Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Regiões

Portalegre

#6133 | MigueldCT | 21 jun 2001 20:46

Alguém sabe quem era o Senhor de Mira à volta de 1400?
E o Alcáide Mór de Portalegre e de Faro pela mesma altura?
Segundo a informação de que disponho, seria Fernão Tavares, estará correcta?
Procurei nos títulos e não encontrei nada referente a Senhores de Mira, nem Alcáides de Portalegre, só me aparece Nuno Barreto - Morgado da Quarteira(...).
Se alguem tiver alguma informação sobre os Tavares, na altura do povoamento dos Açores, eu agradecia, pois descendo por varonia de Rui Tavares(EFCR em 1499), filho de Fernão Anes Tavares, "ao que parece" filho do tal Fernão Tavares, a confirmar-se, meu 15º avô por varonia.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre

#6136 | alentejo | 21 jun 2001 21:19 | Em resposta a: #6133

As Alcaidarias-Mores de Portalegre e Assumar foram retiradas a Gonçalo Tavares por D. João II, dando-lhe o senhorio de Mira e a décima do Pescado de Aveiro (ainda que Diogo do Couto afirme que foram retiradas a um filho deste, chamado Belchior de Sousa Tavares). Este Gonçalo era filho de Pedro Tavares, neto de Gonçalo Tavares e bisneto de Martim Gonçalves de Tavares, que viveu no reinado de D. Fernando. Parece-me que não houve nenhum Alcaide-Mor de Portalegre chamado Fernão.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre

#6142 | MigueldCT | 21 jun 2001 23:45 | Em resposta a: #6136

Agradeço a sua pronta e esclarecida resposta.

As fontes de que disponho são as seguintes:
O original da carta de armas de Ruy Tavares (2/12/1534)- que pertence ao meu pai- e o estudo feito para ser públicado no Anuário da Nobreza.
A primeira diz o seguinte: "(...)pela qual prova ele suplicante que descende por linha dereita masculina dos tavares como filho legítimo que he de fernã annes tavares e neto de fernã tavares de portalegre que foi do tronco desta geraçã dos tavares e fidalgo honrado e que de dereito as suas armas lhe pertemcem(...)";
A segunda, passo a sitar:
"Rui Tavares(...) era filho de Fernão Anes Tavares, que passou de Portugal à ilha da Madeira, onde casou com Isabel Gonçalves de Morais, e, de lá, a S.Miguel, onde se instaloucom dadas de terras, na (...), sendo, ao que parece, filho de Fernão Tavares, Sr de Mira e Alcáide mór de Portalegre e de Faro."
Esta ultima informação, depois de confrontada com a primeira e com a sua, leva-me a crer que este Fernã Tavares de que se fala não seria então o Alcáide, nem o senhor de Mira.
Deverá haver algum erro: ou não se chamava Fernão Tavares, ou não tinha os cargos referidos!?
Tem alguma sujestão para eu fazer a confirmação do que procuro?
Obrigado

Resposta

Link directo:

Portalegre

#6143 | MigueldCT | 22 jun 2001 00:39 | Em resposta a: #6133

Pelas minas contas, se Rui Tavares foi cavaleiro fidalgo da casa real em 1499 (reinado de D.Manuel I), devendo ter uns 18 anos, deverá ter nascido por volta de 1480. O seu pai, deverá ser de 1450/60 e o seu avô de 1430/40. Para este avô ser Alcáide de alguma coisa deveria ter uns 30 anos, pelo menos; devemos estar a falar de 1460/70 ou mesmo depois, ou seja, reinados de D. Afonso V e de D.João II.
Se assim for, pode muito bem o tal Fernão não ser Fernão mas Gonçalo - nome de um dos dois irmãos de Rui Tavares: Gonçalo e Henrique- e ter havido alguma confusão de nomes que se perpetuou.
Pode também o Fernão ser irmão do referido Belchior?
Como verificar isto?

Resposta

Link directo:

Portalegre

#6144 | MigueldCT | 22 jun 2001 00:43 | Em resposta a: #6133

Pelas minas contas, se Rui Tavares foi cavaleiro fidalgo da casa real em 1499 (reinado de D.Manuel I), devendo ter uns 18 anos, deverá ter nascido por volta de 1480. O seu pai, deverá ser de 1450/60 e o seu avô de 1430/40. Para este avô ser Alcáide de alguma coisa deveria ter uns 30 anos, pelo menos; devemos estar a falar de 1460/70 ou mesmo depois, ou seja, reinados de D. Afonso V e de D.João II.
Se assim for, pode muito bem o tal Fernão não ser Fernão mas Gonçalo - nome de um dos dois irmãos de Rui Tavares: Gonçalo e Henrique- e ter havido alguma confusão de nomes que se perpetuou.
Pode também o Fernão ser irmão do referido Belchior?
Como verificar isto?

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre

#6145 | alentejo | 22 jun 2001 01:01 | Em resposta a: #6142

Caro Miguel,

Procurar Tavares, dos ramos que não estão estudados, na região de Portalegre nessa época é bastante complicado. A documentação conventual não abunda, na Provedoria também não acredito que encontre alguma coisa, está toda tratada e não me lembro de ter lá encontrado um Fernão Tavares.
Nesta família houve um bom genealogista, Xisto Tavares, que floresceu no séc. XVI, autor dum título de Tavares de que existe cópia na Biblioteca NAcional (Cod. 6826). Diogo Gonçalves de Tavares, Comendador de São Vicente da Beira, filho de Gonçalo Esteves de TAvares, Alcaide-Mor de Portalegre, deixou descendência.
Aconselho-o também a "espreitar" as Chancelarias, por vezes resolvem-nos problemas de filiações.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre

#6146 | MigueldCT | 22 jun 2001 01:10 | Em resposta a: #6145

Caro Nuno Borrego,
muito obrigado pelas informações!
Cumprimentos,
Miguel do Canto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre

#142049 | gmg | 28 jan 2007 12:57 | Em resposta a: #6133

Veja o tópico "Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão"?.

Obrigado e cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen