familia Gamella (Cantanhede, Coimbra)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia Gamella (Cantanhede, Coimbra)

#62264 | san1 | 09 abr 2004 18:05

Bom dia parar todos,
e boas festas de Pascoa.

Descobri antepassados com o nome de Gamella. Alguém conhece a origem desse nome?
Vi no site Internet Mormon que existiu pessoas com esse nome sobretudo em Italia ou Espanha.
Procurei também se havia lugares com esse nome. Em Europa, ha muitos lugares que começam por "Gamell" nos paises nordicos, e so um outro em Portugal: "Gamelas", perto da Guarda. Suponho que talvez a alcunha pode ter por origem esse lugar.
O nome tem algum significado especial?

Obrigado pela resposta,
cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

familia Gamella (Cantanhede, Coimbra)

#408970 | PAIVAMANSO | 25 out 2018 18:26 | Em resposta a: #62264

Estimada Sandra Carvalho Lamento só agora ter visto, (14 anos depois), esse seu pedido de ajuda. Reconheço que esta minha resposta tão atrasada, pode ser considerada ridícula, mas concordo com o ditado popular que diz : “ Mais vale tarde, do que nunca ”. Tenho comigo um exemplar do Livro = O APELIDO GAMELAS= de autoria do Sr. Eng. Francisco Gamelas. Trata-se de um valioso estudo Histórico, Sociológico, Genealógico, muito bem fundamentado e apresentado. Uma Grande árvore Genealógica, englobando milhares de parentes GAMELAS, e cheio de fotografias de muitos Deles. Sugiro que leia o tópico deste fórum, intitulado; = Origem de Família "Gamelas" = Melhores cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

familia Gamella (Cantanhede, Coimbra)

#408974 | san1 | 25 out 2018 21:18 | Em resposta a: #408970

Obrigada Jorge Santos pela resposta (mesmo atrasada),
Os « meus » Gamelas não são de Aveiro, mas de uma freguesia lá perto, provêm de Ourentã (concelho de Cantanhede, Coimbra).
O casal mais recuado é : Manuel Marques Gamela casado com Maria Couceira (c1665) [meus 9° avós], tiveram Francisco Marques Gamela que casou com Theresa de Jesus em 1703 (tudo em Ourentã). Deixaram descendência em Ourentã e em Cordinhã (concelho de Cantanhede).
Meus melhores cumprimentos,

Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

familia Gamella (Cantanhede, Coimbra)

#408984 | PAIVAMANSO | 26 out 2018 00:25 | Em resposta a: #408974

Estimada Sandra Carvalho
O Livro intitulado O APELIDO GAMELAS, (conforme o autor informa) “Trata-se de um estudo geograficamente focalizado no sítio de Aveiro; a Vila, e depois Cidade, propriamente dita, e os lugares que lhe são imediatamente adjacentes. O intervalo de tempo analisado começa em meados do século XVI e prolonga-se até ao século XX.” Por isso os Seus Gamela não constam no referido Livro, visto serem Naturais dos lugares de Ourentã e Cordinhã, do Concelho de Cantanhede, a cerca de cinquenta quilómetros da Cidade de Aveiro. A Sandra fez um bom trabalho, chegou a esse Casamento de c. de 1665. Gostaria de a ajudar, mas face ao exposto, não tenho como. Melhores cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen