Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Cargos

Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

#60940 | Luís_MCS_Froes | 22 mar 2004 21:11

Caríssimos Senhores,

Na sequência de ter tratado o tema da venalidade dos cargos na disciplina de História, com especial incidência sobre o caso francês ("Lei de Paulette", promulgada em 1604, se a memória não me falha), a minha professora disse-me que este costume venda de certos cargos públicos, ou a sua transmissão por herança, gozaram de pouca ou nenhuma aplicação em Portugal.

Gostaria, pois, de conhecer a opinião dos muitos eruditos que frequentam o Forúm, de modo que possam esclarecer a minha dúvida que reside na questão da vigência, ou não, deste tipo de leis no nosso País, no período de Seiscentos.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

#60959 | alentejo | 22 mar 2004 23:52 | Em resposta a: #60940

Caro Luís Froes,

Tenho sempre alguma relutância em responder-lhe, porque acredito que o seu nome é usado por outrém (analisando a forma e os conteúdos das suas quastões no decorrer dos últimos 2 anos neste espaço), poderá ser o seu pai ou avô, mas isso para o caso não interessa, já que poderá ser o Luís com correcções de alguém. Adiante.
Diga à sua Professora, e pode usar o meu nome, que em Portugal tudo se vendeu (Ordens, cargos da governação, patentes militares, e o que mais fosse - títulos nobiliárquicos não -). Se quiser posso deixar-lhe num futuro post copiosa bibliografia.
Já agora, pode adiantar se estuda numa ecola pública ou num colégio particular? e qual, para evitar esse escolho.
Cumptos respeituosos

Resposta

Link directo:

RE: Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

#60981 | fsomr | 23 mar 2004 12:05 | Em resposta a: #60959

Caro Luís
Há um livro muito bom sobre honra e venalidade em Portugal no séc. xviii de uma senhora... Oliva que eu já li e que pode esclarecer muitas das sua dúvidas.Não me lembro do nome do livro e da autora mas tenho-o em casa.
cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

#60985 | Luís_MCS_Froes | 23 mar 2004 12:37 | Em resposta a: #60959

Caríssimo Nuno,

Antes do mais, muito obrigado pelo esclarecimento. Vou procurar bibliografia que trate do assunto para me informar mais quanto a esta questão.

Diz acreditar que o meu seja usado por outrém.

Dos meus dois Avós, um ocupa-se a escrever livros sobre Cursilhos de Cristandade (assunto que domina claramente!) ou estórias para os netos mais pequenos, que ainda são bastantes.

O outro, mais novo que este, está doente e não pode seguramente tocar num computador (para muita tristeza minha...). Seria bem capaz de intervir neste forúm caso a saúde lho permitisse, e seria igualmente capaz de dar uma bela lição de História a muita gente que por aqui anda.

Quanto ao meu Pai, essa hipótese descarte-a desde já pois não se interessa minimamente por genealogias, famílias, títulos, parentescos... Tão-pouco conhece a sua relação com o Conde de Burnay, perguntando-me constantemente se é bisneto ou trisneto (por vezes, chega a colocar esta questão a minha Mãe, que nada tem que ver com o dito Conde...).

Como vê, a possibilidade dos meus Avós ou do meu Pai bem pode ser eliminada. Quanto mais não seja, e esquecendo agora as áreas de interesse de cada um, porque nunca desceriam tão baixo, a ponto de sujeitarem um neto/filho à troça e aos comentários menos elegantes de alguns. Digo-lhe mais, julgo que nenhum dos três está muito interessado no facto de eu participar no Forúm, quando mais darem-me directrizes sobre o que eu devo ou não escrever.
Tudo o que faço, faço sempre com o meu nome e sob a minha responsabilidade. Jamais solicitaria a meu Pai que aqui escrevesse por mim, e tenho a certeza de que o contrário seria também impossível.

Sobre a escola, o nome é "Escola Secundária Rainha Dona Amélia", sendo que é uma escola pública.

Mais uma vez, muito obrigado pelo esclarecimento.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

#60986 | Luís_MCS_Froes | 23 mar 2004 12:38 | Em resposta a: #60981

Caríssimo Francisco,

Muito obrigado pela indicação.
Vou ver se encontro o livro que refere.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

#60991 | camisao65 | 23 mar 2004 13:18 | Em resposta a: #60986

Caro Luis Froes,

Agradeço que me contacte pelo mail

camisao65arrobahotmail.com

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

#60994 | fsomr | 23 mar 2004 15:09 | Em resposta a: #60986

Luís,
o livro é:
Fernanda Olival
As Ordens Militares e o Estado Moderno
Honra, Mercê e Venalidade em Portugal (1641-1789)
Editora Estar - Colecção Thesis
Eu tenho o livro e posso emprestar-lho.
Parabéns pela resposta que deu!
um abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

#60996 | Luís_MCS_Froes | 23 mar 2004 15:21 | Em resposta a: #60994

Caríssimo Francisco,

Não tem nada que me dar os parabéns. Simplesmente procuro acabar com este problema da minha identidade, já por várias vezes posta em causa.
De qualquer forma, agradeço-lhe o elogio, bem como ter-se oferecido para me emprestar o livro. Rejeito tão amável proposta, por duas razões, que espero entenda sem se ofender:

- Em primeiro lugar, não quero causar-lhe qualquer incómodo;

- E, além disso, prefiro comprar o livro, para o poder ler e consultar todas as vezes que forem precisas!

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

PS - A título de curiosidade, e também por assim poder ver solucionada a questão da minha identidade, faço-lhe uma pergunta:
É genro da Tia Manã (suponho ser esta a grafia correcta...)?

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

#61191 | fsomr | 26 mar 2004 10:34 | Em resposta a: #60996

Caro Luís,
sou
e conheço muito bem o seu avô (que não tenho uma dúvida que seria muito activo, usando o nome dele, neste fórum se pudesse e com quem poderíamos aprender muito), pai e mãe
a si é que ainda não conheço
compre este livro e leia-o que responde a muitas das suas dúvidas
li-o durante as minhas férias e gostei muito
um abraço
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Venalidade dos cargos - aplicação em Portugal

#61193 | fsomr | 26 mar 2004 10:43 | Em resposta a: #61191

Caro Luís,
Sou genro da Tia Manã!
Conheço muito bem o seu avô Paço d´Arcos, que não tenho uma dúvida que seria muito activo, usando o nome dele, neste fórum, se pudesse, e com quem poderíamos aprendermuito.
Conheço também o seu pai e a sua mãe.
A si é que ainda não conheço!
Compre este livro e leia-o que ajuda a responder a muitas das suas dúvidas.
Li-o durante as minhas férias e gostei muito.
um abraço
fmr

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 20:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen