Famílias de Penela e de Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Penela e de Portalegre

#60912 | Pedro França | 22 mar 2004 01:20

Caros confrades:

A quem possa interessar, continuo a trabalhar quintas de Penela/distrº de Coimbra. Encontro em Penela uma família que reune os apelidos Cunha, Colaço Mexia/Menndonça Mexia e tem tb. ascendência de Almeidas, creio eu, aparentada com os Almeidas de Montemor-o-Velho (Almeidas Momperes) e de Abrantes (Almeidas Barberinos), indo tb. a Barberinos, no séc. XVIII, embora não saiba por que via mas não será pelos Quifel Barberino.

Depois, há uma ligação por casamento com uma senhora de nome D. Inácia Luísa Marcelina de Sousa Caldeira, de Portalegre (S. Lourenço), fª de Ambrósio de Sousa e de D. Teresa Joaquina Caldeira, de Portalegre, sendo aquela irmã inteira do notário do S.to Ofício Francisco Xavier Carvalho de Sousa, de Portalegre (S. Tiago), baptº a 17.03.1736 (?), ambos netos patºs de Manuel Gonçalves, do Alandroal, e de Mariana de Sousa, de Portalegre; netos matºs de Francisco Rodrigues Carvalho (Adrião) e de Catarina Martins, de Portalegre (S. Lourenço).

Alguém saberá alguma coisa sobre esta gente?
Agradeço qualquer resposta, mesmo que de indicação bibliográfica, fonte genealógica ou outra.
Um abraço para todos e viva o GP.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#60919 | MSS1 | 22 mar 2004 11:10 | Em resposta a: #60912

Caro Pedro França,

Mexias, Colaço e Almeida, andam muito ligados ao alcaide-mór de Penela João Gomes de Vide, pelos séc. XV/XVI (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=142113). O seu pai era Colaço, e a sua irmã Maria de Vide, casa com Diogo Mexia (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=144314). Descendentes deste casal casam, repetidamente, com Almeidas, cujo apelido provém de Maria de Almeida (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=22005) de quem Gayo não diz quem sejam os pais. Mas trata-se de uma nora de Isabel Gomes de Vide (tia materna do alcaide-mór?) e de seu marido Rui de Magalhães, cunhado do alcaide-mór (irmão de sua mulher).

Entre outros cruzamentos possíveis desta gente, veja estes:

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=57389
http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=22014

Resta saber quem seriam aqueles Almeidas, e se são os mesmos que o Pedro França anda a investigar.

Um abraço,
Marcos Soromenho Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#60927 | Pedro França | 22 mar 2004 18:26 | Em resposta a: #60919

Caro Marcos:

Muito obrigado pelas pistas que deixou. Vou ver os "links" e tecer algumas hipóteses. Entretanto, vou deixando este espaço em aberto para outros contributos.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#60931 | JMSA | 22 mar 2004 19:34 | Em resposta a: #60927

Caro Pedro França,

Gostaria que me dissesse se Penela que refere é Penela da Beira. Em caso afirmativo tenho uns antepassados Almeidas nessa vila (?)que lhe transmitirei com todo o gosto.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#142050 | gmg | 28 jan 2007 12:59 | Em resposta a: #60912

Veja o tópico "Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão"?.

Obrigado e cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#142051 | gmg | 28 jan 2007 12:59 | Em resposta a: #60919

Veja o tópico "Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão"?.

Obrigado e cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#142087 | jaboo | 28 jan 2007 18:48 | Em resposta a: #60931

Caro JMSA,

Tinha conhecimento dos seus antepassados Lopes/Henriques/Lucena de Penela mas não sabia desses seus "Almeidas" em Penela da Beira. Estou curioso ... também eu tenho Almeidas de Penela ...
Um abraço (desse seu parente afastado) e votos tardios de um bom ano 2007.
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#142150 | Pedro França | 29 jan 2007 01:51 | Em resposta a: #142087

Caríssimos:

Volto aqui a este tópico, de novo activo, para esclarecer que se trata de Penela, vila e sede de concelho do distrito de Coimbra que me interessa, e não Penela da Beira do concº de Penedono, distrito de Viseu.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#142214 | JMSA | 29 jan 2007 14:21 | Em resposta a: #142087

Caro João,
Antes de mais agradeço os votos (que nunca são tardios) que fez e desejo-lhe também um óptimo ano de 2007.
Infelizmente fiz uma enorme confusão com os Almeidas. Os meus são de Almendra e não de Penela da Beira. Muitas vezes escrevo sem o apoio documental ao lado ...e depois dá estas confusões!
Tem desenvolvimentos sobre os nossos costados comuns? Sempre que descubra alguma coisa muito lhe agradeço que me diga.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#142305 | jaboo | 30 jan 2007 03:02 | Em resposta a: #142214

Caro JMSA,

Depois de ter enviado a mensagem, realmente foi o que pensei que esses Almeidas deviam ser os seus Almeida Penha ...
Sobre o nosso costado comum infelizmente nada de novo ... vai ser dificil encontrar rasto sobre esses nossos Lucenas/Mendes de Abreu!
Fui no entanto, a Lamego em abril 2006 e encontrei mais alguns assentos de batismo duns Soares de Mendonça ... tinha-lhe enviado um e-mail há já algum tempo mas não me lembro se acabei por enviar-lhe ou não esses dados novos. Se quiser posso enviar outra vez por e-mail o ficheiro "Lucena' com essas ultimas actualizaçoes.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#171133 | LBolacha | 28 out 2007 18:15 | Em resposta a: #60912

É curioso esta ligação, porque de entre os meus antepassados acabei de descobrir um António Marques de Miranda que terá vindo para Portalegre algures no séc XVIII onde desposou uma Francisca da Silva, originaria desta cidade. Alguma ligação às suas pesquisas?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#244379 | MiguelF | 17 nov 2009 12:24 | Em resposta a: #60912

Caro Pedro França

Após ler o seu post reparo que terá deparado nas suas pesquisas com os apelidos Almeida Momperes.
Gostaria de saber se teria deparado com algum António Maria Almeida Momperes (meados do séc XIX) que era padrinho de casamento da minha Tetravó, D. Marianna Rita Almeida (também ela) que presumo ser sua familiar.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Fabre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#244416 | henrdias | 17 nov 2009 21:06 | Em resposta a: #244379

Caro Miguel Fabre,

no Titulo "Almeidas de Penela" do Cândido Teixeira, refere um António de Almeida Monperes, pai de Bartolomeu de Almeida Momperes que viveu em Penela.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Penela e de Portalegre

#250107 | MartaV | 18 fev 2010 15:10 | Em resposta a: #244416

Boa tarde,

Uma boa parte da minha família é também oriunda de Penela. Deixo aqui alguns nomes que, espero, possam vir a ser reconhecidos por alguns dos colaboradores neste fórum e que amavelmente me transmitam mais informações acerca deste ramo da minha família.

A minha bisavó é Maria Guilhermina de Sousa Peres, n em 1852 em Penela (Sta Eufémia), casou com Cândido Augusto de Araújo e Sá, de Pombal, e, mais tarde, com o notário da Vila, Antero da Costa Simões Faria.

Maria Guilhermina era filha de Fermino Eduardo Peres de Sousa, também natural de Penela (n 1817), casado com Ritta da Purificação Carolina Germano, nascida na Lousã (1815)

Fermino Eduardo era filho de João Peres de Almeida Freire casado com Maria Rosa Ludovina Racol de Sousa, ele de Penela e ela de Coimbra

João Peres de Almeida Freire era filho de José Peres de Almeida Freire casado com Michaela Joaquina, ambos de Penela, ele de Sta Eufémia e ela de S. Miguel.

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 12:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen