Mimosos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Cargos

Mimosos

#61694 | manuel cardoso | 01 abr 2004 14:43

só hoje descobri este forum. Foi com surpresa e com satisfação que reparei neste interesse pela família MIMOSO, de que faço também parte pelo lado de minha mãe, Emília Branca Justo Mascarenhas Mimoso Serra, filha de Eduardo José Mimoso Serra e de Maria da Encarnação Justo. O general Jacques Filipe Nogueira Mimoso foi meu tetravô. Se puder ser útil a alguem, disponham.

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#61695 | camisao65 | 01 abr 2004 14:54 | Em resposta a: #61694

Caro Manuel Cardoso,

Se pesquisar na BD em Mimoso, vai ter uma grande supresa, sem dúvida!
E mais, julgo que o nosso confrade e meu parente, Rui Pereira, descendente de Mimosos, tal como eu, vai ficar encantado com a sua presença neste Forum.

Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#61696 | artur41 | 01 abr 2004 15:09 | Em resposta a: #61695

Caro Manuel Cardoso,


Sou primo do Luís e parente (primo afastado) do Rui. Também me coloco à disposição.

Seja bem vindo!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#61736 | rmfrp | 01 abr 2004 22:46 | Em resposta a: #61694

Caro Manuel Cardoso:

Em primeiro lugar faço minhas as palavras dos nossos Parentes Luís e Artur, e dou-lhe as boas vindas ao Fórum do Genea Portugal.

Há já alguns anos que a nossa parente Maria Manuela Pereira e eu próprio, descendentes do Sargento-Mor Manuel Joaquim Nogueira Mimoso (irmão mais velho do General Jaques Filipe), iniciámos o estudo dos Mimosos de Tânger e do ramo Nogueira Mimoso em particular. Na base de dados do GP poderá consultar a nossa ascendência comum tanto dos Mimosos como de outros ramos. Neste mesmo Fórum encontrámos outros parentes, nomeadamente Luís Camizão e Artur Camisão Soares, descendentes do ramo de D. Bárbara Joaquina de Sequeira Mimoso (tia-avó de Jaques Filipe).

As indicações que dá relativamente à sua família próxima levam-me a concluir que será trineto de Vicente de Carvalho e Serra e de D. Maria Antónia Benedita Nogueira Mimoso. Tenho muito interesse em todos os esclarecimentos que possa prestar relativamente ao seu ramo, nomeadamente o seu parentesco com os Capitães Vicente Emiliano Mimoso Serra (seu bisavô?) e Eduardo Augusto Mascarenhas Mimoso Serra (primo direito do seu avô?), referidos na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

Terei também muito gosto em discutir outras famílias algarvias de que eventualmente descenda, pois tenho diversos ramos de ascendência algarvia para além dos Mimosos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#61768 | manuel cardoso | 02 abr 2004 11:43 | Em resposta a: #61736

O Vicente Emiliano era de facto meu bisavô e Eduardo era meu avô, que ainda conheci. Foi este último o autor dos mimosos da GEPB. Este último casou com Maria da Encarnação Justo, retratada e com genealogia publicada num artigo da Raízes e Memórias da autoria do Dr. Carlos Ary dos Santos, intitulado Lemos de Gondelim. Tenho também muitos apontamentos sobre a minha família do Algarve e logo que me seja possível dar-lhes uma vista de olhos (estou neste momento com uma aflitiva falta de tempo por motivos académicos) vou-lhe dar conta e aos restantes amigos do forum de quais linhas se trata. Foi um estudo que fiz há já uma vintena de anos na Torre do Tombo e em que fui orientado pelo Dr. Carlos Ary dos Santos e que foi interessantíssimo. O Vicente Emiliano Mimoso Serra está enterrado em Mirandela, onde morreu, e o seu Serra é dos Serras da Lousã.
Cumprimentos a todos os confrades deste forum (e parentes, pelos vistos!!!!),
manuel Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#61941 | rmfrp | 04 abr 2004 21:13 | Em resposta a: #61768

Caro Manuel Cardoso:

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Como imaginará, tenho o maior interesse no seu estudo, pelo que ficarei a aguardar novidades.

Consultei em tempos, no Arquivo Histórico Militar, o processo do seu bisavô Vicente Emiliano, e nele encontrei o nome da esposa, D. Emília da Conceição Lopes Mascarenhas. O nome desta senhora faz-me suspeitar que pudesse ser também minha parente, mas não disponho de dados que me permitam confirmar ou desmentir esta suspeita. Poderia indicar-me qual a naturalidade e filiação de D. Emília da Conceição?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mimoso

#61966 | manuel cardoso | 05 abr 2004 09:00 | Em resposta a: #61941

D.Emília da Conceição Lopes Mascarenhas n.12-12-1885 e foi b.2-1-56 em Tavira, Sto.Estêxão, filha de Pedro António Lopes Mascarenhas (n.Tavira,Santiago,29-9-1825 e b.6-10) c.c.11-2-1852 em Sto.Estêvão ,D.Teresa de Jesus de Mendonça(n.Sto.Estêvão de Tavira 26-12-1827), np de José Lopes Mascarenhas, Alferes de orednanças,n.18-12-1804b.30Conceição de Tavira, c.c.D.Maria das Dores da Apresentação,n.26-10-1804,b.2-11 em Moncarapacho na Ig. de NªSªda Graça, e n.m. de Manuel Henrique c.c. a 18-7-1804,Sto.Estêvão, Catarina Teresa.
Tenho tb ascendentes destes avós, se estiver interessado.
cmps, manuel cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Mimoso

#62072 | rmfrp | 06 abr 2004 23:42 | Em resposta a: #61966

Caro Manuel Cardoso:

Muito obrigado uma vez mais pelas informações que disponibilizou. Estou de facto interessado nas continuações das ascendências.

Mantém-se a dúvida que anteriormente referi quanto aos Mascarenhas, pois não conhecia a linha que agora indicou. Nos séculos XVII-XVIII houve em Castro Marim dois ramos Lopes Mascarenhas, curiosamente sem que entre eles esteja documentado parentesco por qualquer dos dois apelidos. Seria o Alferes José Lopes Mascarenhas descendente de um desses dois ramos?

Melhores cumprimentos do parente,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Cardosos em Rio Grande do Sul

#62086 | manuel cardoso | 07 abr 2004 10:14 | Em resposta a: #62072

O alferes José Lopes Mascarenhas(*18-12-1804 b.30 Conceição de Tavira) era filho de José Lopes, Capitão, *6-1-1768 b. em casa 15-1, viveu no sítio do Morgadinho em cartro Marim. Este Capitão José Lopes casou duas vêzes: a primeira com Maria Bernarda (smn) e a segunda, em Cacela, na ermida de Sta.Rita, sítio dos Pés da Serra, 8-2-1804, com D.Antónia Maria Ribeiro, b.12-7-1773 em Cacela. O cap+itão José Lopes era filho de Manuel de Horta Galrrito(*4-9-1730 Castro Marim)cc Isabel Maria Travassos da Fonseca, np de José Lopes Mascarenhas (que casou duas vêzes)*25-3-1696 Castro Marim e de Maria Valente de Almeida *23-1-1713 Castro Marim) nm de Lourenço João Travassos, tenente, n.Tavira, cc 16-8-1729 Castro marim c. Maria Correia Nunes *Castro Marim 25-2-1708.
O José lopes Mascarenhas pai de Manuel de Horta tb usou o nome de José Lopes Mateus em pelo menos um dos assentos. O seu segundo casamento foi a 12-5-1732 com Ana Maria Loba, viúva. Ele era filho de João Vieira Mascarenhas m. 2-1-1724 em Castro Marim e de sm Catarina Bárbara m.29-1-1729 em Castro Marim. A maioria das vêzes este João Vieira assinava sem o Mascarenhas.
Se precisar de mais alguns apontamentos, diga-me sff. Manuel Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Lopes Mascarenhas - Castro Marim

#62127 | rmfrp | 07 abr 2004 20:53 | Em resposta a: #62086

Caro Manuel Cardoso:

Com as novas informações que agora me enviou, já me é possível verificar a ligação de que suspeitava relativamente aos Lopes Mascarenhas. E encontramos mais um parentesco, desta vez pelos Travassos de Tânger/Tavira, como foi referido pela Maria Manuela na mensagem que lhe dirigiu. É para nós um mistério a origem do apelido Fonseca usado por duas das filhas de Lourenço João Travassos, uma das quais a sua antepassada.

José Lopes Mascarenhas faleceu em Castro Marim sendo sepultado a 11.07.1766, tendo casado pela terceira vez (Castro Marim 27.07.1740) com Isabel de Figueiredo. Deste terceiro casamento nasceu pelo menos uma filha, Ana, a 08.05.1750. A segunda esposa de José, Ana Maria Lobo, era irmã do nosso antepassado comum Cap. Jerónimo Borges Lobo. Ana Maria nasceu em Faro (Sé) a 03.12.1701 tendo casado primeira vez a 14.04.1723 com Domingos Revez.

É interessante notar que José Lopes Mascarenhas tinha uma irmã chamada D. Isabel Vieira de Figueiredo Mascarenhas, o que sugere uma ligação aos Figueiredo Mascarenhas de Faro, dos quais existia em Castro Marim um outro ramo na mesma época, o da nossa ascendência comum.

Por outro lado, como referi na minha mensagem de ontem, existiu uma segunda família em Castro Marim onde foram usados os apelidos "Lopes Mascarenhas", de quem descendo através de D. Catarina Cândida Mascarenhas, esposa de Manuel Joaquim Nogueira Mimoso. A ligação Lopes-Mascarenhas desta família estabeleceu-se pelo casamento de José Rodrigues Mascarenhas e Catarina Lopes em 1726.

Melhores cumprimentos do parente,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos em Rio Grande do Sul

#62139 | abivar | 08 abr 2004 00:36 | Em resposta a: #62086

Meu Caro Manel:

Há quanto tempo que não nos vemos! Acho que desde que fui fazer aquela conferência a Macedo de Cavaleiros acerca da minha viagem à Polónia (há mais de vinte anos!!!). Que é feito de ti? lembro-me do teu interesse pela genealogia e da tua ascendência algarvia, mas nessa altura eu ainda estava muito "verde" nestes assuntos... Quem sabe se não encontraremos também ramos comuns! (o que eu tenho da minha árvore de costados já está quase tudo aqui na BD).

Saudades à família e um grande abraço do

Tó Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Lopes Mascarenhas - Castro Marim

#62162 | manuel cardoso | 08 abr 2004 11:51 | Em resposta a: #62127

Caro Rui Pereira
Ainda bem que lhe foram úteis os meus apontamentos. Tenho pena de nada poder acrescentar por agora ao que me disse na última nota. Entretanto dei mais umas indicações numa mensagem para a Maria Manuela.
Mts Cmps,
manuel cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos em Rio Grande do Sul

#62165 | manuel cardoso | 08 abr 2004 11:54 | Em resposta a: #62139

Caríssimo Tó Bivar! Que saudades! Quando é que, meu amigo, queres fazer nova incursão por terras transmontanas? Que boa surpresa esta de te vir aqui a encontrar!
Grandecíssimo abraço, manel

Resposta

Link directo:

RE: Cardosos em Rio Grande do Sul

#62200 | abivar | 08 abr 2004 19:49 | Em resposta a: #62165

Meu Caro:

Aqui vai o meu mail para podermos comunicar mais facilmente e me avisares quando vieres a Lisboa (farei o mesmo quando for aí acima mas tens de me mandar as tuas "coordenadas"):

abivar arroba sapo ponto pt

Mais um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70375 | | 27 jul 2004 15:53 | Em resposta a: #61694

Caro Manuel,
Tenho andado exactamente à procura dos Mimoso Serra porque sou bisneta de Teresa Benedita Nogueira Mimoso Serra e tetraneta do general Jaques Nogueira Mimoso. Tenho muita informação sobre antepassados do general e descendentes pela minha bisavó mas nada pelo lado dos irmãos da minha bisavó - tanto quanto sei, houve um Jacques Filipe Nogueira Mimoso Serra, uma Maria Angelina Nogueira Mimoso Serra e um Vicente Emiliano Nogueira Mimoso Serra. Também não sei antecedentes de Vicente Carvalho e Serra que casou com a minha bisavó.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70376 | | 27 jul 2004 16:03 | Em resposta a: #61736

Caros descendentes dos Mimosos,
Cheguei tarde mas cá estou. Sou tetraneta de Jaques Filipe Nogueira Mimoso, trineta de Maria Antónia Nogueira Mimoso Serra, bisneta de Teresa Benedita Nogueira Mimoso Serra e assim por diante. Tenho informações sobre antepassados e descendentes do general mas faltam-me alguns elementos, por exemplo em relação à mulher, Teresa Benedita Vieira e aos ramos Mimoso Serra e Mimoso Guerra.
Não sei se repararam mas o general Jaques não consta do GP como irmão mais novo do vosso antepassado.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

mimosos

#70377 | manuel cardoso | 27 jul 2004 16:05 | Em resposta a: #70375

cara Zé:
Hoje não me é possível mas logo que tenha em mãos os meus apontamentos terei todo o gosto em lhe enviar o máximo que eu puder sobre os Mimoso Serra. Parto do princípio que sobre antepassados do Jacques Filipe estamos conversados. Incidirei nos Serra, que são dos Serra, da Lousã, e nos mais recentes que são descendentes do Vicente Emiliano. Até breve, manuel

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70380 | camisao65 | 27 jul 2004 16:19 | Em resposta a: #70376

Cara Zé,

Seja bem vinda.
É sempre um prazer, descobrir um Parente, neste caso uma Parente, e descendente de Jaques Filipe Nogueira Mimoso, o qual era sobrinho neto da minha quinta avó, Bárbara Joaquina de Sequeira Mimoso, que casou com José António Pereira de Araújo e Sousa, como pode verificar aqui:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=38770


Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70381 | artur41 | 27 jul 2004 16:27 | Em resposta a: #70376

Cara Zé,


Se lhe puder ser útil, diga-me.

Aliás, ocorre-me uma ideia: e se houvesse um "encontro" de Mimosos? Tenho a impressão que seria agradabilíssimo e produtivo!


Meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70383 | | 27 jul 2004 16:39 | Em resposta a: #70380

Caro Luís,

Já tinha "apanhado" a sua quinta avó. O marido era major, capitão do regimento de artilharia do Algarve em 1799. Tiveram uma filha, Joana, cujo padrinho de baptismo foi o tio António José Nogueira Mimoso, pai do Jacques. Um Lázaro Landeiro Camisão casado com Francisca Xavier de Araújo e Sousa é vosso antepassado? Podem dar-me informação sobre a descendência? Emperrei aí.
Obrigada e cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70384 | | 27 jul 2004 16:44 | Em resposta a: #70381

Caro Artur,
Tudo o que souber dos seus antepassados até entroncarem com os Mimoso seria óptimo. Não sei se sabe alguma coisa sobre uns Mimoso do Algarve - Francisco Mimoso, Cesaltina Mimoso - relacionados com Braz Rolo e Lobo Salema. Não encontro ligação mas deve existir porque os Mimoso são quase todos do Algarve, Alentejo e Norte de África.
Encontro dos Mimoso? Tudo bem mas devemos ser muitos pelo que tenho visto. O meu ramo vai ter aos Mascarenhas do século XIV!!!

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70385 | camisao65 | 27 jul 2004 16:45 | Em resposta a: #70383

Cara Zé,

Esse Lázaro Moreira Landeiro Camisão, é meu quarto-avô.

Fica aqui a descendência:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=197467
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192359
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192357
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192355
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192353

Renovados cumprimentos

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70387 | | 27 jul 2004 16:49 | Em resposta a: #70385

Obrigada, se precisar de alguma coisa diga, mas eu ainda não estou tão evoluída a ponto de ter árvore genealógica, está tudo apontado à mão mas tenho um primo João Maia que está na Nigéria a trabalhar e se entretem com Ancestry.com e descobriu montes de coisas. Gostaria muito com certeza que lhe enviassem os vossos elementos. Tem uma página no site.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70388 | | 27 jul 2004 16:53 | Em resposta a: #70377

Caro Manuel,
Agradeço e se quiser informação sobre descendentes de Jacques até hoje é só dizer. Quanto aos antepassados de Jaques e do irmão, consegui chegar ao séc. XIV. Conseguiu recuar mais?
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70393 | artur41 | 27 jul 2004 17:07 | Em resposta a: #70385

Cara Zé,


O Lázaro Moreira Landeiro Camisão, que refere, é meu quinto-avô.

Eu descendo de Lázaro Pereira Camisão (meu bisavô e irmão do meu tio Gonçalo). Ele casou com Brites de Almeida, natural de Lagoa. Sua filha Maria de Assunção, minha avó, casou com Artur Soares: de cujo casamento veio a nascer Miguel, meu pai!

Estou a ultimar as coisas para enviar esta minha ascendência para a B.D. do Genea.


Renovados cumprimentos

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70396 | artur41 | 27 jul 2004 17:18 | Em resposta a: #70384

Cara Zé,


Seria interessante reunir uma série de descendentes desses nossos antepassados. "Outros" o fizeram: os resultados foram muito satisfatórios nos casos que conheço, claro está!


Cumprimentos

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70411 | | 27 jul 2004 18:57 | Em resposta a: #70393

Obrigada, fico à espera da BD
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70412 | | 27 jul 2004 18:59 | Em resposta a: #70396

É tudo uma questão de organização. Vamos a isso?

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70414 | artur41 | 27 jul 2004 19:08 | Em resposta a: #70412

Vamos a isso. Proponho que se vá pensando no assunto, falando com familiares, e apontemos para Outubro/Novembro por causa das férias. O que acha?

Deixo aqui o meu e-mail: arturcamisaoarrobanetcabopontopt


Artur

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70421 | | 27 jul 2004 20:07 | Em resposta a: #70414

Apontado

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70425 | rmfrp | 27 jul 2004 20:49 | Em resposta a: #70376

Cara Zé:

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar também as boas vindas a este Fórum.

Como já será do seu conhecimento, os ramos da nossa ascendência comum pelos Nogueira Mimoso foram estudados há cerca de três anos pela Maria Manuela Pereira e por mim próprio. O resultado dessas investigações encontra-se aqui na base de dados do Genea Portugal e inclui, por exemplo, o ramo Mascarenhas a que fez referência.

De facto, o seu antepassado (e meu tio) Jaques Filipe Nogueira Mimoso ainda não está na base de dados. As informações que enviámos (em 2001) correspondiam apenas à nossa ascendência directa. A pesquisa de colaterais não parou desde então. Sabemos agora que António José Nogueira Mimoso e D. Maria Antónia Lampreia de Figueiredo tiveram nove filhos, pelo menos três dos quais com descendência: Manuel Joaquim (meu sexto avô), Jaques Filipe e ainda D. Mariana Benedita do Vale e Sousa Nogueira Mimoso.

Quanto à sua dúvida relativa a António Nogueira Mimoso Guerra, respondo-lhe no tópico "Mimoso Guerra".

Relativamente às suas dúvidas quanto à família Colaço Mimoso, não a posso esclarecer completamente mas sei que era muito numerosa. A informação que tenho, reunida a partir de diversas fontes, indica que Francisco Xavier Mimoso e D. Catarina Maria Colaço tiveram dez filhos:
- D. Antónia;
- Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca (cas. com D. Leonor de Ornelas Bettencourt e Freitas);
- D. Ana Maria Colaço Mimoso (cas. com Carlos Manuel Nogueira Mimoso);
- Jorge Joaquim Colaço Mimoso;
- José António Mimoso;
- Maria Colaço Mimoso;
- Caetana da Restauração Colaço Mimoso (cas. com António Gomes Lopez Martinez);
- Raimundo;
- D. Maria das Dores Mimoso (cas. com seu tio António Cornélio Colaço);
- D. Joana Maria Colaço Mimoso (cas. com João Jacinto Lopes).

Não poderia terminar esta minha intervenção sem referir que para além do parentesco que nos liga pelos Nogueira Mimoso teremos certamente um outro por via da família Colaço. De facto, apesar de não serem ainda conhecidos todos os detalhes relativos a essa ligação, está perfeitamente estabelecido que os Colaço Mimoso descendem da família Colaço de Sarre, de Castro Marim, a que pertenço por um ramo que se manteve sempre nesta localidade até se ligar aos Nogueira Mimoso no início do século XIX.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

mimosos

#70468 | manuel cardoso | 28 jul 2004 12:19 | Em resposta a: #70388

Cara Zé:
O que me é possível dizer-lhe por agora é o seguinte:
D.Maria Antónia Benedita Nogueira Mimoso,n.Olhão, filha de Jacques Filipe Nogueira Mimoso e de s.m. D.Teresa Benedita Vieira, casou em 27-1-1851 em Santiago, Tavira, com Vicente de Carvalho e Serra, n.25-2-1828 e b. 2-3, na Cruz de Ferro, Lousã, filho de António Carvalho ede D.Clara de Jesus da Serra, ambos da Lousã.
Este casal teve, entre outros, Vicente Emiliano Mimoso Serra, capitão de caçadores, n.19 de Abril de 1853 e b. 7-5 em Santa Maria de Tavira, tendo morrido em Mirandela onde está enterrado, casado em 22-9-1877 em Santiago de Tavira com D.Emília da Conceição Lopes Mascarenhas, n.12-12-1855 b. 2-1-56 em Sto.Estêvão de Tavira, filha de Pedro António Lopes Mascerenhas e de s.m. D.Teresa de Jesus de Mendonça, n.p. José Lopes de Mascerenhas e de sm D.Maria das Dores da Apresentação, n.m. de Manuel Henrique e de Catarina Teresa (tenho mais antepassados desta D.Emília mas penso que não lhe interessam).
Esta D.Emília teve vários irmãos nomeadamente a Tia Felicidade, a Tia Adelina (madrinha de meu avô Eduardo) e a Tia Amélia, casada com o Coronel José da Silva Bandeira, de que não há filhos (ele teve uma filha natural que terá morrido com 10 anos com tuberculose).
Do casamento do Vicente Emiliano e da D.Enília da Conceição houve pelo menos três filhos: a Tia Carolina c.c. Dr.António Augusto de Sousa, cg.; a Tia Berta, cc Dr.Joaquim Ferreira Neves, cg. e o meu avô, Eduardo Augusto de Mascarenhas Mimoso Serra, cc D.Maria da Encarnação Justo.
Destes meus avós houve 5 filhos, sendo a mais velha a minha mãe, que ainda vive, tendo os restantes já morrido.
A minha mãe é Emília Branca Justo de Mascarenhas Serra, n.1917 e cc Manuel José de Sousa Cardoso, cg.
Vicente Emiliano Mimoso Serra, n.1919 m. cc D.Maria Inês Cabral Moncada, cg.
Aida da Conceição Mimoso Serra, n.1921, m. cc Manuel Manso de Brito, cg.
Eduardo Carlos Justo de Mascarenhas Serra, n.1924m.1981, cc Maria Margarida de Teves da Costa Borges, cg.
Francisco Marcelino Justo Serra, n.1933, m 1984, cc Maria Amália Anselmo Ferreira, sg.
Fico a aguardar que me peça os pormenores que achar por bem.
Muitos cumprimentos,
manuel

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70472 | manuel cardoso | 28 jul 2004 12:48 | Em resposta a: #70388

...Continuando:
O António Carvalho n.14.4.1797, filho de José Carvalho e de Maria Joaquina do Carmo Dias, casados em S.Silvestre da Lousã em 9-2-1786.
A D.Clara de Jesus da Serra n.12-3-1800, filha de Joaquim da Serra Cortês, da Favariça (n.27-8-1752, b.2-9) e de sm Inês Maria, do Vale, freguesia de Vilarinho. Neta paterna de José da Serra e de Egina Maria da Piedade, neta materna de Estêvão Lopes e de Florência Maria, bisneta paterna de Luís da Serra e de Francisca Cortês (casados 4-2-1702 na Favariça) e de Francisco Seco e de Catarina Antónia, da Lousã. Este Luís da Serra era filho de António da Serra (n.8-4-1642) e de Luísa Carvalho, sendo o António filho de outro António da Serra e de Maria Simões.
Penso que com estes elementos já poderá compor a árvore de costados até ao século XVI. Se lhe faltarem avós, diga. Há um estudo muito interessante sobre estes Serra da Lousã que sei que há uns anos está para publicação mas que nem os cujos elementos nem o autor posso, de momento, revelar. Concerteza saberá que há ramos com histórias interessantes nesta zona (Lousã), com Serras, Cortês e Almeidas que dariam um filme! Sobretudo pelos contrastes das vidas cruzadas que tiveram entre o atraso enorme que havia ao lado do intelectualmente evoluído que era Coimbra, do "à-parte" que era o Convento de Semide e o Brasil onde os Serra lançaram raízes fecundas e onde chegaram altíssimo na administração e a ser Vice-Rei!
Cmps,
manuel

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70474 | galafura | 28 jul 2004 14:04 | Em resposta a: #70472

Espero que tenha algum interesse esta insignificante informação:

Bernardo Madeira da Costa. Casou com Maria Mimoza, filha herdeira de Lourenço Mimoso, de Linhares da Beira, e de sua mulher D. Isabel Rodrigues de Gouveia. C.g.
Vem no FG, no vol. IV, página 654.

Pedro Amado

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70475 | | 28 jul 2004 14:47 | Em resposta a: #70468

Caro Manuel,
Obrigadíssima, faltava-me a origem dos Serra e ao falar com a minha mãe ela disse-me que o Eduardo Serra não podia ter tido só uma filha porque ela chegou a conhecer quando pequena dois filhos do Eduardo Serra que andavam no Colégio Militar e que ela "meteu a pata na poça" e perguntou se não se podia mascarar também como aqueles meninos.
Se puder dar-me pormenores sobre os seus tios, ainda fica mais completa a minha recolha. Isto é curiosidade baseada no que a minha mãe e a minha avó, irmã do Vicente Emiliano, me contaram. Não tenho qualquer prática de pesquisa genealógica mas agora que comecei estou a achá-la fascinante.
Cumprimentos, Zé

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70476 | | 28 jul 2004 14:51 | Em resposta a: #70472

Enganei-me - o Vicente Emiliano era irmão da minha bisavó.
Já agora sobre o Brasil o irmão da minha avó, Alexandre Mimoso Ruiz também foi para o Brasil e andou envolvido numa guerra dos Atalantes em Santa Catarina onde se notabilizou e deixou descendência importante na zona.
É engraçado como estas linhas se cruzam e entrecruzam - séculos, regiões, pessoas. Dava para um romance.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70478 | | 28 jul 2004 15:03 | Em resposta a: #70472

Adenda
Se quiser informação sobre os descendentes de Teresa Benedita Nogueira Serra, tenho alguma coisa. Sobre o Jacques Filipe sei que morreu sem descendência mas não se chegou a casar. Houve ainda uma Maria Angelina que, com grande escândalo da família, segundo parece, casou com um armador algarvio. Gostava de descobrir coisas sobre ela porque não sei mais nada.

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70481 | camisao65 | 28 jul 2004 15:15 | Em resposta a: #70475

Cara Zé,

Chamo-lhe a atenção, para a resposta do Parente Rui Pereira em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=70426#lista


Cumprimentos

Luis

Resposta

Link directo:

mimosos

#70482 | manuel cardoso | 28 jul 2004 15:21 | Em resposta a: #70478

Cara... prima Zé!:
Este Jacques Filipe de que me fala deve ser irmão da D.Maria Antónia Benedita Nogueira Mimoso, é isso?
Cmps, manuel

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70483 | manuel cardoso | 28 jul 2004 15:28 | Em resposta a: #70478

Cara Zé:
Vivo com a minha família em Trás-os-Montes mas costumo ir com alguma regularidade a Lisboa (onde terei que cumprir uma promessa de aparecer a alguns companheiros deste forum!...) e se me quiser dar o seu e-mail pessoal ou mandar-mo para mcardoso arroba ipb ponto pt, poderei acrescentar alguns apontamentos e pistas genealógicas que achará curiosas.
Cmps., manuel

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70486 | | 28 jul 2004 15:33 | Em resposta a: #70482

Caro...primo Manuel!
O Jacques Filipe de que falo é filho de Maria Antónia, irmão de Teresa Benedita, Vicente Emiliano e Maria Angelina. No caso dele, só sei que não deixou descendência e *15-08-1878.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70487 | | 28 jul 2004 15:35 | Em resposta a: #70483

Combinado

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70488 | | 28 jul 2004 15:38 | Em resposta a: #70481

Obrigada,
É óbvio que ainda tenho prática disto. Tenho que organizar a minha informação mas o fim do ano lectivo não me dá muito tempo.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70507 | marsousa | 28 jul 2004 20:09 | Em resposta a: #70376

Cara Zé

Achei preferível responder neste tópico às questões que me colocou.

Eu sou quinta neta de Manuel Joaquim Nogueira Mimoso, irmão do seu quarto avô Jaques Filipe.

Estou muito satisfeita por ter mais uma Prima no GP e com informações tão importantes sobre os nossos Mimosos. Há bastante tempo que não intervenho no Fórum por manifesta falta de disponibilidade. Tenho estado a assistir com muito interesse à troca de informações nos vários tópicos sobre os Mimosos.

A questão sobre os filhos de Francisco Xavier Mimoso e D. Catarina Maria Colaço já foi respondida pelo Rui Pereira que é o meu filho mais velho e que comigo trabalha no estudo da Genealogia da Família.

Entretanto a Ana Maria Colaço que refere foi casada com Carlos Manuel Nogueira Mimoso, notário, que também é nosso parente.
A nossa avó D. Luísa Teresa Mascarenhas de Figueiredo, casou com um primo, o nosso avô João Lampreia Guerreiro de Figueiredo Mascarenhas de quem teve um filho Gaspar, que deverá ter falecido em criança e cinco filhas, entre as quais a nossa avó D. Maria Antónia Lampreia de Figueiredo. Esta e a irmã gémea Antónia, nascidas a 13 de Junho como era de prever pelo nome, as mais velhas.
João LGFM faleceu ainda antes de completar 29 anos e D. Luísa Teresa casou novamente, agora com Manuel Nogueira Mimoso que veio a ser Sargento-mor em Castro Marim. Teve dois filhos deste casamento: o Capitão Francisco Joaquim Nogueira Mimoso e D. Maria Isabel Nogueira Mimoso, mãe do Carlos Manuel Nogueira Mimoso anteriormente citado

E agora a parte mais interessante. Onde é que o Sarg.-mor Manuel Nogueira Mimoso entronca nos nossos Nogueiras Mimosos? Ele era irmão do nosso avô Dr. António Rodrigues Nogueira Mimoso (médico) e portanto tio do nosso avô António José Nogueira Mimoso que casou com a nossa avó Maria Antónia acima citada. Quer isto dizer que D. Maria Antónia casou com um sobrinho do segundo marido da mãe.

Foi necessário um dote por parte do noivo, que era órfão. O tio Manuel Nogueira Mimoso, à data já casado com a futura sogra de AJNM, e Isabel Josefa Rosa, irmã da mãe de AJNM e viúva de outro irmão do pai contribuiram com 600 mil réis (devia ser alguma coisa em 1776) e vários terrenos e casas em Faro e Tavira.

O padrinho de casamento foi Jacques Philippe de Landerset, também padrinho de todos os filhos do casal menos do último. Como Jacques Philippe de Landerset já tinha falecido, o padrinho foi o filho deste, Joaquim Filipe de Landerset, e a criança foi baptizada com o nome de... Jaques Filipe.

Espero que tenha gostado destas histórias verdadeiras.

Tenho outros dados que lhe interessam (e mais histórias também) e vou procurar responder às suas questões. Mas para responder convenientemente preciso de organizar também as informações que agora colocou. Se ainda está a começar, aconselho que use um programa específico para Genealogia. Eu tenho o PAF 4. Por enquanto vai chegando pois dá para 32000 pessoas e ainda não cheguei às 18000...

Cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70511 | | 29 jul 2004 00:42 | Em resposta a: #70507

Cara Senhora,

Muito obrigada pela sua rápida resposta. Como deve ter reparado pela minha confusão, ainda estou a começar e nem sabia que havia programas próprios para Genealogia. Vou informar-me porque se não me organizo a confusão vai piorar.
Referi a Ana Maria Colaço porque vi que a mencionou como irmã de Caetana da Restauração e esta é Colaço Mimoso, filha de Francisco Xavier e Catarina Colaço. Só conhecia a Caetana, uma Antónia e o Alexandre César Mimoso, 1º visconde de Casa Branca, como filhos desse casal.
Quanto à ligação entre estes e o ramo Nogueira Mimoso, existe tanto quanto sei pelo casamento. Caetana da Restauração casou com António Ruiz Lopez Martinez e a filha, Maria do Carmo Ruiz Mimoso Colaço, casou com Virgolino Colaço Mimoso que, segundo uns apontamentos do meu bisavô, eram primos. O problema é que não tenho dados sobre este Virgolino. O filho deste casal, Alexandre César Mimoso Ruiz, casou com Teresa Benedita Nogueira Mimoso Serra que, segundo os mesmos apontamentos e recordações da minha mãe e da minha avó, eram de certeza absoluta primos. Agora, onde está a ligação? Penso que só pode estar nos filhos de Francisco Xavier Mimoso e Catarina Colaço e respectiva descendência.
Quanto a Teixeira de Aragão, não sei se sabe mas também é da memória familiar que casou terceira vez, após a morte de Helena Emília, com uma Teresa de que terá tido, pelo menos, um filho. Ainda não investiguei o suficiente mas também gostaria de descobrir algo mais.
Vou consultar a resposta do seu filho sobre descendência de Francisco Xavier Mimoso e Catarina Colaço como me indica.
Agradeço muito as suas informações e histórias até porque para nós era um mistério como é que o nome Jaques tinha surgido na família. Houve mais dois que eu saiba - um irmão da minha bisavó, Jaques Filipe Nogueira Mimoso Serra, de que não sei quase nada; um primo da minha bisavó, Jaques Nogueira Mimoso Guerra que viveu apenas uma semana.
Também tenho algumas histórias engraçadas que vêm da minha bisavó Teresa Benedita - sobre tios Aragão e Guerra, sobre o marido monárquico sempre envolvido em eleições na monarquia e conspirações na república.
Fico ao seu dispor e agradeço qualquer informação ou pista que me possa dar.
Cumprimentos,~

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70654 | marsousa | 30 jul 2004 13:28 | Em resposta a: #70511

Cara Zé

Aqui ficam alguns dados sobre os casamentos do Dr. Teixeira de Aragão :

1-Augusto Carlos Teixeira de Aragão, médico militar n. 15.6.1823 em Lisboa e f. 29.4.1903 em Lisboa

Casamento I- a 5.1.1847 com D. Maria Luísa da Silva Vilhena. Tiveram:
-----2-Augusto Ernesto Teixeira de Aragão cc. Mariana Lúcia Lopes Sabido.
Tiveram:
----------3-Augusto Sabido Teixeira de Aragão cc. Delfina da Conceição


Casamento II- a 12.1.1855 em Santiago, Tavira, com D. Helena Emília Nogueira Mimoso, n. Lisboa. Tiveram:
------2-Luís Augusto Teixeira de Aragão n. 18.4.1857 em Santiago Tavira; f. 17.3.1938, em Lisboa.
------2-Mariana Helena Mimoso Teixeira de Aragão n. 5.3.1858, cc. Gen João Ricardo de Miranda Macedo e Brito. Tiveram:
----------3- Carlos n. 1.4.1878
----------3- Luís Augusto de Aragão e Brito, Cônsul em Bayonne, n. 22.1.1883
----------3- Maria Jerónima n.25.1.1892

Casamento III com D. Teresa de Jesus Fernandes, n. Lagos
Não sei quando se realizou este casamento mas, de acordo com dados do Arquivo Histórico Militar, a respectiva licença foi obtida a 8.9.1901.

Acerca do baptismo do seu avô Jaques Filipe Nogueira Mimoso, o padrinho foi, como lhe tinha dito, Joaquim Filipe de Landerset mas foi representado pelo então Alferes Manuel Joaquim Nogueira Mimoso, meu avô e irmão mais velho de Jaques Filipe.

Termino por agora. Depois responderei a outras questões.

Cumprimentos
Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#70673 | | 30 jul 2004 19:26 | Em resposta a: #70654

Cara Manuela,
Muito obrigada pela sua resposta. Não sabia que a tia Helena e o tio Aragão como são conhecidos na nossa família tinham tido descendência e estranhava que na BD do GP não aparecesse o seu terceiro casamento que, aliás, chocou muito a família porque a senhora era muito bonita mas de maneira nenhuma do mesmo nível social. De acordo com a minha mãe e a minha avó, houve pelo menos um filho deste terceiro casamento mas, pelos vistos, não encontrou rasto dele, pelo menos por enquanto.
Quanto ao tio Aragão, mais um pormenor, não sei onde li mas acho que foi aqui no Forum que ele fizera antes de morrer um leilão da sua grande colecção de antiguidades. Pelo que sei, foi a viúva que não percebia nada de antiguidades e queria dinheiro que fez o dito leilão e pelo menos uma peça de porcelana de Saxe, única no mundo porque feita de encomenda, foi mais tarde reconhecida pela minha tia-avó na Casa dos Patudos.
Estive a fazer investigação no Arquivo do MNE por outra razão e descobri que no século XIX os nossos cônsules e vice-cônsules eram Colaços. Portanto, nem todos os Colaços voltaram para Portugal.
Outra curiosidade familiar é que Alexandre Rey Colaço, pai de Amélia Rey Colaço, era tratado e recebido em casa como primo pelo meu bisavô Alexandre César Colaço Mimoso Ruiz. Ora, descobri que Alexandre Rey Colaço nasceu em Tânger, estudou depois em Espanha e França e veio para Portugal onde deu aulas a grandes compositores portugueses e também à minha tia-avó Alice, referida atrás, que ele considerava muito talentosa e queria que seguisse a carreira de concertista mas o pai não deixou.
Vou estar sem Internet, portanto só poderei voltar a contactar daqui a algum tempo.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#70679 | marsousa | 30 jul 2004 22:18 | Em resposta a: #70478

Caros Primos Zé e Manuel

Sei alguma coisa sobre a vossa tia e minha prima Maria Angelina:

D. Maria Angelina Nogueira Mimoso Serra, nascida cerca de 1860, casou a 19.5.1886 em Santa Maria, Tavira, com Joaquim da Fonseca Júnior, n.18.12.1854, filho de Joaquim da Fonseca e D. Maria do Carmo Pires Soares, neto paterno de Manuel da Fonseca e Francisca Antónia e neto materno de Joaquim Pires Padinha e de D. Gertrudes Maria Soares todos de Tavira.

Foram padrinhos de casamento José Francisco Travassos Neves (este ainda meu parente e também do Primo Manuel Cardoso), Recebedor da Comarca de Tavira, e Joaquim Cosme Xavier de Matos, 2º. Tenente da Armada Real a bordo da canhoneira Faro, estacionada no porto de Faro.

Da família paterna de Joaquim da Fonseca Jr. pouco sei. O mesmo não sucede com a materna.

Pires, Soares e Padinhas ligaram-se várias vezes ao longo de gerações e à data do casamento de Maria Angelina faziam parte das famílias dominantes em Tavira. Estou a estudar a sua Genealogia e já em tópicos deste Forum me referi à sua ascensão.

D. Maria do Carmo Pires Soares, sogra de D. Maria Angelina, tinha sido casada em primeiras núpcias com Manuel Soares Simão de quem teve vários filhos. Creio que só dois chegaram à idade adulta. Um deles, José Joaquim Pires Soares, Aduaneiro, casou com D. Maria dos Prazeres de Mendonça Vizetto, sobrinha de D. Ana Paula Vizetto, casada com o Conde de Lagos, General Tomás António da Guarda Cabreira, ainda nosso remoto parente.

D. Ana dos Mártires Pires, irmã de D. Maria do Carmo Pires Soares, era casada com José Pires Padinha que era o Presidente da Câmara de Tavira à data do casamento de D. Maria Angelina. JPP era primo da esposa e portanto também de D. Maria do Carmo. Um filho de D. Ana dos Mártires e JPP foi o Dr. António Fernando Pires Padinha, geralmente referido apenas como Dr. António Padinha, médico, muitos anos Presidente da Câmara de Tavira onde existe um largo com o seu nome. Outro filho, mas do primeiro casamento de JPP, José Firmino Pires Padinha, desempenhou também as mesmas funções.

Na base de dados do GP estão Alfredo da Conceição Pires Padinha, irmão do já citado Dr. António Fernando Pires Padinha e também os pais, José Pires Padinha e D. Ana dos Mártires Pires, tia materna de Joaquim da Fonseca Jr.

Depois destas informações sobre a família a que D. Maria Angelina se ligou, aqui vai outra bem importante:

Joaquim e Maria Angelina tiveram pelo menos um filho que nasceu a 28.1.1894 em Santa Maria, Tavira, e que teve como padrinhos de baptismo Vicente Emiliano Mimoso Serra, Tenente de Caçadores 1, estacionado na cidade de Setúbal, casado (procuração a António Augusto Soares da Fonseca, casado, 2º. sargento da Guarda Fiscal), e D. Maria da Encarnação Serra da Fonseca, solteira.

António Augusto Soares da Fonseca, pelo nome, poderia ser irmão do pai da criança. Não tenho dados para confirmá-lo. E quem seria esta D. Maria da Encarnação Serra da Fonseca? Será que os Primos sabem esclarecer-me?

É verdade, falta o nome do baptizado. Não custa nada a descobrir. Claro, mais outro Jaques!
No registo do nascimento está o averbamento da morte, a 12.11.1946 em S. Sebastião da Pedreira, Lisboa.

Sei, pelo testamento de D. Maria do Carmo Pires Soares, que ela tinha uma neta chamada Bebiana da Conceição Peres Fonseca, mas não sei de que filho descende.

Reparei que falam em vários Jaques. Tenho conhecimento de outro. Era filho do General Jaques Filipe Nogueira Mimoso e aparece referido como Jaques Filipe Nogueira Mimoso Júnior. Nasceu em Olhão a 4.8.1846, ingressou no Colégio Militar em 1858 e foi um dos padrinhos de baptismo de sua sobrinha Maria, n. 6.5.1854, filha de D. Maria Antónia Benedita Nogueira Mimoso e Vicente de Carvalho e Serra.


Cumprimentos.
Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#71082 | | 09 ago 2004 18:35 | Em resposta a: #70679

Cara prima Manuela,

Gostei imenso das suas novidades sobre a Maria Angelina, irmã da minha bisavó, pois era a única sobre a qual não sabia nada, depois de me falarem sobre o que acontecera a Vicente Emiliano Serra, também irmão da minha bisavó.
Já descobri que tinha uma informação errada - o Jaques de que falei anteriormente não era irmão da minha bisavó Teresa Benedita, talvez fosse esse de que fala, filho do general.
Mas agora surgiu nova complicação. Só tenho como filhos de Maria Antónia Benedita Nogueira Mimoso e Vicente de Carvalho e Serra - Teresa Benedita, minha bisavó, e os irmãos Vicente Emiliano e Maria Angelina. Quem é a Maria de que fala, nascida em 1854?
Quanto à D. Maria da Encarnação da Serra Fonseca, dá vontade de dizer que era irmã da mãe e casada com o irmão do pai... Tenho descoberto que era muito comum casarem primos, tios e sobrinhos, enfim tudo para nos baralharem. Não sei nada de concreto mas se entretanto surgir algo darei notícias.
Entretanto, uma familiar minha, mãe do general Mimoso e Carvalho de que já aqui se falou, tem informações que me vai passar sobre a ligação entre a família Colaço e a família Mimoso, praticamente duas árvores genealógicas mas tanto quanto percebi com poucas datas e sem locais nem fontes, realizadas por um parente já falecido, primo da minha avó, Virgolino Mimoso.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#71814 | tonho | 27 ago 2004 01:47 | Em resposta a: #71082

Amigos,
Tudo leva a pensar que asgumas das vossas origens são cá por Ilhavo.

Vejam a relação dos nossos nomes tradicionais:
Abades
Abadessas
Abogões
Abreus
Adões
Adoncas
Adunos
Aflitas
Afonsas
Agras
Agualuzas
Airosas
Alamiças
Alegres
Alegrêtes
Almas
Alões
Altos
Amadores
Amâncias
Anadias
Ançâs
Anchões
Andorinhas
Andrades
Angejas
Argaus
Arrôjas
Arrombas
Aspoínas
Aveiros
Azeiteiros
Badálas
Bagões
Bailicas
Bairradas
Baixinhos
Baixos
Balacós
Balbinas
Balcões
Balseiros
Bancas
Barateiros
Bardajonas
Bárras
Barreiras
Barreirinhas
Barrêtas
Barris
Barrócas
Barrumas
Bastiões
Batatas
Bateis
Beatas
Begias
Beijinhas
Belas
Bernardas
Bestas
Besurnos
Bezêrros
Bicancas
Bicas
Bichinhas
Bigões
Bilelas
Bingres
Bios
Biscaias
Bispos
Bitaras
Bitólas
Bixirões
Bixões
Bizarros
Bôdas
Boias
Bólinas
Bonitos
Borrachas
Borralhos
Borrões
Botas
Boticas
Brancos
Brazes
Brilhantas
Brincas
Brizidas
Bucacas
Bufas
Bujões
Bulés
Burricas
Burroãs
Bustracas
Búzios
Cabêlas
Cabões
Caçadas
Caçaluças
Cachins
Cacias
Caçôas
Caçólas
Cadaôlas
Cadengos
Cadêtas
Caganitas
Cagões
Cagulas
Caiados
Caícos
Caipiras
Caixinhas
Caixotes
Cajeiras
Calatrós
Calceteiras
Calcinhas
Calélas
Calistos
Calões
Calvas
Camaradas
Camarõas
Camones
Campanhãs
Campanudas
Campinos
Campontas
Canastreiras
Cangas
Canhas
Canhólas
Canitos
Canussas
Capelas
Capelôas
Capitoas
Capotes
Capuchos
Caquinhas
Caracinhas
Caracôlas
Caralhotas
Caramonetes
Carapaus
Caravelas
Cardantas
Cardósas
Carecas
Carlótas
Carólas
Carolinos
Carranchas
Carrapatos
Carrapichanas
Carrilos
Cartaxas
Carvalhas
Casais
Cascais
Cascas
Caseiros
Casqueiras
Cassanas
Castanhas
Castelos
Catarinos
Catões
Catracegos
Catralvas
Catrapoilos
Catres
Catrinas
Catulas
Caveiras
Cavilhas
Caxeiras
Cêdas
Ceguinhos
Celestinos
Cercagatas
Chambras
Chanças
Chapeleiros
Chapéus de Ferro
Charlins
Charrocos
Charutos
Cherrovias
Chibantas
Chichárras
Chimpônas
Choisas
Choncádoncas
Chuvas
Ciganas
Claros
Côdeas
Codins
Códres
Coitadas
Coitos
Comuas
Cónegos
Cordoeiros
Corujos
Coutos
Covas
Coveiras
Cravos
Crioulos
Cristianos
Crócas
Crósses
Cruas
Cubitas
Curados
Curas
Cutêtos
Damas
Deusas
Dônanas
Durões
Ervilhas
Escaldas
Escarumbas
Escudeiras
Esmeradas
Espigas
Esporêtos
Ésses
Estrumentas
Facas
Fachadas
Facões
Fadoanhas
Fardocas
Farinheiras
Faustinos
Favas
Fazendas
Felícios
Félix
Felizardas
Fênas
Fermentas
Ferragundas
Ferreiros
Fés
Firmezas
Fitas
Flávias
Fontões
Fortes Homens
Fortunatas
Frades
Fradinhos
Fragatas
Fragozos
Franjôas
Fufas
Furões
Gabrielas
Gafanhões
Gágas
Gaguinhas
Gaios
Gaitas
Gaiteiros
Gaivorinhas
Gaivotas
Galantas
Galinheiras
Ganilhos
Garoipas
Gateiras
Gatos Bravos
Gazilas
Gerovias
Gestas
Ghinchas
Gordinhos
Gordos
Graças
Gralhas
Grandes
Gravatos
Grêgos
Grilas
Gueiras
Guerras
Guimárias
Guinas
Imaginários
Jacobinas
Jacós
Jalecas
Janicas
Janótas
Janrinhos
Jaquinas
Jétos
Labrêgos
Labrinchas
Labriscas
Lalos
Lalos
Lamarões
Lanchas
Laráxas
Laricos
Larindos
Larunchos
Lás
Lãs
Lãs Brancas
Laus
Lavados
Lavancas
Lavradores
Lavrares
Lebres
Leites
Lérias
Lés
Limeiras
Linguiças
Loretos
Loureiros
Lúcias
Luzios
Machados
Madaís
Madalenas
Madeiras
Maganos
Magros
Maias
Malácas
Malaquias
Málhas
Malócas
Maltas
Malucas
Mamilos
Manêtas
Mangônas
Mangueiras
Manicas
Manos
Manquinhos
Manulos
Marácas
Maranos
Marçalos
Marcelas
Marcílios
Marianas
Marieiros
Marmelas
Marnotos
Marqueses
Martas
Marucas
Marujos
Mascatos
Masmárras
Mastragos
Mateiros
Matias
Matrôcos
Mauricios
Mazôrras
Melões
Melos
Menícios
Messias
Metranos
Micaelas
Mimósas
Miôtos
Mirões
Môchos
Modestas
Moiras
Moitas
Moleiros
Mónicas
Morgados
Mudas
Namorados
Nascas
Negócios
Netos
Nichos
Ninas
Nitos
Nôchos
Noias
Nordestes
Nôros
Nortes
Núcias
Nunos
Pachachos
Pachônas
Paciências
Padeiros
Padinhas
Padres
Pagônas
Paiés
Paiões
Pairufas
Paixões
Palhaceiras
Palhoas
Palos
Panelas
Pápas
Papoilas
Paquicas
Paradas
Paradelas
Parcópios
Pardais
Pardálas
Parôlas
Paroleiros
Parracás
Parrachos
Pascoais
Páscoas
Pastoras
Patacões
Patacos
Patanécas
Patas
Patélas
Patoilos
Patos
Patrões
Patuleias
Pauseiros
Pauzinhos
Pecilios
Pecuchas
Pedras
Pedreiros
Pedreiros
Peixes
Peixinhos
Peixotos
Peladas
Peles
Pelicas
Penas
Peneireiros
Penicheiras
Pequenos
Peraltas
Pericões
Pernicas
Perpétuas
Perqueixas
Perulas
Pessôas
Pestaltiras
Petingas Pessegálas
Piãs
Picados
Picoitos
Piedades
Pinas
Pincarinhas
Pinguêlos
Pinheiros
Pintas
Pintas Cristos
Pintassilgos
Piôlhas
Piôrras
Pios
Pirros
Piscas
Pissoquinhas
Pistolas
Pitatos
Pités
Planetas
Pólas
Ponceleôas
Ponchas
Porrazanas
Porrazanas
Possidónios
Praias
Prantas
Pratas
Prazeres
Prêtas
Prinas
Prioras
Purezos
Quelinas
Quêquês
Quininhas
Quintaneiros
Quintas
Quinteles
Quintinos
Rabaçais
Rabitos
Rabões
Rabudos
Rádios
Radolas
Rafeiros
Rainhas
Ramalheiras
Ramalhetes
Ramísias
Ramisotes
Ranhósas
Rapôsos
Ratinhos
Ratólas
Ratos
Razoilos
Rebôchos
Rebolas
Reçoeiros
Redondos
Reepôlhas
Regalados
Reis
Relvas
Rendidas
Rés
Ribas
Ribeiras
Ricócas
Rigueiras
Rinhórias
Rios
Ritos
Robalos
Rões
Rôlas
Roldões
Rolinhas
Romeiras
Rôncas
Rosalinos
Rosquilhas
Roxeiros
Rufias
Ruivos
Russos
Sachaleiras
Sacramentos
Salgadas
Salgueiros
Salsas
Saltas
Saltinhas
Saltõas
Saltões
Salvadorinos
Samagaios
Sanduns
Santanas
Santiagos
São Marcos
Sapatas
Saraivas
Saramagos
Sarricos
Semiôas
Sênos
Serafinas
Serênas
Serradeiros
Serralheiros
Serranos
Serrões
Silvas
Sôlhas
Sônas
Sucos
Suspiros
Tamanqueiros
Tanôcos
Tanoeiros
Tarrincas
Tascas
Teigas
Teles
Temidos
Tendeiros
Torrões
Touregas
Trambelhas
Trancadas
Tranquinas
Travões
Trigas
Trincos
Trólarós
Tronchos
Trovisqueiras
Tunas
Tupetes
Vagos
Vagueiras
Valentes
Valêtas
Vareiros
Varinas
Vassouras
Veigas
Velázias
Velhas
Venâncios
Verdades
Vermelhos
Vianesas
Vicências
Vidas
Vieiras
Vilelas
Vilões
Vinagres
Vinhateiros
Vinhos
Vintens
Vintoitos
Violantes
Violas
Vizinhos
Xanatas
Xassas
Xinas
Xizes
Xóxas
Zagalos
Zanas
Zezôas
Zucas




Cumprimentos

Angeja

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#73516 | | 20 set 2004 20:27 | Em resposta a: #61694

Voltei a Lisboa. Em breve poderei comunicar nomes de uma árvore genealógica feita por um parente Mimoso já falecido. Infelizmente, sem fontes nem datas nem locais mas muitos nomes são conhecidos e estão correctamente colocados em termos de parentesco pelo que a informação parece merecer confiança.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

mimosos

#73547 | manuel cardoso | 21 set 2004 15:42 | Em resposta a: #70679

Cara Maria Manuela:
Só hoje vi esta sua mensagem e acho muito úteis as indicações que dá já que encaixam perfeiramente nos apontamentos que tenho, nomeadamente com o meu bisavô Vicente Emiliano. Obg. Logo que me seja possível em termos de disponibilidade de tempo irei fazer uma confer~encia geral dos dados e darei, então notícias.
Muitos cumprimentos,
manuel

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#88140 | marsousa | 09 abr 2005 23:46 | Em resposta a: #73516

Cara Zé

Na sequência da sua mensagem, gostaria de saber se tem mais novidades sobre os nossos Mimosos.

Pela minha parte posso informar que já sei que nosso primo Jacques casou e que do casamento houve descendência: um filho e uma filha.

O mundo em Genealogia é muito pequeno e a filha de Jacques veio a casar com um parente da minha cunhada. Em breve irei contactar a nossa "nova" prima a qual já se disponibilizou para falar comigo.
Quando tiver mais informações direi alguma coisa.

Cumprimentos.
Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: mimosos

#88141 | marsousa | 09 abr 2005 23:48 | Em resposta a: #73547

Caro Manuel Cardoso

Por favor leia a mensagem que enviei hoje, neste tópico, para a Zé.
Espero brevemente saber mais informações sobre os descendentes do nosso primo Jacques.
Chamo também a sua atenção para uma mensagem que certamente lhe interessa:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=87915

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos

#88160 | | 10 abr 2005 09:46 | Em resposta a: #88140

Cara Manuela,

Tenho andado muito ocupada e os Mimosos ficaram um pouco para trás.
Agradeço a informação que me envia e, pelo meu lado, tenho que arranjar tempo para lhe enviar a genealogia que me deram feita por um familiar já falecido e que muito se interessava por estas coisas. Não é muito completa em termos de informação mas poderá talvez ajudar.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 00:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen