Familia Barata Freire de Lima II

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Cargos

Familia Barata Freire de Lima II

#61113 | BARATA DE LIMA | 25 mar 2004 12:03

Caros Baratas:
Ora cá vão alguns Baratas da minha Árvore Genealógica,vou omitir datas de nascimento, pois só sei algumas,e alguns parentes próximos:
1-Manoel Barata de Lima Cónego Prebendado da Sé da Guarda teve uma filha de Teresa do Nascimemto (Galera?) de nome Maria Augusta Barata de Lima e casou c/
2-Manoel Martins Freire houve vários filhos deste casamento entre os quais
3-José Barata Freire de Lima casado com Anna Benedicta Barata Freire de Lima vários filhos deste casamento entre os quais
4-Manoel Barata Freire de Lima casado com Roza Emília de Magalhães vários filhos entre os quais
5-Aurélio Barata Freire de Lima casado com Amélia Augusta Ribeiro vários filhos entre os quais
6-António Barata Freire de Lima casado com Deolinda da Conceição Lima quatro filhos deste casamento entre os quais
7-Aurélio Cristovão Barata de Lima casado com Maria Emília da Silva Ferrira três filhos deste casamento entre os quais
8-António José da Silva Barata Freire de Lima casado com Ana Paula dos Santos Rabaça Barata dois filhos deste casamento
9-Ana Carolina Rabaça Barata Freire de Lima
-Afonso José Rabaça Barata Freire de Lima
Aqui estão 9 gerações de Baratas Freire de Lima,se por acaso alguém tenha mais informações agradecia.
Atenciosamente
Antonio J.Barata Freire de LIMA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#62652 | JFBarata | 16 abr 2004 12:32 | Em resposta a: #61113

Caro António Barata de Lima

Tenho, desde há largos anos, uns apontamentos sobre Baratas de Alvares mas desconheço em que fontes se fundamentam. Porém, ao longo do tempo, "mexi" várias vezes em Alvares, quer nos paroquiais quer nas habilitações sacerdotais e para o S.O. correlativas e, apenas com uma excepção, tenho verificado que a informação neles contida é correcta. Assim, embora não possa considerar aqueles apontamentos como uma fonte totalmente fiável, considero-os como um acervo de hipóteses a ter em conta e merecedoras de apreciação.
Vem isto a propósito do seu avoengo cónego Manuel Barata de Lima. Nos referidos apontamentos aparece um cónego da Sé da Guarda, de igual nome, que terá nascido no último quartel de seiscentos, filho de Francisco Barata e de Maria Nunes e que terá tido um filho de nome Francisco Barata de Lima (não há referências a outros filhos).
Caso a cronologia se ajuste é muito provável que se trate da mesma pessoa . Assim, agradeço-lhe que, caso seja possível, situe no tempo o cónego e a filha. Há notícia de mais algum filho do "seu" cónego ?.
Pela minha parte, caso isso seja do seu interesse, terei muito gosto em facultar os ascendentes do "meu" cónego.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#62667 | BARATA DE LIMA | 16 abr 2004 14:46 | Em resposta a: #62652

Ex.º Sr. Barata:
Muito obrigado por me ter respondido a esta missiva. Tenho em meu poder ,uma cópia, do assento de casamento de Manuel Martins Freire c/ Maria Augusta Barata de Lima datado salvo erro de 1771 ,neste momento não tenho aqui junto a mim esses documentos para poder confirmar mas na próxima 2ª Feira tentarei responder a esta pergunta.
Manoel Martins Freire nasceu em 1740 em Casas de Soeiro,Celorico da Beira casou com 31 anos mas creio que Maria Augusta seria muito mais nova.
Creio então que o dito Reverendo Manoel Barata de Lima tenha nascido no ultimo quartel de seiscentos.Quanto a filhos não tenho conhecimento de mais nenhum.
Até 2ª Feira
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#62669 | BARATA DE LIMA | 16 abr 2004 14:55 | Em resposta a: #62652

Adenda:
Por mero acaso não terá informações sobre:
-José Barata Freire de Lima (Intendente-Geral da Policia em 1828 reinado de D.Miguel )?
-A família do Reverendo teria algum título,cargo ou grau de Nobreza?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64002 | JFBarata | 02 mai 2004 02:17 | Em resposta a: #62669

Caro António Barata Freire de Lima

Peço-lhe desculpa pelo atraso da minha resposta mas só hoje tive oportunidade de alinhar os elementos que seguem abaixo.

Respondendo às suas questões:

1 – Sei do seu interesse pelo intendente José Barata Freire de Lima mas, infelizmente nada sei a seu respeito.

2 – Quanto à categoria social da família dos cónegos Barata, penso que pertenciam à “principalidade” de Alvares que, na época, era sede de concelho. Não tinham qualquer título de nobreza.

Passando agora ao nosso cónego:


Nos apontamentos que antes lhe referi aparecem, no séc. XVII / XVIII, três eclesiásticos da família Barata de Lima de Alvares/Pedrogão que foram cónegos da Sé da Guarda. São eles:


1º Mateus de Lima, nascido em Pedrogão em 1626
2ºFrancisco Barata de Lima, sobrinho do anterior
3ºManuel Barata de Lima, nascido em 1669, em Alvares e irmão do anterior. Não lhe encontrei a habilitação sacerdotal.

Atenta a ligação desta gente à Sé da Guarda, naquela época, parece
extremamente provável que o seu antepassado, cónego Manuel Barata de Lima, pertença a esta mesma família. Poderá ser o 3º acima indicado (nesse caso teria mais de sessenta anos quando lhe nasceu a filha) ou um seu filho ou sobrinho. São hipóteses que vale a pena explorar.

Os ascendentes dos irmãos cónegos, de acordo com os meus apontamentos, em grande parte coincidentes com o “Manso de Lima”, são os seguintes (sigo a numeração Sosa – Stradonitz):

1 Cónegos Francisco e Manuel Barata de Lima.
2 - Francisco Barata.
3 – Maria Nunes, de Pedrógão Grande, irmã de Mateus de Lima cónego da Sé da Guarda.
4 – Luís Lopes, de Padrões (Alvares).
5 – Leonor Barata.
6 – Manuel Francisco.
7 – Maria Domingas Nunes, de Pedrógão Grande.
10 – António Martins casou em 6/2/1583.
11 – Beatriz Barata.
12 – Mateus Francisco.
13 – Maria Marques.
14 – António João.
15 – Inês Nunes.
20 – Álvaro Martins, tabelião em Álvaro.
21 – Leonor Barata casada em Álvaro em 28/12/1539.
22 – Baltazar André faleceu em 20/5/1588.
23 – Beatriz Barata Rebelo viveu na Pampilhosa. Faleceu em 8/4/1583.
40 – Martim Álvares.
41 – Leonor Álvares
42 – João Afonso da Mota nasceu na Sertã e viveu em Alvares.
43 – Catarina Pires Rebelo, de Álvaro.
46 – António Barata. Viveu em Álvaro. Era vivo em 1562.
47 – Catarina Simões
84 – Gil Afonso Lameira.
85 – Isabel da Mota. Viveu na Sertã onde casou.
86 – Pedro Anes.
87 – Catarina Fernandes Rebelo
92 – Sebastião Barata. Viveu em Álvaro. Casou em 1511.
93 – Brites Pires Rebelo.
168 – Afonso Anes Lameira.
169 – Leonor Barata.
170 – João da Mota, viveu na Sertã.
171 – Maria Fernandes Barriga.
184 – Gonçalo Esteves Barata. Viveu em Oleiros.
338 – Estevão Barata. Viveu em Oleiros. É o mais antigo “Barata” referido nos nobiliários com geração continuada.
368 – É o mesmo de 338.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64045 | BARATA DE LIMA | 03 mai 2004 11:21 | Em resposta a: #64002

Caro Confrade :
Muito obrigado pela sua rápida resposta.Vou verificar , novamente, nos dados que tenho, esta "ligação" dos Baratas de Alvaro com os meus Baratas.
Se por ventura tropeçar em algum Barata Freire de Lima diga qualquer coisa.
sem outro assunto de momento
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64047 | BARATA DE LIMA | 03 mai 2004 11:30 | Em resposta a: #64002

Caro Confrade:
Peço desculpa por o estar novamente a incomodar mas é que fiquei com uma dúvida, qual o significado da palavra "Principalidade"?
Aguardando uma resposta sua
Antonio Barata Freire de Lima




'

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64054 | Correia74 | 03 mai 2004 15:50 | Em resposta a: #62652

Sr. João Fonseca Barata,

Desculpe intrometer-me no tópico. Deparei há uns tempos com mais Barata(s) Lima, de Alvares (Gois) em dois assentos de familiares meus. Não sei se lhe interessa. Manoel BL, que à data de 1890 era casado e negociante, o outro de seu nome Severino BL à data de 1865 era alfaiate.

Cumprimentos,

Cláudia M.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64095 | BARATA DE LIMA | 04 mai 2004 09:23 | Em resposta a: #64002

Caro Confrade :
Ao verificar ,esta noite , os dados que tenho sobre Manoel Barata de Lima, verifiquei que num assento de baptismo de um irmão de José Barata Freire de Lima datado salvo erro de 1791 ,é mencionado o avô pela parte materna Manoel Barata de Lima ,Conego Prebendado da Sé da Guarda natural da dita cidade.Será isso possível?
Sem querer incomodar mais ,agradecia que me desse uma pequena explicação, já que eu não sou um genealogista profissional, como funciona a " numeração Sosa-Stradonitz ".
Em relação á idade que teria o dito Cónego quando nasceu a " filha " muito provável será aquilo que diz ter mais de 60 anos .Esta casou com o Bacharel Manoel Martins Freire em 1771, tendo este nascido em 1740 é muito provável que ela teria a mesma idade .
Desculpe se o meu raciocínio não está muito claro, é que eu estou a teclar com um bocadinho de pressa.
Agradecia que ao ter qualquer resposta me informasse.
Atenciosamente
Disponha sempre
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64165 | JFBarata | 05 mai 2004 00:20 | Em resposta a: #64095

Caro António Barata Freire de Lima

O Sosa Stradonitz é um método de numeração usado em genealogias ascendentes ( as genealogias ascendentes são aquelas em que, partindo de um determinado indivíduo, se figuram as sucessivas gerações de antepassados). Neste método, uma vez atribuído um número a uma qualquer pessoa, ao respectivo pai corresponde um número duplo daquele e, à mãe, este último número acrescido de um.

Exemplificando: Ao individuo cronologicamente mais recente atribui-se o nº 1. O seu pai será o nº 2 = 2 x 1; a sua mãe será o nº 3 = 2 x 1 + 1; o avô paterno será o nº 4 = 2 x 2; a avó paterna o nº 5 = 2 x 2 +1. Já o avô materno terá o nº 6 = 3 x 2 e a avó materna o nº 7 = 3 x2 +1. E assim sucessivamente.
Neste método, obviamente, a um número par corresponde sempre um homem e, a um número impar diferente de 1, corresponde sempre uma mulher.

Quando temos uma lista de pessoas numeradas por este método e pretendemos saber quem é o filho de um determinado sujeito, basta dividir por dois o respectivo número, se for par, ou, se for impar, o número par imediatamente inferior.

Exemplificando: Queremos saber quem é filho de uma pessoa que na nossa lista tem o nº 83. Sendo 83 um número impar ( uma mulher, portanto) determina-se o nº par imediatamente inferior que é o 82 = 83 - 1 (este 82 é o marido da 83). Dividindo o 82 por 2 obtemos o nº 41 que é o nº correspondente à filha do casal 82/83.

A explicação não saiu brilhante mas espero que chegue para se entender como funciona a numeração Sosa- Stradonitz.

Quanto à principalidade de um concelho trata-se de um conceito um tanto difuso mas, sem preocupações de rigor, pode-se dizer que corresponde à elite local. Os nossos cónegos Manuel e Francisco Barata de Lima tinham, que eu saiba, pelo menos mais 7 irmãos dos quais 6 também eram eclesiásticos e destes, dois eram igualmente cónegos (em Coimbra). Não tenho dúvidas que, num concelho rural como Alvares então era, esta gente pertencia à elite da terra.
Sobre o conceito de principalidade e o seu significado há um artigo precioso, de Nuno Daupias d`Alcochete, publicado nas Armas e Troféus em 1966 cuja leitura lhe recomendo. Infelizmente não disponho deste artigo.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64166 | JFBarata | 05 mai 2004 00:26 | Em resposta a: #64054

Minha Senhora,

Muito obrigado pela informação que ma dá. Tenho todo o interesse sobre os Baratas de Alvares e, assim, atrevo-me a pedir-lhe o favor de me indicar, caso conheça, quaisquer outros dados sobre estes Baratas Limas, como sejam o nome dos pais e/ou conjuges.
Antecipadamente agradecido apresento-lhe os meus cumprimentos

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64178 | BARATA DE LIMA | 05 mai 2004 09:19 | Em resposta a: #64165

Caro João Fonseca Barata:
Muito obrigado por me ter respondido tão prontamente. Hoje á noite já vou "decifrar" a lista de Baratas que me mandou.
Respeitante aos nossos Cónegos vou ter de fazer contas,pois se o casamento da filha foi em 1771 então o Cónego Manoel teria 102 anos o que seria impossível.
Se a dita filha nasceu em 1741 ,aí sim ele teria 71 anos o que será o mais provável. São estas contas que terei de fazer quando encontrar o assento de baptismo de Maria Joaquina de Sam José Barata de lima,natural da cidade da Guarda (não diz a Freguesia),filha de Teresa do Nascimento Galera,natural da mesma cidade. Vai ser um bocadinho complicado.
Sem outro assunto de momento
Continue a dar notícias
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64190 | Correia74 | 05 mai 2004 11:42 | Em resposta a: #64166

Caro Sr,

A única informação de que disponho acerca dos Srs. acima referidos, é exactamente aquela que referi. Não tenho mais quaisquer dados, a não ser os o numero do assento de um casamento e um baptizado, nos quais um e outro foram padrinhos. Poderá consultá-los em: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=55760#lista .

Espero que sejam dados com alguma utilidade.

Cumprimentos,

Cláudia M.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64255 | BARATA DE LIMA | 06 mai 2004 09:29 | Em resposta a: #64002

Caro Confrade João Fonseca Barata:
Segundo umas informações que disponho, do casamento entre Manoel Martins Freire e Maria Joaquina de Sam José Barata de Lima, filha do dito Cónego Manoel Barata de Lima, houve pelo menos mais dois filhos. Ora aqui o que interessa ,é que nos assentos de baptismo ,os quais eu não disponho, é padrinho um Francisco Barata de Lima, tio da parte materna, mas o que me preocupa mais são as datas, pois ,por exemplo, um deles foi baptizado em 1776.
É um caso a verificar.
Se por mero acaso tiver mais informações agradecia.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64350 | BARATA DE LIMA | 07 mai 2004 09:47 | Em resposta a: #64166

Ex.º Sr.º João Fonseca Barata:
Venho fazer uma correcção a mensagem anterior. No assento de baptismo de Antonio Barata Freire de Lima ,vem como padrinho Francisco Barata de Lima , tio pela parte materna.Este Francisco não é o irmão de Manoel Barata de Lima, mas sim irmão de Maria Joaquina S.J.Barata de Lima ,filha do anterior.
Se tiver mais informações sobre estes Baratas agradecia qualquer informação.
Disponha sempre
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64767 | JFBarata | 12 mai 2004 00:25 | Em resposta a: #64350

Caro António Barata de Lima

Como já tive oportunidade de lhe dizer, há a notícia de que o cónego Manuel Barata de Lima, natural de Alvares, teve um filho de nome Francisco Barata de Lima. Assim, a descoberta que o meu amigo agora nos dá a conhecer de um Francisco Barata de Lima ser tio e padrinho de um filho da Maria J. S.J. B de Lima vem acrescentar muito peso à hipótese desta ser efectivamente filha do cónego de Alvares. O registo de baptismo da Maria Joaquina e o registo de óbito do cónego
poderão fazer luz definitiva sobre este assunto. Tem possibilidades de os procurar?
Um abraço
João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64769 | JFBarata | 12 mai 2004 00:29 | Em resposta a: #64190

Cara Cláudia M.

Muito obrigado pelas suas indicações. O tópico sobre "Intendente Geral da Polícia" tinha-me passado desapercebido e é muito interessante.

Melhores cumprimentos

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64791 | BARATA DE LIMA | 12 mai 2004 12:05 | Em resposta a: #64767

Ex.º Sr.º João Fonseca Barata:
Muito obrigado por mais uma vez ter tido o incomodo em ter respondido.Vai ser um bocadinho dificil ,mas não impossível, eu deslocar-me ao Arq.Dist.Guarda,pois a minha vida profissional não é compatível com o horário do dito.
Em relação ao casal Manoel Martins Freire ,Maria S.J.Barata de Lima vou ter de verificar novamente o assento de baptismo de Manoel.
Agradecia tambem,já que vimos que existe uma ligação entre os Baratas de Alvares e os Baratas Freire de Lima,que me enviasse os dados que dispõe. Se necessitar dos dados que eu disponho é só dizer.
Espero encontrá-lo aqui novamente
Disponha sempre
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64839 | manuelr | 12 mai 2004 23:01 | Em resposta a: #64767

Caro João da Fonseca Barata

Desculpem-me a "boleia" do tema, mas não posso deixar de aproveitar.
Falando hoje na Torre do Tombo com Correia da Silva sobre os Barata de Álvaro e tendo dificuldade em localizar os Registos Paroquais, falou-me que Fonseca Barata (suponho que seja o caro confrade) estava a estudar esses Barata, tendo-lhe dado o meu contacto, pois não sabia o seu. Assim tomo a liberdade de o contactar neste ttº.
Estou parado em João Mendes Barata, natural de Álvaro, filho de António Vaz, de Álvaro e de Inês Rodrigues, de Oleiros. casado em Alcains com Inês Rodrigues onde tiveram filhos por volta de 1745. A sua descendência ligou-se aos Pestana e Franco (a) Saraiva, de Tinalhas. Sabe-me dizer alguma coisa dos pais deste Joãso Mendes Barata?
Peço mais uma vez desculpa pela intromissão.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64855 | JFBarata | 13 mai 2004 00:40 | Em resposta a: #64839

Caro Manuel da Silva Roldão

Infelizmente não sou capaz de o ajudar. Os registos de Álvaro anteriores a 1841 desapareceram (ao que me informaram foram consumidos num incêndio ocorrido na igreja paroquial). Julgo que a única excepção a este desaparecimento diz respeito ao lugar de Padrões que frequentemente vejo referido como "termo de Álvaro" mas cujos naturais - no todo ou em parte - se sacramentavam na paroquial de S. Mateus de Alvares.
Por coincidência, há um "ninho" de Baratas em Padrões, que se inicia, nos princípios do sec. XVII, com o casamento de uma Leonor Barata com um Luís Lopes, Sr. da Qta de Nossa Senhora da Memória, de Padrões. Destes Baratas, bem como de outros ramos com eles aparentados que passaram por Alvares, tenho alguma informação. Parte dessa informação já a coloquei neste tema em 2/5/2004. Terei todo o gosto de pôr à sua disposição quaisquer outras informações sobre estas gentes que lhe interessem e que eu conheça.
Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64860 | JFBarata | 13 mai 2004 00:53 | Em resposta a: #64791

Caro António Barata de Lima

Muito obrigado pela sua mensagem.
Relativamente à ascendência do cónego Manuel Barata de Lima aquilo que, por enquanto, sei é o que aqui figurei em 2 de Maio. Julgo que será possível recuar mais algumas gerações pelo lado "Lima", de Pedrogão Grande, mas ainda não tive oportunidade de o tentar. Quando o fizer dar-lhe-ei conhecimento.
Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#64960 | manuelr | 14 mai 2004 00:24 | Em resposta a: #64855

Caro João da Fonseca Barata.

Grato pela atenção. Como disse, ainda não fui além dos pais de João Mendes Barata, de Álvaro, filho de António Vaz e de Inês Rodrigues, pelo que agradeço qq pista.
Sobre os Barata de Lima, não sei se conhece o Processo de Ordenação de José António de Matos Lima, filho de JOão José de Matos e de Antónia Bárbara das Dores Barata, neto paterno de João Martins de Pereira (não sei se apelido se da localidade) e de Maria Vaz de Matos, materno de JOsé Barata de Lima e de Maria da Encarnação. Ele, a mãe e a Avó materna de Borba, o pai da Lardosa (a 4 Km de Alcains), o avô materno de Álvaro (CECB, Ordenações, Maço 1969). Já tirei estes elementos há alguns anos, numa altura em que andava a "trepar" por outras Árvores e não tirei mais elementos. De qq maneira fica aqui o apontamento.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#65033 | JFBarata | 14 mai 2004 23:31 | Em resposta a: #64960

Caro Manuel da Silva Roldão

Muito obrigado pela informação relativa ao José António de Matos Lima que eu ignorava totalmente.
Se me surgir alguma pista relativa ao João Mendes Barata transmitir-lha-ei de imediato.
Um abraço
João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#65548 | Cau Barata | 21 mai 2004 20:57 | Em resposta a: #61113

Rio de Janeiro = 21.05.2004 = 17:00



Prezado A.J.BARATA DE LIMA

Há muito que lhe devo respostas.

Andei afastado por muito tempo da GENEAL, no entanto, sempre há uma mensagem entrando na minha =maquinhinha= , que não me deixa esquecê-los, além de me deixar saudoso das trocas de informações que sempre me foram agradabilíssimas.

Vamos ao seu tema:

Entre os Mendes Barata, ou a união de ambos os apelidos, mais antigos que por ora encontro nos meus desarrumados papéis, consta o já citado Antônio Mendes, nascido por volta de 1640, que deixou farta descendência do seu casamento, com Ana Barata, nascida por volta de 1642. Me incluo entre os descendentes do casal, meus avoengos na 9.ª geração, ou seja, copiando o método bíblico:

1 Antonio Mendes, que casou com Ana Barata, e gerou:

2 João Mendes Barata, que casou com sua prima Maria Barata, e gerou:

3. Maria Barata, que casou com seu primo Manuel Barata, e gerou:

4. Manuel Mendes Barata, que casou com sua prima Maria Barata Freire, que gerou:

5. Lúcia da Conceição Barata, que casou com João Rodrigues Vaz, que gerou:

6. Francisco José Rodrigues Barata Freire, que passou ao Brasil, e casou com Ana Joaquina de Mello Marinho Falcão, do morgado de Lamoso, e gerou:

7. Manuel José de Mello Freire Barata, que casou com Francelina Maria de Castro, e gerou:

8. Manuel José de Mello Freire Barata, que casou com Maria da Silva Lopes, e gerou:

9. Hamilton Antônio Lopes Freire Barata, que casou com Maria Augusta Corrêa, e gerou:

10. Fernando Emmanuel Barata, que casou com Maria Célia de Almeida, e me gerou:

11. Carlos Eduardo de Almeida Barata.

Por outro lado, pelos casamentos consangüíneos, me foi possível recuar até Gonçalo Esteves Barata, nascido por volta de 1450, que viveu em Oleiros, e teve quatro filhos:

1. Sebastião Barata, nasc. por volta de 1485
2. João Barata, nasc. por volta de 1487
3. Leonor Esteves Barata, nasc. por volta de 1475,
4. [?] Barata, nasc. por volta de 1494

Que povoaram as regiões de Oleiros, Sertã, Cernache do Bonjardim, Alvaro, Alvares, Alcains, Sardoal, etc., etc.

Meu pai, que acabou se apaixonando pelos estudos da família, por minha causa, há alguns anos vem trabalhando no desvendar destas remotos Baratas, com os subsídios que coletei durante quase trinta e cinco anos. Com o passar dos anos, acabou ficando nítido uma separação de tarefa entre nós, ou seja, tudo que havia conseguido coletar sobre os Baratas, que se referisse à matriz lusitana, coloquei em suas mãos, reservando à ele entender aquelas centenas de papéis e documentos que tinha guardado em meu arquivo. Minha tarefa, foi desvendar toda a descendência no Brasil, para onde vieram cinco antigos grupos, em meados do século XVIII.

Assim, lhe deixo a par de que ele já se considerou satisfeito com suas pesquisas lusitanas e, pretende, ainda neste ano ? pois falta ainda uma revisão que pediu-me para fazer- vai publicar um trabalho sobre as raízes mais distantes dos Baratas de Portugal, num período que penso abranger entre 1430 e 1700, porém, indicando os troncos que geraram os Baratas do Brasil, deixando-me a responsabilidade de completar, futuramente, num segundo volume de minha lavra, esta descendência até os dias atuais, ou seja, de 1700 a 2000.

Voltando a trilha que por demais se bifurcou, aquele Antônio Mendes e sua esposa Ana Barata, deixaram, pelo menos cinco filhos:

1. Catarina Barata, nascido por volta de 1665, de quem descende, na atualidade, o tronco de Alberto de Souza Amorim Rosa, nascido a 03.04.1900, na Quinta do Ó, na freguesia de São Pedro da Beberriqueira, no velho concelho de Tomar que, a mais de 500 anos acompanha a trajetória dos Baratas.

2. Diogo Barata, nascido por volta de 1666

3. Antônio Mendes Barata, nascido por volta de 1668 ? com larga descendência, de quem eu descendo e de quem descende Manuel Dias Barata de Carvalho, que tem sido muito badalado em algumas das Salas do Fórum.

4. João Mendes Barata, nascido por volta de 1670 ? com grande descendência, do qual também descendo, e também os Barata Salgueiro, de Álvaro.

5. Ana Barata, nascido por volta de 1672, com geração.

?Dando nome aos bois?, como se costuma dizer por aqui, quando se quer dar o crédito, estes Mendes Barata me chegaram, quando eu tinha 14 anos de idade, atraves de meus pais. Estes, em uma das suas idas a Portugal, realizando os pedidos de cada um dos cinco filhos, cumpriram com o meu, e passaram dias correndo as Bilbilotecas da Ajuda e outras, Arquivos Distritais, Torro do Tombo, além de alugarem um carro para irem até a Cidade de Álvaro, onde fotografaram tudo, conversaram com Baratas ainda residentes ali, e me copiaram o que podiam de livros paroquiais e velhos códices portugueses.

As anotações dos Mendes Barata, de um códice do final do seculo XVII, tenho até hoje, com a caligrafia de minha mãe, hoje com seus 80 anos de idade, que sendo Barata afim, se desdobrou nas leituras paleográficas e, quando não entendia o que estava escrito, sendo boa desenhista, copiava a mesma caligrafia dos velhos linhagistas que, somente muitos anos depois, ganhando alguma experiência, eu pude decifrar.

Caro parente:

Há outras possíveis formações Mendes Barata, mais antigas do que estas, porém de muitos se perdeu notícias, por algum tempo, para retornarem depois, com os mesmos apelidos. Pelo que vejo, nós ?Baratas?, realmente gostamos de voar, porém não tarda, retornamos.

Assim, por exemplo, na vila de Alvares, nasceu por volta de 1659, Ana Mendes, possivelmente descendente dos Baratas, que foi casada com Antônio Barata Rebelo, batizado a 01.05.1635, em Alvares, filho de Antônio Rebelo e de Maria Tavares, gente da Pampilhosa, e neto paterno de Pedro Afonso Barata, nascido a 06.02.1565, e crismado a 10.02.1577, em Pampilhosa. Este último é trineto, direto, do citado Gonçalo Esteves Barata, que viveu em Oleiros, nos séculos XV e XVI.

Prezado Barata de Lima, estes são alguns esclarecimentos que tenho, por ora, para oferecer, esperando que sejam úteis para ?nossas? pesquisas.

Carlos de Almeida Barata

PS.: É possível, informar os seus costados, pelos Baratas, na cadeia sem rompimentos, até o seu Barata mais longínquo? Ou seja, alguma informação complementar as que vi no seu tópico Freire Baratade Lima II ?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#65966 | BARATA DE LIMA | 26 mai 2004 15:10 | Em resposta a: #65548

Caro Confrade e Primo "Barata":
Vamos lá ver se consigo enviar-lhe alguma coisa de jeito e já agora tentar entroncar a família Barata Freire de Lima com os Baratas de Álvares(Álvaro):

1-Manoel Barata de Lima nascido por volta de 1669,Cónego Prebendado da Sé da Guarda ,(filho de Francisco Barata e de Maria Nunes ,ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=64002#lista ) de uma relação que teve com Tereza do Nascimento Galera(?) gerou
2-D.Maria Joaquina de Sam José Barata de Lima e casou com o Bacharel Manoel Martins Freire nascido em 1740 Casas de Soeiro, Celorico da Beira e gerou
3- José Barata Freire de Lima , frequentou Canônes c/ matriculas em 07/10/1795 e 02/10/1800 licenciado a 21/07/1801 ,Intendente-Geral da Policia, participou na reunião dos Três Estados reinado de D.Miguel, Fidalgo da Casa Real,casou com D.Anna Benedicta Barata Freire de Lima e gerou
4-Manoel Barata Freire de Lima ,Moço Fidalgo "...da Minha Real Caza de Tomar..." casou com D.Roza Emilia de Magalhães , filha de João Rodrigues de Magalhães (Coronel-Brigadeiro ao tempo das invasões Francesas )e de D. Jacinta de Magalhães Oliveira da Costa e gerou
5-Aurélio Barata Freire de Lima nascido a 12/03/1865 no Minhocal, Celorico da Beira,casou a 13/02/1889 com D.Amélia Augusta da Silva Ribeiro e gerou
6-António Barata Freire de Lima nascido a 24/03/1898 casou com Deolinda da Conceição Lima e gerou
7-Aurélio Cristovão Barata de Lima( meu pai ) nascido a 20/12/1934, falecido a 31/05/1996 casou com Maria Emilia da Silva Ferreira nascida a 23/10/1934 e gerou
8-Antonio José da Silva Barata de Lima (eu),nascido a 24/05/1959 casou a 13/12/1997 com Ana Paula dos Santos Rabaça Barata e gerou
9-Ana Carolina Rabaça Barata Freire de Lima nascida 01/10/1999 e
Afonso José Rabaça Barata Freire de Lima nascido em 01/01/2004

Desculpe por isto estar um pouco desalinhado mas deve dar para perceber um pouco.Se por acaso tiver dúvidas diga qualquer coisa.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#66181 | isabelbarata | 30 mai 2004 01:00 | Em resposta a: #65548

Caro Cau Barata
gostaria de lhe perguntar se sabe algo de Barata do Alto de Alvaro (Oleiros). O mais que sei, é: meu avô Antonio Barata do Alto (1897-1941) era filho de Joao Barata do Alto (filho de Joao Barata do Alto e Martinha Mendes) e Ludovina Mendes (filha de Manuel Mendes e Anna Theodora Mendonça). Sei tambem que mais "para traz" houve um Caetano Barata e que o sobrenome Barata passa a Barata do Alto por usarem cartola (chapeu alto).
Agradeço qualquer informaçao adicional.
Bem haja
Isabel Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#66324 | Cau Barata | 01 jun 2004 07:18 | Em resposta a: #66181

Rio de Janeiro / 01.06.2004 / 03:22 manhã

Prezada Sra. Isabel

Infelizmente não tenho nenhum dado sobre os Barata do Alto. Já havia visto o seu pedido em outra sala, e fiquei curioso com este ramo e, ao que parece, estariam ligados aos Mendes Barata, sobre os quais enviei recentemente algumas notas sobre algumas das suas raízes. Noto, também, que são da mesma Cidade dos Pedroso Barata, que também desconhecia, e tive a oportunidade de ter maiores detalhes por gentileza do Dr. José Caldeira, na sala do ?Cernache do Bonjardim ? Candido Teixeira?. Aqueles Pedroso Barata também são de Quartos, freguesia de Alvaro, como o seu ancestral João Barata do Alto, filho de João Barata e de Martinha Mendes, conforme você mesma nos ensina.

Quanto ao nome Caetano Barata, que mencionas nesta mensagem, somente encontro um:

Caetano Barata, nascido a 08.04.1765, na Cavinha (Madeirã), filho de António Barata e de Rosa Maria. Deixa geração do seu casamento com Maria Dias, natural da Várzea dos Cavaleiros (Sertã). Deste casal origina-se os Barata da Silva Girão e Barata Girão, para os quais existe uma página na Internet, com toda a sua descendência.

Minhas desculpas por pouco ajudar
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#66913 | BARATA DE LIMA | 08 jun 2004 12:36 | Em resposta a: #65033

Caro Confrade e "Primo" João Fonseca Barata:
Mais uma vez venho aqui incomodar, pois apareceu um novo dado referente a Manoel Barata de Lima o nosso Cónego da Sé da Guarda.
Pedi ao nosso ilustre Confrade Dr.Pedro França que desse uma voltinha pelas Ordenações no AUC e o que ele encontrou está em http://genealogia sapo.pt/forum/msg.php?.id=66609#lista (nõ sei se o endereço está correcto).
Ora a minha dúvida é se este Manoel não é o mesmo que me interessa., pois a data de baptismo data de 11/06/1716 o que o torna no suspeito nº 1 na paternidade de Maria Sam José Barata de Lima nascida por volta de 1740.
A pergunta que agora coloco é se há só um Cónego Manoel ou haverá dois?
Se tiver alguma resposta diga
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#66916 | BARATA DE LIMA | 08 jun 2004 12:42 | Em resposta a: #66913

Caro João Fonseca Barata:
Afinal a morada estava mesmo mal afinal é http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=66609#lista
Atenciosamente
Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#66937 | Cau Barata | 08 jun 2004 16:10 | Em resposta a: #66916

Prezado Antonio Barata,

"Água mole em pedra dura, tanto bate que um dia fura". Impressionante como um dia após o outro, na perseverança das pesquisas, os dados vão se compondo.

Estou sempre acompanhando sua sala - lógico - pois me éde grande nteresse. Enfim, só para checar os dados até agora trocados na sala dos Barata Freire de Lima,corriga-me caso eu esteja pecando:

Gonçalo Esteves Barata, nascido por volta de 1458. Viveu em Oleiros.
Pai de (entre outros):

1. Sebastião Barata, nascido por volta de 1485 e falecido depois de 1548. Viveu na Vila de Álvaro. Casado com escritura de dotenas notas de Pedro Leal,tabelião da vila de Alvaro, em 01.09.1511, com Brites Pires Rabelo, nascida por volta de 1490.
Pais de (entre outros):

2. Antonio Barata, nascido por volta de 1512 e falecido depois de 1562. Documentado vivendo na Vila de Álvaro, em 1559. Casado com Catarina Simões.
Pais de (entre outros):

3. Beatriz Barata Rebelo, nascida por volta de 1534 e falecido a 08.04.1585. Viveu na Vila da Pamplihosa. Casada com Baltazar André, nascido por volta de 1530 e falecido a 20.05.1588. Viveu na Vila da Pampilhosa.
Pais de (entre outros):

4. Brites Barata, nascida por volta de 1560. Casada na Vila da Pamplihosa, a 06.02.1583, com seu primo Antonio Martins, que viveu em Álvares.
Pais de (entre outros):

5. Leonor Barata, nascida por volta de 1595. Casada por volta de 1616, com Luís Lopes, natural dos Padrões, termo de Álvares.
Pais de (entre outros):

6. Francisco Barata, da Quinta dos Padrões. Casada com Maria Nunes, de Pedrógão Grande, filha de Manuel Francisco e de Maria Domingas Nunes. Maria Nunes era irmã de Mateus-de Lima, assim, ao que que parece, é através dela que entra o apelido Lima, na composição Barata Lima.
Pais de (entre outros):

7.1. Francisco Barata-de Lima
7.2. Domingos Barata, nascido cercade 1686. Casado com Maria Lopes Arnaut, filha de João Lopes e de Joana Arnaut, segundo os dados fornecidos pela pesquisa de Pedro França.
Pais de (entre outros):

8.1. Luis Barata-de Lima, batizado a 02.02.1715,em Alvares
8.2. Manuel Barata-de Lima, batizado a 11.06.1716, na Quinta dos Padrões, Alvares.

Espero não estar "metendo a mão na cambuca alheia", no entanto, não posso deixar de vibrar com suas pesquisas, e nelas acabo entrando com aemoção de um membro da família Barata.

Meus cumprimentos
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#66944 | manuelr | 08 jun 2004 16:56 | Em resposta a: #62669

Caro Barata de Lima

Hoje na TT procurando elementos sobre Bejas, encontrei o segunte sobre Baratas:

Mordomia da Casa Real

-José Barata Freire de Lima, natural de Castelo Rodrigo, do Conselho de Sua Magestade, Intendente Geral da Polícia da Côrte do Reino, filho do Sr. Manuel Martins Freire.
Álvará de Mercê de Fidalgo Cavaleiro.
1829-F.16
Livro 13 fls 171 e 26 fls 45vº

-Manuel José Barata Freire de Lima, natural de Lisboa, filho de José Barata Freire de Lima, FCR.
Álvará de mercê de Moço Fidalgo.
1829-Mi-7
Livro 13 fls 197 e 26 fls 58.

Não sei se tem estes elementos. mas de qq maneira aqui ficam.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#67033 | BARATA DE LIMA | 09 jun 2004 14:45 | Em resposta a: #66944

Ex.º Sr.º Manuel da Silva Rolão:
Muito obrigado pela sua disponibilidade e pelas informações prestadas. Realmente tinha conhecimento ,que tanto José Barata e seu filho Manoel eram Fidalgos da Casa Real,só não sabia quais eram os registos das Mercês concedidas.
Já agora, pode ser que o Sr.º me possa informar quais os títulos de "nobreza" ou "Fidalguia" que eles teriam.
Já sei que vai ser um pouco dificil mas e tiver alguma informação agradecia.
Atenciosamente
Até breve e um bom Feriado
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#67041 | BARATA DE LIMA | 09 jun 2004 15:32 | Em resposta a: #66937

Caro Amigo , Confrade e "Primo" Cau Barata:
Muito obrigado pela sua atenta e rápida resposta em prol da "descoberta " desta imensa Família Barata que cruzou Mares nunca antes navegados e que tambem chegaram para além da Taprobana. Desculpe-me esta pequena introdução mas é que amanhã é o dia 10 de Junho ,dia do nosso ilustre poeta Camões.
Tenho duas dúvidas:
1ª Tenho de descobrir qual o Cónego da Sé da Guarda,se o filho de Francisco Barata de Lima ou o filho de Domingos Barata de Lima pois ambos se chamam Manoel Barata de lima ,(estou mais inclinado para o filho de Domingos nascido/baptizado em 11/06/1716 pois a diferença de idade quando teve Maria de Sam josé é menor).
2ª O nosso amigo e confrade João Fonseca Barata ao enviar-me a sua listagem dos Baratas de Alvares diz que Antonio Martins ,Nº4 da sua listagem ,é casado com Beatriz Barata e o Sr.º apresenta-o casado com Brites Barata.
São estes pequenos promenores que eu vou ter de afinar.Após isto a minha pequena árvore fica com 19 gerações de Baratas que vão desde 1450 até 01/01/2004 data do nascimento de meu filho Afonso José Rabaça Barata Freire de Lima.
Desculpe esta missiva ser tão longa e que o sol brilhe sobre este Mar que nos separa pois se "... mais Mundo Houvera mais lá chegára-mos..."
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#67306 | PauloDuarte | 12 jun 2004 11:47 | Em resposta a: #61113

Ex.mo Senhor,

Gostaria de saber se possui alguma informação sobre o Dr. Francisco Bernardo Barata de Lima, e sua mulher D. Maria Angélica, da Guarda, que foram padrinhos de baptismo de minha 5ª avó Francisca Maria Gonçalves Velho, baptizada em Cavadoude, Guarda, em 1787.


Melhores cumprimentos

Paulo Nicolau Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#67462 | Correia74 | 14 jun 2004 15:51 | Em resposta a: #61113

Caro António BF Lima,

Dado o seu óbvio interesse na família Barata Lima, informo-o que após recepção da Monografia da freguesia de Alvares (concelho de Góis), deparei com o seguinte:

Regedores:
José Barata de Mendonça – 1881 a 1882
Manuel Barata Lima - 1884 a 1890 (substituto)

Presidentes de J F.
Manuel Diniz Barata Lima – 17-10-1926 a 05-02-1929
Carlos Barata Lima – 02-01-1955 a 02-01-1966

Informo-o que entre as “famílias mais ilustres e influentes da Freguesia” se encontra a Barata Lima.

Mais, em 1968 aquela que é a residência paroquial foi adquirida ao Sr. Manuel Diniz Barata Lima. “É uma casa bastante grande, apalaçada, com quatro quartos, escritório, arrumos, sala grande, cozinha…. Tem também um grande pátio, com currais e quintal.”

Espero que estas informações sejam do seu interesse.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: P/ Correia74

#67466 | BARATA DE LIMA | 14 jun 2004 16:14 | Em resposta a: #67462

Cara Claudia:
Muito obrigado por ter respondido,irei guardar esta informação, pois tudo o que houver em relação á família Barata é importante.
Já agora, nesse mesmo livro não há informações sobre os Baratas de Álvaro anteriores a 1700 ? Se por acaso houver ,diga algo.
Disponha sempre
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: P/ Correia74

#67475 | Correia74 | 14 jun 2004 17:06 | Em resposta a: #67466

Caro António BF Lima,

Não, infelizmente não. Apenas uma rectificação a fazer. O regedor substituto chamava-se Manuel Barata Lima Júnior.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: P/ Correia74

#67482 | BARATA DE LIMA | 14 jun 2004 17:34 | Em resposta a: #67475

Cara Claudia:
Muito obrigado pela resposta.Qualquer dado que lha aparece diga.
Disponha sempre
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#67596 | JFBarata | 15 jun 2004 23:09 | Em resposta a: #66916

Caro parente António Barata de Lima

Muito obrigado pela sua mensagem. Peço desculpa por só hoje lhe responder mas durante uns dias estive privado de acesso à net por me ter ausentado.
A informação obtida pelo Dr. Pedro França é sensacional e, a meu ver, vem esclarecer, com toda a clareza, a sua ascendência “Barata de Lima”.
Tenho de concluir que a informação, que consta dos meus apontamentos, quanto à filiação do cónego Manuel Barata de Lima (que o faz irmão do também cónego da Sé da Guarda, Francisco Barata de Lima ), está errada. Verifica-se, agora, que o nosso cónego Manuel era sobrinho, e não irmão, do cónego Francisco.
O cónego Francisco teve, de facto, um irmão de nome Manuel que nasceu em Padrões, Álvaro, em 1669, mas que, provavelmente, nunca foi sacerdote; assim se justifica que eu nunca tenha encontrado o respectivo processo de habilitação sacerdotal !
Resta-me pedir-lhe desculpa por o ter induzido em erro e felicitá-lo pelo bom êxito desta pesquisa.
Um abraço amigo do
João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#67619 | BARATA DE LIMA | 16 jun 2004 10:38 | Em resposta a: #67596

Caro amigo e parente João Fonseca Barata:
Muito obrigado por ter respondido.Decididamente vou aceitar este Cónego Manoel como pai de Maria Joaquina de Sam José Barata de Lima e assim fazer a minha ligação dos Barata Freire de Lima com os Barata de Álvaro.
Sendo assim, entre 1450 (Estevão Barata) e 2004 (Afonso José Rabaça Barata Freire de Lima) há 19 gerações de Baratas.
Se por acaso tiver datas mais ou menos precisas agradecia ,se não fôr muito incomodo, que mas enviasse.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#67620 | BARATA DE LIMA | 16 jun 2004 10:42 | Em resposta a: #67619

Caro João Fonseca Barata:
Não sei como, mas devo ter carregado em alguma tecla e não terminei a anterior mensagem.
Como eu ia dizendo ,se por acaso necessitar de algum dado especial disponha sempre
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#72431 | margaridabreu | 06 set 2004 09:53 | Em resposta a: #66324

Só hoje vi esta mensagem e gostaria de ter ajuda para o seguinte:

Qual será o grau de parentesco deste CAETANO BARATA com o CAETANO BARATA GODINHO, que nasceu em Mora a 14 de Abril de 1826, de quem o António Godinho de Carvalho transcreve no seu livro GENEALOGIAS ALENTEJANAS, TITULO XXX, filho de D. Teodora ( e não Teodósia, como está no livro!!) Margarida Perigrina Barata e de Manuel Velez Falcão e neto do Capitão -Mor de Mora FRANCISCO BARATA GODINHO, e do qual descendo.

Gratos pela vossa colaboração...

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#73250 | BARATA DE LIMA | 16 set 2004 11:16 | Em resposta a: #67596

Caro Confrade e " primo" :
Desculpe por eu voltar novamente a incocomodar, mas será que me pode facultar datas relativas á nossa árvore até ao Cónego Manuel Barata de Lima?
Atenciosamente
Antonio Barata de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#74140 | FIGUEIRA | 28 set 2004 12:23 | Em resposta a: #64855

Caro João Fonseca Barata,

Diz ter informações sobre um "ninho" de Baratas em Padrões! Assim sendo peço a sua ajuda pois eu sou filho dum Barata nascido em Padrões (actual freguesia de Portela do Fojo, Pampilhosa da Serra). Acontece que actualmente existe mais do que uma família Barata em Padrões, o que não deixa de ser curioso, pois é uma aldeia tão pequena.
O Morgadio da Quinta de Nossa Senhora da Boa-Memória era constituido por três propriedades: a Quinta dos Padrões, o Quintal de Amoreira Cimeira e o Casal do Indioso, tudo actualmente em Portela do Fojo. o único destes edifícios brasonados é o da Quinta dos Padrões, onde está o brasão esquartelado com os apelidos Fonseca, Barata, Henriques e Fonseca. Esta brasão foi atribuido no final do século XVIII a Manuel José da Fonseca Barata, filho de Manuel da Fonseca Barata e de Rufina Henriques da Fonseca, natural do Ribeiro do Soutelinho. O referido Manuel José casou com uma Fonseca Arnaut, tendo gerado um Barata de Lima!
As referidas propriedades foram vendidas no fim do século XIX à família Barata Salgueiro.
Mas indo à minha família: do meu pai até meu tetravô faz-se uso do apelido Barata Figueira, sendo que meus bisavô, trisavô e tetravô tanto usam o nome Manuel Barata Figueira, como Manuel Barata de Almeida, sendo meu quinto avô Luís Barata de Almeida. O meu quinto avô morreu por volta de 1820. Todos eles eram naturais do Casal de Cima, na casa a que hoje chamam Figueira, no lugar dos Padrões.
A partir daqui perdi o rasto, mas tenho informações através dum documento (dote de casamento) que li à pressa e ao qual já não tenho acesso que João Álvares de Almeida, filho de Domingos Álvares de Almeida (proprietários do Casal de Cima - Figueira - Padrões) e de Domingas Manoel (filha de João Fernandes e de Maria Manoel - proprietários do Casal de Baixo - Padrões), casou com uma Joana Barata, do Sobral de Cima, filha de António Álvares e de Joana Barata.
Desconheço o parentesco destes com os Baratas "da Quinta" (ainda hoje são recordados entre a população apenas como "os fidalgos".
Se tiver mais informações peço a sua ajuda.
Se quiser observar o brasão da quinta por favor vá a http//:padroes.no.sapo.pt, e clique em imagens.
Um abraço

Nuno M. Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#74147 | amtf | 28 set 2004 14:53 | Em resposta a: #64960

Caro Manuel da Silva Rolão

Há tempo que andava para agradecer sua notícia respeitante ao processo de ordenação de João António de Matos Barata. Este era irmão de um meu 5º Avô, José Manuel de Matos Barata e Lima, identificado no trabalho de João Afonso Machado, “Caldeiras de Queiroz de Borba” (Porto, 2003), aqui à venda na Livraria do Guarda-Mór.

Foi um acaso de sorte por estar a seguir este tópico, já que descendo de uns Baratas de Álvaro. Imagino quantas informações tão úteis como esta são passadas para o Fórum e que não são lidas por falta de tempo ou porque se nos escapa o tema...

Eis, em resumo o que consta da “Requisitória para Diligencia de Genere de João Mattos Barata para o efeito de ser promovido a Ordens Menores, e Sacras”, concluído e aprovado em 2 de Abril de 1819:

1. João António de Matos Barata, natural de S. Bartolomeu da Vila de Borba, era filho de:

2. João José de Matos , natural do “Val da Torre, freg.ª de S. Martinho do Lugar da Lardoza, bispado de Castelo Branco”, e de;

3. Antónia Bárbara das Dores Barata, “natural da ditta Borba”;

4. Neto pela parte parte paterna de João Martins da Parreira (sic), lavrador, que nasceu em 2-6-1702 no “Lugar do Vale da Torre, freguesia de S. Martinho do Lugar da Lardoza”, viúvo de Isabel Roíz (Rodrigues) quando se casou, em 22-11-1740, na Igreja de S. Martinho da Lardosa com ;

5. Maria Vaz de Mattos, viúva de Manuel de Matos , e natural da mesma freguesia onde nasceu em 5-12-1714 ;

6. Neto pela parte materna de José Barata de Lima, natural de “Nossa Senhora do Bom Sucesso, termo da Vila de Álvaro, Comarca de Thomar, Patriarchado de Lx.ª”, e de;

7. Maria da Encarnação, natural da Matriz de Borba.

8. O assento de baptismo do n.º 4, João Martins, refere que era este filho do primeiro matrimónio de Manoel Pires e de;

9. Leonor Martins;

10. O assento de baptismo da n.º 4, Maria Vaz de Matos, refere que esta era filha de José Vaz, “morador na Quinta do Valle da Torre freguesia desta Igreja de S. Martinho”, e de;

11. Maria Gonçalves, moradora na mesma freguesia.

20. Maria Vaz de Matos (n.º 5) era neta paterna de Manuel Vaz, “da Villa de
Atalaia”, e de;

21. Maria Vaz, da mesma Vila de Atalaia

Um abraço do
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#74166 | amtf | 28 set 2004 21:32 | Em resposta a: #64960

Caro Manuel da Silva Rolão,

Hoje à tarde coloquei aqui um post que lhe era dirigido, na continuação de sua mensagem acerca do processo de ordenação de José António de Matos Lima.
Por minha falta de jeito foi a dita parar lá mais para baixo (28-9 às 14,53).
Não sei se o tema será de seu interesse...

Um abraço
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#74167 | amtf | 28 set 2004 21:33 | Em resposta a: #64960

Caro Manuel da Silva Rolão,

Hoje à tarde coloquei aqui um post que lhe era dirigido, na continuação de sua mensagem acerca do processo de ordenação de José António de Matos Lima.
Por minha falta de jeito foi a dita parar lá mais para baixo (28-9 às 14,53).
Não sei se o tema será de seu interesse...

Um abraço
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#75429 | PauloDuarte | 20 out 2004 16:44 | Em resposta a: #67306

Ex.mo Senhor

Renovo a minha pergunta.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76203 | FIGUEIRA | 29 out 2004 21:30 | Em resposta a: #61113

Caros Confrades Baratas,

Renovo o pedido feito ao Sr. Fonseca Barata há cerca dum mês e estendo-o a todos os interveninetes neste tópico.
Obrigado

FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76324 | JFBarata | 01 nov 2004 20:25 | Em resposta a: #76203

Caro Nuno Marques Figueira

Peço desculpa de só agora responder à sua mensagem que li com o maior interesse, mas preparava-me para o fazer apenas quando já tivesse alguma informação concreta para lhe transmitir, o que ainda não acontece.
Agora, ao ver a sua nova mensagem resolvi fazer-lhe um ponto de situação:
Na informação, não exaustiva, que tenho sobre Alváres/Padrões nada consta que, para já, ajude a esclarecer as suas dúvidas.
Aproveitando estarem cá em Lisboa, na biblioteca dos mormons, os filmes com os registos paroquiais de Alváres fui procurar as ligações da “sua gente” com outros Baratas já entroncados (os filmes vão de 1606 até: 1837 para os baptismos, 1830 para os casamentos e 1838 para os óbitos). Das datas que indicou apenas duas caem dentro do período abrangido pelos filmes:

O nascimento do seu trisavô Manuel Barata, no Casal de Cima a 16/1/1834 e a morte do seu 5º avô Luís Barata em Padrões a 27/2/1826.
Todavia, embora haja na época registos quer de Padrões quer de Casal de Cima, não encontrei naquelas datas ( nem em datas próximas ) qualquer registo coerente com as suas indicações. Também não encontrei naqueles dois lugares, na época (desde cerca de 1780 até ao fim dos registos) assentos relativos a pessoas que usassem os apelidos Barata de Almeida ou Barata Figueira. Ainda não tive oportunidade de procurar alguma pista da Joana Barata/ Lopes no Covão; deposito alguma esperança nesta diligência porque neste lugar há Baratas que estão entroncados; logo que esclareça isto volto a contactá-lo.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76352 | FIGUEIRA | 02 nov 2004 15:30 | Em resposta a: #76324

Caro João Fonseca Barata,

Talvez convenha fazer alguns esclarecimentos em relação às localidades, àcerca das quais eu estou a par por meus pais serem de lá e eu próprio lá ir frequentemente.
Padrões (ou Padrão como por vezes surge escrito) é uma aldeia que se distingue em quatro locais: Casal de Baixo, Casal de Cima, Adegas e Quinta dos Padrões. Estas quatro casas foram os núcleos fundadores da aldeia; actualmente estes quatro locais estão unidos, formam um só aldeia e neles existem diversas casas. Normalmente as pessoas são conhecidas pelo nome da sua casa (ex.: o meu avô Manel da chã, o meu tio Manel do Outeiro, o meu avô Manel da Figueira, a minha tia Olga da Quinta que é bisneta de Maria de Jesus Barata Salgueiro e de António Antão Bouça que compraram a quinta à viúva do último morgado seu parente, de acordo com Sr. Cau Barata, estes são primos dos Fonseca Barata, etc.).
A maior parte das vezes nos assentos surge Padrões e só raramente Casal de Cima!
Acontece que Padrões pertence à freguesia da portela do Fojo desde a sua criação na última década do século XVIII. Só antes disso pertenceu a Alvares e isso foi durante muito pouco tempo, pois peretencia a Álvaro.
O que pode levar à confusão é que na freguesia de Alvares existe o lugar do Casal de Cima que nada tem a ver com o supra mencionado.

Não sei se já fiz isto mas no site http://padroes.no.sapo.pt poderá ver fotos da quinta dos seus antepassados inclusivé do brasão.

Outra coisa que me intriga é ver que o último morgado da Quinta é neto materno de Luís Lopes Barreto e de Cecília Marques Cortês, de Alvares. é que meu bisavô João Marques é das Cortes (Alvares) e lá tenho primos que se chamam Marques Cortês!
Aqui vão alguns dados:
1. Minha mãe chama-se Arminda Marques Tavares e nasceu na casa da Chã, lugar do Casal de Baixo, aldeia dos Padrões, freguesia da Portela do Fojo. Em 12 de Maio de 1948. Casou em 11 de Setembro de 1971 com Artur Dias Barata Figueira na Capela de Nossa Senhora da Boa Memória.
2. Minha avó chama-se Maria de Jesus (Marques) e nasceu em 1914 na casa do Soalheiro, no lugar do Casal de Cima, em Padrões, era casada com Manuel Tavares (da Chã) em 1934. faleceu em 1980. Aqui onde estou agora não disponho de dados com dias precisos.
3. Meu bisavô nasceu não sei em que data na aldeia das Cortes (Alvares) e casou com Carolina Augusta (da freguesia do Sobral, Oleiros,sendo filha de Francisco Mendes Barata e Clementina de Jesus). Ele era filho de Manuel Marques e de Joaquina de Jesus das Cortes. Ambos foram morar para Padrões depois de casarem por terem herdado bens de José Lourenço Rosa, do Vilar de Amoreira.

Um abraço.

FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76353 | FIGUEIRA | 02 nov 2004 15:50 | Em resposta a: #76324

Continuação:

Aproveito para esclarecer que existem várias famílias Baratas em Padrões sem que eu conheça laços de parentesco!

1. Existiam os antigos Baratas, da Quinta dos Padrões (Barata de Lima/Fonseca Barata). Já não se conhece ninguém em Padrões pertencente a esta família.

2. A quinta foi comprada no final do Século XIX por primos da minha avó Maria do Carmo (casada com Manuel Barata Figueira), de apelido Barata Salgueiro. Estes Barata Salgueiro moravam no Casal de Cima numa casa frente à de meu avô (Figueira) e que hoje é propriedade da família Marques. Esta família ainda se encontra nos Padrões mas já não usa o apelido Barata Salgueiro.

3. Existia uma família Barata que também morava no Casal de Cima numa casa hoje em ruínas que fica entre os sítios do Soalheiro, do Fundo da Rua e do Covão. Esta família extinguiu-se em Padrões em meados do Século XX.

4. Existem ainda uns Barata que ainda hoje lá estão e são praticamente os únicos habitantes desta aldeia, são aprentados com os Tavares da casa do Cabeço (Adegas, Padrões), com os Lourenço da casa da Semadeira (Casal de Cima) e sou primo deles através dos Marques. Penso que o 1.º "ninho" deles foi a Semadeira.

5. Por último a última família é a minha BARATA FIGUEIRA DE ALMEIDA.

Renovo os meus cumprimentos!

FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76400 | JFBarata | 03 nov 2004 00:28 | Em resposta a: #76353

Caro Nuno Figueira

Muito obrigado pelos suas indicações toponímicas que vieram esclarecer porque é que não encontrei os registos relativos aos seus antepassados: andei a procurar na freguesia errada ! Suponho que os mormons não têm aqui em Lisboa os filmes da Portela do Fojo; a ser assim teremos que esperar algumas semanas até que eles cheguem. Não irei a biblioteca dos mormons antes do próximo fim de semana de modo que só nessa altura lhe darei notícias.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76425 | vbriteiros | 03 nov 2004 11:31 | Em resposta a: #61113

Caro Confrade.
Nas minhas pesquisas "tropecei" num Francisco Évora Freire de Lima, médico em 1814 no Hospital Militar de Elvas. Espero que este dado lhe seja útil.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76437 | FIGUEIRA | 03 nov 2004 14:37 | Em resposta a: #76400

Caro João Fonseca Barata,

Muito obrigado pela atenção dispensada, contudo Luís Barata (ou Luís Barata de Almeida) talvez tenha nascido antes da criação da freguesia, pelo que os seus dados tenham que ser procurados em Álvaro.

Eu próprio já tinha andado a pesquisar na Biblioteca Estaca, e tropecei com um Casal de Cima em Alvares, só depois é que meu pai me esclareceu que há outro Casal de Cima em Alvares!

Contudo o Casal de Cima dos Padrões surgiu como uma propriedade agrícola e não como uma aldeia, ainda hoje não é uma aldeia, em termos comparativos podemos chamar-lhe um "bairro" da aldeia.

Andando a pesquisar aqui no Genea penso ter encontrado dois antepassados meus, João de Almeida casado com Joana Barata, indicando que esta nasceu em Figueira do Padrão, Álvaro, Madeirã e que só tiveram uma filha cuja geração rapidamente se extinguiu. Tratar-se-ão dos meus antepassados João Alves (ou Álvares de Almeida)? Mas no documento que li ele é que era dos Padrões!

Um abraço

N. Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76825 | BARATA DE LIMA | 09 nov 2004 15:32 | Em resposta a: #76400

Caro Amigo e "Primo Barata":
Não me querendo tornar chato venho novamente pedir-lhe o favor se me disponibilizava datas (se as tiver) referentes á nossa Árvore de família.
Diga qualquer coisa.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76870 | JFBarata | 09 nov 2004 21:28 | Em resposta a: #76437

Caro Nuno Marques Figueira

Estive na "Estaca" de Lisboa e mandei vir o filme da Portela do Fojo. Pode ser que haja a sorte de aparecer algum registo esclarecedor.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76877 | FIGUEIRA | 09 nov 2004 22:16 | Em resposta a: #76825

Caro Senhor António Barata Freire de Lima,

Tenho em meu poder um documento em formato informático Word que me foi disponibilizado pelo António Amaro Rosa, criador do site Padrões no Sapo. Este artigo intitula-se «A Pedra de Armas da Quinta de Nossa Senhora da Memória em Padrões (Algumas achegas heráldico-genealógias)» escrito por José Caldeira, Director da Associação Portuguesa de Genealogia, do Instituto Português de Heráldica.
Este artigo divide-se em três partes: introdução, descrição da pedra de armas e a família dos morgados de Padrões e Amoreira.
Na terceira parte são referidos alguns dados e datas do Cónego Luís Barata de Lima, Domingos Barata, Maria Lopes, Francisco Barata, Maria Nunes, João Lopes, Joana Arnaut, Manuel da Fonseca, Maria Barata, Manuel da Fonseca Barata, Rufina Henriques da Fonseca, João Barata, Rufina Henriques da Fonseca (outra), Manuel José da Fonseca Barata, Maria Caetana da Fonseca Arnaut, Luís Lopes Barreto, Cecília Marques Cortês, Manuel Barata de Lima da Fonseca Arnaut, Josefa Margarida Vieira de Tovar e Albuquerque, Diogo Barata de Lima Vieira de Tovar, Emília Adelaide Pereira Coutinho de Vilhena e Meneses, e mais uns quantos.
Se quiser posso enviar-lhe este documento via e-mail, peça ao GENEAPORTUGAL para lhe disponibilizar o meu e-mail e entre em contacto comigo.

Cumprimentos

FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76879 | FIGUEIRA | 09 nov 2004 22:20 | Em resposta a: #76870

Caro senhor João Fonseca Barata,

Obrigado pela atenção dispensada pois imagino que o seu tempo seja tão precioso e escasso como o meu.
Se desejar o artigo escrito pelo Senhor José Caldeira referido na mensagem que enviei ao seu primo BARATA DE LIMA peça o meu e-mail ao GENEA e entre em contacto comigo.

Cumprimentos,

FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76882 | JFBarata | 09 nov 2004 22:34 | Em resposta a: #76879

Caro Nuno Figueira

Muito agradecido pelo seu oferecimento mas já conheço o artigo do José Caldeira de quem sou amigo de longa data.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76891 | JFBarata | 09 nov 2004 23:19 | Em resposta a: #76825

Caro "Primo":

Peço-lhe desculpa pelo longo silêncio mas tenho poucas novidades para lhe dar.
Quanto a datas, as que apurei em Alváres, e que podem interessa-lhe são:

Baptismo de Domingos Barata filho de Francisco Barata e Maria Nunes:3/7/1661;
Baptismo de Maria Lopes Arnaut mulher do anterior:9/12/1674
Baptismo do cónego Manuel Barata de Lima, filho dos anteriores:11/6/1716.
Dizem-me (eu não vi o registo) que a Joana Arnaut, mãe da Maria Lopes Arnaut acima referida terá sido baptizada em Pedrogão a 18/4/1646.

Há dias, consultando os registos de casamento de S. Nicolau, aqui em Lisboa, deparei com o seguinte (pag. 197 v.):
A 19/12/1810 casa José Barata Frere de Lima, natural e baptizado na freguesia de Nª Srª de Rocamador, da Vila de Castelo Rodrigo, filho do Dr. Manuel Martins Freire e de Dª Maria Barata de Lima, com Dª Ana Barata de Lima filha de Francisco Barata de Lima e de Dª Ana Angélica da Fonseca e Silva natural e baptizada na freguesia de S. Vicente da cidade da Guarda. Foram testemunhas Manuel Martins Freire e Manuel Barata Freire de Lima, ambos residentes nesta freguesia (S. Nicolau).
Por agora é tudo.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76906 | AQF | 10 nov 2004 02:39 | Em resposta a: #76891

Caro João,

Respondendo ao teu último e-mail e tomando a liberdade de usar os teus dados sobre Baratas já actualizados com os dados do ramo do Manuel José Fonseca Barata e do ramo Barata Lima, mais os 'meus' Baratas, aqui fica um resumo dos nossos ascendentes que poderá interessar aos demais Baratas do Fórum.

Estevão Barata & Fulana ?
1.Sebastião Barata & Brites Rebelo
1.1.António Barata ca 1512 &ca 1533 Catarina Simões ca 1517
1.1.1.Brites Rebelo +1583 & Baltazar André +1588
1.1.1.1.Beatriz Barata & António Martins
1.1.1.1.1.Leonor Barata & Luís Lopes

1.1.1.1.1.1.Brites Barata 1618 &1641 Jerónimo Manuel
1.1.1.1.1.1.1.João Barata & Natália Nunes
1.1.1.1.1.1.1.1.Maria Barata +/1728 &1690 Manuel da Fonseca +/1728
1.1.1.1.1.1.1.1.1.Manuel Fonseca Barata 1692 &1728 Rufina da Fonseca 1706
1.1.1.1.1.1.1.1.1.1.Manuel José Fonseca Barata 1739 &1757 Maria Caetana
1.1.1.1.1.1.1.2.Gaspar Nunes Barata

1.1.1.1.1.2.Natália Barata 1619 &1644 Pedro Neto +/1686
1.1.1.1.1.2.1.Manuel Neto &1686 Francisca Lopes
1.1.1.1.1.2.1.1.Manuel Martinho Neto &1725 Luísa Tavares Da Mota
1.1.1.1.1.2.1.1.1.Anastácia Maria x 1737 & António Caetano Fonseca
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.José Caetano Da Fonseca 1777 &1824 Maria Antunes Cortez
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.José António Cortez da Fonseca &1857 Liberata da Conceição Olímpia Barata d' Abreu 1835
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.Adriano José António d'Abreu Fonseca 1858-1859
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.2.Maria Adelaide d' Abreu Cortez da Fonseca 1859-1934
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.3.Maria dos Prazeres Fonseca 1861-1956
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.4.António José d' Abreu Cortez da Fonseca 1863-1954
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.5.Maria da Encarnação d' Abreu Fonseca 1867
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.6.José d' Abreu Fonseca 1869-1870
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.7.Maria do Sacramento d' Abreu Cortez da Fonseca 1871
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.8.José Maria d' Abreu Cortez da Fonseca 1874-1891
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.9.Ermelinda de Jesus d' Abreu da Fonseca 1879-1966
1.1.1.1.1.2.1.1.1.1.2.António Cortez Da Fonseca & Maria Rita ?
1.1.1.1.1.2.1.1.1.2.Sebastiana x 1780
1.1.1.1.1.2.1.1.1.3.Bernardo Caetano 1783
1.1.1.1.1.2.1.1.2.Felizarda ? 1740
1.1.1.1.1.2.1.1.3.João x 1743

1.1.1.1.1.3.Francisco Barata & Maria Nunes
1.1.1.1.1.3.1.Domingos Barata bapt:3/7/1661 & Maria Lopes Arnaut bapt:9/12/1674
1.1.1.1.1.3.1.1.Luís Barata de Lima
1.1.1.1.1.3.1.2.Manuel Barata de Lima bapt:11/6/1716
1.1.1.1.1.3.1.3.João Barata
1.1.1.1.1.3.2.António Barata
1.1.1.1.1.3.3.João Barata
1.1.1.1.1.3.4.Mateus de Lima Barata
1.1.1.1.1.3.5.Inocêncio de Lima
1.1.1.1.1.3.6.Francico Barata de Lima
1.1.1.1.1.3.7.Simão Barata de Lima
1.1.1.1.1.3.8.Luís Barata de Lima

1.1.1.1.2.Maria Barata & Pedro Gonçalves
1.1.1.1.2.1.Manuel Barata &1649 Maria Manuel
1.1.1.1.2.1.1.Francisca Barata &1669 Simão Alvres
1.1.1.1.2.1.1.1.Manuel Alvres Quintães &1711 Isabel Dias
1.1.1.1.2.1.1.1.1.Ana Maria Quintães 1726 &1760 João António Antão 1736
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.Agostinho Barata 1763-1837 &1792 Dionísia da Piedade Barata Diniz
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.Luís Barata das Neves 1799-1825
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.2.Joaquina Maria Barata 1806 &1829 Domingos Fonseca 1793
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.2.1.João da Fonseca Barata 1831-1913
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.2.2.Miguel Fonseca Barata 1844-1927
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.3.Anna Barata +1839 &1834 Miguel José de Barros d' Abreu 1800-1865
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.3.1.Liberata da Conceição Olímpia Barata d' Abreu 1835
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.3.2.Maria do Carmo Barata d' Abreu 1836-1838
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.3.3.Anna Candida Barata d' Abreu 1838-1840
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.3.4.Maria Emillia Barata d' Abreu 1839-1856
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.4.João Barata
1.1.1.1.2.1.1.1.1.1.5.Dionísia Maria Barata
1.1.1.1.2.1.1.2.João Barata Quintães
1.1.1.1.2.1.2.Beatriz Barata &1682 Simao Barata
1.1.1.1.2.2.Domingos Barata 1633 &1677 Maria Antao
1.1.1.1.2.3.Rafael Barata 1638

1.1.1.2.Paulo Afonso Barata 1565 & Isabel Da Mota
1.1.1.2.1.António Rebelo 1592 & Maria Tavares
1.1.1.2.1.1.Isabel Tavares & Domingos Henriques
1.1.1.2.1.1.1.Catarina Tavares &1693 Manuel Alvares Barros
1.1.1.2.1.1.1.1.Luísa Tavares Da Mota &1725 Manuel Martinho Neto
1.1.1.2.1.1.1.1.1.Anastácia Maria x 1737 & António Caetano Fonseca
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.José Caetano Da Fonseca 1777 &1824 Maria Antunes Cortez
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.1.José António Cortez da Fonseca &1857 Liberata da Conceição Olímpia Barata d' Abreu 1835
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.1.1.Adriano José António d'Abreu Fonseca 1858-1859
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.1.2.Maria Adelaide d' Abreu Cortez da Fonseca 1859-1934
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.1.3.Maria dos Prazeres Fonseca 1861-1956
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.1.4.António José d' Abreu Cortez da Fonseca 1863-1954
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.1.5.Maria da Encarnação d' Abreu Fonseca 1867
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.1.6.José d' Abreu Fonseca 1869-1870
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.1.7.Maria do Sacramento d' Abreu Cortez da Fonseca 1871
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.1.8.José Maria d' Abreu Cortez da Fonseca 1874-1891
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.1.9.Ermelinda de Jesus d' Abreu da Fonseca 1879-1966
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1.2.António Cortez Da Fonseca & Maria Rita ?
1.1.1.2.1.1.1.1.1.2.Sebastiana x 1780
1.1.1.2.1.1.1.1.1.3.Bernardo Caetano 1783
1.1.1.2.1.1.1.1.2.Felizarda ? 1740
1.1.1.2.1.1.1.1.3.João x 1743

2.Leonor Esteves Barata & Afonso Anes Lameira
2.1.Gil Afonso Lameira & Isabel Mota
2.1.1.João Afonso Mota +1547/ & Catarina Pires Rebelo

Nota que coloquei o Francisco Barata depois das irmãs Brites Barata e Natália Barata atendendo às datas de nascimento delas (1618 e 1619) e de baptismo do primeiro filho dele (1661).

Para aqueles que não nos conhecem: eu sou bisneto da Liberata da Conceição Olímpia Barata d' Abreu 1835 e o João Fonseca Barata é bisneto do Miguel Fonseca Barata 1844-1927.

Um grande abraço,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76923 | Correia74 | 10 nov 2004 14:15 | Em resposta a: #76877

Caro Sr. Figueira,

Gostaria de saber se me poderia enviar o referido ficheiro. Interessa-me particularmente Cecília Marques Cortês e Manuel Barata de Lima da Fonseca Arnaut.

Poderá pedir o meu e-mail ao moderador, caso não ache abuso da minha parte, e enviar-me o documento?

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76934 | FIGUEIRA | 10 nov 2004 15:19 | Em resposta a: #76923

Cara Senhora Dona Cláudia,

Tenho muito gosto em enviar-lhe o ficheiro, se ele não fosse tão extenso (duas folhas em letra minúscula) eu próprio o transcreveria para aqui!
Tentei duas vezes pedir ao moderador o seu e-mail e apesar de me ter sido dito que a mensagem foi enviada com sucesso a verdade é que ela não consta na lista de tópicos!!! Daí fico na dúvida!
Em todo o caso tente a senhora fazer o mesmo pedido.
O documento em apreço é mais rico em relação a Manuel Barata de Lima da Fonseca Arnaut do que em relação a Cecília Marques Cortês, que nada adianta.
Já agora posso saber o seu interesse em Cecília Marques Cortês, é que eu próprio me chamo Marques e tenho familiares de apelido duplo Marques Cortês (e Cortês Garcia), da aldeia de Cortes, freguesia de Alvares.

Atenciosamente,

Nuno Miguel Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76939 | Correia74 | 10 nov 2004 16:28 | Em resposta a: #76934

Caro Sr. Nuno Figueira,

Em primeiro lugar, não gostaria que me tratasse por Sra. D.ª, trate-me apenas pelo meu nome - Cláudia, que é aquele consta na minha certidão de nascimento. :-)

Em segundo lugar, vamos aos interesses acerca de Cecília Cortês e Manuel BL. Então é assim, todos os meus antepassados, por via materna, até agora inventariados (digo inventariados pois ainda não tive oportunidade de investigar muito mais, para além de datas de nascimento, casamentos, etc), são da zona de Alvares, Pedrogão Grande, Lousã e Oleiros. Neste momento não possuo dados comigo mas, tenho alguns Barata Lima (de Alvares) mencionados em alguns assentos de nascimento, e Cortês das Cortes (?) entre outros.

Como deve calcular, tudo o que diga respeito àqueles lados, principalmente se tiver nomes ou apelidos familiares, me interessam bastante.

Entretanto, já solicitei ao moderador o seu e-mail e estou a aguardar. De qualquer modo, aqui segue o meu: correia-claudiaarrobanetcabopontopt.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76964 | FIGUEIRA | 10 nov 2004 22:33 | Em resposta a: #76939

Cara Cláudia,

Também lhe peço que não me trate por senhor!
O e-mail com o anexo pretendido já foi enviado!
Espero que lhe seja útil.

Cumprimentos,

Nuno M. Marques FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76976 | AQF | 11 nov 2004 01:07 | Em resposta a: #76934

Caro Nuno Marques Figueira,

Antes do mais as minhas desculpas pela intromissão na vossa conversa, mas pude constatar pela sua intervenção que temos antepassados com nomes e naturalidades comuns. Aliás irei fazer o mesmo com a D. Cláudia pois tenho muitos familiares nas mesmas localidades que ela refere (Alvares, Gois, Lousã, etc.)

No caso dos Baratas já colquei aqui http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=76906#lista as minhas ligações (em grande parte devido ao trabalho do parente J. Fonseca Barata), pelo que não me alongo mais.

Contudo esta sua referência ao apelido Cortês Garcia da aldeia de Cortes, aguçou-me o interesse neles pois também tenho ascendência similar que gostaria de explorar se tem alguma relação com os seus, nomeadamente para poder completar ou trocar informação de interesse comum.

Assim tomo a liberdade de colocar aqui um resumo do estudo relativo a este meu ramo, para que verifique se há algo em comum ou de interesse para si.

José Alves Cortez & Isabel Garcia
1. Domingos José Cortez Garcia & Isabel Maria Simões Antunes
1.1. José Cortez Garcia & Angélica Antunes
1.1.1. Maria Cortez & Manuel Simões
1.1.1.1. José Simões Cortez 1851-1929 & Maria Emília Simões 1859-1928
1.1.1.1.1. José Simões Cortez, Júnior + & Isolina Almeida
1.1.1.1.1.1. Maria Emília Almeida Cortez
1.1.1.1.1.2. Maria José Almeida Cortez
1.1.1.1.2. António Simões Cortez -1969 & Josefa Louro
1.1.1.1.2.1. Maria Manuela Louro Cortez
1.1.1.1.2.2. Maria Inácia Louro Cortez
1.1.1.1.2.3. António Alberto Louro Cortez
1.1.1.1.3. Maria Cristina Barata Cortez & Eugénio Pereira
1.1.1.1.3.1. Carlos Eugénio Cortez Pereira 1933-
1.1.1.1.4. Ramiro Simões Cortez 1896-1958 & Maria Aline Simões 1912-1994
1.1.1.1.4.1. Maria Emília Simões Cortez
1.1.1.1.4.2. José António Simões Cortez 1933-
1.1.1.1.4.3. Ramiro Fernando Simões Cortez 1936-
1.1.1.1.4.4. Carlos Alberto Simões Cortez 1939-
1.1.1.1.4.5. Raul Eugénio Simões Cortez 1952-
1.1.1.1.5. Alice Simões Cortez & Américo Neves 1900-1983
1.1.1.1.5.1. Maria Natália Cortez Neves
1.1.1.1.5.2. Maria Emília Cortez Neves 1948-
1.2. Maria Antunes Cortez &1824 José Caetano Da Fonseca 1777
1.2.1. José António Cortez da Fonseca &1857 Liberata da Conceição Olímpia Barata d' Abreu 1835
1.2.1.1. Adriano José António d'Abreu Fonseca 1858-1859
1.2.1.2. Maria Adelaide d' Abreu Cortez da Fonseca 1859-1934 &1880 José Baeta das Neves Diniz 1854-1934
1.2.1.2.1. Maria dos Prazeres Baeta da Fonseca 1881-1881
1.2.1.2.2. António Baeta da Fonseca 1882 &1917 Ermelinda de Jesus Diniz Barata +1918 & Aida Fonseca
1.2.1.2.3. Manuel Baeta da Fonseca 1884-1967 &1912 Maria da Natividade dos Santos Fonseca +1965
1.2.1.2.3.1. Ermelinda dos Santos Fonseca 1914-2001
1.2.1.2.3.2. Maria Adelaide dos Santos Fonseca 1925-
1.2.1.2.4. Hermínia da Conceição Fonseca 1886 & Virgílio das Neves Fonseca 1880-1962
1.2.1.2.5. João Baeta da Fonseca 1897-1983 & Alzira Barata Mendonça
1.2.1.2.5.1. Gracinda Barata Fonseca
1.2.1.2.5.2. Aida Barata Da Fonseca
1.2.1.2.5.3. Manuel Baeta Da Fonseca
1.2.1.2.5.4. António Baeta Da Fonseca
1.2.1.3. Maria dos Prazeres Fonseca 1861-1956 &1909 João da Fonseca Barata 1831-1913
1.2.1.4. António José d' Abreu Cortez da Fonseca 1863-1954 & Justina Correia +1906 &1908 Maria Piedade Ferreira de Figueiredo e Queiroz 1873-1933
1.2.1.4.1. Alzira Correia da Fonseca
1.2.1.4.2. Aires Correia da Fonseca
1.2.1.4.3. Ângelo Queiroz da Fonseca 1909-1956 &1939 Maria Augusta Magalhães Duarte Geral 1911
1.2.1.4.3.1. António Jorge Gerald de Queiroz da Fonseca 1943-
1.2.1.4.3.2. Angelo Manuel Gerald de Queiroz da Fonseca 1946-
1.2.1.5. Maria da Encarnação d' Abreu Fonseca 1867 & João Henriques Felippe
1.2.1.5.1. António Henriques Felippe Fonseca & Iracema Carvalheira
1.2.1.5.1.1. Albano Fonseca Henriques Felippe 1935-
1.2.1.5.2. Aquiles Henriques Felippe & Heloisa Do Carmo +1985
1.2.1.6. José d' Abreu Fonseca 1869-1870
1.2.1.7. Maria do Sacramento d' Abreu Cortez da Fonseca 1871 & Aristides ?
1.2.1.7.1. Fulana Fonseca ?
1.2.1.8. José Maria d' Abreu Cortez da Fonseca 1874-1891
1.2.1.9. Ermelinda de Jesus d' Abreu da Fonseca 1879-1966
1.2.2. António Cortez Da Fonseca & Maria Rita ?
1.3. Manuel Antunes Cortez 1782

Depois caso lhe interessem, estes dados detalhados e outros relativos a Baratas e demais ramos familiares encontram-se em sites de família de que lhe poderei dar conta.

Também me interessa a informação dos Baratas que referiu noutra intervenção, mas deixo isso para a eventual continuação dos nossos contactos.

Com os meus melhores cumprimentos,

Angelo Queiroz da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#76977 | AQF | 11 nov 2004 01:23 | Em resposta a: #76939

Cara Cláudia,

Tendo lido o seu interesse em apelidos Barata e Cortês de que também descendo e localidades como Alvares, Lousã e Cortes onde tiveram origem diversos ramos de ascendentes, gostaria de chamar a sua atenção para as minhas duas intervenções neste tópico para ver se há algo de interesse para si.

Baratas (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=76906#lista)

Cortez (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=76976#lista)

e ainda fora deste tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=61384

Com os meus melhores cumprimentos,

Angelo Queiroz da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77008 | Correia74 | 11 nov 2004 12:08 | Em resposta a: #76964

Caro Nuno,

muito obrigada pelas informações.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77010 | FIGUEIRA | 11 nov 2004 12:11 | Em resposta a: #76976

Caro Ângelo Queiroz da Fonseca,

Não tem nada que pedir desculpas, o Fórum existe mesmo para nos intromentermos nas conversas uns dos outros de modo a enriquecê-las!
Quanto ao meu interesse nos Cortez, na verdade o que u tenho é ais interesse nos Marques (das Cortes).
O meu bisavô chamava-se João Marques e daí (Cortes) er natural. Sei que lá tenho uns primos Marques Cortês, sei que são primos, mas não sei a partir de quem, e em casa de meu avô materno encontreu uma correspondência originária de António Cortez Garcia.

Os meus dados àcerca dos Marques são os seguintes:

1. Nuno Miguel Marques Figueira (EU)

2. Arminda Marques Tavares (minha mãe), natural de Padrões (Portela do Fojo, Pampilhosa da Serra), nascida em 1948 e casada com meu pai Artur Dias Barata Figueira, de Padrões, que também tem primos nas Cortes, nomeadamente os Antão Laranjeira, Simões, Domingos e Henriques por via de meu trisavô Manuel Barata de Almeida (ou Figueira, de Padrões).

3.Maria de Jesus Marques (minha avó), nascida em Padrões em 1914, casada com meu avô materno Manuel Tavares da Chã em 1934. A minha avó é irmã do recentemente falecido Manuel Marques, pessoa sobejamente conhecida na região e que tinha um café em Padrões, tendo o sido dado o seu nome a uma rua em Padrões.

4. João Marques, «o Arrobas» (meu bisavô) nascido em Cortes não sei em que data e casou com Carolina de Jesus (do Sobral de Cima, Oleiros, filha de Francisco Mendes Barata e de Clementina de Jesus). Ao casarem foram morar para Padrões devido a uma doação do tio da minha bisavó, João Lourenço Rosa (do Vilar de Amoreira). Morreu em 1950.
Minha avó a filha mais velha, pelo que meus bisavós devem ter casado por volta de 1912/13. Já estive na "Estaca" mas não encontrei dados sobre o nascimento dele, nem do casamento. Era irmão de Manuel Marques «da Costa do Castelo».

5. Manuel Marques (meu trisavô) era natural e morador nas Cortes e era casado com Joaquina de Jesus. Nada mais sei.

O meu ramo da família Marques das Cortes é aquele de que tenho menos informações.

Conheço bem é toda a descendência de João Marques, que já tem trinetos e é hoje a família mais numerosa de Padrões (apesar de ser a mais recente).

Cumprimentos,

N. Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77012 | FIGUEIRA | 11 nov 2004 12:17 | Em resposta a: #76976

Continuação:

Pelo lado do meu avó Manuel Tavares (da Chã) também tenho uns primos Henriques dos Santos em Cortes de Alvares e dos Marques uns Marques Henriques Flor (sendo que estes são do Amioso).

Renovo os cumpriemntos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77014 | Correia74 | 11 nov 2004 12:24 | Em resposta a: #76977

Caro Ângelo,

Obrigada pelos links que colocou na sua mensagem. De facto, estes posts tinham-me pasado despercebidos. Vou ver se encontro algum nome familiar. Quanto ao último falta-lhe o link da pag, que deve ter sido retirado pelo Genea. Se possivel envie-me um mail com o referido link. Poderá obtê-lo através do moderador ou, mais facilmente na minha msg de ontem, neste tópico, às 16h28.

Já agora, tem alguma coisa sobre Thomés da vila de Alvares?

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77015 | AQF | 11 nov 2004 13:10 | Em resposta a: #77010

Caro N. Marques Figueira,

Muito obrigado pela sua resposta.

Dela posso concluir que, de momento, o unico elo possivel relativo ao ramo Cortez seria a carta originária de António Cortez Garcia que encontrou em casa do seu avô materno.

Sabe se essa correspondencia foi escrita no tempo do seu avô ou foi escrita anteriormente ?

Pergunto isto porque, conforme pode ver abaixo, estimo que os 'meus' Cortez Garcia viveram entre 1750 e 1850 e portanto se os documentos foram escritos no tempo do seu avô (>1934), as pessoas que estamos a tentar relacionar viveram em epocas algo distantes.

José Alves Cortez & Isabel Garcia (ambos de Cova,Madeirã)
1. Domingos José Cortez Garcia & Isabel Maria Simões Antunes (ambos de Cortes)
1.1. José Cortez Garcia & Angélica Antunes (de Cortes)
1.2. Maria Antunes Cortez &1824 José Caetano Da Fonseca 1777 (de Cortes)
1.3. Manuel Antunes Cortez 1782 (de Alvares)

Como curiosidade, no meu caso, o Garcia desaparece logo na Maria Antunes Cortez ~1780-1850 referida acima e o Cortez desaparece com o meu avô António José d' Abreu Cortez da Fonseca 1863-1954.

Se isto der em nada, pelo menos restam-nos os Baratas !

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77017 | AQF | 11 nov 2004 13:51 | Em resposta a: #77014

Cara Cláudia,

Vou enviar-lhe por e-mail os links dos meus sites de familia. Um site diz respeito apenas aos ramos Figueiredo e Queiroz (livro do meu pai) e o outro inclui todos os meus ramos ascendentes.

Depois diga se encontrou alguma coisa de interesse.

Entretanto tenho uma curiosidade. Como se identifica por Correia74 e eu procuro por esse apelido na zona da Lousã e Poiares gostava de saber se tem alguma coisa sobre o assunto.

Do meu lado, sei apenas que o meu avo António José d' Abreu Cortez da Fonseca 1863-1954 casou primeiro com Justina Correia falecida em 1906 (viviam na Lousã e dela nada mais sei), e depois em 1908 casou com a minha avó Maria Piedade Ferreira de Figueiredo e Queiroz 1873-1933, cujos pais são primos direitos e filhos de Maria Delfina Correia da Costa e António Correia da Costa da zona de Poiares.

Tambem me lembro de em criança passar temporadas na Lousã e haver a casa das meninas Correia que me falavam muito bem, mas desconheço se eram parentes.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77024 | BARATA DE LIMA | 11 nov 2004 15:15 | Em resposta a: #76891

Crissimo Primo:
Muito obrigado por me ter respondido tão prontamente.
Com a informação que recolheu em S.Nicolau consegui mais dois nomes para a minha/nossa Árvore ,sempre é mais um ramito. Só que agora fiquei com umas dúvidas:
1ª Em informações recolhidas anteriormente eu tinha Domingos Barata de Lima nascido por volta de 1686 e os dados que me enviou agora diz que ele foi baptizado a 3/7/1661 .Vou ter de alterar os meus dados depois de o meu amigo me confirmar esta data.
2ª Será que Dª Ana Benedicta Barata Freire de Lima ,filha de Francisco Barata de Lima e de Dª Ana Angélica da Fonseca e Silva é Prima em 2º grau de José Barata Freire de Lima?
Se me puder ajudar nestas dúvidas agradecia.Já agora, uma das testemunhas é Manuel Barata Freire de Lima será um irmão de José ?
Por agora é tudo qualquer informação é sempre bem-vinda
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77058 | Correia74 | 11 nov 2004 22:33 | Em resposta a: #77017

Boa noite Angelo,

Acuso a recepção do seu mail que, desde já, agradeço.

Quanto ao meu nick - Correia74 - é um dos meus apelidos mas por parte paterna e oriundo de Odemira, Alentejo. Sei da existencia de um "Ilustre Pedroguense, verdadeiro democrata, autodidata, destacada figura no comércio e indústria" de seu nome Marcelino Nunes Corrêa (1884-1949), cujo busto se encontra em Pedrógão Grande. Mas é tudo quanto sei.

Vou verificar os nomes constantes da base de dados constante das páginas que gentilmente me enviou o link e espero conseguir reconhecer algum dos tantos nomes que nela constam. Quem sabe? Fiquei bastante curiosa acerca do livro de seu pai, sabe-me dizer onde o poderei adquirir? Numa livraria normal?

Por agora é tudo. Uma vez mais, obrigada pelo seu mail.

Cumprmentos,

Cláudia

Ah, é verdade, conhece a Monografia do Concelho de Alvares? Tem alguns nomes que talvez lhe interessem. Se quizer, posso-lhos passar por mail.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77100 | BARATA DE LIMA | 12 nov 2004 11:38 | Em resposta a: #76877

Caro Amigo e confrade Figueira:
muito agradeço a sua disponibilidade para me ajudar nesta árdua tarefa.Será mais fácil enviar-he o meu e-mail.Ora aqui vai:
ANTONIO-BARATAarrobamailpontopt.
Agradeço que me informe quando enviar o seu documento
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77129 | AQF | 12 nov 2004 17:16 | Em resposta a: #77012

Caro Nuno M. Figueira,

Tomei nota dos nomes. Entretanto não sei se viu a minha resposta de 11-11-04 à primeira parte da sua mensagem.

Aproveito ainda pada lhe pedir o favor de me disponibilizar o artigo «A Pedra de Armas da Quinta de Nossa Senhora da Memória em Padrões (Algumas achegas heráldico-genealógias)» escrito por José Caldeira, que referiu neste tópico e que não conheço, apesar de tratar de vários parentes Baratas. O meu e-mail é angelopontofonsecaarrobanetcabopontopt.

Desde já agradecido envio os melhores cumprimentos.

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77150 | FIGUEIRA | 12 nov 2004 21:52 | Em resposta a: #77100

Caro confrade e, quiçá, primo BARATA DE LIMA,

O documento acabou de ser enviado agora mesmo.

Cumprimentos,

FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77152 | FIGUEIRA | 12 nov 2004 22:13 | Em resposta a: #77129

Caro Angelo Fonseca,

O documento ja´foi enviado!

Falei com meu primo Fernado Marques Henriques Flor (nascido em 1936) que me esclareceu do seguinte:

1. Seus pais são Fernando Henriques Flor (do Amioso Fundeiro, Alvares) e Maria dos Prazeres Marques (das Cortes, Alvares);

2. Sua mãe é filha de Manuel Cortez e de Maria Marques, e irmã de Manuel Cortez e de João Marques Cortez;

3. Sua avó Maria Marques é irmã do meu bisavô João Marques, de Manuel Marques e de Arminda Marques, todos das Cortes;

4. A referida Arminda Marques teve um filho chamado Antonino Cortez Garcia e que ainda hoje é vivo e tem cerca de 70 a 80 anos e tem um filho chamado José Manuel Cortez Garcia.

A carta que eu mencioneu não tem carimbo porque já lhe arrancaram o selo mas é posterio a 1934 porque foi mandada para a casa dos meus avós onde moraram depois de casados.

Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

BARATA DE ALMEIDA

#77175 | FIGUEIRA | 13 nov 2004 12:36 | Em resposta a: #77129

Caro Ângelo Queiroz da Fonseca,

Como deve ter reparado não tenho uma costela Cortês (ou pelo menos ainda não cheguei lá), pelo que já ia a trepar por uma árvore alheia!
Em todo o caso agradeço que me envie as informações que me referiu sobre os BARATA FIGUEIRA DE ALMEIDA, ou seja os livros e sites que me referiu, e informações que disponha, já que tenho quatro costelas de Barata [Barata de Almeida (Barata Figueira), de Padrões; Barata (ou Lopes), do Covão ou Escalos; Barata (Salgueiro?) de Padrões; e Mendes Barata, do Sobral (Oleiros)]. E tembém, se possível dos Marques, da Cortes de Alvares.

Cumprimentos,

Nuno M. Marques Figueira

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#77178 | AQF | 13 nov 2004 14:11 | Em resposta a: #77175

Caro Nuno M. Marques Figueira,

Por se tratarem de links vou enviá-los na resposta ao seu e-mail com o artigo do José Caldeira.

Na realidade trata-se de dois sites de Família que eu organizei. Um é relativo apenas aos Figueiredos e Queiroz baseado num livro do meu pai de 1949, com familiares espalhados pelas Beiras (Góis, Poiares, Lousã, Miranda do Corvo, Penacova, Lisboa, Brasil, etc. ). O outro é mais genérico e abarca todos os ramos de antepassados paternos e maternos, que incluem os referidos anteriormente, mais uma série de apelidos como Fonseca, Barata, D'Abreu, Cortez, Magalhães, Sá Pinto, Duarte Gerald, Mascarenhas, etc. espalhados por Portugal e Brasil).

Se encontrar alguma coisa de interesse avise-me, pois posso gerar-lhe uma password de acesso para ter acesso a informação mais detalhada.

As informações mais antigas dos Fonsecas e dos Baratas vieram do nosso parente João Fonseca Barata que 'descobri' aqui no Genea, quando abri o tópico dos Figueiredos e Queiroz (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=61384).

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77224 | AQF | 14 nov 2004 06:15 | Em resposta a: #77058

Cara Cláudia,

O livro do meu pai foi publicado em 1949 como edição de autor, tinha eu 3 anos, pelo que não sei como foi feita a distribuição.

Infelizmente ele faleceu 6 anos depois, pelo que o livro não terá tido a divulgação que merecia. Sei que há exemplares na Biblioteca Nacional e que a minha mãe ainda tem alguns exemplares que prioritariamente tem disponibilzado à família.

A minha criação do site 'dos Figueiredos e Queiroz' foi um tributo ao meu pai divulgando a sua obra e ao mesmo tempo permitindo a consulta cómoda dos dados por aqueles que não tiveram acesso à mesma.

Se encontrar algum familiar avise-me que eu posso arranjar-lhe uma cópia da parte do livro relativo ao mesmo. Para uma procura rápida vá ao índice de nomes e com a função localizar do Internet Explorer tente ver se encontra o que quer.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77281 | BARATA DE LIMA | 15 nov 2004 11:50 | Em resposta a: #77150

Caro "Primo" Figueira:
Muito obrigado por me ter enviado a documentação pedida.
Qualquer infomação que necessite é só pedir
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#77286 | BARATA DE LIMA | 15 nov 2004 12:14 | Em resposta a: #77178

Caro Angelo Fonseca:
Muito Obrigado por me ter enviado toda aquela informação. Agradecia que me enviasse então a password para aceder ao segundo site de família que me enviou.
Já sabe qual é o meu e-mail.
Se necessitar alguma informação adicional é só dizer. Vou ter de me debruçar sobre a data de nascimento de Domingos Barata 1661 pos a anterior data que tinha era de 1686 . Tambem irei ver a data de Nascimento de Manuel Barata de Lima ( Cónego da sé da Guarda) ca 1661 baptizado em 1716 (?).
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#77315 | AQF | 15 nov 2004 18:43 | Em resposta a: #77286

Caro Antonio Barata Freire de Lima,

Se quiser, desde já, pode utilizar o segundo site sem password, apenas tem informação mais restringida nos 'vivos' (menos de 100 anos) e não vê as 'fotos'.

Seleccione a primeira letra dum apelido (p.e. B), depois escolha o apelido (p.e. Barata) e logo encontra todos as pessoas cujo último apelido é Barata. Depois se seleccionar uma pessoa em concreto abre-se a respectiva página e pode pedir ascendentes ou descendentes em árvore em lista, etc.

Se entretanto encontrar algo com interesse para si e quiser ver fotos ou mais detalhes avise-me que eu gero-lhe uma password.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#77344 | BARATA DE LIMA | 16 nov 2004 09:31 | Em resposta a: #77315

Caro Angelo Fonseca:
Mais uma vez muito obrigado por me deixar aceder aos seus sites.Após uma volta pelos dados que eu tenho, verifiquei que há um pequeno desencontro de datas em relação a Domingos Barata de Lima (1661 ) e ao Cónego Manuel Barata de Lima.
-Os dados que eu tenho sobre D.B.L. era que este tinha nascido por volta de 1686 e nos seus dados ele nasce a 1661 .
-Sobre o Cónego Manuel Barata de Lima este nasce em 1716 o que faz com que o pai tenha 55 anos quando nasceu,vide mensagem do nosso confrade Pedro França em( http://genealogia sapo.pt/forum/msg.php?id=66609#lista).
É preciso não esquecer que D.B.de Lima teve um irmão chamado Manuel Barata de Lima.Já agora por acaso que informações tem sobre Francisco Barata de Lima 1.1.1.1.1.3.6 (irmão ? ) do Cónego Manuel ?É que Anna Benedicta Barata de Lima era filha de um Francisco Barata de Lima.
Isto hoje está muito mal alinhavado mas é que estou com um bocadinho de pressa.
Agradecia qualquer resposta sua
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Correcção

#77345 | BARATA DE LIMA | 16 nov 2004 09:35 | Em resposta a: #77344

Caro Angelo:
A mensagem do confrade Pedro França está em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=66609#lista

Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77350 | Correia74 | 16 nov 2004 10:28 | Em resposta a: #77152

Caro Nuno,

Acabei de ler esta sua mensagem. Em Amioso Fundeiro conheci Umbelina Flôr, teria uns 95(?) anos se fosse viva, sei que era fruto do segundo casamento de seu pai. Umbelina casou com António Neves e teve António Flôr Neves e Adelaide Flôr Neves. Todos eles nascidos em Amioso Fundeiro. António por sua vez tinha um irmão de seu nome João que casou com Maria (Antão ou Santos, minha tia-avó) que não deixaram descendência.

Vou tentar saber mais alguma coisa sobre a parte Flor, da minha ascendência materna, até agora levantada, parte fixou-se em Amioso Fundeiro, aliás, a minha mãe ainda nasceu lá. Assim que tiver novidades, aqui serão colocadas.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77356 | Correia74 | 16 nov 2004 11:46 | Em resposta a: #77224

Caro Angelo,

Muito obrigada pela informação. Já andei a pesquisar no seu site de Familia e encontrei nomes semelhantes, se bem que não eram exactamente das pessoas que tentava localizar. Aproveito para lhe perguntar se terá conhecimento das seguintes pessoas:

- Joze Antão n. Boiça +/-1790, filho de Fernão Antão e Maria Antão. José casou com Ecolástica Maria da Conceição.

- Joaquina Simões n. Amioso do Senhor (também conhecido por Amioso do Meio) +/-1825, filha de Jacinto Lopes e Maria Simões. Joaquina casou c/ Manoel Peres (em alguns documentos "Peres Novo") filho de Joze Peres e Joaquina Maria. Todos eles do mesmo local.

- António Henriques n. Vale de Armoinha (antiga freguesia de Alvares e actual de Pedrógão Grande) +/-1790, filho de Jacinto Joze e Maria Henriques. António casou com Joaquina Maria, da Madeirã.

- Joze Thome, n. Vila de Alvares +/- 1810, filho de Francisco Thome e de Bernarda Maria. Joze casou com Maria Joaquina n. Golpilhares (Serpins).

Se tiver alguma informação acerca destes, agradeço que coloque aqui o me envie por mail, conforme lhe der mais jeito.

Uma vez mais obrigada. Os meus cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77376 | FIGUEIRA | 16 nov 2004 14:20 | Em resposta a: #77350

Cara Cláudia;

Meu primo é filho de Fernando Henriques Flor e neto de João Henriques Flor ( este apenas teve dois filhos o refrido Fernando Henriques Flor e um João Henriques Flor Júnior que se estabeleceu em Elvas (com geração, só filhas). Meu primo é filho único e mora nos arredores de Lisboa.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#77381 | AQF | 16 nov 2004 15:01 | Em resposta a: #77344

Caro António Barata Lima,

Estou a estudar as suas questões, que já tinha detectado, e vou falar com o João Fonseca Barata para ver se lhe damos alguma solução.

Entretanto, a estar correcta a ascendência do Cónego Francisco dada por J. F. Barata em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=64002#lista, existe mais um Gonçalo Esteves Barata entre Estevão Barata e Sebastião Barata, e a Leonor Barata casada com Luís Lopes também descende do Estevão Barata pelo lado do pai, pelo que terão de ser efectuadas as seguintes correcções no ficheiro que enviei:

Estevão Barata & Fulana ?
1.Gonçalo Esteves Barata. Viveu em Oleiros & Fulana ?
1.1.Sebastião Barata & Brites Rebelo
1.1.1.António Barata ca 1512 &ca 1533 Catarina Simões ca 1517
1.1.1.1.Brites Rebelo +1583 & Baltazar André +1588
1.1.1.1.1.Beatriz Barata &1583 António Martins
1.1.1.1.1.1.Leonor Barata & Luís Lopes
...
2.Leonor Esteves Barata & Afonso Anes Lameira
2.1.Gil Afonso Lameira & Isabel Mota
2.1.1.João Afonso Mota +1547/ & Catarina Pires Rebelo
2.1.1.1.Leonor Barata casada em Álvaro em 28/12/1539 com Álvaro Martins, tabelião em Álvaro.
2.1.1.1.1.António Martins casou em 6/2/1583.11 com Beatriz Barata.
2.1.1.1.1.1.Leonor Barata & Luís Lopes

Portanto o seu ramo também passa a ter dupla dependência do Estevão Barata.

A minha base de dados estava baseada num estudo mais antigo do João Fonseca que ainda não reflectia aquelas situações. Depois envio-lhe o ficheiro corrigido.

Com os melhores cumprimetos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#77397 | FIGUEIRA | 16 nov 2004 17:02 | Em resposta a: #77178

Caro Angelo Queiroz da Fonseca,

Foi com grande interesse que li o que me mandou, interesse esse que espero que venha a aumentar quando o ramo dos meus Baratas forem entroncados na grande a´rvore da família Barata.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

Luís Borges?!

#77399 | FIGUEIRA | 16 nov 2004 17:19 | Em resposta a: #77381

Caro Ângelo Queiroz da Fonseca e João Fonseca Barata,

Tendo estado a ler a página de Padrões no SAPO apercebi-me, na parete que tratava do património que capela tinha sido construída por Luís Borges!!!
Essa menção ven nun "escrito" do pároco Pedro Neves, de Alvares.
Sendo que nessa data, 1721, a quinta já pertencia aos Baratas quem eé este senhor?
Será Luís barata e não Luís Borges e uma abreviatura foi mal interpretada ou será Luís Barata Borges ou Luís Borges Barata?

Em segundo lugar tendo lido o tópico "Fonseca Barata" criado pelo confrade MENDES ele menciona ser sexto neto de João Anselmo da Fonseca Barata, irmão de Manuel José da Fonseca Barata, espero que esta informação enriqueça o vosso estudo sobre a família Barata.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77434 | JFBarata | 16 nov 2004 23:34 | Em resposta a: #77024

Caros primos Angelo e António

Passo a responder às questões do António.

1 - Também eu fiquei de pé atrás com a data do baptismo do Domingos Barata; levantei a hipótese deste Domingos ter morrido em criança e de ter tido um irmão mais novo com o mesmo nome. Porém, quer nos registos de baptismo quer nos de óbito nada encontro que credibilize esta hipótese. Assim, estou em crer que a data de 7/3/1661 corresponde, efectivamente, ao baptismo do nosso Domingos.
Ao que parece o casamento deste Domingos com a Maria Lopes Arnaut (nascida a 9/12/1674) foi algo tardio pois o filho mais velho que lhes encontro – o famoso Cónego Luís Barata de Lima, inquisidor do S.O. e administrador da casa do infantado - só foi baptizado em 2/2/1715 quando a mãe já tinha 40 anos. O casal teve pelo menos mais 4 filhos:
Manuel Barata de Lima, Cónego, baptizado a 11/6/1716
Maria baptizada a 20/3/1718
Mateus e Joana Teresa de Jesus, gémeos, baptizados a 18/7/1722.

2 – Fiquei com curiosidade quanto ao eventual parentesco entre o José Barata Freire de Lima e a Dª Ana Benedicta. Logo que tenha oportunidade vou procurar tirar isto a limpo consultando o registo de baptismo desta senhora.

3 – Não sei quem é o Manuel Barata Freire de Lima.

4 – Quanto ao Francisco Barata de Lima tenho notícia de dois indivíduos que usaram este nome. Um é o cónego, baptizado em Alváres a 18/12/1671, e que renunciou o canonicato no seu sobrinho o nosso conhecido cónego Manuel Barata de Lima.
O outro seria filho deste cónego Manuel (que eu saiba este cónego não teve qualquer irmão que se chamasse Francisco).

Quando tiver mais notícias exponho-as aqui.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77465 | BARATA DE LIMA | 17 nov 2004 12:21 | Em resposta a: #77434

Caro primo João Fonseca Barata:
muito obrigado por ter respondido. Vou tomar nota destas dicas que me enviou.
Espero que se encontre uma resposta para a Anna Benedidta, pois cá para mim são primos.
Atenciosamente
Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#77512 | AQF | 17 nov 2004 23:20 | Em resposta a: #77344

Caro António Barata Lima,

Devido aos meus afazeres não tenho tido oportunidade de fazer qualquer pesquisa directa dos Baratas em arquivos, etc. Assim, com excepção dos parentes mais próximos, apenas tenho utilizado informação recebida de várias fontes, que depois tento conciliar e arrumar da forma que me parece mais coerente.

Nos casos que refere as minhas opções tiveram em conta o seguinte:

DOMINGOS BARATA (ou DOMINGOS BARATA LIMA)

1) No artigo do José Caldeira é dito que o Dr. Luís Barata de Lima, nascido em Padrões em 1715, era filho de Domingos Barata (n. Padrões em 1661) e de sua mulher Maria Lopes (n. na vila de Alvares em 1679), moradores no seu Casal dos Padrões.

2) O estudo do João Fonseca Barata diz que
Baptismo de Domingos Barata filho de Francisco Barata e Maria Nunes:3/7/1661;
Baptismo de Maria Lopes Arnaut mulher do anterior:9/12/1674
Baptismo do cónego Manuel Barata de Lima, filho dos anteriores:11/6/1716.
Dizem-me (eu não vi o registo) que a Joana Arnaut, mãe da Maria Lopes Arnaut acima referida terá sido baptizada em Pedrogão a 18/4/1646.

3) O António Barata Lima diz que os dados que tem de Domingos Barata Lima indicam que tenha nascido por volta de 1686.

Face a estes dados optei pela data de 1661 porque é a data de nascimento do artigo do José Caldeira e esta é confirmada pela data de baptismo do estudo do João Barata.

Note-se que no caso da mulher Maria Lopes Arnaut há uma incoerência entre os dados de 1) e 2) pois o baptismo sendo a 1674 é anterior ao nascimento em 1679. Aqui embora me incline mais para os 1674 atendendo ao baptismo da mãe em 1646, não tenho qualquer problema em aceitar o inverso.

CÓNEGO MANUEL BARATA LIMA

1) PESQUISA DO PEDRO FRANÇA
O que encontrei foi o processo de ordenação de Manuel Barata de Lima, n.al da Quinta dos Padrões, Alvares (processo de 1738, cxª 1187). Este foi baptº a 11.06.1716 e faleceu na Guarda por cónego da Sé, em 1781.

2) O estudo do João Fonseca Barata diz que
Baptismo de Domingos Barata filho de Francisco Barata e Maria Nunes:3/7/1661;
Baptismo de Maria Lopes Arnaut mulher do anterior:9/12/1674
Baptismo do cónego Manuel Barata de Lima, filho dos anteriores:11/6/1716.
Dizem-me (eu não vi o registo) que a Joana Arnaut, mãe da Maria Lopes Arnaut acima referida terá sido baptizada em Pedrogão a 18/4/1646.

Quer o João Barata quer o Pedro França indicam a mesma data de baptismo a 11/06/1716. Isto implica que o pai tinha 55 anos e a mãe 47 anos (ou 42 anos se considerarmos nascimento a 1679) quando o filho nasceu, o que não sendo habitual não é impossível.

Sobre os outros Baratas não tenho mais informações.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77618 | Correia74 | 19 nov 2004 12:27 | Em resposta a: #77376

Caro Nuno,

Consegui esclarecer +/- as coisas. Segundo a minha prima, neta de Umbelina Flôr:

Umbelina era filha de João (...) e Maria (...). Umbelina tinha um irmão de seu nome João que morava em Elvas... Parece-me que se esqueceu da Umbelina. Será?

Diga qualquer coisa.

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77635 | Correia74 | 19 nov 2004 16:02 | Em resposta a: #77376

Nuno,

Esqueci-me de lhe dizer:

João H Flôr era o irmão mais velho e sim, casou em Elvas e teve apenas filhas.

Fernando morreu novo e teve, como lhe chamava a "ti'Umbelina": o Fernandinho.

Seu primo é o "Fernadinho" que será 1.º primo de Adelaide e António Flor Neves e 2.º primo de António, Jorge e Dulce, não?

Por agora é tudo.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77680 | FIGUEIRA | 19 nov 2004 22:05 | Em resposta a: #77635

Cara Cláudia,

Meu primo não me falou de nenhuma Umbelina!
Sei que ele aos 12 anos ficou órfão de mãe, mas do pai não sei.
Por curiosidade o meu primo Fernando (que é primo afastado da minha mãe9 casou com Laura de Jesus Tavares, dos Padrões, que também é prima direita dos meus pais, que também são primos direitos (um do outro: meu avô materno é irmão da minha avó paterna).

Vou tentar falar com o meu primo Fernando (que também é pai de outro Fernando) sobre a Umbelina, não garanto é que seja para breve.

Cumprimentos,

NUNO M. FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77682 | Correia74 | 19 nov 2004 22:21 | Em resposta a: #77680

Olá Nuno, boa noite.

Tudo bem, achei engraçado e que lhe pudesse ser útil.

Pergunte só ao seu primo se não se lembra da Umbelina casada c/ o António Neves que moravam em Amioso Fundeiro. Os meus primos iriam gostar de conhecer. Sei que c/ a familia de Elvas o (João) perderam o contacto, c/ a parte do Fernando não sei.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77702 | FIGUEIRA | 20 nov 2004 13:10 | Em resposta a: #77682

Olá Cláudia,

Acabei de me lembrar que omiti uma pessoa.
Meu primo, o «Fernandinho», tinha-me dito que tinha um primo, já falecido chamado Carlos da Silva Henriques Flôr, já falecido e acho que não teve geração.

Bom fim-de-semana,

NUNO M. FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77736 | AQF | 21 nov 2004 17:01 | Em resposta a: #65548

Caro Carlos de Almeida Barata,

Sigo sempre com muito interesse as suas intervenções sobre a Família Barata, à qual também pertenço. e desta vez tinha muito interesse em que clarificasse a situação mais correcta da Leonor Esteves Barata, tendo em conta o seguinte:

1) Nesta sua mensagem diz que ela é filha de Gonçalo Esteves Barata no troço seguinte:
...
Por outro lado, pelos casamentos consangüíneos, me foi possível recuar até Gonçalo Esteves Barata, nascido por volta de 1450, que viveu em Oleiros, e teve quatro filhos:
1. Sebastião Barata, nasc. por volta de 1485
2. João Barata, nasc. por volta de 1487
3. Leonor Esteves Barata, nasc. por volta de 1475,
4. [?] Barata, nasc. por volta de 1494
Que povoaram as regiões de Oleiros, Sertã, Cernache do Bonjardim, Alvaro, Alvares, Alcains, Sardoal, etc., etc.

2) Noutra sua mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=69470#lista sobre uma série de ?Antonios? aparentemente diz que a mesma Leonor é irmã do Gonçalo no troço seguinte:

Espero assim, poder fornecer elementos que possam nos ajudar, aos poucos, entroncar estes ramos aos mais antigos Baratas, procedentes do dito Estevão Barata que,Manso de Lima deixa bem claro ser um nome hipotético, tirado do patronímico dos irmãos Gonçalo Esteves Barata e Leonor Esteves Barata - estes dois atestados em antigos documentos.

Sendo assim a tratar-se da mesma Leonor nos dois casos pedia-lhe que indicasse qual delas é mais correcta à data de hoje.

Desde já agradecido, envio os meus melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Luís Borges?!

#77786 | AQF | 22 nov 2004 03:12 | Em resposta a: #77399

Caro Nuno M. Marques Figueira,

Até agora não consegui apurar nada pois tenho poucos elementos dessa época, mas espero que o primo João Barata possa dizer qualquer coisa.

Quanto ao ramo dos Mendes, que a sua nota me avivou a existência, já o comecei a entroncar na árvore, mas a mensagem dava pouca informação dos descendentes. Entretanto, estou a dissecar uma intervenção do Cau Barata noutro tópico, com referências aos Mendes para ver se avanço mais um bocado.

Se tiver mais informações do ramo agradeço as pistas.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77899 | FIGUEIRA | 22 nov 2004 22:30 | Em resposta a: #76891

Caro João da Fonseca Barata,

Por favor tenha atenção a mensagem que enviei neste tópico ao seu primo Ângelo Queiroz da Fonseca às 17:19 do dia 16-11-2004 e a que dei o título de «Luís Borges?!»
Muito obrigado.

Cumprimentos,

NUNO M. FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#77962 | FIGUEIRA | 23 nov 2004 21:12 | Em resposta a: #77682

Olá Cláudia,

Já falei com o "Fernandinho" que me esclareceu do seguinte:

João Henriques Flor teve quatro filhos:

1- Fernando Henriques Flor casado com Maria dos Prazeres Marques, que foram pais do meu primo Fernando Marques Henriques Flor (nascido em 1936), casado com a minha prima Laura de Jesus Tavares e que geraram António Fernando Tavares Flor (que já tem dois filhos: Miguel Bartolomeu Santos Flor de seis anos de idade e Ana Gabriela Santos Flor de três anos);

2- Manuel Henriques Flor, que teve apenas um filho, Carlos da Silva Henriques Flor que morreu na Guiné ainda novo e sem geração;

3- João Henriques Flor Júnior, que casou em Elvas e teve cinco filhas;

4- e Umbelina Flor que teve dois filhos: Adelaide Flor das Neves e António Neves (meu primo acrescentou-me que destes primos uns trabalhavem na GALP e outros num banco).

Foi tudo isto o que ele me adiantou!

Cumprimentos,

NUNO M. FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#78005 | Correia74 | 24 nov 2004 11:35 | Em resposta a: #77962

Olá Nuno, bom dia,

Só agora vi o seu post. Não tenho tido muito tempo disponivel e navegar por estas bandas acaba por ficar em segundo ou mesmo terceiro plano. :-)

Quanto aos dados que me enviou, e que agradeço, vou passá-los aos meus primos que com toda a certeza irão gostar de saber. Os ramos que tenho estado a estudar não se prendem com este pois, não sei se já lhe havia dito, a ti'Umbelina não era realmente minha tia. Era mãe de Adelaide que por sua vez casou com o meu tio António Rosa Santos, irmão de minha mãe. Minha avó materna conhecia-a desde pequena, tem hoje 85 anos, pois também ela nasceu em Amioso Fundeiro, sendo filha de Manuel do Sacramento Tomé n.al da vila de Alvares e de Maria do Carmo Antão, també esta n.al de Amioso Fundeiro. E ela para nós sempre foi a ti'Umbelina.

Mais uma vez, agradeço a informação que enviou. Dos nomes que me enviou por mail - infelizmente - nenhum correspondeu aos que possuo. Estou a organizar uma lista de nomes c/ datas e locais que lhe enviarei, por mail, logo que possivel, para cruzarmos informação. Pode ser? Diga qq coisa, OK?

Por agora é tudo.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#78050 | FIGUEIRA | 24 nov 2004 21:23 | Em resposta a: #78005

Olá Cláudia Correia Santos,

Também eu estou a tentar fazer uma lista idêntica com os meus costados, o meu tempo é que não abunda!

Cumprimentos,

NUNO M. FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#78190 | FIGUEIRA | 27 nov 2004 17:04 | Em resposta a: #61113

Caro António BARATA Freire DE LIMA,

Tendo andado a pesquisar no GOOGLE e tendo feito a Busca a "Barata de Lima" em http://planicie-heroica.weblog.com.pt/arquivo/114700html que é o site da «Planície heróica - O País e o Mundo vistos do Alentejo" encontrei uma menção a um Manuel Barata de Lima Herculano da Fonseca Arnaud, que em 1817 era Provedor e Corregedor da Comarca e Provedoria de Campo de Ourique.
Não sei se se trata do Manuel Barata de Lima da Fonseca Arnaut, morgado dos Padrões e Amoreira, até porque o primeiro que mencionei tem Herculano no meio de nome e Arnaud grafa-se com "d".

Cumprimentos,

Nuno M. FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

CORRECÇÃO

#78191 | FIGUEIRA | 27 nov 2004 17:10 | Em resposta a: #61113

BARATA DE LIMA,

Afinal o site acaba em 114700.html (esqueci-me do ponto)!

Renovo os cumprimentos,

FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#80674 | FIGUEIRA | 03 jan 2005 14:57 | Em resposta a: #61113

Meus caros Baratas,

Até parece que este tópico morreu!

Vamos lá acordar e ressuscitar este tópico!

Um membro da familia barata,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#80817 | PauloDuarte | 04 jan 2005 17:38 | Em resposta a: #75429

Caro confrade,

Renovo a minha questão.

Cumprimentos e Bom Ano.

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#81167 | FIGUEIRA | 07 jan 2005 22:53 | Em resposta a: #76870

Caro J. F. Barata,

Desculpe incomodá-lo, mas já tem novidades, os microfilmes já chegaram?

Votos dum bom ano,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#82168 | JFBarata | 18 jan 2005 22:18 | Em resposta a: #81167

Caro Nuno Figueira

Peço-lhe desculpa porque tenho andado arredado do Forum e só agora vi a sua mensagem do dia 7. Passei no sábado (dia 15) pela biblioteca genealógica mas os microfilmes ainda não chegaram. Quando tal acontecer dou-lhe notícia.
Muito obrigado pelos votos de Bom Ano que retribuo.
Um abraço
João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#82175 | FIGUEIRA | 18 jan 2005 22:46 | Em resposta a: #82168

Caro João Fonseca Barata,

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Nuno Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#83285 | FIGUEIRA | 01 fev 2005 22:21 | Em resposta a: #61113

Caro Primo,

reparei que tem estado ausente aqui fo fórum e que o e-mail que lhe enviei no passado fim-de-semana com as fotografias do Palacete do Dr. Adriano Antão Barata Salgueiro e um doc do Word com dados desenvolvidos dos meus Baratas voltou pora trás por sua caixa estar cheia.
Espero que isso não se deva a nada de grave!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#84933 | BARATA DE LIMA | 22 fev 2005 11:33 | Em resposta a: #77434

Caro Primo:
Veja esta minha mensagem ao nosso Primo Luis Filipe Pinheiro de Campos pode ser que o ajude em algo e nos ajude a decifrar esta embrulhada:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=84930#lista
Atenciosamente aguardo uma resposta sua
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#84934 | BARATA DE LIMA | 22 fev 2005 11:38 | Em resposta a: #77512

Caro Primo:
Veja a seguinte mensagem que enviei ao nooso Primo Luis Filipe Pinheiro de Campos pode ser que dê uma ajuda:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=84930#lista
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#84938 | AQF | 22 fev 2005 13:29 | Em resposta a: #84934

Caro Parente António Freire de Lima,

Desde já agradeço a sua amabilidade em me dar conta dos seus estudos, cujas conclusões já introduzi na minha base de dados.

Se bem entendi os descendentes de Domingos Barata até à 5ta geração passaria a ser:
Domingos Barata 1661 & Maria Lopes Arnaut 1674
1. Luís Barata de Lima, Cónego
2. Manuel Barata de Lima, Cónego ca 1661 & Teresa do Nascimento Galera
2.1. Maria Joaquina de Sam José Barata de Lima & Manoel Martins Freire 1740
2.1.1. José Barata Freire de Lima &1810 Anna Benedicta Barata de Lima
2.1.1.1. Manoel Barata Freire de Lima 1834 & Roza Emília de Magalhães
2.1.1.1.1. Aurélio Barata Freire de Lima 1865
2.2. Francisco Barata de Lima & Maria Angélica da Fonseca e Silva
2.2.1. Anna Benedicta Barata de Lima &1810 José Barata Freire de Lima
2.2.1.1. Manoel Barata Freire de Lima 1834 & Roza Emília de Magalhães
2.2.1.1.1. Aurélio Barata Freire de Lima 1865
2.2.2. José Barata Freire de Lima
3. João Barata, Padre

Tem forma de saber qual dos irmãos Maria Joaquina e Francisco é mais velho ? e o mesmo para os irmãos Anna Benedicta e José Barata ?

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#84944 | BARATA DE LIMA | 22 fev 2005 14:47 | Em resposta a: #84938

Caro Primo:
Desculpe por o não poder ajudar neste momento,pois os dados que por enquanto tenho não passam de suposições. Estou á espera que o nosso parente Luis Filipe Pinheiro de Campos me informe dos dados que tem sobre o dito Francisco Barata.
Uma coisa é certa tanto o Francisco como a Anna Benedicta são naturais da Cidade da Guarda ela da extinta Freguesia do Mercado .
Mas mal tenha algum dado relevante comunicar-lhe-ei
Atenciosamente

Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

António Barata Freire de Lima - Covilhã

#116680 | rmfrp | 16 abr 2006 17:11 | Em resposta a: #61113

Caros Colegas:

Não tendo qualquer conhecimento da genealogia da família Barata Freire de Lima, posso no entanto informar que nos livros de registo de testamentos da Administração do Concelho da Covilhã, relativos ao ano de 1863 há registos subscritos e assinados por António Barata Freire de Lima, que presumo desempenhasse algum cargo na citada Administração.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#116707 | PinheirodeCampos | 17 abr 2006 12:18 | Em resposta a: #61113

Caro primo

Tentei contactá-lo por mail mas em vão para me tentar encontrar consigo na Guarda....

Novidades nas pesquisas dos nossos Baratas de Lima? Gostava se possível que me enviasse o que conseguiu para juntar com os daqui e mandar-lhe tudo de novo.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos~

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#131873 | Granja | 22 out 2006 01:59 | Em resposta a: #77178

Caro Confrade

Sou primo do confrade António Barata Freire de Lima e de há algum tempo a esta parte comecei a interessar-me por este ramo dos Baratas que de todo desconhecia e ignorava em ternmos de ligaºões com os Baratas de Álvaro pelo que peço se me pode informar se tem cópia do titulo de Baratas de Manso de lima assim como autorização para trocar informações consigo visto possivelmente sermos ainda parentes!

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
pinheirodecamposARROBAgmailPONTOcom

Resposta

Link directo:

RE: BARATA DE ALMEIDA

#131882 | AQF | 22 out 2006 10:48 | Em resposta a: #131873

Caro Filipe Campos,

Estarei à sua disposição para o que eu souber. No começo da semana irei contactá-lo para o seu e-mail.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#141610 | CCS1953 | 25 jan 2007 01:11 | Em resposta a: #64839

Primo Manuel Rolão,

Tenho estado a ler todos os Baratas.
Pelo que vejo neste momento, os meus /nossos baratas ligam-se aos Pestana e Franco (a) Saraiva, de Tinalhas?

Aguardo?

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

Familia Barata - Primeiras Gerações

#151823 | Cau Barata | 09 abr 2007 17:23 | Em resposta a: #77736

Prezado Angelo Fonseca,

Minhas desculpas pela demora de quase 3 anos. Vi sua mensagem recente no outro tópico dos Baratas, que me remeteu a uma segunda mensagem que, agora, me remeteu a esta terceira.

Em fim, tres anos desaparecidos, e uma mensagem por ano a caça desta Barata sul-americana.

Vamos à sua pergunta:

Existem, quase no mesmo período, tres Leonor Barata, o que atrapalha muito a construção genealógica, Com relação a uma sendo filha do Gonçalo, a cita Manso de Lima no título dos Baratas, e outra, sendo irmã do dito Gonçalo, cita o mesmo Manso de Lima, no título dos Lameira, e a terceira obtive por outras fontes, assim, o princípio de quase todos os Baratas existentes em Portugal, pode ser assim traçado:


Descendencia de N... Barata

N... Barata, nasc. por volta de 1388. Casado com N...
Pais de:

I-1. LEONOR BARATA, nasc. por volata de 1411. Casada por volta de 1432, com Afonso Anes Lameira, nasc. por volta de 1408 - seu patronímico o indica como filho de um provável de um João Lameira. Viveu na Vila da Certã.
Pais de:

.... II-1. Alvaro Afonso Lameira, nasc. por volta de 1433. Viveu em Oleiros.
Casado com N...
.... Pais de (entre outros):

.... .... III-1. Alvaro Afonso Lameira, nasc. por volta de 1468, e fal. antes de 1528. Viveu em Oleiros. Casado cerca de 1492, com sua prima LEONOR ESTEVES BARATA I, nasc. por volta de 1470. Filha de Estevão Barata – citado adiante.

.... II-2. Luis Afonso Lameira, nasc. por volta de 1440. Vivia em Oleiros - Fidalgo da Casa Real. Casado em 03.01.1466, em Oleiros, com Catarina Fernandes, nasc. cerca de 1444 - há possibilidades desta Catarina pertencer à Família THEMUDO.
Pais de (entre outros):

.... .... III-1. Luis Afonso Lameira, nasc. por volta de 1475. Viveu em Oleiros - Cavaleiro Fidalgo da Casa d ´ El Rei D. Manuel. Casado cerca de 1500, com sua prima LEONOR ESTEVES BARATA II, nasc. por volta de 1480, e fal. cerca de 1520, com testamento, aberto em Oleiros a 16.05.1520. Documentados erm escrituta de compra em Sarzedas, a 10.06.1501; e, em Pedrogão Grande, em 17.04.1507. Filha de Gonçalo Esteves Barata – citado adiante.

.... II-2. Gil Afonso Lameira, nasc. cerca de 1441. Viveu na Sertã onde casou, com Isabel-da Mota, nasc. cerca de 1443.

.... II-3. João Afonso Lameira, nasc. cerca de 1445.

I-2. Estevão Barata (nome hipotético tomado dos patronímicos dos irmãos Gonçalo Esteves Barata e Leonor Esteves Barata).
Pais de:

.... II-1. Gonçalo Esteves Barata, nasc. cerca de 1458. Viveu em Oleiros. Casado com N...
Pais de:

.... .... III-1. Leonor Esteves Barata, nasc. cerca de 1480, e fal. cerca de1520, com testamento, aberto em Oleiros a 16.05.1520. Casada com seu primo Luis Afonso Lameira – citados acima, em III-1.; de II-1; de I-1. Com geração.

.... .... III-2. Sebastião Barata, nasc. cerca de 1482. Viveu na Vila de Alvaro. Casado em 01.09.1511 (Escritura de dote nas notas de Pedro Leal, tabelião da vila de Alvaro), com Brites Pires Rabelo, nasc. cerca de 1490. Com geração.

.... .... III-3. Brites Barata, nasc. cerca de 1485, e ainda vivia em 1553. Foi testemunhaa na partilha dos bens de Ines Barata, em Oleiros, em 17.07.1553. Casada em Oleiros, com Lourenço Leitão, nasc. cerca de 1481. Viveu em Oleiros. Filho de Antonio Gonçalves Leitão e de Catarina Leitão. Com geração.

.... .... III-4. João Barata, nasc. cerca de 1487, e fal. depois de 1524. Vivia em Oleiros, onde foi tabelião de notas em 1524.

.... .... III-5. N... Barata, nasc. cerca de 1490. Casada, com geração.

.... II-2. Leonor Esteves Barata, nasc. cerca de 1470. Casada com seu primo Alvaro Afonso Lameira, nasc. cerca de 1468, e fal. antes de 1528. Viveu na vila de Olieros. Filho de Alvaro Afonso Lameira, e neto de Afonso Anes Lameira e de Leonor Barata – citados acima. Com geração.

Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata - Primeiras Gerações

#151893 | AQF | 10 abr 2007 03:31 | Em resposta a: #151823

Prezado Cau Barata,

Felizmente que o dito português "o que está vivo sempre aparece" também se verificou consigo. Muito obrigado pela sua detalhada resposta.

Relativamente à pergunta que eu tinha feito em 2004, a posterior leitura do Manso Lima, do Cândido Teixeira e de um trabalho particular duns descendentes do Manuel José da Fonseca Barata (de apelido Tovar), já me tinham permitido clarificar grande parte da questão, e de modo muito semelhante ao agora indicado por si.

Com efeito, como poderá ver no meu site, eu tinha chegado a que:

Leonor Bernardes & Afonso Anes Lameira †
1. Luís Afonso Lameira, EFCR † &/1466 Catarina Fernandes
1.1. Luís Afonso Lameira †/1582 & Leonor Esteves Barata
1.2. Vasco Lourenço Lameira
2. Gil Afonso Lameira † & Isabel Mota
2.1. Simão da Mota, CCR
2.2. Martim da Mota
2.3. Jorge da Mota, Padre
2.4. João da Mota, Padre
2.5. Domingos da Mota, FCR †1563/
2.6. João Afonso da Mota †1547/
2.7. António da Mota †1563/
2.8. Filipa da Mota
3. Álvaro Afonso Lameira †/1582 & Leonor Esteves Barata
3.1. Henrique Álvares Lameira †1548
3.2. Jorge Álvares Lameira †1566/
3.3. Álvaro Afonso Lameira
3.4. João Álvares Lameira
3.5. Miguel Álvares Lameira
3.6. Leonor Álvares Lameira
3.7. Catarina Álvares Lameira
4. Luís Alvares Lameira †
5. Gonçalo Afonso Lameira †
6. Rodrigo Afonso Lameira †

e ainda que

Estevão Barata † & N N
1. Gonçalo Esteves Barata ca 1475 & N N
1.1. Leonor Esteves Barata & Luís Afonso Lameira †/1582
1.1.1. Luís Afonso Lameira
1.1.2. Pedro Barata
1.1.3. Fernão Afonso Lameira
1.1.4. Brites Afonso Lameira
1.1.5. N Afonso Lameira
1.1.6. N Lameira
1.1.7. Leonor Manso
1.2. Sebastião Barata † &1511 Brites Pires Rebelo
1.2.1. Pedro Barata
1.2.2. António Barata ca 1512
1.2.3. Isabel Barata †
1.2.4. Leonor Barata
1.2.5. Catarina Barata †
1.3. João Barata ca 1487
1.4. Fulano Barata ca 1494
2. Leonor Esteves Barata & Álvaro Afonso Lameira †/1582
2.1. Henrique Álvares Lameira †1548 &/1524 Filipa Pinto †1574/
2.1.1. Margarida Henriques Lameira
2.1.2. Isabel Henriques Pinto 1523
2.2. Jorge Álvares Lameira †1566/
2.3. Álvaro Afonso Lameira
2.4. João Álvares Lameira
2.5. Miguel Álvares Lameira
2.6. Leonor Álvares Lameira
2.7. Catarina Álvares Lameira

e portanto da comparação com o que diz na sua resposta, e à parte as datações, apenas encontro as seguintes diferenças:

1) Seguindo o Cândido Teixeira, eu indico uma Leonor Bernardes cc Afonso Anes Lameira, a qual na sua resposta se chama Leonor Barata e seria irmã do Estevão Barata.
Curiosamente no trabalho dos Tovar também a encontrei como Leonor Barata sem que eu saiba qual a fonte deles, pelo que tinha curiosidade em saber qual a sua fonte.

2) Também seguindo o Cândido Teixeira, eu indico um tio e um sobrinho, Álvaro Afonso Lameira e Luís Afonso Lameira, casados respectivamente com uma tia e sobrinha, ambas Leonor Barata, enquanto na sua resposta as indica casadas com dois primos direitos Álvaro Afonso Lameira e Luís Afonso Lameira. Isto é, o seu Luís é o mesmo que eu indico, mas o seu Alvaro é o filho do Álvaro que eu indico.

3) Nos filhos do Gonçalo Esteves Barata indica mais uma filha, Brites Barata, casada em Oleiros, com Lourenço Leitão, relativamente ao que indica o Cândido Teixeira.

Agradecia-lhe portanto os seus comentários às diferenças encontradas e indicação das suas fontes ou estudos cronológicos, que nos permitam chegar a uma análise tão próxima da realidade quanto possível, o que seguramente agradará aos Baratas dos dois lados do Atlântico !

Com os meus melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#181312 | vbriteiros | 20 jan 2008 23:09 | Em resposta a: #61113

Caro Confrade,
Tenho notícia colhida num manuscrito particular de 1828 , dizendo que o " Doutor Corregedor da Comarca de Vila Franca" era irmão de José Barata Freire de Lima , Intendente Geral da Polícia no presente ano de 1828 (?). Poderá facultar-me o nome completo do dito Corregedor ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#182595 | Filipe PC | 30 jan 2008 00:26 | Em resposta a: #77465

Caros Primos

Como há muito nao falamos neste tópico e estndo eu às voltas com os nossos Baratas de Lima surge-me uma dúvida que não consegui ainda ver com clareza....

1) Sabemos de fonte segura que o Cónego Manul Barata de Lima, baptizado nos Padrões em 11 de Junho de 1716 era filho de Domingos Barata e de Maria Lopes Arnaut e como tal neto de Francisco Barata e Maria Nunes. Isto está correcto certo?

2) Quanto ao Manuel Barata de Lima que teve geração de Teresa do Nascimento Galera era o mesmo Cónego anterior? Presumo que sim e não como inicialmente pensamos como sendo filho de Francisco Barata e Maria Nunes que afinal são seus avós

3) Este Manuel Barata de Lima e Teresa do Nascimento Galera tiveram para além da nossa ascendente Maria Joaquina de São José Barata de Lima mais algum filho?

Com amizade

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#182601 | FIGUEIRA | 30 jan 2008 01:21 | Em resposta a: #182595

Caro primo Filipe Pinheiro de Campos,

1) Está correcto. O Cónego Manuel Barata de Lima nasceu no Casal dos Padrões (actual Quinta de Nossa Senhora da Boa-Memória), tendo sido baptizado na Igreja Paroquial de São Mateus da vila de Alvares aos 11 de Junho de 1716, filho de Domingos Barata (de Lima) e de Maria Lopes Arnaut, neto paterno de Francisco Barata e de Maria Nunes e materno de João Lopes e de Joana Arnaut.

2) Também está correcto. Tratam-se da mesma pessoa. Não deve ser confundido com o seu tio paterno Manuel Barata de Lima (n. 1669), do qual se desconhece se houve descendência ou não.

3) Tiveram dois filhos: Maria Joaquina de São-José Barata de Lima casada com Manuel Martins Freire e Francisco Barata de Lima, casado com Maria Angélica da Fonseca e Silva. Na geração seguinte houve um casamento entre primos, o filho de Manuel Martins Freire e Maria Joaquna de São-José Barata de Lima, José Barata Freire de Lima, veio a casar com sua prima direita Ana Benedita Barata de Lima, filha de Francisco Barata de Lima e de Maria Angélia da Fonseca e Silva.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barata Freire de Lima II

#182604 | Filipe PC | 30 jan 2008 01:55 | Em resposta a: #182601

Optimo

Aproveito para lhe pedir se podemos trocar o que temos de Baratas pois os ramos de Alvares e de Alvaro tenho pouco e tb nao tenho copia squer do mAnso de Lima para estes nossos ascendentes. O Nuo terá isso?

Eu descendo do Francisco com a Maria Angélica e tnho essas linhas completas que até chegam à Servia!! Tenho tb fotos de alguns.

Um abraço
Filipa
pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 00:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen