Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Bibliografia

Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#60419 | camisao65 | 14 mar 2004 16:06

Caros Confrades,

De acordo, com uma publicação do Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris, o senhor acima referido, aparece como sendo filho de um 2º casamento de Gaspar Pessoa da Cunha, com Ana Joaquina Guerra.
"Gaspar Pessoa Tavares de Amorim, requereu com este nome justificação de nobreza e tirou carta de armas: Pessoas e Amorim.
Como sucede nalgumas cartas de armas do séc. XVIII, encontram-se às vezes diferenças ou inexactidões na indicação dos antepassados mais remotos.
A partir do avô Sancho Pessoa da Cunha (mercador, preso pela Inquisição de Coimbra em 1704 com 42 anos, processo 9478-Coimbra), o costado aparece diferente no processo de justificação, em contradição com os elementos constantes do processo do Santo Ofício.
Os avós Custódio de Carvalho e Madalena Pessoa, aparecem substituídos respectivamente por Gaspar Pessoa de Eça e Amorim, e Maria de Gouveia Veloso Cabral."
Fonte: Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris, 1957, página 86

De acordo com a BD do Genea, os pais deste Gaspar Pessoa Tavares de Amorim, são Gaspar Pessoa Tavares de Amorim, e Ana da Guerra Pessoa.
Alguém sabe qual a verdadeira ascendência?

Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#62106 | 4347 | 07 abr 2004 17:00 | Em resposta a: #60419

Conforme dados do Gabinete de Genealogia que tambem prepara dados para o Anuário da Nobreza: Sancho Pessoa da Cunha n.1666 em Montemor-o-Velho. Casou 3 vezes:1º c/ Maria Henriques,2º sei agora por si, 3º c/Branca Nunes Tavares. Deste 3º tiveram 3 filhos,1º José, 2ºGabriel Tavares Pessoa que c/c Leonor Pereira da Silva, que tiveram o Gaspar Pessoa Tavares de Amorim,n. no Fundão em 20.01.1740 do qual descendem, os mais tarde Viscondes da Vargem da Ordem e 3º Gregório. Os 3 nasceram no Fundão e tiveram Carta D'Armas (em Torres Novas existem duas Casas com as Perdras De Armas. Eu sou descendente do Gregório. Atentamente João Manuel Pessoa de Amorim PS: porquê o seu interesse?

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#62108 | camisao65 | 07 abr 2004 17:18 | Em resposta a: #62106

Caro João Manuel Pessoa de Amorim,

Na publicação que menciono, vem a árvore genealógica dos Pessoa, tanto da parte materna, como da paterna.
Como descendo de José António Pereira de Araújo e Sousa, trisavô de Fernando Pessoa, achei curiosa a informação sobre os vários ramos dos Pessoa contida na mesma publicação, e resolvi dá-la a conhecer ao Forum, com a dúvida que expús anteriormente.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#62146 | João M P Amorim | 08 abr 2004 10:13 | Em resposta a: #62108

Caro Luis Camisão Como deve saber foi Manuel da Cunha Pessoa n.1668, que deu origem aos "Pessoa " de Tomar e aos do Algarve, sendo deste ramo que descende o grande poeta Fernado Pessoa. O Manuel da Cunha Pessoa era irmão do Sancho Pessoa da Cunha que já referimos. A ultima revista " Raízes e Memórias" da Assoc. Geneal. trás um estudo da Família do Poeta. Ao dispor João Amorim PS: fique a saber que a minha estreia em fórum desta natureza foi consigo.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#62230 | JCALD | 09 abr 2004 02:18 | Em resposta a: #62108

Caro Luís Camisão:

O trabalho que cita, da autoria do Dr. Carlos Lobo de Oliveira, apresenta algumas incorrecções, precisamente nessa árvore sobre os Pessoas. Possivelmente, o Autor terá sido induzido em erro por outros, não genealogistas, que anteriormente tinham tratado a família do Poeta, nomeadamente o crítico literário João Gaspar Simões.
A família Pessoa da Cunha é realmente difícil de se seguir. Os homens casam 2 e 3 vezes, quase sempre dentro da família. São muito prolíferos e os nomes repetem-se muito.
Na referida árvore há um erro por homonímia na filiação do Dr. Daniel Pessoa e Cunha, bisavô do Poeta. Era filho de um Gaspar Pessoa da Cunha, mas não daquele que figura na árvore, e sim de um seu primo homónimo, filho dos tios e padrinhos daquele, Diogo Nunes da Cunha Pessoa e sua mulher e prima co-irmã Rosa Maria Pessoa. Esta era irmã inteira do Gabriel Tavares Pessoa que vem na árvore, por serem ambos filhos de Sancho Pessoa da Cunha e de sua terceira mulher Branca Nunes.
O marido de Rosa Maria Pessoa era filho de Manuel da Cunha Pessoa de Oliveira (irmão de Sancho Pessoa da Cunha) e de sua segunda mulher Ana Nunes. Portanto, Fernando Pessoa descendia de Sancho, não por varonia como costuma afirmar-se, mas tinha a mesma varonia por proceder de um irmão inteiro de Sancho.
Outra incorrecção da árvore é a confusão nas mulheres de Gaspar Pessoa da Cunha. D. Perpétua Constança não foi sua 1.ª mulher mas sim 2.ª mulher do outro Gaspar Pessoa da Cunha, pais do Dr. Daniel Pessoa e Cunha.
Há ainda outro erro no nome do pai de Sancho, que se chamava Custódio da Cunha de Oliveira. Neste caso, o Carvalho é tão despropositado que terá sido certamente um lapso.
Também não entendo a razão da atribuição a Sancho do apelido Amorim. Não o usou, nem nenhum dos seus parentes do Fundão. E sabe-se pouco sobre a origem destes Pessoas, oriundos de Montemor-o-Velho. Os processos da Inquisição instaurados contra membros da família Pessoa da Cunha, não exploram a ascendência Pessoa, por ser considerada cristã-velha. Apenas dão a conhecer o nome da mulher de Custódio da Cunha de Oliveira, Madalena Pessoa ou Pessoa de Gouveia, natural de Montemor-o-Velho. Talvez seja por ela que veio o apelido Amorim, cujo uso só foi reatado nos referidos bisnetos.
Lamento não ter sido muito claro, mas o assunto é um pouco confuso, pelo menos para mim. Continuo a recolher elementos para um artigo, há muito projectado.
Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#62231 | JCALD | 09 abr 2004 02:20 | Em resposta a: #62146

Caro João Manuel Pessoa de Amorim:

Peço-lhe que veja também a mensagem que enviei para Luís Camisão.
Fiz bastante investigação nos paroquiais de Torres Novas, pois os meus sobrinhos têm ascendência torrejana.
«Cruzei-me» várias vezes com Pessoas de Amorim, mas nunca os consegui entroncar. Isto talvez se deva ao facto de as minhas pesquisas se terem limitado quase exclusivamente às freguesias de Santa Maria e Lapas.
Fiquei muito curioso sobre as pedras de armas. Em que zona de Torres Novas se situam?
Os meus sobrinhos têm ou tiveram parentes Pessoa de Amorim, ligados, salvo erro, à Quinta do Egipto, mas as relações familiares perderam-se há mais de um século.
Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#62347 | João M P Amorim | 11 abr 2004 11:40 | Em resposta a: #62231

Caro José Caldeira As Pedras d'Armas que eu conheço em Torres Novas são duas nas fachadas de 2 prédios na R. Miguel Bombarda, onde se alojaram os Comandos do General Massena,( foram erigidas por dois dos primeiros 3 irmãos Pessoa de Amorim que nasceram no Fundão ) e no Jazigo do meu primo António Boaventura PA que faleceu em Dez. passado e que tinha Carta d'Armas ( provisória como serão todas as com datas posteriores a 1910, e atribuída pelo Conselho de Nobresa/D. Duarte Nuno, Conselho esse actualmente suspenso) Concordo que a confusão dos Pessoas e Amorins é enorme como na maioira das famílias para não dizer em todas. Por isso só acredito em gabinetes de investigação ou investigadores credenciados e mesmo assim por vezes enganan-se. O melhor será cruzar dados. Atentamente João P Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#62374 | camisao65 | 12 abr 2004 10:42 | Em resposta a: #62230

Caro José Caldeira,

Obrigado pelo seu esclarecimento.
Talvez agora, com a colaboração do nosso confrade, João Pessoa Amorim, possa dar um passo em frente na sua investigação.
Boa sorte na sua investigação sobre os vários ramos dos Pessoa, que a meu ver, são ainda mais complicados que os "meus" Camisões, apesar de haver um denominador comum...vários nomes iguais, em várias gerações, ou mesmo na mesma geração.

Cumprimentos

Luis Camisão

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#62460 | JCALD | 13 abr 2004 17:10 | Em resposta a: #62347

Caro João Manuel Pessoa de Amorim:

Muito obrigado pelos seus amáveis esclarecimentos. Quando for a Torres Novas, lá irei à Rua Miguel Bombarda, ver as casas armoriadas da sua família. Certamente já lá passei e nunca reparei nelas.
Brevemente, irei aqui colocar algumas perguntas, agradecendo, desde já, as respostas que eventualmente me possa dar.
Creia-me sempre ao dispor.
Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#150550 | gerrymarques | 29 mar 2007 15:21 | Em resposta a: #62231

Caro Jose Caldeira

Desculpa, eu nao falo portugues muito bem. A minha familia e dessa area (Liteiros, na freguesia de Santa Maria). Eu tenho um descedent que chama-se Augusto Pessoa Tavares de Amorim. sera descedent do seu sobrinhos?
Ele tive uma filha chamada Leonor Eugenia Pessoa de Amorim, quem tive um filho chamado Antonio Pessoa de Amorim Rosa (nasc 1868) e e o meu tris-avo.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#150599 | gerrymarques | 29 mar 2007 19:23 | Em resposta a: #62347

Quais sao os nomes dos irmaos? Eu estou a tentar a fazer a ligacao entre a familias de Torres Novas (Santa Maria) e de Fundao.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#150752 | JCALD | 31 mar 2007 01:13 | Em resposta a: #150550

Caro Gerry Marques:

1º - Os meus sobrinhos não são descendentes da família Pessoa de Amorim. Um irmão do bisavô deles, chamado José Lopes Narciso, * em Liteiros em 1857 casou com D. Maria da Madre de Deus Pessoa de Amorim, * Maiorga (Alcobaça) 1866, filha de José Pedro Gervásio da Rosa, * Leiria (Sé) e de D. Leonor Eugénia Pessoa de Amorim, * Porto de Mós (S. João Baptista) e residente na Quinta do Egipto junto a Torres Novas, neta paterna de Joaquim José Vieira da Rosa, cirurgião, e de D. Custódia Helena Gervásia, e neta materna de João Pessoa Tavares de Amorim, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real por alvará de 15-6-1852, * Santiago de Torres Novas 1-7-1803, e de D. Maria José de Sousa Ramos, * Quinta da Granja, Fervença, Maiorga, Alcobaça.
Tiveram pelo menos 2 filhos: João Lopes Narciso * Liteiros 7-12-1884 e Maria de Jesus * Liteiros 1887, ambos casados, respectivamente em Liteiros e nas Marrúas (tudo na freguesia de Santa Maria de Torres Novas), de quem nada mais sei.

2º - Aquele João Pessoa Tavares de Amorim era irmão de José Pessoa Tavares de Amorim * Castelo Branco (S. Miguel) 1-7-1798 e + solteiro em Alcorochel, Torres Novas, capitão de ordenanças, que teve de Maurícia Maria * Sertã, 1 filho legitimado:
Augusto César Pessoa de Amorim (também usava o nome de Augusto Pessoa Tavares de Amorim) * Alcorochel, senhor das quintas do Rabaçal em Alcanena e do Egipto em Zibreira, Torres Novas, etc., casado, sem geração do casamento, mas com filhos de Tomásia de Jesus Ribeiro, solteira, * Zibreira 11-9-1856, entre os quais:
D. Leonor Eugénia Pessoa de Amorim * Quinta do Rabaçal em Alcanena 17-2-1877, + Santarém (S. Nicolau) 20-12-1947 e casou em Santa Maria de Torres Novas 28-8-1896 com José Duarte Melício * Alpiarça 18-4-1865 (filho de José Francisco Malícia e de Ana do Espírito Santo), com geração. Leonor e José parecem ser os seus antepassados, mas é impossível serem pais do seu trisavô António Pessoa de Amorim Rosa se ele nasceu em 1868.

(Nesta 2ª parte da minha mensagem, usei dados publicados no «Anuário da Nobreza de Portugal», III, IV, Lisboa 2006, p. 698.)

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#150758 | gerrymarques | 31 mar 2007 04:13 | Em resposta a: #150752

Sr. Caldeira, obrigado.

Eu tenho uma pregunta. Voce nota que D. Maria da Madre de Deus Pessoa e filha de José Pedro Gervásio da Rosa, e de D. Leonor Eugénia Pessoa de Amorim, neta materna de João Pessoa Tavares de Amorim e D. Maria José de Sousa Ramos
mas aqui http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=24837#lista

voce nota que D. Leonor Eugénia Pessoa de Amorim n. Porto de Mós e filha de Augusto Pessoa Tavares de Amorim e D. Tomásia de Jesus n. Zibreira.

Qual sera certo?
Cump.
Gerry Marques

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#150819 | João M P Amorim | 31 mar 2007 19:46 | Em resposta a: #150758

Foram lançados em Julho 2006, 2 volumes do Anuário da Nobreza Portuguesa, um dos quais contem a letra "P"; tem 30 páginas do vários ramos Pessoa de Amorim que descendem dos primeiros a usar o referido apelido, e que foram tais 3 irmãos, de Torres Novas.
Atenção que apenas tem os descendentes por varonia. Os descendentes por via femenina terão que encontrar o seu Ramo, e desenvolvelo.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#150821 | João M P Amorim | 31 mar 2007 19:51 | Em resposta a: #62374

Acabo de enviar uma msg sobre o Anuário da Nobreza Portuguesa lançado em Julho de 2006 onde há 30 páginas dos ramos actuais Pessoa de Amorim.
Ao dispor.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#150858 | JCALD | 01 abr 2007 03:08 | Em resposta a: #150758

Caro Gerry Marques:

A informação certa é que lhe enviei na mensagem de ontem.
Quando escrevi a mensagem mais antiga não sabia ainda que havia 2 primas com o nome de Leonor Eugénia Pessoa de Amorim, por isso atribuí aquela filiação à que eu já conhecia.
Mas agora sei pelo «Anuário da Nobreza de Portugal» que havia 2 e qual o parentesco entre elas.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#194715 | Pessoa Novais | 29 abr 2008 23:00 | Em resposta a: #62230

Prezado Amigo:

Em busca de maiores informações a respeito de nossa linha de ascendência direta a Fernando Pessoa, cumpre-me esclarecer o quanto segue:
Sou neto por parte de mãe do poeta Higino Pessoa, nascido em 1.904, na Vila da Carapinheira do Campo, Montemor-o-velho.
Seu primeiro livro, intitulado Cinzas, Sonetos, 1.925, foi editado em Portugal e teve sua edição totalmente esgotada.
Depois, já no Brasil, escreveu seu segundo livro de poesias: Caravela Errante do meu Sonho, que para orgulho de toda a nossa família, encontra-se o mesmo na Biblioteca da Universidade de Coimbra, Biblioteca Nacional de Lisboa e Biblioteca do Museu do Ipiranga em São Paulo, como obra de acervo poético literário.
Seu livro foi editado pela LACAM(Liga dos Amigos dos Campos do Mondego), com sede na Carapinheira do Campo, em Montemor-o-Velho.
Como presidente da LACAM, figura nosso primo direto o Eng. Luis Marçal Corrreia de Oliveira, tendo sido o responsavel direto pelo levantamento de assentos da região, bem como de promover as atividades socio culturais da regiao do Baixo Mondego.
Juntamente com historiadores da região , apos minuciosas pesquisas, escreveu os seguintes livros:

1- Temperos e sabores esquecidos nos Campos do Mondego,
2- Museu do Campo e seu Acervo,
3- Contributos para a história da Vila da Carapinheira.

Minha mãe, Maria Lucia Pessoa Novais, também é poeta, estando na fase final da consecução de seu livro, que em breve, deverá ser lançado em Portugal, mais especificamente em Montemor-o-Velho, a ser editado através da LACAM.
Eu, particularmente, sempre demonstrei grande afinidade com a escrita, muito embora não tenha a veia poética de meus antepassados, mas em busca de entender o porque deste dom familiar, procurei colher informações, através deste primo, que nos enviou a arvore genealógica da familia Pessoa, em que o quinto avo paterno de Fernando Pessoa, o Sr. Sancho Pessoa da Cunha, foi natural de Montemor-o-Velho tendo nascido nos idos de 1.700.
O livro Contributos para a história da Vila da Carapinheira, nos dá a conhecer a origem dos Pessoa, dos quais somos descendentes,e que remonta ao ano de 1.695 com o casamento de Antonio Simões com Maria Pessoa, celebrado aos 19 dias de fevereiro deste ano.
Do casamento de meu avo, Higino Pessoa, com Etelvina Simoes, minha avó, havendo assim a continuidade da familia Simoes Pessoa, ambos originários de Montemor-o-Velho.
A Cerca de algum amigo, que proferiu no chat, que os Pessoas de Montemor-o-
Velho,tem seus casamentos entre primos e primas, dificultando assim a localização dos mesmos, devido aos pouquissimos que restaram da familia Pessoa desta região, concordo plenamente com esta colocação, ja que meus avos eram primos entre si, apesar de minha avo ter nascido no Brasil e meu avo em Portugal e só terem se conhecido proximos ao casamento.

Desta forma, gostaria de me comunicar com os amigos, que pudessem me auxiliar em informações mais detalhadas a respeito de nossas ligações diretas ainda que longinquas a Fernando Pessoa.
Ficaria imensamente grato, se alguém pudesse acrescentar informações ainda mais valiosas e ao orgão que poderiamos recorrer para termos a certificação quanto a linha de ascendencia com Fernando Pessoa.
Ficando a disposição quanto a informações que se fizerem necessárias,
Subscrevo-me, atenciosamente,


Paulo Sergio Pessoa Novais


email: paulonovais@ajato.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Pessoa Tavares de Amorim - Dúvida

#210070 | gmarques2 | 07 out 2008 16:09 | Em resposta a: #150821

Joao MP Amorim ou Jose Caldeira,

Sabem se ha mais filhos ou filhas de Joao ou Jose Pessoa Tavares de Amorim? Nao sei se ha paginas no Anuario da Norbreza deste ramo ou nao...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 15:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen