Major-General Mimoso e Carvalho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Major-General Mimoso e Carvalho

#60661 | artur41 | 18 mar 2004 03:34

Caros confrades,


Hoje, ao ler um novo semanário açoreano, reparei que o novo comandante da Zona Aérea dos Açores era o Major-General Mimoso e Carvalho (em substituição do Major-General Jorge Andrade). Para além de ir contactar a F.A.P., pergunto: algum de vós sabe a origem destes "Mimosos"?


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#60845 | João Maya | 21 mar 2004 00:09 | Em resposta a: #60661

Este Mimoso e Carvalho é filho de Mário Carvalho e Maria Pia Mimoso Ruíz, filha de Alexandre Nogueira Mimoso Ruíz e de Ermelinda...., filho de Alexandre César Collaço Mimoso Ruíz e de Tereza Benedita Nogueira Mimoso Serra; primos, filho de Vergolino Collaço Mimoso e de Maria do Carmo Ruíz Mimoso Gomes Collaço.
Tereza Benedita Nogueira Mimoso Serra é filha de Vicente de Carvalho e Serra e de Maria Antónia Benedita Nogueira Mimoso, filha de Jaques Filipe Nogueira Mimoso e de Teresa Benedita Vieira, filho de António Jorge Nogueira Mimoso e de Maria Antónia Lamprêa de Figueiredo, filho de António Rodrigues Nogueira Mimoso e de Maria Bárbara Thereza da Encarnação Sousa, filho de Manuel Rodrigues Nogueira e Joana Mimoso, filha de Joana Mimoso e neta de António Jorge Mimoso.

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#60846 | João Maya | 21 mar 2004 00:11 | Em resposta a: #60845

tem um irmão mais velho chamado Mário Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#61324 | marsousa | 27 mar 2004 18:30 | Em resposta a: #60845

Caro João Maya

Registo com satisfação mais este contributo para o estudo da família Mimoso, em resposta à questão que em boa hora o nosso confrade Artur Camisão colocou.

Permita-me, no entanto, que corrija algumas imprecisões.

Em primeiro lugar, o Major Nogueira Mimoso, pai do General Jaques Filipe Nogueira Mimoso, era António José e não António Jorge. Todos os dados que tenho sobre ele, e são muitos e de várias origens, (registos paroquiais, pautas de vereação, documentos do Arquivo Histórico Militar,etc.) o comprovam. Este erro tem origem no texto sobre Jaques Filipe Nogueira Mimoso na GEPB (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira).

Para se ver a ascendência de Jaques Filipe Nogueira Mimoso, basta procurar, na base de dados do GP, o nome do irmão mais velho, Manuel Joaquim Nogueira Mimoso:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114492

Em segundo lugar, os dados que possuo não permitem concluir que Alexandre César Collaço Mimoso Ruíz e Teresa Benedita Nogueira Mimoso Serra fossem primos, pelo menos pelos Mimosos.

A ligação entre elementos das famílias Colaço Mimoso e Nogueira Mimoso não é inédita: Carlos Manuel Nogueira Mimoso, tabelião do Juízo de Direiro da Comarca de Tavira, parente por várias vias, de Jaques Filipe Nogueira Mimoso, casou (1º casamento) a 13-5-1827, com D. Ana Maria Colaço Mimoso, irmã de D. Caetana da Restauração Colaço Mimoso, antepassada de Alexandre César Colaço Mimoso Ruiz.

Como as duas famílias se ligaram há uma certa confusão, mas não é conhecido qualquer documento que relacione o apelido Mimoso dos Colaço Mimoso e o dos Nogueira Mimoso.

Os Nogueira Mimoso são um dos ramos algarvios descendentes dos Mimosos de Tânger.

Quanto aos Colaço Mimoso, descendem do casamento do capitão Francisco Xavier Mimoso (n. 28-2-1770) com D. Catarina Maria Colaço. Francisco Xavier Mimoso era filho do Dr. Joaquim António Mimoso que foi médico em Tavira, cidade onde foram baptizados os filhos que tenho referenciados: o dito Francisco, Bernardo e Joana. Os nomes dos pais do Dr. Joaquim António Mimoso não são conhecidos.


Melhores cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#61519 | João Maya | 30 mar 2004 12:37 | Em resposta a: #61324

Cara Maria Manuela


Obrigado pelas correções que fez.
Penso que um dos irmãos de Maria Pia Mimoso Ruíz além de ter constituido família em Portugal, foi para o Brazil constiruindo também aí família?.

Vou ver se tenho aqui na Nigéria uns papéis que me foram dados pela tia da minha mulher, também destes Mimoso, e depois confirmo qual.

Cumprimentos

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#61595 | artur41 | 31 mar 2004 04:02 | Em resposta a: #60845

Caro João Maya,


Os meus agradecimentos pelos dados fornecidos!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#61596 | artur41 | 31 mar 2004 04:13 | Em resposta a: #61324

Cara Maria Manuela,


Já tinha ouvido falar da pessoa em questão. Muito contente fico por saber a ascendência do Major-General Mimoso e Carvalho: pertence, pois, aos nossos "Mimosos"!!

Realço, também, o seu rigor e objectividade.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

P.S. Agora que voltei para Lisboa vou ao E.M.F.A. para tentar obter o contacto do nosso parente.

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#61621 | joaomaya | 31 mar 2004 14:03 | Em resposta a: #61595

Caro Artur

Se conseguir o contacto, peço-lhe que mo envie.
Ainda tenho umas fotos do nosso ultimo encontro para lhe mandar, e agora entendo porque não seguiram para o endereço que me deu.

Cumprimentos

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#61623 | camisao65 | 31 mar 2004 14:36 | Em resposta a: #61621

Caro João Maya

Julgo serem estes os contactos da BA4 (Base Aérea 4),nas Lajes.

00.351.295.54.05.15
00.351.295.54.05.21

Não consegui o mail.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#61624 | artur41 | 31 mar 2004 15:08 | Em resposta a: #61621

Caro João,


O meu primo Luís já deu alguns dados. Eu, pela minha parte, vou tentar entrar em contacto com o Major-General. Evidentemente que lhe darei conta do que tiver sido falado.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#61627 | camisao65 | 31 mar 2004 15:33 | Em resposta a: #61621

Caro João Maya,

Mais lhe digo.
O Major-General Mimoso e Carvalho, nasceu em Janeiro de 1953, tendo entrado para a Força-Aérea, em 1972, como voluntário.
Deixo-lhe aqui um resumo do discurso na tomada de posse como Comandante da ZAA.

"O novo Comandante da Zona Aérea dos Açores (ZAA) convidou ontem os norte-americanos a colaborarem na resolução de problemas crónicos “que se têm vindo a prolongar” na Base das Lajes.
Mimoso e Carvalho, que falava na cerimónia da sua tomada de posse, lembrou que a infra-estrutura terceirense vive um novo enquadramento estratégico “derivado da recente transferência de áreas de responsabilidade entre os comandos das forças dos EUA, com a inclusão dos Açores no comando europeu”, sendo que nessa nova realidade sobressai “o esforço acrescido na procura incessante da excelência”.
“Este novo contexto, se aproveitado, poderia também aproximar da excelência as boas relações existentes entre os comandantes português e norte-americano e ser facilitador de novas formas de entendimento para os problemas que se têm vindo a prolongar ou que pontualmente vão ressaltando”, disse Mimoso e Carvalho.
Apesar de reconhecer a complexidade dos problemas – que não especificou –, disse pensar ser fundamental que mereçam todos “uma atenção especial e um acompanhamento permanente”.


Relações locais


Mimoso e Carvalho anotou a presença na cerimónia de membros do Governo Regional e disse entender que tal significa a identificação da população civil com o serviço prestado pela Força Aérea aos açorianos.
“Tenho e terei presente a prioridade de salvaguardar, quer as populações, quer as vidas em perigo, quer o equilíbrio ambiental dos ecossistemas da região”, garantiu.
O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Taveira Martins, que presidiu à mudança de comando, referiu que a Força Aérea proporciona à população dos Açores “todo o apoio possível, quer através do transporte de pessoas e bens, quer em acções de busca e salvamento e na efectivação de evacuações aero-médicas, muitas das quais realizadas em situações meteorológicas bastante adversas”.
Garantiu, por fim, que as missões de fiscalização às pescas, que estão na ordem do dia, continuarão a merecer atenção, “havendo já um planeamento de reforço nesta área”.


Posição privilegiada


Mimoso e Carvalho disse partilhar da ideia de que “a Base das Lajes mantém uma importância decisiva para o desenvolvimento regional”. “É, sem dúvida, um elemento essencial da charneira do relacionamento transatlântico e continua a ser fundamental para a afirmação dos Açores a nível nacional e internacional”, especificou.
Por seu lado, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea disse partilhar da opinião do novo comandante da ZAA sobre a importância das Lajes.
“É através desta região estratégica que ocorre a passagem das principais linhas de comunicação marítimas e aéreas essenciais para o desenvolvimento económico e para a segurança da Europa e das Américas. Por tal motivo, os Açores continuam a assumir capital importância como plataforma dissuasora do Atlântico, contributo inestimável para a paz e estabilidade mundiais, alicerçada em laços de solidariedade efectiva entre Portugal e os EUA, reforçados no âmbito da NATO”, disse.
Taveira Martins aproveitou a ocasião para anunciar que a frota de helicópteros da BA4 será renovada no primeiro trimestre de 2006. Quanto aos aviões de transporte, ainda não há data para a renovação.


Novas oportunidades


Mimoso e Carvalho disse que “a decisão recente de estender aos Açores a capacidade para vigiar e defender o espaço aéreo nacional através de um sistema de defesa aérea vai finalmente proporcionar, não só ao Comandante Aéreo, as condições de comando e controlo essenciais ao cumprimento integral da sua missão”.
Acrescentou que tal “contribuirá também para que o Comando Operacional inclua, efectivamente, a terceira dimensão na sua área de responsabilidade, abrindo assim novas perspectivas no futuro”.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#61641 | João Maya | 31 mar 2004 18:57 | Em resposta a: #61624

Caro Artur

António Mimoso e Carvalho cresceu na mesma rua que eu, no Bairro de Sta Cruz. Bairro que aliás deu muitos pilotos à Força Aérea.

Também é primo da minha mulher, já que a a mãe dele é prima direita do meu sogro.

Estivemos juntos num festival aéreo em Évora, no ano passado e ainda não lhe consegui passar as fotos.

cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#61643 | artur41 | 31 mar 2004 19:17 | Em resposta a: #61641

Caro João,


Vizinhos e amigos de longa data, não é!? Coisa de louvar, ainda para mais nos tempos que correm...!

Por curiosidade: estive com o meu pai já há "alguns" anos no mesmo festival. Saudosos tempos, esses:-)


Renovados cumprimentos

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Major-General Mimoso e Carvalho

#70402 | | 27 jul 2004 18:03 | Em resposta a: #61324

A referência de João Maya, meu primo, ao facto de os meus bisavós Alexandre César Mimoso Ruiz e Teresa Benedita Mogueira Mimoso Serra serem primos provém de fontes familiares: a minha avó, Irene, e a minha mãe Alice. Caetana da Restauração Colaço Mimoso era avó materna de Alexandre César. Curiosa é a referência ao facto do pai e da mãe de Alexandre César serem primos - Maria do Carmo Ruiz Mimoso Gomes Colaço e Virgolino Colaço Mimoso - sem eu conseguir saber quem foram os pais deste último. Em princípio, só pode ser filho de de Antónia, Caetana ou Alexandre César, filhos de Francisco Xavier Mimoso e Catarina Maria Colaço, mas qual?
Outra questão é a descendência de Jacques Nogueira Mimoso. Tem várias filhas, duas morrem solteiras, duas casam - uma com Teixeira de Aragão, outra co Carvalho e Serra dando origem ao ramo Mimoso Serra, mas deve ter havido outra que, segundo a minha família, terá casado com um Guerra, pai de António Nogueira Mimoso Guerra, referido na GEPB.
Se por acaso puder ajudar agradeço muito.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mimoso

#70406 | | 27 jul 2004 18:11 | Em resposta a: #61324

Cara Manuela,

Reparei entretanto que tenho como filhos do capitão Francisco Xavier Mimoso e de Catarina Maria Colaço - Antónia, Caetana da Restauração e Alexandre César. Não Francisco, Bernardo e Joana de que fala. Neste site penso aliás que Alexandre César e Antónia aparecem e Caetana não.
Fala ainda numa Ana Maria irmã de Caetana?
Poderá esclarecer-me?
Obrigada

Resposta

Link directo:

Mimoso

#70409 | | 27 jul 2004 18:24 | Em resposta a: #61324

Cara Manuela,
Como não sei se fui muito clara porque os nomes se repetem: Caetana da Restauração irmã de Alexandre César Mimoso avó materna de Alexandre César Mimoso Ruiz é a informação que tenho.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Mimoso

#70506 | marsousa | 28 jul 2004 19:58 | Em resposta a: #70409

Cara Zé

Respondo-lhe no tópico "Mimosos"

Maria Manuela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 04:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen