex-libris,se a minha leitura heráldica está correcta e há mais casos semelhantes.E,salvo melhor opinião,,por que não?!...desde que as "leis e princípios heráldicos"como arte e marca de posse,ou de identificação o permitam ,sem atropelos a ninguém. Acho de uma beleza fascinante a iluminura de um brasão criado pelo próprio utente, ou artista ,baseado nos pressupostos referidos.
Como aprecio e cultivo a heráldica,naturalmente o meu entusiasmo pela matéria , que me seja relevado.
Com muita consideração
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6200 | fadoria2001 | 23 jun 2001 16:36 | Em resposta a: #6162

Por favor, prezado Rafael, nada tenho contra... Minha família agnática, documentada no Brasil desde o século XVI, jamais pediu ou registrou armas - e nem sei se as usou nalgum momento, embora vários hajam sido fidalgos da casa real e fidalgos cavaleiros. Minha observação decorre só de que embora a legislação impusesse sanções, houve casos diversos de armas assumidas. Assim também o título de Dom, assumido algumas vezes no Brasil e sancionado, em correspondência, etc., até pelos Vice-Reis.

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6201 | mccastro | 23 jun 2001 18:28 | Em resposta a: #6040

Caro Manuel de Soveral,
Então e os Manoel (Atalaia), antes de serem titulares já eram "Dom", e os Mascarenhas (Fronteira), os Cunha, e os Menezes, Mello, os Mello e Castro (Galveas), os Almada, os Sousa de Macedo (Mesquitela) etc.?
Nunca foram "Dom" ?
Até mesmo os Souza (das mais ilustres e antigas famílias portuguesas)
Se calhar estou enganado.
Agradecia imenso o seu parecer sobre esta minha interrogação.

Com os melhores cumprimentos
mccastro

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6210 | MAS | 24 jun 2001 14:04 | Em resposta a: #6201

Caro MCCastro
Só me referia, como disse, a famílias portuguesas. Os Manoel (de Vilhena) são de origem espanhola e nem todos usavam Dom. Bem assim como os Castro e os Menezes. Quanto a estes, os ramos principais que vieram para Portugal tinham Dom.
Com os Souza passou-se o que sintetizei na anterior mensagem. Os Mello, os Cunha e os Mascarenhas não tinham Dom, e só alguns ramos o obtiveram. Os Almada obtiveram o Dom com o celebrado Álvaro Vaz de Almada. Os Mesquitela tiveram o Dom no séc. XVI.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#6221 | mccastro | 24 jun 2001 19:58 | Em resposta a: #6210

Caro Manuel Abranches de Soveral,

Agradeço imenso a sua disponibilidade para as minhas humildes questões.Muito obrigado.

No entanto, e consultando o livro " Manoel de Portugal " de Luis de Bivar-Weinholtz de Azevedo, e citando o autor :

" Antes das Ordenações Manuelinas (1513), através dos quais se regulamentou pela primeira vez o uso ao título de DOM, apenas usavam este título: os descendentes de sangue real;os que obtiveram tal mercê real; os Arcebispos, Bispos, Mestres das Ordens religiosas e alguns Abades; alguns membros da principal Nobreza que, por respeito dos que faziam as escrituras, eram nesses documentos com esse título designados, como refere Frei António Brandão na "Monarquia Lusitana" (3ª Parte, Livro 11,Cap.19).
Julgamos que foi por este motivo que os filhos do Bispo D. João (Pai de D. João e D. Nuno Manoel) e de D. Justa Rodrigues, foram tratados com aquele título, no instrumento de constituição do Morgado, em 14 de Agosto de 1475..."

Mais à frente

"À luz das Ordenanças Manuelinas (1513), se não tivesse havido graça expressa do Rei, bastava o facto de figurarem no Livro de Moradias com o título de DOM para legitimar o direito ao seu uso.
Esclareça-se, ainda, que essa distinção era ao tempo, muito limitada e representava inequívoco sina l de nobreza. Nos reinados de D. Afonso V, D. João II e D. Manuel, além dos Duques, Marqueses, Condes, Viscondes de Vila Nova da Carveira e Barões de Alvito e dos descendentes destes titulares, por via varonil, apenas tinham direito a esse titulo os descendentes próximos de sangue real (Noronha, Castro, Eça, Henriques) e as famílias Almada-Abranches, Rolim de Moura, Manoel, do Bispo D. João, Mascarenhas, de D. Fernando Mascarenhas, Albuquerque, de D. Afonso de Albuquerque, Gama , de D. Vasco da gama, Costa, de D. Álvaro da Costa, e Sande de D. Rui de Sande ".

Mais uma vez, Manuel Soveral, muito obrigado.

Os meus sinceros cumprimentos,

mccastro

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#286087 | escudier | 31 ago 2011 15:09 | Em resposta a: #6040

Bonjour,

Voulez-vous m'excuser de vous écrire en français mais, bien que Noronha par ma mère, je ne le parle pas bien et l'écris encore moins.

Puis-je vous demander si je peux porter le titre de DOM alors que je porte le nom de Noronha par ma mère qui est la seule descendante féminine des Noronha dans notre arbre généalogique uniquement constitué d'hommes.

Je précise que j'ai la nationalité portugaise et que les armes des Noronha m'ont été confirmées il y a plusieurs années par le Conseil de la Noblesse.

Merci de vos réponses.

Gilles de Noronha Escudier

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#286095 | JC | 31 ago 2011 17:08 | Em resposta a: #286087

Bonjour,

Non.
C'est pas possible de transmetre le "Dom" par ligne féminine.

Mes cumpliments les meilleurs,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#286183 | escudier | 01 set 2011 17:33 | Em resposta a: #286095

Muito obrigado...pour cette réponse

Gilles de Noronha Escudier

Resposta

Link directo:

Sexo dos Anjos

#286246 | LBonifacio | 02 set 2011 13:08 | Em resposta a: #6019

Desculpem, mas não há pachorra para estas discussões estéreis e inúteis.
Quem quiser ser chamado de "Dom" tem uma boa alternativa e que nem sequer passa pelo Conselho de Nobreza, basta trabalhar para um empresa Espanhola!

Eu conheço alguns "dom" de nobreza e nenhum deles exige ser tratado por "Dom" (Mal seria se o fizesse!).
Faço apenas uma Excepção a uma e uma só pessoa - O Senhor Dom Duarte Nuno.

Resposta

Link directo:

RE: Sexo dos Anjos

#286249 | AQF | 02 set 2011 13:35 | Em resposta a: #286246

Caro Confrade LBonifacio,

Não sei se reparou que opinou sobre uma discussão no essencial com mais de 10 anos !

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Sexo dos Anjos

#286260 | LBonifacio | 02 set 2011 14:41 | Em resposta a: #286249

Caro Confrade Ângelo

Com dez anos ou não, cheira-me que ainda há alguma gente a achar que isto é um assunto de máxima importância!

Um abraço

Luís Bonifácio

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#330855 | joaolobo | 13 jun 2013 15:38 | Em resposta a: #6073

Caro Lourenço Correia de Matos e caro Luís Pinto Gonçalves,


Compreendo perfeitamente quando afirmam que caso o Luís Froes peça o DOM ao hoje Instituto da Nobreza será completamente negado pelo simples facto de a sua varonia, os FROES, não terem qualquer direito ao uso deste título/tratamento.

Mas eu pergunto, se sua mãe, a Sra. D. Maria do Carmo Correia da Silva, (assim como todos os Correias da Silva [Paço d' Arcos]) pedissem o título de DOM ao já referido Instituto da Nobreza ser-lhe-ia concedido por descender por linha varonil dum Grande do Reino, o Senhor Conde de Paço de Arcos?

Se a resposta for que não, devido ao facto dos mencionados Correias da Silva nunca terem usado o DOM; então eu pergunto, qual terá sido a razão para terem concedido o direito do uso do DOM a um ramo da família dos condes de Margaride; aos filhos do antigo Conde de Albuquerque (pai do actual); etc etc....

Muito obrigado
Cumprimentos,

APN

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#330864 | nec_on | 13 jun 2013 19:35 | Em resposta a: #330855

Boa tarde.
Este assunto está debatido em uma série de tópicos neste forum.
Se me permite intervir, gostaria de tentar dar resposta às suas perguntas porque este é um assunto que me desperta algum interesse e não consigo obter muitas respostas sobre ele.
Em relação ao instituto de nobreza, são fáceis de encontrar e circulam por aí os estatutos e creio não cometer uma inconfidência se colar aqui aqueles referentes ao título de dom.
Assim, “Será reconhecido o direito ao tratamento de “Dom” aos homens que descenderem por varonia de algum homem que o tinha na vigência da Monarquia, mas não como eclesiástico.” "Tinham direito ao tratamento de Dom os homens que sendo grandes do Reino ou descendentes por varonia de grandes do Reino, eram efectivamente como tais tratados em geral, pública e pacificamente”.
Daqui penso ser óbvio que a sua primeira pergunta será negativa na resposta.
Quanto à segunda, não me considero qualificado para responder, no entanto julgo poder dizer que segundo as normas do antigo conselho da nobreza, todos esses dons eram concedidos como se mercê nova se tratassem, baseados na lei de 1611 que os concedia aos grandes.
Não sei se ultimamente têm sido concedidos muitos dons pelo instituto da nobreza. Curiosamente a wikipedia acusa este organismo de ser pródigo nestas concessões. (ver hhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_da_Nobreza_Portuguesa) mas no outro dia na TT assisti a uma acesa discussão sobre alguma concessão deste organismo, o que se calhar comprova esta teoria.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
NOM

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#331713 | Limão | 30 jun 2013 03:06 | Em resposta a: #6068

Caro Confrade,

Não, esses nem se chamavam "Melos", tinham outro nome, que não me lembra agora. O "Dom", vem por: D. Soeiro Raimundo de RibadeVizela, o 1º Mello. por ter acompanhado o Rei de Inglaterra, Ricardo, (Coração de Leão), numa cruzada á Terra Santa, e lá ter vencido na Batalha de Mello, o rei Mouro.
Estes Melos, são do Paço dos Barões de Mello, em Santa Maria Maior de Pombeiro de RibadeVizela, actual (Felgueiras), distrito do Porto.
D. Luís de Melo de Sampaio, ( Senhores de Vila Flor e Chacim), foi Comendador de Pombeiro, Felgueiras, Felgires, Faudoas, etc..,com ligações ás principais Casa Reais de França e de Inglaterra. (Vêr Geneologia da família de Carné). Os Reis de Portugal, são descendentes dos Reis das Astúrias e dos Reis de França e da Inglaterra. Dos Imperadores Romanos, de Marco António, e de sua esposa Cleóptra Selenes, Rainha da Mauritânia. dos Patriarcas Hebreus, Abraão, David, Salomão, Reis de Judá, na Palestina, De Canán. de Moisés do Islão, e dos Reis Faroós do antigo Egito. Vêr o Forúm, Tópico "Descendência".
Com os melhores cumprimentos,
A. Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#331727 | josemariaferreira | 30 jun 2013 17:42 | Em resposta a: #331713

O primeiro título de Dom

O título de Dom teve-o Amor
Deus lusitano, Filho de Belo e Ana
Belo era Dom, Marido e Senhor
Quando Amor para o Novo Mundo partiu
O seu velho pai Belo morreu
E logo seu filho Amor lhe sucedeu
Nas novas terras e no Senhorio
O Dom e Dízimo aos Reis Católicos exigiu

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#331746 | Limão | 01 jul 2013 00:12 | Em resposta a: #331727

Caro Confrade

José Maria Ferreira

Muito obrigado. È mesmo Belo. Não precisa de dizer mais nada, está tudo dito.

Com os meus melhores cumprimentos,

Agostinho de Mello Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#331749 | Limão | 01 jul 2013 00:32 | Em resposta a: #331727

Caro Confrade

José Maria Ferreira

Muito obrigado. È mesmo Belo, o poema. Claro, ele não podia morrer á fome, só se fosse burro.
Não precisa de dizer mais nada, está tudo dito.
Já chegamos á mitologia Lusitana? Falta a grega e a Romana?
Jesus Cristo, acabou com isso tudo. Agora há um só Deus, e um só Homem.
Para não haver confusôes.

Com os meus melhores cumprimentos,

Agostinho de Mello Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Sexo dos Anjos

#331751 | Limão | 01 jul 2013 00:49 | Em resposta a: #286246

Caro Confrade

L. Bonifácio.

Acho muito bem, oxalá que ele vença o "Referendo", para saírmos desta estapafúrdia.

Com os meus melhores cumprimentos,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#331757 | josemariaferreira | 01 jul 2013 09:09 | Em resposta a: #331749

...

O Dom português é Divino
Tem origem no deus Belo
O primeiro Deo Optimo Maximo
Que no mundo teve DOM
Para levar Amor, aos quatro cantos
Belo tanto o Mundo amou
Deu o seu Filho em sacrifício
Para Deus ser sempre Homem

...


Danis! Dos Danos eras cidade Imperial
Banhada pelas águas de Ana
Que daqui corriam até à Cornualha
Levando carregados barcos de sal
E do deus Belo a Fé lusitana
Para como a Fénix se regenerar
O marido e filho de Ana
Em Filho de Deus verdadeiro

Danis! Daqui partiu o segundo El-Rei João
Através do Sadano até à cidade de Belo
Ainda navegando nas águas de Ana
Soube contra si de uma conspiração
Chamou (a si) o marido e filho de Ana
E ali na cidade do deus Belo, no seu cimo
Se julgou e vingou da sua traição
Apunhalando, o duque primo

Esta conspiração em Setubel (cidade do deus Belo)
Foi profectizada há milénios
Pelo oráculo de Amon
Onde o Filho de Belo e Ana
Contra o Rei e sua Mãe se revoltou
Chamado Nino à presença do Rei
Em Pomba se transformou
Subindo aos céus em Apoteose


"Para que Deus seja sempre Homem"

Dom João, O segundo de Portugal


Com os melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#331788 | Limão | 01 jul 2013 22:12 | Em resposta a: #331757

Caro Confadre

JoséMaria Ferreira,

Muito obrigado, excelente, parabéns.
Com os meus melhores cumprimentos,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#331790 | josemariaferreira | 01 jul 2013 22:24 | Em resposta a: #331788

Caro confrade


De parabéns está o Dom de João Segundo de Portugal



Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: o título de dom

#331791 | Limão | 01 jul 2013 22:34 | Em resposta a: #331790

Caro Confrade,

José Maria Ferreira,

Exatamente, ( O Principe Perfeito).
Muito obrigado,

Agostinho.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 13:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen