Familia Pessoa - Dados Complementares

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Familia Pessoa - Dados Complementares

#60998 | fbegonha | 23 mar 2004 15:47

Exmos Senhores
A fim de dar mais dados sobre o assunto em epígarfe, dados estes relativo a várias pessoa da m/familia (antepassados e presentes)a fim de complementar a v/BD,gostaria que me informassem como devo proceder.

Agradecia que me informassem se o sistema que me indicarem para o parágrafo anterior, se também o poderei utilizar para a família Begonha

Na expectativa das vossas noticias, apresento os meus cordiais cumprimentos

Fernando Manuel Pessoa Begonha
fbegonha@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#64279 | Ataliba Pessôa | 06 mai 2004 14:41 | Em resposta a: #60998

Caro Fernando

Estou tentando recuperar os dados da minha Familia aqui no Brasil.
Tenho posse de um documento escrito por meu Tio Iracilio Ivo Pessôa, já falecido.
Nesse documento ele relata sobre a vida de meus parentes, que viveram em Bagé e em outras localidades do Rio Grande do Sul - Brasil.
Tenho algumas informações que datam da segunda metade do século XIX.

Ataliba Pessôa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#64368 | fbegonha | 07 mai 2004 13:16 | Em resposta a: #64279

Cara Ataliba Pessôa

Obrigado por esta mensagem.
Dentro de dias vou-lhe enviar dados relativos à familia Pessoa ou Pessôa. O que lhe posso dizer de imediato é que o meu tio bisavô, foi para o Brasil, estabeleceu-se na cidade de Vitória, dedicando-se ao comércio, tendo a sua propriedade um cais privativo para receber os navios que iam de Portugal. Mais tarde regressou a Portugal, para a sua terra natal Pocariça, no concelho de Cantanhede, Distrito de Coimbra.

Também um primo meu, Leonardo Pessoa Lopes, foi para o Brasil, Rio de Janeiro, casou com a brasileira Ester Leão (que introduziu a linguagem gestual para surdos mudos).

Peço que tenha um pouco de paciência para aguardar as minhas notícias, pois neste momento é-me impossível enviar, devido a ter de me ausentar por uns dias.

Um abraço
Fernando Pessoa Begonha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#64389 | Ataliba Pessôa | 07 mai 2004 16:05 | Em resposta a: #64368

Caro Fernando

Grato pelo seu contato. Aguardo novas notícias.
Segue uma parte do relato de Iracilio Ivo Pessôa.

"AS ORIGENS


Foi em agosto de 1872 que o Capitão Antonio Francisco Pessôa, bravo veterano das guerras da Cisplatina e do Paraguai, curtido em 5 anos de campanha e em 14 combates e batalhas, citado elogiosamente por Osório e outros Chefes, condecorado pelo Imperador com a Medalha de Campanha e com a Ordem da Rosa e pelo Governo Uruguaio com a Medalha de Campanha, na época Coletor das Rendas Imperiais e Provinciais na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, casou-se com Iphigenia Pereira da Silva, descendente de estancieiros daquém e dalém fronteiras com a república Oriental do Uruguai.

Antonio Francisco Pessôa era natural de Rio Pardo, cidade que na época tinha enorme projeção na Província. Nasceu no lugarejo, que hoje chamaríamos distrito, de Em Cima da Serra. Nessa Localidade ainda existe o velho cemitério em que repousam muitos de meus ancestrais. Seu pai era Estácio José Francisco Pessoa, que se casou três vezes, tendo sido sua primeira mulher Floriana Pessôa de Macedo. Meu avô era o segundo dos quatros filhos desse matrimônio do meu Bisavô: Estácio, Antonio, Francelina e Firmina, e quando moço trabalhou na casa de negócios que o velho Estácio mantinha, na sede da estância, no referido lugarejo."

Grato.

Ataliba Pessôa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#132931 | Max67 | 02 nov 2006 22:10 | Em resposta a: #64368

Caro Fernando,

Sou Maximiliano Pessôa e moro em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil e estou pesquisando a Família Pessôa. Coleto dados de todo o mundo. Minhas pesquisas ainda estão no Brasil, mas pretendo passar a pesquisar também em Portugal. Se puder me mandar a sua genealogia para eu fazer uns cruzamentos de informações. Se puder me indicar também em que localidades os Pessôa habitavam em Portugal.
Sem mais, agradeço antecipadamente,

Resposta

Link directo:

FamiliaS "Pessoa"

#132970 | victorferreira | 03 nov 2006 11:02 | Em resposta a: #132931

Caro participante,
Entrei neste tópico porque também me interesso por algumas pessoa de apelido Pessoa do Concelho de Mangualde, Distrito de Viseu, lé pelo fim do séc XVI (e a talho de foice, não têm nada a ver com o "Fernando Pessoa" ...).
Ir à procura de um apelido (=nome de família) não é o mesmo que ir à procura de familiares. Os seus familiares "geneticamente" "Pessoa" podem chamar-se hoje ou ter-se chamado antes Silva, Gonçalves ou Antunes, e em determinado momento adoptaram aquele apelido por uma razão que pode estar irremediavelmente perdida para a memória. Os nomes até relativamente pouco tempo atrás andavam a flutuar sem regra, sem rei nem roque.
Não pense que haja uma única família com esse apelido. Deve haver dezenas e nada relacionadas umas com as outras.
O que lhe irá acontecer se tentar reunir tudo o que há será provavelmente um nunca mais acabar de encontrar ramos soltos por todo o espaço da lusofonia.
Comece com os SEUS e vá com eles até onde os livros paroquiais permitirem, mesmo que deixem de se chamar Pessoa a partir de algum ponto. Mas esses são de certeza os SEUS ancestrais.
Se por sorte algum dos ramos entroncar numa genealogia conhecida, fica a saber mais um pouco. Se não, fica bem à mesma.
Cumprimentos e boas pesquisas. VF

Resposta

Link directo:

RE: FamiliaS "Pessoa"

#133042 | Max67 | 04 nov 2006 01:56 | Em resposta a: #132970

Concordo com você no tocante a colecionar nomes, e que devo seguir meus ancestrais, na verdade esta é minha intenção, mas se "colecionar" e em algum momento cruzar com estes em minhas pesquisas, já terei meio caminho andado em relação àquele ancestral.
Só colecionar, não investigar, ir a fundo, todos os Pessôa que encontrar.
Sei também que muitos adotavam o padrão Espanhol de colocar o sobrenome (apelido para vocês) da mãe, então o ramo Pessôa já se perderá totalmente. Também sei que muitos adotavam o sobrenome por diversas razões.
Mesmo assim, agradeço sua atenção e se quiser colaborar com minha "coleção", estou à disposição para guardar com carinho os nomes que me repassar.
Sem mais,
Grande abraço

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#143537 | IsabelFont | 10 fev 2007 14:20 | Em resposta a: #64279

Boa tarde,
Só hoje vi esta mensagem, e fiquei verdadeiramente surpresa, porque estou procurando familiares no BRASIL , Rio de janeiro e não só, nomeadamente descendentes da actriz Ester Leão, que era portuguesa e no Brasil chegou a dar aulas de dicção a políticos e actores. Ela era filha de Eusébio Leão em Portugal e foi aqui casada, com um tio Avô meu de seu nome, João Dias (??) Regalo. Parece que se separou, mas teve um filho Francisco ???.
Sou bisneta de Carlota Dias de Sá Oliveira (Regalo, pelo casamento), nascida em Famalicão, por volta de 1865 e e que casou com Manuel Justino de Araújo Regallo, nascido por volta de 1860. Deste casamento houve vários filhos e filhas, uma delas minha avó: Maria dos Anjos de Sá Regalo Gracias. Foram para o Brasil duas filhas: Maria do Céu Regalo (Cabral, pelo casamento) e Maria Emília Regalo (de Sousa, pelo casamento).
Gostava de saber se algum dos confrades, conhece descendentes deste ramo no Brasil. Teriam estado em Manaus, no início da sua estadia no Brasil.
Gostaria ainda de saber se alguém conhece ascendentes de qualquer deste meus bisavós.

Grata por qualquer informação
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#156612 | IsabelFont | 19 mai 2007 14:08 | Em resposta a: #64368

Boa tarde,
Revi hoje este tópico/estas mensagens, e fiquei verdadeiramente surpresa, porque estou também procurando familiares no BRASIL , Rio de janeiro e não só, nomeadamente descendentes da actriz Ester Leão, que era portuguesa, e no Brasil chegou a dar aulas de dicção a políticos e actores. Durante algum tempo adoptou o nome de "Ester Duval". Era filha de Eusébio Leão, político em Portugal e foi aqui casada, com um tio Avô meu de seu nome, João Dias (?) de Sá Regallo. Parece que se separou, mas teve um filho Francisco ? Leão Regallo?. Faleceu no Rio de Janeiro, salvo erro em 1971.
Sou bisneta de Carlota Dias de Sá Oliveira (Regalo, pelo casamento), nascida em Famalicão, por volta de 1865 e que casou com Manuel Justino de Araújo Regallo, nascido por volta de 1860. Deste casamento houve vários filhos e filhas, uma delas minha avó: Maria dos Anjos de Sá Regalo Gracias. Foram para o Brasil duas outras filhas (cunhas de Ester Leão): Maria do Céu Regalo (Cabral, pelo casamento) e Maria Emília Regalo (de Sousa, pelo casamento).
Gostava de saber se conhece descendentes deste ramo no Brasil. Teriam estado em Manaus, no início da sua estadia no Brasil, mas depois ter-se-iam deslocado para o Rio de Janeiro.
Gostaria ainda de saber se alguém conhece ascendentes de qualquer destas minhas tias-avós.

Grata por qualquer informação
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#161777 | IsabelFont | 04 jul 2007 03:32 | Em resposta a: #64368

Caro Fernando Pessoa Begonha,
Já passou muito tempo sobre este seu debate aqui no Fórum pelo que não sei se ainda anda por aqui.
Estou interessada em saber notícias de descendentes de Ester Leão, que
que era portuguesa, casou em primeiras núpcias em Portugal com um tio-avô meu e depois foi para o Brasil. Segundo se diz, no Brasil chegou a dar aulas de dicção a políticos e actores. Ela era filha de Eusébio Leão em Portugal e foi aqui casada, João Dias de Sá Regallo. Parece que se separou, mas teve um filho Francisco ???.
Poderá ou saberá notícias desse filho e eventuais descendentes?
Desde já obrigada
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#166140 | Pantapessoa | 30 ago 2007 15:22 | Em resposta a: #64279

Caro Ataliba Pessôa.

Sou também descendente de Antonio francisco Pessôa, pai de meu avô Pantaleão.
Gostaria de manter contato e tentar conhecer um pouco mais de nossa familia. O Gen. Iracilio era um grande amigo e sei que durante sua vida tentou montar a arvore de nossa familia. Gostaria de obter maiores informações.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#240686 | IsabelFont | 30 set 2009 01:34 | Em resposta a: #64368

Caro confrade
Fernando pessoa Baganha,

Volto a este tópico, pois só ontem descobri que:

- Esther Leão, minha tia-avó por ter sido casada em primeiras núpcias com meu tio-avô João Belmiro de Araújo Regalo, além de ser portuguesa, emigrou realmente para o Brasil, mas não era brasileira.

O problema da ascendência e localização do seu assento de baptismo está resolvido:
- Ao fim de tanto tempo encontrei o assento de baptismo de Esther Leão na freguesia da Pena em Lisboa, tendo sido aí baptisada em 24 de Abril de 1892, embora nascida a 31 de Janeiro de 1892 em Gavião (Alto Alentejo). Foi seu padrinho Ramiro Leão, seu tio, porque irmão do Pai - Francisco Eusébio Leão, esse grande médico, poliítico, diplomata. Esther Leão faleceu no Rio de Janeiro (Brasil) em 16 de Abril de 1971.

Portanto quanto á ascendência estou esclarecida.

Casou mais tarde, em 12/Fevereiro/1938, com Leonardo José Pessoa Lopes, que eu presumo fosse brasileiro, mas não sei! isto é o que consta á margem do assento de baptismo.
Sobre este 2º marido, gostava de saber mais e se houve mais descendência, já que nessa altura Ester Leão teria os seus 46 anos.

Vejo, com grande surpresa, por esta sua mensagem que Leonardo era seu primo!

Será que me pode revelar a ascendência deste seu primo? Ele era ou não brasileiro? Ou era português?

Porém, Ester Leão teve de certeza um filho, do 1º casamento com o meu tio-avô, de seu nome Francisco; seria talvez Francisco Leão de Araújo Regallo - só tenho a certeza do nome próprio; os apelidos ou sobrenomes são os que suponho correctos.

Deste filho nunca mais se soube nada; apenas que foi com ela para o Brasil.
Ou seja, mantem-se o problema da descendência.

Fico a aguardar as susas notícias, caso veja esta mensagem e tenha gentileza de me responder.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#240701 | fbegonha | 30 set 2009 12:01 | Em resposta a: #240686

Cara Maria Isabel,

Muito obrigadopelo seu e-mail e passo aresponder ao mesmo.

LEONARDO JORGE PESSOA LOPES, nasceu em Cantanhede, distrito de Coimbra, nacionalidade Portuguesa e era filho de JOSÉ GOMES LOPES (médico), natural de Ançã, concelho de Cantanhede, e de CARLOTA LUÍSA PESSOA JORGE (minha tia avó materna).
Casou com Esther Leão, não havendo descendência.

JOSÉ GOMES LOPES, filho de Gregório Gomes Lopes e de Joaquina da Assunção
Natural da freguesia de Ançã, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra (Portugal)
Licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Exerceu o cargo de Médico na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, sendo depois nomeado Médico Perito do Ministèrio da Finanças.
Casou na freguesia da Pocariça, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, a 4 de Março de 1905, com CARLOTA LUÍSA PESSOA JORGE (minha Tia Avó)

CARLOTA LUÍSA PESSOA JORGE filha de LEONARDO DA CRUZ JORGE e de MARIA ELISA PESSOA (jORGE)
Nasceu na freguesia da Pocariça, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, em 1885
Do cassamento com José Gomes Lopes houve os filho seguintes:
- MARIA DO CÉU JORGE PESSOA LOPES
- MARIA LUÍSA JORGE PESSOA LOPES
-LEONARDO JORGE PESSOA LOPES
- MARIA ISABEL JORGE PESSOA LOPES

LEONARDO DA CRUZ JORGE - filho de ANTÓNIO DA CRUZ JORGE e de ANA BAPTISTA
Natural da freguesia da Pocariça, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, nasceu a 14 deMaio de 1850
Concluiu o curso de Direito em 1878, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, começando pouco depois a exercer a advocacia em Cantanhede. Fez parte da Câmara Municipal de Cantanhede em 1878, substituindo o Presidente, Drº José Luís Ferreira Freire, nos seus impedimentos como deputado da nação.
Nomeado Conservador do Registo Predial da Comarca de Cantanhede, por despacho de 20 de Setembro de 1890, tendo deixado o cargo a favor de seu filho Evaristo, em Maio de 1920.
Dispondo de grandes meios de fortuna, permitiu-se dar largas à sua generosidade, fácil lhe foi conquistar a simpatia dos concidadãos, que por ele grande veneração e o acompanhavam politicamente, tornando-se um dos melhores elementos do Conselheiro Drº José Luís Ferreira Freire, de quem foi sempre um verdadeiro amigo.
Tanto no cargo de Conservador do Registo Predial, como no exercício da advocacia, que exerceu quase até à sua morte, se houve sempre com grande aprumo moral, merecendo o respeito até dos próprios inimigos políticos
Era possuidor de muitas propriedades, tendo sempre que possível adquirido mais terras para aumentar o seu património.
Mandou construir em a sua casa na Pocariça, que ainda hoje se mantém na família, pois após a sua morte e nas partilhas, a casa ficou para o seu filho Jorge, passando após a morte deste para o seu filho Mário e agora está nos filhos deste. Para os restantes filhos ficaram as propriedades agrícolas.
Foi colega de curso do Abade de Baçal (Bragança)
(In - Freguesia da Pocariça do Concelho de Cantanhede -apontamentos para a sua história - de Viriato de Sá Fragoso.

Casou na Pocariça, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, a 12 de Junho de 1879, com MARIA ELISA PESSOA
Filhos:
José Pessoa Jorge
Evaristo Pessoa Jorge (meu Avô)
Carlota Luísa Pessoa Jorge
Jorge da Cruz Jorge

faleceu na Pocariça, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra a 10 de Setembro de 1925


MARIA ELISA PESSOA - Filha de José Feliciano Pessoa e de Carlota Joaquina Pessoa.
Nasceu na Pocariça, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, a 13 de Junho de 1863.
Faleceu na sua casa da Pocariça, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, a 2 de Dezembro de 1965.
Pessoa muito activa, bondosa, justa e de espírito muito jovem, até à sua morte.
Tinha por hábito deitar-se e levantar-se cedo, às 07h30m já andava na rua.
Com a sua avançada idade, nunca perdeu a memória e acompanhava o progresso da vida. Somente a televisão lhe fazia alguma confusão, pois não compreendia como é que os homens e as imagens passavam pelos fios eléctricos.
Tinha por hábito e dizia que fazia bem à saúde, comer por volta do meio-dia uma cebola crua. Outro hábito que tinha, era a seguir às refeições tomar um café muito quente. Para tal, a empregada, no fim das refeições, trazia para a mesa uma pequena máquina a petróleo, com uma cafeteira com água. Quando a água começava a ferver, deitava o café, mexia com uma colher de alumínio e pedia à empregada que lhe trouxesse uma brasa, que deitava na cafeteira, para assentar as borras. De imediato e de uma golada tomava o café.
Tinha outro costume, que era, quando ao fim do dia se sentava na sala, tinha sempre ao lado dela um relógio, relógio este que estava sempre adiantado duas horas e quem não soubesse deste costume, chamava-a à atenção para o adiantado do relógio, ao que sempre respondia “eu sei é para não me atrasar”.
Muitas histórias há para contar, mas não resisto a contar pelo menos duas, uma que mostra, já perto dos seus 100 anos, o seu espírito jovem e outra a sua justeza.
Um dia estava a “Bibi” sentada na sua salinha à conversa com os seus filhos Evaristo e Jorge, eu também estava presente, quando entrou na sala uma bisneta, neta do Jorge, trazendo vestida uma mini-saia. De imediato o Evaristo e o Jorge, chamaram à atenção para a maneira que ela estava vestida, pois para eles uma mini-saia era uma falta de consideração, não era próprio para uma menina vestir-se daquela maneira. De imediato a “Bibi” chamou à atenção dos filhos dizendo “Deixem meninos, o que é bonito é para se mostrar agora, não é com a minha idade”
A outra situação é que havia na casa que dava para a janela do quarto dela um casa, parece que a senhora se chamava Vicenta, e que quase sempre que o marido chagava a casa, já bem bebido, lhe dava sempre uma grande tareia, sem que houvesse qualquer motivo para isso. Esta situação foi-se prolongando por vário tempo, até que a “Bibi” já farta destes triste acontecimento, um dia chamou a “Vicenta” e lhe disse: - Toma lá este pau. Quando o teu marido chegar a casa, não esperes que ele te bata. Mal ele entre a porta e t
Sê tu a bateres-lhe. Se não fizeres isto, tens de te haver comigo.
O certo é que ao fim da tarde, mal o homem entrou em casa, a “Vicenta” de imediato começou a bater o homem, e, parece que bem, pois o homem só dizia – pára mulher, pára mulher, o que é que eu te fiz.
No dia seguinte, a “Bibi” chama a “Vicenta” e diz-lhe – Ó mulher, eu tinha-te dito para lhe bateres, mas tanto não. O certo é que desse dia em diante, o homem nunca mais bateu na mulher.
Na festa do seu 100º aniversário houve grande festa, onde estiveram presentes toda a família, que era numerosa, filhos, netos, bisnetos, trinetos, primos, sobrinhos, bem como amigos e gente do povo – a casa estava aberta a todos.
Faleceu com todas as suas faculdades mentais, conhecendo a família, amigos e pessoas do povo, pelo seu nome. Nunca ter estado doente, nem sequer uma única dores de dentes. A única “maleita “ que tinha é quando estava muito tempo sentada, ao levantar-se os ossos dos joelhos rangiam, então ela dizia que era falta de óleo.
Casou na Pocariça, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, a 12 de Junho de 1879, com LEONARDO DA CRUZ JORGE.
Filhos:
José Pessoa Jorge
Evaristo Pessoa Jorge (meu Avô)
Carlota Luísa Pessoa Jorge
Jorge da Cruz Jorge

LEONARDO JORGE PESSOA LOPES (alguns apontamentos)

Filho de José Gomes Lopes e de Carlota Luísa Pessoa Jorge.
Nasceu em Cantanhede, distrito de Coimbra,
Faleceu no Rio de Janeiro, Brasil
Pessoa muito culta e excelente conversador. Frequentou a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde já ia com os estudos bastante avançados e era bom aluno, até que foi passar uns tempos a Lisboa, e como pessoa influenciada que era, foi “desencaminhada” pelos seus amigos a dedicar-se a escrever peças para o teatro, pelo que abandonou os estudos, com grande desgosto de seus familiares, principalmente o pai. No teatro conheceu uma famosa actriz da época, Estér Leão, que era divorciada e tinha um filho da idade do Leonardo. Foi o que se chama “amor à primeira vista”.
Como era muito mais velha que o Leonardo Jorge, este namoro era muito contrariado pela família nomeadamente seus pais. Houve uma altura em que quis ceder à família e fugiu da Estér, refugiando-se no Porto, mas as saudade eram tantas, que não tardou a voltar a reatar o namoro. Como a família não se conformasse e como ele estava decido a casar, resolveram emigrar para o Brasil, onde se casaram e por lá ficaram para sempre. A mulher mais cedo que o Leonardo, tendo-lhe deixado toda a sua fortuna, quer no Brasil, quer em Portugal.
Por morte do Leonardo, este deixa em testamento, que a parte que herdou de sua mulher Estér, seria divida da seguinte forma. Todos os bens que estavam em Portugal, ficariam para suas irmãs, Maria do Céu, Maria Luísa e Maria Isabel, incluindo a casa comercial em Lisboa, Ramiro Leão. Todos os bens existentes no Brasil, ficariam para seu enteado, filho da Estér.
Casou com ESRÉR LEÃO
Filhos:
Sem geração

Espero ter dado alguns esclarecimentos, no entanto se necessitar de mais dados nomeadamente a ascêncendia do Leonardo Jorge, até ao seu 6ºavô, ou da família dele, nomeadamente das irmãs, por favor contacte-me

Cordiais umprimentos

Fernando Pessoa Begonha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#240707 | IsabelFont | 30 set 2009 14:28 | Em resposta a: #240701

Caro confrade
Fernando Pessoa Begonha,

Não imaginava sequer ter uma resposta tão pronta!
Pensei que já poderia ter desistido destas matérias, mas ainda bem que tentei!

Muitíssimo obrigada pela quantidade/qualidade da informação que me transmite.
Por agora é tudo: tenho que digerir esta informação.
Afinal Ester leão sempre casou com outro português; só gostava de saber que será feito do tal enteado, que eu acho que era o tal Francisco Leão Regalo, ou qq. coisa parecida. Encontrei uma fotografia dele com ano e meio ao colo da minha bisavó.
Que fez ele no Brasil? Onde trabalhava? Casou-se? teve descendência? Será que também se dedicou ao teatro?

Tenho que procurar o seu nascimento cá, mas não sei bem em que freguesia!

De qq. modo obrigada mais uma vez pela sua atenção e disponibilidade.
Melhores cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa / Ester Leão

#242945 | IsabelFont | 27 out 2009 14:21 | Em resposta a: #64279

Caro confrade
Ataliba Pessoa,


Não sei se ainda anda por este fórum, mas caso seja assim, agradeço resposta a este meu post!

Soube por um confrade de apelido Pessoa - Fernando Pessoa Begonha - que Leonardo Jorge Pessoa Lopes, primo dele, nasceu em Cantanhede (Coimbra) e emigrou para o RJ ( Brasil) para casar com a actriz Ester Leão que é ou seria se fosse viva, minha tia - avó materna.
Ela levou um filho com ela, para o Rio de Janeiro, do seu 1º casamento - Francisco (Leão Regallo??).
Saberá localizá-lo a saber se ele faleceu e deixou descendência.

O post de Fernando Pessoa Begonha, está neste mesmo tópico.
Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#243001 | Gilson Nazareth | 28 out 2009 00:43 | Em resposta a: #143537

Cara Isabel,
Caso tenha a data de morte de Ester Leão , de seus maridos e os cemitérios em que estão enterrados, possa procurar
a documentação dos cemitérios.Nos cemitérios existem os nomes e datas de todos que foram enterrados no mesmo túmulo.
Também, nos jornais, está publicado quem convida para as cerimonias funebres...lá pode estar o nome pelo qual o Francisco era conhecido.
As listas de telefone, da época, dão o enderêço de moradia de Ester Leão.Pode-se acompanhar quem ficou no enderêço da morta.
Há a procura possóvel pelos inventários e pelo registro geral de imóveis,que dãioa sucessão de propriedade dos mesmos imóveis.
Abraço, e boa sorte,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#243004 | IsabelFont | 28 out 2009 01:16 | Em resposta a: #243001

Caro confrade Gilson,

Grata pela sua atenção e disponibilidade.

Ester Leão ou Esther d'Azevedo Eusébio Leão Pessoa Lopes, faleceu em Rio de Janeiro, Guanabara no Brasil, em 16 de Abril de 1971.
O marido Leonardo Jorge Pessoa Lopes, faleceu também no Rio de Janeiro, mas não faço ideia de quando nem sei onde foi enterrado.
Importa-se de me dizer como contactar o cemitério? e como encontrar o ndereço telefónico ou de correio da pessoa falecida?
Não sei se percebeu que eu estou em Portugal; não sei nada de como se processam aí estas coisas. Já uma vez tentei pedir a uma pessoa brasileira se poderia encontrar o registo de telefone, ou qq. coisa do género, mas ninguém me conseguiu ajudar nesse sentido.

Fico pois a aguardar + qq. informação
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#243007 | Gilson Nazareth | 28 out 2009 02:46 | Em resposta a: #243004

Isabel,
Meu tempo é pouco mas vou tentar os jornais a partir de 16-04-1971,vamos ver os dados que podemos encontrar.
Caso demore é que tenho tres outros colegas portuguêses para os quais estou pesquisando.
Constumo ter uma tarde,por semana, para tal...por vezes demoro um pouco.
Boa vontade e o carinho por Portugal tenho bem mais que tempo.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#245205 | IsabelFont | 30 nov 2009 00:24 | Em resposta a: #240701

Boa noite
Caro Confrade Fernando Pessoa Begonha,

Continuando nas minhas pesquisas genealógicas, não é que vou encontrar uns primos também "Pessoa Lopes", num ramo completamente distinto?
Ou seja, João de Quintela Pessoa Lopes, que casou com prima - Maria Regina Neves de Sousa Leal-; ele, filho de João Eduardo Pessoa Lopes e de Laura Leça da Veiga Quintela, por sua vez neto de António José Pessoa Lopes e de Cecília Crown Anderesen, que constam aqui no GeneAll »» http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=312901.

Venho perguntar-lhe se, do que sabe da família PESSOA, acha que estes Pessoa Lopes entroncam no ramo que me deu a conhecer? (de Leonardo Jorge Pessoa Lopes, que casou com Ester Leão).

Fico a aguardar os seus conhecimentos desta família.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#245758 | fbegonha | 08 dez 2009 18:13 | Em resposta a: #245205

Cara Confrade Maria isabel

A pergunta que me faz sobre João Quintela Pessoa Lopes, posso-lhe afirmar com segurança, que esta familia Pessoa Lopes nada tem a ver com a de o Leonardo Jorge, pelos motivos seguintes:

O ramo da família Pessoa/Pessoa Jorge deriva do casamento de Carlota Luísa PESSOA JORGE com José Gomes LOPES,
Deste casamento nasceram os filhos seguintes, já antes descritos:
Maria do Céu Jorje Pessoa Lopes, quando deveria ser Maria do Céu Pessoa Jorge Lopes
Maria Luísa Jorge Pessoa Lopes, quando deveria ser Maria Luísa Pessoa Jorge Lopes
Leonardo Jorge Pessoa Lopes, quando deveria ser Leonardo Pessoa Jorge Lopes
Maria Isabel Jorge Pessoa Lopes, quando deveria ser Maria Isabel Pessoa Jorge Lopes-

A Maria do Céu, casou com Abel Vieira Neves, e os filhos (2) Leonardo José e Carlos Alberto, passaram a ter o apelido de PESSOA VIEIRA NEVES, os netos e bisnetos não têm o apelido LOPES

A Maria Luísa, casou com Ernesto de Sá Fragoso e o apelido dos filhos passaram a ser PESSOA FRAGOSO, os netos, bisnetos e trinetos, não têm o apelido LO*ES

O Leonardo Jorge, não teve filhos

A Maria Isabel é solteira, sem filhos.

Como vê o João Quintela PESSOA LOPES nada tem a ver com a família, a não que o seja peloramo Pessoa, que terei de verificar .

Um grande abraço, sempre ao dispôr para qualquer esclarecimento, agradecendo que me comunique sempre que encontre ou julgue encontrar um familiar.

Fernando Pessoa Begonha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#246049 | IsabelFont | 15 dez 2009 13:34 | Em resposta a: #245758

Caro confrade
Fernando Pessoa Begonha,

Muitíssimo obrigada pelo seu esclarecimento.

Já depois disso encontrei um relacionamento com uma pessoa de sobrenome QUINTELA. Realmente pode ser pelos ramos individuais: PESSOA ou LOPES e não "Pessoa Lopes". Não sei! mas como são dados colaterais, neste momento não posso (não tenho tempo) para pensar muito nisso.

Obrigada na mesma e,aproveito o ensejo para lhe desejar a si e todos os seus um BOM NATAL e boas entradas no 2010 que se avisinha!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#246060 | fbegonha | 15 dez 2009 16:12 | Em resposta a: #246049

Cara Confrade Isabel

Aproveito a oportunidade para lhe retribuir, bem como a todos os que lhe são queridos, um BOM NATAL e um ano de 2010 cheio de saúde e algum dinheiro para os gastos necessários

Cumprimentos

Fernando Pessoa Begonha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#246557 | CarlospFragoso | 27 dez 2009 10:53 | Em resposta a: #245758

"A Maria Luísa, casou com Ernesto de Sá Fragoso e o apelido dos filhos passaram a ser PESSOA FRAGOSO, os netos, bisnetos e trinetos, não têm o apelido LO*ES"

Apenas uma correcção: Os filhos de Maria Luisa e Ernesto De Sá Fragoso ficaram com os apelidos PESSOA LOPES FRAGOSO. Os netos (Como o meu caso) é que apenas herdaram o FRAGOSO, sendo o PESSOA herdado pela parte da Mãe.


Carlos Pessoa Fragoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#290080 | M.d'OLiveira Lima | 28 out 2011 17:24 | Em resposta a: #240701

Presada senhora D. Maria Isabel

Por casoalidade, andando nas minhas pesquisas sobre a minha família, com laços na Pocariça, onde meu pai, José Manuel de Souza Nogueira d'Oliveira Lima, Natural do Porto, Portugal, passava as suas férias de verão, na casa da Pocariça, com os seus primos Fernanda e António de Lima Fragoso (pianista e compositor), e seus tios e primos dos ramos Nunes Fragoso, Torreira de Sá, Pessoa Lopes, Sandy Lopes Pessoa Jorge, Pessoa Jorge, Jorge da Cruz Jorge, Jorge da Cruz Lopes, Sá Fragoso, de Lima Fragoso, Sá Lima, Lima Fragoso Martins Soares, e outros, tendo convivido com a pintora Maria Amélia Carneiro, íntima da família, dos quais possuo várias fotografias.

Meu pai, falecido há um ano, era filho do ilustre Prof. Dr. José d'Oliveira Lima (irmão de Pedro de Sá Lima) professor catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto onde, foi vice-reitor, fundador e director do Instituto Moderno, na Quinta da Bela Vista, Campanhã, Porto, (frequentado pelos filhos do Conde de Lumbralles, tios do democrata e primeiro ministro de Portugal o Dr. Francisco de Sá Carneiro), foi também delegado de saúde e director do Instituto de Medicina Legal do Porto, e era casado com Maria Emília de Souza Nogueira d'Oliveira Lima.

Apresentando-me como familiar das pessoas que aqui vêm enunciadas, sou Manuel José Campos d'Oliveira Lima, «mlima.electeng@gmail.com» natural da cidade do Porto, Portugal, tendo nascido nos arredores da cidade na Quinta do Brás Oleiro, em Ermesinde, também conhecida por do Brasileiro, pertencente a minha mãe Natália Ribeiro Campos d'Oliveira Lima e a seu irmão Júlio Ribeiro Campos, este industrial textil, armador e Consul da Dinamarca no Porto, sendo proprietário de vários navios mercantes veleiros e a vapor, um deles uma barca de tres mastros que tinhsa sido navio-escola da armada da Dinamarca, (igual ao navio-escola «Sagres» da armada de portugal) o qual cedeu ao Almirante Gago Coutinho para a realização das suas muitas viagens de estudos oceanográficos, que também financiou.

Tenho conhecimento, através da minha avó paterna, meus pais, e actualmente meus tios e primos, que alguns meus familiares tiveram e/ou têm ligações como Brasil, nomeadamente os meus tios, Júlio Ribeiro Campos (Consul da Dinamarca), o escritor Dr. António Abel Martins de Meneses Pinto Machado (Consul, Embaixador, Ministro Plenipotenciário dos Negócios Estrangeiros de Portugal no Brasil, Colombia, Peru, Paraguay, Uruguay e em muitos outros países na Europa e Ásia), e actualmente a minha prima irmã Maria Clara de Meneses Pinto Machado d'Oliveira Lima, proprietária da esalagem «Oásis», em Galinhos, Natal, Rio Grande do Norte.

Muito gostaria de obter contactos e informações de possíveis ligações à minha grande família por laços de consanguinidade e parentesco. Se possível, aqui deixo o meu...bem hajam.

Cordiais saudações
M. d'Oliveira Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares

#334737 | Marcia_russosousa | 03 set 2013 13:17 | Em resposta a: #156612

Não sei se vos interessa saber.

Antes demais boa tarde :)

O meu nome é Márcia Russo de Sousa, filha de Augusto Ferreira de Sousa, filho de Gabriela Leão Lourenço Heitor Ferreira, filha de Carolina Leão (Ferreira após casamento).

Bem, segundo a história que é conhecida da minha familia, eu sou bisneta de Ramiro Leão, Carolina Leão, Ester Leão, António Leão, Francisco Eusébio Leão, e mais dois da qual ninguém se lembra do nome. Ao todo são 7.
Eram uma família abastada de Lisboa, viviam num palacete ainda hoje edificado em Lisboa. São originários de Gavião, alto Alentejo (Portugal). Possuíam várias propriedades pelo país, as mais valiosas era o Palacete de Lisboa, a Herdade no Gavião (agora denominada "Herdade da Americana"), e uma praía privativa no Algarve (A Praia dos 7 irmãos)

E é tudo o que sei quanto aos meus parentes. Sei de tias, primos e etc, filhos desses tetra avós todos, mas sobre eles sei muito pouco, pois, a familia não gosta muito de tocar sobre o assunto.

espero ter ajudado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares a Ester Leão

#334856 | IsabelFont | 07 set 2013 01:12 | Em resposta a: #334737

Cara confrade Márcia,

Pois não percebo pq não gostam de tocar no assunto. Na minha modesta opinião não somos nada sem o nosso próprio passado e dos nossos ancestrais.
Não percebi se vive em Portugal ou no Brasil?! Já agora gostava de saber, se puder informar.

Tudo o que sei está mais ou menos nestas mensagens todas. Mas passo a resumir.
Interessei-me por Ester Leão por que ela foi casada com um tio-avô meu (irmão da minha avó Maria dos Anjos de Sá Regallo (Gracias, pelo casamento)). Tio-avô esse de seu nome João Belmiro de Araújo Regallo, nascido em Vila Nova de Famalicão, na freguseia de Sto Adrião. Tiveram um filho: Francisco Leão Regallo, que Ester Leão levou para o Brasil, quando se separou do meu tio.

Ester Leão era filha de Francisco Eusébio Lourenço Leão, mais conhecido como Eusébio Leão ( Médico e diplomata gavionense, fundador do Clube "Gavionense") e de Laura Virgínia Barros d'Azevedo. Eusébio Leão ainda foi governador civil de Lisboa, logo após a implantação da República.
Por sua vez Eusébio Leão (pai de Ester Leão) era filho de Eusébio Lourenço e de Ana Heitor, ele de Nisa e ela também do Gavião. Mais tarde e pesquisando a razão do apelido Leão, é considerado "apelido" como dizem os brasileiros, por terem oferecido a seu irmão Ramiro um leão que estava colocado no edifício Ramiro Leão do Chiado, segundo um livro da autoria de João Florindo.
Eusébio Leão teve pelo menos 4 irmãos: Ramiro, António, Adriana e Virgínia.
Ramiro Leão casou com Carolina Rosa Cordeiro em Lisboa.
Em 1888 Ramiro Leão fundou com seu irmão António o estabelecimento conercial no Chiado, em Lisboa.

Não conheço nada sobe essa propriedade em Gavião nem na praia dos 7 irmãos??

Pelo que li na sua mensagem ainda não percebi de quem é bisneta?
Pode dizer-me mais concretamente os nomes dos seus Pais (Pai e Mãe), avós (paternos e maternos) respectivas datas e locais de nascimento. Posso ter percebido mal, mas acho que há 1 certa confusão entre o que eu sei (baseado em assentos de nascimento) e o que diz no seu "post".

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares a Ester Leão

#334878 | Marcia_russosousa | 07 set 2013 16:12 | Em resposta a: #334856

boa tarde,

è a história que oiço à anos, contudo não sei se é toda verdade.

Sim no Algarve, existe uma praia hoje pública chamada Praia dos Sete irmãos, na altura era propriedade particular da minha familia.

Sim, sou de Portugal, mais concretamente de Lisboa. Quanto à propriedade é da minha avó, Gabriela.

Segundo o meu pai, Ramiro Leão seria qualquer coisa como meu tio-bisavó. Ele era tio da minha avó Gabriela que emigrou para os Estados Unidos por volta de 1960/70.
Não sei grande parte da história pois o meu pai e a minha tia não viveram com os pais, apenas tiveram até aos 6 anos com a avó Carolina, mãe da minha avó. E depois ficaram com os avós da parte do pai, e aí perdeu-se o rasto à história.
A minha avó teve um casamento complicado, emigrou e na Florida criou uma nova familia, as minhas tias de lá mal sabem da história pois a minha avó nunca quis contar. Daí haver este tabu. Mas eu posso tentar recolher mais informação junto da familia e de algumas coisas que encontre da minha avó e postarei aqui.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares a Ester Leão

#334880 | HRC1947 | 07 set 2013 17:46 | Em resposta a: #334878

-
Cara Márcia;

"Sim no Algarve, existe uma praia hoje pública chamada Praia dos Sete irmãos, na altura era propriedade particular da minha familia."

... Pergunto, será esta a Praia?;
https://www.youtube.com/watch?v=rYZBu7pkQ8g
--
Na expectativa das suas notícias
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Praias Algarvias

#334881 | HRC1947 | 07 set 2013 17:56 | Em resposta a: #334880

-
https://www.youtube.com/watch?v=ahWrkts9raE
https://www.youtube.com/watch?v=rYZBu7pkQ8g
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pessoa - Dados Complementares a Ester Leão

#334883 | Marcia_russosousa | 07 set 2013 18:13 | Em resposta a: #334880

É a unica que existe com esse nome?
Segundo me disseram chamava-se mesmo "Sete Irmãos"...

Resposta

Link directo:

RE: Praia dos 7 Irmãos

#334884 | HRC1947 | 07 set 2013 18:26 | Em resposta a: #334883

-
..Segundo parece no Algarve será a Praia dos 3 irmãos,
e para a Zona de Setubal, a Praia dos 7 Irmãos!
Assim, logo que possível tente saber da veracidade dos
factos! ....

http://expresso.sapo.pt/destrocos-de-embarcacoes-incomodam-banhistas-em-praia-de-setubal=f529407
--
"Esta semana, decorreu a remoção dos destroços das duas embarcações, a "Praia de Sines" e a "Sete Irmãos", presenciada por elementos da Capitania do Porto de Setúbal. Francisco Silva Alves justifica que todo o processo demorou "seis a oito meses", desde a colocação de editais em jornais a solicitar que os proprietários das embarcações se pronunciassem, até ao pedido de licença para recolher as embarcações, e à contratação do empreiteiro."
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Praia dos 7 Irmãos

#334885 | HRC1947 | 07 set 2013 18:31 | Em resposta a: #334884

-
Rectificação;
...Por lapso indicou-se como sendo a Praia dos sete irmãos,
quando a notícia se refere à embarcação " sete irmãos ".
Henrique
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen