Famílias de Ferreira de Aves

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Ferreira de Aves

#61173 | jliberato | 25 mar 2004 23:55

Caros confrades,
Abordo hoje o tema Famílias de Ferreira de Aves, freguesia do concelho de Sátão.
O meu 8º avô Manuel Fernandes nasceu em Lamas, Ferreira de Aves, aos 03-06-1688 e foi casar aos Olivais, Lisboa, aos 27-09-1708 com Margarida Teresa de São José. Tiveram José António Belém, meu 7º avô (ver respectivo tópico).
Os antepassados de Manuel Fernandes de Ferreira de Aves foram:

1 Manuel Fernandes
--------------------------------------------------------------------------------
2 Domingos João
3 Maria Ferreira
--------------------------------------------------------------------------------
4 Sebastião Fernandes
5 Maria João
6 Matias Gonçalves
7 Ana de Almeida
--------------------------------------------------------------------------------
8 Sebastião Fernandes
9 Ana Luís
10 Francisco Luís
11 Maria João


Além de Lamas, as aldeias da Veiga e Vila Boa estão também representadas nestes meua antepassados.
Alguém estudou Ferreira de Aves?
Ou conhece estas pessoas?
Aguardo contribuições para este tema até porque esta freguesia já tem sido citada no nosso Forum.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#61204 | Benedita Vasconcelos | 26 mar 2004 12:47 | Em resposta a: #61173

Caro confrade

Tenho antepassados em Ferreira de Aves,descendência de Domingos Nunes de Sousa,Juiz dos Órfãos em Ferreira de Aves,casado com Maria Rodrigues,nascida a 8 de Setembrode1671 e sepultada no Convento da Fraga a 7 de Outubro de1753.Deste casal nasceram vários filhos ,entre os quais um Cónego Agostinho Nunes de Sousa.Igualmente no Sátão tenho familiares Oliva e Sousa e Oliva Sequeira
Creio que também tenho Almeidas,e vejo uma Ana de Almeida na sua lista.De acordo com a revista Beira Alta tenho uma antepassada Ana Almeida(Magalhães?)de Luzinde,da casa de Torneiros.
Melhores cumprimentos

maria benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#61225 | A.Godinho | 26 mar 2004 17:10 | Em resposta a: #61204

Cara Maria Benedita

Tenho Almeidas na região ( no limítrofe concelho de Mangualde), se souber dar-me informações dos mesmos agradeço. Aí vai:
António Francisco era natural de Canas de Senhorim e filho de António Francisco, de Senhorim, e de Ana Nunes, e casou em Castelo Novo a 8.10.1721 com a Maria de Figueiredo, filha de Marcos de Figueiredo, de Canas de Senhorim, e de Maria de Figueiredo, de Cunha Baixa, neta paterna de Manuel de Figueiredo e de Ana Fernandes ( que têm filhos a nascer em Castelo Novo) e materna de JOÃO DE ALMEIDA e de Ana Pais.
Grato por toda a ajuda
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#61254 | Benedita Vasconcelos | 26 mar 2004 22:47 | Em resposta a: #61225

Caro António Godonho de Carvalho

Os nomes que me dá não constam da minha papelada da Beira Alta.Mas como vou continuar a procurar,se aparecer qualquer coisa comunico.
Com os melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#61263 | jliberato | 26 mar 2004 23:20 | Em resposta a: #61204

Cara Maria Benedita,
Essa Ana de Almeida interessa-me. A minha era de Vila Boa, Ferreira de Aves e casou aos 03-05-1652 em Ferreira de Aves. infelizmente o assento não menciona o nome dos pais.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#61268 | Benedita Vasconcelos | 27 mar 2004 00:39 | Em resposta a: #61263

CaroJLiberato

Numa separata da revista Beira Alta-Subsídios para um tombo genealógico das Beiras-há uma cópia de um documento encontrado no espólio do DR Agostinho de Sousa Valente Ferreira da Motta e Cunha,de Ferreira de Aves-Aldeia Nova,que começa assim:

"Meu avô era Sebastião Rebêlo de Cáceres e Minha avó Joana de Almeida Magalhães natural do lugar da Veiga,filha do capitão António Ferreira de Almeida e de sua mulher Isabel de Almeida Magalhães,do mesmo lugar da Veiga;e este António Ferreira,meu bisavô era filho de Agostinho Domingues,do concelho de Alhais,e esta Isabel de almeida,minha bisavó,era filha de Ana de Almeida,que veio de Luzinde e que são os Almeidas de Torneiros.E o mesmo meu bisavô,capitão António Ferreira de Almeida foi casado duas vezes;teve da 1ª mulher,Luiza Fontes,de Barrelas,concelho de Fráguas,uma só filha,Luiza Fontes cc Domingos Gonçalves,do Vale da Ribeira,concelho de Ferreira de Aves.E minha bisavó Isabel de Almeida Magalhães era irmã de Filipa de Almeida,avó de José de Almeida Campos,das Rãs,e do vigário de Barrelas,do padre Sebastião de Magalhães,que morreu em Povolide,e de Violante de Almeida Magalhães,cc Sebastião de Carvalho Esquível,de Alvaiazere.
E a mãe de minha bisavó Isabel de Almeida era filha de minha 3ª avó Ana de Almeida,de Torneiros,e meu 3º avô era António Coelho de Campos,natural de Viseu...."
Continua mais umas páginas.
Há também cópia ,da mesma procedência,de um documento sobre os Almeidas de Torneiros e um
tal Almeidão.
Caso esteja interessado tiro fotocópias e mando para onde quizer.
Melhores cumprimentos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#61308 | jliberato | 27 mar 2004 14:12 | Em resposta a: #61268

Cara Maria Benedita,
Muito obrigado pela sua contribuição.
O documento que menciona não tem menção de datas. Tem alguma pista que possa referenciá-lo no tempo?
A minha Ana de Almeida casou com Matias Gonçalves e não vejo traço deste nome, pelo que provavelmente se trata de outra. De qualquer modo, se tiver a gentileza de me enviar uma cópia desse documento, pode fazê-lo para o endereço (que não é a minha morada): Avª Columbano Bordalo Pinheiro, 70-4º Dto. 1070-064 Lisboa.
Interesso-me por tudo quanto respeita a Ferreira de Aves pela intervenção que tive na recuperação do seu património.
Obrigado e cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#61357 | Benedita Vasconcelos | 28 mar 2004 11:18 | Em resposta a: #61308

Caro JLiberato
O documento que menciono não tem data,mas pelas referências a António Coelho e Campos,de Viseu,e a José de Almeida Campos deve andar por 1600 e tal.Vou mandar o que tenho para a morada que indicou.Também eu estou muito interessada em Ferreira de Aves,Aldeia Nova especialmente nos antecedentes do Cónego Agostinho Nunes de Sousa.
Parece-me que a freguesia que procura é Lamas,devo estar a ensinar o Padre Nosso ao vigário,mas já utilizou a Family Search?Aparece muita gente de Ferreira de Aves,Lamas.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#61366 | jliberato | 28 mar 2004 13:50 | Em resposta a: #61357

Cara Maria Benedita,
A realidade é que ensinou o Padre Nosso ao vigário, se eu fosse o vigário...
Nunca tinha verificado estes nomes de Ferreira de Aves no site dos mormons, e o que é certo é que encontrei 6 dos meus, incluindo a minha Ana de Almeida. terei de verificar mais dois nomes que decorrem do que là vem e mais alguns óbitos. Nada de transcendente mas sempre interessante.
Lamas é uma aldeia da freguesia de Ferreira de Aves.
Cumprimentos e muito obrigado,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#62356 | jliberato | 11 abr 2004 19:18 | Em resposta a: #61357

Cara Maria Benedita,
Desde 5ª feira que estou na posse do documento que me enviou. Muito obrigado. Como só regresso a Bruxelas 3ª feira, só então o analisarei.
Boa Páscoa
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#62936 | jliberato | 19 abr 2004 19:12 | Em resposta a: #61357

Cara Maria Benedita,
Finalmente tive ocasião de me debruçar com mais atenção sobre o documento que me enviou e que de novo agradeço.
É muito interessante, mas não me resolve o que pretendia pois nada me leva a concluír que a Ana de Almeida referida seja a minha. Talvez uma nova análise dos paroquiais (será a terceira vez que faço uma análise profunda) permita chegar a alguma conclusão.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Um Santiago em Ferreira de Aves

#64512 | jliberato | 08 mai 2004 22:44 | Em resposta a: #61173

Caros confrades,
A minha investigação tem-se centrado recentemente em Ferreira de Aves.
Hoje encontrei um Santiago e como sei que vários confrades se interessam por este nome lembrei-me de reproduzir aqui o que encontrei por acaso.
Trata-se do baptismo de Maria aos 06-09-1667 pelo Padre António de Almeida. Era filha de Pedro Santiago ("Santiaguo") e de sua mulher Domingas das Neves. Todos desta vila de Ferreira de Aves.
Encontrei o mesmo Pedro de Santiago como padrinho do baptismo de António filho de Manuel Monteiro aos 21-12-1667.
Pode ser que interesse a alguém.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#66700 | jliberato | 05 jun 2004 15:02 | Em resposta a: #61204

Cara Maria Benedita,
Tive hoje finalmente ocasião de rever os paroquiais de Ferreira de Aves, comparando-os com um número apreciável de nomes de Ferreira de Aves que constam da base de dados dos Mormons. Não fiquei muito convencido com esta.
Algumas das datas mencionadas são meros cálculos.
Quanto à Ana de Almeida, o raciocínio que é feito naquela base de dados talvez esteja certo mas não é comprovável.
Assim, o casamento de Matias Gonçalves com Ana de Almeida tem lugar aos 03-05-1652 em Ferreira de Aves. No assento não se referem os nomes dos pais.
E há um baptismo aos 15-08-1624 de uma Ana filha de Nicolau do Amaral e de outra Ana de Almeida. É possível que seja a mesma mas não posso provar. A não ser que os Mormons tenham outras fontes.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#66721 | Benedita Vasconcelos | 05 jun 2004 22:49 | Em resposta a: #66700

Caro Jliberato

De acordo com a separata da revista Beira Alta de que já lhe falei tenho também Almeidas em Ferreira de Aves (e Almeida Campos em Tondelinha,aldeia a 5Kms de Viseu).Contudo são posteriores aos seus.
Domingos Nunes de Sousa, juiz dos Órfãos em Ferreira de Aves cc Maria Rodrigues (8/6/1671-7/10/1753 ,sepultada no Convento da Fraga em Ferreira de Aves ) tiveram

Cónego Agostinho Nunes de Sousa
Josefa Teresa Nunes de Sousa cc Capitão- mor António Oliva e Sousa Cabral,seu primo
Maria Rodrigues Nunes de Sousa cc Manuel de Almeida Figueiredo em 10/5/1717

Este Manuel de Almeida Figueiredo foi também juiz dos Órfãos em Ferreira de Aves,era de Outeiro de Cima , filho de Manuel de Almeida ,escrivão da Câmara de Ferreira de Aves e de Isabel Nunes. Este Manuel de Almeida faleceu em 1744.
Apesar de isto em nada ajudar a sua Ana de Almeida, aí vai por serem mais Almeidas em Ferreira de Aves.

Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#66754 | jliberato | 06 jun 2004 15:47 | Em resposta a: #66721

Cara Maria Benedita,
Agradeço-lhe estas informações, embora, como diz, não me ajudem muito a encontrar a minha Ana de Almeida.
Curiosamente o documento que teve a gentileza de me enviar menciona uma Ana de Almeida, mas nada me leva a concluir que seja a mesma.
Como julgo que já lhe disse no casamento de Ana de Almeida não se indica o nome dos pais. Encontrei no entanto ontem nos paroquiais de Ferreira de Aves uma Ana baptizada na década de 20 do século XVI, filha de Nicolau do Amaral e outra Ana de Almeida. É altamente provável que se trate da mesma, mas não é 100% certo.
O nome Nicolau do Amaral diz-lhe alguma coisa em Ferreira de Aves?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#66760 | Benedita Vasconcelos | 06 jun 2004 16:28 | Em resposta a: #66754

Caro Jliberato

Nicolau do Amaral está ligado á casa de Torneiros e a Ana e Violante de Almeida.
O texto que vem na revista Beira Alta é confuso,não percebo bem o relacionamento entre aqueles.Contudo parece-me que se chamaria Nicolau Almeida Amaral e seria casado com Ana de Almeida de Torneiros.Era morador no Ladário em 1613 e em 1540 morador no lugar da Veiga.Tem uma filha, Violante de Almeida e era irmão inteiro da mãe de Baltazar de Almeida Botelho Bugalho.

Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#66766 | Benedita Vasconcelos | 06 jun 2004 17:08 | Em resposta a: #66760

Corrijo..em1640 morador no lugar da Veiga

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67336 | jliberato | 12 jun 2004 20:44 | Em resposta a: #61357

Cara Fernanda,
Finalmente tive algum tempo de analisar mais em profundidade o documento que me enviou da Revista Beira-Alta.
A primeira observação é que o seu autor não é mencionado nem existe qualquer data.
O que fiz foi abstrair-me dos ramos laterais, que aumentam a confusão de um texto já em si confuso, e analisar apenas os costados do autor, cujo nome desconheço.
O documento analisa dois costados apenas: os correspondentes aos avós Sebastião Álvares de Cáceres e Joana de Almeida Magalhães.
Quanto ao avô Sebastião e usando o sistema ahnentafel:

1. Sebastião Álvares de Cáceres

2. Clemente Ribeiro de Cáceres
3. Maria Soeira Pinta

4. Manuel Cardoso de Meneses
5. Catarina Cáceres da Fonseca
6. Belchior Peres da Costa Pinto

10.Aires de Cáceres

20.Clemente Rebelo
22.Diogo de Freitas e Melo

40.Pedro Rebelo
41.Violante de Figueiredo

80.Pedro Rebelo

160.Paio Delgado


Quanto à avó Joana:

1. Joana de Almeida Magalhães

2. Cap. António Ferreira de Almeida
3. Isabel de Almeida Magalhães

4. Agostinho Rodrigues
5. António Coelho de Campos
6. Ana de Almeida

Não se menciona o nome dos pais de Ana de Almeida.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67337 | jliberato | 12 jun 2004 20:46 | Em resposta a: #61357

Desculpe. Enganei-me.
Cara Maria Benedita devia ter escrito.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67436 | Benedita Vasconcelos | 14 jun 2004 11:13 | Em resposta a: #67336

Caro Jliberato

Realmente sou uma ignorante que nem esse sistema ahnentafel conhece!
De qualquer modo , e analisando o baralhante documento-que deve estar na posse da família do Dr Agostinho de Sousa Valente Ferreira da Mota e Cunha, meu parente em grau ainda a desvendar, julgo poder chegar á origem dos meus Almeida Campos de Tondelinha, ´já que Isabel de Almeida Magalhães era irmã de Filipa de Almeida, ambas filhas de António Coelho de Campos e de Ana de Almeida, e que esta Filipa era avó de José de Almeida Campos,das Rãs....

Estarei a deduzir bem?

Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67672 | jliberato | 16 jun 2004 16:20 | Em resposta a: #67436

Cara Maria Benedita,
A sua dedução parece-me correcta embora a Filipa de Almeida deva vir de outras fontes.
Em relação ao que lhe enviei há um pequeno erro. Os números 5 e 6 da avó Joana de Almeida Magalhães são na realidade 6 e 7.
Quanto ao ahnentafel, trata-se de um método para apresentar os antepassados de uma pessoa. Os pais serão 2 e 3, os avós 4, 5, 6 e 7, e assim sucessivamente.
A vantagem é que dada uma pessoa n, o pai tem número correspondente ao dobro (2n) e a mãe o dobro mais um (2n+1). O pai do 2 é o 4 e a mãe é o 5.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67702 | jobe00 | 16 jun 2004 22:06 | Em resposta a: #66721

Há uma Filipa Lopes de Ferreira de Aves casada a 9/9 de 1674 com Manuel Gomes de Casfreiras. Esta Filipa era filha de João Fernandes Pacheco e Isabel Lopes. Tem algum dado desta gente?
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67709 | jliberato | 16 jun 2004 22:34 | Em resposta a: #67702

Caro João Bettencourt,
Nos meus, não tenho esses nomes. Casaram em ferreira de Aves?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67713 | jobe00 | 16 jun 2004 23:29 | Em resposta a: #67709

Não, não casaram em Ferreira de Aves. Penso que casaram no Soito sendo padrinhos Sebastião Esquível, Pe Pedro Moniz e Manuel Ferreira. A Filipa Lopes é que era de Veiga, Ferreira de Aves.
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67732 | jliberato | 17 jun 2004 13:42 | Em resposta a: #67713

Caro João Bettencourt
Muito obrigado pelo esclarecimento.
É pena, porque acabo de fazer uma revisão integral dos meus antepassados de Ferreira de Aves, mas já devolvi o filme.
Estarei atento à sua Filipa, de qualquer modo.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67759 | jliberato | 17 jun 2004 18:56 | Em resposta a: #66760

Cara Benedita,
Muito obrigado por esta informção.
Mas quais são as suas fontes para Nicolau de Almeida? É que não encontro o nome no documento que me enviou.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67812 | Benedita Vasconcelos | 18 jun 2004 14:26 | Em resposta a: #67759

Caro Jliberato

Baseio-me na Revista Beira Alta,Subsídios para um Tombo geneológico das Beiras,
pags 37 e sgs,referentes ás casas de Torneiros e de Darei. Caso esteja interessado posso enviar fotocópias.
Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67861 | jliberato | 19 jun 2004 10:41 | Em resposta a: #67812

Cara Maria Benedita,
Estou muito interessado!
Guardou o endereço que lhe dei?
Muito obrigado
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67882 | Benedita Vasconcelos | 19 jun 2004 15:33 | Em resposta a: #67861

Caro Jliberato

Confesso que não guardei,pensei que se mantivesse neste tópico mas, com razão, limparam-no.
Por favor envie-mo de novo para Maria.B.Vasconcelosarrobaseg-social.pt

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#67905 | jliberato | 19 jun 2004 21:46 | Em resposta a: #67882

Cara Maria Benedita,
Muito obrigado. Fá-lo-ei amanhã.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#69678 | jliberato | 15 jul 2004 23:04 | Em resposta a: #67882

Cara Maria Benedita,
Agradeço-lhe uma vez mais os elementos que teve a gentileza de me enviar.
Depois de estudo cuidado das textos, concluo que eles não permitem situar com certeza a minha Ana de Almeida como filha de Nicolau de Almeida. Gostaria muito, mas seria temerário o raciocínio. É possível que seja, mas nada o prova.
Os documentos (quem é o autor?) são no entanto do maior interesse. Há nomeadamente referências aos Sodrés que são bastante estudados aqui no Forum, embora não me interessem directamente.
Muito obrigado.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Tese de mestrado

#69980 | jliberato | 20 jul 2004 17:56 | Em resposta a: #67882

Cara Maria Benedita,
Chamo a sua atenção para o facro de existir uma tese de mestrado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa intitulada "Edição dos documentos medievais do cartório de Santa Eufémia de Ferreira de Aves" da autoria de Maria José Ferreira Homem Ribeiro. O orientador foi o Prof. Doutor Eduardo Borges Nunes e é de 1995.
Está publicada na Internet e tem muita informação interessante sobre Ferreira de Aves.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Tese de mestrado

#70022 | Mavasc | 21 jul 2004 14:39 | Em resposta a: #69980

Caro José Manuel Liberato

Óptima informação! Vou de imediato consultar.Encontrei também na Internet um site sobre Cásfreires e os Oliva com informação muito interessante.
Bem haja

Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#112452 | amtf | 20 fev 2006 00:56 | Em resposta a: #61173

Caro J. Nunes Liberato,

Tenho um apontamento com a seguinte ascendência para o n.º 6 Matias Gonçalves:

1. Matias Gonçalves, do Lugar da Veiga, Ferreira de Aves (+ 2-11-1691, Lugar da Veiga), c.c., 3-5-1652, Ana de Almeida * S. Miguel de Vila Boa, + 5-10-1700, Lugar da Veiga, Ferreira de Aves.

2. Matias Gonçalves, c.c., 29-9-1619
3. Isabel Fernandes. Tiveram:
- Isabel Gonçalves, + 24-4-1697, c.c. Diogo Vaz, c.g.
- Domingos Gonçalves, + 16-5-1702, c.c. Maria Jorge, c.g.
- O n.º 1 Matias Gonçalves

4. Matias Gonçalves, c.c.
5. Domingas Gonçalves

No mesmo apontamento tenho um Sebastião Fernandes c.c. Maria de Almeida, pais de Manuel de Almeida, do Lugar de Lamas, c.c. Maria Lopes (+ 16-11-1700), filha de Diogo Vaz e de Isabel Gonçalves, esta última filha dos nos. 2 e 3 acima referidos.

Será este Sebastião o mesmo que foi casado com a sua Maria João? Aparentemente seriam contemporâneos.

Com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#112596 | jliberato | 21 fev 2006 22:04 | Em resposta a: #112452

Caro António Fevereiro,
Como sabe que Matias Gonçalves (o seu número 1) era filho de outro Matias Gonçalves e de Isabel Fernandes? No casamento do primeiro, em 03-05-1652, não figuram os nomes dos pais.
Também não percebo como Matias Gonçalves ( nº 4) era também pai de Ana de Almeida.
Quanto ao Sebastião Fernandes nada me permite inferir que o meu e o seu sejam a mesma pessoa. O que não quer dizer que não sejam.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Fins de linha resistentes...Quem sabe, as freiras?

#112721 | victorferreira | 23 fev 2006 09:54 | Em resposta a: #70022

Caríssima!
De fugida, e já que andou a investigar Ferreira d'Aves (atenção à gripe ...), aproveito para lhe por uma questão.
Tenho a referência a duas "jovencitas" que pelos princípios de seiscentos foram mandadas para o Convento de Ferreira. O pai é um dos meus fins de linha resistentes, e nunca me ocorreu pesquisar este possível filão, a saber, o das jovencitas serem sujeitas a uma qualquer espécie de inquirição para entrar para a vida religiosa. Havia disso?
Cumprimentos beirões.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Fins de linha resistentes...Quem sabe, as freiras?

#112723 | Mavasc | 23 fev 2006 10:23 | Em resposta a: #112721

Caríssimo

Qual dos conventos de Ferreira? Ao que parece havia o da Fraga, fundado por um meu tio em sei lá já que grau, Agostinho Nunes de Sousa, cónego da Sé de Viseu, o de Nossa Senhora da Oliva (?) e o do Tojal, ligado ao sobrinho do mesmo cónego, Agostinho Sousa Valente e fundado por um tio/primo , Feliciano de Oliva e Sousa(*c.1579+1659). Pelo que vejo numa separata da revista Beira Alta, o do Tojal era de freiras e destino habitual do mulherio da minha família (livra, ainda bem que nasci uns séculos mais tarde!). Pelas datas as suas "jovencitas" devem ter ido morrer de frio para o Tojal. Julgo que poderá encontrar esse fim de linha por aí!
Cumprimentos beirões e desejos de óptimos resultados

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

'Eina' tantos!

#112731 | victorferreira | 23 fev 2006 11:18 | Em resposta a: #112723

Bem, isso é que deve ter sido um lugar jeitoso para ter conventos: frio e longe.
Caía-se de hipotermia, mais que em tentação.
Não fazia ideia que havia tantos. Sabia era que já desde 1160 há notícias de lá haver pelo menos um mosteiro (não sei se de "-citas" se de "-citos"). Mas isso são outros carvavais.
Bom, sobre se havia inquirições, não sabe não é? Eu também não.
Vou perguntar a um dos nossos ilustres "méisteres".
(ontem vim de Viseu: cada vez gosto mais da santa terrinha)
VF

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#112859 | amtf | 25 fev 2006 00:41 | Em resposta a: #112596

Caro J.Liberato,

1. Na verdade não sei. Limitei-me a transcrever uns apontamentos que há pouco tempo foram-me oferecidos por ter encontrado este seu tópico aqui no Forum.

As pessoas aqui referidas são ascendentes de um parente por afinidade e o autor do estudo é um seu primo que vive há vários anos em Berlim que não conheço pessoalmente.

Não sei quais foram as fontes de sua pesquisa e de que forma estabelece com minúcia as datas de casamento e morte de Matias Gonçalves (n.º 1 na minha mensagem) e a de casamento de seu pai, com o mesmo nome (n.º 2, idem), nem como relaciona um com o outro. Admito que tenha tido acesso a outros fundos documentais já que a pesquisa genealógica não se esgota nos paroquiais.

Segundo este estudo, Matias Gonçalves (n.º 1 na minha mensagem) terá tido de Ana de Almeida, para além da sua Maria Ferreira e, eventualmente, entre outros, a:

- Matias Gonçalves (mais um), c.c. Ferreira de Aves, 10-5-1688, Maria Francisca Carvalho, * Lamas, 4-10-1666, + 7-12-1741, c.g.

2. Receio não ter sido claro quando referi Maria de Almeida. O apontamento não revela quem são seus pais. Diz sòmente que de Sebastião Fernandes teve a Manuel Almeida c.c. Maria Lopes, filha esta de Diogo Vaz, c.c. Isabel Gonçalves, irmã de Matias Gonçalves (n.º 2). Ou seja, sendo Sebastião Fernandes contemporâneo de Isabel e de seu irmão Matias Gonçalves, especulei que o que aqui é identificado fosse o mesmo que o seu ascendente, casado com Maria João, supondo que em lugares que não teriam mais que umas dezenas de habitantes não houvessem dois com o mesmo nome na mesma altura.

Com os meus cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#112979 | jaboo | 26 fev 2006 20:05 | Em resposta a: #61173

Caro JLiberato,

Encontrei recentemente uma antepassada minha chamada Catarina Ferreira, natural de Fontainhas, Viseu, onde deve ter nascido c. 1650-1660. Era filha de André Fernandes e s.m. Inês Ferreira, ambos de Ferreira. O assento não diz que "Ferreira" exactamente. Será que esses "Fontainhas" e "Ferreira" têm algo a ver com "Ferreira de Aves". No caso positivo, tem alguma coisa sobre esses meus Fernandes e Ferreiras?

Desde já um grande bem-haja pela atenção e ajuda.

Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#113300 | jaboo | 03 mar 2006 00:29 | Em resposta a: #61204

Cara Benedita Vasconcelos,

Vendo que andou já a investigar os paroquias pelos lados de "Ferreira de Aves", quem sabe se pode ajudar-me com isso.
Encontrei recentemente uma antepassada minha chamada Catarina Ferreira, natural de Fontainhas, Viseu, onde deve ter nascido c. 1650-1660. Era filha de André Fernandes e s.m. Inês Ferreira, ambos de "Ferreira". O assento não diz de que "Ferreira" exactamente eles eram naturais. Será que esses "Fontainhas" e "Ferreira" têm algo a ver com "Ferreira de Aves". No caso positivo, tem alguma coisa sobre esses meus Fernandes e Ferreiras?

Desde já um grande bem-haja pela atenção e ajuda.

Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#113313 | Mavasc | 03 mar 2006 11:04 | Em resposta a: #113300

Caro João Braz

" Ferreira " é bem provável que seja Ferreira de Aves, encontrei paroquiais que referiam apenas "Ferreira, freguesia de..". Fontainhas é que me escapa, não encontro esse nome no Distrito de Viseu.
Nada tenho com os nomes que indica, mas vem muita informação sobre Ferreira de Aves , nomeadamente Lamas, no Family Search.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#113380 | jaboo | 04 mar 2006 01:32 | Em resposta a: #113313

Cara Benedita,

Afinal, já encontrei "Fontainhas" no "google" ... é uma povoação da freguesia de "Mioma" no concelho de Sátão, não muito distante de Ferreira de Aves. Penso por isso que o "Ferreira" deve realmente ser "Ferreira de Aves".

Mesmo assim, bem-haja pela atenção e rapidez da sua resposta.

Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#113474 | coutinhorebelo | 06 mar 2006 01:55 | Em resposta a: #112979

Caros Confrades,
Relativamente a naturais de Ferreira de Aves, agradecia eventual informação sobre as respectivas famílias de:
1. Reverendo José Bernardo de Magalhães, o qual interveio no baptismo de José Coutinho, filho de Diogo Coutinho e sua mulher Joanna Maria, em 10-6-1760, no lugar do Arcozelo da Torre, Moimenta da Beira;
2. Agueda Ferreira, natural da freguesia de Santo André, do concelho de Ferreira de Aves, moradora que foi no lugar do Prado, Vila da Rua, mãe de Manuel Coutinho, fruto de união com Manuel Coutinho de Albuquerque, morador na Vila da Rua, freguesia de São Pelágio, natural do lugar de Mileu, freguesia de N. Senhor da Corredoura do lugar de Caria, referenciada no matrimónio do seu filho Manuel Coutinho com Joanna de Almeida, filha natural do Pe. João de Almeida, natural do lugar de Barrelas, ocorrido em 13-2-1708 na Vila da Rua.
Cumprimentos,
António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#124441 | jliberato | 07 ago 2006 09:04 | Em resposta a: #112979

Caro JOAO BRAZ,
Muito obrigado pela sua mensagem.
É muito possível que Ferreira se refira realmente a Ferreira de Aves. O meu antepassado que foi casar a Lisboa tenho a ideia que era também mencionado dessa maneira.
Quanto aos nomes que menciona não constam infelizmente da minha base de dados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#283419 | acrebelo | 31 jul 2011 16:00 | Em resposta a: #61268

Cara Confrade Maria Benedita Vasconcelos,

Fiquei deveras surpreendido e entusiasmado com a leitura deste tópico.

Venho ao seu contacto porque me venho dedicando nas poucas horas livres de que disponho a reconstituir a árvore genealógica do meu falecido Pai, Dr. José Coutinho Rebelo, natural do Arcozelo da Torre com ascendência nos Arcozelos, Freixinho, Vila da Rua, Caria, etc.
Nesse âmbito deparei com um trabalho de Jaime Ricardo Teixeira Gouveia dado à estampa na Revista Beira Alta, denominado “ Por e Para um pedaço de céu nas Terras do Demo. Um solicitante nas malhas da inquisição (1679-1686)” que li muito interesse.

Qual não foi o meu espanto, quando verifiquei que o protagonista deste processo Pe. João de Almeida é nada mais nem menos do que o meu 8º avô, o qual fruto da sua união com a Maria Ferreira, dos Arcozelos, teve a Joana de Almeida, a qual veio a casar com Manuel Coutinho, do Mileu (Caria) e daí originou a descendência por via materna até ao meu Pai.
Gostaria de salientar alguns aspectos a este respeito:

1. O referenciado Pe. João de Almeida era também identificado por Pe. João de Almeida e Magalhães e como tal se assinava, conforme certidão de teor dos óbitos instituídos na Capela de Santa Isabel dos Rebelos sita na Igreja de Nossa Senhora de Entre Vinhas dos Arcozelos, de 1684;
2. Segundo menciona aquele autor no seu estudo, o dito Padre residia em 1679 na Quinta do Paço, em Ferreira de Aves.
Esta quinta pertenceu aos senhores de Ferreira de Aves, Lopo Fernandes Pacheco e sua descendência, sendo talvez a casa senhorial mais antiga e importante daquele concelho. O que faria lá o prade investigado para aí residir ? Seria o capelão da famosa Capela de Nª Srª da Ajuda? Amigo ou familiar dos proprietários?
3. O processo de inquisição estudado por aquele autor contém referências biográficas e genealógicas do dito Padre, identificando-se os Pais (Capitão António Ferreira, de Barrelas e Isabel de Almeida, do lugar da Veiga) e mencionando-se que os avós paternos e maternos eram naturais de Viseu.
4. Já este ano, aquele autor publicou a sua tese de dissertação intitulada "Entre o Sagrado e Profano - delitos no confessionário" que ainda não li mas que é o desenvolvimento daquele primeiro trabalho, fruto de aturada investigação na Torre do Tombo.
5. Assim este Pe. João de Almeida Magalhães é irmão da Joana de Almeida Magalhães aqui referida.
6. Tenho um cópia deste trabalho que lhe posso enviar com todo o gosto e aproveitava para solicitar cópias desta separata da Revista Beira Alta - subsídios para um tombo genealógico das Beiras, cujo conteúdo é precioso.

Antecipadamente agradecido, cumprimenta

António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#283425 | guerra1 | 31 jul 2011 17:36 | Em resposta a: #283419

Confrades:procuro origens do casal André Fernandes e esposa Jeronima Rodrigues de Outeiro de Cima,Ferreira de Aves.Casaram cerca ano 1750 e foram Pais de José Fernandes que casou a 16.12.1772 em Romãs,Satão com Eufémia Soeiro natural desse local.Grato por qualquer ajuda.j.guerra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#283430 | guerra1 | 31 jul 2011 20:18 | Em resposta a: #112979

João:veja a minha mensagem de hoje neste tópico acerca de um André Fernandes de Outeiro de Cima ,Ferreira de Aves.Tem algo acerca dele?abraço jg

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#283432 | jaboo | 31 jul 2011 20:29 | Em resposta a: #283430

Caro José,

Infelizmente Ferreira de Aves é uma dessas freguesias que ainda não tive tempo de investigar. Está na "to do list" para uma proxima viagem a Lamego! :) Mas o meu André Fernandes é muito anterior ao seu.

Abr.
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#293790 | acrebelo | 02 jan 2012 11:45 | Em resposta a: #67812

Cara Confrade Benedita de Vasconcelos,

Desculpe a intromissão, mas seria possível informar-me qual o ano da Separata desta Revista Beira Alta?
E já agora pode confirmar se o seu autor é Moreira de Figueiredo? Sobre Almeidas?
É que este Tombo Genealógico das Beiras foi publicado em várias separatas e na Assembleia Distrital de Viseu pediram
-me uma identificação mais precisa.

Antecipadamente agradecido,

Com os melhores cumprimentos e votos de Bom Ano Novo,

António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#293791 | Mavasc | 02 jan 2012 11:56 | Em resposta a: #293790

Caro Confrade António Coutinho Rebelo

O ano da Separata da Revista Beira Alta creio ser 1949, não lhe posso dar a certeza pois tenho-a em Lisboa para onde só irei no final da semana.
Mas o autor é Cristóvão Moreira de Figueiredo e versa sobre Souzas, Almeidas e Moreiras/Rego.
Mas, chegada a Lisboa, irei confirmar a data.

Com os melhores cumprimentos e votos de Bom Ano Novo

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#293793 | acrebelo | 02 jan 2012 12:11 | Em resposta a: #293791

Cara Confrade,

Muito obrigado pela sua ajuda preciosa!!!
Cumprimentos,

António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#339785 | mtfonseca | 20 dez 2013 15:17 | Em resposta a: #283432

boa tarde,
tenho registo de um antepassado meu Manuel da Fonseca, natural do lugar da Cruz, freguesia de N.Sra da Graça, Sátão, filho de Mateus da Fonseca e de sua mulher Isabel Marques. Casou em Ferreira de Aves a 15/2/1708 com Teresa de Sousa, do lugar de Lamas, Ferreira de Aves, filha de Manuel Vaz e de sua mulher Maria Gonçalves.

algum confrade tem informação sobre Fonsecas desta região, por esta altura?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Ferreira de Aves

#346825 | teodosioli | 03 jun 2014 10:42 | Em resposta a: #339785

Manuel da Fonseca - casa a 15 fev 1709 em Ferreira de Aves com Teresa de Sousa. Filho de
Mateus da Fonseca e Isabel Marques, casados a 19 Jun 1673 em Vila de Igreja, Sátão.
Neto paterno de Manuel Vaz e Isabel da Fonseca (filha de Ana da Fonseca), casados em 1637 Mioma, Sátão

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#370112 | IsabelaAfra | 31 mai 2016 01:01 | Em resposta a: #61173

Sou descendente da família Sousa Monteiro do lugar da Veiga - Ferreira D´Aves. Gostava muito de saber sobre a ascendência do meu bisavô que se chamava Henrique de Sousa Monteiro.
Alguém me pode ajudar?
Obrigada.
Isabela

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#372731 | joserocha | 01 ago 2016 01:55 | Em resposta a: #61173

Olá!

Uma parte da minha família é proveniente de Águas Boas (Sátão) e encontrei referência de um antepassado meu de Alvaiázere e que aqui é referido. Trata-se do Sebastião de Carvalho Esquivel que terá nascido por volta de 1620. Tenho apenas o registo de casamento do seu filho: Manuel da Gama e Magalhães Esquivel, filho de Violante de Almeida Magalhães (Torneirós), e que casou com D. Ana de Almeida da vila da Rua.

Se alguém tiver mais dados, isso seria maravilhoso!

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#373158 | acrebelo | 14 ago 2016 18:46 | Em resposta a: #372731

"Meu avô era Sebastião Rebelo de Cáceres e minha avó Joana de Almeida Magalhães, natural do lugar da Veiga, filha do capitão António Ferreira de Almeida e de sua mulher Isabel de Almeida de Magalhães, do mesmo lugar da Veiga; e este António Ferreira, meu bisavô, era filho de Agostinho Domingues, do concelho de Alhais, e esta Isabel de Almeida, minha bisavó, era filha de Ana de Almeida, que veio de Luzindo e que são dos Almeidas, de Torneiros.
O mesmo meu bisavô Capitão António F. de Almeida foi casado duas vezes; teve da 1ª mulher Luiza Fontes, de Barrelas, concelho de Fráguas, uma só filha Luiza Fontes c.c. Domingos Gonçalves, do Vale da Ribeira, concelho de F. de Aves, da qual teve dois filhos, um chamado Domingos Ferreira, que casou em Forles, c.g.
E minha bisavó Isabel de Almeida Magalhães era irmã de Filipa de Almeida, avó de José de Almeida Campos, das Rãs, e do vigário de Barrelas, do Padre Sebastião de Magalhães, que morreu em Povolide, e de Violante de Almeida Magalhães, c.c. Sebastião de Carvalho Esquível, de Alvaiázere; e deste casal nasceu Paulo de Magalhães Esquível e Manuel da Gama, c.c. Maria Cardosa, viúva, natural de Mileu, concelho de Caria.
E a mãe de minha bisavó Isabel de Almeida era filha de minha 3ª avó Ana de Almeida de Torneiros, e meu 3º avô era António Coelho de Campos, natural de Viseu (...)".

Num outro passo deste documento a respeito da Casa de Torneiros, se diz: "(...) e nasceu mais Nicolau do Amaral, que, pelos anos de 1616, era vivo e morava no Ladário, casado com D. Ana de Almeida e depois, em 1668, assistia no lugar da Veiga de Ferreira. Uma sua filha D. Violante de Almeida, casada com um Almoxarife do Duque do Cadaval, da qual teve muitos filhos, alguns dos quais tornaram para as partes de Tancos ou de Alvaiázere e um ou mais para as partes da Lapa; e que pelos anos de 1720 ou de 1730, havia, em Ferreira de Aves, um F. Pais, que usava a caça e que dizia era parente de Torneiros e que, a faltar lá descendência, lhe pertencia o vínculo; e verdade é que o sobredito instituidor, no dito ano de 1668, pouco mais ou menos, diz que, faltando a descendência do legítimo sucessor Manuel de Almeida Botelho, fosse a sucessão a sua prima, a sobredita D. Violante de Almeida, da Veiga de Ferreira (...)".

in Subsídios para um tombo genealógico das Beiras, Revista da Beira Alta

O meu 8º avô paterno era o Pe. João de Almeida Magalhães, irmão da supra citada Joana de Almeida Magalhães, que teve uma filha Joana de Almeida, fruto de união com Maria Ferreira, em Arcozelos, antigo concelho de Caria.

Espero que estes elementos lhe tenham sido úteis!

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#404581 | lelf | 24 jun 2018 22:55 | Em resposta a: #61173

O ramo paterno da minha família é originária de Sátão, mais especificamente da Freguesia de Santo André de Ferreira de Aves. Os antepassados mais antigos de que tenho conhecimento são os meus bisavós: António de Souza Monteiro e Maria José de Souza Figueiredo. Do casamento nasceram 3 filhos: Jayme de Souza Figueiredo, meu avo, nascido em 20/09/1859, Eduardo Augusto de Souza Monteiro, nascido em 1864 e Luiz de Sousa Monteiro, de que desconheço a data de nascimento.
Ficaria grato por qualquer informação relativa a pessoas com estes apelidos e originários do concelho de Sátão

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#404582 | joserocha | 24 jun 2018 23:12 | Em resposta a: #404581

O registo deles está aqui, veja página 33: https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1171765

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#405393 | lelf | 14 jul 2018 23:11 | Em resposta a: #404582

Obrigado pela ajuda, que foi preciosa. Um abraço,
Luis Figueiredo

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#405490 | anasalmeid | 17 jul 2018 15:19 | Em resposta a: #67702

Caros Confrades:
Peço desculpa pela minha intromissão na conversa, mas o tópico despertou a minha atenção, dado que partilho alguns antepassados com gentes de Ferreira d'Aves (nomeadamente, de Carvalhal e Casfreires). Também tenho procurado por antepassados de um Bisavô - Duarte de Sá Costa e Figueiredo - nascido em Barrelas no séc. XIX (atual Vila Nova de Paiva) e primo de um outro ramo familiar "Sá Marques de Figueiredo", com raízes naquela freguesia.
Pelo que pude apurar, os pais do meu Bisavô eram António de Sá Costa cc. Maria de Almeida.
Tendo em conta o parentesco com o ramo "Sá Marques de Figueiredo", consegui chegar a um tronco comum - Teodoro de Figueiredo de Albuquerque Machado cc. Ana de Sá e moradores na Quinta do Paço, em Ferreira d'Aves.
A minha pesquisa não consegue ir mais além, faltando-me o elemento de ligação com o meu trisavô António de Sá Costa.
Se alguém me puder indicar novos elementos acerca deste assunto, agradeço.
Contacto através de email: absalves2742@gmail.com

Cumprimentos.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#405579 | lelf | 19 jul 2018 23:10 | Em resposta a: #370112

Olá, Isabela. Estou 2 anos atrasado na resposta à sua pergunta, mas pode ser que ainda lhe seja de alguma utilidade. A família do meu pai era de Ferreira de Aves por intermédio de meu avô, Jaime de Sousa Figueiredo, único de 11 irmãos que adotou este apelido. Os restantes 10 adotaram o apelido Sousa Monteiro: Mª Luisa-1851-?, Mª Albina-1853-?, José-1856-?, Henrique-1857-?, Joana-1859-?, Joaquina-1861-1861, Amélia-1862-1958, Eduardo-1864-1965, António-1867-1894 e Tibúrcia-1868-1952.O seu bisavô teria casado em 1895 com Adelina (penso que teria casado 2ª vez) e teve 8 filhos (naquela altura não havia problemas demográficos!):Romeu, Berta, Lázaro, Otelo, Julieta, Eduarda, Judite e Joaquim. Desconheço a data do falecimento. Na "Gr. Enc. Port. e Bras." consta ter sido Coronel do Exército e ter participado em campanhas em Moçambique. Teria tido participação política ativa após a imlantação da República, escrevendo para jornais, fazendo parte de várias comissões políticas e chegando a ser eleito Deputado. Aparentemente ainda somos primos. Fico ao seu dispor.

Resposta

Link directo:

Apelido "Almeida" e "Figueiredo"

#406592 | anasalmeid | 19 ago 2018 18:51 | Em resposta a: #61173

As minhas saudações:

Tenho lido e relido as contribuições neste tópico, na esperança de encontrar alguns familiares. A minha procura centra-se em ligações entre António de Sá Costa e Figueiredo (de Barrelas, atualmente Vila Nova de Paiva) falecido em 1844, casado com Maria de Almeida - esta, penso, seria dos "Almeida" do Carvalhal Ferreira d'Aves, pois encontro muitos registos com o mesmo apelido naquela localidade. Verifiquei que havia cruzamento entre estas famílias através do casamento.
Aquele meu 4.º Avô António de Sá Costa e Figueiredo teve um irmão (creio eu...) que foi Padre em Barrelas, nos meados do séc. XIX - Manuel de Sá Costa e Figueiredo (como se constata através dos muitos registos paroquiais da época).
Agradeço qualquer informação sobre estas pessoas ou familiares.
Cumprimentos.
Ana Sá Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#406636 | lelf | 20 ago 2018 22:00 | Em resposta a: #406592

Olá
Creio não poder dar-lhe grande ajuda. Pelo que me tenho apercebido, Figueiredo é um apelido extremamente frequente, e não só no concelho de Sátão, de onde são os meus avós, mas de toda a Beira alta e, se calhar, não só. Provavelmente haverá um antepassado comum, mas muito, muito antigo. Quanto a Almeida, pelo contrário, não tenho encontrado muitos nos registos de batismo de Ferreira de Aves.
Boa sorte para as suas pesquisas.
Luis Figueiredo

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#406637 | anasalmeid | 20 ago 2018 22:55 | Em resposta a: #406636

Caro Luís Figueiredo

Agradeço a sua atenção. Vou continuando a procurar e a cruzar estas e outras informações que apareçam neste tópico.
Obrigada.
Cumprimentos.
Ana Sá

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#443541 | JoãoGaspar | 08 out 2022 19:52 | Em resposta a: #61173

Procuro ajuda em Vila Boa de Ferreira de Aves, em Lopes Pinto e Fernandes, a saber:

05.Maio.1743
Casaram
Sebastião Rodrigues Pinto cc Eufrásia Maria da Costa
ele filho de:
António Lopes Pinto cc Ana Lopes
ja defuntos
natural e baptizado na freg. de Sto Andre Ferreira de Aves
ela filha de
António Francisco cc Isabel da Costa
ele ja defunto
naturais e bapt. desta freg. de Ribeira Branca ,Torres Novas e onde casaram
tt: Pe Manuel Baptista da Silva, Pe Manuel de Oliveira e Silva,
António Lopes, Dionisio Alvares Ribeiro
Pe Dionisio Lopes Pereira
PT-TT-PRQ-PTNV11-002-00003_m0052.tif

Vila Boa - Santo André - Ferreira d’Aves
15.Janeiro.1717
Sebastião Roiz Pinto
filho de
António Lopes Pinto cc Ana Lopes
pp Manuel de Almeida e Maria Lopes
Pe Cura João de Santiago
PT-ADVIS-PRQ-PSAT03-001-0005_m0169.tif

16.Fevereiro.1705
António Lopes Pinto cc Ana Lopes
ele filho de
Francisco João Pinto, ja defunto cc Isabel Fernandes
da Quinta da Campina , Freg. de Nª Sr-ª da Graça de Sezures- Penalva do Castelo
ela filha de
António Lopes cc Ana Joam
ja defuntos de Vila Boa
tt Pe Manuel Gomes e Domingos Gomes São Cristóvão
Paulo Fernandes, e Bento solteiro de Vila Boa
Pe Cura Manuel Monteiro
PT-ADVIS-PRQ-PST03-002-0001_m0051.tif

Cumprimentos
João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#443568 | lelf | 10 out 2022 10:33 | Em resposta a: #61173

Bom dia, "Jliberato". Se tiver acesso à plataforma da "Family Search", experimente pesquisar este endereço: https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/KJPC-FRR. Deverá encontrar uma sequência de gerações em que a última será a de Mathias Gonçalves e Domingas Gonçalves. Clique em Mathias Gonçalves. Na janela que se abre, clique em Pessoa. Na nova "página", verá em cima, à direita, uma espécie de seta com a seguinte informação: "Ver meu parentesco". Se fôr seu parente, verá os passos até ele. Boa viagem (no tempo).
Um abraço,
Luis Figueiredo

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#443590 | jaboo | 11 out 2022 00:49 | Em resposta a: #443568

Caro Luis Figueiredo,

Somos parentes afastados pois o seu ramo "Monteiro Sousa" descende dos meus antepassados "João Monteiro e Maria Ferreira" (meus nonos avás). Queria fazer uma correcão no seu site do familiy search pois o nosso antepassado João Monteiro era filho natural do licenciado Nuno (e não Bartolomeu) Pais de Carvalho (casado e morador em Trancoso) e de Maria Monteira, solteira; neto paterno de Gonçalo Pais de Carvalho, Fidalgo da Casa Real, Escrivão da Câmara e Almotaçaria no concelho de Ferreira de Aves, natural de Torrão (Alentejo) e de sua mulher Marta de Morais, da quinta de Lamas, Ferreira de Aves. Neto materno de Pedro Vaz (falecido em 1/2/1617) e de sua mulher Anastasia Nunes.

Veja a minha arvore em

https://geneall.net/pt/nome/4116610/joao-monteiro/

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#443614 | jliberato | 11 out 2022 22:51 | Em resposta a: #443568

Caro Luís Figueiredo,
Muito obrigado pela sua sugestão.
Estive a ver o assunto pois não estudava Ferreira de Aves há muito tempo.
O casamento de Matias Gonçalves e Ana de Almeida ocorre em Ferreira de Aves aos 3-05-1652. Fui ver o assento. Acontece que tal assento não contem o nome dos pais.
Pelo que tenho as maiores dúvidas sobre a opção do Family Search. Não digo que esteja errado.
Mas como não mencionam fontes, não costumo considerar na minha genealogia casos destes que não consigo confirmar.
Muito grato pelo seu alerta.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Famílias de Ferreira de Aves

#443628 | lelf | 12 out 2022 09:13 | Em resposta a: #443614

Bom dia, JLiberato
Experimente consultar este registo:
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1212451
PT-ADVIS-PRQ-PSAT03-004-0002_m0107.tif
É o penúltimo da página da direita
Cumprimentos,
Luis Figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 03:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen