Oliveira Matos, Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Bibliografia | Cargos | Títulos

Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#60483 | tfp | 15 mar 2004 10:48

Caros Confrades,

Tendo consultado o "Dicionário de Familias Brasileiras", consegui, por sorte, entroncar um ramo da minha ascendência nesta familia, Oliveira Matos do Rio de Janeiro.

Quem sabe aqui na lista encontro alguém que descenda ou tenha interesse nesta familia.

Agradeço antecipadamente qualquer informação complementar

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Seguem as informações de que disponho:

I - Cor. JULIÃO JOSÉ DE OLIVEIRA, natural de Suruy. Coronel do Distrito de Inhomirim. Cavaleiro da Ordem de Cristo a 8 de Dezembro de 1811.
Casou com D. Escolástica Rosa de Castilhos, natural de Santa Rita.
Filhos:
1 (II) - JULIÃO JOSÉ DE OLIVEIRA, que segue.
2 (II) - D. BALSINA ROSA DE OLIVEIRA, natural de Santa Rita.
Casou com António Ferreira de Amorim.
Filhos:
1 (III) - D. ESCOLÁSTICA ROSA DE AMORIM - ver 1ºVisconde e
1ºConde da Trindade em Portugal
2 (III) - D. JOSEFA ROSA DE AMORIM - ver 1ºVisconde e 1ºConde da Trindade em Portugal

II - JULIÃO JOSÉ DE OLIVEIRA, nasceu por volta de 1803 no Rio de Janeiro. Faleceu a 22 de Fevereiro de 1838 no Rio de Janeiro.
Casou a 2 de Março de 1828 na Capitânia da Nª.Sª. da Conceição e Boa Morte, com D. Isabel Leonor de Matos, baptizada a 2 de Novembro de 1805 em São João de Meriti (Rio de Janeiro), filha do Sargento-Mor José Rodrigues de Matos, e de Rosa Joaquina Correia de Sá, pertencente à antiga e ilustre família Correia de Sá do Rio de Janeiro. Faleceu em
Santa Rita a 21 de Março de 1834.
Filhos;
1 (III) - D. GEMINIANA ROSA DE OLIVEIRA, nasceu em 1831 em Pilar de Iguaçu (Rio de Janeiro). Faleceu no Rio a 31 de Julho de 1911.
Casou em Pilar do Iguaçu (Rio de Janeiro) a 29 de Julho de 1849, com o Dr. Jean Baptiste Lacaille, nascido em 1826 em Saint Paul (França), filho de Jean Baptiste Lacaille e de Marie Françoise Toussaint. A família La Caille é, sem dúvida, uma das mais antigas da velha Paris.
Tem origem galo-romana e, por primitivo chefe da família, Cuturnix, figura muito documentada em cartas do séc. XII. Com certa segurança, a genealogia desta família, em França, é bem documentada a partir de Gilles Lacaille, nasc. no séc. XVI, que deixou numerosa descendência de seu casamento com Simone Peuchet. No Brasil, os Lacaille estabelecidos no Rio de Janeiro, descendem daquele velho patriarca francês Gilles Lacaille, oitavo avô do Dr. Jean Baptiste Lacaille, c.g.
2 (III) - D. ROSA AMÉLIA DE OLIVEIRA, nasceu em 1833 em Meriti.
Casou com Mateus Girard, natural de Saint Roch (França), filho de Mathieu Girard e de Gérarde Coissin.
3 (III) - JOAQUIM JOSÉ DE OLIVEIRA MATOS, nasceu na Candelária - Rio de Janeiro.
Casou com D. Josefina Catarina Ceva.
Filhos:
1 (IV) - DARKE DE OLIVEIRA MATOS, (ou Darke David Bhering de Oliveira Matos). O nome Bhering, foi tomado da empresa em que era o principal sócio: Estabelecimentos Bhering & Cia. (Chocolate) e Café Globo. Faleceu no Rio a 22 de Abril de 1932.
Casou em 1901 no Rio, com Adélia Augusta Paranhos, nascida no Rio em 1878, filha de José Pereira da Rocha Paranhos e bisneta de outro José Pereira da Rocha Paranhos, patriarca desta família Rocha Paranhos, no Rio de Janeiro.

NOTA:
Julião José de Oliveira (II) teve: IV - a neta, Dorliska de oliveira matos [03.06.1864, Paquetá, RJ - 23.07.1946, Petrópolis, RJ], de quem descende um dos ramos da família Rudge (v.s.), do Rio de Janeiro;

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#64629 | ucrespo | 10 mai 2004 03:33 | Em resposta a: #60483

Caro Tiago.
Tenho a satisfação de lhe comunicar que pertencemos a mesma família. no meu caso sou descendente de Julião Jose de Oliveira e de sua filha Geminiana Rosa de Oliveira.Na origem, pertencemos a família Botafogo ( ano ~1570) que juntamente com outras 17 famílias vindas de S.Vicente ( hoje Estado de São Paulo ) fundaram a Cidade do Rio de Janeiro. Esta nossa genealogia já foi amplamente detalhada e estudada pelo Colégio Brasileiro de Genealogia.
Saudações Familiares
Ulisses Crespo Silva
Rio de Janeiro - Brasil
ucrespo@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Darke de Oliveira Matos

#66312 | FGJ | 01 jun 2004 02:10 | Em resposta a: #60483

A pessoa tomou o nome da empresa Behring?
Quem fundou a Bhering?
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Darke de Oliveira Matos

#66316 | tfp | 01 jun 2004 06:54 | Em resposta a: #66312

Esse mesmo... tem dados sobre a familia ?

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Darke de Oliveira Matos

#66354 | FGJ | 01 jun 2004 14:28 | Em resposta a: #66316

Interessante...
Ele funda a empresa e adota o nome da empresa como um de seus sobrenomes?
Nada tenho sobre essa familia.
Saudações,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#66991 | Cau Barata | 09 jun 2004 00:19 | Em resposta a: #60483

Rio de Janeiro


Prezado Tiago Faro Pedroso

Seguem as informações, usando o seu texto

I - Cor. JULIÃO JOSÉ DE OLIVEIRA, natural de Suruy. (.......).Casou com D. Escolástica Rosa de Castilhos (........)

OBSERVAÇÃO - NOTAS CAU BARATA: Coronel Julião é filho de Manuel José-de Oliveira e de Rosa Maria Felícia.


Filhos:
1 (II) - JULIÃO JOSÉ DE OLIVEIRA, que segue.
2 (II) - D. BALSINA ROSA DE OLIVEIRA, natural de Santa Rita. Com geração

OBSERVAÇÃO - NOTAS CAU BARATA: Julião 1(II) e Balsina 2(II), tinham mais dois irmãos:

3 (III) Claudiana Rosa-de Oliveira, nascida no Rio de Janeiro [Santa Rita].Casada a 14.05.1839, no Rio de Janeiro [Santa Rita, 4.º, 50v], com Policarpo José Alvares-de Azevedo, nascido em Guapimirim e falecido em 13.12.1861, em Magé. Filho de Joaquim Alvares-de Azevedo e de Angélica Maria Gago de Marins e Melo. Deixaram umagrande descendência.

3 (IV) Justina Justa-de Oliveira, nascida no Rio de Janeiro, e falecida a 29.09.1890, em Niterói, RJ. Deixou grande descendência do seu casamento com José Manuel de Carvalho Bulhões, nascido em Niterói, e falecido em 15.02.1854, filho de Manuel Antonio-de Carvalho e de Inácia Pulquéria-de Bulhões.


II ? JULIÃO JOSÉ DE OLIVEIRA, nasceu por volta de 1803 no Rio de Janeiro (....) Casou (...) com D. Isabel Leonor de Matos (...)
Filhos;

1 (III) - D. GEMINIANA ROSA DE OLIVEIRA, nasceu em 1831 em Pilar de Iguaçu (Rio de Janeiro). Faleceu no Rio a 31 de Julho de 1911.
Casou em Pilar do Iguaçu (Rio de Janeiro) a 29 de Julho de 1849, com o Dr. Jean Baptiste Lacaille, nascido em 1826 em Saint Paul (França), filho de Jean Baptiste Lacaille e de Marie Françoise Toussaint. A família La Caille é, sem dúvida, uma das mais antigas da velha Paris.

Tem origem galo-romana e, por primitivo chefe da família, Cuturnix, figura muito documentada em cartas do séc. XII. Com certa segurança, a genealogia desta família, em França, é bem documentada a partir de Gilles Lacaille, nasc. no séc. XVI, que deixou numerosa descendência de seu casamento com Simone Peuchet. No Brasil, os Lacaille estabelecidos no Rio de Janeiro, descendem daquele velho patriarca francês Gilles Lacaille, oitavo avô do Dr. Jean Baptiste Lacaille, c.g.



OBSERVAÇÃO - NOTAS CAU BARATA: Estas notas sobre os Lacaille, as conheço quase que de cor. Fui buscá-las, em manuscritos francese, no ano de 1989, quando fiquei três meses enclausurado no Centro de Estudos Antroponímicos, do Arquivo Nacional de Paris e na Biblioteca Nacional de Paris.

Estava, na ocasião, em busca das raízes francos-brasileiras, e consultei para mais de 1.000 manuscritos franceses, buscando qualquer informação que me desse dados sobre ascendência franco-brasileiras. Lembro-me de ter em mãos um bela coleção de manuscritos, encadernada, da família de Villegagnon. Tenho saudade destes tempos de vibrações e emoções, ao tentar decifrar as origens das famílias brasileiras. Naquela ocasião, cheguei a publicar artigos sobre algumas destas famílias, no perídico ?La France Généalogique?, N.º 169 e 170, do ano de 1990.

E foi num destes antigos trabalhos franceses que encontrei o paradeiro dos Lacaille, entre outras muitas famílias. Vejo-o, agora, transcrito aqui na Geneal, a frase - patriarca francês Gilles Lacaille, oitavo avô do Dr. Jean Baptiste Lacaille ? o que achei deveras curioso. Realmente foi o que deixei impresso no Dicionário.

Pois bem, para o seu conhecimento, dou-lhe esta cadeia genealógica, resumida, de Jean Baptiste, que não me foi possivel colocar no Dicionário, mesmo que jádecifrada há mais de 10 anos, por ocasião do seu lançamento.

Gilles Lacaille, que ainda vivia em 1525,com Simone Peuchet, teve:

1. Roulin Lacaille, nascido por volta de 1552 e falecido depois de 1594. Cirurgião-Barbeiro. Casado,em segunas núpcias, com Jeanne Polonceau, com quem teve três filhos,entre eles:

2. Jean Lacaille,batizado em Rheins (St. Hilaire) a 28.12.1582. mestre-Cirurgião. Falecido depois de 1650. Casado depois de 1615, com Henriqette COLBERT, nascida cerca de 1586 e falecida depois de 1657. Tiveram muitos filhos,dos quais só sigo o seguinte:

3. jacques Lacaille, nascido em Rheins,batizado a 01.08.1626 (St. Pierre) e falecida a 25.08.1690. Marchand Droguista. Casado cerca de 1651, com Perret ZELARGA, nascida cerca de 1630, e falecida em Rheism (St Pierre), etc., etc., etc., filha de etc., etc., etc. Tiveram:

4. Gerard Lacaille, nascido cerca de1653 e falecido,em Rheims, a 20.10.1712. Marchand. Casado em Reims (St Denis), a 02.09.1675, com Marie HILBERT, nascida cerca de 1658, batizada em Reims (St Michel), a 17.01.1659. etc., etc., etc., filha de etc., etc., etc. Entre outros, tiveram:

5. Pierre Lacaille, nascido a 23.09.1681. Casado em Rehims (St. Sinph.), a 18.02.1710, com Elisabeth SORAINE, nascida em Rheins (St. Sinph.), e batiada a 29.02.1689; falecida em Rheims etc., etc., etc., filha de etc., etc., etc. Tiveram vários filhos, entre eles:

6. Jean Baptiste Lacaille, batizado a 27.07.1715, em Rheims (St. Siynph.), falecido a 03.03.1762. Casado etc., etc., etc.,
Pais de:

7. Jean Baptiste Lacaille, nascido cerca de 1745, e falecido a 15.09.1783. Cirugião. Casado com Catharine MARTIN, nasc. a 15.03.1750 e fal. etc., etc., etc., filha de etc., etc., etc.
Pais de:

8. Vincente Lacaille (Jean-Baptiste Vincente), nascido a 17.01.1778,em Viledieu, e falecido em 1856. É o tronco dos Lacaille Brasileiros. Cirutgião da Marinha Imperial, feito prisioneiro pelos ingleses,em 1810, em Ile de France, etc., etc., etc. etc., etc., etc. etc., etc., etc.

Prezado Tiago Faro Pedroso, acredito que estes dados devam ser deliciosos de receber. Penso, as vezes, que não regulo muito da minha cabeça. Para você ter uma idéia, fiquei enclausurado em Castelos longínquos, procurando tudo que podia encontrar sobre raízes brasileiras na Europa. Não estou exagerando. Entrei em Igrejas na Áustria, Hungria, Eslováquia, República Techa, França, etc., sem saber a lingua, me virando como podia e, o mais incrível, sempre encontrando algumas fontes sobre as famílias brasileiras. Na República Eslava cheguei a entrar em uma caverna do século XV, onde haviam acabado de descobri um cemitério judaico. Fiz bons contatos, e fui lá para ver e tentar encontrar alguma coisa sobre raízes judaocas brasileiras. Nos velhoslivris de apontamentos que tive em mãos no Arquivo Estatal da República Tcheca, por exemplo, achei dados referentes aos Klabim. Em Budapeste,fui encontrar, entre outros,a família Kiss, hoje no Rio deJaneiro. Visitei uma Biblioteca com cerca de 5000 manuscritos, todos anteriores ao século XV, onde só faltei chorar de emoção, com todas aquelas valiosas iluminuras nas mãos.

Lamento muito, não ter podido colocar um decimo do que queria ter colocado no Dicionário ? é a vida.

Deixo eu parar de reclamar pelo que não se fez, e continuar fazendo alguma coisa aqui nas suas respostas.



2 (III) - D. ROSA AMÉLIA DE OLIVEIRA, nasceu em 1833 em Meriti.
Casou com Mateus Girard, natural de Saint Roch (França), filho de Mathieu Girard e de Gérarde Coissin.

OBSERVAÇÃO - NOTAS CAU BARATA: Rosa, casou a 14.01.1849,no Riio. Etc. Penso que estes dados teu primo jálhe deve ter enviado.

3 (III) - JOAQUIM JOSÉ DE OLIVEIRA MATOS, nasceu na Candelária - Rio de Janeiro.
Casou com D. Josefina Catarina Ceva.

OBSERVAÇÃO - NOTAS CAU BARATA: Joaquim nasceu a 19.01.1830,no Rio, onde faleceu. Casado a 18.03.1861,no Rio, com a Josefina, etc. Penso que estes dados teu primo jálhe deve ter enviado.


Filhos:

1 (IV) - DARKE DE OLIVEIRA MATOS, (ou Darke David Bhering de Oliveira Matos). O nome Bhering, foi tomado da empresa em que era o principal sócio: Estabelecimentos Bhering & Cia. (Chocolate) e Café Globo. Faleceu no Rio a 22 de Abril de 1932.
Casou em 1901 no Rio, com Adélia Augusta Paranhos, nascida no Rio em 1878, filha de José Pereira da Rocha Paranhos e bisneta de outro José Pereira da Rocha Paranhos, patriarca desta família Rocha Paranhos, no Rio de Janeiro.

NOTA:

OBSERVAÇÃO - NOTAS CAU BARATA: Julião José de Oliveira (II) teve: IV - a neta, Dorliska de oliveira matos [03.06.1864, Paquetá, RJ - 23.07.1946, Petrópolis, RJ], de quem descende um dos ramos da família Rudge (v.s.), do Rio de Janeiro;

Nota do Cau: Dorliska foi casada, a 14.02.1884, no Rio, com José Rudge, nascido a 10.08.1859, no Rio, falecido a 07.08.1893, no Rio, filho de Georg Rudge-Júnior e de Laurinda Rosa Moreira, irmã do Barão de Ipanema, que fundou o bairro domesmo nome, em 1894, filhos do Conde de Ipanema.

OBSERVAÇÃO - NOTAS CAU BARATA: Julião José de Oliveira (II) teve ainda:

IV-2. Djalma de Matos, nasc. a 17.04.1871, no Rio, onde faleceu a 16.04.1960. Casado a 29.02.1896, no Rio, com Emília da Ascenção, etc.


Meus cumprimentos
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#67019 | tfp | 09 jun 2004 12:08 | Em resposta a: #66991

Caro Cau Barata,

Agradeço-lhe os dados complementares que me enviou, bem como os relatos das suas aventuras pelo velho continente ;)

Sem querer abusar da sua boa vontade, tinha interesse num outro ramo lusitano que passou pelo Brasil de forma mais efémera. Se não se importar enviava-lhe os dados de que disponho para o seu email.

Agradeço mais uma vez a sua ajuda

Melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#67037 | Cau Barata | 09 jun 2004 15:00 | Em resposta a: #67019

Rio de Janeiro

Prezado Tiago

Me habilite o seu e-mail, para que eu possa entrar em contato.

Abraços
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#67040 | tfp | 09 jun 2004 15:15 | Em resposta a: #67037

Caro Cau Barata,

Ei-lo:

tfp arroba tvtel ponto pt

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#67525 | ucrespo | 15 jun 2004 02:53 | Em resposta a: #66991

Caro Cau Barata
Investigando as últimas informações anexas ao título dos Oliveiras Matos do
Rio de Janeiro, fui surpreendido com as suas magníficas informações sobre os La-
cailles do Brasil.
Descendo deste tronco comum que passa por:
1- Jean Baptista de Lacaille cc Geminiana Rosa de Oliveira
2- Teodoro Marcos de Lacaille cc Eliza Lepelle França
3- Mercedes Lacaille cc Custódio Furtado da Silva
4- José Lacaille Silva cc Marlene Crespo
5- Ulisses Crespo Silva
Venho desde algum tempo me dedicando aos estudos genealógicos de meus ascendentes, especialmente junto ao Colégio Brasileiro de Genealogia, o qual tive a honra de ser admitido como Sócio Colaborador.
Gostaria muito de poder compartilhar das informações que obtiveste sobre os Lacaille, face o grande interesse que me move em busca da história de meus antepassados.
Cordialmente
Ulisses Crespo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#112181 | Maria Ana | 16 fev 2006 11:52 | Em resposta a: #60483

Caro Tiago Faro Pedroso,

Também descendo do casal Julião José de Oliveira e Dona Escolástica Rosa de Castilhos, mas não tenho mais nada sobre a sua ascendência.
Estas são as informações que tenho:

I Julião José de Oliveira cc. Dona Escolástica Rosa de Castilhos.
Filhos:

II Dona Rosa Maria de Oliveira cc. José Maria do Amaral, c.g;
II Dona Balbina Rosa de Oliveira, que segue.


II Dona Balbina Rosa de Oliveira, natural de Santa Rita, Rio de Janeiro, casou na Candelária, Rio de Janeiro, a 19.9.1818 (no oratorio privado da "Chacara do Coqueiro" do Tenente-coronel Julião José de Oliveira), com António Ferreira de Amorim, natural de Santo Ildefonso, Porto, e filho do Doutor Luís António Ferreira de Amorim e de Dona Josefa Delfina Pacheco, ambos naturais de Santo Ildefonso, Porto.
Filhos:

III Dona Escolástica Rosa de Amorim, que nasceu na Candelária, Rio de Janeiro a 14.6.1819, cc. José António de Sousa Bastos
III António, baptizado na Candelária, Rio de Janeiro, a 15.6.1820
III Dona Josefa Rosa de Amorim, que nasceu na Candelária, Rio de Janeiro, a 29.11.1821 cc. José António de Sousa Bastos
III Paulino Ferreira de Amorim, nascido na Candelária, Rio de Janeiro, a 16.3.1823
III Rosa, nascida na Candelária, Rio de Janeiro, a 3.11.1824
III Rosa, nascida na Candelária, Rio de Janeiro, a 20.6.1826
III Dona Antónia Rosa de Amorim, que segue.
III Dona Laura Ferreira de Amorim, nascida na Candelária, Rio de Janeiro, a 9.12.1828
III Pedro, baptizado na Candelária, Rio de Janeiro, a 25.12.1830


III Dona Antónia Rosa de Amorim, baptizada na Candelária, Rio de Janeiro, a 6.1.1828. Casou na Candelária, Rio de Janeiro, a 29.10.1842, com Luís Martins Moreira, natural de Castelões da Cepeda, Paredes, Porto, filho de Matias Martins Moreira e de Maria Rosa Moreira.
Filhos:

IV Dona Balbina Moreira, que segue.
IV Antónia
IV Luísa
IV Adelaide
IV Maria


IV Dona Balbina Moreira, que nasceu na Candelária, Rio de Janeiro, no dia 26.10.1844. Casou com António da Costa Ramalho, natural de Lordelo do Ouro, Porto, e filho de António Francisco Ramalho e de Dona Maria Margarida da Costa e Silva.
A descendência deste casal vai depois para o Porto.


Julião José de Oliveira e Dona Escolástica Rosa de Oliveira, são meus sextos avós.

Agradeço desde já se me puder dar alguma informação sobre a ascendência deste casal.

Com os melhores cumprimentos

Maria Ana Lopes da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#112383 | ucrespo | 19 fev 2006 13:42 | Em resposta a: #112181

Cara Maria Ana Lopes da Fonseca,

Grande é a minha satisfação de encontrar mais uma prima e poder contribuir com os dados que seguem:

O Tenente-coronel Julião José de Oliveira nasceu em São Nicolau do Suruí, filho de Manuel José de Oliveira e de Rosa Maria Felícia, fpi casado com Escolástica Rosa de Castilho, filha de Antônio Vidal de Castilho, referido por Monsenhor Pizarro quando trata do prelado de N.S. de Pacobíba ( pág. 61 do vol. 3 ), que tem por filial a Capela de N.S. dos Remédios ereta em Mauá com provisão de 06/08/1740 a requerimento de seu fundador Antônio Vidal de Castilho.
O Ten.cel Julião José de Oliveira foi condecorado por D. João IV com a Ordem de N.S. Jesus Cristo quando comandava a guarda de honrra no Porto da Estrela ( Caminho do ouro das Minas Gerais ).
A Chácara da Conceição dos Coqueiros ocupava extensa área do centro do Rio de Janeiro e o seu contorno englobava o atual Morro da Conceição, limitado pelo litoral da Baía de Guanabara, rua do Acre, rua do Valongo e com testada por onde corre hoje o canteiro central da Av. Presidente Vargas.
Sabe-se que esta propriedade foi comprada pelo Alferes Antônio Coelho Lobo e deste passou por sucessão a Antônio Vidal de Castilho e deste a Julião Antunes de França, genro de Castilho e deste a Julião José de Oliveira, filho do Ten. cel Julião José de Oliveira e sobrinho de França ( Livro de Aureliano Restier Gonçalves - Terras e Fatos edição comemorativa dos 110 anos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro ).
Saudações do primo carioca
Ulisses Crespo Silva
ucrespo@terra.com.br
Obs: me diga onde reside.

Resposta

Link directo:

António Vidal de Castilho

#112399 | tfp | 19 fev 2006 16:46 | Em resposta a: #112383

Caro Ulisses,

Julgo que D. Escolástica Rosa de Castilho seria neta e não filha de António Vidal de Castilho, alias seria essa a unica forma de Juliao Filho ser sobrinho de Antunes de França.

Os dados que tenho é que Escolástica seria filha de José António de Castilho e Rosa Jacinta da Glória e segundo Carlos Barata, António Vidal de Castilho teria pelos menos 2 filhos, este José António de Castilho e uma senhora que seria a tal casada com Antunes de França.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: António Vidal de Castilho

#112437 | ucrespo | 19 fev 2006 21:47 | Em resposta a: #112399

Caro Tiago,

O que consta no livro de Aureliano Restier é exatamente o segue:

CHÁCARA DA CONCEIÇÃO

.......A chácara da Conceição pertenceu, até 1717, a Maria Pereira Fulgêncio, a quem foi comprada, no dito ano, pelo alferes Antônio Coelho Lobo e deste passou, por sucessão, a Antônio Vidal de Castilho, a Julião Antunes de França, genro de Castilho, a Julião José de Oliveira, sobrinho de França e por último a Pedro Antônio de Oliveira, filho de Julião José de Oliveira que faleceu depois de 1792.......
É possivel que eu tenha confundido os "Juliões", pai e filho, mas se D. Escolática esposa do T.cel. Julião José for filha de Antonio Vidal de Castilho e irmã da esposa de Julião Antunes de França ( genro de Castilho cf. Aureliano Restier ), então, Julião José de Oliveira filho de D. Escolástica seria, realmente, sobrinho de Antunes França e portanto neto de Antônio Vidal de Castilho.
Julião José de Oliveira ( filho ) faleceu em 22/02/1838 e sua esposa Isabel Joaquina de Mattos em 21/03/1834, com poucos anos de casados.
O Dr.Pedro Antônio de Oliveira, Cavaleiro da Ordem de N.S. Jesus Cristo, foi Juiz Municipal e de Órfãos do Município de Magé e de Vila da Estrela, era irmão de JUlião José de Oliveira ( filho ). Entendo que, com a morte de Julião ( filho ) a propriedade da chácara passou para seu irmão, o Dr. Pedro Antônio de Oliveira, irmão de Balbina Rosa de Oliveira

Cumprimentos

Ulisses Crespo Silva

Resposta

Link directo:

RE: António Vidal de Castilho

#112439 | tfp | 19 fev 2006 22:03 | Em resposta a: #112437

Caro Ulisses,

O que me passou o Carlos Barata foi o seguinte:

O Capitão Antonio Vidal de Castilho, era fluminense, nascido por volta de 1710, natural de N.S da Guia de Pacobaíba – RJ. Já era dono de chácara no Morro da Conceição, em 1738. Casou por volta de 1736, com a carioca Antonia-da Rosa. Teve pelo menos dois filhos:

I-1. N... de Castilho, que foi casada com Julião Antunes-de França, que em 1738 pede carta de aforamento da dita chácara do Morro da Conceição

I-2. José Antonio-de Castilho, carioca, nascido por volta de 1745, no Rio de Janeiro (Sé), e falecido a 17.07.1801, no Rio de Janeiro (Candelária, 14.º, 107). Foi casado duas vezes: a primeira, em 1775, no Rio de Janeiro com Rosa Jacinta-da Glória, falecida antes de 1784; e a segunda, a 27.05.1784, no Rio de Janeiro, com Ana Maria-de Jesus.

Ora a filiação que tenho da Escolástica iria de encontro a este José António de castilho e precisamente Rosa Jacinta da Gloria.

Mas esta história tem de ser tirada a limpo com os assentos.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#112441 | FGJ | 19 fev 2006 22:41 | Em resposta a: #60483

Confrade TFP,
Encontrei no Almanak Laemmert de 1862_pag. 362, referente à cidade de Uberaba-MG_o nome Antonio José Ribeiro BHERING, Agente do Correio em Uberaba.
Encontrei no Catálogo de Teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro o nome Virginio Relemberg (sic) BHERING, formado em 1886 tendo defendido a tese "Câncer do Estômago".
Por favor, acuse o recebimento e me informe sobre eventuais conexões entre os dois nomes supra e os de seus BHERING.
Atenciosamente,
FREDERICO GRINBERG JR em 19/2/2006 Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Resposta

Link directo:

RE: António Vidal de Castilho

#112448 | ucrespo | 20 fev 2006 00:28 | Em resposta a: #112439

Caro Tiago

No mesmo livro de Aureliano Restier Gonçalves ( 1881- 1967 ), antigo e conceituado funcionário do Arquivo da Cidade, encontrei novas "pistas".

.... José Alves de Castilho, teimoso querelista com o Senado da Câmara sobre o alinhamento de seus terrenos no sopé do morro da Conceição que lhes foram doados por seu cunhado, o miliciano Antônio Coelho Lobo, por escritura pública datada de 14/08/1721, do notário Jorge de Souza Cooutinho.Somente em 1728, Castilho legalizou a posse dos terrenos, sujeitando-se ao aforamento dos mesmos, cuja carta traz a data de 11/09/1728............

Saudações

Ulisses Crespo
Obs: A rua do Valongo é a atual rua Camerino ( inf. anterior )

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#112874 | tfp | 25 fev 2006 12:31 | Em resposta a: #112441

Caro Frederico,

Infelizmente não lhe sei responder, o pouco que sei destes Oliveira Matos tem-me sido passado pelo Carlos Barata e pelo Ulisses Crespo.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#112877 | FGJ | 25 fev 2006 13:17 | Em resposta a: #112874

THIAGO,
Obrigado pela pronta resposta.
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#113007 | ucrespo | 27 fev 2006 15:20 | Em resposta a: #112441

Rio, 27.02.2006

Caro Frederico,

Na revista Brasil Genealógico nº 3 do Colégio Brasileiro de Genealogia ( CBG ), págs 280 a 283 consta:

"IX1- Dorliska de Oliveira Matos....................
IX2- Djalma de Matos ............( sem geração )

IX3- Darke de Oliveira Mattos.Por motivos comerciais, passa a assinar-se Darke David Bhering de Oliveira Matos.Acatado comerciante e industrial, sócio principal dos Estabelecimentos Bhering & Cia ( chocolate ) e Café Globo, nascido em Paquetá, Guanabara a 12.5.1875 e falecido no Rio a 22.4.1932. Casado no Rio em 1901 com Adélia Augusta Paranhos ..... filha de José Pereira da Rocha Paranhos e de Dulcina Austa Ribeiro.
Pais de:
................................"
O apelido Bhering permanece até os dias atuais,mas quanto aos indivíduos citados nada tenho para informar.

Saudações

Ulisses Crespo

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#113022 | FGJ | 27 fev 2006 20:19 | Em resposta a: #113007

Confrade CRESPO,
Agradeço a pronta resposta.
Atenciosamente,
FREDERICO GRINBERG JR em 27/2/2006 Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Resposta

Link directo:

Ferreira de Amorim

#115135 | tfp | 26 mar 2006 18:01 | Em resposta a: #112181

Cara Maria,

Tento por esta via, por não conseguir contactá-la por email.

Será que me pode fornecer os dados que dispõe dos Ferreira de Amorim ?

Muito obrigado

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#285893 | gigimw | 28 ago 2011 21:56 | Em resposta a: #66991

Tentando descobrir onde meus trisavos Albino Pereira da Rocha Paranhos e Joaquim Pereira da Rocha Paranhos se encaixam na arvore genealogica do patriarca Jose Pereira da Rocha Paranhos, que veio para o Rio de Janeiro. Tenho um documento oficial com os nomes dos meus trisavos, mas nao sei onde eles entram nessa familia.

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#285895 | gigimw | 28 ago 2011 22:09 | Em resposta a: #64629

Procurando quem saiba um pouco mais a respeito dos Rocha Paranhos no Rio de Janeiro. Meus trisavos eram Albino Pereira da Rocha Paranhos, irmao de Joaquim Pereira da Rocha Paranhos.

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Amorim

#289842 | tetetrevino | 24 out 2011 20:14 | Em resposta a: #115135

Caros Maria Ana e Tiago

É um prazer encontra-los por aqui.

Sou uma prima brasileira, genealogista e também descendente do Ten-Cel Julião José de Oliveira e de Escolástica Rosa de Castilho. Consegui chegar até os avós de Escolástica verificando nos arquivos das Igrejas da Candelária e da Sé.
Estive fazendo um passeio histórico ao Morro da Conceição no Rio de Janeiro, onde moro, e descobri uma Travessa com o nome de "Cel Julião de Oliveira". Fiz muitas fotos do local, onde era a Chácara da Conceição do Coqueiro, hoje localizada bem no centro histórico do Rio de Janeiro.

Também, e fui à igreja de São Nicolau em Suruy, uma pequena vila esquecida no caminho para a cidade de Teresopólis-RJ, onde os Oliveira Mattos viveram, foram batizados e alguns se casaram.

Sou thereza arroba hotmail ponto com e gostaria de compartilhar minhas pesquisas e fotos com os senhores.

Maria, também gostaria de complementar minhas informações sobre os Ferreira Amorim que foram para O Porto, que creio serem os seus parentes.
Tiago, você diz ser também descendente de Julião....Qual é sua descendência Oliveira no Brasil?

Atenciosamente,

Maria Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Amorim

#290055 | tfp | 28 out 2011 10:00 | Em resposta a: #289842

Cara Maria Thereza,

Já lhe enviei um email a pedir o contacto email.

Fico a aguardar o seu contacto.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Amorim

#291740 | tetetrevino | 23 nov 2011 22:21 | Em resposta a: #290055

Caro primo Tiago

Que bom que você me escreveu.

Achei que pelo tempo das postagens aqui vocês jamais iriam ler minha mensagem.

Sou THEREZA arroba HOTMAIL ponto COM ou THEREZATREVINO2003 arroba YAHOO ponto COM ponto BR

Espero seu contato.

Abraços fraternos

Maria Thereza

Resposta

Link directo:

Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#389364 | RosannaC | 19 fev 2018 02:37 | Em resposta a: #60483

Prezados
Sou bisneta de Dorliska
Oliveira Mattos, que após
Ficar viúva de José Rudge, casou-se
com meu bisavô João
Baptista de Castro. Estou procurando os pais de Josephina
Catarina Ceva Oliveira Matos, o que sei é que seus pais
eram italianos.
Se puderem me ajudar, ficaria muito grata.
Rosanna

Resposta

Link directo:

Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#389422 | Samuel C O Castro | 20 fev 2018 23:07 | Em resposta a: #389364

Prezada Rosanna,

Se por acaso tiveres a ascendência de seu bisavô João Baptista de Castro e puder fazer a gentileza de me informar, agradeço. Gostaria de verificar uma possível ligação em minha base de pesquisa dos Castros.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#389424 | RosannaC | 21 fev 2018 00:53 | Em resposta a: #389422

Prezado Samuel,

O que tenho de João Baptista de Castro, nasceu 01/12/1849 em São João Del Rey (MG), filho de João Baptista de Castro e de Claudina Severina Batista da Silva, bisavô paterno, João Baptista Machado.
Espero ter ajudado.
Rosanna

Resposta

Link directo:

Oliveira Matos, Rio de Janeiro

#389525 | Samuel C O Castro | 23 fev 2018 17:03 | Em resposta a: #389424

Prezada Rosanna,

Ainda não está sendo possível o entroncamento junto aos demais Castros de minhas pesquisas.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 21:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen