Familia Vieira de Vasconcelos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Familia Vieira de Vasconcelos

#61811 | Sibarita | 02 abr 2004 20:45

Procuro indicacoes (lugar de nascimento, data aprox) sobre o Cap Bartolomeu Vieira de Vasconcelos (por volta de 1600), casado com Maria Tavares Barbosa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#61923 | AnteroB | 04 abr 2004 17:14 | Em resposta a: #61811

Sou descendente directo (neto do tri neto) de Bartolomeu Vieira de Vasconcelos. Indicações que tenho era natural de Portugal continental ou da Madeira (inclino mais para Madeira) e terá nascido não em 1600 mas sim por volta de 1720/40. A mulher era natural da Ilha do Fogo - Cabo Verde - onde casaram e nasceram os filhos.Gostaria de saber um pouco mais acerca da descendencia de Bartolomeu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#61932 | Sibarita | 04 abr 2004 18:01 | Em resposta a: #61923

Ola Antero B

Pode dar-me mais precisoes sobre a sua pessoa? Barbosa? Fontes Barbosa? Barbosa Vicente? Eu descendo de Bartolomeu V Vasconcelos pelo lado materno, dos B Vicente da ilha de Fogo (Cabo Verde).

Os trabalhos que primos meus levaram a cabo na reconstituicao da genealogia dos B Vicente e outras familias do Fogo, esbarram com a falta de fontes fidedignas sobre, entre outros, Bartolomeu V Vasconcelos. O Antero dispoe de informacoes sobre ele? Um abraco

Sibarita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#61955 | AnteroB | 05 abr 2004 00:05 | Em resposta a: #61932

Sou primo dos Fontes Barbosa. Os nossos pais eram irmãos. De apelido José Barbosa, tambem podia ser Sacramento Monteiro, Barbosa Vicente, Monteiro de Macedo. Foi o que disse a um Sr que participou no Forun do site da genealogia hesoeritana. Nada sei dos ascendentes de Bartolomeu mas gostava. Somos parentes. Pelo username não consigo identifica-la

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#62194 | Sibarita | 08 abr 2004 19:09 | Em resposta a: #61955

Ola Sr Antero
Ha uns tempos atras, tive a oportunidade de encontrar o Armindo Fontes em S Felipe. Falamos do seu livro sobre a genealogia das familias, um trabalho que considero manumental, considerando as dificuldades em localizar fontes escritas, fidedignas, sobre o assunto.

Eu sou bisneto do Alberto (Nhonho) Barbosa Vicente, portanto sobrinho do Orlando BV, Ramiro, etc, pela minha mae (um casamento anterior ao da mae do Orlando). Nasci na Guine-Bissau.

Estou a trabalhar em Cabo Verde desde 2001 (termino a minha comissao em Junho proximo) com a cooperacao canadiana. Depois volto para o Canada.

O meu interesse pela genealogia surgiu justamente com o livro do Armindo. Eh sem duvida uma disciplina interessantissima mas que requer muito, muito trabalho. Logo, toda a ajuda eh bem vinda, dai o ter entrado neste forum para ver se eventualmente obteria informacaoes sobre os elos soltos da nossa familia.

Vou continuar a procurar. Tive a ocasiao de corresponder-me com o Adalberto Barbosa (conhece?) mas, por razoes de tempo, interrompi a comunicacao. De vez em quando vou a Fogo, em trabalho, mas nunca tenho muito tempo para consultar os registos civis.

Ate ah procima e cumprimentos.

Nelson (sibarita)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#62226 | AnteroB | 08 abr 2004 23:26 | Em resposta a: #62194

O pai do Armindo é irmão do meu. A mãe do meu pai é irmã do Nhonho Barbosa Vicente. O Ramiro, o Orlando e os restantes irmão são primos co-irmãos do meu, embora sejam da geração minha geração e da do meu irmão mais velho. Não faz uma semana enviei uma mensagem ao Ramiro, mensagem que veio de volta. A Armindo encontra-se no Fogo neste momento.
Podia-me fornecer os nomes de seus pais e avós ? A arvore que estou constrindo irá servir ao primo. Se passar por Lisboa procure-me. O Armindo poderá fornecer a meu nº de Tel

Antero

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#62243 | Sibarita | 09 abr 2004 11:39 | Em resposta a: #62226

Ola primo,

Devo ir ao Fogo brevemente e ai contactarei o Armindo. Sabia que o Babinho e a Mariquinha estao por ca?

Se for util, o endereco do Ramiro eh: rvicente@cvtelecom.cv. Ahs vezes os servidores daqui de CV vao-se abaixo. Por acaso, sou vizinho do Ramiro aqui na Terra Branca.

Quanto aos nomes que me pede vou fornece-los ainda este fim de semana. Preciso organizar tudo isso.

Um grande abraco de amizade, caro primo

Nelson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#62254 | AnteroB | 09 abr 2004 14:50 | Em resposta a: #62243

Caro Primo

Já que o Ramiro tem a via obstruida, pedia ao primo que lhe dissesse para me enviar os dados que ele já recolheu.
Estive no Fogo entre 13 de Janeiro 9 de Março e vi o Ramiro no Fogo. Com o Babinho e o Orlando estive várias vezes.
Aguardo os elementos e não se esqueça de indicar datas e locais dos acontecimentos ( nascimentos, casamentos, etc.

Um abraço do primo ao dispor

AnteroB

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#330745 | PedroVP | 12 jun 2013 02:12 | Em resposta a: #62254

Descubro esta conversa passados 9 anos...
Bartolomeu Vieira de Vasconcelos é meu avô, 6 gerações atrás. Pai de Luis Anastácio Vicente, por sua vez pai de Luis Anastácio Barbosa Vicente casado em segundas núpcias com Isabel Caetana da Fonseca, pais de Francisco Paula Rosa casdo em segundas núpcias com Theresa Catherine Savage meus bisavós. Ainda conheci Theresa Savage a "Gramama".
Os nossos ramos são relativamente próximos e no ano passado 2012 estive várias vezes com o Armindo Fontes Barbosa e Marize.
Gostaria de ter mais informação (fidedigna...) sobre Bartolomeu V.Vasconcelos e sobretudo dos meus tri e bisavós Luis A Vicente e Isabel C Affonseca e Francisco de Paula Rosa. Tudo gente do Fogo, ou que por lá passou...
Será que em 9 anos avançaram as pesquisas?
Será que me poderão dar indicações como obter mais informação? Os meus 77 anos já não me permitem ir ao Fogo...
Se me mandarem o vosso email, terei muito gosto e interesse em vos fazer membros do site da minha árvore genealógica com mais de 2.000 entradas.
Saudações familiares.
Pedro Valente Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#330807 | roz | 12 jun 2013 23:05 | Em resposta a: #330745

Caro Pedro Valente Pereira

Nao sou a melhor pessoa para o informar sobre este assunto mas envio-lhe aqui uns links que lhe poderao interessar (ou talvez ja os conheca!)

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4347340

http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/bitstream/10961/368/1/A%20evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20sociedade%20foguense%20-%20Atrav%C3%A9s%20de%20um%20estudo%20prosopogr%C3%A1fico%20da%20elite%20da%20ilha.pdf

Neste link ver principalmente os quadros de informacao.

Com referencia aos seus ascendentes mencionados acima, tenho de boa fonte alguns dados mas que discordam do que escreveu. Envio o que tenho.

Bartolomeu Vieira de Vasconcelos c/c Maria Tavares Barbosa e tiveram entre outros filhos:
Luis Anastacio Vicente que com Isabel Constanca (nao Caetana) Fonseca, tiveram :
Francisco de Paula Rosa c/c em 2.as nupcias, Theresa C Savage e tiveram 6 filhos.

*****
Luis Anastacio Vicente teve de facto um filho do 1.o casamento chamado Luis Anastacio Barbosa Vicente mas que eu saiba nao foi ele o pai de Francisco de Paula Rosa.

Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#330885 | PedroVP | 14 jun 2013 01:19 | Em resposta a: #330807

Caro M. Rosario
Pode supor como fiquei sensibilisado e obrigado pela rapidez, interesse e teor da sua resposta. Os links que enviou, terão que ser objecto de estudo atento e a seu tempo. Pareceram-me interessantissimos. Dão uma noção da "elite" desse tempo e do seu poderio feroz e quase total. Muito semelhante ao que ainda se passa no mundo de hoje, embora, para os "civilizados", duma forma mais soft e encapotada...
Quanto à informação que me mandou, muito gostaria de conhecer as fontes de que falou, pois as poucas de que disponho só me levam ao seguinte raciocinio:
Penso que Francisco de Paula Rosa não deve ter sido filho de Luis Anastácio Vicente (Fogo, 1778), mas sim seu neto e portanto bisneto de Bartolomeu Vieira de Vasconcelos ou seja, filho de Luís Anastácio (Barbosa) Vicente (Jr) n. 1806 e do seu 1º casamento, Isabel Constança/Caetana da Fonseca/Affonseca, porque:
Francisco de Paula Rosa n. c.1834, seu Pai (1806) teria 28 anos e o Avô >56
Caso fosse filho do 1º Luis Anastácio (1778), deveria ser filho dum seu 2º casamento, pois os filhos com Francisca Correia / Pereira são de 1801 a…?1815. Que se saiba, não houve este 2º casamento, segundo Armindo Fontes Barbosa “Francisca Correia morreu em 10/7/1855 e já era viúva de Luís Anastácio Vicente. Francisca morreu de cólera e foi por isso enterrada à porta da igreja.”
Do 2º? casamento (c. 1865), de Luis A. Barbosa Vicente Jr (1806), com Maria Vieira houve os filhos Caetano n. 1866, Bartolomeu e talvez outros, bastante mais novos que Francisco Paula Rosa. Deste e de Theresa Savage apenas sei de 5 filhos: Francisco, Isabel “Elsie” minha Avó, Jaime “Jim”, Eduardo “Eddie” e Paula.

Sei bem que isto é apenas aritmética e que a Vida ri-se da aritmética e faz o que bem entende. Muito gostaria de conhecer os registos de nascimento do meu bisavô Francisco de Paula Rosa e da sua mãe Isabel Caetana/Constança e do seu casamento. Mas não sei, de todo, quais as possibilidades/processo de os obter. Já deve ter percebido que sou um amador... Poderá vir alguma ajuda de quem o não seja?
Renovo os agradecimentos e cumprimento-o cordialmente.
Pedro Valente Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#330891 | roz | 14 jun 2013 14:26 | Em resposta a: #330885

Caro Pedro Valente Pereira

Conforme eu mesma disse na mensagem anterior nao sou, de facto, a pessoa indicada para o informar. A fonte a que me referia 'e um primo meu, estudioso das familias de Cabo Verde e 'e pessoa fidedigna e cuidadosa no seu trabalho, contudo pode ter-se enganado ao dar-me os dados ou ate' ter sido ele proprio mal informado. Como ha varios "Luis Anastacio" de varias geracoes (e ate' mesmo Bartolomeu) pode acontecer ter-se equivocado. As minhas desculpas pelos dados errados que lhe passei.

Em vista do que me disse fui fazer umas buscas e face a fontes primordiais nao ha argumentos!
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3654665 por favor carregue na referencia 'a esquerda terminada em m0598.TIF, primeiro assento 'a esquerda. Assumo que ja conhece e realmente confirma a sua informacao.

Com referencia a essa familia, umas datas que lhe posso dar, pois fui eu mesma que pesquisei 'e o obito de Isabel Correia Barbosa, filha de Bartolomeu Vieira de Vasconcelos (portanto irma de Luis Anastacio) que faleceu a 13/1/1855, segundo dizia, com 86 anos de idade e viuva de Sebastiao Jose Barbosa.
Tenho tambem o baptismo no Fogo a 27/7/1804 de Jose, filho legitimo do Capitao Luis Anastacio e de D. Francisca Correia.

Ha coisa de 5 anos pesquisei varios microfilmes da ilha do Fogo mas como estes ramos sao so' colaterais meus nao me concentrei tanto neles como nos outros. Para mais nessa altura nem tinha tanta pratica destas coisas, nem tantos conhecimentos sobre a familia como tenho hoje e por isso devo ter "passado por cima" de muita coisa. Notei que os baptismos mais antigos que havia eram de 1799 e havia algumas faltas.

Os microfilmes de Cabo Verde ainda nao estao acessiveis on-line e portanto so se podem consultar ou no Arquivo de Cabo Verde, na Praia, ou num Centro de Historia da Familia dos Mormons (como eu fiz). Nao sei onde vive mas estes Centros estao espalhados por todo o lado e pode ver se ha um perto de si. Se vive em Portugal pode procurar no seguinte link qual lhe fica mais perto :
https://sites.google.com/site/centrohistoriafamilialisboa/centros-de-historia-da-familia-de-portugal

Ao seu dispor dentro das minhas possibilidades.
Melhores cmprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#332821 | jcdevr | 22 jul 2013 14:35 | Em resposta a: #330885

Caro Pedro V. Pereira

Ao andar na internet à procura de mais dados sobre a minha família parte materna, descobri este fórum e tal como você o meu Hexavô é Bartolomeu Vieira de Vasconcelos. Gostaria de obter mais informações e fornecê-las caso queira visto que no final ainda somos parentes ainda que afastados.

Cumprimentos

João Carlos de Vasconcelos Rascão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#333154 | PedroVP | 30 jul 2013 01:54 | Em resposta a: #332821

Caro "Primo?"
Tenho estado fora e por isso só agora respondo.
Terei muito gosto em trocar informação consigo e penso que o melhor é enviar-me para
pedrovalentepereira arroba gmail.com
o seu email para lhe dar accesso à minha árvore genealógica e conhecermos a nossa mais que possível relação.
Diga-me "donde vem".
Cumprimentos
Pedro Valente Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Vasconcelos

#333155 | PedroVP | 30 jul 2013 02:03 | Em resposta a: #61923

Sou bisneto de um bisneto (ou neto? é a minha grande dúvida) de Bartolomeu Vieira de Vasconcelos: Francisco de Paula Rosa. Saberá responder à minha dúvida? Tem mais informação?
Cumprimentos
Pedro Valente Pereira

Resposta

Link directo:

Familia Vieira de Vasconcelos

#351957 | roz | 08 nov 2014 17:35 | Em resposta a: #61811

Caro Pedro Valente Pereira

No caso de ainda nao ter conhecimento venho informar que os registos paroquiais de Cabo Verde ficaram acessiveis on line esta semana.
https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/recapi/sord/collection/2246703/waypoints

Cumprimentos.
M.Rosario

Resposta

Link directo:

Familia Vieira de Vasconcelos

#351969 | PedroVP | 08 nov 2014 21:28 | Em resposta a: #61811

Estimada M. Rosário
Tive conhecimento recentíssimo deste acesso aos Registos de Cabo Verde devido ao entusiasmo e solidariedade de membros deste Geneall.
A dificuldade está no estado avançado de deterioração e arrumação das folhas soltas de algumas colecções o que torna a pesquisa num autêntico desafio.
Agradecidíssimo pela sua atenção!
Pedro Valente Pereira

Resposta

Link directo:

Familia Vieira de Vasconcelos

#353140 | roz | 25 dez 2014 21:37 | Em resposta a: #351969

Caro Pedro

Simpatizo com as suas dificuldades nas pesquisas!
Encontrei o baptismo de 2 filhas legitimas de Francisco de Paula Rosa e Maria de Almeida Rosa em S. Filipe, Fogo. Tive a esperanca que constasse os nomes dos avos mas infelizmente nao vem mencionado. https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-45165-17488-38?cc=2246703&wc=SFVJ-927:1396421303,1396427201,1396521189

'E um registo para as duas (!) embora nao sejam gemeas. Maria : nasc. em Maio de 1862 e Candida nasc. a 14/1/1863; ambas bapt. a 8/4/1865. A mae ja tinha falecido.

Sei que nao lhe ajuda com a ascendencia que procura mas sempre fica com uma informacao adicional.
Se encontrar mais alguma coisa relacionado com esta familia logo comunicarei.

Cumprimentos e Festas Felizes.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 06:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen