Dúvida : Livro 'Retratos da Terra e de Família'

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Património | Famílias | Regiões

Dúvida : Livro 'Retratos da Terra e de Família'

#61105 | LL | 25 mar 2004 10:47

Caros Senhores

Será que alguém pode esclarecer-me o seguinte:
No livro 'Retratos da terra e de Família' de Nuno Miguel Jorge Mendes encontra-se no Capítulo VIII (pág 107) - "Apontamentos Genealógicos da Casa do Pinheiro".
Ao lêr este capítulo, e seguindo o esquema de gerações, encontro na pág. 116 a geração '8. D. Augusta Adelaide Ferreira de Oliveira". Seus descendentes na pág. 117 não apareçem com a numeração 9. mas sim 14. Será um erro de tipografia? É o que me pareçe mais óbvio.

Além disso gostaria de saber se haverá mais literatura sobre esta casa.

Por outro lado, alguém pode informar-me se esta casa no passado tinha algo a vêr com a 'Casa das Eiras' em Cinfães e se existe alguma informação sobre a mesma.

Agradeço todas as informações

LL (Luisa Maria da Fonseca Pinto Leão Lopes)

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida : Livro 'Retratos da Terra e de Família'

#72906 | Nuno Resende | 11 set 2004 18:09 | Em resposta a: #61105

Sr.ª D. Luísa
Sou o organizador e um dos autores do Livro que menciona.
Tem razão, quanto à numeração que «salta» de 8 para 14. Efectivamente o livro saiu com umas quantas gralhas lamentáveis. O 8 é pai de 14, ou melhor, que deve ler-se 9.
O artigo que refere é da autoria do Dr. Miguel de Resende (totalmente alheio a este erro de impressão), não sei se lhe posso ser útil quanto à genealogia da Casa do Pinheiro que conheço através das informações aí publicadas.
Agora, quanto à Casa das Eiras, sim, posso adiantar-lhe informações, até porque estou ligado à mesma por laços familiares bem próximos.
No que puder ajudá-la, inclusivé na questão dos Campelos, sobre quem estou a realizar uma trabalho académico (ainda que o meu interesse seja relativo ao período anterior ao século XIX), disponha

Respeitosamente

Nuno Resende Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida : Livro 'Retratos da Terra e de Família'

#72914 | mivapi | 12 set 2004 00:17 | Em resposta a: #72906

Caro Nuno Jorge Mendes

Agradecia que me desse duas informações:a primeira é se o livro "Retratos da Terra e de Família" é o mesmo que anunciou há alguns meses no tópico sobre Alberto Pimentel com o título "Dicionário Biográfico e das Famílias de Cinfães"; a segunda é se os Pereira Pinto Monterroyo aparecem nesse (ou nesses) livro/s.
Desde já agradeço o favor da sua resposta.
Com os meus cumprimentos,

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida : Livro 'Retratos da Terra e de Família

#72930 | Nuno Resende | 12 set 2004 12:13 | Em resposta a: #72914

Caro Miguel Pinto
Noutro tópico creio já lhe ter referido que o Dicionário Biográfico é um projecto que ainda tenho em mãos; está em preparação. O «Retratos da terra e de família» foi uma pequena obra que já saiu há alguns anos, em 1997. Posso assegurar-lhe que os Monterroio não são citados por lá.
Mas, como também penso ter-lhe referido, no caso do Dicionário Biográfico, possuo alguns milhares de verbetes que estou agora a informatizar numa base de dados. Se lhe puder ser útil na obtenção de algum dado sobre estes Monterroios, senhores, se não me engano, de um solar em Santiago de Piães. Correcto?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Biografias de Cinfães

#72947 | aburma | 12 set 2004 18:01 | Em resposta a: #72930

Caro Nuno,

Como tem passado?

Aproveitando a sua oferta, gostaria de saber que dados biográficos adicionais conseguiu compilar do meu tetravô, Dr. José da Rocha Figueiredo. E quanto à publicação, está a pensar em livro ou, por exemplo, no "Miradouro"?

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Biografias de Cinfães

#72948 | Nuno Resende | 12 set 2004 18:20 | Em resposta a: #72947

Alexandre, como está?

Bem, quanto aos seus avôs, José Miranda e Alexandre Alberto, devo dizer-lhe que não há novidades.
A Sociedade de Geografia tem-me dificultado o acesso às cartas de Serpa Pinto com base em justificações pouco esclarecedoras - suponho que haja uma celebridade no mundo da História mediática que as queira publicar, não sei. É apenas intuição. Ou talvez seja por causa da série televisiva que está para sair sobre a vida do explorador (ao que parece já no próximo mês haverá o lançamento da mesma e uma exposição na Casa da Cultura em Cinfães, não sei se sabe).
De qualquer forma, a minha investigação quanto á biografia tríplice quase estagnou.
Publicarei grande parte do material que possuo no Dicionário Biográfico e se houver um trabalho posterior, talvez retome a investigação.
Pensei em recorrer ao Miradouro, mas este já não tem espaço, apenas para os trabalhos do agora, também, «genealogista» Guido de Monterey. Penso, por isso, numa publicação privada, talvez por fascículos, ainda não sei.
Ainda quanto ao seu avô José gostaria de descobrir onde foi sepultado. Encontrei a escritura de compra de um lote no cemitério de Agramento para a construção de um jazigo, que nunca foi utilizado. Suspeito que tenha sido sepultado no da Lapa, acessível a uma certa sociedade do Porto a que com certeza o pai de Serpa Pinto pertencera.

Disponha sempre que desejar
Abraço
Nuno R.

Resposta

Link directo:

RE: Biografias de Cinfães

#72949 | aburma | 12 set 2004 18:35 | Em resposta a: #72948

Caro Nuno,

Pois dá-me uma série de novidades que desconhecia por completo. Será que tenho estado desatento na minha leitura do "Miradouro", ou será que a série televisa não foi noticiada naquele semanário? Sabe dar-me mais pormenores sobre a mesma, como, por exemplo, quando e onde irá para o ar?

Não faltarei à exposição na Casa da Cultura, claro.

Quanto às cartas de Serpa Pinto, em recente programa na RTP2, o Prof. José Hermano Saraiva, sobraçando as mesmas, referiu, salvo erro, estar a Sociedade de Geografia de facto a pensar na sua publicação.

Quanto à sepultura do meu tetravô José da Rocha Figueiredo, nunca ouvi referências a que a mesma estivesse no Porto, nem tenho conhecimento de que por cá tivesse vivido. Sei apenas, como o Nuno saberá, que morreu na sua casa de Porto Antigo, em Oliveira do Douro, de idade já muito avançada.

Um abraço para si também

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Biografias de Cinfães

#72950 | Nuno Resende | 12 set 2004 18:47 | Em resposta a: #72949

Caro Alexandre,
Não tem estado desatento, o Miradouro tem sido omisso quanto a isso, de qualquer forma é ponto assente, pela leitura das actas municipais, que o produtor Nicolau Breyner, há cerca de um ano, pediu um subsidio de apoio à C.M. Cinfães para produzir uma série televisiva sobre a travessia de África. O pedido foi aceite e soube, «off the record», como se costuma dizer que a série ia ser apresentada com pompa e circunstância, brevemente, creio que no próximo mês.
Se já está terminada, não sei, talvez prossigam as filmagens. O melhor será o Alexandre informar-se junto da edilidade, creio que não estará no segredo dos deuses tal projecto. Eu, por mim, evito já qualquer contacto com os serviços municipais de Cinfães...

Pois, a publicação das cartas parece-me evidente, e, ou muito me engane, ou será na esteira daquela série de edições com o cunho da Maria Filomena Mónica, na Quetzal.

Quanto a José da Rocha sei, porque o diz o seu assento de óbito, que foi sepultado no Porto. Onde, ainda não logrei aclarar. O que não será difícil, é só ter algum tempo para consultar periódicos locais, da época.

Nuno R.

Resposta

Link directo:

RE: Biografias de Cinfães

#72964 | mivapi | 13 set 2004 00:43 | Em resposta a: #72950

Caro Nuno Jorge Mendes

Não quiz dar-lhe incómodos desnecessários mas francamente nunca vi nenhum esclarecimento seu sobre o assunto. No tópico sobre Alberto Pimentel não está e não vejo em que outro tópico possa estar.
Quanto aos Pereira Pinto Monterroyo, tirando pequenas referências pontuais nas obras do Cónego M. Gonçalves da Costa e a descendência que vem no livro sobre os Beças publicado pelo Arq. Moura Beça, não conheço nada pelo que agradeço se me puder indicar qualquer referência.
Com os melhores cumprimentos,

M. Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Biografias de Cinfães

#72977 | Nuno Resende | 13 set 2004 11:26 | Em resposta a: #72964

Caro M. Vaz
Peço-lhe desculpa. Tinha a impressão que fora a si que dera estas informações.
Vou reunir algumas informações sobre os Monterróios e mais tarde «falaremos» aqui, pelo fórum.
Cumprimentos de
Nuno R.

Resposta

Link directo:

RE: Biografias de Cinfães

#72986 | mivapi | 13 set 2004 12:31 | Em resposta a: #72977

Caro Nuno R.

Não tem que pedir desculpa; eu só quiz esclarecer a minha posição.
Mais uma vez, muito obrigado pelo esclarecimento e pelas informações "monterroyanas" que me prometeu.
Cumprimentos de
M. Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Biografias de Cinfães

#73013 | aburma | 13 set 2004 17:16 | Em resposta a: #72950

Caro Nuno,

Ainda a propósito do local de sepultura do Dr. José da Rocha Figueiredo, por si documentado como sendo no Porto, encontrou alguma referência ao local onde tenha sido sepultada sua mulher, D. Carlota Cacilda de Serpa Pinto, cuja data de morte ignoro, apenas sabendo que antecedeu em muitos anos a do marido?

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Biografias de Cinfães

#73018 | Nuno Resende | 13 set 2004 17:51 | Em resposta a: #73013

Alexandre
É uma questão interessante que me põe. De facto não sei onde D. Cacilda terá sido sepultada, mas tendo habitado em Oliveira, o mais certo é que esteja nesta freguesia.
Com tenho andado com Oliveira do Douro entre mãos, vou ver se descubro e depois digo-lhe algo.
Quanto aos Ferrazes, talvez aquela obra que saiu sobre a Rua das Flores de José Ferrão Afonso, o possa ajudar. Há por lá uns quantos Ferrazes...
Um abraço

Nuno R.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 20:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen