Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#60803 | zmcm | 20 mar 2004 03:23

Alguém possui dados desta família de Loulé? agradeço as asjudas possíveis.

Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#60810 | abivar | 20 mar 2004 12:08 | Em resposta a: #60803

Meu Caro Miguel:

Tenho alguns assentos que os referem e informações extraídas de processos de Habilitação para o Santo Ofício que "pilhei" nos apontamentos do Miguel Corte-Real. Alguns são quase certamente meus ascendentes, atendendo à análise que faço desses elementos; vou organizar o que tenho e depois deixo aqui o que conseguir. Também temos de fazer o ponto de situação dos nossos portimonenses; depois mando um mail para ti e para o Sérgio.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#60812 | zmcm | 20 mar 2004 14:26 | Em resposta a: #60810

Meu Caro António :
Obrigado pela resposta! tenho estado para te falar pois tenho uma coisa que também te interessa. Estive no Arquivo Distrital de Faro e fotocopiei o Testamento dos nossos Avós Cap. Manuel Martins Cabrita e Inês de Oliveira feito a 8 de Julho de 1732 na sua Quinta das Torres em Porches! (esbarrei com ele por acaso)
Temos que nos encontrar na TT ( agora que és membro da Direcção da Associação dos Amigos da TT deves concerteza ir lá mais vezes!)para fazer um ponto de situação dos nossos Portimonenses...( e não só!)

grande abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61262 | jliberato | 26 mar 2004 23:14 | Em resposta a: #60803

Meu caro Miguel Cabrita Matias,
Não me recordo se já falámos disto, mas eu tenho um Domingos Martins e uma Margarida Adais, que tiveram uma filha, Maria Martins, nascida aos 06-11-1650 em Salir. O Adais pode ser Arrais. Julgo que não é o que está escrito no assento, mas pode sempre ser um erro do pároco.
Margarida Adais diz-lhe alguma coisa?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61270 | zmcm | 27 mar 2004 01:14 | Em resposta a: #61262

Caro J Liberato :
Não creio que o Adais seja Arrais! Adains é um apelido comum no Algarve nos sec. XVI até XVIII e que se perdeu práticamente até aos dias de hoje! Este apelido aparece com várias grafias ( dependia do padre como calcula): Adains, Adães, adaens etc....!
Julgo que a origem desta família esteja no Alentejo, tanto quanto me apercebi até onde chegaram as minhas pesquisas!

abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61298 | rgc | 27 mar 2004 13:02 | Em resposta a: #61270

Caros amigos
Por falarem em Adains e Alentejo , a serra de Alcaria Ruiva, foi conhecida por Adanis.Mas oportunamente, como espero, falarei nisto.
Abraços.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61304 | abivar | 27 mar 2004 13:39 | Em resposta a: #61262

Caro JLiberato:

Tenho uma Isabel Adães casada com António Rodrigues Pincho (está aqui no GP)

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61306 | abivar | 27 mar 2004 13:42 | Em resposta a: #61262

Desculpe, por engano enviei a mensagem antes de acabar! continuando, esse casal tem um filho José Lourenço casado em Alcantarilha com Eugénia Rosa de Abreu, a 21/5/1748. Usei a grafia "Adães" que me parece ser a transcrição actualizada do apelido, que suponho ser patronímico de "Adão".

Um abraço,

António

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61307 | abivar | 27 mar 2004 13:43 | Em resposta a: #60812

Caro Miguel:

Não me esqueci do prometido! brevemente aqui deixarei o que tenho dos Arraes de Mendonça e por mail mandarei o que apurei dos portimonenses de uma recente conversa com o Miguel Corte-Real.

Abraços,

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61336 | abivar | 27 mar 2004 20:10 | Em resposta a: #60812

Caro Miguel:

Aqui vai o que tenho de Arraes de Mendonça de Loulé. Nos apontamentos do Miguel Corte-Real relativos a F.S.O. do Algarve encontrei um Manuel de Mendonça e Brito (Manuel, M 93 Nº 1748) casado a 26/5/1709 com a sua prima em terceiro grau Domingas Colaça, ambos de Loulé, ele baptizado a 22/3/1684 e ela a 30/1/1684. Aqui vai a ascendência de ambos, começando com um hipotético filho com o número 1.:

4. Capitão Pedro Arraes de Mendonça (irmão inteiro do Capitão António Mendes de Brito, pai do Padre Manuel de Mendonça de Siqueira), b. Loulé 2/3/1652, c. Loulé 19/4/1683 com sua prima em terceiro grau de consanguinidade (esta informação tirei do assento de casamento de que tenho apontamento; foram trestemunhas o Padre Manuel Colaço tio materno da noiva e o Capitão António Mendes de Brito, irmão do noivo)
5. Antónia Colaça Farinha
6. Capitão Martim Anes Cabrita (FSO, Martim, M1 N38 – infelizmente ainda não tomei nota da respectiva ascendência).
7. Leonor Mendes Pousada.

8. Capitão Rodrigo de Brito de Mendonça, b. Loulé 31/7/1611.
9. Maria Mendes (com rumour de mourisca), b. Loulé 16/3/1623.
10. Pedro Francisco Seco (lavrador), c. Loulé 30/7/1640.
11. Brites Colaça.
14. Manuel Mendes Pousado.
15. Maria Gomes (de Loulé).

16. Mendo Viana da Brito (escrivão da comarca, “cargos honrosos”, vivia à lei da nobreza).
17. Maria Neta.
18. António Mendes.
19. Ana Correia.
20. Pedro Francisco Seco (da Serra da Estrela).
22. Manuel Colaço.
23. Leonor Luís.
28. António Pousado.
29. Leonor Mendes.
30. = 22.
31.= 23.


Qual a minha ligação a esta gente? Acontece que tenho um antepassado de Loulé, o Dr. António Teixeira Valente, médico, filho de José Rodrigues Semedo e Inês da Silva, sendo o José (b. 19/4/1671) filho de Manuel Colaço e Leonor Afonso (ele possivelmente descendente do Manuel Colaço casado com Leonor Luís, acima), e Inês, filha de Gaspar dos Reis Teixeira e Maria Mendes, que presumo ser a segunda Inês, baptizada a 26/6/1678, tendo por padrinhos um Manuel Arraes e Inês Mendes. Sou levado a acreditar que Manuel Arraes e Inês Mendes poderiam ser irmãos de Maria Mendes (portanto tios maternos de Inês da Silva) e também dos Capitães Pedro Arraes de Mendonça e António Mendes de Brito acima referidos; nesse caso a minha Maria Mendes seria filha também do Capitão Rodrigo de Brito de Mendonça e de outra Maria Mendes, uma vez que as datas e os nomes se encaixam perfeitamente (o Pedro Arraes de Mendonça casa em 1683, cinco anos depois da suposta sobrinha Inês nascer).

No casamento de José Rodrigues Semedo com Inês da Silva (em 19/10/1698, também em Loulé) aparece como testemunha um Capitão Luís Colaço Farinha, talvez o homónimo FSO (Luís M5, nº152, carta de 7/10/1683), casado com Leonor Machado, filho de um homónimo médico em Loulé (e de Maria Lopes, filha de Manuel Lopes e Apolónia Luís) e neto dos acima referidos Manuel Colaço e Leonor Luís (“lavradores de lavoira grossa”); portanto o médico Luís Colaço Farinha era irmão de Brites Colaça e o FSO e provável Capitão homónimo, testemunha do referido casamento, primo co-irmão de Antónia Colaça Farinha, acima. Também aparece como testemunha um Capitão Lourenço Palermo de Faria que, contra toda a expectativa (!), é filho de António Mendes de Brito e Guiomar de Athaíde, portanto provavelmente sobrinho também de Pedro Arraes de Mendonça e dos outros irmãos (ou seja, na minha hipótese, primo direito de Inês da Silva pelo lado da mãe dela e do pai dele). Com efeito também tenho o casamento deste Lourenço, a 23/11/1710, em Loulé, com Maria Teresa de Sines (? ou será de Jesus?), filha de Domingos Jorge Barradas e Maria Jeorge Caçoeira (?), ambos de Castro Verde, provavelmente proximos parentes de Genebra Maria Barradas, Mulher e prima em quarto grau de consanguinidade (casa em 22/12/1742) do meu médico António Teixeira Valente (ela era filha de Tomé Jorge Barradas, de Castro Verde, filho de Francisco Jorge e Maria Gonçalves, e de Feliciana Borges de quem o malandro do padre ocultou os pais, no assento de casamento, ocorrido em Loulé a 11/5/1715).

Para aumentar a confusão, existe também um familiar do Santo Ofício, também médico e também António Teixeira em Loulé (António, M 26 nº 717), mas filho de Manuel Rodrigues (ortelão) e Guiomar Teixeira (falecida em 1688), neto materno de Gaspar dos Reis e Inês Madeira, de Quelfes (Gaspar dos Reis fora Juíz da Ventena e de Quelfes se foi para Loulé, ermitão na ermida de N. Senhora da Piedade, sendo casado a segunda vez com “a laranjinha”). É inacreditável que este António Teixeira não seja parente próximo do meu António Teixeira Valente; o FSO António Teixeira casa em 7/5/1689, pelo que poderá ser da mesma geração que o Pai de Inês da Silva (casada em 1698), Gaspar dos Reis Teixeira, e a Mãe de António, Guiomar Teixeira, da mesma geração da Maria Teixeira que sei ser Mãe de Gaspar dos Reis Teixeira. Sendo assim este poderia ser neto materno do outro Gaspar dos Reis, ermitão e Juíz da Ventena, e de Inês Madeira, o que bate certo com o nome Inês que deu a duas filhas. Teríamos Maria Teixeira irmã de Guiomar Teixeira, Gaspar dos Reis Teixeira primo direito do médico Licenciado António Teixeira e o meu médico, António Teixeira Valente, neto materno de um primo direito do seu quase homónimo e colega. Talvez por isso tivesse usado o apelido “Teixeira”, para lembrar o nome do “Primo-avô” pelo lado materno de quem talvez herdasse a clientela...

Note-se que também devia ser parente próximo do outro médico acima referido, Luís Colaço Farinha, que poderia bem ser irmão de Manuel Colaço casado com Leonor Afonso (ambos irmãos de Brites Colaça, acima, e filhos de outro Manuel Colaço e Leonor Luís), avô paterno de Antóno Teixeira Valente; o problema é que há um Padre Manuel Colaço irmão também de Brites Colaço (segundo o processo de FSO do neto desta) e padrinho de José Rodrigues Semedo, o que invalida provavelmente a filiação do pai deste (não haveria dois irmãos homónimos...). Em todo o caso António Teixeira Valente teria também um parente médico pelo lado paterno.

Para terminar, a minha misteriosa Feliciana Borges cujos pais o padre ignorou no respectivo casamento em 1715 talvez seja descendente de uma Felícia Borges, casada com Rui Dias da Silveira, cuja filha D. Maria Luisa da Silveira casa em Loulé, a 13/6/1680 com Sebastião de Sousa da Silva, filho de Manuel da Silva e Isabel Camacha. Também há um FSO ligado a estes; trata-se de Joaquim José Caetano da Silveira (Joaquim, M4, nº 47, carta de 17/1/1751, b. em Loulé a 25/9/1729), filho de Rui Dias da Silveira (Sargento-mór, Capitão-mór de Loulé, COX) e neto dos acima mencionados Sebastião de Sousa da Silva e D. Maria Luisa da Silveira. Por esse processo fica-se a saber que o Rui Dias da Silveira mais antigo tinha vindo de Mazagão com “o Conde do Rio”, tinha sido “Criado e Administrador do Conde de Vale de Reis”, Feitor da Comenda de Loulé e C.O.X.; o genro Sebastião de Sousa da Silva também foi “Criado dos Condes de Val de Reis”.

Bem esta resenha já vai longa, por isso por hoje é tudo.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61436 | zmcm | 29 mar 2004 09:36 | Em resposta a: #61307

Meu Caro Tó:
Espero ansiosamente o resultado dessa conversa!

grande abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61445 | zmcm | 29 mar 2004 11:48 | Em resposta a: #61307

Meu Caro Tó:
Espero ansiosamente o resultado dessa conversa!

grande abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61503 | zmcm | 30 mar 2004 00:42 | Em resposta a: #61336

Meu Caro Tó :
Pois é...parecem-me raciocínios correctos e outra coisa não seria de esperar,a questão é mesmo procurar os dados para se ter a certeza!

A propósito o outro Dr. António Teixeira que falas deverá ser o Dr António Teixeira (natural de Loulé, faleceu em Lagoa em 1716) que casou com Margarida Nunes de Arez e viveram em Lagoa, mas não tenho informação que tenha sido FSO apenas sei que era natural de Loulé pelo processo de HSO do seu neto abaixo mencionado!.Estes acima foram pais de :
Maria Nunes de Arez (b-6-12-1695, casou em Lagoa com Belchior Affonso Santos a 11-9-1711 e foram pai de António Teixeira Santos(FSO- M108/1886, prebítero do hábito de S.Pedro e notário do Santo Ofício), Nicolau Teixeira (b-1681 em Lagoa, f-1763 em Lagoa, foi pai de Francisco Teixeira de Viveiros e de António Teixeira de Sequeira) e Alferes António Teixeira ( do qual nada mais sei ).

Sei pouco desta gente de Loulé, só sei que havia parentesco entre Arrais de Mendonça e Sousas Cabrita e gostava de saber como era esse parentesco!
Possívelmente a pista estará nestes teus dados, há que investigar!

grande abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61585 | S.João de Rei | 31 mar 2004 01:48 | Em resposta a: #60803

Caros Confrades

Talvez possa ser de utilidade.

1. Maria Justina de Mendoça Arrais Borges Botelho (cc. Jerónimo António
Pereira Coutinho, primeiro Marques de Soidos

2. Pais: Francisco de Mendoça Arrais Borges Botelho (FCCR, COC,
Tesoureiro-Proprietário das Moradias dos Fidalgos da Corte, Representante
Genealógico dos Mendoça Arrais de Ceuta e Tanger) e D. Maria Micaela de Alvim

3) Avós: Manuel de Mendoça Arrais (FCCR, COC, Tesoureiro-Proprietário
das Moradias dos Fidalgos da Corte, Guarda-Reposte de El-Rei) e D. Luísa
Maria Borges Botelho da Fonseca

4) Bisavós: Vasco Arrais de Mendoça (FCR, COC, Governador de Faro) e
D. Filipa Lopes de Araújo (nota: casaram em Tanger a 28 de Maio de 1648)

5) Trisavós: Pedro Arrais de Mendoça (COC, serviu as Armas em Ceuta,
onde nasceu e casou) e D. Bárbara do Couto

6) Quartos avós: Vasco Arrais de Mendoça (COC em 1603, serviu em
Ceuta, onde nasceu e casou) e D. Maria de Mendoça (sua prima co-irmã)

7) Quintos avós: Pedro arrais de Mendoça (COC, serviu contra os
Mouros, em Ceuta, onde nasceu) e sua mulher D. Joana Bocarro

8) Sextos avós: D. Violante Arrais de Mendoça (Sra. da representação
deste ramo de Mendoça Arrais) e seu marido Vasco Martins Camelo (FCR)

9) Sétimos avós: António Arrais de Mendoça (Fidalgo da Casa de El-Rei
D. Manuel, serviu em Ceuta, onde nasceu) e ?

10) Oitavos avós: Pedro Arrais de Mendoça (COC, filho segundo, foi
servir para Ceuta, onde deu origem a este ramo de Mendoça Arrais) e sua
mulher D. ...Garcez

11) Nonos avós: João Arrais de Mendoça(FCR, COC, serviu em Ceuta, no
Reinado de D. Afonso quinto) e sua mulher D. Isabel Nabo

12) Décimos avós: Gonçalo Arrais de Mendoça (Cavaleiro e Vassalo de D.
João I, Morgado e Senhor do Couto de Marim) e sua mulher D. Ines Madeira

13) Décimo primeiros avós: Fernão Arrais de Mendoça (Morgado de Marim) e sua
mulher D. Francisca de Ávila

14) Décimo segundos avós: Pedro de Mendoça Arrais, e sua mulher D...de Teive

15) Décimo terceiros avós: Fernão Arrais de Mendoça, o primeiro que juntou estes
apelidos (Fronteiro-Mór do Algarve, contra D. Afonso IV)

Cumprimentos


José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Fonsecas e Arraes de Mendonça, Mazagão ... Bra

#61586 | S.João de Rei | 31 mar 2004 02:01 | Em resposta a: #60803

Caros Confrades


Fonsecas e Arraes de Mendonça, Mazagão ... Brasil

Francisco de Azevedo Coutinho (1), irmão do meu avô António de Azevedo Coutinho (ramo que segue para Lagos) cc D. Maria Manuel da Cunha (Cunha da Costa) e de Jorge do Rego de Azevedo Coutinho(2) cc D. Francisca da Cunha (Cunha da Costa), nasceu e serviu em Mazagão tal como os irmãos, tendo sido baptizado em 03/04/1650, eram filhos de Manuel de Azevedo Coutinho cc D. Filipa do Rego (Queimada), filho por sua vez de Francisco de Azevedo Coutinho, nascido por volta de 1561, o primeiro a ir viver e servir em Mazagão, tendo o seu pai António de Azevedo Coutinho (8º senhor de S.João de Rei), nascido em Arzila e o seu avô (morto em combate) servindo em Arzila, em 1519.

Do ramo (1) sempre em Mazagão, Francisco, casa cerca de 1670, com Antónia Barreta (Barreto) ramo que segue o caminho do Brasil e tem como filhos:
1.1 Manuel de Azevedo Coutinho cc D. Domingas Valente (Rego) que tem como filhos 1.1.1 Lourenço Arrais de Mendonça Coutinho cc D. Maria da Cunha (Loureiro) FCCR, viúva que vivia em Vila Nova de Mazagão, (Amapá )Brasil em 1782, com 3 filhos, possuindo 5 escravos e vivendo de sua lavoura... filhos; Francisco Xavier de Azevedo Coutinho (638), que migrou para o Pará,. Fazia parte dos casais avulsos, grupo familiar n.º 329, recebendo 166$419 rs. de Praça e Tença. Manuel de Azevedo Coutinho (639), que veio comandando o grupo familiar n.º 329, recebendo 116$419 rs de tença e Praça.
1.2 Gonçalo Barreto Coutinho cc D. Catarina da Cunha (Cunha da Costa), cuja 5ª filha D. Constança da Cunha, cc Salvador Nunes da Fonseca (Capitão), o filho primogénito Francisco de Azevedo Coutinho (657 ?), fazia parte da 1.ª Companhia, grupo família n.º 2, recebendo 28$589, de tença e Praça. Veio em companhia de sua mulher, Inês Fernandes Rodage (Rodarte ?), com 28$589 de sua tença e praça. Trouxeram um filho, José Alexandre de Azevedo Coutinho, com 17$892 réis de moradia.
1.3 António de Azevedo Coutinho , fazia parte do corpo de Infantaria da 4.ª Companhia, grupo familiar n.º 90, recebendo 192$921 rs. de soldo. Veio em companhia de sua esposa Mariana da Luz da Piedade, recebendo 7$263 de sua praça. Foi pai de Catarina Maria de Brito, que deixou geração do seu casamento com Jorge do Rêgo Arraes de Brito. Deste casal, descendem os Arraes de Mendonça estabelecidos no Pará.”

Do ramo (2) Jorge do Rego de Azevedo Coutinho teve vários filhos que seguem o caminho do Brasil, tendo duas filhas deixado descendência, nomeadamente D. Constança da Cunha cc António Gonçalves Cota (Fonseca) e D. Maria da Cunha cc Álvaro Botelho da Fonseca (Ferreira da Fonseca)

Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61658 | zmcm | 31 mar 2004 22:32 | Em resposta a: #61585

Caro José de Azevedo Coutinho :
Agradeço as informações dadas, são bastante importantes para o que procuro! desconhecia esta ligação com os Marqueses de Soidos!

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61659 | zmcm | 31 mar 2004 22:35 | Em resposta a: #61585

Caro José de Azevedo Coutinho :
Agradeço as informações dadas, são bastante importantes para o que procuro! desconhecia esta ligação com os Marqueses de Soidos!

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61775 | inacioricardo | 02 abr 2004 13:18 | Em resposta a: #61585

Caro José de Azevedo Coutinho.
Meus cumprimentos pela divulgação da genealogia do sogro do Marquês de Soydos. Solucionou uma dúvida postada há quase 2 anos e meio no tópico Mendonça Arrais. Seria possível estabelecer também a linha Arrais do Visconde de Valongo?
Grato pela atenção
Inácio Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#61911 | jliberato | 04 abr 2004 15:33 | Em resposta a: #61304

Caro António,
Eu tenho um Francisco Pincho que casou em São Clemente de Loulé aos 09-09-1626 com Leonor Martins. Ele filho de Bartolomeu Pires e Catarina Botécia, ela filha de um Domingos. Sabe se há alguma relação com os seus?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#75974 | luis262 | 27 out 2004 09:43 | Em resposta a: #61585

Caro José de Azevedo Coutinho :

Ao pedir alguns elementos sobre ascendentes meus a Eduardo Osório, no tópico Roque Fernandes de Abreu, aqui no fórum, deparei com um SIMÃO ARRAIS DE MENDONÇA, pai ( a mãe não é referida) de FERNANDO MADEIRA ARRAIS, este último nascido c. de 1440, em Avô, que foi " Comprador da Rainha, irmã de D.Manuel". Escivão das sisas de Lourosa e Sinde, carta de 18.9.1499 (Chancelaria de D.Manuel I, 14-74v).
Segue- se depois a descendência deste que me parece não adiantar ao caso.

Será que tem alguma coisa sobre este SIMÃO ARRAIS DE MENDONÇA, muito provavelmente nascido nos primeiros anos do séc XV?

Se pudesse disponibilizar elementos que eventualmente possua, ficava- lhe agradecido.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#76054 | S.João de Rei | 27 out 2004 20:44 | Em resposta a: #75974

Caro Luís Piçarra

Segundo Sanches de Baena no “Arquivo Heráldico Genealógico”:
2354. Vasco Nabo Arraes de Mendonça, cavaleiro fidalgo, filho de Simão Arraes de Mendonça; neto de João Arraes de Mendonça e bisneto de Gonçalo Arraes de Mendonça, os quais foram fidalgos e do tronco desta geração.
Carta pela qual el rei D: Sebastião lhe concede o seguinte brasão de seus antecessores: - …
Lx 27/07/1564
Reg. na Chancelaria de D. Sebastião, livro IV de privilégios, folha 36.

Cumprimentos,

José

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#76127 | luis262 | 28 out 2004 23:17 | Em resposta a: #76054

Caro José de Azevedo Coutinho

Obrigado pela sua rápida resposta.
É uma pista a seguir, pois este Simão Arraes de Medonça que refere, pode muito bem ser descendente do seu homónimo, nascido nos primeros anos do século XV.

Cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#89392 | josécyr | 24 abr 2005 10:55 | Em resposta a: #61336

Caro Senhor Abivar,

Pedindo-lhe desde já as minhas desculpas por esta abordagem, mas no seguimento da sua mensagem ( e de outros confrades neste tópico), ponho-lhe a seguinte questão:

Acaso nas suas buscas sobre os apelidos mencionados na sua mensagem deparou com os seguintes casais?;

(1) – Isabel Viegas, filha dos seguintes,

(2)MANUEL DE BRITO RAPOSO, casa com 1.º Maria de Brito, em Loulé, e depois em 10-05-1694, em Loulé também, com (3)LEONOR LUÍS.
(Foram testemunhas deste casamento – Manuel de Sousa Palermo, Capitão João de Azevedo e Sousa, António de Figueiredo e Manuel Guerreiro Farinha).
Mais se refere que neste casal há uma consanguinidade, não mencionando o pároco qual o grau.

(4) e (5) ...?

(6) MANUEL GUERREIRO FARINHA, do Sítio dos Quartos, Loulé, + no mesmo local em 29-01-1704, fez testamento e foi seu testamenteiro Vicente Guerreiro (Farinha).
Pelo que suponho e pelo que se encontrou no seguinte óbito temos também que: “..a 30-10-1690, faleceu em Almancil, (12) MANUEL GONÇALVES, pai de Manuel Guerreiro Farinha” (será o Pai mesmo???).

(7) LEONOR VIEGAS, segundo creio de Loulé também, e falecida no mesmo local do marido a 01-07-1701, sabendo que fez testamento, mas o pároco não menciona o testamenteiro.

Sei também que, um neto? Ou bisneto? do casal (não recordo agora) (6) +(7), casa em Moncarapacho, a 11-05-1757.

Este casal é o seguinte:

TOMÉ GUERREIRO FARRINHA, filho de MANUEL GUERREIRO FARINHA e de MARIA VIEGAS, de Loulé, casa com TERESA DE JESUS, filha do Alferes MAUEL DE SOUSA e de sua mulher ISABEL DE NOGUEIRA, ambos de Moncarapacho.
(Foram padrinhos – Francisco de Xavier de Mendonça, de Loulé e o Alferes Manuel Guerreiro da Ponte).

Tenho uma quase certeza, por tudo o que lhe menciono anteriormente, que estes acima mencionados estão ligados aos que menciona na sua mensagem, mas confessando que não os tenho investigados, e sem acesso às suas fontes, nada posso confirmar.

Tem alguma informação que me dê ou que queira investigar sobre tudo isto?.
Faço-lhe este pedido sem saber sequer se tem algo que ver com o tema, mas....????

Os meus cumprimentos
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#89402 | abivar | 24 abr 2005 15:41 | Em resposta a: #89392

Caro José Cabecinha:

Infelizmente não tenho dados acerca dos casais que refere, mas vou tomar nota e deixarei aqui o que venha eventualmente a encontrar.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#89432 | josécyr | 25 abr 2005 16:11 | Em resposta a: #89402

Caro António Bivar, será muita amabilidade sua. Agradeço-lhe muito, pois estou muito interessado neste meu ramo e o tempo não é muito para pesquisar.
Mais uma vez muito obrigado.
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#92345 | josécyr | 01 jun 2005 14:24 | Em resposta a: #89402

Caro António Bívar,

Em acrescento às informações anteriormente enviadas na minha mensagem de 24-04-05, e por ter encontrado o 1.º casamento de MANUEL DE BRITO RAPOSO com MARIA DE BRITO, em S. Clemente, Loulé, imagine-se a 10 de Abril de 1660, que este era filho de DIOGO DE BRITO RAPOSO, ou Diogo Raposo de Brito, e de sua mulher MARIA DE BRITO, ambos referenciados como sendo de S. Bartolomeu de Pexão, bem como o seu filho.
Testemunharam o casamento mencionado, João Moreira, Sebastião Moniz e Pedro d’ Afonseca.
Cumprimentos,
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Reis ermitões

#95571 | jvaldeira | 09 jul 2005 08:48 | Em resposta a: #61336

Caro António Bívar,

Fiquei com alguma curiosidade relativamente ao seu Reis que foi ermitão da S.Piedade. Tenho um Baltazar Reis c.c. Inácia das Candeias falecidos antes de 1703, data em que um filho seu casa em Odiáxere.

Ora, Baltazar e Inácia são referidos no registo como sendo ermitões da S.Piedade em Lagos (fica-me agora a dúvida sobre se seria realmente Lagos ou Loulé). O apelido é o mesmo e ainda por cima Baltazar e Gaspar são nomes "aparentados" (fica a faltar o Belchior para completar a triologia!), o que me faz pensar nalguma ligação.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Reis ermitões

#95588 | abivar | 09 jul 2005 14:57 | Em resposta a: #95571

Caro Confrade:

Embora a coincidência seja curiosa, não tenho elementos que permitam estabelecer uma ligação. Parece-me que nomes como "Gaspar dos Reis", "Baltazar dos Reis" e "Belchior dos Reis" seriam conjuntos "inseparáveis" constituindo um nome próprio composto e não propriamente um conjunto nome próprio mais apelido (no caso dos meus ascendentes, trata-se de um Gaspar dos Reis Teixeira que poderá ser descendente do outro Gaspar dos Reis, eremitão, mas nos dois casos julgo que o "Reis" não se pode considerar apelido). Outro caso semelhante de nome próprio composto "de devoção" era "Joaquim José de Santa Anna" (em homenagem aos pais e ao marido de Nossa Senhora); tenho dois antepassados com este nome (sem mais) e sem qualquer relação mútua (um deles, aliás, era filho de pais incógnitos).

O Reis que eu uso (do lado da minha Mãe) tornou-se apelido mas também tem origem relativamente próxima "de devoção", pois provém do trisavô por varonia da minha Mãe que foi referido até certa altura como "António da Ascensão" (por ter nascido próximo do dia da Ascensão) mas acabou por ser conhecido por António dos Reis, por influência de um irmão mais velho que se chamava Manuel dos Reis (por ter nascido "na quadra de Reis", a 5 de Janeiro); os pais chamavam-se Pedro Gonçalves "da Veiga" (julgo que "da Veiga" era referência geográfica e não apelido, pois havia um lugar "da Veiga" na freguesia) e Maria da Assunção Teixeira, mas os descendentes de António dos Reis, que casou com uma Maria Teixeira, passaram a chamar-se "Teixeira dos Reis", até à geração da minha Mãe.

Por outro lado gostaria de ter mais informações acerca destes "eremitões"; não sei exactamente qual era o respectivo "estatuto".

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Reis ermitões

#95745 | jvaldeira | 11 jul 2005 23:25 | Em resposta a: #95588

Caro António Bívar,

Muito interessante o que me conta dos Reis. Realmente nunca tinha reparado mas até tinha já outro exemplo.
Claro que o que me chamou a atenção é afinal mera coincidência, em parte também causada pela outra coincidência das duas Ermidas da S. Piedade (em Loulé e Lagos).
Também eu gostaria de saber um pouco mais sobre Ermitões! À parte do senso comum e do que diz qualquer dicionário também não sei mais nada. Surpreendeu-me o facto de neste caso se tratar de um casal de Ermitões porque sempre os imaginei como sendo exclusivamente homens e vivendo isolados do mundo e não como "homens de família"!

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#95873 | rafael | 13 jul 2005 18:51 | Em resposta a: #60803

Caro Miguel

Não consultei todas as msgs inseridas neste tópico e prov. não irei dizer nada de novo; mas repetir, o que não poucas vezes é útil, como memorando.

Ontem, ainda pude ir à TT e por acaso consultei o Proc.º FSO de MANUEL DE MENDONÇA cc DOMINGAS COLLAÇA DE MENDONÇA * 30.1.1684, Loulè, freg. de São Clemente ( viviam à Lei da Nobreza e eram da Principalidade). Consulto, não poucas vezes, as Hab. de FSO para descobrir através das test.as o que não encontro nos Paroquiais.

Assim: MANUEL -M - 93 Dil. 1748 Ano 1725

Manuel de Mendonça , filho do Cap.ão Pedro Arraes de Mendonça e de Antónia Collassa, neto pat.º resp.te de ........ e de....... ( homónimos dos pais, o que é possível, mas fica a ressalva ) e tb. neto paterno de Pedro Francisco Ceco e de Beatriz Colassa e neto mat.º resp. te do cap.ão Martim Annes Cabrita FSO e de Leonor Mendes Pouzada e bisneto mat.º resp. te de André Domingues (?) Cabrita e de Domingas Guerreira e do cap.ão Manuel Mendes Pouzado e de Maria Gomes.
São todos de Loulé. ( Espero que apesar da pressa vá tudo direitinho )

Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mendonça em Faro

#269330 | Mendonça Martins | 26 jan 2011 17:34 | Em resposta a: #60803

Boa tarde,

Foi por acaso que encontrei este forum e quando percebi que era sobre genealogia, rapidamente fiz uma pesquisa "Mendonça em Faro", este é um tema que me interessa bastante e do qual gostaria de saber muito mais, sou Mendonça da parte da minha mãe e não por acaso moro em Faro, num bairro com o mesmo nome "Bairro Mendonça", aí só viviam Mendonça's, hoje isso já não acontece, mas ainda conheço alguns e são todos meus familiares.

A minha mãe também sempre se interessou muito em saber mais sobre os nossos antepassados, mas é muito difícil encontrar informações, na minha família tenho mais uma curiosidade, que é o facto de todos os homens tem o nome de Joaquim e as mulheres Beatriz Mendonça, só comigo é que quebraram a tradição.

Se tiverem informações relevantes agradeço que enviem para o meu mail: silviamartins81@hotmail

Disponibilizo-me desde já a ajudar no que for necessário tenho conhecimentos de paleografia, se for necessário transcrever textos com o intuito de descobrir mais sobre a Família Mendonça em faro voluntario-me para transcrever.

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#269338 | guerra1 | 26 jan 2011 20:01 | Em resposta a: #95873

Confrade Rafael:tenho ancestrais Mendonça de Moncarapacho que passo a referir,para ver se me ajuda a descobrir as suas origens.Barbara de Mendonça nascida a 4.3.1571 e casada com Sebastião Dias a 24.8.1616.É filha de Diogo Gomes e de Joana de Mendonça.A Barbara é neta paterna de Diogo de Mendonça e de Ana Rodrigues e neta materna de outro Diogo de Mendonça e de Joana...Grato por qualquer ajuda.jg

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#269578 | rafael | 31 jan 2011 15:38 | Em resposta a: #269338

Caro confrade

É possível que tenha um ou outro apontamento disperso. Logo verei, o que deve demorar, porque vim ontem do hospital ontem , onde há dias fui submetido a intervenção cirúrgica e se aqui vim agora devido a analgésicos.Também me interesso pelos Mendonças algarvios uma vez que minha avó materna era parente dos Mendonças, chamados da Cumiada-Sâo Bartolomeu de Messines.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arrais/Arrais de Mendonça de Loulé

#269582 | guerra1 | 31 jan 2011 16:19 | Em resposta a: #269578

Caro Confrade:grato pela resposta.Acredito que estes Mendonça serão de origem Espanhola e estiveram também em Tavira.Desejo as suas melhoras.Cumprimentos jg

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 22:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen