Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60650 | Sertório | 17 mar 2004 22:31

Caros colegas, procuro descendentes de famílias para poder-mos comparar as nossas arvores de
CTB: Louriçal da Beira com o apelido Martins

Monforte da Beira com os apelidos Jorge, Ventura, Galvão, Marques, Pegado, Pega, Ribeiro/a, Sequeira,Dias, Farinha, Valente, Matos(com origem na Galiza), Barata, Lopes, Barroso, Coelho, Parreiro, Reino, Carrallo, Courella

Malpica- Torrado/a

Idanha: Salvaterra do Extremo - Magro/a

Qualquer ajuda, mesmo sem ser com estes apelidos será muito util, visto que as minhas pesquisas andam por aqui nos finais do sec. XVIII e nestas terras da beira baixa.

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60658 | Ricardo de Oliveira | 18 mar 2004 01:44 | Em resposta a: #60650

Caro colegas

Tenho vários antepassados na região. Todos cristãos-novos e judeus antes do século XVI.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=19625&fview=e

Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60700 | agp | 18 mar 2004 18:27 | Em resposta a: #60650

Boa Tarde

Manuel Francisco Torrado e Maria Domingues, recebidos em Malpica do Tejo aos 19.10.1749, são meus sétimos avós.

Manuel Fernandes Beirão e Maria Gonçalves Sequeira, recebidos aos 3.2.1715 em Monforte da Beira, também são meus sétimos avós. São avós paternos de Maria Fernandes Sequeira que casou com Manuel Martins Moreira, do Ladoeiro.

Estes nomes dizem-lhe alguma coisa?

Pode especificar melhor as famílias Barata e Lopes de Monforte da Beira?


cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60833 | Sertório | 20 mar 2004 20:14 | Em resposta a: #60700

Muito Obrigado pela informação. Porém, as minhas pesquisas ainda aí não chegaram. O apelido Barata surge com uma antepassada minha chamada Michaela Barata que terá nascido por volta de 1765. Conhece? Quanto ao Lopes, surge em vários ramos: volta de 1745, Quitéria Lopes
e António Lopes Barroso
1760*- José Lopes Galvão
1750- Maria Lopes Castanha, Capitão Miguel Dias Lopes, Quitéria Lopes Ribeira.

Conhece alguém?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60897 | agp | 21 mar 2004 20:36 | Em resposta a: #60833

Boa noite

Dos nomes que refere encontrei nota da Quitéria Lopes que, sendo viúva de António Lopes Barroso de Monforte da Beira, casou no Rosmaninhal aos 30.12.1807 com Manuel Marques Lavado, do Ladoeiro, viúvo de Mariana Folgado Regalão, do Rosmaninhal. Desconheço a ascendência da Quitéria Lopes e do António Lopes Barroso

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60901 | Sertório | 21 mar 2004 22:34 | Em resposta a: #60897

Muitíssimo obrigado! Desconhecia totalmente essa informação. Casou então, com mais de 50 anos. Na certidão de casamento da Quitéria Lopes não vinha o nome dos pais??

Desde já, obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60905 | agp | 21 mar 2004 23:24 | Em resposta a: #60901

No assento de casamento(a folhas 15 do livro de casamentos que se encontra no Arquivo Distrital de Castelo Branco) diz apenas que são viúvos de quem referi na mensagem anterior.
Mas posso adiantar, ainda, que Manuel Marques Lavado e Mariana Folgado Regalão casaram no Rosmaninhal em 1.8.1770. Logo, este Manuel também teria mais de 50 anos quando casou com a sua Quitéria.

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60918 | Filipe Prista Lucas | 22 mar 2004 11:07 | Em resposta a: #60650

Caro Sertório,

Tenho ascendentes em Monforte da Beira com o apelido Lopes Courela. Interessa-lhe?

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60921 | jpereira | 22 mar 2004 11:23 | Em resposta a: #60918

Caro Filipe,

Tenho um antepassado, alegadamente de Alcains, de nome Matias Rodrigues Courela que teve um filho Mateus Lopes. Não encontra por acaso algum Matias s.m.n. entre os seus Lopes Courela de Monforte, quiçá com alguma mãe Rodrigues?

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60930 | Sertório | 22 mar 2004 19:29 | Em resposta a: #60921

Lamento, mas nenhum, nem de jpereira nem de Felipe Lucas me diz nada. Sei apenas do Capitão Marcos Martins Courela, de um João Nunes Courela casado com Maria Lopes Loura. Conhecem?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60954 | Filipe Prista Lucas | 22 mar 2004 23:26 | Em resposta a: #60930

Caro Sertório,

A minha ascendência Courela em Monforte de Beira remonta a um senhor Nunes Courela, pelo que passo a transcrevê-la abaixo, para o caso de lhe poder vir a ser útil:

1. ANA LOPES CLARA, bapt. Monforte da Beira 12.8.1716, cas. Monforte da Beira 5.2.1736 com Diogo Pires Bicho, filho de Diogo Pires Bicho e de Maria Prezado

2. MANUEL LOPES COURELA, n. Monforte da Beira, c. Monforte da Beira 12.8.1714
3. ISABEL MENDES, n. Monforte da Beira

4. JOÃO LOPES, bapt. Monforte da Beira, 30.3.1647, cas. Monforte da Beira 11.11.1668
5. MARIA FRANCISCA COURELA, n. Monforte da Beira, fal. Monforte da Beira, 18.9.1695
6. MANUEL LOPES, bapt. Monforte da Beira 18.11.1651, cas. Monforte da Beira 26.4.1677
7. MARIA MENDES, bapt. Monforte da Beira, 20.4. 1654

8. CUSTÓDIO RODRIGUES, n. Monforte da Beira, cas. Monforte da Beira 29.4.1640
9. CATARINA LOPES, n. Monforte da Beira
10. MARTINHO NUNES COURELA, n. Monforte da Beira
11. MARIA FRANCISCA, n. Monforte da Beira
12. PEDRO LOPES, n. Monforte da Beira
13. MARIA ANTUNES, n. Monforte da Beira
14. JOÃO PIRES, n. Monforte da Beira
15. MARIA MENDES, n. Monforte da Beira

16. CRISTÓVÃO RODRIGUES, n. Monforte da Beira
17. MARIA PIRES, n. Monforte da Beira
18. JOÃO LOPES, n. Monforte da Beira
19. MARIA ÁLVARES, n. Monforte da Beira

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#60955 | Sertório | 22 mar 2004 23:35 | Em resposta a: #60954

Muito obrigado. As minhas pesquisas ainda estão no ano de 1750, mas a sua ajuda deverá revelar-se preciosa. Já agora, não sabe de ninguém com Vilela?

Cmc, ad

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#61151 | manuelr | 25 mar 2004 18:18 | Em resposta a: #60833

Caro Sertório.

Talvez os nomes que menciona estejam em Penamacor, pois:

Isabel de Elvas e Domingos Esteves Barroso casados em Penamacor em 27-09-1683, foram pais de:
1-Manuel Esteves Barroso que casou com Domingas Lopes Barroso, filha de Domingos Lopes.
1-Domingos, que nasceu em Penamacor, freguesia de S. Tiago, em 22-08-1687.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#61168 | Sertório | 25 mar 2004 23:16 | Em resposta a: #61151

Muito obrigado pela informação. Mas, como referi, as minhas pesquisas infelizmente ainda estão só em 1750. Mas deverão revelar-se úteis no futuro.

Sertório

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#62011 | agp | 05 abr 2004 18:17 | Em resposta a: #60955

Há Vilelas a casar em 1761 em Sarnadas de Rodão, Vila Velha de Rodão.
Há Vilelas a casar em 1765 em Monforte da Beira.
Há Vilelas a serem pais em 1720 em Malpica do Tejo.
Há Vilelas ...

Que Vilelas procura?

AGP (António da Graça Pereira)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#63237 | Sertório | 22 abr 2004 23:20 | Em resposta a: #62011

Caro António da Graça Pereira, é um pouco complicado. São dois ramos, mas divulgo aqui os nomes e as datas prováveis de nascimento:

Domingos Fernandes Vilela n.+-1720,

Maria Fernandes Vilela n.+-1720

os dois de Monforte, não relacionados genealogicamente, mas poderão ser irmãos, os dois de Monforte.

Já agora, saberá dizer-me algo sobre : António Lopes Siborro, nascido por volta de 1710+- casado com Isabel Rodrigues Rufina?

Manuel Pires Bicho casado com Catarina Moucha, nascido por volta de 1750 (Monforte)?

Manuel Pires Bicho, de Vila Velha do Rodão, casado com Mª Pires dos Ramos, nascido p.volta de 1720?

Desde já muito obrigado,

José Sertório

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#63239 | agp | 22 abr 2004 23:32 | Em resposta a: #63237

Caro José

Infelizmente não tenho nada relacionado com os nomes (ou casais) que refere.

cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#63293 | rgc | 23 abr 2004 15:41 | Em resposta a: #60650

Boa tarde ! Pessoa amiga telefonou-me, não há muito tempo, para saber se eu já tinha perguntado a algum dos confrades do Fórum se conhecem alguém da família-Rascão-, da área de Castelo Branco.
Os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#63304 | Sertório | 23 abr 2004 16:57 | Em resposta a: #63293

Lamento, mas no que diz respeito Monforte da Beira (CTB), não encontro nada sobre o apelido.

Cumprimentos, José Sertório

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#63337 | camac41 | 23 abr 2004 23:55 | Em resposta a: #60954

Caro Filipe Pristas Lucas

Na minha ascendência encontro um Matias Nunes Courela, natural de Monforte da Beira casado com Isabel Gonçalves, de Almaceda-Sarzedas. A sua filha Maria Gonçalves, natural de Sarnadas de Rodão casou em 19 de Fevereiro de 1708 com Domingos Dias Amoroso, do Monte da Carqueijosa de Sarnadas do Rodão.
Agradecia que me informasse se nas suas pesquisas pode relacionar o referido Matias com a sua ascendência.
Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#63369 | rgc | 24 abr 2004 15:53 | Em resposta a: #63304

Caro Confrade José Sertório

Agradeço-lhe, porque teve atenção para comigo, e não seria obrigado a responder-me.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#63372 | Sertório | 24 abr 2004 16:33 | Em resposta a: #63369

Não foi nada, acho que todos deveriam ter em consideração que quem questiona fica à espera de resposta e fica sem saber se temos informações ou não.

Atenciosamente, José Sertório

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#63376 | rgc | 24 abr 2004 19:44 | Em resposta a: #63372

O pior é quando com boa vontade e de boa fé, alguém dá alguma informação, que embora não satisfaça ou tenha alguma importancia para quem é dirigida, por não saber mais ou julgando ser útil, nem ao menos , por elementar boa educação, recebe um simples "obrigado" por exemplo,como resposta, fazendo perder a vontade de enviar a quem se dirigiu o que depois pode tem ou conhecer, realmente, de importantância sobre o assunto, que nessa ocasião ainda desconhecia e não informou.

Como os meus agradecimentos desejo-lhe bom fim de semana.
Rafael Carvalho

P.Scpt :Ainda sobre a família -Rascão-, que referi , era da nobreza local e de grande fortuna, mas o último morgado arruinou tudo. Mas terei de ficar por aqui.

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#63384 | camac41 | 25 abr 2004 00:38 | Em resposta a: #63293

Caro Rafael Carvalho

No Rosmaninhal e em Escalos de Baixo existem vários individuos com o apelido Rascão.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#63410 | rgc | 25 abr 2004 13:30 | Em resposta a: #63384

Caro Carlos Leal Machado

Obrigado pela informação.

Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-

#63429 | matsantiago | 25 abr 2004 16:43 | Em resposta a: #60650

Boa tarde!

Gostaria de saber se me poderiam dar informações sobre a Familia "Santiago" de Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco.
Eu dou informações sobre os meus ascendentes no tópico "Familia Santiago de Louriçal do Campo".Como ainda ninguém me respondeu nesse tópico, pensei que aqui me pudessem ajudar.
Se alguém me puder ajudar ficarei muito agradecido.

Cumprimentos
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

Santiago

#63506 | jpereira | 26 abr 2004 12:15 | Em resposta a: #63429

Caro Marco,

Tenho na minha BD um Manuel Rodrigues de Santiago, casado com uma tia-avó Maria da Conceição Mendes Raposo, natural de Salgueiro do Campo. Deste Manuel encontrei baptismo em São Miguel, C.B., a 14 Mai 1748 (nascido em C.B. a 2), filho de outro do mesmo nome e de Brízida da Conceição Rolo, n.p. de Manuel de Santiago e Maria Rodrigues, n.m. de José Álvares Rolo e de Inácia Gonçalves, todos de C.B., excepto a avó materna que era do Monte da Rapoula, Sarzedas.

É tudo o que tenho, para além de alguns (poucos) registos de baptismo de descendentes desta minha tia-avó.

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santiago

#63538 | matsantiago | 26 abr 2004 17:34 | Em resposta a: #63506

Caro João Pereira

Muito obrigado pela informação. Como ainda não sei as datas dos ascendentes dos meus Bisavôs e Trisavôs, não puderei ver se algo coincide.
Quando "fala" que Manuel Rodrigues de Santiago foi baptizado em São Miguel, Castelo Branco, presumo que se refira ao Distrito de Castelo Branco, pois actualmente não há nenhuma freguesia com esse nome no Concelho de C.B. É isso que quer dizer?Se sim, em que Concelho é?

Desde já grato pela sua atenção
Melhores cumprimentos

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santiago

#63540 | jpereira | 26 abr 2004 17:50 | Em resposta a: #63538

Caro Marco Santiago,

De facto a freguesia de São Miguel da Sé já não existe, sendo actualmente referida como Castelo Branco (simplesmente). Outrora (até 1849 salvo erro) existiam duas freguesias na cidade de Castelo Branco, uma servida pela Sé (Igreja de São Miguel) e outra pela igreja de Santa Maria (ou Santa Maria do Castelo). Posteriormente foram fundidas numa só, com a designação de Castelo Branco. Os registos que mencionei são por conseguinte de uma das duas freguesias da cidade de C.B. existentes nessa época.

Se conseguir entroncar os seus nestes, não deixe de o comunicar.

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Barroso

#63575 | Jotri | 27 abr 2004 01:36 | Em resposta a: #61151

Caríssimo Confrade
Tem alguns elementos sobre os Barrosos que vão abaixo?
«Seu marido era filho de Domingos Nunes Guedelha (1743-1794), nascido em 1743 em Escalos de Baixo, e de sua mulher em segundas núpcias Ana Ascenção de São José Teles, natural de Penamacor; neto paterno de João Carlos Pereira, e de sua mulher Josefa Nunes Guedelha; neto materno de Nicolau Teles, capitão, casado com Maria Esteves Barroso»
Muito Grato
Jotri

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Barroso

#63658 | Sertório | 27 abr 2004 22:49 | Em resposta a: #63575

Lamento. O "meu" ramo apenas se estende por Monforte. Mas, quem sabe, se não serão na origem o mesmo?

Cumprimentos,
Sertório

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#71232 | scarvalhos | 13 ago 2004 17:10 | Em resposta a: #60650

Boas tardes,
como ainda vou muito longe dos finais do séc. XVIII (com datas vou ainda em meados do séc. XIX), pergunto-lhe se não tem referência a Ignacia Torrada(o) que casou com Domingos Nunes Leitão (por voltas de 1850...), ambos naturais de Malpica do Tejo, pais de José Nunes Leitão (estas informações foram-me gentilmente cedidas por Ana Morão Correia).

Obrigada

Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Santiago

#72156 | matsantiago | 01 set 2004 22:00 | Em resposta a: #63506

Caro João Pereira

Se me pudesse conceder os registos de Baptismo de descendentes dessa sua tia-avó, ficaria muito agradecido.

Melhores cumprimentos

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#72161 | manuelr | 01 set 2004 22:55 | Em resposta a: #63293

Caro Rafael Carvalho

Encontra Rascão em S. Miguel D'Acha e Taborda Rascão em Vale de Prazeres, por volta de 1700. Há-os tb actualmente em Castelo Branco, mas não sei a relação entre eles. Só hoje reparei no tópico, pelo que não lhe dei a indicação antes.

Um abraço
Manuel da Silvas Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#72165 | rafael | 01 set 2004 23:33 | Em resposta a: #72161

Caro Manuel Rolão

Ainda bem que me enviou esta informação antes do fim de semana, porque assim ainda vou a tempo de dar esta informação à pessoa interessada.
Parece-me que houve um oficial superior do Exército Português,falecido há anos , que tinha este apelido, que esteve a prestar serviço militar aqui em Setúbal. Não me recordo quem me falou nisto. A não ser que a patente militar fosse outra e eu tenha feito confusão, mas gostava de saber onde obter tais dados.

Nunca é tarde para recebermos notícias boas, sobretudo quando já não as esperamos, mas compreendemos, ou sabemos, os motivos.

Um abraço amigo, do
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#72166 | manuelr | 01 set 2004 23:42 | Em resposta a: #72165

Caro Rafael Carvalho

O único militar que conheço, é um Sargento Rascão, que vive em Castelo Branco (a 11 meses dos 100 anos e continua impecável!), mas não sei por onde prestou serviço militar. Não sabendo a patente, talvez consultando as Ordens de Serviço em Setúbal, na Unidade onde prestou serviço, que será o mais rápido.

Um abraço amigo
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Santiago

#72487 | jpereira | 06 set 2004 18:01 | Em resposta a: #72156

Caro Marco Santiago,

Tenho estado fora e só agora vi a sua mensagem.

Os baptismos que tenho são todos de filhos deste casal de tios-avós. Não segui as respectivas famílias para além disso.


Baptismos de filhos de Manuel Rodrigues de Santiago e Maria da Conceição Mendes Raposo:

1) Maria, n. 08 Set 1780, b. 20 Set 1780 (padrinho: Bento José, testemunhas José Romão e Manuel Mendes - Castelo Branco, Santa Maria, B-9, fl. 30 vs., M.F. 107 SGU, item 2, TT)
Nota: baptisada em casa por necessidade por Bento José, do Louriçal, no dia do nascimento; a data de b. corresponde ao dia em que lhe puseram os Santos Oleos.

2) António, n. 20 Ago 1782, b. 28 Ago 1782 (padrinhos: António Nunes Giraldes e sua mulher Teresa de Jesus, por quem tocou Manuel Nunes Giraldes; testemunhas: João Giraldes Torrano e Manuel Mendes - Castelo Branco, Santa Maria, B-9, fl. 132 vs., M.F. 107 SGU, item 2, TT)

3) Manuel, n. 08 Ago 1784, b. 15 Ago 1784 (padrinhos: Manuel Mendes Raposo e Luisa Maria; testemunhas: Carlos José Machado e João da Silva - Castelo Branco, São Miguel, B-10, fl. 154, M.F. 114 SGU, item 3, TT)

4) Maria, n. 08 Dez 1786, b. 17 Dez 1786 (padrinhos: Manuel Jordão e sua mulher Josefa Luisa; testemunhas: Carlos José Machado do Amaral e José Nunes Lisga - Castelo Branco, São Miguel, B-10, fl. 241, M.F. 114 SGU, item 3, TT)

5) João, n. 25 Abr 1789, b. 03 Mai 1789 (padrinhos: António Fernandes Cascão e Joana Luisa de Santiago; testemunhas: o Reverendo Carlos José Machado e José Nunes Lisga - Castelo Branco, São Miguel, B-10, fl. 320, M.F. 114 SGU, item 3, TT)

6) Guiomar, n. 16 Mar 1792, b. 25 Mar 1792 (padrinhos: António Pereira e sua mulher Guiomar, por quem tocou Luis Vaz; testemunhas: João Martins Patrício e José Nicolau - Castelo Branco, São Miguel, B-11, fl. 3 vs., M.F. 114 SGU, item 4, TT)

Com os melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#76079 | scarvalhos | 28 out 2004 10:41 | Em resposta a: #60700

Bons dias,
aproveitando a boleia, sabe se Manuel Francisco Torrado está de algum modo relacionado com Ignacia Torrada(o) que penso possa ter nascido em Malpica do Tejo por voltas de 1825-30?

Obrigada
Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#76105 | fsrogeiro | 28 out 2004 18:52 | Em resposta a: #60954

Caro Filipe Prista Lucas

Sabe por acaso se o Diogo Pires Bicho que refere, casado com Ana Lopes Clara, tem ascendência no Ninho do Açor? É que neste lugar existiu uma família com esse apelido (Pires Bicho/Pires Bicho Leonardo), havendo meso nela homónimos deste (Diogo Pires Bicho). Pedia-lhe, caso tenha paciência, o favor de dar uma vista de olhos nos tópicos "Famílias de Freixial do Campo e Ninho do Açor", "Ninho do Açor séc. xvii" e "Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo".
Antecipadamente grato.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#76148 | agp | 29 out 2004 09:33 | Em resposta a: #76079

Cara Susana

Não tenho nos meus apontamentos qualquer referência a Inácia Torrada e, sendo assim, não posso estabelecer a sua eventual ligação com o meu antepassado Manuel Francisco Torrado.

Contudo, vou voltar bravemente aos paroquiais de Malpica do Tejo e terei em atenção o seu pedido. Mas preciso de saber o nome dos pais ou do marido da Inácia Torrada.

Entretanto, no caso de lhe interessar, pode consultar o que já apurei dos costados de Manuel Francisco Torrado em:

http://genealogia.sapo.pt/0185/costados.php?id=1003990

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#76151 | scarvalhos | 29 out 2004 09:47 | Em resposta a: #76148

Bons dias,

Vou aproveitar a sua boleia, e pelo que sei o marido de Ignacia Torrada era Domingos Nunes Leitão (meus 4ºs avós), pais de José Nunes Leitão (não sei se ajuda).

Muito obrigada
Susana Carvalhso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#76340 | scarvalhos | 02 nov 2004 11:42 | Em resposta a: #76148

Caro António Pereira,
sabendo à partida que pode não haver relação nenhuma, sabe-me dizer se a sua antepassada Leonor Marques (1822-1869, natural de Malpica do Tejo) filha de Manuel Marques (ou Pires) Fevereiro e de Maria Faria (ou Pires Raposo), teve mais irmãos, nomeadamente Joanna Marques (natural da mesma freguesia e que, partindo da regra dos 25 anos por geração nasceu por voltas de 1825-30) que casou com José Correia Bom?

Obrigada desde já,

Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#76341 | agp | 02 nov 2004 12:08 | Em resposta a: #76340

Cara Susana Carvalhos

A minha antepassada Leonor Marques teve, pelo menos, os seguintes irmãos: Manuel (n. 1818), João Marques e Joana Marques.

João Marques foi casado com Maria Cantoa, com descendência no Rosmaninhal: Catarina (1840), Joaquim (1843), Bartolomeu (1846) e José (1849).

Joana Marques casou:
- primeira vez em 13.3.1843 no Rosmaninhal com Joaquim Lopes Barata, com filhos Catarina Antunes cc José Cabeça; José Lopes Barata cc Clara Mendes; Isabel; Teresa Marques cc Manuel Pinto e Aleixo Barata cc Teresa Chuço.
- segunda vez em 4.1.1866, ainda no Rosmaninhal, com José Vaz.

Sendo assim, parece-me que a Joana Marques que casou com José Correia Bom não é irmã da minha antepassada Leonor Marques.

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#77246 | agp | 14 nov 2004 22:27 | Em resposta a: #76151

Cara Susana

Dei uma pequena vista de olhos no livro de baptizados de Malpica do Tejo no período de 1838 a 1847.

Não encontrei qualquer filho dos casais Domingos Nunes Leitão cc Inácia Torrada e José Correia Bom cc Joana Marques.

Quanto a filhos do casal José Lopes Pequeno cc Catarina Afonsa Dioga, que referiu noutro tópico, encontrei os registos de João (9.3.1839), Joana (20.3.1841), José (2.1.1844) e Maria (4.2.1844). Nos dois últimos, a páginas 245V e 246, parece haver erro do cura. Como avós paternos são referidos João Lopes Pequeno e Catarina Pires Carneiro (ou Catarina Silvestre) e como maternos Manuel Afonso Diogo e Joana Sebastiana, todos de Malpica.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#77304 | scarvalhos | 15 nov 2004 16:13 | Em resposta a: #77246

Caro António,

Mais uma vez obrigada pela ajuda, e vejo que já percebeu que vou andando pelo fórum à "cata de bocaditos" da minha família. De facto, ando a ver se me organizo para poder fazer eu mesma a pesquisa, mas de momento é-me de todo impossível.
Mais uma vez muito obrigada
Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#79962 | fmgar | 22 dez 2004 20:20 | Em resposta a: #60650

Minha mulher tem ascendestes maternos de Monforte da Beira dos apelidos Jorge e Valente.Gostaria de falar consigo

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#80031 | rafael | 23 dez 2004 16:23 | Em resposta a: #63293

Caros Confrades

Voltando ao assunto da msg. de 23-04-2004 gostaria de saber da existência de famílias de apelidos: Bargão, Roseiro,Pereira, Salgueiro, Clara ,Gomes, da região de Salvaterra do Extremo, Segura e limítrofes.

Bom Natal e Ano Novo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#80035 | scarvalhos | 23 dez 2004 16:44 | Em resposta a: #60650

Boas tardes,
embora me esteja a dedicar mais a outro ramo familiar, gostaria de saber já se cruzou com Ignacia Torrada(o) casada com Domingos Nunes Leitão, ambos naturais de Malpica.

Desde já obrigada
Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#84264 | fmgar | 14 fev 2005 14:31 | Em resposta a: #80035

Minha Mulher tem um avõ materno chamado Joaquim Pedro Jorge,filho de Francisco Jorge e de Madalena Nunes,neto de Bartolomeu Jorge e de Isabel Sanches,e bisneto de Manuel Jorge e de Catarina Torrada.Gostaria de estabelecer ligações,se as há.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#84268 | scarvalhos | 14 fev 2005 15:12 | Em resposta a: #84264

Boas tardes,
presumo que estes antepassados da sua mulher sejam de Monforte da Beira (de acordo com a sua mensagem de 22 de Dezembro), pelo que a ligação à "minha" Ignacia Torrada, natural de Malpica do Tejo pode ou não existir, dada a proximidade de ambas as aldeias. Tem datas e locais de nascimento? Ajudavam...

Cumprimentos
Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#84272 | FIGUEIRA | 14 fev 2005 15:31 | Em resposta a: #60650

Caro confrade Sertório,

Fale-me dos seus Baratas, talvez possamos trocar informações.

Cumprimentos,

Nuno Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#84284 | fmgar | 14 fev 2005 19:15 | Em resposta a: #84268

Os Jorge a que me referi são todos naturais,baptizados e casados na Paroquial de Monforte da Beira.Bartolmeu Jorge,filho de Manuel Jorge e de Catharina Torrada,nasceu cerca de 1831 pois em 14.Jul.1882,com 50 anos casou 2ªvez,sendo viuvo.Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família!

#84305 | Sertório | 14 fev 2005 22:39 | Em resposta a: #84284

Bartolomeu Jorge nasceu a 24.08.1819, terá "mentido" na certidão do segundo casamento, que me deu muito trabalho a encontrar!

Pelas informações que escreveu, acho que o meu pai é primo em 2º grau da sua mulher.

Se quiser saber os antepassados de Bartolomeu Jorge e da sua mulher Isabel Sanches diga-me o seu e-mail por exemplo, que poderei dar-lhe a informação.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#84309 | Sertório | 14 fev 2005 23:08 | Em resposta a: #84272

Os meus antepassados Barata são: Micaela Barata, Filha de Luísa Pires Barata, neta de Manuel Pires Barata, todos do séc. XVIII em Monforte.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#84310 | FIGUEIRA | 14 fev 2005 23:31 | Em resposta a: #84309

Caro Sertório,

À primeira vista esses nomes não me dizem nada, mas aconselho-o a ver os tópicos "Família Barata" e "Família Barata Freire de Lima II" pois são muito bons para quem estuda a família Barata, da Beira Baixa.

Cumprimentos,

Nuno Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família!

#84331 | fmgar | 15 fev 2005 11:24 | Em resposta a: #84305

Desde o ano passado que aguardava o seu contacto pois calculava que teria alguma novidade para me dar.Os dados que tenho de Bartholomeu Jorge foram tirados do Livº de Casamentos de Monforte da Beira-Ano de 1882,fls 3ve 4f.onde consta o 2º casamento deste,de "50 anos",lavrador,com Maria Sanches de 51 anos,viuva de Miguel Marques Pegado.Muito grato ficarei ao parente pelos novos dados que me possa dar.Melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família!

#84333 | fmgar | 15 fev 2005 11:43 | Em resposta a: #84305

A Avó de minha Mulher,Antónia dos Reis Lucas é filha de Domingos Valente c.c. Maria José Barreira e neta de José Valente c.c. Antónia Lucas.Todos de Monforte da Beira.Se souber alguma coisa desta familia também agradeço.A.c.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#84363 | scarvalhos | 15 fev 2005 15:36 | Em resposta a: #84284

Boas tardes,
até agora ainda não dei com tenho qualquer referência ao apelido Jorge na minha família, nem qualquer ligação a Monforte (exceptuando o meu tio José Lopes). De qualquer maneira, se sencontrar referências a este apelido, aviso.
Cumprimentos
Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#84385 | Sertório | 15 fev 2005 19:50 | Em resposta a: #84363

Agradeço a disponibilidade, mas não é necessário, pois tenho documentada a origem do apelido.

Resposta

Link directo:

RE: Família!

#84387 | Sertório | 15 fev 2005 20:02 | Em resposta a: #84333

Lamento, mas não sei nada acerca do que referiu. Aquele assento em Castelo Branco também já o tinha visto, mas obrigado na mesma.

Resposta

Link directo:

RE: Família!

#84427 | fmgar | 16 fev 2005 11:29 | Em resposta a: #84387

Através de "contacto" mostrei estar interssado que me contatasse e assim me poder dar infos da familia Jorge de Monforte que pelo que me dise é a mesma de minha Mulher,visto dizer que seu pai é primo2º dela.Gostaria de saber também a origem do nome que disse já conhecer.A.a. a.c.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#84468 | djabaf34 | 16 fev 2005 19:01 | Em resposta a: #60700

Boa tarde

Necessito de informações sobre a família Andrade, da Sobreira Formosa na Beira Baixa, se algum dos intervenientes tiver alguma informação fico desde já agradecido.

Cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

Família-RASCÃO

#106881 | Lourval | 06 dez 2005 02:55 | Em resposta a: #63293

Rafael,
Conheço Amaro Gonçalves Rascão, dos Escalos de Baixo, que casou com Isabel Nunes. Tiveram uma filha Antonia Nunes que por sua vez casou-se com Domingos Lourenço Mendo. Este último casal teve vários filhos entre 1770 e 1780.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE:Cerejo,Andrade,Miranda,Pereira,Pinheiro,Robalo,

#126882 | rafael | 01 set 2006 03:35 | Em resposta a: #63384

Procuro asc.ª de MANUEL GOMES RASCÃO c.c LEONOR MARIA ( 1834/60 )-freg. de SALVATERRA do EXTREMO e de ANTÓNIO BARGÃO c.c CLEMENTINA PINHEIRO,da mesma freg.

Da freg. de SEGURA , a asc. de JOSÉ PEREIRA JUNIOR c.c CATARINA RODRIGUES, entre 1857/88.

Da freg. de ZEBREIRA , a asc. de JOÃO ROBALO c.c ANA CLARA MARTINS -1844/1870.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:Cerejo,Andrade,Miranda,Pereira,Pinheiro,Robalo,

#127522 | camac 41 | 05 set 2006 20:09 | Em resposta a: #126882

Caro confrade

Não disponho os dados que pretende.
Tenho andado afastado da T.T. mas numa próxima oportunidade
procurarei os dados que pretende

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#288537 | limoeiros55 | 04 out 2011 20:59 | Em resposta a: #72166

Chamo-me Emanuela Rascão.Esse militar era meu tio avô.Faleceu a 9 de julho de 2010,lúcido até ao final.Era tio de minha mãe Suzette Maria Gomes Rascão de Sousa.Era irmão de meu avô José Maria Rascâo casado com Leopoldina das Dores Pilar Gomes Rascão.O meu avô era natural do Sabugal.Sei que a minha família estava estava espalhada por Portalegre,Aveiro,Castelo Branco,Idanha,Nisa,Coimbra e Abrantes.Procuro descer ás origens,e descobrir tudo o que possa.Se alguém souber algo agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Família-RASCÃO

#288547 | Maria Montoya | 04 out 2011 22:57 | Em resposta a: #288537

Att Sertório,
Hoje encontrei a sua mensagem no Forum e vi que não teve qualquer ajuda para a familia Magro de Salvaterra do Extremo. São meus parentes e tenho alguns elementos, Ainda está interessado?
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#378528 | mariarachel | 12 mar 2017 03:26 | Em resposta a: #60700

Oi António,

Maria Rachel do Brasil. Meus bisavós eram da Covilhã, Pedro Lopes Torrado e Rachel Barata. Meu avô imigrou para o Brasil em 1928, João Lopes. Acredito que podemos ser parentes.

Resposta

Link directo:

Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#416805 | Mariana_R | 05 ago 2019 19:28 | Em resposta a: #288537

Boa tarde,

Sou bisneta de Artur Maria Rascão, que tinha um irmão chamado José Maria Rascão. O meu bisavô nasceu em 1898 e faleceu com 99 anos, lúcido até ao final.
Terá mais informações do seu familiar José Maria Rascão?

Obrigada,

M. Rascão

Resposta

Link directo:

Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#416828 | fmgar | 06 ago 2019 12:04 | Em resposta a: #416805

Não tenho qualquer notícia.Os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#424799 | Lopo | 09 jun 2020 07:34 | Em resposta a: #60650

Bom dia

Após uma pesquisa, parece me que o apelido Folgado vem maioritariamente, se não exclusivamente, de Idanha a Nova.

Alguém pode me ajudar a descubrir a origem do nome? Sempre achei que talvez tivesse um ângulo espanhol.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova

#425550 | MAlves_ | 11 jul 2020 16:52 | Em resposta a: #126882

Boa tarde,

Creio que se refira ao meu tio-trisavô, Manuel Gomes Rascão.
Era filho de José Maria Rascão e de Maria da Conceição Nunes Benedita Xavier. Neto paterno de Manoel Gomes Rascão e de Isabel Nunes Rolão e materno de Valentim Nunes Ramos e de Isabel Lopes Benedita de Miranda.

Espero ter ajudado. Se necessitar de mais informações, disponha.

Cumprimentos,

M. Alves

Resposta

Link directo:

Famílias dos concelhos de C.Branco e Idanha-a-Nova, freguesia de Salvaterra do Extremo

#426148 | fcatanas3 | 02 ago 2020 23:51 | Em resposta a: #60650

Caros confrades,

Procuro a ascedencia de 3 casais de Salvaterra do Extremo, cujo hiato de 50 anos na primeira metade do sec. XIX me impede e identificar. Qualquer informacao que possam ter seria benvinda e reconhecida.

parte da informacao abaixo exposta resulta indirectamente a consulta de registos relativos a' ascendencia destes casais:

Casal #1:
MANUEL BARGAO e ANTONIA MARTINS, que tiveram:
1. MARIA RODRIGUES BARGOA MARTINS cc JOAO RODRIGUES VALENTAO, que tiveram:
1.1 MARIA n. Salvatarra do Extremo a 18/Ago/1853
1.2 JACINTA RODRIGUES MARTINS cc. com 22 anos a 02/Set/1872 JOAO DA MATTA FILIPE de Vila ddel Campo, Espanha
2. ANA MARTINS f. Salvaterra do Extremo com 35 anos, a 25/Set/1870

Casal #2:
ANTONIO RODRIGUES e MARIA VALENTOA, que tiveram:
1. JOAO RODRIGUES VALENTAO, f. Salvaterra a 15/Jan/1886 cc MARIA RODRIGUES BARGOA MARTINS
2. MANUEL RODRIGUES cc. ISABEL FALCAO, esta f. Salvaterra a 20/Nov/1901 e e' filha de Manuel Falcao e Ana Pinheiro
3. JOSE RASCAO cc. MARIA DA ASCENCAO, esta f. Salvaterra a 24/Set/1868 e e' filha de Manuel Falcao e Ana Pinheiro

Casal #3:
ANTONIO MAGRO PARRO e MARIA FOLGADO, uetiveram:
1. BENEDITA FOLGADO cc. JOAO CATANA, em Salvaterra a 04/Out/1873 e tiveram:
1.1 MANUEL CATANA n. 06/Jun/1878, f. 07/Fev/1955 em Salvaterra, cc. ISABEL MARIA MARTINS, n. 20/Set/1878 em Salvaterra, filha de JACINTA RODRIGUES MARTINS e JOAO DA MATTA FILIPE.

agradeco antecipadamenete,
f

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen