Filho(a) de Pai incognito

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Filho(a) de Pai incognito

#60222 | palmeida | 11 mar 2004 20:55

Caros Confrades:

Gostaria de ajuda para a seguinte situação. Por mais do que uma vez me deparei com descendentes filhos de Pai incognito. Pergunto o que fazer nessas situações,

se simplesmente não há mais nada a fazer e portanto impossivel de continuar pelo ramo em questão;

se por exemplo poderei tentar saber se a criança foi registada mais tarde já com o nome do pai e se essa alteração terá de estar incluida na certidão de nascimento;

No caso da mãe desse filho(a) de Pai incognito ter casado, haverá alguma maneira de saber se poderá ter sido com o pai da criança....

Toda e qualquer sugestão será benvinda, agradecendo desde já a vossa atenção!

Cptos,

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60225 | alentejo | 11 mar 2004 21:35 | Em resposta a: #60222

Cara Confrade,

Como anda tudo entretido noutros tópicos, vou tentar responder-lhe com as minhas parcas capacidades.
Uma criança registada (baptismo) como filhos de pais incógnitos poderia, posteriormente, ser assumida pelos pais (ou dois ou 1 ou outro). Esta legitimação poderia efectivar-se à margem no próprio assento de baptismo, por escritura mandada lavrar por um dos progenitores, por legitimação régia, ou, em último caso, ser reconhecida por um dos pais em testamento.
Existem casos que, depois da morte dos progenitores, tios/tias (irmãos de pai ou mãe), herdaram a criança, numa manisfestação explícita de paternidade.
Enfim, esta matéria é campo aberto e oferece uma panóplia de casos.
NB

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60428 | palmeida | 14 mar 2004 17:19 | Em resposta a: #60225

Caro Confrade:

Obrigada pela sua colaboração. De qualquer forma pedia a si, ou a qualquer outro dos confrades que me possa ajudar a descobrir o que fazer para tentar saber se determinado filho de pai incognito foi ou não posteriormente registado pelo pai, sem que essa "anotaçáo" esteja presente na certidão de nascimento do mesmo.

Agradeço tambem outras sugestões/indicações uteis para este caso.

Obrigada a tos.

Cptos,

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60431 | Ortigão | 14 mar 2004 17:38 | Em resposta a: #60428

Já experimentou a certidão de óbito? Há também livros de perdões e legitimações para algumas freguesias guardados nos arquivos distritais.

cptos
ROdO

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60440 | palmeida | 14 mar 2004 19:39 | Em resposta a: #60431

Caro Confrade:

Obrigada pela informação. Relativamente à certidão de óbito, nada acrescenta á de nascimento, pois as informações constantes são as mesmas. Vou tentar a sua sugestão e procurar os tais livros de perdões e legitimações para ver se tenho sortre!

Cptos,

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60515 | palmeida | 15 mar 2004 18:56 | Em resposta a: #60431

Caro Ortigão:

Na anterior resposta disse-lhe que a certidão de obito do "Filho de Pai incognito", nada acrescenta à de nascimento, mas referia-me a este caso em concreto, pois os dados constantes em ambas eram exactamente iguais, não querendo dizer que as certidão de Obito por norma não possam ter outros elementos que não constavam na certidão de nascimento.

Como a lingua Portuguesa pode ser um pouco traçoeira, resolvi esclarecer a minha afirmação, por achar que podia deixar dúvidas.

De novo agradeço a sua sugestão.

Cptos,

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60656 | malimo | 18 mar 2004 01:36 | Em resposta a: #60222

Cara Paula,
Eu também fiquei sem entender quando li numa certidão de batismo:"avós maternos incógnitos".
Os pais da criança eram primos irmãos.O pai da mãe da criança era irmão do avô paterno.A avó paterna da criança era irmà da avó materna e tia da nora.Dois irmãos casaram-se com duas irmãs.Depois de ler muitas vezes a certidão,fiquei com a seguinte idéia:o padre escreve que os noivos se casaram naquela paróquia, que a criança é filha legítima de A B,que os padrinhos são X e Y que ele reconhece como sendo os próprios,conhece também os avós paternos e cita os maternos como incógnitos.O padre é que não conhecia os avós maternos.Não poderia portanto testemunhar que os reconhecia como os próprios como fizera com os padrinhos e avós paternos.Será isso?
Cumprimentos,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60707 | carlos luiz | 18 mar 2004 22:01 | Em resposta a: #60656

Cara Paula,permita-me que me exprime assim.
Eu sou neto de avô paterno incognito.Nem sei se o meu pai, conheçeu o seu!Mas todos nós sabiamos ,quem era a sua familia paterna.
Hoje eu,depois de tantos anos passados!Procuro saber quem era aquela familia,que refusou a paternidade do meu pai?
Hoje estou feliz, estou mais rico,consegui conquistar esta familia, nem que seja só, por uns raros momentos, que passamos juntos quando vou a Portugal.E sabe uma coisa, e a genealogia mais bonita,de quem eu me orgulho bastante ******* confrade de avô incógnito****
*****carlos****cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60719 | palmeida | 18 mar 2004 23:46 | Em resposta a: #60656

Cara Maria Alice:

De facto o meu caso é diferente! Trata-se de uma mãe solteira, que, ou não querendo divulgar a identidade do pai da criança, o registou como sendo filho de pai incognito, ou, o pai da criança não quiz assumir a paternidade do filho. O problema, é agora descobrir quem é o pressumivel pai da criança, pois não há qualquer dado referente a este mesmo na certidão de obito, o que pode significar que esta criança nunca foi registada posteriormente com o nome de seu pai.

Em conclusão: Este ramo familiar fica "bloqueado", pela impossibilidade de o continuar e de saber a ascendência paterna do "Filho de Pai incognito"!

Cptos,

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60721 | palmeida | 18 mar 2004 23:53 | Em resposta a: #60707

Caro Carlos:

De facto é muito bom que tenha conhecimento do seu ramo paterno e o facto de ter descoberto uma familia, por menos contacto que tenha com ela.

No meu caso, trata-se de um Trisavô incognito e tinha todo o gosto de continuar a efectuar a sua ascendência, tentar perceber as suas origens, mas parece-me uma tarefa dificil ou mesmo impossível.

De qualquer modo vou continuar a procurar pistas e a aguardar mais algumas ajudas de todos os confrades, que se têm demonstrado muito colaborantes.

Cptos,

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60765 | ptm | 19 mar 2004 15:56 | Em resposta a: #60719

Cara Paula Almeida,
gostei muito de ler este tópico, na medida em que me acontece um caso semelhante. Tenho todos os meus costados investigados até meados do século XVII, menos um o do pai de um dos meus trisavós. Nos assentos de baptismo, casamento e óbito aparece António Emílio filho de Rosa Alves, solteira. Já há muito tinha perdido as esperanças, mas vou tentar ver nos tais livros de perdões e legitimações.
Obrigado.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Filho(a) de Pai incognito

#60769 | tagilde | 19 mar 2004 16:57 | Em resposta a: #60719

Cara Paula,

Tomou atenção ao nome dos padrinhos? Por vezes os padrinhos tem uma relação familiar "não declarada" com a criança ...

Apenas uma sugestão

Cumprimentos

Juca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen