Abril: algum pedido para o AUC?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Abril: algum pedido para o AUC?

#61742 | Pedro França | 01 abr 2004 23:33

Caros confrades:

Como já vem sendo hábito, abro novo tópico para dosear os pedidos mês a mês. Também é certo que todos em geral já estão a familiarizar-se com as condições que eu passei a impor à investigação consoante o seu grau, extensão e natureza e dependendo também da exactidão ou não, dos dados iniciais fornecidos para a pesquisa.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#61761 | Pean | 02 abr 2004 09:03 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Volto novamente ao seu contacto para, de acordo com a sua disponibilidade, vêr o que consegue apanhar sobre os seguintes Padres:
- Manuel Dias e Tomé Dias, ordenados antes de 1700 e naturais de Angeja, Albergaria-a-Velha;
- Lucas Martins, ordenado antes de 1746 e Manuel Marques, antes de 1724, ambos naturais de Alquerubim, Albergaria-a-Velha.

Um abraço,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#61770 | JBdeS | 02 abr 2004 12:05 | Em resposta a: #61761

Caro Pedro França,

Mais uma vez o incomodo e mais uma vez pelo seu trabalho acerca dos Couceiro. Não consigo contactar a UC pelo número que me deu. Haverá outro modo de o obter?
Há uma Lobato Pinheiro casada com o Henrique Ferreira Couceiro, de que não consigo saber mais, e penso que talvez no seu trabalho haja mais dados.
Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade, garanto-lhe que única neste Fórum.~

Um abraço
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

Para o Pean

#61777 | Pedro França | 02 abr 2004 14:09 | Em resposta a: #61761

Caro Pean:

Tudo bem. Agora, com as reuniões de final de 2º período lectivo, deverei passar pelo AUC lá para terça-feira à tarde.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Zé Berquó

#61780 | Pedro França | 02 abr 2004 14:18 | Em resposta a: #61770

Caro Zé:

Tomei nota do teor da sua mensagem. A minha disponibilidade é sempre relativa..., nunca é aquela que queremos ou com que contamos; faz-se o que se pode. Ainda assim, obrigado pelas palavras de encorajamento.
Agora, com as reuniões de avaliação de final de 2º período, deverei passar pelo UC lá pela terça-feira.
Para contactar o AUC dou-lhe o seguinte nº de telef.: 239859855 (é o acesso geral...a partir daí, ligam para a extensão pretendida...espero que resulte. Depois, diga-me alguma coisa).
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#61785 | agp | 02 abr 2004 15:10 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França

Tenho um pedido para a freguesia de Cerdeira, concelho de Arganil, de onde é natural o meu antepassado Nicolau Gomes. Não sei o nome dos seus pais. Mas parece seguro, pelas datas de nascimento dos seus filhos em Vale de Prazeres, concelho do Fundão, que tenha nascido antes de 1660.
Será possível ver se os baptismos de Cerdeira me poderão dar alguma pista sobre este Nicolau?

Aproveito para lhe falar da Foz do Bostelim. Não fui lá. Mas um aluno de Vila de Rei disse-me que os acessos são maus. Disse-me ainda que não restam vestígios do dito moinho dos seus antepassados.
Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

Para o primo António Pereira

#61834 | Pedro França | 03 abr 2004 12:43 | Em resposta a: #61785

Caro António:

Registei o seu pedido. Creio que, lá para terça ou quarta-feira tenha já alguma resposta para si.
Quanto aos moinhos, é pena. Vai tudo com a voragem do tempo e dos homens. Restam as memórias documentadas..., enfim.
Tudo bem. Continuação de um bom fim-de-semana e obrigado por tudo. Lembranças à prima Rosalina.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#61850 | manuelr | 03 abr 2004 21:50 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França

Sobre os Melo e Alvim, já me pode dizer mais qualquer coisa sobre os verbetes do Dr. Pedro Libório de Amorim, n.al do Porto, que tirou Leis entre 1723/28 e do padre António Pereira de Melo, do Porto (S. Nicolau), em 1718?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Para o Manuel da Sª Rolão

#61866 | Pedro França | 04 abr 2004 01:09 | Em resposta a: #61850

Caro Manuel:

Tinha (e tenho) algo sobre os Melo e Alvim mas de Coimbra, ligados aos Melos, Mestres-Escola da Sé Velha.
Vou pegar então na sua "deixa" e ver o que posso encontrar a fundo, 'tá? Lá para terça ou quarta-feira por passo aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Manuel da Sª Rolão

#61867 | manuelr | 04 abr 2004 01:24 | Em resposta a: #61866

Caro Pedro França.

Agradeço a disponibilidade.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#61882 | JFBarata | 04 abr 2004 03:53 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França

Muito obrigado pelas preciosas informações.
Um abraço do amigo muito grato

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#61895 | amtf | 04 abr 2004 13:39 | Em resposta a: #61882

Caro Pedro França,

Muito obrigado por mais esta ajuda!
Grande abraço

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#61993 | BARATA DE LIMA | 05 abr 2004 15:24 | Em resposta a: #61742

Caro Amigo e Confrade:
Desculpe esta minha ousadia em estar a tratá-lo
por Amigo espero que não leve a mal.Muito obrigado por tudo é pena que não se consiga ler mais pois segundo me diz o documento está em mau estado.Realmente é mesmo esse Manoel filho de Manoel Martins Corigo Freire.Só que ,por acaso ,não me poderá informar:
-Qual seria o "curso" deste meu antepassado?
-Por acaso este sobrenome Corigo é conhecido?
-Já agora o Bacharel Manoel Martins Freire era casado com Maria de S.José Barata de Lima filha de José Barata de Lima cónego prebendado da Sé da Guarda.Por acaso aí nos AUC não haverá alguem com esse nome?
Não o querendo maçar mais
Atenciosamente
Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#62025 | vbriteiros | 05 abr 2004 23:03 | Em resposta a: #61742

Caro dr Pedro França.
Grato pela sua resposta de 2.4.2004. Vou rever os dados sobre o Cónego António Joaquim Dias Gomes Briteiros ( assim reza a sua assinatura de posse num livro de Direito Canónico) inclusivé o IG respectivo e depois voltarei em Junho.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Para o Vasco Briteiros

#62027 | Pedro França | 05 abr 2004 23:26 | Em resposta a: #62025

Caro Vasco:

Se ele era cónego, vou tentar ver nos verbetes das ordenações amanhã mesmo, 'tá?
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o primo António Pereira

#62133 | Pedro França | 07 abr 2004 23:05 | Em resposta a: #61834

Caro António:

Então aqui vai:
- Encontrei três Nicolaus, entre 1621 e 1663 que são os seguintes:
a) Nicolau, baptº a 14.12.1621, fº de André Agostinho e de sua mulher (s. m.). Padrinhos: Mateus Gomes e Antónia Fernandes, deste lugar (Cerdeira);[indiquei os padrinhos por causa do "Gomes"].
b) Nicolau, baptº a 14.12.1638, fº de Pedro Simões e de Ana Gomes;
c) Nicolau, baptº a 13.12.1663, fº de Manuel Francisco, de S.to Amaro, e de Maria Fernandes.
(É capaz de ser difícil saber qual o Nicolau que interessa).
Para este intervalo, são estes os Nicolaus que encontrei.
Se precisar de mais alguma coisa, diga.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Pean

#62134 | Pedro França | 07 abr 2004 23:12 | Em resposta a: #61777

Caro Pean:

Dos nomes que referiu, encontrei apenas o Manuel Dias, de Angeja, para o ano de 1693, cxª 1245.
Traz os pais: Manuel Fernandes e Domingas Dias.
Traz os avós patºs e matºs, respectivamente - António Fernandes e Domingas Fernandes; Mateus Dias e Domingas Mateus. São todos de Angeja.
Dos nomes que adiantou não existe nenhum Lucas Martins nos processos de ordenação. Os outros nomes, há-os mas para outros lugares.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Manuel da Sª Rolão

#62135 | Pedro França | 07 abr 2004 23:39 | Em resposta a: #61866

Caro Manel:

Então é assim:
- Localizei, faz tempo, como sabe, o Dr. Pedro Libório de Amorim, do Porto. Saiu bacharel formado em Leis, a 25.07.1729. Era fº de um Manuel Fernandes Calheiros. Isto achei nos verbetes dos exames e nada mais há.
- o Pe. António Pereira de Melo, n.al do Porto, S. Nicolau, para o ano de 1718, temos o seu processo de ordenação - cxª 218.
Era fº do capitão Manuel Pinto Pereira, n.al de Chaves, e de Joana Maria de Melo, moradores na rua de cima do muro da Ribeira, Porto.
Ora, da parte do pai, o dito capitão, não encontrei nada. Só se for no assento de baptismo do filho, no Porto, cujo assento de baptismo não encontrei reproduzido no dito processo.
Quanto à mãe, o caso muda de figura: no processo, diz-se que é n.al de S.ta Cruz (S. João de), fregª de Coimbra, à rua junto ao colégio dos padres de S.ta Cruz, conhecido por Colégio Novo, à Casa da Torre, nessa freguesia.
Era fª de Francisco de Sousa e Alvim - médico, preenchendo um dos dois partidos da vila de Arouca, onde faleceu, mas n.al da fregª de S. Bartolomeu/Lisboa -, e de Jerónima de Jesus, n.al de Casal de Ermio/Lousã, fª de Tomé Francisco de Almeida e de Ana Fernandes de Carvalho. Estes vieram a ser moradores em Coimbra e depois, no Porto.
O dito Francisco de Sousa e Alvim, veio a casar com a Jerónima de Jesus na fregª de Casal de Ermio, a 03.10.1675/f. 63v.. Nesse assento o Francisco de Sousa e Alvim é dado ainda como estudante, e por fº de Manuel de Sousa Soares, e de Isabel de Sousa, na altura moadores à fregª da Sé, no Porto.
Ora, se os pais se casaram em 1675, vim a localizar o baptismo de Joana, em S.ta Cruz, Coimbra, a 10.04.1681/f. 98.

Não encontrei o baptº de Jerónima nem o casamento dos pais desta em Casal de Ermio. Há falta de assentos, de ano para ano, no séc. XVII, primeira metade, sobretudo.
E é isto o que se me oferece dizer a respeito. Diga coisas. Agora é virar baterias para o Porto (freguesias mencionadas - Sé, S. Nicolau), e Lisboa - S. Bartolomeu.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#62136 | Pedro França | 07 abr 2004 23:48 | Em resposta a: #61993

Caro António:

Peço-lhe desculpas por só agora estar a responder-lhe, mas, os afazeres de final de segundo período cercearam-me a disponibilidade.
Das perguntas que me coloca, só posso responder agora pelo Manuel Martins Freire que, como lhe disse, era canonista (Cânones).
- O apelido "Corigo" vou ver se o encontro isoladamente;
- O cónego José Barata de Lima, vou ver se o localizo nos verbetes.
Amanhã, talvez.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62137 | Pedro França | 08 abr 2004 00:05 | Em resposta a: #61780

Caro Zé Berquó:

Neste momento estou "em cima do acontecimento". Tenho em mãos o seu Henrique Ferreira Couceiro que se achou casado com D. Maria Vitória Pinheiro Galvão. Ele é n.al de Pereira (do Campo)/M:or-o-Vº, e ela é n.al de S.to Varão, do m.mo concelho.
O Henrique, no baptismo de três filhas: Cândida, Elvira, e Maria, que eu já lhe havia indicado, apresenta como pais a coisa mais díspar: ora apresenta como pais o grupo Francisco Ferreira Girão e Eulália Tavares Couceiro (ou Eulália Nogueira), ou o grupo Félix Nogueira Couceiro e Maria Ferreira.
A D. Maria Vitória apresenta como pais, nos três casos citados de seus filhos, sempre, a Bernardo Monteiro de Figueiredo e D. Francisca Xavier Pinheiro.
Fui dar uma consulta aos paroquiais de S.to Varão e localizei o baptº de uma Maria a 15.09.1784/f. 234v., em que traz por pais aqueles acima, e por avós patºs e matºs, respectivamente, a: José Gomes Monteiro e Maria Teresa; e a Bento Pinheiro Galvão e D. Francisca Pinheira(o).
Para o caso do Félix Nogueira e Maria Ferreira (dados por pais do Henrique Ferreira Couceiro), eles são fºs, respectivamente de: João Pedro Couceiro e Ana Nogueira, e Francisco Tavares medina e Francisca Ferreira Podoa (masc. de Podão).

Amanhã, mas só de manhã, penso prosseguir com estas averiguações. À noite deverei ter mais dados para si.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o primo António Pereira

#62138 | agp | 08 abr 2004 00:18 | Em resposta a: #62133

Caro Primo

Pois é, vai ser muito difícil descobrir o meu Nicolau.

Muito obrigado pela sua atenção.

Um abraço.
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#62149 | BARATA DE LIMA | 08 abr 2004 10:26 | Em resposta a: #62136

Ex.Sr.Pedro França:
Muito obrigado pela atenção.Cá fico espera de uma resposta sua.
Votos felizes de uma Santa Páscoa.
Atenciosamente
Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62153 | JBdeS | 08 abr 2004 11:15 | Em resposta a: #62137

Caro Pedro,

O que me diz é surpreendente. Altera os dados que constam dos trabalhos todos.
Os Couceiro casaram tanto entre si, que acontecem estas coisas.

Mais uma vez lhe agradeço a sua disponibilidade

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#62163 | BARATA DE LIMA | 08 abr 2004 11:52 | Em resposta a: #61742

Ex.Sr.Pedro França:
Estive a passar uma vista de olhos pelas várias respostas a pedidos que lhe foram enviados e reparei que fala em STº.Varão,ora uns antepassados meus eram dessa dita localidade mas poucas informações tenho deles.Se por acaso deparar com:
-Ester Ribeiro da Silva
-Joaquim Soares Ferreira
dos quais sei serem ambos da dita localidade e terem nascido entre 1890/1900 e não tendo mais nada senão isto ,agradecia qulquer informação sobre os seus antepassados,isto é se não fôr muito incomodo.
Qualquer resposta é bem vinda
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62242 | JBdeS | 09 abr 2004 11:18 | Em resposta a: #62137

Caro Pedro,

Estive a confrontar os dados e põem o Henrique como filho dos avós, mas ele é filho dos pais.
Há documentos que o comprovam. A mulher é que vem em documentos diferentes com nomes diversos, só o Pinheiro se mantém.
E não sabia da existência de uma filha Elvira.
Não deixa de ser curioso.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62255 | Pedro França | 09 abr 2004 15:47 | Em resposta a: #62242

Caro Zé:

Passei os olhos novamente pelos paroquiais de S.to Varão e Pereira e lá localizei o baptismo do Henrique Ferreira Girão, a 05.03.1792 (nascido a 24.02), sendo então filho de Francisco Ferreira Girão e de Eulália Couceiro (ou Nogueira), recebidos estes, em Pereira, a 23.05.1791/f. 100v..
Era neto patº de Bernardo Ferreira Girão e de Teresa Ferreira (esta, do Ameal), e neto matº de Félix Nogueira Couceiro e de Maria Ferreira, recebidos estes a 27.02.1762/f. 32.
Eulália, foi baptª a 12.02.1775/f. 153, tudo Pereira.
Félix Nogueira era fº de João Pedro Couceiro e de Ana Nogueira; Maria Ferreira era fª de Francisco Tavares Medina e de Francisca Ferreira (Podoa), todos de Pereira.
Diga coisas agora.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62258 | Pedro França | 09 abr 2004 16:32 | Em resposta a: #62255

Caríssimo:

Já estava a deixar passar:
- Localizei o assento de baptº de Bernardo Monteiro de Figueiredo, a 24.05.1755/f. 27v., para S.to Varão.
Era fº de José Gomes Monteiro e de Maria Teresa; neto patº de Manuel Fernandes, de Arouca, e de Maria Gomes Monteira(o) de Formoselha/ S.to Varão; neto matº de Manuel de Figueiredo, de Besteiros, e de Maria Pinheira(o), de S.to Varão.
Para já, é tudo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62260 | JBdeS | 09 abr 2004 16:36 | Em resposta a: #62258

Caro Pedro,

Obrigado mais uma vez por tudo o que me informa. O Henrique coincide com o que tinha, mas dá-me grandes e interessantes novidades.
Já sei que vai dizer "Lá está este com estas coisas...", mas é a pessoa mais disponível e desinteressada neste Fórum, a quem muitos devem. Eu sei que sim e muito lhe agradeço.

Faço é votos para que consiga entroncar-se nos Couceiros. Seria uma honra tê-lo como primo.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#62262 | Pedro França | 09 abr 2004 17:31 | Em resposta a: #62163

Caro António:

Vamos ver o que se pode fazer. Esses paroquiais estão no limite das existências no AUC, senão na Conservatória do Reg. Civil de Montemor-o Vº, ainda.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Corigo (este nome é conhecido?)

#62288 | FALTA | 10 abr 2004 00:19 | Em resposta a: #61993

Caro António Barata,

Na BD do Genea encontra uma Isabel Corriga, casada com Jerónimo da Fonseca, flha de Simão Corriga e Isabel Dias; isto do Felgueiras Gayo, tít. de Coutinhos.
Acontece que eu tenho há mais de 30 anos um apontamento copiado de Jorge de Moser que refere Maria Corigo, mulher de Jerónimo da Fonseca, filha de Simão Corigo e Isabel Dias, neta de Rodrigo Anes Corigo e Filipa Fernandes.
Infelizmente ainda não tive tempo, nem sei se terei, de consultar o códice Jorge Alberto Hofacker de Moser, na BNP onde, na II série é muito possível que encontre estes dados em árvore dos Carvalhos da Asseiceira.
O Jorge Moser era um investigador meticuloso e, apesar da época ser anterior aos paroquiais, tenho mais "fé" nele do que no Felgueiras Gayo. Aliás não me admiraria que "Corriga" fosse deturpação da forma feminina de "Corigo" e, tendo conhecido o Jorge, não considero possível que ele tenha "inventado" os pais de Simão.

Melhores cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62293 | Pedro França | 10 abr 2004 01:34 | Em resposta a: #62260

Caro Zé:

Na verdade, não sei como retribuir-lhe esse sentimento que nutre pela minha pessoa...; não sei como agradecer-lhe pelas suas palavras quando nem nos conhecemos pessoalmente, mas creio que não faço nada de mais, e olhe que não é falsa modéstia da minha parte.
Bem que gostaria de clarificar a minha ligação aos Couceiros...; eles estão lá, na minha árvore... Vou retomar esse lado da investigação, não sem relacionar-lhe o seu João Pedro Couceiro com os demais Couceiros da vila de Pereira que eu já tratei, em tempos, em artigo próprio...
Obrigado por tudo..., pode ser que ainda nos cruzemos, um dia.
Um abraço e tenha uma Páscoa Feliz.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62305 | JBdeS | 10 abr 2004 13:32 | Em resposta a: #62293

Caro Pedro,

Lembrei-me de que tendo alguns arquivos dos Couceiro, além dos elementos de Rangel de Macedo, será que poderei fornecer-lhe algum dado que o ajude? Teria o maior gosto.
Eu tenho o João Pedro Couceiro entroncado.
É filho de Vicente Couceiro da Silva, que por sua vez é o 5o filho de Pedro Fernandes da Silva e de Dionísia Couceiro, 3a administradora do vínculo e capela dos Couceiros.
Este casal teve António, João, Mariana, Bento, Vicente e Manuel da Conceição.
Se puder ser útil, o Pedro faça o favor de me dizer.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62308 | Pedro França | 10 abr 2004 15:50 | Em resposta a: #62305

Caríssimo:

Então já está entroncado nos Couceiros de que já me ocupei em tempos. Aliás, tive ontem a oportunidade de procurar o seu site aqui na GP e lá vi o João Pedro C:ro filho do Vicente C:ro, mas tenho a impressão, neste preciso momento, de que as mulheres estão em falta.
Bom, então, vou ver se pesquiso algo mais sobre os meus Couceiros Godinhos.
Para si, faltam aqueles Lobatos, Galvões, não é?
Disponha também.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#62422 | BARATA DE LIMA | 13 abr 2004 09:09 | Em resposta a: #62262

Exº.Sr Pedro França
Muito obrigado pelo tempo despendido comigo se por mero acaso se cruzar com estas pessoas diga qualquer coisa.
Espero que tenha tido uma boa Páscoa na companhia dos seus.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Nota: Ontem ao navegar nestas páginas novas do Genea nas efemérides (A história dia a dia ) relacionadas com o dia 12 de Abril no ano de 1828 verifiquei que o meu 4º avô José Barata Freire de Lima substitui na pasta de Intendente-Geral da Polícia José Rodrigues Bastos.
Se por acaso tiver informações deste Barata Freire de Lima agradecia que me informasse.

Resposta

Link directo:

RE: Corigo (este nome é conhecido?)

#62423 | BARATA DE LIMA | 13 abr 2004 09:15 | Em resposta a: #62288

Exº Sr. Francisco Tavares de Almeida
Muito obrigado por ter respondido ao meu pedido. Agora só falta ligar o meu Manuel Martins Corigo Freire com os restantes Corigos.
Espero que seja fácil . Se por acaso tiver alguma coisa agradecia.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#62511 | LFSousa | 14 abr 2004 15:00 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França

Já algum tempo que venho "namorando" a sua sempre expressa disponibilidade para nos ajudar no está ao seu alcance; pois bem, agora que já posso aceder a
este fórum, gostaria de solicitar os seus bons ofícios no sentido de obter a infor- mação possível relativamente ao meu bisavô materno, Caetano Alberto da Costa Pessoa que nasceu a 13 de Novembro de 1853, em Cantanhede, filho de Manuel Pessoa Alves da Fonseca e de D.Maria Luíza Cabral Pessoa da Fonseca, (estes dados foram retirados dos doc's militares do mesmo, obtidos no AHM, uma vez que foi Coronel de Cavalaria).
Pelo que me tenho apercebido os registos a estudar encontrar-se-ão no AUC.

Desde grato pela atenção dispensada.

Cumprimentos

LFSousa

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#62602 | aeiou2 | 15 abr 2004 17:19 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,
Mais uma vez o vou incomudar pedindo-lhe os seguintes favores:
Podia saber se:
1. Salvador António Ferreira,*1770?natural de Malar,Ilha deDivar,Índia,terá frequentado a UC,Direito por volta de 1790
2.Leopoldo Francisco de Manezes,*1836,Ilha da Piedade,Índia,terá frequentado a UC,Matemática,por volta 1850?
Agradecia que me desse a filiação,datas ou melhor tudo o que poder apurar
Desde já agradeço
Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

Para o LFSousa

#62616 | Pedro França | 15 abr 2004 19:16 | Em resposta a: #62511

Caríssimo:

Estou a captar a sua mensagem num espaço cibernáutico que não em minha casa porquanto tive de pôr o meu computador a "desparasitar" de vírus que entretanto se instalaram na máquina.
De toda a maneira, logo que tenh o computador de novo comigo, responder-lhe-ei em função do que eu encontrar. Cantanhede está no AUC sim senhor e u também tenho raízes dessa zona.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62620 | A.Godinho | 15 abr 2004 20:17 | Em resposta a: #62305

Caro José Berquó de Seabra

Em tempos, no tópico Costas Godinhos de Meãs do Campo, coloquei alguma informação que poderá ( face ao que o meu parente Pedro França apurou para si) vir a ter interesse para si. Aí vai:
No inventário dos títulos e papéis do cartório de D.Maria José Cordes Brandão, que se fez em virtude da Portaria de 21 de Julho de 1853 (este inventário é um vol. manuscrito com 229 folhas, propriedade de minha sogra) vem referido,entre muitas outras coisas, o que agora vos resumo.
- Carta de venda, de 20.3.1612 que fizeram Lourenço Pires Medina e sua mulher a Antóinio Duarte, de 26,5 aguilhadas de terra no Campo da Vila de Pereira.As ditas terras confrontavam umas (pois as 26,5 não eram todas juntas) com Manuel Esteves, de Condeixa,etc., outras com Simão Álvares Medina;etc.
- Aforamento em fateozim que em 19.10.1762 fez D.Leonor Josefa Gertrudes da Gama e Brito a José Pires Soares - são confinantes da morada de casas aforada, sita na Rua das Parreiras da Vila de Pereira, pelo sul os herdeiros do Capitão Manuel Tavares Esteves.
- Em 18.10.1762 a referida D.Leonor, afora em fateozim uma morada de casas com seu quintal, na Rua do Padrão da Vila de Pereira, que confrontavam do sul com Rua Pública, do Nascente e Poente com casas da dita D.Leonor. O foro era de 750 reis anuais.
- Em 7.10.1762 a referida senhora afora em fateozim um serrado a João Tavares Pimentel e sua mulher.
-Em 24.8.1750 Marçal de Macedo Velasques afora a Luiz Tavares Esteves e sua mulher umas casas térreas com quintal na Rua do Padrão...
-O mesmo Marçal de Macedo em 31.10.1754 afora ao Capitão Manuel Tavares Esteves 3 moradas de casas térreas na Rua do Padrão, confrontando uma delas do Poente com o dito capitão,, e tem seu quintal direito á Rua Nova, do Nascente com casas dos Bandeirinhas, a segunda morada de casas com seu quintal direito á Rua Nova, confrontavam do Nascente com casas e celeiro que foram do Luís Rodrigues e ao tempo do dito Capitão, , e do Poente com os Bandeirinhas; a terceira casa parte pelo Nascente com casas do da "senhoria directa" ( com isto fico confuso sobre quem seria o aforador se Marçal se a citada D.Leonor, é que pela sequência deveria ser Marçal...mas...)
-Algumas sentenças de 1735 com menção a capela que havia sido instituída por Luís Esteves.

Vou agora ver se encontro no manuscrito algo mais que lhe possa interessar.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62621 | A.Godinho | 15 abr 2004 20:47 | Em resposta a: #62305

Caro José Berquó

Entretanto encontrei mais:

-Em 1607 um Diogo Afonso Medina, como confinante, em Pereira.

-Em 6 de Novº de 1733 Ana de Jesus de Meneses celebra escritura de "desistência" em favor de Conceição Couceiro Furtado e em seu único filho Timótio Couceiro, de umas casas na Rua do Padrão ... que partem do Poente com Bernardo Tavares...

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Para o Manuel da Sª Rolão

#62627 | manuelr | 15 abr 2004 21:30 | Em resposta a: #62135

Caro Pedro França

Como só regressei agora, não tive oportunidade de lhe agradecer mais cedo esta preciosa informação.

Um abraço e disponha sempre

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Pedido ao muito gentil Sr Pedro França

#62642 | anibalteixeira | 16 abr 2004 00:59 | Em resposta a: #62616

Caro Sr Pedro França:

Já à algum tempo que acompanho a ajuda que tem disponibilizado a varios utilizadores deste forum. Dou-lhe os meus parabens, pois já há poucas pessoas como o Sr.
Já agora agradecia que me desse alguma informação sobre o meu trisavô materno que era Advogado, chamado Frederico Justiniano de Sousa e Castro nascido em Lisboa em 1808 ou 1809 casado com Marisna Carolina d'Abreu Cunha e Araujo em fevereiro de 1843, era morador na quinta da Torre em Paderne concelho de Melgaço, e filho de Luis José de Sousa e Castro de Remoães - Melgaço.

Agradeço desde já,

Cumprimentos,

Anibal Teixeira

Resposta

Link directo:

António de Alcântara Mendes

#62646 | Sousa-Tavares | 16 abr 2004 10:11 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Dirijo-me a si para saber da possibilidade de me ajudar na pesquisa de um registo que procuro. Não sei das balizas cronológicas dos registos a que tem acesso, e talvez o que procuro seja demasiado recente. Além disso, as informações que tenho são bastantes escassas. De qualquer forma, aqui tento:

Procuro notícia do juiz desembargador António de Alcântara Mendes, que nasceu entre 1890 e 1900 em Peso da Régua. Terá sido c. 1910/20 que estudou em Coimbra. Não possuo ainda dados sobre a sua ascendência.

Estou consciente de que são dados muito vagos, mas resolvi tentar, ainda assim, e desde já lhe agradeço.

Os mais sinceros cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#62660 | JBdeS | 16 abr 2004 13:42 | Em resposta a: #62620

Caro António Godinho de Carvalho,

Muito lhe agradeço a sua simpatia em ter-me facultado estes dados.
O capitão Manuel Tavares Esteves e João Tavares Pimentel estão ligados aos Couceiro, e tudo a respeito de Pereira me interessa.
Tenho uma simpatia muito especial pela minha antepassada Maria Gulhermina Couceiro da Silva, nascida em Santo Estevão, Pereira, e até aos anos 40 ela conservou a casa dos Pais, que mais tarde visitei. E já nos anos 68 ou 69 foi vendida a última proriedade perto de Santo Varão. Visito Pereira com regularidade,
quanto mais não seja para comprovar se as queijadas mantêm a receita antiga e rever parentes que vivem perto.
Os elementos que me forneceu permitem situar muito melhor as pessoas e casas,
faz-nos voltar atrás de uma maneira mais concreta do que às vezes um nome ou uma data. E fala-me de um Timóteo Couceiro que, curiosamente, desconhecia.

Obrigado mais uma vez e aceite os meus cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: António de Alcântara Mendes

#62885 | Pedro França | 19 abr 2004 10:51 | Em resposta a: #62646

Caríssimo:

Peço-lhe desculpa por estar a responder-lhe tão tarde. O meu computador está a desparasitar na oficina. Estou a escrever-lhe da minha escola.
Registei o seu pedido e vou ver o que posso encontrar, lá para quinta-feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao muito gentil Sr Pedro França

#62886 | Pedro França | 19 abr 2004 11:00 | Em resposta a: #62642

Caro Aníbal:

Registei o seu pedido mas só poderei averiguar o seu antepassado Frederico Justiniano, porquanto, Melgaço diz respeito ao ADViana do Castelo. Se esse seu avô frequentou a UC, ele estará certamente os verbetes e certidões de idade dos estudantes daquela instituição.
Lá para quinta-feira deverei ter alguma coisa para si.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S.: o meu computador está com vírus, na oficina. Estou a escrever-lhe da minha escola.

Resposta

Link directo:

RE: Uma Opinião

#62891 | rgc | 19 abr 2004 11:39 | Em resposta a: #62135

Já recebi do Dr. Pedro França algumas informações que de outro modo seria impossível obtê-las.
Vou lendo sempre com atenção este tópico, porque me interesa também particularmente.É um dos tópicos, sem desprimor para tantos outros aqui do Fórum ,igualmente importantes e úteis, que tem contribuido de uma maneira que considero exemplar a ajuda que dá a todos os que se lhe dirigem. Isto não é elogio que lhe envio, mas justiça que lhe faço. E creio que a maioria pensa assim, desculpem a presunção.
Se houvesse um "Quadro de Honra " no Fórum, creio que o Dr. Pedro França teria de ser lá colocado como homenagem de todos os que têm beneficiado e continuarão a beneficiar (onde me incluo) da sua prestimosa ajuda e boa vontade.
Com elevada consideração.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao muito gentil Sr Pedro França

#62898 | anibalteixeira | 19 abr 2004 13:00 | Em resposta a: #62886

Caro Pedro França:

Em princípio deve ter estudado na UC, pois na altura acho que não havia outra universidade.

Cumprimentos

Anibal Teixeira

Resposta

Link directo:

Para o Barata de Lima

#62902 | Pedro França | 19 abr 2004 13:40 | Em resposta a: #62422

Caríssimo:

Embora um pouco tarde, e porque lhe escrevo da escola e não de minha casa (o meu computador está a desvirusar na oficina), agradeço e retribuo os seus votos de Páscoa Feliz.
Registei a sua preocupação. Vou ver o que posso encontrar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao muito gentil Sr Pedro França

#62903 | Pedro França | 19 abr 2004 13:42 | Em resposta a: #62898

Caro Aníbal:

Também parti desse princípio.
Obrigado e até breve.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o aeiou2

#62904 | Pedro França | 19 abr 2004 13:45 | Em resposta a: #62602

Cara Maria:

Registei o seu pedido só hoje, porque o meu computador foi a desvirusar.
Estou na escola e responder-lhe-ei daqui ou de minha casa, conforme, lá para quinta-feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao muito gentil Sr Pedro França

#62906 | A.Godinho | 19 abr 2004 13:49 | Em resposta a: #62903

Caro Pedro

Aproveito este tópico para lhe perguntar o que vai em baixo.
Sobre a questão que coloquei no email que lhe enviei sobre o Juiz de Fora de Santarém, e antes de Pombal, António Pimentel Borges Botelho (mais uma vez a eventual relação com os meus Pinto de Vasconcelos) pode adiantar-me alguma coisa?

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Uma Opinião

#62908 | BARATA DE LIMA | 19 abr 2004 14:37 | Em resposta a: #62891

Exº. Srº. Rafael Carvalho
Eu também sou daqueles a quem o Srº Doutor Pedro França ajudou e ainda continua a ajudar. Faço minhas as suas palavras.
Muito obrigado Srº Pedro França
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: António de Alcântara Mendes

#62970 | Sousa-Tavares | 20 abr 2004 07:08 | Em resposta a: #62885

Caro Pedro França,

Muito obrigado pela sua resposta e pela sua disponibilidade. Ficarei a aguardar notícias.

Cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#62979 | JFBarata | 20 abr 2004 09:39 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França

Foi para mim um grande prazer estar consigo na passada 4ª feira. Infelizmente o tempo, no arquivo, rende sempre menos do que seria desejável e, das coisas que levava em mente tratar, houve algumas que ficaram para trás. Há dois bacharéis que ainda pude confirmar terem estado matriculados em direito mas cujas certidões de baptismo já não tive oportunidade de consultar.
Trata-se de:

1º - Domingos José Vieira Ribeiro, natural de Chaves, matriculado em direito em 1880, filho de Bernardo José Vieira Ribeiro;
2º - Outro do mesmo nome - Domingos José Vieira Ribeiro, também natural de Chaves, igualmente matriculado em Direito mas em 1815, filho de Manuel José Ribeiro

Assim, venho mais uma vez pedir o favor da sua ajuda para procurar identificar as mães e avós destes jovens.

Um abraço do amigo muito grato

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao muito gentil Sr Pedro França

#63031 | Pedro França | 20 abr 2004 19:56 | Em resposta a: #62906

Caríssimo primo e parente:

Para já, na fase em que vai a pesquisa ainda não tenho dados concludentes.
Um abraço e disponha. Veja a minha mensagem no seu tópico da Venda dos Moinhos, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao muito gentil Sr Pedro França

#63037 | A.Godinho | 20 abr 2004 20:31 | Em resposta a: #63031

Caro primo

Compreendido e agradecido.
Para as minhas bandas disponha também, ficaria muito satisfeito de poder ajudar quem está na vanguarda da disponibilidade e simpatia.

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#63101 | domconde | 21 abr 2004 16:18 | Em resposta a: #61742

Boa tarde Pedro

Eu sou primo do António Pimentel, e encontramo-nos há uns anos no arquivo da UC, antes do deca-aniversário de permanencia diária no AUC.

Aproveito a gentileza e disponibilidade para perguntar o seguinte:

Tenho um assento de batismo de uma criança de seu nome Ricardo, nascido em 4 de fevereiro de 1722, e baptizado a 12 do mesmo mês e ano na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação de Alvorninha, Caldas da Rainha, Leiria. Os pais da criança são Luis da Silva e Rosa de Amorim, e diz o assento que são de Coimbra.
Já por duas vezes reli o livro de assentos de casamentos de Alvorninha e nada descobri, sobre o casamento dos referidos.
O sobredito Ricardo é pai de um Diogo Noitel de Cáceres Amorim Dantas, que nasceu em Lisboa, freguesia dos anjos a 15 de Junho de 1750, tendo em 1796 a Rainha D. Maria dado carta de armas.
Na referida carta são mencionados ascendentes que não consegui ainda verificar, e ando à procura deles desde 1986!

Com os dados pedia-lhe, se fosse possível, se por acaso tropessa-se num casamento em Coimbra entre 1700 e 1722 dos referidos me pudesse dizer.
dado haver aqui uma relação com Cáceres, também lhe pedia, igualmente na zona de Coimbra, e antes de 1700, informações que lhe passem pela frente.

Com um abraço

Francisco Braz Teixeira
fbteixeira@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

Para o domconde

#63147 | Pedro França | 22 abr 2004 00:03 | Em resposta a: #63101

Caríssimo:

Há quanto tempo! É claro que me lembro de si! Cruzei-me consigo no AUC e no CADC também, pelo que me lembro...; creio que até tenho alguma informação que me disponibilizou sobre umas genealogias que remetem para a Antiguidade (será???) e um cartão de visita que vou ver se o localizo. De toda a maneira lembro-me de si.
Pois, vou ver o que se pode fazer, mas já lhe digo que vai ser difícil. É um desafio..., mais um a juntar ao currículo (risos).
Um abraço. Aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#63235 | LSV | 22 abr 2004 22:43 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França. Mais uma vez venho solicitar-lhe ajuda para quando puder. Procuro identificar os Pais (ou o Pai como é mais natural nas matrículas) de António Vieira de Arêde que sendo natural de Lisboa se matriculou em cânones em Coimbra a 7.11.1573.

Um abraço e antecipadamente agradecido
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

Para o Luís Soveral Varella

#63238 | Pedro França | 22 abr 2004 23:30 | Em resposta a: #63235

Caríssimo:

É com muito gosto que tentarei ver-lhe isso na próxima semana, lá para quarta-feira. No entanto, já lhe vou dizendo que o confrade deve ser muito chegado a S. Judas Tadeu ou a S.ta Rita de Cássia - os santos das causas impossíveis...
... Peço-lhe desculpas se o embaraço com o meu sentido de humor: o seu pedido situa-se muito na charneira da transição da Universidade, de Lisboa para Coimbra...; espero que haja informação que o satisfaça...; esperemos que sim.
Um abraço e aguarde-me aqui, então.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o H. Sousa Tavares

#63240 | Pedro França | 22 abr 2004 23:46 | Em resposta a: #62970

Caríssimo:

Então é assim:
- Encontrei um António Alcântara Mendes nas certidões de idade dos estudantes da UC (certidão nº 78, cxª 2, anos 1901-25, cota: IV-IªD-5-3-12).
A certidão foi passada a 02.10.1912 e reporta-se ao ano lectivo de 1912-13, 1º ano de Direito.
O dito estudante tem assento de baptismo nº 4, f. 2v., no livro 42 de baptismos da fregª de S. José, Lisboa. Nasceu a 16.10.1892 e recebeu o nome de António.
Era fº de Joaquim Isidoro Oliveira Mendes e de Maria Amália Alcântara Mendes.
Era neto patº de Joaquim Nunes Mendes e de Maria José Oliveira mendes.
Era neto matº de António Zacarias Marciano Alcântara e de Maria Amália das Dores Alcântara.
E não há mais informação a partir da certidão sobre a naturalidade e ocupações dos pais e avós. A única pista é esta freguesia, e a localização do assento no respectivo livro de baptismos.
Espero que isto ajude nalguma coisa.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Barata de Lima

#63241 | Pedro França | 22 abr 2004 23:50 | Em resposta a: #62902

Caríssimo:

Encontrei um José Barata Freire de Lima nos verbetes dos estuidantes da UC, licenciado em Cânones a 21.07.1801. Era fº de Manuel Martins Freire e n.al de Castelo Rodrigo. Não tem certidão de idade.
Não lhe tinha já enviado estes dados?...
Um abraço e diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Aníbal Teixeira

#63242 | Pedro França | 22 abr 2004 23:57 | Em resposta a: #62903

Caríssimo:

Infelizmente não consegui localizar nenhum Frederico Justiniano de Sousa e Castro nos verbetes nem nas certidões de idade. Se ele frequentou a UC há-de andar nos verbetes, mesmo quer não tenha certidão de idade..., estas por vezes falham. Não terá ele ido a outro apelido além do Sousa e Castro?
Um abraço e diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Aníbal Teixeira

#63243 | Pedro França | 22 abr 2004 23:59 | Em resposta a: #63242

Caríssimo:

Errata: na 2ª linha, onde se lê "mesmo quer", leia-se "mesmo que".
Obrigado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o aeiou2

#63244 | Pedro França | 23 abr 2004 00:02 | Em resposta a: #62904

Cara Maria:

Não encontrei nem nos verbetyes dos estudantes da UC - matrículas/exames -, nem nas respectivas certidões de idade, os nomes que me enviou. Terão eles de facto frequentado a UC?
Um abraço e diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o primo António Godinho de Carvalho

#63245 | Pedro França | 23 abr 2004 00:14 | Em resposta a: #63037

Caro primo:

Então é assim:
- Localizei o seu António Ferreira, baptº a 15.03.1704/f. 7v., para Vendas dos Moinhos, Cumieira/Penela. Filho de Manuel Ferreira e de Teresa Mendes. Estes tiveram ainda a um Manuel, baptº a 31.01.1703/f. 5v..
Casualmente, ao procurar localizar um possível assento de casamento daquele casal, achei sim o segundo casamento de Teresa Mendes com Manuel Rodrigues (fº de António Rodrigues e de Isabel Fernandes, de S. Paulo, Cumieira). Ao mesmo tempo, no assento se declara que ela era viúva do Manuel Ferreira (não vi a data do óbito), sendo ela, fª de João Fernandes e de Luísa Mendes, da Coelhosa, Lagarteira/Ansião. É possível que o primeiro casamento da Teresa Mendes tenha sido realizado na Lagarteira que é fregª, mas já do ADLeiria.
Espero que isto ajude. Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o LFSousa

#63247 | Pedro França | 23 abr 2004 00:33 | Em resposta a: #62616

Caríssimo:

Os dados que me fez o favor de enviar não batem certo. Encontrei sim, um Joaquim e um Caetano, baptºs a 11.03.1852/f. 16v. (nascº a 24.02), e a 25.12.1853/f. 43-43v. (nascº a 30.11), respectivamente, em Cantanhede (vila). Nunca foi um Carlos para esta altura..., talvez mais tarde, não fui verificar noutros livros.
Ambos são filhos do casal que me refere: Manuel Pessoa Alves da Fonseca, de Cantanhede, e de D. Maria Lúcia (não Luísa) Arês Cabral.
Ambos são netos patºs de Joaquim Pessoa da Fonseca, da Pocariça/Cantanhde, e de Cândida Márcia de Jesus (Alves da Fonseca), de Cantanhede.
Ambos são netos matºs do bacharel Francisco da Costa Pessoa, do Moinho da Mata/Montemor-o-Velho, e de D. Maria Paula Cabral Arês de Belmonte, do Espinhal, Tamengos/Anadia.
- Manuel Pessoa Alves da Fonseca casou-se com D. Mª Lúcia, em Cantanhede, a 14.02.1847/f. 33v..
- Joaquim Pessoa da Fonseca casou-se com Cândida Márcia (não é Maria) em Cantanhede, a 28.01.1826/f. 14, sendo ele fº do capitão José Pessoa da Fonseca e de D. Inês Gertrudes Delfina, da dita Pocariça. Ela é fª de Manuel Ferreira Alves e de Joaquina de Jesus, de Cantanhede.
- o bach:el Francisco da Costa Pessoa saiu bacharel formado em Cânones a 12.07.1819. Era fº de Manuel da Costa Gomes.

E isto é o que para já se me oferece dizer a respeito.
Diga coisas. Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

As infornações que tenho

#63253 | anibalteixeira | 23 abr 2004 02:19 | Em resposta a: #63243

Caro Sr. Pedro França:

Eu ainda não consegui descobrir o registo de baptismo/nascimento deste meu avô só sei que talvez tenha sido baptizado em Lisboa na Igreja de S. Nicolau (suponho eu pois foi a onde se casaram os pais) em 1809 filho de Luís José de Sousa (as vezes também assinava – e Castro) da Quinta da Torre em Paderne Melgaço e de D. Rita Rosa (filha de Pedro João dos Reis e Eufémia Maria da cidade de Lisboa).
Não tenho conhecimento de outro apelido além do Sousa e Castro, nos documentos que possuo só consta este apelido.
Tenho fotocópias do Livro das “Quotas de décima ou vencimento que dão direito de votar” no qual consta este meu avô em 1844 com 35 anos casado morador em Paderne, local do Nascimento – Lisboa, Profissão e Emprego – Proprietário e Recebedor, Qualificação Literária – Advogado, etc. Por este motivo é que penso que tenha frequentado a UC.

Não sei se com estes dados me pode dar mais alguma informação.

Obrigado por tudo

Um abraço,

Aníbal Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Para o Barata de Lima

#63261 | BARATA DE LIMA | 23 abr 2004 10:06 | Em resposta a: #63241

Ex.º Sr.º Pedro França
Muito obrigado pelo envio desta preciosa informação,realmente já me tinha enviado os dados mas relativos ao Dr.º Manoel Martins Freire natural de Casas de Soeiro,Celorico da Beira.
Como lhe tinha explicado anteriormente,José Barata Freire de Lima foi Intendente-Geral da Policia no Reinado de D.Miguel I ,era Fidalgo da Casa Real e pouco mais sei.Agora estou a tentar saber qual o Título que tinha,e o seu percurso político.
Vai ser um bocadinho complicado pois JBF de Lima teria sido alvo de perseguições políticas durante o Liberalismo.
Se por mero acaso tropeçar nalguma informação que me possa ser útil agradecia que me informasse.
Disponha sempre
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Para o H. Sousa Tavares

#63266 | Sousa-Tavares | 23 abr 2004 11:36 | Em resposta a: #63240

Caro Pedro França,

Estou-lhe profundamente agradecido pela localização deste registo! Vai permitir-me avançar, como diz, através do assento de baptismo.
Para além de registar a sua disponibilidade e simpatia, ofereço-me para qualquer ajuda que lhe possa eventualmente prestar.

Cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Para o primo António Godinho de Carvalho

#63279 | A.Godinho | 23 abr 2004 13:28 | Em resposta a: #63245

Meu caro primo

Fico-lhe deveras agradecido por mais esta gentileza, a juntar a tantas outras que tem tido. Assim que puder vou ver se encontro o casamento na Lagarteira.

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Para o aeiou2

#63282 | aeiou2 | 23 abr 2004 13:38 | Em resposta a: #63244

Caro Pedro França,

Estudou Matemáticas,um e o outro Diteito.Talvez em Lisboa,já que não se encontra nada em Coimbra.São de Goa e vieram estudar para a"metrópole".
Muito obrigada pelo trabalho que lhe dei
Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Para o LFSousa

#63287 | LFSousa | 23 abr 2004 14:08 | Em resposta a: #62616

Caro Pedro França

Muito obrigado pela informação que me enviou, que veio confirmar e complementar a de que já dispunha, permitindo-me dar um grande passo em frente na pesquisa que estou a levar a cabo.
De facto o meu bisavô chamava-se Caetano e a "desconformidade" de datas deve prender-se com o facto de as ter retirado, como referi, de doc´s de matrícula militar, os quais eram manuscritos e copiados sucessivamente ao longo de anos e como tal passíveis de erros de cópia, (como posso comprovar pela dificuldade de leitura de alguns dos que possuo).
Sem querer abusar, gostaria que se possível me informasse a quem e como solicitar fotocópias simples das certidões que refere.

Renovando os meus agradecimentos e sempre ao dispôr

Com um abraço

Luís F. de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Para o LFSousa

#63342 | Pedro França | 24 abr 2004 01:51 | Em resposta a: #63287

Caro Luís:

Ainda bem que está tudo esclarecido. Se quiser reprodução dos assentos que lhe referi, deve dirigir-se à Ex:ma Sra. Directora do Arquivo da Universidade de Coimbra, Rua de S. Pedro, 3000-370 Coimbra, expondo quais os assentos que pretende sejam reproduzidos, indicando os nomes, filiação, datas, a localidade, as folhas. Se quiser pode dizer que vai da minha parte, pois, em caso de dúvida, os funcionários saberão pedir-me os esclarecimentos necessários.
Depois, será contactado primeiramente sobre a importância a enviar ao AUC para, em retorno, receber as pretendidas reproduções (tem de especificar se quer fotocópia simples ou com valor de certidão).
Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o LFSousa

#63352 | LFSousa | 24 abr 2004 12:07 | Em resposta a: #63342

Caro Pedro

Mais uma vez lhe agradeço (sem nunca ser demais) a sua pronta resposta.
Irei proceder como indicou.

Com um grande abraço

Luís F.de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#63668 | vivian13nobrega | 28 abr 2004 04:05 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,
Será que o senhor poderia identificar a profissão ou cargo de acordo com o traje usado por meu bisavô em um retrato pintado em tela? Tenho-o como arquivo que poderei enviar-lhe em anexo para o seu e-mail pessoal, se isso não for muito abusao de minha parte?
Grata,
Vivian

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Soveral Varella

#63777 | Pedro França | 28 abr 2004 23:28 | Em resposta a: #63238

Caríssimo:

Topei o verbete de António Vieira de Arede, supostamente o dele, já que para a época em questão - séc. XVI -, não era usual os nomes expressarem-se em toda a sua extensão. Então é assim: localizei um António Vieira, de Lisboa, com uma matrícula em Cânones a 10.11.1573 (e não a 07.11.1573), que é filho de um Gonçalo Vieira.
Não há mais nenhum Vieira que se ajuste ao perfil traçado, e em Arede, não me aparece nenhum com os nomes todos que indicou, nas matrículas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Soveral Varella

#63844 | LSV | 29 abr 2004 19:16 | Em resposta a: #63777

Caro Pedro França

Mais uma vez muito obrigado pela diligência. Trata-se certamente do mesmo personagem dados o apelido Vieira, ser de Lisboa, e por fim a data da matrícula.
É já um dado interessante.

Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Soveral Varella

#63845 | LSV | 29 abr 2004 19:22 | Em resposta a: #63777

Caro Pedro França

Mais uma vez muito obrigado pela diligência. Trata-se certamente do mesmo personagem dados o apelido Vieira, ser de Lisboa, e por fim a data da matrícula.
É já um dado interessante.

Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

AUC

#63847 | amtf | 29 abr 2004 20:09 | Em resposta a: #62904

Caro Pedro França,

Procuro a ascendência de dois padres que terão nascido entre 1570 e 1600 no concelho de Cabeceiras de Basto. Consultei a base de dados das "Inquirições de Génere" do Arq. Distrital de Braga onde nada encontrei uma vez que os registos começam em 1620 e à data ambos já estariam ordenados.
Será possível que no AUC exista algum fundo que se reporte ao período anterior áquela data (1620) e zona do país?

Os que procuro são:

António Carneiro, nascido ca. 1600, provavelmente em Juguelhe, Santo André de Riodouro, Cabeceiras de Basto,
e
Gregório Francisco Pereira, nascido ca. 1570, na Taipa, Santa Maria do Outeiro, Cabeceiras de Basto.

Grato antecipadamente pela sua ajuda,
Melhores cumprimentos do
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Soveral Varella

#63858 | anibalteixeira | 29 abr 2004 23:02 | Em resposta a: #63777

Caro Sr. Pedro França:

Mais uma vez lhe peço que me faça o favor de me ver se consta no arquvo da UC o meu trisavô, no qual possuo as seguintes informações:

Ainda não consegui descobrir o registo de baptismo/nascimento deste meu avô só sei que talvez tenha sido baptizado em Lisboa na Igreja de S. Nicolau (suponho eu pois foi a onde se casaram os pais) em 1809 filho de Luís José de Sousa (as vezes também assinava – e Castro) da Quinta da Torre em Paderne Melgaço e de D. Rita Rosa (filha de Pedro João dos Reis e Eufémia Maria da cidade de Lisboa).
Não tenho conhecimento de outro apelido além do Sousa e Castro, nos documentos que possuo só consta este apelido.
Tenho fotocópias do Livro das “Quotas de décima ou vencimento que dão direito de votar” no qual consta este meu avô em 1844 com 35 anos casado morador em Paderne, local do Nascimento – Lisboa, Profissão e Emprego – Proprietário e Recebedor, Qualificação Literária – Advogado, etc. Por este motivo é que penso que tenha frequentado a UC.

Não sei se com estes dados me pode dar mais alguma informação.

Obrigado por tudo

Um abraço,

Aníbal Teixeira

Resposta

Link directo:

Para a vivian13nobrega

#63864 | Pedro França | 30 abr 2004 00:10 | Em resposta a: #63668

Cara Vivian:

Não quero de modo algum furtar-me a prestar-lhe toda a ajuda possível, mas desde já lhe digo que as vestes talares no que à vida académica respeita, não é um dos meus fortes. Na Faculdade de Letras/UC talvez eu encontre quem me dê alguma saída. De toda a maneira deixo-lhe aqui o meu e-mail, mais uma vez, para não ter de perder tempo em procurá-lo por entre outros tópicos.

pedrofrancapin@netcabo.pt

Então, esteja à vontade. Verei o que posso fazer.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o António Fevereiro

#63865 | Pedro França | 30 abr 2004 00:15 | Em resposta a: #63847

Caro António:

Foi pena a sua mensagem não me ter sido enviada ontem. Agora vai ter de aguardar uma semana. Vou ver o que posso encontrar mas vai ser muito difícil porque ambos os sacerdotes remontam a um período de muito escassa informação no que a processos de ordenação respeita. Talvez as matrículas na UC, direi antes... Vamos ver... Deixe ficar.
Um abraço e até daqui a oito dias.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o António Fevereiro

#63924 | amtf | 30 abr 2004 19:42 | Em resposta a: #63865

Caríssimo Pedro,

Uma semana, um mês, o que fôr! Por favor demore o tempo que entender. A urgência é tão somente a curiosidade de, eventualmente, conhecer algo mais sobre essa gente, ou seja não há pressa nenhuma.

Grande abraço,
António Fevereiro

PS: Se quiser deixar alguma resposta no tópico relativo a Maio (ou quando fôr), eu saberei encontrá-la.

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#115630 | FGJ | 02 abr 2006 00:33 | Em resposta a: #61742

Prezado PEDRO FRANÇA,
Pergunto a você se existiram em Coimbra, no ano de 1884, uma FREGUESIA DA SÉ VELHA e uma PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO.
Atenciosamente,
FREDERICO GRINBERG JUNIOR em 1/4/2006 Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#115640 | Pedro França | 02 abr 2006 04:11 | Em resposta a: #115630

Caro Frederico:

Parece um tanto confuso mas a freguesia da Sé Velha, com a sua extinção como sé catedral passando a mitra para a sé nova ao tempo do marquês de Pombal, aproveitando o colégio de Jesus após a expulsão dos Jesuítas para sé nova, levou a que a a antes sé catedral (depois sé velha) fosse incorporada na já também extinta São Cristóvão com a demolição da própria igreja no séc. XIX. Hoje é mais conhecida por freguesia de Almedina que acabou por absorver as outras duas.

Vou restaurar este tópico inaugurado em 2004 mas com uma actualização.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#115662 | FGJ | 02 abr 2006 16:34 | Em resposta a: #115640

Prezado PEDRO FRANÇA,
Realmente é bastante confuso.
Aguardo novas informações decorrentes da prometida atualização do tópico.
Obrigado.
Abraço,
Frederico
Rio/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#130257 | ZALMA | 06 out 2006 15:47 | Em resposta a: #63101

Gostaria de saber se tem uma copia dessa carta de armas.
quais os ascendentes que menciona e quais as armas que recebeu Diogo Noitel de Cáceres?
agradeço antecipadamente
Z ALMA

Resposta

Link directo:

RE: Corigo (este nome é conhecido?)

#144008 | pjsoares | 14 fev 2007 12:26 | Em resposta a: #62288

Caros senhores

"Tropecei" agora com esta vossa troca de mails. Para vosso conhecimento - se ainda for oportuno - posso informar-vos que o meu pai, irmãos e ascendentes usavam o nome de Corigo e eram oriundos de Fanhões nos arredores de Loures.
Por razões que desconheço o meu pai e alguns dos seus irmãos (não sei se todos) mudaram o seu apelido para Soares. Vi recentemente no Diário da República a nomeação de uma Assessora de uma Secretaria de Estado de nome Patrícia Corigo.
Cumprimentos

João M. A. Soares

Resposta

Link directo:

RE: Para o António Fevereiro

#154449 | JMMVV | 30 abr 2007 18:07 | Em resposta a: #63865

Caro Confrade Pedro Franca,
seria muito inconveniente se lhe pedisse os dados academicos bem como a filiacao e quaisquer outros elementos "curiosos" sobre o Dr. Antonio Pedro Xavier de Oliveira Barros Leite nascido a 19/10/1843 em S.Joao de Airao/Guimaraes ?
Antecipadamente grato,cumprimento respeitosamente
Jose Maria da Veiga Ventura (na Alemanha)

Resposta

Link directo:

Para o José da Veiga Ventura

#154523 | Pedro França | 01 mai 2007 12:01 | Em resposta a: #154449

Caro José:

Vou ver o que posso fazer na quinta-feira, 'tá?
Aguarde-me aqui, p.f..
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#154642 | Mar2006 | 02 mai 2007 08:29 | Em resposta a: #154523

Caro Pedro França
Será possível obter os dados que constam sobre a inscrição de Celestino David, natural da Covilhã, matriculado em 1897 na faculdade de Direito de Coimbra?
Os meus antecipados agradecimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#155795 | JMMVV | 11 mai 2007 14:55 | Em resposta a: #154523

Caro Pedro Franca,
muito grato pelas informacoes que me vai prestar. Precisava tambem dados acerca do Bacharel em medecina Dr. Eduardo Xavier de Oliveira Barros nascido em 1840??? no Porto que deve ser irmao do Dr. (Juiz de Direito) Antonio Xavier (tambem natural do Porto e nao S.J. de Airao como erradamente indiquei ) este que faz o favor de andar a investigar.
Com um abraco de mil agradecimentos,ao seu dispor sempre,
Jose da Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#155879 | Pedro França | 12 mai 2007 01:00 | Em resposta a: #155795

Caro José:

Só pude encontrar o Dr. António Pedro Xavier Oliveira Barros Leite. Apresenta num verbete somente uma matrícula em Direito a 02.10.1862.
No verbete de actos e graus encontrei a prova de bacharel a 30.05.1866, e a de Bacharel Formado a 12.06.1867.
Pela certidão de idade - processo nº 27, Livro 51, de 1907 -, nasceu um

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#155890 | Pedro França | 12 mai 2007 03:40 | Em resposta a: #155879

Caro José:

Desculpe o lapso anterior. Tive de sair às pressas do pc e deu no que deu. E isto para dizer (acrescentar) que tem certidão de idade nº 27, Lº LI (1834-1900).
Era fº do Dr. António Pedro Xavier e de D. Ana Amália Martins da Cruz, moradores na rua da Picaria, fregª da Vitória/Porto.
Era neto patº do major João Xavier Oliveira Barros Leite, de Basto, e de D. Ana Felizarda do Couto Alão, da fregª da Vitória/Porto.
Era neto matº de Cosme Martins da Cruz, de Jobim/Jovim (Gondomar) e de D. Custódia Martins do Sacramento, da fregª da Sé/Porto.

O Dr. António Pedro (...) foi baptº a 22.10.1843/f. 73 na fregª da Vitória/Porto e nasceu a 19.10.1843.
Os padrinhos: Cosme Martins da Cruz, morador a S.to Elói, Sé/Porto e D. Maria do Carmo Ludovina Martins da Cruz, moradora à Picaria.

Estes Martins da Cruz são parentes dos mesmos do Brasil, da linha dos Jobins e barões de Cambaí.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Mar2006

#155891 | Pedro França | 12 mai 2007 03:43 | Em resposta a: #154642

Caríssimo:

Nada feito. Vi as certidões de idade entre 1901-25 e esse nome não aparece. Verbetes no séc. XX não estão organizados. À altura já existiam as Univ:des de Lisboa e Porto. Talvez por aí?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#155918 | JMMVV | 12 mai 2007 18:03 | Em resposta a: #155890

Caro Pedro Franca,
gratíssimo pela informacao prestada sobre o Dr. António Pedro X. O. Barros Leite.
Quanto ao Dr. med. Eduardo, que julgo ser seu parente, primo ou qualquer outra coisa nao encontrou nada? Será que nessa altura já se estudava medicina no Porto?
Com um abraco e renovando os agradecimentos,
ao seu dispor, José da Veiga Ventura (Alemanha).

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#155937 | Pedro França | 12 mai 2007 20:02 | Em resposta a: #155918

Caro José:

Quanto ao Dr. Eduardo não tive oportunidade de ver porque esse pedido desencontrou-se da minha ida ao AUC. Agora só na 5ª Feira, embora haja essa possibilidade da escola médico-cirúrgica do Porto.
Aguarde-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#155994 | prosperos | 13 mai 2007 19:34 | Em resposta a: #61742

Meu Caro Dr. Pedro França

Vou aproveitar a boleia e pedir-lhe se estão no AUC os seguintes nomes de antepassados meus
Lic João Folgado de Brito, que deve ter nascido por volta de 1575 a 1585
Licenciado Dr. Vicente Ferreira Marques, que viveu entre 1750 e 1815

Agradeço-lhe desde já o seu empenho e aguardo as suas notícias
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157121 | Pedro França | 24 mai 2007 00:04 | Em resposta a: #155795

Caro José:

Do Dr. Eduardo Xavier Martins da Cruz de Oliveira Barros, apenas encontrei a certidão de idade - nº 373, Lº LV, da 2ª Série.
Eduardo foi baptº a 23.08.1840 e nasceu a 18.08.1840 (f. 439v. para S.to Ildefonso, Porto).
Era fº de António Pedro Xavier e de D. Ana Amália Martins da Cruz Xavier.
Neto patº do Major João Xavier de Oliveira Barros Leite, de S.ta Maria de Veade, julgado de Basto, e de D. Ana Felizarda do Couto Alão, do Porto.
Neto matº de Cosme Martins da Cruz e de D. Custódia Martins do Sacramento, naturais do Porto.

Este Dr. Eduardo não tem verbete constituídos nem de matrículas nem de actos e graus. Só se entrar por outro apelido. A certidão de idade foi passada a 27.06.1860, seguramente para o 1º ano lectivo de 1860/61.
Padrinhos: Dr. António Fortunato Martins da Cruz e D. Maria do Carmo Ludovina Martins da Cruz.
Portanto, este Eduardo e o António Pedro são irmãos.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157123 | Pedro França | 24 mai 2007 01:14 | Em resposta a: #154642

Caro José:

- Celestino David, localizei-o nos verbetes e apresenta o curso de Direito em que obteve o grau de bacharel a 21.06.1819, e o de bacharel formado a 17.07.1820.
Tem certidão de idade - nº 244, Lº LIV.
Era fº de David Francisco, de S. Pedro de Penaferim, SINTRA,
Era fº de Pedro Joaquim Eloi de S. Pedro Ferrase

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157127 | Pedro França | 24 mai 2007 01:49 | Em resposta a: #157123

Caro José:

- Celestino David, localizei-o nos verbetes e apresenta o curso de Direito em que obteve o grau de bacharel a 21.06.1819, e o de bacharel formado a 17.07.1820.
Tem certidão de idade - nº 244, Lº LIV.
Era fº de David Francisco, de S. Pedro de Penaferim, SINTRA, e de Maria Amélia, de Santa Maria Maior, Covilhã, onde foram recebidos.
Era neto patº de Pedro Joaquim Eloi, de S. Pedro Ferrafenim e de Cecília Perpétua.
Era neto matº de Miguel António de Sousa e de Ana Emília.
Padrinhos: Fernando David Henriques Eloi, solteiro, relojoeiro, irmão do baptizado, morador em S.ta Mª Maior, Covilhã.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157128 | Pedro França | 24 mai 2007 01:53 | Em resposta a: #157127

Caro José:

Definitivamente: a fregª de Sintra é S. Pedro de Penaferrim.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157303 | JMMVV | 25 mai 2007 18:51 | Em resposta a: #157121

Caro Pedro, meu bom amigo!
Nao tenho palavras para lhe agradecer a amabilidade que teve nos esclarecimentos que prestou. Estava longe de pensar que pelo lado da minha trisavó Ana Amalia Martins da Cruz o celebre, dentro tantos outros parentes, António Carlos Jobim pertencia a nossa família (meu falecido Pai, que esteve no Rio de Janeiro, Brasil, e se interessava tanto pelas nossas origens, ficaria espantadíssimo!). Bem como o dr. med. Eduardo Xavier Barros Leite, sem dúvida, gracas a sí, é irmao do meu bisavo dr. jur. António Pedro Xavier de Oliveira Barros Leite, que, como ele, deve ter morrido jovem mas solteiro, pois nao se lhe conhece geracao e pelo que sei, a nossa família (ai o meu paisinho...) desconhecia até hoje a sua existencia se nao fosse o tópico "Qual a origem da Mulher do dr. Teófilo Braga" aqui no forum.
Mais uma vez um grande muito obrigado e sempre ao seu dispor,
José P.S. Sei que o confrade F.G. procura no Tópico "Julio Xavier de
Matos (Notável Psiquiatra), elementos acerca desse tambem meu parente, especialmente se terá deixado descendencia. Será que pode ajudar?
Um grande abraco, José Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

RE: Para o Primo Pedro França

#157611 | Ica | 28 mai 2007 21:18 | Em resposta a: #157303

Caro Pedro,

Perdi o seu contacto.
Por favor escreva para icarmona@care2.com confirmando seu endereço.
Um grande abraço
Isabel Carmona

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157622 | small | 28 mai 2007 22:53 | Em resposta a: #157121

Prezado Pedro França
Receio que a minha mensagem do dia 30/04/2007 no tópico Algum pedido para o AUC?, se tenha perdido na imensidão de pedidos que lhe são feitos. Reitero assim o meu pedido de esclarecimento, agradecendo antecipadamente.
Melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157637 | Pedro França | 29 mai 2007 00:12 | Em resposta a: #157622

Caro José da Veiga Ventura:

Se se refere a esta mensagem, abaixo, de 30.04.2007, creio que já lha respondi.
Quer verificar?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

RE: Para o António Fevereiro 30-04-2007, 18:07
Autor: JMMVV [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------

Caro Confrade Pedro Franca,
seria muito inconveniente se lhe pedisse os dados academicos bem como a filiacao e quaisquer outros elementos "curiosos" sobre o Dr. Antonio Pedro Xavier de Oliveira Barros Leite nascido a 19/10/1843 em S.Joao de Airao/Guimaraes ?
Antecipadamente grato,cumprimento respeitosamente
Jose Maria da Veiga Ventura (na Alemanha)

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#157645 | jaboo | 29 mai 2007 02:16 | Em resposta a: #61742

Estimado Pedro França,

Aqui venho eu uma vez mais abusar da sua generosidade.
Será que pode ver se me encontra um Padre Diogo de Sá (já o era em 1619), natural de Santa Cruz, concelho de Baião? Esses são infelizmente os unicos dados que possuo.

Um grande bem-haja pela ajuda.
Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157692 | small | 29 mai 2007 18:23 | Em resposta a: #157637

Caro Pedro França
Desculpe mas não é essa. A minha é referente a um Francisco de Campos Beltrão, cirurgião mor do exército, natural de Grandola. Não consegui encontrar mais elementos no AHM, combateu no exército liberal e foi feito prisioneiro pelos miguelistas e faleceu em Bragança (penso que devido a ferimentos recebidos).A data de nascimento foi estimada cerca de 1772. Alistou-se em 26.2.1797, cirurgião mor em 26.1.1814....., a sua idade em vários documentos, suscita dúvidas, porque dum ano para o outro avança na idade 6 anos por exemplo!
Eu pedia a sua orientação na forma de pesquisa no AUC, pois penso que nesta data teria que ter tirado o curso aí.
Muitíssimo obrigada

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157703 | JMMVV | 29 mai 2007 20:30 | Em resposta a: #157637

Caro Pedro Franca,meu bom amigo,
as minhas duvidas agora sao acerca da ascendencia e descendencia do Dr.Julio Xavier de Matos que nasceu no Porto a 26.01.1856 (ver minha mensagem de 25.05.2007).Sera que pode ajudar?
Um abraco e mais uma vez muito obrigado
Jose da Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157967 | Pedro França | 31 mai 2007 22:40 | Em resposta a: #157692

Cara Stella:

Enfim, não encontrei o que pede mas encontrei algo de muito semelhante com um estudante da UC de nome António Duarte Campos Beltrão - certidão de idade nº 32, Lº III, 1ª Série.
Foi baptº em Odemira (S. Salvador) a 28.04.1798/f. 32.
Era fº de Manuel Duarte e de Maria de Campos Beltrão, moradores na dita freguesia e aí tidos por naturais.
Era neto patº de José Vitorino, de Odemira (S. Salvador) e de Marcelina Teresa, de Odemira (Santa Maria).
Era neto matº de António de Campos, de Vila Nova de Mil Fontes, e de Isabel da Conceição, de Grândola.
Esqueci-me de anotar o curso que este frequentou. Vejo-o para a semana.
Espero que isto a ajude a localizar o seu Francisco de Campos Beltrão. Este não vem nas certidões de idade.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a Stella

#157968 | Pedro França | 31 mai 2007 22:42 | Em resposta a: #157967

Cara Stella:

Por engano, precipitei-me e não fiz a ressalva atrás, de que esta mensagem era para si.
Enfim, não encontrei o que pede mas encontrei algo de muito semelhante com um estudante da UC de nome António Duarte Campos Beltrão - certidão de idade nº 32, Lº III, 1ª Série.
Foi baptº em Odemira (S. Salvador) a 28.04.1798/f. 32.
Era fº de Manuel Duarte e de Maria de Campos Beltrão, moradores na dita freguesia e aí tidos por naturais.
Era neto patº de José Vitorino, de Odemira (S. Salvador) e de Marcelina Teresa, de Odemira (Santa Maria).
Era neto matº de António de Campos, de Vila Nova de Mil Fontes, e de Isabel da Conceição, de Grândola.
Esqueci-me de anotar o curso que este frequentou. Vejo-o para a semana.
Espero que isto a ajude a localizar o seu Francisco de Campos Beltrão. Este não vem nas certidões de idade.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157969 | Pedro França | 31 mai 2007 22:44 | Em resposta a: #157703

Caro José:

Não localizei o Dr. Júlio Xavier de Matos nas certidões de idade nem nos verbetes.
Deve ter frequentado a Escola Médico-Cirúrgica do Porto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#157979 | small | 31 mai 2007 23:42 | Em resposta a: #157967

Caro Pedro França
Realmente o Sr é um "anjo bom" que todos ajuda.Não imagina ao tempo que ando atrás deste António Duarte! Para lhe agradecer só com a minha disponibilidade no
ADP mas sem a sua experiência.
Um abraço, muito grande!
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#158032 | JMMVV | 01 jun 2007 17:07 | Em resposta a: #157969

Caro Pedro,
mais um muito obrigado pela sua prontidao e amabilidade.Foi pena nao poder ajudar-me desta vez contudo desejo-lhe as maiores venturas nas suas pesquisas e trabalho.
Ao seu dispor sempre !
Um abraco,
Jose Maria da Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

RE: Para a Stella

#159264 | small | 13 jun 2007 20:35 | Em resposta a: #157968

Caro Pedro França

Esta tem só o fim de o lembrar de fazer o favor, já agora, de ver o curso que o António Duarte frequentou. Sempre dentro da sua disponibilidade.
Em relação ao Francisco Campos Beltrão prezava muito a sua opinião em relação à hipótese de onde tirou o curso.
Sinceramente grata

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#159284 | fertelde | 13 jun 2007 23:42 | Em resposta a: #157969

Estimado Pedro França:
Venho uma vez mais socorrer-me da sua amabilidade para tentar encontrar a:
Casamento de Adelino António das Neves, que escreveu algumasa obras sobre a arte tradicional coimbrâ e sobre bailes populares.
Ora Adelino Frequentou a UN Coimbra possivelmente antes de 1872, ano em qua casou com D. Felicia Teixeira Leite Velho, filha do Dr. Bernardo António Teixeira de Morais Leite Velho.
Ora, a unica forma de saber algo sobre D. Felicia, è saber se existe o seu casamento em Coimbra. SE nasceu em Coimbra, coisa muito provável, terá sido por volta de 1850. O casamento de 1872 também è só uma hipotese de ter sido em Coimbra. O ano esta correcto, mas terá sido em Coimbra? É a unica esperança de poder saber o nome da mâe de Felicia...

Desculpe um pedido tâo aleatório, mas è o unico que posso tentar....

Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#159332 | aguerreiro | 14 jun 2007 14:34 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro
Volto a aproveitar a sua disponibilidade par ver ou rever o processo dum meu familiar, António Augusto Araujo carvalhais que teria frequentado direito e se bacharelou por volta de 1860, mais ano menos ano.
O meu muito obrigada
Alvaro Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#159333 | aguerreiro | 14 jun 2007 14:36 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro
Volto a aproveitar a sua disponibilidade par ver ou rever o processo dum meu familiar, Joaquim Augusto Araujo carvalhais que teria frequentado direito e se bacharelou por volta de 1860, mais ano menos ano.
O meu muito obrigada
Alvaro Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Para o Pedro França

#159690 | Mar2006 | 16 jun 2007 20:49 | Em resposta a: #157128

Caro Dr Pedro França
Só hoje reparei na sua resposta à minha mnesagem sobre Celestino David, que teve a amabilidade de responder em 24/5/2007. Algo me intriga na resposta à minha mensagem. É que a pessoa que procurava é exactamente a que localisou (pais, avós, irmão Fernando,locais de nascimento) mas a data em que obteve o grau de bacharel e a data de formação não podem ser essas que indica. O Dr Celestino David, meu tio-avô, nasceu na freguesia de Santa Maria, Covilhã em 14/1/1880. Talvez possa confirmar esse dado na certidão de nascimento. Veio a ser um personagem importante em Évora no séclo XX onde fundou o gropo Pró Évora. Tem uma rua com o seu nome em Évora, onde viveu e faleceu e outra na Covilhã onde nasceu.
Obrigado. Melhores cumprimentos
Mar2006
Não terá mais qualquer dado nos registos da faculdade de direito, onde entre outros contemporâneos teve o Cardeal Cerejeira?

Resposta

Link directo:

RE: Para o Pedro França

#159773 | Pedro França | 17 jun 2007 16:16 | Em resposta a: #159690

Caro Zé Veiga:

Sinceramente, eu já devia estar a dormir de pé! Vou reformular-lhe a mensagem.
- Celestino David, conforme os verbetes e os dados que levantei de olhos bem abertos, foi bacharel a 21.06.1901, novamente a 21.06.1902 e bacharel formado a 30.06.1903.
de acordo com a certidão de idade nº 244, Lº LIV, ele frequentou a UC desde 1897/1898 (1º ano de Direito).
Foi baptº a 25.02.1880/f. 13v., nº 26 na Covilhã (fregª de Santa Maria) e nasceu a 14.01 do mesmo ano.
Era filho de David Francisco, telegrafista, n.al de S. Pedro de Penaferrim, de Sintra, e de Maria Amélia, da dita S.ta Maria/Covilhã e nesta recebidos.
Era neto patº de Pedro Joaquim Elói e de Cecília Perpétua.
Era neto matº de Miguel António de Sousa e de Ana Emília.
Os padrinhos eram Fernando David Henriques Elói, solteiro, relojoeiro, irmão do baptizado, e morador na dita freguesia.

Quanto a colegas de curso torna-se difícil sabê-lo na medida em que teria de fazer um levantamento a partir dos anuários da UC (e é se os houver todos entre 1897/98 e 1902/1903) e isso, embora se possa fazer, comportaria outro tipo de pedido pela demora e exclusividade de tempo para tal.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Fertelde:

#159775 | Pedro França | 17 jun 2007 16:36 | Em resposta a: #159284

Caro Fernando:

Essa pesquisa é caso de vida ou morte? É que se não for vou deixá-la ficar por aí mesmo porque se ele casou ou não casou em Coimbra vai ser complicado saber.
Adelini Antº das Neves e Melo nasceu já em Lisboa, saiu bacharel formado em Direito a 30.05.1865. O sogro, Dr. Bernardo Teixeira de Morais Leite Velho era n.al do Mogadouro e saiu bacharel formado em Direito na UC a 24.10.1846.
São várias pistas que me transportam para fora de Coimbra também.
Tentei ver em S. Cristóvão mas a data de 1872 que me indica ou à volta disso não encontra assentos nessa freguesia porque faltam livros. Baptismos há para essa data mas não encontrei aí filhos do casal, se é que os houve,... desconheço.
A pesquisa tornar-se-á morosa e com foros de exclusividade o que implica outro tipo de tratamento.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Fertelde:

#159834 | fertelde | 18 jun 2007 00:13 | Em resposta a: #159775

Estimado Pedro França:

Na verdade as pistas sào muito poucas. Sei que o Dr. Adelino em 1872 estava em Coimbra, pois há publicaçôes dele impressas em Coimbra. Tiveram um filho, do qual desconheço o nome, e nâo tenho qualquer pista se nasceu ou nâo em Coimbra... Enfim, um elo que ficará perdido..
O que amavelmente me informou o Confrade mtt ( Manuel) num tópico sobre Adelino N. e Melo é que:" foi Comissário de Polícia em Coimbra, tornou-se amigo de Camilo Castelo Branco, durante a estadia deste nessa cidade, nos anos de 1875-76.
Conservou um pequeno mas interessante conjunto de cartas, muito espirituosas, a propósito de um burro encomendado por Camilo, em 1886, correspondência que publicou num livrinho da editora Portugália, de título Camilo Castelo Branco, sem data explícita mas de 1925, e datado no final do texto “Pará – 98”.
As 27 páginas que formam este livro parece terem sido extraídas de um outro, intitulado Senília, que havia publicado no Pará, em 1899."

Portanto viveu em Coimbra pelo menos nas datas indicadas em que foi Comissário de policia... Mas na verdade partir com estes parcos datos para pesquisar sobre a D. Felicia, que com ele casou, è práticamente impossivel.

Haverá alguma possibilidade de consultar alguma hemeroteca em Coimbra, para ver se aparece a noticia do casamento de ambos?

Bem, agradeço os seus esforços em ajudar-me, e a informaçâo sobre a data em que saio bacharel em Leis o Dr. Adelino.
Deixemos pois, esta investigaçâo por aqui. Resalvando melhor opiniâo dos descendentes do Dr. Bernardo a quem vou colocar a questâo sobre o tipo de tratamento e os gastos para continuar com dita pesquisa. Vou-lhes transmitir o dato.-
Estes descendentes do Dr. Bernardo sâo de outra filha que teve no Brasil, desconhecendo se a mâe da Felicia e desta última será a mesma pessoa. Daí o interesse.
Abraço, e o meu obrigado
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Para o Fertelde:

#159865 | Samuel C O Castro | 18 jun 2007 13:15 | Em resposta a: #159775

Estimado Pedro França,

Dentro de sua disponibilidade de tempo, peço-lhe o especial favor de ver na UC dados da ascendência, além da a seguir informada, do Dr. Lourenço Vaz Pereira de Castro (ou Lourenço Vaz Freire de Castro) - Licenciado em Leis, a 20.3.1551, pela Universidade de Coimbra - N-1530, em Elvas - F-1583 - FCR. (Filho de Fernão Pereira, N-1498 e de Inês Pereira de Castro)

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Para Samuel de Castro

#159922 | Pedro França | 18 jun 2007 19:58 | Em resposta a: #159865

Caro Samuel:

Já lhe respondi em tempos que é de todo impossível fazer genealogia a partir dosa dados dos verbetes da UC, ainda para mais para o séc. XVI.
É melhor tentar as genealogias da TT.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para Samuel de Castro

#160011 | Samuel C O Castro | 19 jun 2007 12:38 | Em resposta a: #159922

Estimado Pedro França,

Apesar de estar acompanhando todos os tópicos que participei, não li sua resposta, talvez tenha me passado despercebido, pois não estou recebendo a mensagem automática do Genea. De qualquer maneira deixo o meu muitíssimo obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

pedido ajuda AUC

#160049 | Cristiano Cardoso | 19 jun 2007 17:01 | Em resposta a: #160011

Caro Pedro França,

Dentro da sua disponibilidade gostaria de lhe pedir uma pesquisa no AUC.

Procuro a ascendência do Padre António de Moraes que foi ordenado antes de 1660. Não sei a naturalidade dele. Sei apenas que foi abade de São Paio de Casais, Lousada, em meados do século XVII.

Muito obrigado.

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ajuda AUC

#160060 | IsabelFont | 19 jun 2007 17:38 | Em resposta a: #159775

Boa tarde, caro confrade Pedro França,
Pensei que lhe tinha mandado esta mensagem como um novo tópico, mas provavelmente fiz mal e não foi notificado no seu mail.
Atendendo á disponibilidade e amabilidade que tem demonstrado neste site, venho solicitar-lhe se me consegue obter os dados relativos ao assento de nascimento/batismo e casamento de Álvaro dos Santos Pato, que nasceu em 30 de Julho de 1883, filho de Manuel dos Santos Pato e Rosa da Conceição Pinhal (Troviscal). Estava convencida que o filho era também do Troviscal e tinha solicitado estes documentos ao ADAveiro; mas por uma certidão de um filho, o ADA diz que é natural de Covões - Cantanhede e que deve estar no AUC.
Ficar-lhe-ei muito grata, dada a impossibilidade de me deslocar aqui da Lourinhã.
Cumprimentos
Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#161515 | tiagova | 01 jul 2007 22:40 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Mais 1 vez peço a sua ajuda para localizar o registo de baptismo de:

António Tamagnini Barbosa Encarnação * 18.10.1907, freguesia da Sé Nova, Coimbra, filho de José Maria Barbosa Tamagnini de Matos Encarnação e de Alice Ribeiro.

Mto obrigado e 1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#161526 | Pedro França | 01 jul 2007 23:53 | Em resposta a: #161515

Caro Tiago:

Infelizmente essa data ainda está na Conservatória do Registo Civil. Será necessário endereçar o pedido directamente. Pode fazê-lo por mail:

crc.coimbra@dgrn.mj.pt

É uma data muito recente que ainda só agora começa a fazer os 100 anos e antes disso, não há incorporação nos Adistritais como é de praxe.
Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#162162 | Dsousa | 08 jul 2007 16:32 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Tenho procurado informações sobre um casal natural de Mortágua, que se encontra na base de dados do Genea. Trata-se do casal Pedro da Fonseca/Mariana da Silva. Entrei em contacto com o Genea a fim de saber qual a fonte dos dados lá indicados. Informaram-me que foi indicada como fonte o livro “Os Henriques de Vila Nova de Poiares”, da autoria de Pedro França Machado. O que pretendo saber é se o autor deste estudo é o V. Exa., dada a coincidência de nome.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#162181 | Pedro França | 08 jul 2007 18:51 | Em resposta a: #162162

Caro Daniel:

É correcto. Eu uso como nome de autor alguns dos apelidos de minha mãe e meu avô materno porquanto eu só vou a França e não a Machado.
Os Henriques que eu trato nesse artigo são os do antigo concelho de Farinha Podre [ que se desmembrou nas freguesias de S. Pedro d'Alva, S. Paio do Mondego, e Travanca do Mondego (antigamente todas de Farinha Podre), incluídas no concelho de Penacova], e de Vª Nova de Poiares.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#162182 | Dsousa | 08 jul 2007 19:04 | Em resposta a: #162181

Caro Pedro,

Muito obrigado pela resposta. Tenho muito interesse nesses Henriques, meus antepassados. Onde posso encontrar o seu estudo genealógico sobre a família?
Tenho procurado bastante, mas a única referência que encontrei foi a que referi.

Um abraço,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Para Samuel de Castro

#162354 | marciohbc | 10 jul 2007 16:35 | Em resposta a: #159922

Prezado Pedro França,

Desculpe se me intrometo neste tópico, mas preciso de ajuda e agradeceria muitíssimo se pudésseis me auxiliar.

Estou a procurar informações a respeito do passaporte do meu avô, Antonio Barbosa, que teria vindo para o Brasil em torno de 1904, natural de Matosinhos, nascido em 22/12/1899 ou 22/11/1900, filho de Antonio Gomes Barbosa e Rita Rosa de Jesus.

Ele estaria então com cerca de 5 anos de idade quando emigrou para o Brasil, segundo os relatos mantidos em família. De sua viagem tenho apenas a data provável, 1904, declarada por ele próprio em sua inscrição consular de 1939, quando não soube informar mais nenhum outro detalhe.

Sei que até 1924, data do seu casamento no Brasil, sua mãe Rita Rosa de Jesus, deveria ainda estar viva, pois em sua certidão de casamento consta como falecido apenas Antonio Gomes Barbosa, seu pai. Ele teria vindo, portanto, no mínimo, acompanhado da mãe, mas não posso confirmar se teria vindo junto com o seu pai.

Meu objetivo final com essa pesquisa é identificar, com mais exatidão, a naturalidade do meu avô, a fim de solicitar com precisão a sua Certidão Narrativa de Nascimento, pois, na verdade, não tenho certeza quanto à sua naturalidade ser de Matosinhos.

Já solicitei esta mesma pesquisa no Arquivo Distrital do Porto, mas nada foi encontrado no ano de 1904.

Grato.
Marcio Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Para o Márcio Coutinho

#162552 | Pedro França | 12 jul 2007 22:53 | Em resposta a: #162354

Caro Márcio:

Sei que colocou esta mensagem noutro tópico mas vou responder-lhe só aqui.
Sei que posso parecer-lhe um tanto rude mas as coisas são assim mesmo.
Então cá vai:
- Poderia tentar ver-lhe o seu caso nos registos de passaporte para o Governo Civil de Coimbra mas como o ano de 1904 é muito vago, e a naturalidade de seu avô vaga é, eu vou deixar as coisas por assim mesmo.
O trabalho vai partir, na sua maior parte (passe a redundância), do Márcio. O Márcio vai ter que procurar o ano (data) de desembarque de seu avô no Brasil, começando pelo porto de chegada. Vai ter de procurar qualquer correspondência que ele tenha matido com Portugal, procurar o passaporte do seu avô (vire os baús, os sótãos, etc., do avesso, converse com os parentes mais antigos e chegados a esse lado Barbosa...).
A grande maioria das pessoas que obtêm passaporte por Coimbra são oriundas do distrito de Coimbra. Muito raramente provêm de outras zonas do país, embora as haja.
Enfim, quem busca outra nacionalidade tem de fornecer o máximo de dados possíveis... Eu, já tive alguns baldes de água fria, gelada mesmo, porque, quando não há resultados, não se encontra nada e quando tivemos nós deste lado de andar à procura de um dado que a nós nem nos diz respeito, os interessados pulam fora e não querem saber das horas que gastámos a andar à procura de uma agulha num palheiro.
Assim, Márcio, se tiver dados mais concretos e plausíveis, então diga alguma coisa. Caso contrário, não vale a pena. Não estou nem aí.
Já tive buscas que foram grandes desafios, mas aí eu tinha nas mãos dados concretos e até sobre as origens geográficas dos desembarcados no Brasil. Aí sim, tive resultados bem gratificantes o que não é o seu caso.
Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Márcio Coutinho

#162599 | marciohbc | 13 jul 2007 12:38 | Em resposta a: #162552

Prezado Pedro França,

Obrigado pela sua resposta. Mas acredite, isso não me desanima nem um pouco. Com sua experiencia, claro que você sabe como é penoso o processo de pesquisa de documentos para a obtenção da nacionalidade.

Já encontrei também vários "baldes de água fria", portas fechadas, verdadeiros muros intransponíveis. Este não é o primeiro. E com certeza não será o último. Porém nunca desisti. Mesmo que as vezes, a gente desista mesmo, só um pouquinho. Dá um tempo, toma fôlego, estuda o caso, procura contornar o obstáculo. E de repente, lá está ela. A saída tão procurada. Tão nítida e brilhante que nos perguntamos como não havíamos enchergado isso antes.

Não procuro a nacionalidade portuguesa, como quem vê um cometa, num céu profundo e distante e tenta agarra-lo. Não faço planos de tentar a sorte em Portugal, conseguir um emprego ou estudar em algum país da comunidade européia, como alguns "oportunistas", ou apenas sonhadores, quem sabe.

Você me disse para procurar os "parentes mais antigos e chegados a esse lado Barbosa...". Pois sou eu mesmo. É este quem vos fala. O único representante ainda ligado a este passado. Claro que não sou o último Barbosa, nem ao menos do Brasil. Família essa tão antiga e numerosa como tantos Silvas, Oliveiras e Carvalhos. Mas ao menos deste lado dos Barbosas, sou eu o portador desta história. Sou eu o guardião destas lembranças, que de outra maneira já se teriam perdido no tempo, como poeira que se espalha ao vento. Eu sou um destes grãozinhos que sabe de onde veio. E que pretensão, para quem é apenas pó. Que responsabilidade...

Não quero que esta consciencia se perca. Não quero que se apague. Imagino poder reunir meus filhos algum dia e contar-lhes a história de como seu avô e sua familia veio para cá. Todos os desafios e dificuldades que encontrou nesta viagem. Os problemas e aventuras enfrentados ao reconstruir sua vida neste país tão agreste e inóspito para esses esperançosos imigrantes que aqui chegavam. Contaria-lhes como conseguiu se fixar e como trabalhou duro para isso. Muito duro. Como se apaixonou e teve seus filhos. E como nunca esqueçeu seu País, sua terra, sua familia.

Essa busca, não a comecei agora. E se tivesse desistido não teria chegado tão longe. Já revirei todos "os baús, os sótãos, etc., do avesso", como você disse. E nessa procura aprendi muito. Sobre mim, sobre os meus e sobre todas as pessoas de forma geral. Nesse meio tempo, já acumulei muitas informações e poderia lhe passar mais alguns dados... Mas agora, acredito que não vale mais a pena.

Sabia que sua área de pesquisa, Coimbra, não correspondia a minha. Pois a familia do meu avô vem do Porto/Douro. Mas buscava qualquer auxílio, uma avaliação, até mesmo um conselho. De certa maneira consegui ...

Fique tranquilo, não fico aborrecido. Agradeço o seu comentário. Pior seria se não me desse qualquer resposta. Continuaria insistindo...

Sigo em minha caminhada, com uma vitória a cada dia. Não importa se for pequena. Se tiver alguma novidade sobre o meu caso, te aviso.

Obrigado.
Marcio Coutinho.

"As Origens são difíceis de se encontrar... Mais ainda.. De aceitar."
De um velho filme que recomendo a todos: "O Guardião dos Sonhos (Dreamkeeper)"

Resposta

Link directo:

Luís de Bessa Correia - Vila Real.

#162705 | mtt | 14 jul 2007 17:03 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França
Há muito que procuro obter informação sobre a carreira académica de Luís de Bessa Correia, que, segundo alguns indícios, era natural de Vila Real ou das suas visinhanças. Para o situar no tempo, dir-lhe-ei que acredito que ainda não seria bacharel formado quando, em Maio de 1846, a Universidade de Coimbra encerrou o ano escolar mais cedo, devido à instabilidade política causada pela Maria da Fonte.
Se a sua já proverbial disponibilidade para buscas nos paroquiais coimbrões, se aplica também a este género de dados, muito lhe agradeceria qualquer contributo.
Atenciosamente,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Luís de Bessa Correia - Vila Real.

#162731 | Pedro França | 15 jul 2007 01:19 | Em resposta a: #162705

Caro Manuel:

Vou tomar nota do seu pedido e ver se esta semana, entre as várias actividades escolares que tenho calendarizadas, eu consigo ver-lhe isso, no fundo da Universidade.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues Tonilhas

#162789 | Lourval | 16 jul 2007 05:53 | Em resposta a: #155994

Caro João Manuel,

Você sabe quem foram os pais de Paulo Rodrigues Tonilhas, nascido em 1694 em Alcains? Sabe se ele tem irmã Maria Rodrigues Tonilhas?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#165249 | Carlos Silva | 18 ago 2007 18:21 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Estudo uns irmaos entre os quais alguns foram licenciados. Solicito a sua ajuda para tentar saber se um ou outro desses foi estudante em Coimbra.

- Licenciado Pe Domingos da Mota de Lima (n.1674) que foi jesuita,
- Joao da Mota de Araujo (n. 1676) que foi escrivao do Publico
- Pe José Vieira da Mota (n. 1682) parece que foi vigario geral
- Licenciado Pe Miguel da Mota de Abreu (n.1691)
- Pedro Diogo da Mota de Abreu (n.1695) - meu antepassado- estudante em 1728

Todos filhos de Diogo Fernandes da Mota (n. c. 1635), Tabelião do Público e Judicial do concelho de Vieira do Minho, que talvez terà estudado em Coimbra ?

Esperando nao abusar da sua benevolência.

Um abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#165305 | AQF | 19 ago 2007 16:04 | Em resposta a: #165249

Caro Carlos Silva,

Como certamente já saberá todos os irmãos padres que referiu encontram-se nas pesquisas de habilitações de génere do Arquivo Distrital de Braga (processos 8227, 8228 e 8643).

Talvez a consulta dos respectivos processos lhe possam dar algumas pistas para o que pretende ou eventualmente outros dados de interesse.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#165319 | Carlos Silva | 19 ago 2007 20:29 | Em resposta a: #165305

Caro Ângelo da Fonseca,

Agredeço a atençào. Confirmo que sao interessantissimos documentos que tive oportunidade ja de consultar, como alias tambem estao no NFP de Felgueiras Gaio os irmaos (e outros mais) com dados precisos e a encaixar bem (Vieiras §64).

O que eu pretendia era mesmo documentar os irmaos e sua carreira ja que parecem bons estudantes, segundo o proprio Felgueiras Gaio.
Mais uma vez agradeço.

Melhores cumprimentos.
Carlos silva

Resposta

Link directo:

RE: Para o Márcio Coutinho

#165374 | Marli Ribeiro 0906 | 20 ago 2007 14:27 | Em resposta a: #162599

Prezado Márcio Coutinho.
Se o que procura é, talvez, de Matosinhos, mas do ano de 1904, tente procurar lá. No Arquivo Distrital do Porto está o que é anterior a 1901.
Um abraço.
Marli Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#165375 | Marli Ribeiro 0906 | 20 ago 2007 14:43 | Em resposta a: #157645

Caro João Braz

Santa Cruz, no Concelho de Baião, de 1600, ainda existia no século XX com o nome de "Santa Cruz"? Ou teria mudado de nome? É só para tirar uma dúvida.

Obrigada

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Para Marli

#165439 | marciohbc | 20 ago 2007 23:33 | Em resposta a: #165374

Cara Marli,

Agradeço seu interesse, mas a sua informação só confirma que o registo encontra-se no Arquivo Distrital do Porto. Acontece que o nascimento é que foi em 1899 ou 1900. Em 1904 ele teria vindo ao Brasil, não nascido.

Recentemente, solicitei uma cópia do processo de habilitação do seu casamento no Brasil e encontrei uma informação que pode ser importantíssima para a localização do assento do meu avô. No processo consta que sua freguesia era MOREIRA. Após algumas pesquisas e informações cruzadas cheguei a conclusão que trata-se da freguesia de MOREIRA no concelho de MAIA no distrito do PORTO.

Agora, aguardo a disponibilidade de algum confrade que possa confirmar estes dados localizando o assento de baptismo do meu avô no AD do Porto. Pois atualmente, encontro-me no Brasil.

Seguem os dados atualizados do meu avô:

Nome: ANTONIO BARBOZA
Nascimento: 22/12/1899 ou 22/11/1900
Pai: ANTONIO GOMES BARBOZA
Mãe: RITA ROSA DE JESUS
Freguesia: MOREIRA
Concelho: MAIA
Distrito: PORTO

Se souberes de alguem que pudesse visitar o AD Porto e localizar o baptismo com estes dados agradeceria muitissimo a gentileza.

Cordialmente,
Marcio Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#165447 | jaboo | 21 ago 2007 02:55 | Em resposta a: #165375

Cara Marli Ribeiro,

Infelizmente não posso ajudar pois não sou natural daquela região. Tenho somente antepassados que viveram ai em meados do sec. XVII.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Para Marli

#165483 | Marli Ribeiro 0906 | 21 ago 2007 23:13 | Em resposta a: #165439

Caro Márcio

Também sou do Brasil!
Pegue carona no meu tópico "procurando ascendentes".Ou abra um outro, pedindo ajuda. Eu também vou precisar de pesquisa no Arquivo Distrital do Porto. A Cristina ofereceu-se para fazer pesquisas em Baião. Mas de Baião eu já consegui a resposta, por telefone e já pedi a fotocópia que preciso, pelo correio. Alguém no Fórum explicou como fazer pesquisa no www.adporto.org mas eu só consegui ir até uma certa parte. Uma tal "pasta amarela" não aparece no final. Mandei um email para eles e me responderam que custa, acho eu, 15 Euros para fazer a pesquisa, independentemente de ser achado algum registro ou não. Mas a minha lista era grande. Experimente mandar um email com os dados do seu avô e aguarde a resposta, caso ninguém se ofereça para fazer a sua pesquisa.

Marli

Resposta

Link directo:

Luís de Bessa Correia - Vila Real.

#165564 | mtt | 23 ago 2007 04:47 | Em resposta a: #162731

Caro Pedro França
Corrigindo o que escrevi na outra mensagem, Luís de Bessa Correia já era bacharel formado em Direito, em Outubro de 1846. Assim sendo, deve ter terminado os estudos pouco antes, talvez em 1845.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#166219 | isabel a | 31 ago 2007 10:08 | Em resposta a: #61742

Ex.mos Senhor
Gostaria muito de lhe pedir a sua generosa ajuda para uma pesquisa no Arquivo de Coimbra que certamente será demorada e trabalhosa, mas não há pressa. Procuro o registo de baptismo de um ascendente, Joaquim Rodrigues de Andrade, que terá nascido na cidade de Coimbra a 19.2.1780, filho de Manuel Rodrigues e Josefa Teresa de Andrade, mas não sei em que freguesia da cidade ele nasceu/foi baptizado. O registo do baptismo dum seu filho no Porto diz que Manuel Rodrigues de Andrade era natural de Tovim, mas isso ajudará? O uso do apelido familiar sempre variou.
Se, por acaso, durante as suas pesquisas passar por esta data ou alguma destas pessoas, todas as informações serão bem vindas, até se permitirem ir eliminando freguesias por exclusão de partes. De facto, tirando os costumeiros mitos familiares, este é o dado mais antigo que encontrei até agora - espero que esteja correcto mesmo se incompleto.
Muito obrigada pela sua atenção e disponha se lhe puder ser util
Isabel

Resposta

Link directo:

batismos

#166253 | Lourval | 31 ago 2007 16:35 | Em resposta a: #159775

Caro Pedro França,

Gostaria de saber quem foram os avós paternos e maternos de:

1) José Francisco, filho de Manuel Francisco e Maria da Piedade, nascido em Miranda do Corvo, Vila Nova, em 15.08.1892;
2) Conceição da Silva, filha de Agostinho Pereira Dias e Ana da Silva, nascida em Cantanhede, Bolho, em 15.01.1898.

Retirei estas informações dos prontuários de estrangeiros dos mesmos junto ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.

Agradeço desde já sua colaboração
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: batismos

#166274 | Pedro França | 31 ago 2007 19:45 | Em resposta a: #166253

Caro Lourval:

Agora só para a semana que vem, não sei exactamente quando porque vou reiniciar o ano de trabalho já na 2ª Feira.
Aguarde-me aqui. Os lugares são todos conhecidos.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Luís de Bessa Correia - Vila Real.

#166276 | Pedro França | 31 ago 2007 19:53 | Em resposta a: #165564

Caro Manuel:

Então é assim:

O apelido "Bessa" vem nas certidões de idade escrito com "ç" e não com "ss".
Nos verbetes vem que era Formado em Direito a 05.07.1845.
Tem certidão de idade nº 168, no Lº LXX da 2ª Série.
Foi baptº a 20.05.1824/f. 22 na fregª de S. Pedro/Vila Real, e nasceu aí a 09.05 desse ano.
Era fº de António Correia Botelho Mourão, de Vª Real (S. Pedro) e de D. Teresa Albina (vem escrito Alvina) Leite de Bessa (vem escrito Vessa), do Porto (Cedofeita).
Era neto patº de João Correia Botelho Mourão e de Jerónima teresa, de S. Pedro/Vª Real.
Era neto matº de Francisco Ferreira Beça (Veça) e de Maria Joaquina Beça (Veça), de Cedofeita/Porto.
Os padrinhos foram os tios paternos o capitão José Correia Botelho Mourão e D. Rita Preciosa do Carmo.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Luís de Bessa Correia - Vila Real.

#166283 | mtt | 31 ago 2007 20:56 | Em resposta a: #166276

Caro Pedro França
Muito, muito, muito obrigado.
Não ousava esperar tanta presteza, nem informação tão precisa e prestimosa, para mais ornamentada com a barroca decoração dos Vessas e das Alvinas.
É caso para dizer: Vem haja!
Saiba também que se dá aqui a muito rara e feliz ocorrência de os dados contribuírem o melhor que seria possível esperar para o objectivo que tenho em mente, e ainda incluírem, em agradável e suspreendente sobremesa, uma interessantíssima linha de pesquisa, de cuja existência não suspeitava.
Recorrendo a uma expressão contemporânea dos dados, é muito sinceramente que lhe digo que disponha sempre que quiser da minha inutilidade.
Muito grato,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#166291 | mpgs | 01 set 2007 07:47 | Em resposta a: #61742

Caros amigos
Preciso de ajuda a quem for a Coimbra para procurar informação do meu trisavo
José Ventura dos Santos casado com Teresa de Jesus Terroa eram de Sebal Grande - Condeixa a Nova - Coimbra - Gostava de saber a data certa de casamento 1845-1853 ou data de nascimento de ambos se casaram com 25 anos 1820-1825
Ele era filho de Ventura Santos e Maria de Oliveira e ela filha de Pedro Panão e Maria Jesus
Muito obrigado desde já
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#166349 | jagmc | 02 set 2007 16:54 | Em resposta a: #166291

Caro Pedro França;

Atrevo-me a fazer-lhe um pedido, sem grande urgência:

Numa série de fotografias antigas descobertas em casa de meus pais, encontrei algumas com dedicatórias a meu avô sobre o tempo de Coimbra.
Isso levou-me a calcular que tivesse frequentadoa Universidade, embora na "saga" familiar nada tenha ouvido.

Presumo que tenha sido em Teologia ( foi depois padre ) e tenha frequentado, pelas datas das dedicatórias no período entre 1893 e 1898:

O seu nome é Joaquim Guedes Cardoso, natural de Samodães, Lamego, nascido em 1868 e filho de José Cardoso da Fonseca e Maria Rosa Guedes.

Se me puder encontrar alguma coisa ficava-lhe grato,

J. Correia

Resposta

Link directo:

RE: batismos

#166565 | Pedro França | 05 set 2007 01:06 | Em resposta a: #166253

Caro Lourval:

Os dados que me refere não encaixam.
Vila Nova, em 1892, era lugar da fregª de Miranda do Corvo. Percorri 1892-93 e não aparece ninguém em Vila Nova filho de Manuel Francisco e Maria da Piedade.
O ano de 1898 para a fregª do Bolho ainda está na Conservatória do Registo Civil de Cantanhede; aconselho-o a dirigir-se directamente, através dos seguintes contactos:

crc.cantanhede@dgrn.mj.pt
ou
Conservatória do Registo Civil de Cantanhede
Rua dos Bombeiros Voluntários
3060- Cantanhede

Telef.: 231423419

Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#166566 | Pedro França | 05 set 2007 01:15 | Em resposta a: #162182

Caro Daniel:

Pode encontrar esse artigo na revista Munda nº 44 de Novembro de 2002. pp. 17-32. A revista pertence ao GAAC: Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, sediado em Coimbra no Pátio do Castilho, 30 - 3000-103 Coimbra; telef. 239827624.
E-mail: mail@gaac.pt

Com certeza que a Biblioteca Nacional terá esta obra; ela tem depósito legal.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#166568 | Pedro França | 05 set 2007 01:45 | Em resposta a: #166349

Caro J. Correia:

Joaquim Guedes Cardosoteve um exame de 1º ano em 30.06.1894 mas saiu reprovado e não encontro mais candidaturas a exames.
Tem certidão de idade - nº 257 para o ano lectivo de 1893-94, Lº LXIII da 2ª Série.
Foi baptº a 10.04.1868/f. 29 em Samodães/Lamego, nascido a 28.03 desse ano.
Era filho de José Cardoso da Fonseca, de S. Martinho de Mouros, onde se recebeu com Maria da Conceição Guedes, de Samodães, onde moraram.
Neto patº de Manuel Cardoso e Maria Clara.
Neto matº de João Guedes de Magalhães e Maria Rosa.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#166603 | Dsousa | 05 set 2007 17:33 | Em resposta a: #166566

Caro Pedro França,

Muito obrigado. Já encontrei o artigo da revista Munda, precisamente na Biblioteca Nacional. Devo felicitá-lo pelo excelente trabalho que realizou.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: batismos

#166631 | RAAL | 05 set 2007 23:08 | Em resposta a: #166565

Caro Pedro França
A propósito de um meu antepassado Manuel de Pinho Seixas da Gama de que já lhe falei, gostava de lhe enviar uma reprodução de um frontespício de livro que terá sido um trabalho académico . Apesar de ser obra impressa não consegui localiza-la na BN.
Pode dar-me a conhecer o seu email para lhe poder enviar?
Em alternativa o endereço postal
Cumprimentos
Rui do Amaral Leitão

Resposta

Link directo:

Médico pela UC

#166687 | JCC | 06 set 2007 16:52 | Em resposta a: #166565

Caro Pedro França

Venho, uma vez mais, abusar da sua boa vontade.

Se e quando tiver tempo, será que me poderá ver o que consta no Arquivo da Universidade de Coimbra relativamente a António Miguel da Silva Reis, filho de Manuel Lopes dos Reis Guimarães, que casa em Évora a 30 de Janeiro de 1830 e é aí referido como Doutor em Medicina?

Se lhe for possível aceite, desde já, os meus agradecimentos.

Abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Médico pela UC

#166812 | Pedro França | 07 set 2007 23:13 | Em resposta a: #166687

Caríssimo:

Andei hoje à procura do António Miguel da Silva Reis tanto nos verbetes como nas certidões de idade (1ª Série) e nada de nada.
É possível que tenha antes frequentado a Escola Médico-Cirúrgica no Porto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#166896 | Pedro França | 08 set 2007 23:47 | Em resposta a: #166291

Caro Miguel:

Tome nota, então:

- José Ventura dos Santos e Teresa de Jesus Terroa receberam-se em Sebal Grande a 29.04.1846/f. 99.
Ele era fº de Ventura dos Santos e Maria de Oliveira, do lugar do Sobreiro.
Ela era fª de Pedro Panão e Maria da Piedade, dos Moinhos da Arrocha, tudo Sebal Grande.

José, fº dos ditos, foi baptº a 15.03.1813/f. 62, nascido a 05 desse mês e ano, para o lugar do Sobreiro. Vem como filho de Ventura dos Santos e Maria Oliveira Rilhó. Os avós paternos são incógnitos. Os avós maternos são Manuel Oliveira e Bernarda da Conceição Bilhó (ou Rilhó), do Sobreiro.

Teresa, fª dos ditos, foi baptª a 04.03.1825/f. 149v., nascida a 24.02 desse ano, para o lugar do Moinho da Palha. Vem como filho de Pedro Panão e Maria Torroa, moradores no Moinho da Palha.
Os avós paternos são João Panão e Rosa Maria, da Ribeira (de Condeixa?). Os avós maternos são Joaquim Antunes e Joana Maria, do Outeiro.

Ventura dos Santos: encontrei-lhe o casamento, 1º com Ana da Conceição, do Sobreiro, a 24.07.1808/f. 8, fª de Manuel Rodrigues Chita e Josefa Dias; 2º com Maria de Oliveira (Rilhó) a 16.03.1812/f. 15.

Pedro Panão e Maria da Piedade casaram a 16.08.1815/f. 23v.. Ele, fº de João Panão e Rosa Mateus, do Casal das Pestanas; ela, fª de Joaquim Antunes Torrão e Joana Antunes, do Outeiro.
Todos os lugares são do Sebal Gr:de.

E é o que posso dizer a respeito. Já pode começar a estruturar a sua árvore.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

batismo

#166988 | Lourval | 10 set 2007 05:17 | Em resposta a: #166565

Cara Pedro França,

Estou aqui diante da emissão de passaporte para José Francisco, emitido por Coimbra, nr. 2291, registrado no livro 68 e folha 234. Diz que ele tinha 20 anos em 29.06.1912, data do documento. Logo existe a possibilidade de ele ter nascido em 1891 apesar de ele ter declarado a data de 15.08.1892 em um outro documento. A emissão de passaporte confirma ser ele natural de Vila Nova, Concelho de Miranda do Corvo. Gostaria que você desse uma passada de olhos em 1891 pelo batismo de José Francisco ou algum irmão dele, sendo ele filho de Manuel Francisco e Maria da Piedade.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#166996 | jagmc | 10 set 2007 11:34 | Em resposta a: #166568

Muito obrigado pela atenção.

J. Correia

Resposta

Link directo:

RE: Médico pela UC

#167026 | JCC | 10 set 2007 17:45 | Em resposta a: #166812

Caro Pedro

Só hoje vi a sua resposta pois estive desligado todo o fim de semana. Muitíssimo obrigado. Nem sabia que já havia uma escola médica no Porto, por essa altura. Se ele for da família que eu penso, a origem é Guimarães pelo que o Porto sempre seria mais perto.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Isabel Barata, de Porto Castanheiro, Arganil

#167148 | Lourval | 11 set 2007 18:35 | Em resposta a: #166568

Caro Pedro França,

Há muita informação sobre os Baratas graças aos esforços de muita gente e entre eles, o de Cau Barata.

Mas eu ainda não consegui ligar minha antepassada Maria Barata a todas aquelas informações.

Maria Barata era filha de Pedro Fernandes e Isabel Barata e casou-se em Tinalhas em 1690 com Manuel Rodrigues Trinta.

Maria Barata era natural do lugar de Porto Castanheiro, Concelho de Arganil, Freguesia de Teixeira.

Gostaria de localizar o casamento dos pais dela no lugar que menciono acima (Porto Castanheiro) cerca de 1670. Sei que Maria Barata tinha um irmão Pedro Barata.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#167216 | f.g | 12 set 2007 14:17 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França

Atendendo à sua disponiblidade que demonstra neste forum venho pedir-lhe um favor.

Tenho indicações não muito precisas que um Manuel de Figueiredo filho de António de Gouveia (não sei o nome de sua mãe), natural de Lamego, se matriculou em Cânones na UC em 1579, tirando o bacharelato em 07/01/1589.

Peço-lhe que averigue estes dados e se lhe for possivel que averigue o seu percurso académico e a sua filiação (pai, avós, ...)

Fico-lhe grato
Francisco Gama

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#168685 | xavierguimaraes | 27 set 2007 18:01 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Gostaria de obter toda a informação disponível sobre um Tio-Avô, possivelmente natural de Guimarães, de nome António Augusto Freitas que se formou em Coimbra na área de Direito. Muito agradecido desde já,

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#169119 | Coronel | 02 out 2007 13:29 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França

De novo a solicitar-lhe os seus sempre bons préstimos.

Seria possível encontrar-me as Habilitações de Genere dos seguintes Padres:

- António Cabral Arez, do qual sei ter celebrado circa 1720 (Coimbra ?)
- Manuel Pessoa de Barros, celebrava em Tamengos (Bisp. Coimbra) em 1711,
tendo falecido em 1752.
- Caetano Pessoa de Barros, celebrava igualmente em Tamengos em 1729, tendo
falecido em 1758.

Ficar-lhe-ia muito grato, com os meus cordiais cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#169830 | xavierguimaraes | 11 out 2007 12:22 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Gostaria de obter toda a informação disponível sobre um Tio-Avô de nome António Augusto Freitas, natural da zona de Guimarães, que se formou em Coimbra na área de Direito (talvez na transição do Séc. XIX para o XX). Muito agradecido desde já,

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#169885 | jaboo | 12 out 2007 07:00 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Venho abusar da sua bondade uma vez mais. Será que pode ver se me encontra um Dr. Marcos Pinto de Aguiar, de Penedono? Nascido c.1605 e falecido em 1675. Foi casado duas vezes 1) com Maria de Albuquerque e 2) com Ana de Sousa.

Desde já um grande bem-haja pela ajuda.

Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Médico pela UC ?

#169964 | IsabelFont | 13 out 2007 13:42 | Em resposta a: #61742

Boa tarde,
Caro confrade Pedro França,

Volto agora ao seu contacto, para lhe perguntar:
Será que me pode ver se existe alguma matrícula na UC entre 1839/1845(46 ?) para Germano José Guedes, nascido cerca de 1819, filho de José António Lopes e de Ana Joaquina da Conceição Guedes de Guerra.

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#169971 | mpgs | 13 out 2007 15:16 | Em resposta a: #166896

Caro Pedro França
Só hoje vi a sua mensagem de 08/09/2007 porque não fui notificado no meu email e desde já os meus AGRADECIMENTOS pela informação que me foi muito util
Já enriqueci mais a minha arvore. Agora vou continuar as minhas pesquisas mais para tras
Cumprimentos
Miguel Pedro Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#170553 | Dsousa | 21 out 2007 15:48 | Em resposta a: #166566

Caro Pedro França,

Mais uma vez lhe peço um favor. Será possível verificar se o nome José Pedro da Fonseca Queirós Castelo Branco consta nos registos da UC? Era natural de Avints, Gaia, filho de Pedro Carlos da Fonseca e Silva, natural de Mortágua, e de D. Antónia Lourença de Queirós. Nasceu em 1714 e em 1746 era formado em leis.
Agradeço desde já a atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Domingos Teixeira da Cruz

#170580 | SimõesSoares | 21 out 2007 19:47 | Em resposta a: #166988

Caro Pedro França

Poderá verificar o que consta no Arquivo da Universidade de Coimbra relativamente a Domingos Teixeira da Cruz, filho de João e Catarina Fernandes, natural de Nozedo de São Salvador, b. a 13.3.1695 ?

Muito obrigada e melhores cumprimentos.
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Jose da Veiga Ventura

#171092 | JMMVV | 27 out 2007 17:10 | Em resposta a: #170580

Caro Pedro Franca,
na esperanca de que ainda se lembre de mim,envio um abraco amigo,vindo mais uma vez incomodar com o pedido seguinte:
Confirmar a passagem/licenciatura na UC do Dr. Jur. Jose (Maria) dos Santos (e Sa)
Ventura,nascido em Lisboa a 1 nov. 1782 ou 1 out. 1768 e falecido a 16 out. 1839,em Coimbra. Seus avos maternos seriam Simao de Sa Vieira e Augusta Moreira de Sa,nao tendo porem a sua filiacao.
Aguardando suas estimadas noticias,fico ao seu dispor.
Jose da Veiga Ventura (na Alemanha)

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#172059 | mpgs | 08 nov 2007 00:51 | Em resposta a: #169971

Caro Pedro França
Quando ha dias me deu as preciosas informações que transcrevo so para recordar
"Caro Miguel:

Tome nota, então:
- José Ventura dos Santos e Teresa de Jesus Terroa receberam-se em Sebal Grande a 29.04.1846/f. 99.
Ele era filho de Ventura dos Santos e Maria de Oliveira, do lugar do Sobreiro.
Ela era filha de Pedro Panão e Maria da Piedade, dos Moinhos da Arrocha, tudo Sebal Grande.

José, filho dos ditos, foi baptizado a 15.03.1813/f. 62, nascido a 05 desse mês e ano, para o lugar do Sobreiro. Vem como filho de Ventura dos Santos e Maria Oliveira Rilhó. Os avós paternos são incógnitos. Os avós maternos são Manuel Oliveira e Bernarda da Conceição Bilhó (ou Rilhó), do Sobreiro.

Teresa, filha dos ditos, foi baptizada a 04.03.1825/f. 149v., nascida a 24.02 desse ano, para o lugar do Moinho da Palha. Vem como filho de Pedro Panão e Maria Torroa, moradores no Moinho da Palha......."
preciso so que me confirme o nascimento e a folha da Teresa de Jesus Terroa porque pedia a certidão para Coimbra e dizem que não existe folha 149
Os meus agradecimentos desde já
Cumprimentos
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#173475 | Dsousa | 19 nov 2007 17:57 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Renovo o pedido que lhe dirigi em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=170553&fview=c#reply

Cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Para o Daniel Sousa

#173869 | Pedro França | 21 nov 2007 23:28 | Em resposta a: #170553

Caro Daniel:

Localizei o "seu" José Pedro da Fonseca e Silva Queirós Castelo Branco, natural de Arnelas, fº de Pedro Carlos da Fonseca e Silva, e que saíu bacharel formado em Leis a 09.07.1739.

E é o que posso dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Daniel Sousa

#173965 | Dsousa | 22 nov 2007 18:46 | Em resposta a: #173869

Caro Pedro,

Mais uma vez lhe agradeço a atenção e os dados que me facultou.

Um abraço,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#174640 | mpgs | 28 nov 2007 22:42 | Em resposta a: #166896

Caro Pedro França
Quando ha dias me deu as preciosas informações que transcrevo so para recordar
"Caro Miguel:

Tome nota, então:
- José Ventura dos Santos e Teresa de Jesus Terroa receberam-se em Sebal Grande a 29.04.1846/f. 99.
Ele era filho de Ventura dos Santos e Maria de Oliveira, do lugar do Sobreiro.
Ela era filha de Pedro Panão e Maria da Piedade, dos Moinhos da Arrocha, tudo Sebal Grande.

José, filho dos ditos, foi baptizado a 15.03.1813/f. 62, nascido a 05 desse mês e ano, para o lugar do Sobreiro. Vem como filho de Ventura dos Santos e Maria Oliveira Rilhó. Os avós paternos são incógnitos. Os avós maternos são Manuel Oliveira e Bernarda da Conceição Bilhó (ou Rilhó), do Sobreiro.

Teresa, filha dos ditos, foi baptizada a 04.03.1825/f. 149v., nascida a 24.02 desse ano, para o lugar do Moinho da Palha. Vem como filho de Pedro Panão e Maria Torroa, moradores no Moinho da Palha......."
preciso so que me confirme o nascimento e a folha da Teresa de Jesus Terroa porque pedi a a certidão para Coimbra e dizem que não existe folha 149
Os meus agradecimentos desde já
Cumprimentos
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#174765 | Pedro França | 29 nov 2007 20:08 | Em resposta a: #174640

Caro Miguel:

Ai, ai, sempre a mesma coisa, sempre a mesma falta de "olho" e discernimento para a questão que é mais que evidente. Nem pela força da data que eu indico, a mais os pais da dita Teresa...
... Bem, isto só tem uma solução. Pode esperar por 3ª Feira, que é quando tenciono voltar ao AUC? Então pediria eu o livro e abri-lo-ia no fólio exacto e a partir daí já poderiam os funcionários responder ao seu pedido... Pode ser?
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#174783 | mpgs | 29 nov 2007 23:28 | Em resposta a: #174765

Boa noite Caro Pedro França
Claro que posso esperar até Terça feira. Agradeço e muito e sua disponibilidade para tudo
E sem querer abusar da sua boa vontade e se tiver disponibilidade pedia-lhe mais um favor:
Se descobre a data de nascimento de Ventura dos Santos (sogro da Teresa) casado com Maria de Oliveira Beilo a 16/03/1812 e que ja tinha casado com Ana da Conceição a 24/07/1808 portanto vamos calcular data de nascimento entre 1778-1788. Não tenho os pais porque na certidão de casamento esta com pais incognitos.espero que na certidão de nascimento consiga saber mais alguma coisa.

Mais uma vez muito obrigado e um abraço
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

Colégio misto em Coimbra.

#175041 | mtt | 02 dez 2007 16:58 | Em resposta a: #166276

Caro Pedro França
Encorajado pelo brilhante sucesso anterior, venho segunda vez incomodá-lo.
Estudo um fotógrafo italiano de seu nome Giuseppe Sartoris.
O que me interessa sobremodo saber é se ele seria casado ou não, em meados de 1868, informação que já desisti de obter por não possuir qualquer pista credível sobre a freguesia onde o casamento com uma tal Maria dos Prazeres Pereira, terá sido celebrado.
Sei, no entanto, que quatro dos seus filhos – que penso terem nascido a partir de finais da década de 1860, ou inícios da seguinte – frequentaram um colégio em Coimbra, e é certíssimo que nos arquivos desse colégio aparece a idade deles no momento da matrícula. Encontrado o registo do primogénito – primogénita neste caso –, associando a idade com a data de matrícula, fácil seria formar uma ideia razoável sobre o ano do casamento dos pais, que é o objectivo primordial da pesquisa.
Os filhos são:
Maria da Luz Pereira Sartoris;
Laura Pereira Sartoris;
Virgínia Pereira Sartoris;
Alberto Pereira Sartoris, mas o que me interessaria verdadeiramente conhecer seria a informação constante sobre a Maria da Luz.
Infelizmente, a pessoa que colheu estes dados nos próprios livros de matrículas, deixou de estar acessível, motivo por que me encontro no triste impasse de nem sequer saber qual o nome do colégio.
Devo confessar que a existência de um colégio misto, na época em causa, me deixa perplexo, mas, enfim... já se viram maiores bizarrias debaixo do sol.
Se por acaso não tiver disponibilidade para procurar estes dados, coisa que obviamente tomarei com toda a naturalidade (o contrário é que muito me espanta), saberá ao menos dizer-me que colégio poderia ser e onde se deverão consultar os seus livros?
Afectuosos cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Para o Daniel Sousa

#175261 | mgcmpasgc | 04 dez 2007 23:00 | Em resposta a: #173869

SR PEDRO FRANÇA,
SOU NOVO NO GENEALL.PT E TAMBÉM NO .NET . DESCULPE ENTRAR NO FORUM DO SR DANIEL DE SOUZA , MAS NÃO SABERIA OUTRA MANEIRA DE DIRIGIR-ME AO SENHOR. IGUAL A MUITA GENTE NO GENEALL, ESTOU PROCURANDO A FREGUESIA E O CONSELHO QUE MEUS AVÓS NASCERAM. O SENHOR FAZ PESQUISAS EM PORTUGAL? EU ESTOU NO BRASIL. JÁ ESGOTEI VÁRIAS FONTES DE PESQUISA AQUI NO RIO DE JANEIRO ( ARQUIVO NACIONAL, PARÓQUIAS E POLÍCIA FEDERAL SETOR DE ESTRANGEIROS ).MEUS AVÓS CHEGARAM NO BRASIL ANTES DE 1919 ( POIS ENCONTREI O CASAMENTO CIVIL DELES NESTA DATA) , VIVERAM E MORRERAM AQUI NO RIO DE JANEIRO. PODEIS AJUDAR-ME ?

DESDE OBRIGADO E PEDOE A INTROMISSÃO NO FORUM,

MARCIO

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#175345 | Granja | 05 dez 2007 16:08 | Em resposta a: #62979

Caro João

Tenho aqui uns dados soltos de Chaves que referem uns Vieira Ribeiro. Não é muita coisa mas pode ser que interesse.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#175382 | JMMVV | 05 dez 2007 21:00 | Em resposta a: #175345

Caro Pedro Franca e desinteressado Amigo,
como ainda nao obtive resposta ao meu ultimo pedido ,renovo meus agradecimentos pela confirmacao da passagem/licenciatura na UC de meu tetravo,Dr.jur. Jose (Maria Benevenuto) dos Santos (e Sa) Ventura,nascido em Lisboa a 1 nov.1782 ou 1 out. 1768 e falecido a 16 out.1839 em Coimbra ,ao que parece como Juiz de Crime.Seus avos maternos seriam Simao de Sa Vieira e Augusta Moreira de Sa mas nao tenho a sua filiacao. O dr. era casado com Fracisca Rosa Benedita da Silva Geraldes de Abreu ,natural da Covilha e mais nao sei !!!
A sua espera ,um abraco do
Jose da Veiga Ventura (na Alemanha)
PS Nao tenho a naturalidade dos "sexa"!!!

[Voltar] [Topo]

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#175401 | luis262 | 06 dez 2007 00:30 | Em resposta a: #175382

Caro Pedro França,

Aqui estou eu. mais uma vez. a dar-lhe trabalho e a pedir a sua ajuda, novamente a respeito de mais um Pe. Abreu de Maçãs de D. Maria!

Trata-se do Pe. Rafael de Abreu, de MDM, que deverá ter um processo de ordenação por volta de 1670.
Gostaria de saber dados sobre ele uma vez que está ligado aos meus Pimentel Teixeira de Maçãs de Dª Maria. Só sei ao certo que no início da década de 80 do séc. XVII, já ele exercia o sacerdócio...
Enfim se não lhe desse muito trabalho, ficava-lhe agradecido se procurasse encontrar alguma coisa sobre ele e sobre a sua ascendência ,o que seria importante para o estudo da família nessa região
Note-se que também pode ter assinado, nalgumas ocasiões, Rafael Pimentel de Abreu,

Um abraço do

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Dezembro/2007: algum pedido para o AUC?

#175413 | seccaria | 06 dez 2007 09:18 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França :

Se me pudesse gostava de ser esclarecida do seguinte : o que significa « o termo de Coimbra» em linguagem de 1774? Eu explico melhor : « O rei D. José I assinou a extinção da Capela instituída por no Lugar da Fonte Coberta, no termo de Coimbra» estava-se a 17 de Julho de 1774. E era em nome de Maria Josefa Secca. E na data de 13 de Julho do mesmo ano « o Rei D. José I atribuiu a Anna Secca proventos de extinção da Capela do Padre Manuel Secco, no termo de Coimbra» São 2 documentos que encontrei na Torre do Tombo.

O que eu, efectivamente pretendia era tentar chegar a alguma pesquisa de Anna e Mª Josefa Secca e pensei que, numa 1ª fase, deveria descodificar o termo de Coimbra. Concorda comigo? Tenho que admitir que elas poderiam ter nascido em Coimbra. Será? ???

Agradecia que me elucidasse sobre este assunto, se lhe for possível.
Com os meus melhores cumprimentos
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Colégio misto em Coimbra.

#175587 | Pedro França | 07 dez 2007 22:27 | Em resposta a: #175041

Caro Manuel:

Então é assim:
- Estive a percorrer os verbetes de estudantes da UC e das ordenações sacerdotais na vã esperança de que pudesse encontrar alguém com o apelido Sartoris. Infelizmente nada.
Aconselho-o a formular o pedidoque me fez junto da Drª Ana Maria Leitão Bandeira, técnica principal do AUC, cujo e-mail é como segue:

auc@ci.uc.pt

Esperando que seja bem sucedido nesta questão, termino com
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Miguel Santos

#175589 | Pedro França | 07 dez 2007 22:45 | Em resposta a: #174783

Caro Miguel:

Tenho a fazer-lhe uma correcção:
- Localizei o assento de baptismo da sua antepassada Teresa de Jesus Terroa, a 04.03.1821/f. 149v. (não foi em 1825 e aí o lapso foi meu).
No entanto, ao mostrar o assento às funcionárias de serviço na sala do catálogo e da secretaria do AUC (onde se reproduzem assentos por fotocópia), verificou-se que o assento em causa dificilmente poderá ser reproduzido por fotocópia porque:
- 1º o assento apresenta uma mancha escrita confusa, densa, e sofre os efeitos do repasse da tinta do lado oposto do fólio.
- 2º a parte terminal do assento, onde aparecem os padrinhos e as testemunhas e a assinatura do pároco encontra-se comida por bicho do papel. O resto do assento dá para se ler.

Agora, uma de duas/três:
- A fotocópia corre o risco de não ficar nítida;
- A possibilidade de digitalização é uma hipótese a colocar mas quem me atendeu não soube adiantar nada mais a essa possibilidade por não ser da sua área de trabalho e porque a funcionária responsável por esse género de reproduções não se encontrar naquela altura no AUC;
- A hipótese de transcrição documental poderá ser feita mas não lhe fica barata. No entanto, a transcrição feita pelo AUC leva sempre o carimbo de autenticação da mesma.

Bom, agora que a dúvida da localização do assento está resolvida, terá de contactar de novo o AUC para o e-mail abaixo, se assim o desejar, colocando-lhe a melhor maneira de resolver o problema se insistir na reprodução do dito assento:

auc@ci.uc.pt

Quanto ao Ventura dos Santos, percorri os assentos de baptismo entre 1788 e 173... e nada. No casamento dele com Ana da Conceição, em 1808 (24.07), diz que ele foi criado no lugar do Sobreiro/Sebal Grande, mas não diz que foi nesta fregª nascido e baptizado. Sem outras referências é complicado e oneroso..., talvez pela continuação dos filhos dos dois casamentos...
Pense nisso.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos

#175729 | mpgs | 09 dez 2007 07:45 | Em resposta a: #175589

Caro Pedro França
Muito obrigado pela sua informação que é sempre muito preciosa.
Vou de qualquer forma pedir a copia certidão.
Fico muito agradecido e um grande abraço
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#176017 | o.pereira | 11 dez 2007 12:24 | Em resposta a: #61742

Agradeço verifique possibilidade de me facilitar acesso a certidão de Nascimento de Simão Baptista de Sequeira capitão mor de Aljubarrota que prescindiu a favor de seu filho An´tonio josé Baptista de Sequeira sargento mor do couto de Alcobaça que foi nomeado em 7.5.1792 Alvará registo geral de Mercês D. Maria I liv 27 fl 102.
cumprimentos
olimpio pereira

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#176029 | JMMVV | 11 dez 2007 14:23 | Em resposta a: #175382

Estimado Pedro Franca,
continuo sem receber as suas preciosas indicacoes que insistentemente pedi a 05 do corrente pelas 21 horas.
Um abraco e respeitosos cumpimentos
Jose da Veiga Ventura (na Alemanha)

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#176154 | Fmaia | 12 dez 2007 17:35 | Em resposta a: #176029

Caro Pedro França

Se não for muito o incómodo, e, pelo facto, os usuais pedidos de desculpa, numa próxima oportunidade no AUC poder-me-ia ver se, para Ervedal da Beira, e para as datas extremas de 1785/1795 aparece algum Daniel Augusto da Fonseca e/ou Manoel Esteves Verissimo da Fonseca? A filiação, é, Manoel José Lourenço da Fonseca e Vitória de Almeida.
Desde já, pelo transtorno, o meu muito obrigado.

Cordiais cumprimentos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#176157 | xavierguimaraes | 12 dez 2007 17:44 | Em resposta a: #168685

Caro Pedro França,

Gostaria de obter informação sobre um Tio-Avô, possivelmente natural de Guimarães, de nome António Augusto Freitas que se formou em Coimbra na área de Direito, entre os anos de 1862 e 1869. Muito agradecido desde já,

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#176167 | JMMVV | 12 dez 2007 19:43 | Em resposta a: #176154

Caro Pedro Franca,
fui informado pelo Forum de que as minhas insistentes mensagens foram respondidas.Peco desculpa mas nao encontrei a resposta,
um abraco
Jose da Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos

#180228 | mpgs | 13 jan 2008 11:34 | Em resposta a: #175589

Caro Pedro França
Volto ao seu contacto para lhe pedir mais uma preciosa ajuda. Já recebi a fotocopia da certidão da Teresa de Jesus Terroa e conforme me informou está em muito mau estado, no entanto da para preceber qualquer coisa
O que lhe pedia agora,se for possivel era se me descobria a data de nascimento dos pais
Ele Pedro Panão filho de João Panão e de Rosa Mateus natural da Moinho da Palha -Condeixa a Nova - Coimbra
Ela Maria da Piedade "Ferroa" filha de Joaquim Antunes Ferrão e de Joana Maria Antunes sendo os pais de Outeiro - Condeixa aa Nova - Coimbra
Como casaram em 1815 vamos calcular a data de nascimento entre 1790 e 1796
Fico desde já muito agradecido
P.S. - vi ou li que AUC andava a digitalizar os arquivos paroquiais. Sabe se está para breve? isso seria otimo para que atraves da internet fosso possivel consultar
Com os meus sinceros agradecimentos
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos

#181170 | Pedro França | 19 jan 2008 23:42 | Em resposta a: #180228

Caro Miguel:

Então é assim: concretamente, a digitalização dos assentos paroquiais é algo que está ainda em projecto; não está já em acção para poder ser consultado on-line.

Quanto aos seus ascendentes Pedro Panão e Maria da Piedade, temos:
- Pedro, baptº a 16.11.1796/f. 180, para a Ribeira (de Condeixa)/Sebal Grande. Encontrei mais a um Joaquim (05.03.1795/f. 163), uma Joana (01.11.1792/f. 141), José (20.02.1790/f. 119v.) e Manuel (08.11.1787/f. 102).
Eram filhos de João Mateus (ou Fernandes) Panão e de Rosa Joaquina (Rosa Mateus).
Neto patº de António (Fernandes) Panão, de Ventosa, e de Maria de Andrade (Maria de Jesus) do Sobreiro.
Neto matº de António Mateus, do Sebal, e de Maria da Costa, de S. Fipo/Ega, assistentes no Sebal.

- Maria (da Piedade), baptª a 12.04.1795/f. 164v., para o Outeiro/Sebal Grande.
Era filha de Joaquim Torrão (agora percebe-se melhor o sobrenome) e de Joana Bernardes.
Neta patª de Sebastião Francisco (Torrão) e de Mariana Antunes, do Outeiro.
Neta matª de Manuel Rodrigues Saentão e de Maria Rita, do Sebal Gr:de.
Os padrinhos foram José Mateus Ferreira e NOSSA SRª DA PIEDADE.

E é o que se me oferece dizer a respeito. Os assentos estão em bom estado.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#181206 | luis262 | 20 jan 2008 02:13 | Em resposta a: #175401

Caro Pedro França,

Desculpe voltar ao assunto do tal Pe. RAFAEL DE ABREU , ou RAFAEL PIMENTEL DE ABREU, de Maçãs de Dª. Maria , mas receio que lhe possa ter passada despercebida a minha mensagem, aqui neste tópico, do passado dia 6.12.2007, 00:30.
Se a leu , mas como sei perfeitamente, anda cheio de trabalho graças à sua Extrema generosidade, a guardarei o que preciso fôr, lamentando apenas estar novamente a incomodá-lo.
Um abraço eum bem haja pelo contributo que tem a vindo a dar ao esclarecimento das dúvidas de muitos dos participantes deste fórum.

Um abraço
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#181207 | pintassilgo | 20 jan 2008 02:21 | Em resposta a: #61742

Caro Confrade Pedro França.

Como já referi em algum destes tópicos, sou um "bebé."
Tenho sensivelmente, mês e meio

Assim, não sei as condições do Exmo. Confrade.

Pode por favor explicar-me?

Atenciosamente

Anabela Pinto"

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos

#181450 | mpgs | 21 jan 2008 23:57 | Em resposta a: #181170

Caro Pedro França
Mais uma vez a sua ajuda foi preciosa. Os meus sinceros agradecimentos

Um grande abraço

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

Câmara Eclesiástica de Coimbra

#181943 | djabaf34 | 25 jan 2008 14:13 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França

Como esta? espero que bem. Venho por este meio pedir-lhe um favor, se for possível, pretendo localizar um processo de ordenação, que talvez esteja na CEC, o nome do habilitando é GABRIEL FERROS, não tenho a certeza da naturalidade apenas sei que era morador em Trancoso séc. XVII, recebeu carta de Tesoureiro para a Igreja de Alcains em 1644.
O meu interesse está subjacente ao facto de o mesmo ser provavelmente tio de um ascendente meu de nome António Álvares Ferros que foi para Alcains com sinco anos com o dito padre, filho de Francisco da Fonseca e de Brites Álvares moradores em Trancoso. São as informações que tenho, agradeço desde já a sua disponibilidade.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

Para Pedro França

#181953 | LSV | 25 jan 2008 14:51 | Em resposta a: #181170

Caro Pedro França

Cá venho de novo com um pedido de consulta em Coimbra que espero que mo possa satisfazer.
Trata-se dos dados constantes da matrícula de Aires Rodrigues Mexia, que terá nascido nos últimos anos do séc. XV ou por volta de 1600 e que foi bacharel em leis. Era natural de Campo Maior. Mais uma vez, todos os dados constantes da sua matrícula me serão muito úteis, procurando em particular o nome do pai dele.

Mais uma vez antrecipadamente agradecido
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos

#182098 | FeCaldeira | 26 jan 2008 13:22 | Em resposta a: #181170

Prezado Pedro França,

li agora este tópico, e realmente tenho interesse em encontrar algumas certidões no AQU. Moro no Brasil.

Tenho em mãos uma certidão de casamento do ano de 1646, de Miguel Luis com Maria Caldeira, ela filha de Alexandre Caldeira, de Arganil e de Maria Dias, de Mancelavisa.

Tenho interese em encontrar a certidão de batismo de Maria Caldeira, ou mesmo a de Alexandre Caldeira e também a certidão de batismo de Maria Dias.

É possível?

Aguardo contato,

Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos

#182138 | Pedro França | 26 jan 2008 23:42 | Em resposta a: #182098

Caro Fernando:

Bom, vamos ver se há registos paroquiais para Folques, para essas datas. Mancelavisa pertence à freguesia de Folques.
Agora só lá para 3ª Feira é que deverei passar pelo AUC. Espere-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos

#182242 | miguellabrego | 27 jan 2008 18:48 | Em resposta a: #182138

Meu Caro Pedro França,

Quando tiver tempo, será que me poderá ver o que consta no Arquivo da Universidade de Coimbra relativamente a Doutor JOAQUIM JOSE FERREIRA, que nasceu circa 1775 na ciudade de Vagos, Aveiro que casou-se em Vagos, Aveiro ou Mira, Coimbra entre 1795-1827 com Francisca Maria Bernardina Pimentel?
Essa Francisca era uma freire no Convento de Nossa Senhora de Natividade em Tentugal depois da morte dele.

Se lhe for possível aceite, desde já, os meus agradecimentos.

Meus melhores cumprimentos,

Miguel Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

Para o Miguel Labrego

#182545 | Pedro França | 29 jan 2008 18:38 | Em resposta a: #182242

Caro Miguel:

Pesquisei nos verbetes dos estudantes da UC e encontrei apenas um Joaquim José Ferreira, natural de Vagos, com matrículas em Cânones entre 15.01.1759 (Instituta) e o1.10.1765. Não vêm actos e graus (exames) e a filiação não está expressa no verbete, para isso teria de pedir alguns livros de matrículas para conferir.
De toda a maneira, este é anterior ao que indicou, nascido c.1775.
Agora só resta procurar a certidão de idade.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Labrego

#182554 | miguellabrego | 29 jan 2008 20:49 | Em resposta a: #182545

Obrigado pelo seu ajuda, Pedro!!!

Este Joaquim Jose Ferreira é mesmo. A data do nascimento eu tive era uma suposição e deve ter sido "algum tempo antes de 1775". Se ele foi primeiramente estudar em 1759, deve ter sido nascido algum tempo antes de 1739.

Eu sei que este Joaquim casou-se com Francisca algum tempo depois dos estudos e seu esposa Francisca nasceu-se em 1775 em Mira, Coimbra e assim devem ter-se casado após de 1795. Joaquim deve ter tido ao menos 56 anos de idade! Hmmm.....

Eu tambem sei que Francisca, depois de morte de Joaquim, foi freire no Convento da Nossa Senhora da Natividade em Tentugal, Montemor-o-Novo. E ela morreu em 13.08.1852.

Meu antepassado e irma de Francisca: Antonia Bernardina Pimentel que nasceu em 1780 e teve um filho natural, Antonio Jose Ferreira Pimentel em 21.4.1808 em Mira. Antonia nunca casou-se e no certificado de casamento do este Antonio no liste o pai....hmmmm


Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Labrego

#182720 | Conde | 30 jan 2008 18:35 | Em resposta a: #182554

Caro Amigo: Procuro o Dr. Guilherme de Sousa Machado, Médico n. 1854 em Samuel, Soure, Coimbra filho de João Maria de Sousa Machado, de Adaufe Braga casado em Liceia, Montemor, Coimbra com D. Maria José da Silva Guardado. Procuro os avós e bisavós.
Um grande abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#182730 | o.pereira | 30 jan 2008 19:27 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França
venho renovar o meu pedido de pesquisa de ancestrais de Simão Baptista de Sequeira , Capitão de ordenanças da Vila da Cela dos Coutos de Alcobaça, cujo cargo por escusa sua vagou a favor de seu filho, António José Baptista de Sequeira em 24 de Julho de 1780, que foi promovido a Sargento Mor das mesmas em 3 de dezembro de 1783.

muito grato
olimpio pereira

Resposta

Link directo:

Pimentel de Almeida

#182737 | Dsousa | 30 jan 2008 19:49 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Peço desculpa pela insistência. Gostaria de saber se viu a mensagem que lhe dirigi em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=181802

Agradeço a sua atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Para: Fernando Caldeira Teixeira de Freitas

#182763 | Pedro França | 30 jan 2008 22:55 | Em resposta a: #182098

Caro Fernando:

Está um tanto complicado: localizei o assento de casamento de Maria Caldeira a 16.01.1646/f. 94v. em Folques.
De facto, nele diz-se que o pai era de Arganil e a mãe de Mancelavisa/Folques mas tudo ficou por aí mesmo, pelo menos, por enquanto. Vou continuar a pesquisar, pois eu sei que o apelido Caldeira vai aparecendo em Arganil embora não relacionado com aquele casal.
Agora, só lá para 2ª Feira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para: Fernando Caldeira Teixeira de Freitas

#182997 | FeCaldeira | 31 jan 2008 23:24 | Em resposta a: #182763

Prezado Pedro França,

agradeço seu empenho e sei que é difícil encontrar esta ligação dos Caldeira além do Alexandre Caldeira. Em Arganil tem outro ramo dos Caldeira, que é a família Caldeira de Lemos, que não tem ligação com o outro ramo da familia Caldeira, que é o meu. Me parece que o pai deste Alexandre Caldeira é de Covilhã.

De qualquer maneira agradeço. Pode ser que exista esta ligação,

atenciosamente,

Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

RE: Para: Fernando Caldeira Teixeira de Freitas

#183006 | clasilva | 31 jan 2008 23:54 | Em resposta a: #182763

Caro Pedro França.

De acordo com este livro:

Na pág. 302 do Livro "Assassinos da Beira", no capítulo XLII (intitulado
«Horrorosa morte e roubo do padre Januário Mendes, prior de Sameice,
concelho de Ceia. - Outras mortes e roubos»), surge um parágrafo...

«O Padre José Esteves Tavares, homem inoffensivo, foi, pelos seus
sentimentos politicos, espancado por alguem do Ervedal, de que veiu a
morrer em 28 de Novembro de 1847»

Este Padre José Esteves Tavares era, segundo ela, tio-avô da minha avó, Celestina Esteves Tavares.

É possível encontrar dados sobre a Inquirição de Genere deste Padre?

Muito obrigada pela atenção,
Cláudia.

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#183379 | mpgs | 03 fev 2008 13:42 | Em resposta a: #166896

Caro Pedro França
Volto ao seu contacto para mais uma vez pedir a sua preciosa ajuda. Quando for possivel e se deslocar ao AUC gostava de saber a data de nascimento de Maria de Oliveira Beilo (ou Rilho) filha de Manuel Oliveira e de Bernarda da Conceição Beilho (ou Rilho) Os pais casaram em 1780 e ela em 1812
Se for possivel e não der muito incomodo a data de nascimento dos pais que segundo a certidão de casamento Manuel Oliveira filho de outro 8não sei o que significa) e Bernarda da Conceição filha de Manuel Beilo e Luiza da Conceição - datas entre 1750 e 1760
Um abraço e os meus sinceros agradecimentos
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Para: Cláudia; Pe. José Esteves Tavares

#184535 | Pedro França | 11 fev 2008 19:11 | Em resposta a: #183006

Cara Cláudia:

Nada encontrei relativamente a esse sacerdote.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para: Cláudia; Pe. José Esteves Tavares

#184546 | clasilva | 11 fev 2008 19:58 | Em resposta a: #184535

Caro Pedro França,

Obrigada pela atenção.

Só mais uma questão, se souber. Como é referido que São Pedro ad Vincula (seixo da beira) era da Comarca da Guarda, Bispado de Coimbra, será que existe alguma possibilidade dos dados do tal Padre Esteves Tavares estarem nos registos da Guarda?

Uma vez mais, o meu obrigada
Claudia

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#184562 | lmgp | 11 fev 2008 22:57 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

No Arquivo da Universidade de Coimbra, existe algum inventário Públicado de Dispensas Matrimoniais do Bispado da mesma?
Se sim, onde poderei cosultar o mesmo?

Obrigado.

Com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Para: Fernando Caldeira Teixeira de Freitas

#184564 | FeCaldeira | 11 fev 2008 23:02 | Em resposta a: #182763

Prezado Pedro França

obrigado pelo empenho. Sei que é difícil encontrar os ascendentes de Maria Caldeira. Existe um outro ramo de Caldeira em Arganil, que não é o meu, que é o Caldeira de Lemos.

De qualquer forma , se encontrar algo, seria maravilhoso,

abraços,

Fernando Caldera Teixeira de Freitas

Resposta

Link directo:

Para o Miguel Santos (mpgs)

#184757 | Pedro França | 13 fev 2008 19:39 | Em resposta a: #183379

Caro Miguel:

Então é assim:
- Maria de Oliveira Beiló foi baptª a 12.09.1781/f. 59-59v., nascida a 28.08 desse ano, para o Sobreiro/Sebal Grande.
- Os pais, Manuel de Oliveira "o moço" e Bernarda da Conceição Beiló receberam-se no Sebal Gr:e a 13.12.1780/f. 86.
- O pai, Manuel de Oliveira "o moço" foi baptº a 03.02.1757/f. 16, nascido a 28.01 desse ano, para o Sobreiro/Sebal Gr:e. Era fº de Manuel de Oliveira "o velho", da Barreira, e de Caetana da Costa, do Avenal, tudo Sebal Gr:e, recebidos estes a 22.03.1752/f. 7v.-8 para a mesma freguesia.
Neto patº de Francisco Oliveira e Violante Mateus, ele da Barreira, ela do Sobreiro.
Neto matº de António Domingues Gázio (ou de Andrade), do Avenal, e de Domingas da Costa, do Ródão, tudo Sebal Gr:e.
- A mãe, Bernarda da Conceição Beiló, foi baptª a 28.08.1757/f. 26, nascida a 20.08 desse ano, para o lugar do Casal do Paraíso/Sebal Gr:e. Era fª de Manuel Francisco Beiló, do Avenal, e de Luísa da Conceição/Luísa Rodrigues de Macedo, do Casal do Paraíso.
Neta patª de Manuel Francisco Beiló e de Isabel Simões "a rendeira", do Avenal.
Neta matª de Simão Luís e de Maria Rodrigues de Macedo, do Casal do Paraíso.
- Não encontrei o casamento de Manuel e Luísa, mas do Manuel Francisco Beiló (os pais deste são os mesmos que aqui vão-) com Maria Bernardes a 16.11.1732/f. 85v.-86. Penso tratar-se este de um primeiro casamento.
Não pude insistir mais por falta de tempo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos (mpgs)

#185314 | mpgs | 18 fev 2008 23:01 | Em resposta a: #184757

Caro Pedro França
Mais uma vez os meus sinceros agradecimentos.
A sua ajuda foi preciosa
Um grande abraço
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#185443 | lmgp | 19 fev 2008 22:41 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

No AUC existe algum, resumo dos processos de casamento, dispensas matrimoniais da diocese de Coimbra, com os nomes dos nubentes?
E processos de ordenações?

Com os melhores cumprimentos.

Luis Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#185522 | jlmartinho | 20 fev 2008 18:25 | Em resposta a: #185443

Prezado Senhor Pedro França.
Verificando neste Fórum a quantidade de pedidos de ajuda feitas a vossa pessoa, e vendo a sua boa vontade para com os pedintes de ajuda, venho tomar a liberdade de solicitar a sua ajuda para o meu caso que abaixo descrevo:
Estou a procura de onde eu possa obter o assento de baptismo de meu falecido pai Alberto Martinho.
Os dados que possuo são os seguintes:

Alberto Martinho
Filho de José Martinho e de Rachel Martinho
Nascido em 4 de janeiro de 1892 em Viseu - Portugal
Chegou ao Brasil em 24 de maio de 1913 pelo porto da Capital (hoje Rio de Janeiro) no vapor Habsburg ou Habsbugo que partiu do porto de Hamburgo (Alemanha) com escalas.

Isto é que eu tenho de dados até o presente momento. Será que o prezado amigo poderá me auxiliar nesta pesquisa?

Onde eu poderia descobrir onde ele tirou o passaporte em Portugal? Em caso positivo, será que consta o lugar onde ele nasceu?

No aguardo de uma boa notícia por parte do amigo. Agradeço desde já com um forte abraço,

José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ajuda AUC

#186576 | correa | 28 fev 2008 19:55 | Em resposta a: #160060

Caro Pedro França

Venho pedir mais um bom serviço:
Data em que frequentaram a UC e outros dados que existam de :
André Leitão de Melo
Luis da Franca Pimentel
Diogo Marques Mourato
todos cerca de 1710
Meus cumprimentos e agradecimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#186579 | o.pereira | 28 fev 2008 20:08 | Em resposta a: #61742

Antecipadamente grato pelas sua disponibilidade pedia-lhe informação sobre antecedentes de Ismael Gomes Pais de Santa Cruz nascido em 1886 filho de José Gomes Pais e Justina Pais.
atenciosamente
olimpio pereira

Resposta

Link directo:

Para o Olímpio Pereira

#186588 | Pedro França | 28 fev 2008 21:51 | Em resposta a: #186579

Caro Olímpio:

Agradecia que me confirmasse se não tem já o seu pedido a correr nos serviços de atendimento do AUC.
Aguardo.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ajuda AUC

#186597 | IsabelFont | 29 fev 2008 00:03 | Em resposta a: #186576

Confrade Correia,

Enganou-se no destinatário da mensagem.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Para o Olímpio Pereira

#186613 | o.pereira | 29 fev 2008 09:23 | Em resposta a: #186588

Bom dia
Fui verificar os pedidos que efectuei e realmente em 21 de fevereiro juntamente com o pedido de Maria da Encarnação de Alvares fiz o pedido de Ismael, tendo para o primeiro recebido indicação de efectuar vale de pagamento que já seguiu não tendo obtido resposta deste ultimo. Assim sendo apresento as minhas desculpas pela duplicação.

Atentamente
olimpio pereira

Resposta

Link directo:

RE: Médico pela UC

#187162 | FSA | 06 mar 2008 17:02 | Em resposta a: #166812

Caro pedro França.

Pode dizer-me a paternidade destes Mota Serrão:

- José da Mota Serrão; T. Novas; Leis; matríc. entre 1684/85 e 1689/90;
- Manuel da Mota Serrão; T. Novas.; Cânones; matríc. entre 1685/86 e 1689/90, menos os anos 87/88 e 88/89.

Um abraço e desejos de que esteja de boa saúde.

Fernando Andrade

Resposta

Link directo:

Para o LUÍS PORTELA

#187192 | Pedro França | 06 mar 2008 19:14 | Em resposta a: #185443

Caro Luís:

Desculpe por só agora haver reparado nesta sua mensagem.
No AUC existem maços com processos de casamento mas não há inventários nem verbetes de quem lá possa constar. É um tiro no escuro.
Quanto a processos de ordenação, desses sim, há ficheiros de A-Z entrando pelo apelido.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para a ANABELA PINTO

#187197 | Pedro França | 06 mar 2008 19:30 | Em resposta a: #181207

Cara Anabela:

Não sei exactamente o que quer dizer com "condições".
Se quiser enviar a questão para a minha mail box...

pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o JOSÉ LUIZ MARTINHO

#187198 | Pedro França | 06 mar 2008 19:38 | Em resposta a: #185522

Caro Zé Luiz:

Ora aí está uma bela de uma pergunta.
Em Coimbra, no Arquivo da Universidade, fundo do Governo Civil, estão livros de registos de passaaporte desde o séc. XIX.
Acontece que Viseu não é exactamente a localidade que apareça com frequência nos registos, senão as da área do distrito de Coimbra.
Por acaso não tem o passaporte dele? Não tem nenhuma correspondência dele guardada, mantida com parentes de cá deste lado do Atlantic Ocean?
Essa pesquisa, se for feita pelo AUC sem bases seguras fica-lhe onerosa.
Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o CONDE

#187200 | Pedro França | 06 mar 2008 19:48 | Em resposta a: #182720

Caro Conde:

Já lhe responderam?
Tomei nota do pedido que só agora localizei, por acaso.
Um abraço.
SEmpre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o FERNANDO ANDRADE

#187203 | Pedro França | 06 mar 2008 19:53 | Em resposta a: #187162

Caro Fernando:

Ainda não lhe responderam?
Só agora reparei nesta mensagem que não foi ter à minha caixa de correio.
Tomei nota. Agora só para a semana.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a ANABELA PINTO

#187206 | pintassilgo | 06 mar 2008 20:12 | Em resposta a: #187197

Caro Pedro França,

Farei o que me solicitou.
Já apontei.

De qualquer forma do inicio, o caro Confrade diz: "Já sabem as condições...", e eu não sei.

mas como afirmei entrarei directamente em contacto para saber.

Obrigada

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Para o LUÍS PORTELA

#187234 | lmgp | 06 mar 2008 23:11 | Em resposta a: #187192

Caro Pedro,

Como são tantas as mensagens, isto acontece, mas obrigado por me responder.
Em relação aos processos de ordenações, sabe onde é que estudavam os seminaristas?

Um abraço e obrigado.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Para o JOSÉ LUIZ MARTINHO

#187244 | jlmartinho | 07 mar 2008 02:25 | Em resposta a: #187198

Prezado Pedro França,
Infelizmente a única informação do local de nascimento de meu pai, é uma solicitação de Pedido de Registro de Estrangeiros aqui no Brasil, onde dez que ele é de Viseu - Portugal.
Fiz uma solicitação de pesquisa junto ao Arquivo Distrital de Viseu e estou aguardando alguma resposta.
Também fiz um levantamento de microfilmes dos Registros de Baptismo de todas as igrejas católicas do Distrito de Viseu, de todos os Concelhos e de todas as Freguesias, abrangendo o ano de 1892, o que deu um total de 289 microfilmes, todos com as respectivas numerações. Já solicitei 4 microfilmes junto aos Mórmons para começar a minha pesquisa.
Sei que não vai ser fácil, mas existe um pequeno provérbio que aqui dizemos assim: "Sou brasileiro e nunca desisto".
Agradeço a sua atenção e me coloco a disposição aqui na Cidade do Rio de Janeiro para o que se fizer necessário.
Um forte abraço do amigo,

José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Para o FERNANDO ANDRADE

#187283 | FSA | 07 mar 2008 14:44 | Em resposta a: #187203

Caro Pedro:

Não me responderam. Refere-se à minha pergunta sobre o Dr. Fernão àlvares de Almeida ?
Até para a semana.
Um abraço
Fernando Andrade

Resposta

Link directo:

pedido de ajuda AUC

#187307 | correa | 07 mar 2008 18:15 | Em resposta a: #187203

Caro Pedro França
Venho abusar da sua disponibilidade para lhe pedir dados das matriculas na UC ou outros que lá constem sobre:

Diogo Marques Mourato
Luis da Franca Pimentel
André Leitão de Melo
Que teriam frequentado a UC cerca de 1700.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Para o CONDE

#187630 | Conde | 10 mar 2008 11:35 | Em resposta a: #187200

Caro Amigo:
Ainda não, mas obtive a informação dos ascendentes, por outra via. Em todo o caso se tiver nota dos registos no AUC interessam.
Um abraço cordial.

Resposta

Link directo:

Para o Conde

#188023 | Pedro França | 12 mar 2008 19:45 | Em resposta a: #182720

Caro Conde:

Andei à procura pelo nome que me referenciou, via verbetes e certidões de idade de estudantes da UC e...nada feito: não encontrei nada.
Não terá ele frequentado a EScola Médico-Cirúrgica do Porto? Ou terá tido ele outro apelido mais, no fim do nome, que leve a outra entrada?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#188193 | Philippe-Emmanuel | 13 mar 2008 18:40 | Em resposta a: #61742

Carissimos confrades

Encontro-me no estrangeiro e é-me de todo impossivel, muito infelizmente, deslocar-me a Coimbra.

Conhecem alguém que se disponibiliza a deslocar ao AUC? Nalguns ramos vou no século XVII e noutros no séc XVIII.

Muito agradecido

com os melhores cumprimentos,

Filipe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

Para o Filipe Cardoso Pereira

#188198 | Pedro França | 13 mar 2008 19:03 | Em resposta a: #188193

Caro Filipe:

Estou a responder-lhe só por atenção para com o seu pedido caído neste tópico de minha autoria, mas não quer dizer que eu lhe faça a(s) pesquisa(s) que pretende.
De facto, vou regularmente ao AUC, normalmente aí uma vez por semana pois vivo em Coimbra mas o meu local de trabalho (escola) dista uns 50 km daqui.
Dependendo do que for, logo direi. Se quiser, deixo-lhe o meu mail pessoal se entender que fica mais confortável em expor o seu caso:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

PARA o FERNANDO ANDRADE

#188225 | Pedro França | 13 mar 2008 22:09 | Em resposta a: #187162

Caro Fernando:

Tanto o José como o Manuel são irmãos, filhos de Vicente Coelho Serrão, de Torres Novas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

PARA O LUÍS PIÇARRA

#188230 | Pedro França | 13 mar 2008 22:27 | Em resposta a: #181206

Caro Luís:

Há alturas em que não aparece caixa para colocar a password e é nesses casos que não sou notificado na minha caixa de correio da existência de alguma mensagem.
Descobri esta por acaso.
Bom, o Pe. Rafael de Abreu aparece nos verbetes dos ordinandos (ordenações sacerdotais) no AUC - Maçãs de D. Maria, 1652, cxª 1627.
Foi baptº nessa freguesia a 20.08.1631.
Era fº de António Gomes Pimentel e de Catarina Neta.
Neto patº de Martim Pimentel e de Luísa Cordeira, do Alvorge/Ansião.
Neto matº de Manuel Borges Curado, de Maçãs de D. Maria, e de Antónia Pestana, de Aguda, fª esta de Fernão de Abreu e de Francisca Pestana, da Aguda/Figueiró dos Vinhos.
Maçãs de D. Maria é concº de Alvaiázere. Todas as localidades andam ali à volta uma da outra, tudo distrito de Leiria.
E é o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o A. Correia

#188232 | Pedro França | 13 mar 2008 22:38 | Em resposta a: #187307

Caríssimo:

Então é assim:
- Localizei nos verbetes dos estudantes da UC os nomes:
> André leitão de Melo, bacharel formado em Cânones a 19.04.1694, fº de Francisco Leitão de Melo, de Tavira.
> Diogo Marques Mourato, padre, bacharel em Artes a 17.03.1696 e bacharel formado em Cânones a 25.06.1704, fº de Manuel Domingues (este apelido vem com um "?", ou então a caneta resvalou) Lopes, de Tavira.

O nome de Luís da Franca Pimentel não aparece nem por Franca. Não será Fonseca?

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: PARA O LUÍS PIÇARRA

#188248 | luis262 | 14 mar 2008 00:11 | Em resposta a: #188230

Caro Pedro,

Obrigado por mais esta sua ajuda.

Um abraço com amizade,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Para o A. Correia

#188271 | correa | 14 mar 2008 09:55 | Em resposta a: #188232

Caro Pedro França

Muito obrigado pela sua informação.
Abraço
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Para o Conde

#188282 | Conde | 14 mar 2008 11:28 | Em resposta a: #188023

Caro Amigo: Pois não sei mais. Acho que não tinha outro apelido. Na mesma fico,mais uma vez, muito grato. Bem haja.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos (mpgs)

#192339 | mpgs | 13 abr 2008 09:58 | Em resposta a: #184757

Caro Pedro França
Volto mais uma vez a pedir a sua ajuda.
Gostaria saber a data de nascimento da minha trisavó. Chamava-se Teresa da Piedade (ou Theresa de Jesus) e era filha de Joaquim da Costa e de Mariana de Jesus. Sei que teve uma filha (mas não sei quem era o marido proque a certidão da filha diz pai incógnito) em 1854 portanto calculo a data de nascimento entre 1824 e 1834. Ela era de Vale de Rosas - Lamarosa - Coimbra.
E se possivel,sem querer abusar da sua boa vontade, informação sobre os pais,casamento e nascimento sei que são de Vale de Rosas - Lamarosa - Coimbra mais mais nada sei
Um grnade abraço
Miguel Santos

PS. Para quando os arquivos online de Coimbra já modificaram o site mas a pesquisa continua indisponivel

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos (mpgs)

#192364 | Pedro França | 13 abr 2008 15:33 | Em resposta a: #192339

Para o Miguel Santos:

Os paroquiais do AUC em on-line ainda vão levar o seu tempo. A digitalização é morosa embora prevista. Quanto a prazos? É melhor nem pensar nisso.
Diga-me uma coisa: a sua trisavó teve essa filha, onde? Na Lamarosa?
Como são dados um tanto flutuantes, eventualmente correrá o risco de alguma orçamentação. Aceita?
Se precisar de me contactar pessoalmente, fica aqui o meu e-mail:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Santos (mpgs)

#192708 | Pedro França | 15 abr 2008 23:39 | Em resposta a: #192364

Caro Miguel:

Agradecia que entrasse em contacto comigo para o meu e-mail.
Já tenho os dados que procura.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#193129 | Manitu | 19 abr 2008 04:11 | Em resposta a: #162182

Caros Confrades

Apelo à boa vontade desta confraria e solicito o favor, caso haja disponibilidade de me saberem junto da AUC informações de:

António Figueiredo, nascido a 23SET1901 em Travanca de Lagos, Oliveira do Hospital, filho de António Figueiredo e de Maria d'Assunção.
Gostaria de saber quais as naturalidades destes últimos, assim como, nomes e naturalidades dos avós de António Figueiredo nascido a 23/9/1901, que decerto constarão no Assento de Baptismo.

Crente que algum Confrade terá a disponibilidade para pesquisar este Assento, apresento ao Confrade disponível os meus atentos respeitos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Para o JOSÉ LUIZ MARTINHO

#194159 | Pedro França | 24 abr 2008 19:10 | Em resposta a: #187244

Caro Zé Luís:

Em que pé é que está a pesquisa referente a seu pai?
Como diz que se trata do ano de 1892, eu pergunto-me com que idade é que seu pai teria saído de Portugal e casado (no Brasil?).
Diga coisas. É que entretanto, andei a percorrer alguns registos de passaportes e cheguei a encontrar pessoas oriundas do distrito da Guarda a obter passaporte pelo Governo Civil de Coimbra. Já digo que tudo é possível.
Diga coisas, então.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o JOSÉ LUIZ MARTINHO

#194174 | jlmartinho | 24 abr 2008 23:34 | Em resposta a: #194159

Prezado Amigo Pedro França,
Graças a boa vontade e dedicação da Directora e Funcionários do Arquivo Distrital de Viseu, eles conseguiram encontrar a Certidão de Baptismo de meu falecido pai.
Ele foi baptizado na Igreja Parochial de Santiago de Passo, Cocelho de Moimenta da Beira, Diocese de Lamego.
Agora estou às voltas em encontrar aqui no Rio de Janeiro, a certidão de óbito da primeira esposa de meu pai.
Para piorar, eu nem sei o ano em que ela faleceu, mas fui a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, e pedi uma busca em determinado período, que eu acho que ela tenha falecido. Tudo isso para que eu consiga registrar no Consulado de Portugal o primeiro casamento dele e o óbito da primeira esposa, para depois registrar o segundo casamento e o óbito de meu pai e de minha mãe, para depois pedir a minha dupla cidadania. Ufa!!!
Mas com fé e persistência hei de conseguir a minha cidadania portuguesa.
Mais uma vêz agradeço a lembrança do amigo e me coloco a disposição para o que se fizer necessário.
Um forte abraço,
José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Luís de Bessa Correia - Vila Real.

#196504 | abribas | 15 mai 2008 12:37 | Em resposta a: #166276

Caro Pedro,

Além deste Luís de Bessa Correia, formado em direito a 05.07.1845, que encontrou, Pinho Leal no verbete sobre Vila Real refere dois outros irmãos igualmente bacharéis em Direito:

− Luís de Bessa Correia, bacharel formado em direito, advogado no Porto e um dos mais distintos jurisconsultos do nosso país na actualidade. Foi um dos colaboradores do Trovador, nos seus tempos de Coimbra, e exerceu por diferentes vezes o lugar de governador civil interino, de secretário geral e de vogal do conselho do distrito de Vila Real.

− FRANCISCO de Bessa Correia, irmão do antecedente e também bacharel formado em direito.

− HENRIQUE de Bessa Correia, também irmão do antecedente e bacharel formado em direito.

Será que me encontra, em datas próximas, estes dois outros irmãos Francisco e Henrique?

Um abraço,
Grato,
António

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#196542 | ant.perestrelo | 15 mai 2008 20:20 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Venho mais uma vez pedir-lhe um favor. Se puder, poderia-me vêr se existe algum José António de Figueiredo matriculado na Univ. de Coimbra? É referido como Dr. em 1801 num testamento de uma prima chamada Joana Ribeiro.Deve ser de Portalegre.
Também não tenho a filiação do dito José António de Figueiredo.

Agradeço deste já se me puder ajudar.

Um abraço

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#196708 | fefa41 | 16 mai 2008 23:05 | Em resposta a: #61742

Caro Confrade

Agradeço desde já a sua disponibilidade para me dar uma ajuda, caso seja possível.
Estou a procurar as minhas ascendências e qual não é o meu espanto, verifico que meu bisavô e seus pais são da Freguesia de Alhadas, Figueira da Foz.
Joaquim Fernandes,casou com Maria Marques de Azevedo,nos ano 1867/1877,casou em Alhadas ou na terra de sua mulher,Monte Redondo, Leiria.Teria nascido penso no ano 1845/1855.

Os pais de Joaquim Fernandes, Sebastião Fernandes e Maria Fernandes, dizem também que são naturais de Alhadas. Se assim for, terão casado em 1845/1855 e nascido entre 1820/1830.

É possível dar-me esta valente ajuda e confirmar estes nascimentos e casamentos?Aguardo uma resposta a este abusivo pedido.
O meu muito obrigado.

Cordiais Saudações.

Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Para o A. Correia

#196714 | fefa41 | 16 mai 2008 23:14 | Em resposta a: #188232

Caro Confrade

Agradeço desde já a sua disponibilidade para me dar uma ajuda, caso seja possível.
Estou a procurar as minhas ascendências e qual não é o meu espanto, verifico que meu bisavô e seus pais são da Freguesia de Alhadas, Figueira da Foz.
Joaquim Fernandes,casou com Maria Marques de Azevedo,nos ano 1867/1877,casou em Alhadas ou na terra de sua mulher,Monte Redondo, Leiria.Teria nascido penso no ano 1845/1855.

Os pais de Joaquim Fernandes, Sebastião Fernandes e Maria Fernandes, dizem também que são naturais de Alhadas. Se assim for, terão casado em 1845/1855 e nascido entre 1820/1830.

É possível dar-me esta valente ajuda e confirmar estes nascimentos e casamentos?Aguardo uma resposta a este abusivo pedido.
O meu muito obrigado.

Cordiais Saudações.

Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#196715 | fefa41 | 16 mai 2008 23:16 | Em resposta a: #166896

Caro Confrade

Agradeço desde já a sua disponibilidade para me dar uma ajuda, caso seja possível.
Estou a procurar as minhas ascendências e qual não é o meu espanto, verifico que meu bisavô e seus pais são da Freguesia de Alhadas, Figueira da Foz.
Joaquim Fernandes,casou com Maria Marques de Azevedo,nos ano 1867/1877,casou em Alhadas ou na terra de sua mulher,Monte Redondo, Leiria.Teria nascido penso no ano 1845/1855.

Os pais de Joaquim Fernandes, Sebastião Fernandes e Maria Fernandes, dizem também que são naturais de Alhadas. Se assim for, terão casado em 1845/1855 e nascido entre 1820/1830.

É possível dar-me esta valente ajuda e confirmar estes nascimentos e casamentos?Aguardo uma resposta a este abusivo pedido.
O meu muito obrigado.

Cordiais Saudações.

Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: batismos

#196716 | fefa41 | 16 mai 2008 23:17 | Em resposta a: #166274

Caro Confrade

Agradeço desde já a sua disponibilidade para me dar uma ajuda, caso seja possível.
Estou a procurar as minhas ascendências e qual não é o meu espanto, verifico que meu bisavô e seus pais são da Freguesia de Alhadas, Figueira da Foz.
Joaquim Fernandes,casou com Maria Marques de Azevedo,nos ano 1867/1877,casou em Alhadas ou na terra de sua mulher,Monte Redondo, Leiria.Teria nascido penso no ano 1845/1855.

Os pais de Joaquim Fernandes, Sebastião Fernandes e Maria Fernandes, dizem também que são naturais de Alhadas. Se assim for, terão casado em 1845/1855 e nascido entre 1820/1830.

É possível dar-me esta valente ajuda e confirmar estes nascimentos e casamentos?Aguardo uma resposta a este abusivo pedido.
O meu muito obrigado.

Cordiais Saudações.

Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#196718 | fefa41 | 16 mai 2008 23:18 | Em resposta a: #61742

Caro Confrade

Agradeço desde já a sua disponibilidade para me dar uma ajuda, caso seja possível.
Estou a procurar as minhas ascendências e qual não é o meu espanto, verifico que meu bisavô e seus pais são da Freguesia de Alhadas, Figueira da Foz.
Joaquim Fernandes,casou com Maria Marques de Azevedo,nos ano 1867/1877,casou em Alhadas ou na terra de sua mulher,Monte Redondo, Leiria.Teria nascido penso no ano 1845/1855.

Os pais de Joaquim Fernandes, Sebastião Fernandes e Maria Fernandes, dizem também que são naturais de Alhadas. Se assim for, terão casado em 1845/1855 e nascido entre 1820/1830.

É possível dar-me esta valente ajuda e confirmar estes nascimentos e casamentos?Aguardo uma resposta a este abusivo pedido.
O meu muito obrigado.

Cordiais Saudações.

Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: PARA O LUÍS PIÇARRA

#196846 | fefa41 | 17 mai 2008 23:17 | Em resposta a: #188230

Caro Confrade

Agradeço desde já a sua disponibilidade para me dar uma ajuda, caso seja possível.
Estou a procurar as minhas ascendências e qual não é o meu espanto, verifico que meu bisavô e seus pais são da Freguesia de Alhadas, Figueira da Foz.
Joaquim Fernandes,casou com Maria Marques de Azevedo,nos ano 1867/1877,casou em Alhadas ou na terra de sua mulher,Monte Redondo, Leiria.Teria nascido penso no ano 1845/1855.

Os pais de Joaquim Fernandes, Sebastião Fernandes e Maria Fernandes, dizem também que são naturais de Alhadas. Se assim for, terão casado em 1845/1855 e nascido entre 1820/1830.

É possível dar-me esta valente ajuda e confirmar estes nascimentos e casamentos?Aguardo uma resposta a este abusivo pedido.
O meu muito obrigado.

Cordiais Saudações.

Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: PARA O Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo

#197106 | Pedro França | 19 mai 2008 19:55 | Em resposta a: #196846

Caro Fernando:

Preferi dar-lhe resposta neste tópico e não no referente à Drª Natércia Crisanto atendendo à sua especificidade.
Pois, li com atenção o seu pedido e devo confessar que não lhe respondi logo porque o mesmo me obrigou a reflectir. Alhadas é uma freguesia grande e de alguma demora na pesquisa, as suas datas revelam margens de erro considerável e a minha agenda anda cheia com alguns pedidos prioritários.
Se quiser ficar em lista de espera (onde é que eu já ouvi isto?) terá de aguardar a menos que queira encaminhar o pedido para os serviços do AUC. Se quiser submeter o seu pedido a orçamento para torná-lo prioritário, aconselho-o a entrar em contacto comigo por via do meu e-mail pessoal.
Amanhã passo pelo AUC. Se puder dar-me uma resposta hoje ainda, agradecia. Esperemos que as referências que dá remetam de facto para as Alhadas.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: PARA O Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo

#197201 | fefa41 | 20 mai 2008 11:29 | Em resposta a: #197106

Caro Confrade

Não tenho a certeza do seu email, por esse facto, não posso "acertar" as condições do meu pedido.

Cumprimentos
Fernando de Azevedo

fefa41@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#197330 | Pedro França | 20 mai 2008 23:04 | Em resposta a: #196542

Caro António:

Encontrei estes José António Figueiredo, que mais se aproximam (?) do cenário que me forneceu. Agora, escolha:

- Em Cânones, Coimbra, bacharel formado a 15.06.1770;
- Em Cânones, Teveiro/Coimbra, bacharel formado a 17.10.1747;
- Em Cânones, Viseu, bacharel formado a 03.06.1755;
- Em Medicina, Coimbra, 2ª tentativa a 27.07.1770.

Os verbetes não trazem a filiação..., é preciso recorrer aos livros de matrículas para extrair a paternidade.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

PARA O ABRIBAS

#197745 | Pedro França | 23 mai 2008 22:50 | Em resposta a: #196504

Caro António:

Localizei o seguinte:

- Francisco Bessa Correia, frequentou Direito mas só apresenta exame do 3º ano a 03.07.1857. Não sei se terá falecido entretanto, ou o verbete não está completo.
- Henrique Bessa, saiu bacharel formado em Direito a 29.05.1865.

Os nomes vão conforme estão nos verbetes.
Quanto a paternidade, o primeiro é dado por filho de António Botelho Mourão e o segundo, de António Correia Botelho. Ambos são naturais de Vila Real.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: PARA O ABRIBAS

#197749 | abribas | 23 mai 2008 23:02 | Em resposta a: #197745

Caro Pedro França
Mais uma vez o meu muito obrigado.

Confirma-se serem os irmão pretendidos, com paternidade e maternidade conhecidas; a minha dúvida remanescente estará nas datas de nascimento.
Será que esse dado se encontra também nos verbetes?

Com um abraço agradecido,
ao dispor,
António

Resposta

Link directo:

RE: PARA O ABRIBAS

#197761 | Pedro França | 24 mai 2008 00:36 | Em resposta a: #197749

Caro António:

Esses dados, se se encontrarem no AUC, será através das certidões de idade, da 2ª Série (1834-1900). Não há outra forma, uma vez serem naturais de Vila Real (ADVila Real).
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: PARA O ABRIBAS

#197767 | abribas | 24 mai 2008 01:25 | Em resposta a: #197761

Caro Pedro,
Vai-me desculpar a minha ignorância, mas ainda não consegui bem perceber os meandros desse ambiente de pesquisa, por onde tão bem se movimenta. O que significam da 2ª Série, e certidões de idade referidas? São elementos de matricula? E tudo isso está fisicamente próximo dos verbetes? E esses verbetes estão no AUC?
Agradeço mais uma vez se me puder completar a informação pretendida,
com outro abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: PARA O ABRIBAS

#197827 | Pedro França | 24 mai 2008 20:28 | Em resposta a: #197767

Caro António:

Os verbetes são suporte em papel onde fica lançado o percurso académico do estudante da UC pelas matrículas e actos e graus (exames) feitos. Esse é trabalho feito pelos funcionários do AUC e esá tratado alfabeticamente pelo último nome (apelido) usado pelos estudantes e organizado/distribuído por gavetões na sala do catálogo do AUC.
As certidões de idade é muito diferente: são documentos de época, que reproduzem os assentos de nascimento dos estudantes, a partir do que há nos paroquiais das terras de origem e datam do momento da sua 1ª matrícula na UC. As certidões estão agrupadas e encadernadas nas duas primeiras séries, de 1772-1833 e 1833-1900. Depois disso, estão reunidas em caixas, todas elas tratadas alfabeticamente pelo primeiro nome. Encontram-se ordenadas em prateleiras no IV Depósito do AUC.
Esta documentação pertence ao fundo da Universidade.
Talvez estejam aí os "seus" Bessas Correias.
Espero que dê para perceber melhor como estão as coisas organizadas.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: PARA O ABRIBAS

#197841 | abribas | 24 mai 2008 23:48 | Em resposta a: #197827

Caro Pedro,
Muito obrigado pela informação! Ficou percebido por onde param esses meus Bessas Correias, bacharéis por Coimbra.
Interessaria-me saber as suas datas e freguesias de nascimento, se tal lhe for possível e simples.
Com um abraço grato,
António

Resposta

Link directo:

RE: PARA O ABRIBAS

#198271 | Pedro França | 28 mai 2008 00:30 | Em resposta a: #197841

Caro António

Consegui estes dados:
- Lº LVI, certidão nº 342, do Francisco de Bessa Correia:
Natural de Vila Real (fregª de S. Pedro); foi baptº a 28.09.1836, nasceu a 12.08 desse ano/f. 2-2v.
Era fº de António Correia Botelho Mourão e de D. Teresa Albina de Beça Leite. O pai é da mesma Vila Real e a mãe do Porto (fregª de Cedofeita).
Os pais foram condfenados pelo pároco por haverem deixado passar tempo demais sobre o limite dos 8 dias previstos para o baptismo, de acordo com as constituições do Bispado.

- Lº LXX, certidão nº 168, do Luís de Beça Correia:
Natural da mesma localidade e freguesia; foi baptº a 20.05.1824, nasceu a 09.05 desse ano/f. 22.
Era filho dos mesmos pais. A mãe traz os apelidos com a ordem Leite Beça.

Os avós patºs são João Correia Botelho Mourão e Jerónima Teresa, de S. Pedro/Vª Real, e os avós matºs são Francisco Ferreira Beça e Maria Joaquina Beça ou Maria Joaquina de S.ta Rita, da fregª de Cedofeita/Porto.

O livro que conteria a certidão de idade do Henrique estava na digitalização. Agora só quando lá voltar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: PARA O ABRIBAS

#198294 | abribas | 28 mai 2008 09:02 | Em resposta a: #198271

Caro Pedro
Grato pela preciosa informação, aguardo então que, numa próxima, o livro do Henrique já lá esteja.
Novo abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#198530 | R.Miguel Nunes | 29 mai 2008 20:41 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Assim que possa por favor veja-me os seguintes nomes, ambos segundo julgo naturais de Ovar:

Bernardo António Zagalo
Estudante em Coimbra (1809), Sargento de Artilharia

António Pereira Zagalo
Estudante Universitário, militou no batalhão académico em 1809, Alferes de Artilharia


Atenciosamente,
R. Miguel Nunes e Museu Etnografico de Válega

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#198564 | Pedro França | 29 mai 2008 23:00 | Em resposta a: #198530

Caro Miguel:

Pode ser terça-feira que vem?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#198582 | R.Miguel Nunes | 30 mai 2008 01:13 | Em resposta a: #198564

Caro França,

Pode ser logo que lhe seja possivel.. não me posso permitir qualquer exigência perante tamanha amabilidade de sua parte.

Atenciosamente,
R. Miguel

Resposta

Link directo:

Para o R. MIGUEL

#199624 | Pedro França | 07 jun 2008 22:53 | Em resposta a: #198582

Caro R. Miguel:

Então, é assim:
- António José Pereira Zagalo, filho de outro do mesmo nome, natural de Ovar, saiu bacharel formado em Leis a 02.06.1824.
- Bernardo António Zagalo, filho de António José Pereira Zagalo, natural de Ovar, apresenta matrículas a Matemática (27.10.1797), Filosofia (17.10.1797) no 1º ano e depois, Filosofia no 2º (?.10.1804) e no 3º (?.10.1805). O verbete não se apresenta completo e não localizei actos e graus para este.
Quanto a certidões de idade só encontrei a do António José, Lº V, nº 23, I série.
Nasceu a 24.07.1801 e foi baptº a 28.07 desse ano/f. 193v.
Era filho do Bacharel António José Pereira Zagalo (deve ter sido este o que andou nos batalhões) e de Luísa Leonor de Jesus, moradores na rua da Fonte, Ovar.
Era neto patº de Manuel de Oliveira Pinto e de Teresa Pereira, das Figueiras, e neto matº de José Gonçalves da Cruz Seco e de Sebastiana Maria de S. José, de Vª Nova de Gaia.
Agora, apareceu-me um António Pereira Zagalo com matrículas a Matemática a 15.10.1807 e a Filosofia a 16.10.1807 como obrigado.
Apareceu-me também um verbete de um António José Pereira Zagalo com uma matrícula a 06.11.1819 em Direito. Penso que este tem que ver com o primeiro, de Leis.
Mais uma vez, verbetes incompletos. Para tirar dúvidas só consultando os livros mas isso é outra ordem de ideias.
Poderei é conferir novamente os verbetes, na sequência deste pedido.

Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o R. MIGUEL

#199642 | R.Miguel Nunes | 08 jun 2008 04:16 | Em resposta a: #199624

Caro França,

Agradeço o cuidado, irei analisar a informação e em breve entrarei em contacto.

Cordialmente,
R. Migul Nunes

Resposta

Link directo:

Henrique de Bessa Correia

#203741 | abribas | 21 jul 2008 19:30 | Em resposta a: #198271

Caro Pedro,
Será que, conforme transmitido na mensagem de 28-05-2008 ás 00:30, o livro que conteria a certidão de idade do Henrique de Bessa Correia, e que estava na digitalização, já estará de volta?
Se sim, e se possível, agradeço a informação, se não, tenho tempo e esperarei melhor oportunidade, agradecendo de qualquer forma.
Abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: Henrique de Bessa Correia

#203752 | Pedro França | 21 jul 2008 22:27 | Em resposta a: #203741

Caro António:

Sim, sim. Já tenho a certidão de idade do Henrique de Bessa - Lº LIX, nº 165, 2ª Série, ano lectivo de 1860/61.
Meteram-se outras coisas entretanto e isto foi ficando para trás...

Nasceu a 06.01.1841 e foi baptizado a 24 desse mês e ano em S. Pedro/Vila Real.
Era filho de António Correia Botelho Mourão, dessa freguesia e de Teresa de Bessa Leite Mourão, de Cedofeita/Porto.
Neto patº de João Correia Botelho Mourão, de S.Pedro/Vila Real e de Joaquina Teresa de S. Dionísio/Vila Real.
Neto matº de Francisco Ferreira Bessa e de Maria Joaquina, de Cedofeita/Porto, naturais do Lordelo.

E é o que posso dizer mais sobre estes Bessas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Henrique de Bessa Correia

#203756 | abribas | 21 jul 2008 22:52 | Em resposta a: #203752

Mais uma vez, renovo e reforço os meus agradecimentos!
Abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#209959 | luis262 | 06 out 2008 00:05 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Quando lhe fôr possível agradecia que me procurasse mais dados sobre a acendência do Revº. Dr. Manuel Esteves de Carvalho, que foi cura de Lamas, frguesia anexa a Miranda do Corvo, filho de Simão Esteves de Carvalho, de Penela e de Domingas Simões de Chão de Lamas.
Sei também (estes dados todos constam do "Freiresde São Gião" , de António Canas Mendes, pág. 120), que o referido padre, instituiu em 19.9 1749,
com seu irmão Simão Esteves de Carvalho, sargento mor de Miranda e Podentes, um morgado no lugar de Chão de Lamas, nomeando para primeiro administrador dos bens que então vincularam, seu sobrinho Vicente António de Paiva Manso, mais tarde capitão morde Miranda do Corvo.

Resposta

Link directo:

Gomes Carrilho

#209960 | jaboo | 06 out 2008 00:08 | Em resposta a: #61742

Estimado Pedro França,

Quando tiver um tempinho pode ver se encontra alguma coisa sobre o padre João Gomes Carrilho, natural da freguesia das Romãs? Já era padre em 1687.

Bem-haja pela ajuda.
Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#209961 | luis262 | 06 out 2008 00:11 | Em resposta a: #209959

Caro Pedro França,

Peço desculpa mas enviei, sem querer, a mensagem antes de terminar...
Acrescento que o referido cura de Chão de Lamas, deverá ter nascido c. de 1690/1700.

Um abraço,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#209969 | Pedro França | 06 out 2008 01:12 | Em resposta a: #209961

Caro Luís:

Calhou passar por aqui e vi a sua mensagem.
Vou ver se lá para 5ª Feira lhe vejo isso, 'tá? Antes não tenho disponibilidade por causa de uma reuniões pós-tempo lectivo, em especial na 4ª Feira.
Esse padre que refere tem processo de ordenação. Essa gente já me passou pela mão.
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o João Braz

#209971 | Pedro França | 06 out 2008 01:15 | Em resposta a: #209960

Caro João:

Vou ver se localizo o processo do sacerdote que refere. Lá para 5ª Feira, tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: PARA O LUÍS PIÇARRA

#209991 | luis262 | 06 out 2008 11:49 | Em resposta a: #188230

Caro Pedro ,

Ontem enviei-lhe uma mensagem, mascomo por lapso a remeti sem ter terminado, torno a enviá-la...

Quando lhe fôr possível agradecia que me procurasse mais dados, para além dos que já tenho, sobre a acendência do Revº. Dr. Manuel Esteves de Carvalho, que foi cura de Lamas, freguesia anexa a Miranda do Corvo, filho de Simão Esteves de Carvalho, de Penela e de Domingas Simões de Chão de Lamas.Terá nascido c. de 1690.

O referido padre, instituiu em 19.9.1749, com seu irmão Simão Esteves de Carvalho, sargento mor de ordenanças de Miranda e Podentes, um morgado no lugar de Chão de Lamas, nomeando para primeiro administrador dos bens que então vincularam, seu sobrinho Vicente António de Paiva Manso, mais tarde capitão mor de Miranda do Corvo.

Um abraço,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC?

#210085 | FBrito | 07 out 2008 19:41 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França,

Gostaria de lhe pedir ajuda na consulta de um processo de um bacharel chamado António José Vahia.
Tenho tentado obter informações sobre este bacharel conhecido por José António "Vahia" (também conhecido por José António Bahia ou José António Abreu Baia) contudo tenho tido algumas dificuldades. As únicas informações que tenho são as seguintes: era residente em Guimarães, em 1828 já era bacharel e terá morrido em Agueda em 1848.

É provável que José António Baia se tenha formado em Coimbra e que no seu processo conste o nome dos seus pais e outras informações uteis.

Pode consultar o processo?

Melhores cumprimentos,
Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Para o A. Correia

#210145 | correa | 08 out 2008 19:06 | Em resposta a: #188232

Caro Pedro França

Mais um pedido:
António da Silva de Magalhães,filho de João da Costa Magalhães, era estudante em 1749.
Estaria na Universidade de Coimbra?
Muito agradecido,os meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Braz

#212191 | jaboo | 01 nov 2008 19:18 | Em resposta a: #209971

Estimado Pedro França,

Será que teve a oportunidade de ver se encontrou algumas coisa acerca do padre João Gomes Carrilho, natural de Romãs (Viseu), onde aparece como cura a partir de 1687? Também existiu um Padre Manuel Gomes Carrilho, natural da mesma freguesia na mesma época.

Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Braz

#212257 | Pedro França | 02 nov 2008 18:01 | Em resposta a: #212191

Caro João:

Por sinal, já tinha resposta para si faz tempo. Enfim, afazeres...Mas, não se iluda: não encontrei nada em nome de "João Gomes Carrilho" nas ordenações.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Luís Piçarra

#212258 | Pedro França | 02 nov 2008 18:16 | Em resposta a: #209959

Caro Luís:

Desculpe o incómodo da espera mas não me foi possível "atacar" o seu pedido mais cedo.
Então, é assim:
- Pe. Manuel Esteves Carvalho, Chão de Lamas, Lamas, Concº de Miranda do Corvo, ano de 1700 [OM 1700; VM 1711; P 1712], cxª 1261, doc. 14.

Foi baptº a 07.05.1679/f. 45v., em Lamas. Era estudante de Cânones na UC na altura do processo de ordenação. Na Vita et Moribus ele esteve atrapalhado porquanto há testemunhas, além da queixosa, de que ele fizera juras de amor e promessa de casamento com esta e a "coisa" estava de tal forma emaranhada entre eles que ela era tida por difamada e por andar seu nome na boca do povo.

Bom, ele era filho de Simão Esteves, natural da Chainça/Penela (S. Miguel de) e de Domingas Simões, de Chão de Lamas, moradores nesta.
Neto patº de Simão Esteves (outro) e de Catarina Rodrigues, da Chainça, e neto matº de Pedro Anes e de Ana Simões, de Chão de Lamas.

Era mais, parente consanguíneo, pelo lado materno, de Isabel Agostinha(o), mulher de Manuel Fernandes, sargento-mor de Pousafoles/Lamas, e FSO.
Era ainda parente consanguíneo do Pe. Manuel Pires, de Urzelhe/Lamas, e de outros sacerdotes de missa.

E é o que se me oferece dizer a partir do procº de ordenação deste sacerdote.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Piçarra

#212264 | luis262 | 02 nov 2008 19:19 | Em resposta a: #212258

Caro Pedro:

Obrigado por mais esta ajuda!
Um abraço.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Um pedido para o Pedro França para a AUC?

#212308 | chartri | 03 nov 2008 01:32 | Em resposta a: #61742

Caro Pedro França

Venho maça-lo com uma questão sobre um clérigo com ordens menores João Fernandes Monteiro. Ele era sobrinho de uma Maria (ou Marta) Monteiro mas que foi casada com um 8ª avô meu, um tal Cap Jerónimo de Azevedo, de Cadima (Guimara).

Esse tal clérigo aparece num registo de baptismo, em 29 de Janeiro de 1679, de uma tal Maria, filha de Maria, que deu como pai João Fernandes Monteiro, clérigo com ordens menores e vivendo em casa de sua tia e do Cap Jerónimo de Azevedo em Guimara, Cadima!

Talvez a tia fosse Maria (ou Marta) Monteiro, irmã de um outro Pe João Fernandes Monteiro (mesmo nome) que instituiu uma capela na Igreja do Couto de Cadima, por testamento de 14.12.1659, instituindo a sua irmã Maria (ou Marta) Monteiro como administradora á sua morte. Daí que a capela se chamava da Erdeira (ou Herdeira).

Assim gostaria que verificasse o que há sobre estes dois padres com o mesmo nome : João Fernandes Monteiro

Um muito obrigado, desde já, pelo que me puder ajudar
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Um pedido para o Pedro França para a AUC?

#212778 | Pedro França | 07 nov 2008 19:51 | Em resposta a: #212308

Caro Ricardo:

Então, é assim:
- Indaguei junto dos processos de ordenação sacerdotal e encontrei um único verbete contendo o nome de um Pe. João Fernandes Monteiro [O.M.1673-74; O.S.Epístola 1676-77-78; P. 1676-78] só que é dado como natural de Elvas. Será mesmo? Atenção! Registei os dados mas não chamei o processo à leitura por falta de tempo para outras buscas prioritárias.
- Por outro lado, percorri os verbetes dos estudantes da UC e localizei apenas um indivíduo do mesmo nome com uma única matrícula (?) em Cânones, a 21.10.1676, natural de Cadima. Pedi o respectivo livro de matrículas (menos moroso) - nº 17, 1674-78, f. 65 - para o ano (caderno) de 1676-77 e, confirmei a naturalidade, sendo o pai André Fernandes.

Quer sugerir alguma coisa?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Um pedido para o Pedro França para a AUC?

#212845 | chartri | 08 nov 2008 23:20 | Em resposta a: #212778

Caro Pedro França

A "19 Dezembro de 1659 faleceu o Lic.º padre João Fernandes Monteiro, vigário de Cadima. Instituíu uma capela com missa quotidiana por testamento que fez na nota do escrivão deste couto, António da Cruz. Foi sepultado na capela da igreja da parte da epístola". Não é este.
As referências ao padre e licenciado João Fernandes Monteiro começam em 6 de Julho de 1636 nos registos de Cadima

"Em 29 de Janeiro de 1679 foi baptizada Maria filha de Maria solteira, deu por pai a João Fernandes Monteiro, clérigo de ordens menores, morador em casa do capitão Jerónimo de Azevedo, na Guímara, e sobrinho de sua mulher Maria Monteiro."

Com estas duas indicações não sei o que pensar, pois não se encontra o verbete do Lic Pe João Fernandes Monteiro que morreu em 1659 (deve ter estudado na Univ. por volta de 1600...)

Cumprimentos amigos
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Piçarra

#214162 | luis262 | 27 nov 2008 09:15 | Em resposta a: #212258

Caro Pedro França,

Cá estou eu de novo a dar-lhe trabalho...
Ficava-lhe uma vez mais muito agradecido, se me conseguisse saber mais alguma coisa sobre o Pe. José Fernandes de Almeida, que foi cura da Cerdeira, concelho de Arganil.
Sei apenas que era filho de José de Almeida e de Maria Fernandes e que tinha 29 anos em 1861, tendo pois nascido c. de1832.
Um abraço,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Piçarra

#215103 | Pedro França | 09 dez 2008 16:31 | Em resposta a: #214162

Caro Luís:

Tenho esta resposta para lhe dar há já alguns dias.
Padre, sacerdote com o nome que me indicou, não se encontra nos verbetes das ordenações. Nem sequer nos verbetes dos estudantes da UC.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Piçarra

#215143 | luis262 | 10 dez 2008 07:55 | Em resposta a: #215103

Caro Pedro:

Obrigado por mais esta informação informação.
Bem haja!
Um abraço,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Berquó

#296064 | andrewferreira | 30 jan 2012 21:19 | Em resposta a: #62258

Caro Pedro França

Por acaso teria mais informações sobre o Bernardo e seus ascendentes? Tenho antepassados Gomes Monteiro em Arouca.

Cumprimentos
Andrew

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 20:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen