soares de albergaria

Este tópico está classificado nas salas:

soares de albergaria

#6238 | Ginha | 25 jun 2001 00:07

Gostava se fosse possivel que me enviassem informações sobre José Maria Cabral Soares de Albergaria. Apenas sei que pertence á familia de Lopo Soares de Albergaria e que o nome da filha Maria do Carmo Soares de Albergaria está na Torre do Tombo.
Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6247 | FAguiar | 25 jun 2001 09:24 | Em resposta a: #6238

Sabe-me dizer em que altura viveram?

Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

soares de albergaria-zona Dão

#6256 | Ginha | 25 jun 2001 10:44 | Em resposta a: #6247

Os nomes a que me referi na mensagem anterior sao do 3º vice-rei da India, LOpo Soares de Albergaria, que sei eu descendo dele e tambem da minha avo Maria do Carmo Soares de Albergaria. É filha de josé Maria Cabral Soares de Albergaria tambem oriundo na zona do Dão.
ESpero ter respondido á sua pergunta.
cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria-zona Dão

#6257 | FAguiar | 25 jun 2001 10:58 | Em resposta a: #6256

Já experimentou ver no livros "Soares de Albergaria", de Manuel Soares de Albergaria Paes de Mello?

Eu tenho o livro em casa. Se me der as datas de nascimento da sua avó, e também do seu bisavô, poderei procurar.

Cumprimentos,
Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6266 | MAS | 25 jun 2001 14:22 | Em resposta a: #6238

Cara Maria
Os Cabral Soares de Albergaria ou Soares de Albergaria Cabral de Carregal descendem de Jorge Bernardes de Gouvêa Cabral e de sua mulher e prima D. Francisca Soares de Albergaria Cabral, casados em 1686, tendo sido os 1ºs morgados de Nª Sª dos Desterro de Currelos, «vínculo de morgado e capela» instituído em 1672 por António Soares de Albergaria e suas irmãs D. Maria e D. Margarida, tios paternos da dita D. Francisca, que nele foi nomeada 1ª administradora, tinha então 7 anos de idade.
Outra linha Cabral Soares de Albergaria é a de Guimarães de Tavares, descendente de João Soares de Albergaria Cabral, tio paterno da referida D. Francisca.
Se me indicar o nome e naturalidade dos pais de seu bisavô José Maria Soares de Albergaria Cabral devo conseguir entroncar a sua linha.
Estes Soares de Albergaria, contudo, não descendem do Lopo Soares de Albergaria que foi governador da Índia.
Descendem de Tristão Soares de Albergaria, fidalgo, nascido em Monção cerca de 1470, 1º senhor da Casa dos Soares de Albergaria em Oliveira do Conde, onde veio casar com Joana Fernandes de Robles.
A filiação deste Tristão não é certa. No livro «Soares de Albergaria» de Manuel Soares de Albergaria, é filiado em Pedro Soares de Albergaria, FCR com 4.000 reais de moradia (1439), que vivia em Braga, e sua mulher Mécia Vaz (Coutinho), e este Pedro em Álvaro Soares de Albergaria, senhor do Prado. Mas isso é impossível, desde logo porque este Pedro é bem mais velho do que seu pretenso pai Álvaro, cujos pais casaram em 1434. Dado que o nascimento de Tristão, cerca de 1470, parece demasiado tardio para ser filho de Pedro, é possível que seja é filho (natural) do Álvaro, que na dita obra vem como avô, nascido cerca de 1435 e assassinado junto à ponte do Prado (Braga) por Fernão de Magalhães, cerca de 1480. Assim órfão com cerca de 10 anos de idade, é provável que Tristão tenha ficado ao cuidado de sua avó paterna D. Isabel de Mello, que então vivia em Viseu, viúva de Fernão Soares de Albergaria, senhor do Prado. Entendendo-se assim facilmente o casamento de Tristão em Oliveira do Conde, pequena vila próxima de Viseu.
De referir ainda que esta D. Isabel de Mello, filha de Estêvão Soares de Mello, 5º senhor de Mello, etc., também era Soares de Albergaria e era tia materna do referido governador da Índia Lopo Soares de Albergaria.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6267 | FAguiar | 25 jun 2001 17:31 | Em resposta a: #6266

Exmo. Sr. Manuel A. Soveral,

Muito obrigado por me ter poupado o trabalho de ir ver em casa.

O ramo de Guimarães de Tavares é o meu, sendo o meu Avô o actual proprietário do antigo morgado de Guimarães de Tavares.

Cumprimentos,

Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6269 | MAS | 25 jun 2001 18:18 | Em resposta a: #6267

Caro Francisco de Aguiar
Não o conheço pessoalmente mas sei muito bem quem é a sua mãe e o seu avô, muito amigo da casa dos meus avós. Somos aliás primos, não tanto pelos Soares de Albergaria, onde a relação é um pouco mais remota, mas por sua trisavó D. Maria Augusta de Lemos Cardozo de Mello Girão, sobrinha paterna da minha 4ª avó D. Maria do Carmo de Mello Mesquita de Lemos e Souza de Menezes e Noronha, da Casa de S. Miguel, em Viseu. Temos, portanto, 5ºs avós em comum, o que para genealogistas é já ao virar da esquina...
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral
soveral@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6270 | MAS | 25 jun 2001 19:04 | Em resposta a: #6267

Caro Francisco de Aguiar
Uma correcção: onde digo sobrinha paterna devia dizer sobrinha-neta paterna. Logo, os referidos meus 5º avós são seus 6º avós.
Um abraço
MAS

Resposta

Link directo:

soares de albergaria

#6275 | Ginha | 25 jun 2001 23:10 | Em resposta a: #6266

Caro Manuel,
Agradeço desde já o seu e-mail em resposta ao por mim apresentado.
Quanto ao ramo da minha descendencia, o meu bisavo, José Maria Cabral Soares de Albergaria era natural de Ervedal da Beira e mais tarde veio a viver com a minha bisavó Alcinda Soares de Albergaria em Oliveira do Conde, pequena vila perto de Carregal do Sal, distrito de Viseu. Será entaõ que a minha descendencia é de Tristão Soares de Albergaria e nao de Lopo Soares de Albergaria como pensava?
Espero que assim tenha respondido ao por si perguntado e que me possa dar mais informações sobre a minha descendencia.
Com os melhores cumprimentos e agradeçendo desde já o tempo dispensado,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6284 | FAguiar | 26 jun 2001 09:30 | Em resposta a: #6269

Caro Manuel,

Como disse, de facto não nos conhecemos, mas está em vantagem, pois sabe quem é a minha Mãe. :)

Essa casa de S. Miguel por acaso não é amarela? E q a Mãe fala imenso de uma "casa amarela" em Viseu, q é de "uns primos" (na Beira todos são primos).

Mas já q é primo de facto, e por um ramo sobre o qual sei muito pouco, consegue arranjar-me informações para trás dessa minha trisavó?

Um abraço,
Francisco d'Aguiar
fxsaa@usa.net

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6289 | MAS | 26 jun 2001 11:56 | Em resposta a: #6284

Caro Francisco
Era na Casa de Stª Cristina, conhecida por «Casa amarela», que vivia a referida sua trisavó, e que hoje é a Biblioteca e o Arquivo Distrital de Viseu.
Vou mandar-lhe para o seu e-mail elementos sobre essa ascendência, de resto já publicados.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6290 | MAS | 26 jun 2001 12:03 | Em resposta a: #6275

Cara Maria
Só com os dados que mandou não consegui localizar a sua linha. Terá para tanto de obter o assento de casamento dos referidos seus bisavós, onde constarão certamente os respectivos pais e avós.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6291 | FAguiar | 26 jun 2001 12:49 | Em resposta a: #6289

Caro Manuel,

Muito obrigado pela explicação, pelos dados q me há de enviar, e pela amabilidade.

Um abraço,
Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

soares de albergaria-Oliveira_do_Conde

#6300 | Ginha | 26 jun 2001 16:30 | Em resposta a: #6290

Caro Manuel,
Tentarei obter o por si indicado, no entanto queria apenas dizer-lhe que me tentei informar sobre a descendencia em Oliveira do Conde, tema já abordado em e-mails anteriores por ambos enviados.
Informei-me assim, que em Oliveira do Conde havia o ramo Soares de Albergaria por dois lados, pelo que não sei ao certo qual é o meu.
Antes do casamento dos meus bisavos já existiam uns Soares de Albergaria em OLiveira do Conde mas que, segundo a minha bisavo não pertenciam á mesma linha dela.
Mais uma vez lhe desejo boas pesquisas e assim que tiver as informaçoes pretendidas entrarei em contacto consigo.
Cordeais cumprimentos,
MSA
e-mail: gynha@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6633 | Ginha | 05 jul 2001 00:26 | Em resposta a: #6266

Caro Manuel,
desde já lhe agradeço o e-mail por si enviado para este forúm, e que muito me elucidou.
No entanto, já possuo od dados que me pediu para entroncar a minha linha Cabral Soares de Albergaria. Desde já muito obrigada também pela sua disponibilidade.
Como já lhe referi a minha avó Maria do Carmo Cabral Soares de Albergaria é filha de Alcinda e de Jose Maria Cabral Soares de Albergaria, que viveram em Oliveira do Conde e, casados no dia 29 de Dezembro de 1927.
Este último, era filho de Lucas Cabral Soares de Albergaria e de Vitória Borges Figueiredo( natural de Fiais), residentes em Vila Verde.
ESpero que com estes dados, possa obter mais algumas informações sobre a minha linha.
AGradeçendo desde já o tempo dispensado,
Cordeais Cumprimentos,
MariaSoaresdeAlbergaria

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6636 | MAS | 05 jul 2001 01:31 | Em resposta a: #6633

Cara Maria
Finalmente percebi como somos parentes. Se bem que este seu parentesco seja mais próximo do Francisco de Aguiar. De facto, o Lucas Cabral Soares de Albergaria que refere já posso identificar. Era irmão de José Maria CSA cc D. Maria Emília Mendes da Silva, e de Francisco CSA cc sua prima D. Maria de Lourdes Cabral da Costa e Faro.
Todos estes eram filhos de Jorge Maria da Costa e Faro Soares de Albergaria, n. em Stª Marinha de Seia, que casou em Vila Verde com D. Maria do Carmo da Rocha.
Este Jorge Maria era filho de Lucas Cabral Soares de Albergaria Osório de Castro, n. a 4.11.1789, e de sua mulher D. Maria Maximina da Costa e Faro da Silva e Albuquerque.
Este Lucas era filho do Dr. António Cabral Soares de Albergaria, capitão-mor de Tavares (1787), FCR, juiz de Mangualde (1771) e Gouveia (1789), que sucedeu a seu irmão como 5º morgado de Guimarães de Tavares, onde nasceu a 29.9.1744 e faleceu viúvo a 28.4.1811, assim como no morgadio de Midões e nas quintas do Paço e da Curvaceira, e de sua mulher (casados a 19.2.1776, na Capela de Nª Sª da Conceição do morgadio de Moimenta da Serra) com sua parente D. Ana Rita Tavares de Abranches de Figueiredo.
Sobre a ascendência de ambos, para alem da vasta bibliografia que os refere, tenho um estudo para publicar («Abranches da Beira») que a estuda em pormenor.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: soares de albergaria

#6645 | FAguiar | 05 jul 2001 10:18 | Em resposta a: #6636

Caro Manuel, os meus parabéns!

De facto, o ramo Cabral Soares de Albergaria tem uma origem única, pelo q era evidente q a Maria seria do meu ramo dos SA, mas como, à excepção da geração da minha Mãe e Tios, as últimas gerações são de filhos varões únicos, não há parentes muito próximos com o nome SA.

Mas para todos os efeitos, não deixa a Maria de ser minha parente, e é sempre um gosto ver mais alguém interessado no estudo da família.

À Maria, uma vez que tenho também alguma coisa estudada sobre os nossos ramos comuns, deixo-lhe o meu e-mail para o q achar necessário:

fxsaa@usa.net

Cumprimentos aos dois,

Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

soares de albergaria

#6767 | Ginha | 08 jul 2001 01:30 | Em resposta a: #6636

Caro Manuel,
desde já lhe dou os meus sinceros agradecimentos pelas informações que enviou para o forum e, que tanto me têm ajudado na tentativa de elaborar o ramo da minha familia.
Mais uma vez lhe agradeço o tempo dispensado,
Cordeais cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 03:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen