Familia Ramos Pereira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Ramos Pereira

#624 | marlene | 20 out 2000 23:05

Desejo qualquer informação sobre fmília relacionada com Serafim Ramos Pereira natural de Afife ( Viana) nascido em 1895

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ramos Pereira

#977 | Falconet | 23 nov 2000 01:07 | Em resposta a: #624

Existe em Vila Praia de Âncora uma Família Ramos Pereira. Hà uma estátua ao Contra-Almirante Ramos Pereira, falecido em 1974, opositor ao regime de Salazar, julgo que actualmente a família está em Lisboa mas continuam com casa em âncora onde passam férias.
Vila Praia de âncora já é concelho de caminha mas fica encostado a Afife.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ramos Pereira

#130757 | luis262 | 10 out 2006 19:43 | Em resposta a: #624

Cara Marlene,

O Vice -Almirante Jorge Maia Ramos Pereira, nasceu em Vila Praia de Âncora , Caminha, a 6 de Abril 1901.
Era filho do médico Luís Ramos Pereira, que foi eleito às constituintes de 1910, pelo círculo de Viana do Castelo. Senador, político, foi por várias vezes eleito até ao 28 de Maio de 1926.
Não lhe sei dizer neste momento muito mais sobre ele, mas julgo em breve poder confirmar se o pai, avô pois do Vice Almirante, era como penso descendente de uma conhecida família de Vila Nova de Cerveira.

Mas voltando ao Vice Almirante Ramos Pereira, se procurar no Google, encontra um extenso artigo sobre a sua carreira militar bem como a sua intervenção de critica ao regime, na senda das ideias de seu pai. que surge ligada à homenagem que lhe foi prestada, pelo centenário do seu nascimento.

Casou em 11 de Maio de 1939, com D. Maria da Graça Lopes de Mendonça e veio a falecer no Hospital da Marinha , em dezasseis de Março de 1974. O casal morreu
Sem descendência.

È tudo o que, por ora, lhe posso dizer...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ramos Pereira

#132429 | luis262 | 28 out 2006 03:54 | Em resposta a: #130757

Boa noite,

Sobre os Ramos Pereira de Vila Praia de Âncora, tenho já o referido Almirante Jorge da Maia Ramos Pereira, mencionado, tal como seu pai, o médico e político, Luís Ramos Pereira , na mensagem de 10.10.2006.
Este último, já confirmei ser filho do comendador Bento José Ramos Pereira, proprietário, que tinha casa no Porto, na Rua do Bonjardim.
Vou tentar encontrar a ascêndencia deste último, que julgo ser parente muito próximo de um bisavô da minha mulher, João António da Rocha Pereira c.c. Rita Gomes de Barros, natural de Vila Nova de Cerveira , Sopo, onde tinha uma uma casa e quintas .

É curioso que o dito comendador, aparece como padrinho de baptismo, em Bonfim, Porto, 1888, de um tio da minha mulher, Manuel Ferreira da Silva Couto, que foi general do Exército e Comandante da Região Militar Norte, e a mulher de Bento, como madrinha de um outro tio, Emílio Tito Ferreira da Silva Couto , b. na mesma freguesia em 1866, que foi igualmente Oficial do Exército. Este tio fazia uma diferença de mais de 20 anos da mãe da minha mulher.

Tenho tido muita dificuldade em obter o assento de baptismo de João António da Rocha Pereira,o dito comendadr, pois quer do Arquivo de Viana do Castelo, quer da Consevatória do Registo Civil de Vla Nova de Cerveira, me informaram que havia um "buraco" nos livros de baptismo da freguesia de Sopo que apanha várias anos, englobando 1835, data provável do registo que procuro.

Contactei também, há dias, com o actual pároco da Igreja de S. Tiago de Sopo, que se disponibilizou amavelmente para tentar encontrar alguma informação, mas que também não conseguiu ajudar.

Vou ver se consigo saber mais alguma coisa no Registo predial, ou nos Arquivos Municipais, pois a família possuiu quintas e casas no Conselho.

No entanto, outra possíbilidade de lá chegar será através destes primos , Ramos Pereira...
Por iisso, qualquer informação, que desde já agradeço, poderá ajudar.

Cordialmente

Luís Piçarra

Um abraço do

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ramos Pereira- aditamento

#132430 | luis262 | 28 out 2006 04:05 | Em resposta a: #132429

Corrijo o ano de nascimento de Emilio Tito que, por lapso, indiquei como 1866, quando queria escrever 1886!
Desculpem também a dupla assinatura... Coisas do adiantado da hora.

Cumprimentos
Lu'is Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ramos Pereira - aditamemto I

#132435 | luis262 | 28 out 2006 11:21 | Em resposta a: #132429

Mais uma gralha na mesma mensagem de 28-10-2006, 03:54 !

- Quando refiro a dificuldade em obter o assento de João António Ramos Pereira acrescento ," o dito comendador" quando deveria ter escrito " o dito bisavô da minha mulher".

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ramos Pereira

#141136 | Jorge Morbey | 22 jan 2007 14:52 | Em resposta a: #624

Marlene,
Sou sobrinho de Serafim Ramos Pereira, nascido em 10 de Novembro de 1894. Era filho de Rodrigo Ramos Pereira, nasc. 21/5/1862 em Afife e de Laura Augusta Freitas Dias, nasc. 31/7/1869 em Viana do Castelo. Será esta pessoa? É que o ano de nascimento não condiz.
Já agora, a que é devida a sua curiosidade. Tem alguma ligação à família Ramos Pereira?
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ramos Pereira

#221680 | Ramos_pereira | 19 fev 2009 22:25 | Em resposta a: #977

ola eu sou ramos pereira. o almirante e meu tio avo e eu n sou de lisboa. sou de ancora. es burro ou fazeste. so alguns e ke foram para lisboa metade ficaram em ancora. ke fica em portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ramos Pereira

#221822 | Fmaia | 21 fev 2009 23:53 | Em resposta a: #221680

!!!!!!!!!!!!!!!

Você deve ser um desses "chicos espertos" que anda no mundo a atazanar qualquer pacato cidadão que ouse cruzar-se consigo no lado de lá da rua por onde anda a trotar.
Já que as as palas que usa nos antrolhos lhe retiram alguma clarividencia, ao menos sirvam para fixar uma tabuleta onde se possa ler:
" Este Forum serve para que os participantes, pessoas de trato, possam "trocar cromos", leia-se ideias, por forma a que possam chegar, senão a uma conclusão, pelo menos a algo que os aproxime da verdade ".
Essa de chamar burro ...!!! mal empregada palha que o Sr. seu pai gastou consigo!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 00:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen