Marqueses de Pombal

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Pessoas | Famílias

Marqueses de Pombal

#6025 | Tiago Gorgal | 19 jun 2001 20:24

Saudações!

Gostava de saber o estado actual de conhecimento acerca dos antepassados do 1ºMarquês de Pombal. Já se conhecem os antepassados do enigmático "Mestre" Carvalho?

Obviamente que é dispensável referir a fábula criada pelo Marquês para suceder no morgado dos Carvalhos...

Cumprimentos,

Tiago Gorgal

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6036 | rafael mião | 20 jun 2001 00:06 | Em resposta a: #6025

Ex.mo Senhor Tiago Torgal
Talvez seja útil a consulta do artigo sobre "Brasão de Armas do Primeiro Marquês de Pombal"da autoria do meu ilustre amigo e heraldista notável sEnhor Dr.Francisco de Simas Alves de Azevedo e publicado na Revista Municipal de Lisboa-2.ª série-n.º 3 -1.º trim. de 1983,desenv. de uma comunicação feita na Secção de História da Associação dos Arqueólogos Portugueses em 27-10-1982.
Com os meus melhores cumprimentos
R. C.

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6089 | mop79436 | 20 jun 2001 23:31 | Em resposta a: #6036

Caro Senhor R.C.

Apesar do mau gosto de quem iniciou este tópico,que penso todavia ser importante,agradecia que me informasse ,como conseguir fotocópia do dito artigo.

Cumprimentos

F.A.C.

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6101 | nunoataide | 21 jun 2001 08:16 | Em resposta a: #6036

Caro Senhor

Gostaria de lhe perguntar se tem conhecimento de qual é a origem do ramo Ataíde a que pertence o Marquês de Pombal. Possuem alguma ligação com os da Silva Ataíde, da Casa do Terreiro em Leiria?
Com os meus cumprimentos

Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6102 | aeiou2 | 21 jun 2001 10:46 | Em resposta a: #6101

Caro Senhor
Segundo Jacinto d'Andrade Albuquerque de Bettencourt,in "Subsidios para a história genealogica insulana",VII,Bettencourt,Separata da "Revista Michaelense",sem data a páginas 21 vem:" d.11 D.Leonor Maria de Athayde,filha de Gonçalo da Costa Coutinho ,Governador de Aveiro,Buarcos,e Figueira da Foz e de D.Isabel d'Athayde,que foi a primeira pessoa deste apelido que foi para S.Miguel,que casou com Sebastião de Carvalho e Mello,Capitão dos Familiares do S.O.destes nasceu:
c.12 Manuel de Carvalho e Athayde,capitão de cavalaria,comendador de Christo,Fidalgoda C:R.e autor do livro de genealogias conhecido vulgarmente pelo "D.Tivisco",falecido em 14 -III-1720,tendo casado com D.Thereza Luiz de Mendonça e Mello,filha de João de Almeida e Mello,Senhor dos Morgados dos Olivaes e de Souto de El-Rei.
Deste casamento nasceram filhos,entre os quais:
c.13 Sebastião José de Carvalho e Mello,1º Conde de Oeiras e 1º Marquez de Pombal,etc.,por demais conhecido na História de Portugal.C.G."
Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6103 | rafael mião | 21 jun 2001 11:13 | Em resposta a: #6089

Caro Francisco Álvares de Carvalho
Desculpe ter-me dirigido apenas pelas iniciais e eu ter assinado de forma idêntica;considero que não é a forma mais delicada,mas tão somente por uma questão de rapidez ou comodidade.Aliàs,nunca fora meu hábito .
Terei muito gosto em enviar-lhe as fotocópias do referido artigo,aliàs tenho por "timbre"colaborar no que posso,no que sei e,também,verdade seja dita não me coibo de pedir ajuda ou informação e nas informações de -Genealogia-costumo parafrasear:nada se perde tudo se aproveita.
Assim diga-me para onde enviar- as fotocópias.
Com amizade
O.Rafael G. Carvalho

bdodegusmao@mail.telepac.pt

Tenho algures umas fotocópias (e são muitas)de um processo de concessão de armas,não me ocorre agora com precisão o tipo de documento, respeitante a-Álvares de Carvalho, deve ser esta Família.Se encontrar dar-lhe-ei notícia;todavia,suponho que deve ser do seu conhecimento.

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6104 | MAS | 21 jun 2001 12:00 | Em resposta a: #6102

Caros Amigos
Aquele Gonçalo da Costa Coutinho, ou da Costa de Soveral como também aparece, foi ainda FCR, COC e capitão-mor de Montemor. Era filho do Doutor Gaspar de Soveral da Costa, lente do Colégio de S. Paulo da Universidade de Coimbra, desembargador da Relação e chanceler-mor do Brasil, e de sua mulher D. Leonor Coutinho de Vilhena; e neto paterno de Simão da Costa, coronel da Gente da Beira (sobrinho-neto do comendador da Ordem de Malta Tristão do Amaral) e de sua mulher (escritura de dote feita em Sernancelhe a 25.2.1556) D. Beatriz de Soveral, sendo esta filha legitimada (carta real de 4.3.1556), havida em Francisca de Queiroz, moça solteira, de Gaspar de Soveral, chefe desta linhagem, fidalgo de solar conhecido, 6º Morgado de S. Theotónio de Sernancelhe, senhor das honras de Soveral e da Lapa e senhor de vasto património, que no seu testamento de 16.10.1565 vinculou à instituição do morgadio e capela (na igreja matriz) de Nª Sª do Pranto de Sernancelhe. Depois de viúvo foi cavaleiro professo da Ordem de Malta e sucedeu a seu tio como abade de Sernancelhe (já o era em 1553) e como comendador dos vastos bens que aquela Ordem tinha neste concelho. A ele ou ao dito seu tio se atribui a construção da chamada Casa de Malta em Sernancelhe. Foi ele também que mandou pintar no tecto da capela-mor da matriz de Sernancelhe o brasão de armas dos Soveral, em escudo oval sobre uma cruz de Malta. A este também se atribui a pedra de armas (sec. XVI) da Casa de Sernancelhe, com Soveral em pleno também num escudo oval encimado por um coronel de nobreza.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6107 | aeiou2 | 21 jun 2001 12:51 | Em resposta a: #6104

Ex.mo Senhor
Segundo a fonte citada anteriormente "Gaspar da Costa Coutinho é filho de Gaspar Coutinho da Costa e de s.m. D.Leonor Ramalho de Queiroz filha de Francisco Ramalho de Queiroz n.S.Gonçalo de Amarante e instituiu o vínculo do Ramalho,em S.Miguel,por testamento aprovado em 11-VI-1598 e de s.m. D.Leonor Dias Netto.
Neto de Ruy Gonçalves da Câmara,filho 2º que n.Ponta Delgada e de s.m. D.Luísa de Viveiros
bisneto paterno de Henrique de Bettencourt e Sá e de D.Simôa de Souza Manuel f.5-XI-1587 e materna Morgado Jerónimo Jorge e s.m. D.Beatriz de Viveiros.(se estiver interessado a citada fonte tem um esboço da ascendência desta senhora)
D.Simôa de Souza era filha de Balthazar Vaz de Souza falecido em Porto Seguro,Brasil e de s.m. D.Leonor Manoel,filha de Domingos Manuel;era neta paterna de D.Isabel Alvares e de seu marido João de Souza,Armado Cavaleiro em África,no tempo de D.Manuel I e filho de D.Iria ,senhora irlandeza e casada em Portugal com um fidalgo de quem não se sabe o nome.Diz o Dr.Fructuoso que esta senhora era Dama da Raínha D.Leonor.
O citado Henrique de Bettencourt e Sá é o 4º filho de Pedro Rõiz Gonçalves Zarco da Câmara e de D.Margarida de Bettencourt filha de Gaspar de Bettencourt e de D.Guiomar de Sá."
Sempre ao dispor
Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6108 | MAS | 21 jun 2001 13:32 | Em resposta a: #6107

Cara Senhora
Não estudei em pormenor toda a descendência do Doutor Gaspar de Soveral da Costa e sua mulher D. Leonor Coutinho, nomeadamente essa linha, pelo que que não posso apresentar documentação. Mas é isso que se diz na generalidade das genealogias, inclusivé (julgo eu, pois tenho de memória) a do próprio pai do marquês. Estou, no entanto, muito interessado em apurar documentalmente o assunto.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6115 | aeiou2 | 21 jun 2001 14:44 | Em resposta a: #6108

Ex.mo Senhor
A fonte por mim consultada e indicada é de Jacinto d'Andrade Albuquerque de Bettencourt,da Associação dos Archeologos Portugueses e membro da sua secção de Heraldica;da Sociedade Portuguesa de Estudos Historicos; do Tombo Historico-Genealogico de Portugal;da Convention d'Heraldique(Bâle)e da Société Academique d'Histoire Internationale (Paris)
Foram publicados do mesmo autor:
I-Subsídios para a linha genealogica de Pereiras na Sereníssima Casa de Bragança.
II-Andrades,da Ilha de S.Miguel.
III-Botelhos-Subsídios.
IV-Tavares-Subsídios.
V-A pesca da baleia,em Mossamedes.
VI-João Gonçalves Zarco( discussão das descobertas portuguezas dos séculos XV e XVI).
Julgo que foram sempre separatas da "Revista Michaelense" e feito nas Oficina d'Artes Gráficas-S.Miguel-Açores.
Não tem número nem data embora com uma dedicatória do autor .
Também tenho uma publicação do mesmo autor e seu primo Luiz Filippe d'Andrade Albuquerque de Bettencourt da "Associação dos Archeologos Portuguezes e da "Convention d'Héraldique".(Subsídios para a Historia Genealogica Insulana Estudo I Andrades,Lisboa 1911,Livraria Ferrin)e em anexo tem III e IV anteriormente citados.
Tem o ex-libris do Tombo Historico Genealogico de Portugal.
Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6120 | mop79436 | 21 jun 2001 17:23 | Em resposta a: #6115

Cara Maria

Nos Brazões Inéditos de José de Sousa Machado pag 146 nº 459 refere-se a uma CBA 4.9.1647 concedida a Sebastião de Carvalho (Doutor),Carvalhos,Bragas,Pintos e Figueiredo.

Não sei me pode informar:

1ºQuem é este Sebastião de Carvalho?

2ºNesta CBA é dado como 3º neto de Diogo de Carvalho

3ºTenho uma memória que diz que este Diogo de Carvalho seria filho de João Dias de Carvalho Mestre de Campo de Vila Real e de Maria Antunes Reimondes (que casou 1º ou 2º com João Fernandes de Almendra natural de Anciães)filha de Antão Afonso Reimondes Alcaide de Almofala.E este João Dias de Carvalho filho de outro João Dias de Carvalho,Mestre de Campo de Vila Real e por fim neto de Diogo Álvares Perera de Carvalho Alcaide Mor de Vila Real.Este Diogo Álvares Pereira seria irmão mais novo, de Diogo Álvares de Carvalho ,Morgado de Carvalho.

Tem alguma informação sobre esta ascendência?

Cumprimentos

Francisco Álvares de carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6124 | aeiou2 | 21 jun 2001 18:18 | Em resposta a: #6101

Ex.mo Senhor
Além da citada Senhora houve Gaspar da Costa Athayde,que segue.
Francisco da Costa Coutinho cc1678 D.Barbara Moniz de Medeiros que tiveram Bartholomeu de Athayde s.m.n.e D.francisca antónia de Medeiros Coutinho cc 24 -VII-1715 Capitão Francisco Pereira de Bettencourt e Sá cs
Gaspar dea Costa Athayde,Sargento-mór de Batalhas,2ºsenhor do Vínculo do Ramalho,ccD.catharina Rosa de Lima e foram pais de:
Christovam da Costa Athayde,3ºSenhor do Vínculo
do Ramalho cc D.Juliana Maria Caetana de Noronha e houve:
Fernando da Costa Athayde de Têve de Souza Coutinho,do C. de S.M.F. e do da Guerra,Tenente
general dos Reaes exercitos,4º Sr.do Vinc. do Ramalho.13º Sr.de Bayão,Capitão General do Grão Pará e Maranhão e Governador das Armas da Beira e do Alentejo cc? e houve:
Fernão Romão da Costa,5º Sr. do Vinc.do Ramalho
e 14º Sr.de Bayão,solteiro
D.Maria Rosa Athayde por morte de seu irmão foi a 6º e última Sra.do Vinc. do ramalho e 15º e última Sra. de Bayão.s.m.n.Sobre os ascendentes de D.Isabel de Athayde o GP deve ter alguma notícia.
É o que lhe consigo de momento sobre estes Athaydes.Se encontrar mais alguma coisa logo lhe direi.Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6125 | aeiou2 | 21 jun 2001 18:21 | Em resposta a: #6120

Boa tarde!
De momento não tenho resposta.Se algo encontrar logo lhe direi,mas sou apenas uma estudiosa da genealogia da minha extensa família.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6126 | alentejo | 21 jun 2001 18:36 | Em resposta a: #6101

Encontra estes Ataídes (do Marquês de Pombal) em Felgueiras Gayo, Título de Sás, § 8, pág. 316; Título de AZevedos, § 23 e 86, págs. e 555 e seguintes.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6140 | 2910 | 21 jun 2001 23:29 | Em resposta a: #6120

Caro Sr. Francisco Álvares de Carvalho

Gostava de saber se na mencionada carta, dada a Sebastião de Carvalho, fala de uma tal Veronica Pinto, filha de Francisca Pinto e de Pedro Rodrigues da Fonseca "o Varandas", natural de Sernancelhe.

Os meus melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6159 | mop79436 | 22 jun 2001 11:25 | Em resposta a: #6140

Caro Caeiro Pinto

Vou-lhe transcrever a dita CBA na integra,pois não é grande.

"Sebastião de Carvalho (doutor) fidalgo da casa de Sua Majestade e dembargador da Casa ds Suplicaçãofilho do doutor Sebastião de Carvalho desembargador do Paço e de sua mulher D.Maria de Braga que era filha de Jorgr Álvares de Figueiredo e de sua mulher Isabel de Braga;neto de Belchior de Carvalho~e de sua mulher Verónica Pinto;bisneto de Sebastião de Carvalho e de sua mulher Maria de Sousa ;e terceiro neto de Diogo de Carvalho e de sua mulher Felipa de Seixas."

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6180 | Tiago Gorgal | 22 jun 2001 21:13 | Em resposta a: #6089

Gostaria somente de saber o que entende por mau gosto....

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6181 | Tiago Gorgal | 22 jun 2001 21:16 | Em resposta a: #6126

Obrigado a todos pelas informações.

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6184 | Tiago Gorgal | 22 jun 2001 21:57 | Em resposta a: #6089

Gostaria de saber o que entende por mau gosto....

Tiago Gorgal

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6215 | nunoataide | 24 jun 2001 15:53 | Em resposta a: #6102

Exª Senhora Dona Maria

Fico-lhe muito grato pelas informações que me forneçeu sobre os Ataídes, ascedentes do Marquês de Pombal. Agradecia-lhe, se possivel, que me fornecesse o endereço do GP, para continuar as minhas pesquisas.
Aproveito, ainda para lhe perguntar se a obra os Botelhos-Subsídeos, de Jacinto de Andrade Albuquerque de Bettencourt, possui alguma referência aos Botelhos da Costa. A esta família pertencem os Viscondes de Girául, que possuem algumas propriedades em Fermilo (Tarouca).
Com os meus respeitosos cumprimentos

Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6218 | aeiou2 | 24 jun 2001 16:55 | Em resposta a: #6215

Ex.mo Senhor
Não tem que me agradecer,pois tenho sempre muito gosto em partilhar dados.O GP é o GeneaPortugal.
Na separata dos Botelhos,logo na apresentação vem "Seja-nos lícito agradecer,em especial,ao Ex.mo Snr.Augusto Botelho da C.V.,nosso amigo e distinto genealogista, o preciosíssimo auxílio que nos prestou,pondo incondicionalmente à nossa disposição todos os seus apontamentos sobre "Botelhos",de um livro que tem em preparação e que em breve vae publicar."Não sei qual a obra ,mas fica aqui a pista.
Aparece um João Gonçalves Botelho,por alcunha o Tosquiado,era filho de Gonçalo Vaz Botelho o Grande.Foi Escudeiro e morador em Rosto de Cão,S.Miguel.Vinculou por testamento feito em 30 jun 1513 e aprovado em 2 jul do mesmo anno;d'este vinculo foi 1º administrador o filho João Arruda da Costa e última administradora a 1ª Viscondessa da Praia.Casou com D.Isabel Dias da Costa de que houve:
31.João d'Arruda da Costa que segue
32.Pedro da Costa com curta geração extinta
33.D.Maria Rodrigues Botelho
31.João d'Arruda da Costa ,S.Miguel cc D.Catharina Favella ...
Não aparece nunca Botelho da Costa (estamos em 1513/1535), a descrição dos descendentes vai até 1912 .
Se quizer faço fotocópia (32 pags) e envio-lhe por correio.
Com os melhores cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6232 | nunoataide | 24 jun 2001 23:01 | Em resposta a: #6218

EXª Senhora Dona Maria

Agradeço-lhe mais uma vez a sua gentileza e, se não fosse muita maçada, pedia-lhe se me enviava as ditas fotocópias para a seguinte morada: Nuno Ataíde Amaral
Casa de Passos
Passos de Carvalhais
3660 S. Pedro do Sul
De facto penso que poderá ter sido um Botelho açoreano que terá vindo para a Beira e dado origem a este ramo em Fermilo, Tarouca.
Se por um acaso estiver interessada nas seguintes famílias posso ceder-lhe algumas informações:

Cabral Soares de Albergaria - Mangualde; Sá e Melo (Fornos de Algodres e Anadia); da Silva Ataíde (Leiria); do Amaral Sousa (Guarda e Mangualde);Amaraes Osórios (Mangualde); Abreu Castelo Branco (Fornos).
Com os meus respeitosos cumprimentos

Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6237 | LBMSPG | 24 jun 2001 23:47 | Em resposta a: #6232

Peço desculpa de me intrometer na vossa conversa, mas gostava de dizer em relação aos "Botelho da Costa" e sem mais elementos da sua parte, que me possam ajudar a fazer um juizo correcto,o seguinte :

Parece-me mais lógico que tenha sido um Botelho da Costa a ir para os Açores e não o contrário. Como sabe o primeiro Botelho a ir para os Açores, é Gonçalo Vaz Botelho, filho de Pedro Botelho, Fidalgo da Casa Real e Fidalgo de Solar Conhecido, do Conselho de Dom João II,Juiz da Alfandega de Lisboa, etc, e s.m. Dona Isabel Annes de Buarcos. Além de Gonçalo Vaz do Rego, que deu origem aos "Botelhos dos Açores", tiveram ainda Diogo Botelho (primogénito), que deu origem aos Botelhos de Távora, e Dona Maria Botelho, casada com Afonso Lourenço de Mattos, Fidalgo de Solar e da Casa Real, que deu origem aos Botelho de Moraes Sarmento.

Nos vários ramos e casas de Botelhos, encontramos os Botelhos da Costa, com Morgados em Castelo Branco. Serão os seus deste ramo, que posteriormente passaram aos Açores ? ou serão fruto de um casamento nos Açores de um "Botelho dos Açores" com alguém de apelido Costa ? ou ainda fruto de um casamento de um outro Botelho de outro ramo ? Se me der mais elementos, tentarei ajudá-lo.

Melhores cumprimentos

L.B.de M.S.Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6245 | aeiou2 | 25 jun 2001 08:30 | Em resposta a: #6237

Ex.mo Senhor
Segundo a bibliografia anteriormente indicada "o primeiro Botelho que nasceu na Ilha de S.Miguel foi 17. Nuno Gonçalves Botelho,que vinculou as terras de Nossa Senhora da Vida,em Vila Franca do Campo,por testamento aprovado em 13 out 1504,CC D.Chatarina Rodrigues Coutinho ,que vinculou por testamento de 4 set 1531 e de quem houve 3 filhas e 2 filhos".
Seria" 1. Paio Mogudo,Senhor de Sandim ,o Velho,Rico-homem de Afonso IV,de Leão,é o tronco d'esta família em Portugal segundo diz enter outros,Villas Boas na sua "Nobiliarchia Portugueza" 1ª parte".Sempre ao dispor.
Com oe melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6250 | LBMSPG | 25 jun 2001 09:31 | Em resposta a: #6245

Estamos a dizer a mesma coisa. Gonçalo Vaz Botelho, descendente de D. Paio Mogudo,foi dos primeiros povoadores da ilha de S. Miguel, era irmão de Diogo e de D. Maria Botelho, e foi pai de Nuno Gonçalves Botelho, o primeiro do ramo dos povoadores, ou ramo dos Açores, que casou na ilha de S. Miguel.

Com os melhores cumprimentos

LPG

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6251 | LBMSPG | 25 jun 2001 09:34 | Em resposta a: #6237

Onde está Gonçalo Vaz do Rego, leia-se Gonçalo Vaz Botelho.

LPG

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6258 | aeiou2 | 25 jun 2001 11:02 | Em resposta a: #6232

Ex.Senhor
Nuno Ataíde Amaral
Espero enviar as fotocópias na próxima quarta feira e o que me interessa dos Silva Ataíde (Leiria).Nesta altura estou com muito trabalho e a genealogia tem que ficar mais parada.
Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6528 | zamot | 02 jul 2001 11:15 | Em resposta a: #6251

Meu Caro Luis

Como sabes sou muito amigo do Joaquim Bernardo Megre Botelho da Costa. Seu Pai que ainda se encontra vivo, e é um apaixonado pela Genealogia tem bastantes elementos sobre a familia. Caso queiras posso pô-los em contacto.

Um Abraço

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6550 | LBMSPG | 02 jul 2001 20:48 | Em resposta a: #6528

Meu caro José Tomaz,

Até que enfim que voltaste ao forum. Como sabes tenho também muita documentação da
familia, pelo que te fico muito grato se tiveres o incomodo de me apresentares ao pai do Joaquim.

Falamos depois mais calmamente. Em principio no próximo Sabado passo aí.

Um abraço amigo

Luis Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6627 | nunoataide | 04 jul 2001 23:19 | Em resposta a: #6528

Caro José de Mello Breyner

Vinha pedir-lhe, de novo, o favor de me fornecer também o contacto do Pai do seu amigo Joaquim Botelho da Costa, uma vez que estou interessado em descobrir os ascendentes do meu Bisavó,Bernardo Botelho da Costa, natural de Fermilo (Tarouca).
Com os melhores cumprimentos

Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#6630 | nunoataide | 04 jul 2001 23:42 | Em resposta a: #6627

Exma Senhora Dona Maria

Antes de mais as minhas desculpas por só agora lhe vir agradeçer as fotocópias que teve a amabilidade de me enviar. Relativamente à possibilidade de existir um parentesco entre os Silva Ataíde (Leiria)e os Silva que sugere (Almada), tal não me parece provável uma vez que nos primeiros o apelido Silva vem de Braga, e quando apareçe em Leira, por casamento, os descendentes utilizaram primeiro os apelidos da Silva da Costa e depois da Silva Ataíde.
Em relação à existência de um vínculo Silva em Leiria, nada lhe posso adiantar a não ser que no Arq. Distrital de Leiria, pode ser que encontre o registo deste Vínculo e assim estabelecer alguma ligação.
Com meus respeitosos cumprimentos

Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#7076 | 2910 | 15 jul 2001 23:50 | Em resposta a: #6120

Caro Francisco Álvares de Carvalho
aqui vai a resposta da sua pergunta "-Quem é Sebastião de Carvalho", retirados de uns apontamentos meus.

Um abraço
Óscar caeiro Pinto

(13)-FRANCISCA PINTO, natural de Mesão Frio, (segundo diz
Pedro A. Azevedo, no III vol. do Arquivo Histórico de
Braamcamp Freire que estuda a ascendência do 1º marquês de
Pombal). O pai do dito marquês de Pombal, nas suas genealogias
dá como pai desta senhora o morgado de Balsemão, Aires Pinto
da Fonseca, o que parece mais uma das suas falsidades
genealógicas. Por esta ter nascido em Mesão Frio e não em
Lamego é mais provável que seja filha de Aires Pinto Ribeiro, que
morou em Mesão Frio e de sua mulher Guiomar da Fonseca
Coutinho, natural da vila de Almeida, que tiveram um filho
também casado em Sernancelhe.
Casou na vila de Sernancelhe com PEDRO RODRIGUES DE
SOUSA, chamado "o das Varanda por hua boa q tinha nas
Cazas em q vivia em Cernancelhe". Julgo que alguns dos
Seus descendentes seguiram a alcunha paternal, usando o
Varandas como apelido. Deste casal descende o 1º Marquês de
Pombal. Tiveram pelo menos :

14-ISABEL PINTO, casada em Sernancelhe com CRISTOVÃO
DE FIGUEIREDO, filho de Henrique de Figueiredo, Tiveram
por filho :

15-FRANCISCO ROZEIMA DE FIGUEIREDO, casou com
MARIA DE GOUVEIA, filha de Francisco de Gouveia
Coutinho, 4º administrador da Mordomia e de sua
primeira mulher Leonor Pereira. Com geração.

14-VERÓNICA PINTO, casou na vila de Sernancelhe com BELCHIOR DE CARVALHO, nasceu em 1532, foi escrivão dos orfãos de Sernancelhe, legitimado por seu pai Sebastião de Carvalho a 26/1/1555, tendo 23 anos, faleceu 19/7/1601, em Sernancelhe. Neto paterno do fisico Sebastião de Carvalho,(filho de frei João Dias) que viveu em Sernancelhe e de sua mulher Maria de Seixas.
Segundo o testemunho do corregedor de Sernancelhe, diz que “ os quais eram da mais principal nobreza de toda a Vila e Comarqua, e que sempre se tratavam á laia de nobreza, com cavalos, criados, e negros de serviço” Teve entre outros :

15-SEBASTIÃO DE CARVALHO, natural da vila de Sernancelhe, foi desembargador do Paço, casou em S.João da Pesqueira a 13/1/1586 com MARIA DE BRAGA, filha de Jorge Álvares de Figueiredo, natural de Trevões e de Isabel de Braga Pessoa, moradores em S.João da Pesqueira. Com geração, nomeadamente outro Sebastião de Carvalho, fidalgo da casa real, desembargador da casa da suplicação, que teve carta de brasão de armas a 4/9/1647, para Carvalho, Braga, Pinto e Figueiredo (bisavô paterno do 1º marquês de Pombal).


15-MANUEL DE CARVALHO PINTO, foi senhor da casa de seu pai em Sernancelhe, casou com MARIA DE SOUSA, filha de Fernão de Mello e Sousa, 2º morgado de S.Paio de Gouveia, moço F.C.R., foi capitão de armada na Índia, e de Francisca de Barbuda (filha de Diogo de Barbuda, F.C.R., alcaide –mor de Seia e de sua mulher Susana de Almeida, filha de Francisco de Almeida, vice-Rei da Índia ). Teve:

16-BELCHIOR DE CARVALHO PINTO, casou com ISABEL FERREIRA. Com geração.

16-FRANCISCA PINTO, casada com PEDRO LOPES DE FIGUEIREDO, do lugar de Valverde (Aguiar da Beira).Com geração.

16-Filhas freiras em Moimenta

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Pombal

#230702 | Mota Borges | 28 mai 2009 16:42 | Em resposta a: #6250

Gostaria de vos colocar uma questão acerca da cronologia associada a Gonçalo Vaz Botelho, e antepassados, que aparece aqui no Geneall e que é a seguinte:

- Fernão Dias Botelho c. 1410;
- Diogo Botelho (filho do anterior) c. 1450;
- Pedro Botelho (filho do anterior) c. 1480:
- Gonçalo Vaz Botelho (filho do anterior) c. 1420.

Está assumido pela história convencional que, Gonçalo Vaz Botelho (o Grande) chegou aos Açores, por volta de 1444, na primeira "remessa" de colonos portugueses. Consta também que trazia filhos, cujos nomes são conhecidos embora se desconheça nome da(s) esposa(s).

Alguem consegue "deslindar" este Mistério cronológico.

Agradecimentos antecipados pela ajuda que puderem disponibilizar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 06:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen