Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Famílias

Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#60672 | Rodrigo Carvalho | 18 mar 2004 12:45

Coloco aqui neste Tópico o meu agradecimento e reconhecimento pela atenção e competência nas pesquisas que estamos efetuando junto ao Arquivo Distrital de Braga. A história da Família Campolina(na origem em Portugal, evolução Sylva - Silva Campelina) está sendo desvendada em boa parte, graças ao referido Arquivo. Quem diria que chegamos até onde não imaginávamos.

O sobrenome Campelina desapareceu em Portugal, mas no Brasil, os Campolinas orgulham-se das raízes.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#61402 | czlfvmeu | 28 mar 2004 22:27 | Em resposta a: #60672

Caro Confrade Rodrigo de Carvalho
Nos meus dados,disponho de referências:
-a Domingas Francisca da Silva Campelina, que casou na freguesia de S. Tiago de Caldelas com Domingos de Arantes (este último nascido em 1726);
-a António da Silva Campelina, da freguesia de S. Miguel de Fiscal, que casou com Maria de Sousa Fajardo de quem teve uma filha, Joana Angélica da Silva Campelina, nascida em 1762.

Nas informações que colheu dispõe por acaso de referência a estas pessoas, de modo a que eu possa relacioná-las entre si (trata-se de freguesias próximas)? E, poderá indicar-me ascendentes de Domingas Francisca da Silva Campelina?

Agradecendo desde já, envio os meus atenciosos cumprimentos.

Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#61537 | Rodrigo Carvalho | 30 mar 2004 18:29 | Em resposta a: #61402

Prezado Eduardo,

não sei qual seria a relação entre Domingas Francisca da Silva Campelina e António da Silva Campelina, mas a família é a mesma. Pelas datas que possuo, acredito que deveriam ser irmãos.Eu sou descendente do António da Silva Campelina, através de seu filho Manoel António da Silva Campelina, que veio para o Brasil e hoje somos cerca de 12 mil advindos da descendência dele. Não sei onde ocorreu a mudança, mas aqui o sobrenome é Campolina.

O Manoel António da Silva Campelina era irmão de Joanna Angélica da Silva Campelina.

A Freguesia de Santiago de Caldelas é bem próxima à Freguesia de São Miguel de Fiscal, ambas pertencem ao Termo (atuial Concelho Municipal) de Amares, Distrito de Braga.

Tenho muitas informações sobre a família e não achei sequer 1 sobrenome Campelina em Portugal, mas encontrei por meio de indicação de terceiros, o Sr. António Russel, em Amares, que é descendente d e Joanna Angélica da Silva Campelina.

Tenho a Inquirição de Brás da Silva Campelina, que é filho de Domingos da Silva O Campelina, irmão de António da Silva Campelina.

Geraldo da Sylva, da Freguesia de Coucierio, foi casado com Maria Antónia da Rocha, pias de Pedro da Sylva, almocreve e vendeiro no Lugar de Germel, Freguesia de São Vicente de Regalados, Termo de Pico de Regalados (O Concelho atual é Vila Verde), foi casado com Isabel Dinis, Pais de Manoel da Sylva O Campelina, que foi lavradopr e rendeiro das igrejas, foi casado com Ângela Francisca da Freguesia de Santiago de Cladelas, em Amares, pais de António da Silva Campelina, lavrador em a Freguesia de São Miguel de Fiscal, Termo de Amares, foi casado com Marinha Soares Fajardo, e António e Marinha foram os pais de Joanna Angélica que casou-se com o 11o. Senhor da Casa da Tapada, Rodrigo de Azevedo Sá Coutinho e pais (António e Marinha) de Manoel António da Silva Campelina (Campolina) que veio para o Brasil.

Existe a raça de cavalos Campolina, que assim foi batizada em homenagem ao seu idealizador e agente financeiro, Cassiano António da Silva Campolina, bisneto do português Campelina (Campolina) que veio para o Brasil.

Gostaria de obter informações sobre o senhor, onde reside, o que sabe sobre a família Campelina (Campolina) e podemos trocar muitas informações.

Neste sábado (27/03/2.004) foi realizado na sede do município de Sete Lagoas, Estado de Minas Gerais, o II Encontro da Família Campolina. Foi um sucesso.

Podemos trocar os endereços eletrônicos, tenho muitos arquivos interessantes.

Há um outro tópico neste Fórum, intitulado "Família Campelina - De Sylva a Campolina", no qual teço considerações acerca de nossas mais recentes descobertas.

Sds. ,

Rodrigo Pedroso de Carvalho - Belo horizonte - Minas Gerais - Brasil - sexto neto de Manoel António da Silva Campolina (Campelina)

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#61560 | Rodrigo Carvalho | 30 mar 2004 21:27 | Em resposta a: #61402

Prezado Eduardo,

pela data de nascimento de Domingos Arantes, é possível que a Domingas Francisca da Silva Campelina seja filha de Domingos da Silva Campelina, pai de Brás da Silva Campelina. António da Silva Campelina casou-se em 1737. pelo sobrenome Arantes (Domingos Arantes seria casado com Domingas Francisa da Silva Campelina) que o senhor tem, posso supor que seria um Campelina também, correto?

A minha suposição é que esse sobrenome extinguiu-se em Portugal. Mas de qualquer forma fico muito satisfeito em conhecer Campelinas, mesmo que por mensagens eletrônicas.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#61571 | czlfvmeu | 30 mar 2004 22:41 | Em resposta a: #61560

Prezado Rodrigo
Muito obrigado pelos suas mensagens. Quase que acertou. Domingas Francisca da Silva Campelina é minha tia, mas só por afinidade: isto é por ter casado com o meu tio Domingos de Arantes. O António Russel é meu primo, não por ser Campelina, mas por ter ele próprio ascendência Arantes em virtude de outro casamento. Trata-se de uma pessoa que muito aprecio.
É curioso observar que Domingos de Arantes teve dois irmãos que migraram para o Brasil: António, que deu origem aos Arantes de Aiuruoca, e José, que deu origem aos Arantes de Formiga. O neto da írmã mais velha deles foi também para o Brasil e deu origem aos Arantes de Cunha. Os Arantes dessa geração deram poir origem aos numerosíssimos Arantes brasileiros de S.Paulo e do Sul de Minas, de quem Domingas Francisca Campelina é tia por afinidade (de todos eles).
Para terminar, envio-lhe o meu endereço electrónico: eraolarrobaclixpontopt.
Com amizade
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#61572 | Rodrigo Carvalho | 30 mar 2004 22:50 | Em resposta a: #61571

Prezado Eduardo,

certa feita em um programa de televisão assiti ao músico Guilherme Arantes contar que sua família era de Campos Gerais, sul de Minas Gerais, e, que a família do Pelé era de ex-escravos de uma fazenda de seus ascendentes e que a família do referido jogador de futebol adotara o sobrenome Arantes.

Quanto aos Campelinas/Campolinas há uma polêmica aqui entre os familiares, pois discute-se a transformação de Campelina para Campolina teria sido em Portugal ou no Brasil.

Será que ainda xiste o sobrenome Campelina em Portugal? Acreditamos que não...mas tudo é possível.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#61573 | Rodrigo Carvalho | 30 mar 2004 22:55 | Em resposta a: #61571

Provavelmente, os avós de Domingas Francisda da Silva Campelina eram: Manuel da Sylva O Campelina e Ângela Francisca.

Quais as infomações que o senhor teria do António da Silva Campelina?

Sds. ,

Rodrigo

OBS: Certa feita screvi um longo texto ao Sr. António Russel, só que achava que a origem dos Campolinas seria advinda de Campolinho e como na região tem um Lugar denominado Campolinho, assim achamos.

Fizemos várias elocubrações sobre a origem desse Campelina, o que significaria, mas sequer achamos a palavra em dicionários, obviamente, que por análise da composição da palavra, sufixos, etc, sáiram essas elocubrações.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#94203 | procha75 | 23 jun 2005 20:27 | Em resposta a: #61402

Caro confrade Eduardo Arantes e Oliveira,

Não sei se já obteve os dados relativos a Domingas Francisca da Silva Campelina, mas de qualquer modo remeto-lhe o que consegui relativamente a esta:
- Domingos de Arantes, filho de Domingos de Arantes e de Josefa Marques, casou com Domingas Francisca, filha de Domingos da Silva e de Maria Carvalho, na Igreja de São Tiago de Caldelas, em 1754-Mai-19.
Como facilmente se pode constatar Domingos da Silva, também dito Domingos da Silva Campelia, é filho de Manuel da Silva Campelina e de Ângela Francisca (meus 9ºs avós), que por sua vez são pais de António da Silva Campelina casado com Marinha Soares Fajardo, de quem teve Joana Angélica da Silva Campelina que casou com o 11º senhora da Casa da Tapada.

Caso possa poder-me-ia fornecer dados sobre descendentes do "seu" casal Domingos de Arantes / Domingas Francisca da Silva Campelina. Esses dados visam enriquecer a minha base-de-dados e um estudo que venho fazendo sobre os descendentes do Abade Afonso Vilela e de Gaspar da Silva (irmão do Abade Baltazar da Silva), onde se inserem os Campelinas.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

P.S.: Caso queira ou possa fornecer os dados genealógicos que lhe pedi, se tiver preferência, pode fazê-lo para o meu e-mail: procha_1975@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#94212 | czlfvmeu | 23 jun 2005 22:04 | Em resposta a: #94203

Caro Confrade Pedro Campelina
Agradeço-lhe muito a sua informação que completa a que eu já tinha.
De facto, dos meus apontamentos consta que Domingos de Arantes (filho de Domingos de Arantes e Josefa Marques, de quem descendem os Arantes brasileiros), foi baptizado a 3/IX/1726, e casou na freguesia de S. Tiago de Caldelas com Domingas Francisca da Silva Campelina, mas não sabia de quem esta era filha e neta, e como se relacionava com Joana Angélica da Silva Campelina que, a 21/XII/1762, casou com Rodrigo António de Azevedo Sá Coutinho, Senhor da Casa da Tapada. Só agora fiquei com o quadro completo.

No entanto, posso acrescentar o seguinte: Domingos de Arantes e Domingas Francisca da Silva Campelina foram pais de António de Arantes que casou a 28/V/1798, na freguesia de S. João de Atães, com Maria Bernarda. Foram estes os pais de outro António de Arantes, que nasceu no lugar da Porta, e foi baptizado na freguesia de S. Salvador do Couto do Souto a 3/VII/1799. Este último foi inquirido "de genere" a 24/VII/ 1820. Os depoimentos que constam da inquirição referem que seus pais e avós eram lavradores ou "de boa família", ou "de boa linhagem", ou "de boa e limpa geração, de génio pacífico e costumes honrados".
Aproveito a oportunidade para lhe enviar os meus amigos cumprimentos
Eduardo de Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#94218 | procha75 | 23 jun 2005 23:07 | Em resposta a: #94212

Caro confrade António,

Agradeço imenso as informações que me transmitiu. E lá vai mais um indivíduo desta família com Inquirição de Génere. Nesta família dos Campelinas já encontrei mais de 10 padres (a começar pelo fundador, Afonso Vilela, Abade da Igreja de São Vicente de Regalados).

Atrevo-me agora a fazer-lhe outra pergunta: por acaso não tem informação da freguesia de casamento (que deve ser a de naturalidade dela) do AntónioTeixeira de Queiroz com Serafina da Silva Campelina? Já tentei contactar com o confrade que colocou um tópico que fala deles mas não obtive resposta; e como também lhe respondeu no tópico e obteve resposta...

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#442578 | Rodrigo Carvalho | 11 ago 2022 17:23 | Em resposta a: #61571

Prezado Eduardo, e continuamos a pesquisar. Encontramos Arantes Campolina no Brasil, que bada sabem da origem, Acheid escendentes de Joaquim Arantes Campolina, mas ainda não sabemos a origem dele, deve ter nascido em 1840.

Mas encontramos casamento de Antônio Soares em 1872 em Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, ele, português, nasceu em 1843, filho de Antônio Arantes Campolina, da Freguesia de Santo Conselho das Terras de ......? Bouro? Arcebispadod e Braga .Não consegui decifrar. Isto significa que Arantes Campolina vieram de Portugal bem depois do meu hexavo, Manoel Antônio da Silva Campelina (Campolina). Vale ressaltar, que achamos aqui Joaquim Arantes Campolina, nascido por volta de 1840, acreditamos que era português e filho do antonio arantes Campolina. Sabe de algo? Mesmo outros Arantes Campolina que vieram ao Brasil?

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#442579 | Rodrigo Carvalho | 11 ago 2022 17:31 | Em resposta a: #94218

Prezado Pedro, Fomos mais distantes, descobrimos Antônio Soares, nascido em Portugal, filho de Antônio Arantes Campolina e Catarina Soares Ferreira, o noivo nasceu em 1843 na Freguesia de Santos Conselhod e Terras de .....achei que seria Bouro, mas parece iniciar-se com P e o restante, não achei Freguesia alguma com algo parecido.

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Braga e Família Campolina

#446488 | alexguedes | 13 mar 2023 12:43 | Em resposta a: #60672

Sobre o Joaquim Arantes Campolina, o que sabemos no momento é o seguinte:
a) em 1844 aparece como padrinho de casamento de forros em Catas Altas da Noruega
b) casou-se em 1852, aos 30 anos de idade e sua esposa tinha 12 anos
O padre preguiçoso não anotou a filiação.
Não há processo de habilitação matrimonial em Mariana
Seu processo de inventário encontra-se em péssimo estado de conservação e não há outros elementos que possam ser úteis para desvendar sua origem.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 11:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen