Casa da Castanheira

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias

Casa da Castanheira

#62283 | LL | 09 abr 2004 22:53

Caros colegas

Alguém tem alguma informação sobre esta casa (Oliveira do Douro ?) e familia a ela ligada ?

Agradeço qualquer informação

LL (Luisa Pinto Leão Lopes)

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Castanheira

#64819 | LL | 12 mai 2004 16:42 | Em resposta a: #62283

Renovação do pedido

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Castanheira

#64872 | PA | 13 mai 2004 11:58 | Em resposta a: #62283

Cara Luisa Pinto Leão Lopes,

Tenho algumas informações sobre a Castanheira, mas não sei se são as que lhe interessam. Se for mais precisa em relação à família e período, talvez possa ver se tenho realmente algo.

Cumprimentos,

Ana Pinto Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Castanheira

#64894 | LL | 13 mai 2004 17:42 | Em resposta a: #64872

Cara Ana Pinto Abreu,

pelos vistos mais uma vez os nossos caminhos se cruzam em Oliveira do Douro.

Neste momento qualquer informação é benvinda. Tenho trabalhado até aqui sómente com assentos de baptismo e alguns de casamento. Além do tempo ser pouco, sou ainda inexperiente. Neste momento tento lêr nas entrelinhas. Tenho encontrado referências à Quinta da Castanheira e à Quinta da Ermida.

Alguns dados para localização no tempo:

Manuel Pinto Leão (nasc. 1838/Finses) casa em 1863 com Maria Roza Campello Rijo (nasc. 1839/Finses).
Testemunhas: Campello Pinto, solteiro da Quinta da Castanheira

Joaquina (nas. 1847/Picão) irmã de Manuel Pinto Leão
Padrinhos: António Pinto (Inguilado??) do lugar de Finses e Maria Campello do lugar ou sítio da Quinta da Ermida

Ambos (Manuel e Joaquina) são netos por parte da mãe de Manuel Teixeira de Leão (Montão). Encontro o apelido 'Campello' ligado a 'Cardoso' e Teixeira de Leão, que por sua vez está ligado ca. de 1700-1740 a Ribeiro do Amaral e Botelho.

Já em 1871 um dos filhos do acima citado Manuel tem como padrinhos Joaquim d'Amaral Pinto (Botelho) Tojal - Escrivão de Notas do concelho e Maria Júlia - criada da Casa da Castanheira.

Será que existe alguma ligação entre a Quinta da Ermida e a Quinta da Castanheira ? E a Casa da Castanheira é o mesmo que Quinta da Castanheira? Estou a ficar um pouco confusa.

Desde já quero agradeço qualquer informação .

Cumprimentos
LL (Luisa Pinto Leão Lopes)

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Castanheira

#64899 | PA | 13 mai 2004 18:02 | Em resposta a: #64894

Cara Luisa Pinto Leão Lopes,

É verdade, mais uma vez em Oliveira do Douro ... penso que tenho pelo menos 1 livro com referência à Castanheira e aos nomes que refere. Vou ver e mais logo, ou amanhã digo qualquer coisa.

Cumprimentos,

Ana Pinto Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Castanheira

#64942 | PA | 13 mai 2004 22:53 | Em resposta a: #64894

Cara Luisa Pinto Leão Lopes,

As informações que tenho sobre a Quinta da Castanheira (presume que seja a sua Casa da Castanheira), são as que constam no livro Famílias Nobres nos concelhos de Cinfães, Ferreiros e Tendais nos Sécs. XVI, XVII e XVIII de José Cabral Pinto de Rezende e Miguel Pinto de Rezende.

Os nomes que menciona (Pinto, Amaral, Botelho, Leão, Campelo, Cardoso, e outros) aparecem todos na Castanheira e não só, pelo que caso não conheça ainda o livro, acho que poderá ser uma excelente fonte para as suas pesquisas. Só não transcrevo aqui algumas passagens, porque são efectivamente muitas!

Penso que já lhe referi também em tempos, que a Castanheira pertenceu também aos Pinto de Abreu (não sei exactamente quando, nem em que circunstâncias … talvez a partir de meados de 1900 (?)). Nos assentos de baptismo dos Pinto de Abreu em Oliveira do Douro surgem também algumas referências às famílias que menciona:

- Miguel, b. 1874 “Foi padrinho Miguel Joaquim Pereira da Cerveira Pinto, da Casa do Picão, e Dona Emília Campello Pinto, sua mulher, foi madrinha”
- Virgínia, b. 1872 “Foi padrinho Miguel Joaquim da Cerveira Pinto, da Casa da Castanheira, e madrinha sua mulher, Dona Emília Campello Pinto”

Espero ter ajudado, disponha se precisar.

Melhores cumprimentos,

Ana Pinto Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Castanheira

#65015 | LL | 14 mai 2004 17:15 | Em resposta a: #64942

Cara Ana Pinto Abreu

Obrigada pelas sua dica. Tenho o livro que menciona. Aliás, tornou-se um companheiro de viagem. E, é exactamente devido aos nomes que encontro nos meus assentos e ao livro que estou cada vez mais baralhada.
Já tinha colocado aqui no Foum a seguinte questão: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=61105

Isto porque em outro tópico que tinha colocado (onde nos encontrámos) http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=33448&fview=e , encontrei Joaquim do Amaral Pinto Botelho Tojal, senhor da Casa de Cimo de Vila, Notário em Cinfães, casado com D. Ermelinda de Jesus Magalhães Campelo, sua mulher e prima. Este dados foram retirados do livro “Retratos da Terra e de Família”.
O mesmo consta como padrinho do meu bisavô Alfredo Pinto Leão (filho de Manuel Pinto de Leão e Maria Roza Campello Rijo.

D. Ermelinda de Jesus Magalhães Campelo (Ferreiros) era filha de Manuel de Magalhães e Roza de Jesus (Ferreiros de Tendais), neta paterna de Bernardo de Magalhães e Roza de Jesus (Ferreiros de Tendais), e materna de Manuel Campelo da Cunha e Thereza de Jesus (Montão).
Novamente cruzam-se lugares e apelidos. E assim continua tudo mais ou menos à volta de Ferreira de Tendais, Finses, Ruivais, Montão, Picão e Ermida.

Já agora veja por favor também o tópico onde colocai o nome de alguns padrinhos :
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=60448.

Muiro obrigada
Cumprimentos
Luisa Pinto Leão Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Castanheira

#65018 | PA | 14 mai 2004 17:26 | Em resposta a: #65015

Cara Luisa Pinto Leão Lopes,

Também já tinha visto os seus outros tópicos. Realmente informação não falta, é só preciso "descobrir o fio à meada".

Se no decurso das minhas pesquisas (que por sinal andam muito paradas de momento) encontrar algo sobre os nomes que menciona, darei nota.

Cumprimentos,

Ana Pinto Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Castanheira

#71165 | LL | 11 ago 2004 16:39 | Em resposta a: #64942

Cara Ana Pinto Abreu,

mais uma vez peço a sua ajuda, uma vez que também tem alguns dados sobre a Quinta da Castanheira.

Continuo à procura de dados mais recentes além dos mecionados no livro 'Familia Nobres ........'

Encontrei recentemente o seguinte assento de casamento : Maria Roza Campello Rijo (*1839), filha de José Campello Rijo e Delfina Roza, casada com Manuel Pinto de Leão (*1838) em 1863 em Oliveira do Douro.
Foi testemunha : José Campello Pinto, solteiro da Quinat da Castanheira.

Será que este José está relacionado de alguma forma com a 'sua' Dona Emília Campello Pinto?

Muitos cumprimentos

Luisa P.L. Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 19:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen