Teixeira de Macedo e ligação a Bulhões

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Teixeira de Macedo e ligação a Bulhões

#60277 | victorferreira | 12 mar 2004 13:29

Procuro informações genealógicas (ascendência e descendência) sobre António Teixeira de Macedo, personagem ligado aos empreendimentos coloniais na Índia (Negapatão, S Tomé de Meliapor, entre outros)em fins do séc XVI, início do seguinte.
Segundo Ped. Lus., os seus descendentes estão ligados aos Seixas e uns Bulhões, de Esgueira, mas que pára nos seus bisnetos.
É por este último parentesco (Bulhão/Bulhões)que estou interessado em estabelecer parentescos.
Grato pela colaboração

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Macedo e ligação a Bulhões

#260769 | pedroacpinto | 20 ago 2010 11:15 | Em resposta a: #60277

Caro VF,

Alguns documentos sobre Teixeiras de Macedo que lhe poderão interessar:

Chancelaria de D. Filipe III, Livro 26, fol. 294v.º-295
Lisbon, 06/12/1636

Dom phelipe etc faco saber aos que esta minha carta virem que auendo respeito a antonio de macedo estante na jndia filho de sebastião de macedo ter seruido naquellas partes desde o ano de seiscentos e noue ate o de seiscentos e uinte e noue nas armadas de remo e alto bordo do estreito da percia norte malauar sul e outras partes e nas fortalezas fronteiras sendo soldado e capitão e procedendo com satisfacão nas ocaziões em que se açhou contra os inimigos de europa e naturais da jndia ej por bem de lhe fazer merçe dos cargos de escriuão da feitoria e da alfandega de mascate por seis anos na uagante dos prouidos antes de doze de nouenbro do ano de seiscentos e trinta e dous em que lhe fiz esta merçe alem da que pellos mesmos respeitos lhe mais fiz do cargo de ouuidor da çhina per tenpo de tres anos na mesma vagante E assi ej por bem que esta merçe haja effeito sem enbargo dos / [fol. 295] dos [sic] regimentos e prouizões pasadas em coroboracão delles que dispoem que os prouidos de huma capitania ou cargo do dito estado da jndia o não sejão de outro e que se não de mais que per tenpo de tres anos e pagou de mea anata dos cargos de escriuão da feitoria e da alfandega dous mil e seiscentos reis que he o mesmo que deue na Chancelaria que tudo se caregou ao thesoureiro joão pães de matos a folhas duzentas e sincoenta e sinco verso do Liuro de seu recebimento com o qual cargo de escriuão da feitoria e da alfandega de mascate e auera o dito antonio de macedo em cada hum dos ditos seis anos que o seruir o ordenado proes e percalcos que lhe direitamente pertencerem
pello que mando ao meu viso rej ou gouernador das partes da jndia que hora he e ao diante for que tanto que ao dito antonio de macedo pella dita maneira couber entrar nos ditos cargos e constando per certidão do official a que tocar de como pagou a mea anata do ordenado e mulumentos delle lhe dem a posse dos ditos cargos e lhos deixem seruir pello dito tempo de seis annos e hauer o dito ordenado prões e percalcos como dito he sem lhe a isso ser posto duuida nem enbargo algum e o uedor de minha fazenda daquelle estado lhe dara juramento dos santos euangelhos que bem e uerdadeiramente sirua guardando em tudo meu seruico e o direito as partes de que se fara asento nas costas desta carta que sera registada nos Liuros de minha fazenda e casa da jndia da data della a quatro meses primeiros seguintes a qual vaj per duas vias huma so auera effeito
Bertolameu d araujo a fez em lixboa a seis de dezenbro de seiscentos e trinta e seis afonso de barros caminha a fez escreuer

Chancelaria de D. Filipe III, Livro 31, fol. 272
Lisbon, 26/03/1629

Eu el Rej faco saber aos que este aluara virem que auendo respeito aos seruicos que domingos teixeira de masedo caualeiro fidalgo de missa [sic] estante na india filho de francisco pirez de maçedo me fes naquellas partes por espaço de doze anos te o de seisçentos e uinte nas armadas e fortalezas e [sic] fronteiras e se açhar na peleixa que a armada do capitão mor dom francisco de meneses Roxo teue em pegum çom outra do Rej de araquem que lhe desbaratou E em outras ocasioes de guerra ej por bem de lhe fazer merçe em satesfacão dos ditos seruiços do çargo de escriuão d alfandega de masçate por tenpo de tres anos na uagante dos prouidos antes de noue de feuereiro deste ano presente de mil e seisçentos E uinte e noue em que lhe fiz esta merce çom o qual çargo auera o ordenado conteudo no regimento posto que lhe não va deçlarado neste aluara sem enbargo da prouizão contra isso pasada e todos os prões e perçalços que lhe direitamente pertençerem
pello que mando ao meu uizo rej ou gouernador das ditas partes da jndia ou gouernador das ditas partes da jndia [sic] que ora he e ao diante for E o uedor geral de minha fazenda en ellas que tanto que pella dita maneira ao dito domingos teixeira de maçedo couber entrar no dito çargo de escriuão d alfandega de masçate lhe dem a posse delle e lho deixem seruir pello dito tenpo de tres anos e auer çom elle o dito ordenado prões e perçalços como dito he sem lhe a isso ser posta duuida nem enbargo algum E o uedor geral de minha fazenda geral das ditas partes lhe dara juramento dos santos euangelhos que bem e uerdadeiramente sirua guardando en tudo meu seruiço e as partes seu direito de que se fara asento nas costas deste que sera registado nos Liuros da casa da jndia da datta delle a quatro meses primeiros seguintes
E este ej por bem que valha tenha força e uigor çomo se fosse çarta feita em meu nome sem enbargo da ordenacão do 2.º Liuro tittullo 40 que dis que as çartas cujo effeito ouuer de durar mais de hum ano pasem per çartas e pasado per aluaras não valhão
joam feo o fez em lixboa a uinte e seis de março de mil e seisCentos e uinte e noue
E este se pasou per duas vias huma so auera effeito
diogo soares o fez escreuer



Chancelaria de D. Filipe II, Livro 35, fol. 95-95v.º
Lisbon, 19/02/1616



Dom Philippe etc faco saber aos que esta carta uirem que auendo respeito aos seruicos que Bertolameu teixeira de macedo caualeiro fidalgo de minha casa estante na Jndia me fez naquellas partes E nas do sul por espaço de treze anos te o de bj E sete seruindo de soldado E capitão E se achar na destruycam do Canharoto E em huma briga que se teue com os mouros na costa de Dio ser ferido de huma espingardada de que ficou alejado do braço direito E se achar na tomada da fortaleza do Cunhale E na de tres nauios do Cossairo Babia E jr na jornada do sul com o Viso Rey Dom Martym afonso de castro E se achar com elle na desembarcaçam do achem E cometimento de seus fortes E depois na batalha naual que o dito Viso Rey teue no Cabo rachado com a armada olandesa E na que ouue defronte de malaca em que procedeo com satisfacam ey por bem E me praz de lhe fazer merce da capitania da fortaleza de mascate por tempo de tres anos na uagante dos prouidos antes de Cinco de março do ano de bj E treze em que lhe fiz esta merce Com a qual se auera por satisfeito destes seruicos para não pedir outra satisfacam delles com a qual auera o ordenado en cada hum dos ditos tres anos que a seruir que tiueram E ouueram as pessoas que antes delle a seruiram sem embargo de não jr declarado nesta carta a Cantidade delle E da prouisam que se passou o ano de setenta E noue, E todos os proes E / [fol. 95v.º] percalcos que lhe direitamente pertençerem sem lhe a isso ser posto duuida nem embargo algum, E o Vedor da fazenda geral das ditas partes lhe dara juramento dos sanctos euangelhos que bem E Verdadeiramente a sirua guardando em tudo meu seruiço E o direito as partes de que se fara asento nas costas desta
Pelo que mando ao meu Viso Rey ou Gouernador das partes da Jndia E aos Vedores de minha fazenda em ellas que tanto que ao dito Bertolameu teixeira pella dita maneira couber entrar na dita capitania lhe dem a posse della E lha deixem seruir E auer o dito ordenado proes E percalços como dito he, E antes que elle entre na dita capitania me fara por ella pleito E omenage nas mãos do dito Viso Rey segundo Vso E costume destes Reinos de que apresentara nas costas desta certidam do secretario daquelle estado a qual se Registara nos Liuros dos Registos da casa da Jndia da feitura della a quatro meses primeiros seguintes E se passou por duas Vias de que esta he a primeira comprida huma a outra não auera efeito.
francisco d abreu a fez em lixboa a xix de feuereiro Ano do nascimento de nosso senhor yesu christo de mil seiscentos E dezeseis Diogo soarez a fez escreuer.


Documentos Remetidos da Índia, Livro 31, fol. 42-44v.º
Negombo, 04/12/1630
Carta de Lourenço Teixeira de Macedo ao Rei de Portugal.


[…] / [fol. 44v.º]
E pelos seruiços que a Vossa Magestade fiz neste aleuantamento nao tanto em disfraude de minhas Casas, ortas E fazendas, quanto pella grande perda que tambem tiue de Luis teixeira de Maçedo meu filho, E de Jeronimo taueira da cunha meu Netto que Nesta enuolta ficaram la tambem como geral Constantino de Saa em seruiço de Vossa Magestade Espero de sua grandeza (visto ser Eu ja velho) me mande fazer merçe da fortaleza de Mombaça, ou de Mascatte para hum dos meus filhos que tambem Nesta Conquista com suas armas seruem de presente a Vossa Magestade
[...]



Outras cotas:

Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Leis Manuscritas, Caixa 1, Maço 3:

N.º 57 – Carta régia ao Vice-Rei da Índia sobre António Teixeira de Macedo, provido na capitania de Mangalor, que levava sua mãe e irmã para a Índia. Elvas, 1581-03-02. Cópia oitocentista. 1 f.


N.º 58 – Carta régia a D. Duarte de Castelo Branco sobre António Teixeira de Macedo, provido na capitania de Mangalor. Elvas, 1581-03-04. Cópia oitocentista. 1 f.



TT, Desembargo do Paço, Rep. Just. e despº da mesa, Petições e cartas,
Liv. 3
441-442 Estêvão Teixeira de Macedo viagem da china, morto em Malaca por portugueses, viúva pede justiça
Desembargo do Paço, Rep. Just. e despº da mesa, Petições e cartas, Liv. 6
80 Estêvão Teixeira de Macedo, morreu indo por capitão-mor à China 1619


TT, Doc. Remetidos da Índia, Liv. 62
Lista das pessoas que foram despachadas no ano de 1630

1630, Março 30, Lisboa
[D. Filipe IIII], rei de Portugal, informou o vice-rei do Estado da Índia [D. Miguel de Noronha] que tinha feito mercê a
[...]

a João Peixoto da Silva da capitania de Mangalor, no mesmo tempo que a tinha tido seu sogro, António Teixeira de Macedo, renunciando a duas viagens para Coromandel e da capitania da Serra de Asserim que tinha por via de sua irmã;
a Luís Teixeira de Macedo a capitania da fortaleza de Mombaça com a costa de Melinde e da de Calaturé;

Mesmo Livro:

A lista grande de 1635 (fl. 94 - 94v).

1634, Março 20, Lisboa
D. Margarida [ de Áustria], vice-rainha de Portugal, informou o vice-rei do Estado da Índia [D. Miguel de Noronha] que tinha feito mercê a
[...] Lourenço Teixeira de Macedo da feitoria de Damão como tutor de sua neta órfã, que seria depois para seu casamento; (fl. 96 - 97v).


Há mais referências a ATM nos finais do XVI na Índia em cartas existentes em Simancas, mas microfilmadas na Filmoteca Ultramarina, resumidas no seu Boletim, também editado em cd-rom.
Cumprs
P

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 out 2024, 16:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen