Coutinho Dias (Poiares) e Borrecho (Galveias)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Coutinho Dias (Poiares) e Borrecho (Galveias)

#62110 | Filipe Prista Lucas | 07 abr 2004 17:33

Caros confrades,

Venho por este meio perguntar se alguém terá informações acerca das origens das famílias COUTINHO DIAS, de São Miguel de Poiares, Peso da Régua, e BORRECHO, de Galveias, Ponte de Sor - isto depois de ter verificado a impossibilidade de as obter por via dos registos paroquiais.

No século XVII, viveram no lugar de Seara, Couto de Canelas (na referida freguesia de São Miguel de Poiares) o casal GASPAR DIAS e D. ÂNGELA COUTINHO, pais de

MANUEL COUTINHO DIAS, cirurgião, que se mudou para a vila de Galveias, onde veio a casar em 1661 com D. MARIA BORRECHA, filha de Pero Dias Gil e de Maria Borrecha, por sua vez pais de

FRANCISCO COUTINHO, Mestre da Capela Real de Vila Viçosa, que se mudou para a freguesia da Conceição, Vila Viçosa, e aí se casou em 1688 com FRANCISCA PEREIRA, filha de Baltazar Fernandes e de Isabel Rodrigues, por sua vez pais de:

1) Padre MANUEL COUTINHO DIAS
2) Padre RAIMUNDO JOSÉ COUTINHO
3) Padre JOSÉ BERNARDO COUTINHO, Capelão da Capela Real de Vila Viçosa
4) D. Ângela Dionísia Coutinho, c.c. Bento Mendes Pereira

Desde já agradecido pela atenção,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Coutinho Dias (Poiares) e Borrecho (Galveias)

#62115 | A.Godinho | 07 abr 2004 18:06 | Em resposta a: #62110

Caro Filipe Prista Lucas

O casal Pedro Dias Gil e Maria Borrecha casaram em Galveias a 15.1.1633.
Lamentávelmente o assento não refere o nome dos pais dos nubentes. São meus antepassados. De momento não tenho toda a papelada aqui à mão para lhe fornecer a linha pela qual descendo dos ditos.Eu tenho ideia que é pelo casal Manuel Dias Brazão e Maria Vieira ( um deles, não lembro qual, era filho daquele casal)mas não tnho a certeza de ser por aí.
Tenho muitos elementos dos paroquiais e notariais de Galveias. Vou vasculhar" na papelada (desorganizada).
Lembro-me de ver o Manuel Coutinho, cirurgião, nos paroquiais de Galveias.
Acaso sabe algo meis sobre o dito casal? Estauto económico, social etc
Talvez possamos trocar alguma informação.
Havia também Borrechos ou Borreichos em Montargil, c.g.. Em Valongo-Avis, perto de Galveias havia no sec. XVII uma D.Maria Borrega c.c. Domingos de Pina e Almeida, de Portalegre, que eram gente principal c.g.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Coutinho Dias (Poiares) e Borrecho (Galveias)

#62119 | Filipe Prista Lucas | 07 abr 2004 18:26 | Em resposta a: #62115

Caro António Godinho,

Infelizmente, os processos de ordem dos 3 netos de Maria Borrecha que referi não fazem qualquer referência aos respectivos bisavós pais desta, mas somente aos bisavós Coutinho Dias - que dizem ser pessoas que viviam de suas fazendas e à lei da nobreza, sem ofício algum. Infelizmente também, apenas tive um dia em Évora, pelo que os três processos em questão só puderam ser vistos pela diagonal.

Curiosamente, eu descendo de dois dos filhos do cirurgião Manuel Coutinho Dias: da sua filha D. Ângela Dionísia Coutinho, pelo seu casamento com Bento Mendes Pereira, e também do Padre José Bernardo Coutinho, que reconheceu a paternidade da minha outra antepassada D. Francisca Rosa Coutinho.

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Coutinho Dias (Poiares) e Borrecho (Galveias)

#62120 | Filipe Prista Lucas | 07 abr 2004 18:27 | Em resposta a: #62119

Leia-se, eu descendo de dois dos netos do cirurgião Manuel Coutinho Dias.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 19:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen