Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos | Títulos

Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#62497 | JL Leote T Esquível | 14 abr 2004 11:00

Caríssimos:

A familia Liote/Leotte/Leote vem a casar com vários Villa-Lobos/Vilalobos e Tavares de/em Tanger. O mais antigo que tenho é "Estêvão de Vilalobos" nascido cerca de 1580 (casado com Elvira Dias n. +/- 1585) filho de Gaspar de Villa-Lobos e de Joanna de Vasconcelos. Se aguém tiver mais informações sobre esta descendência, poderiamos partilhar.

Transcrevo este documento* e agradecia se alguem pudesse completar lacunas existentes ou dar-me mais informações. Sou 4 neto de Lopo Rebello Tavares.

"Família estabelecida no Norte de África cujo primeiro ascendente documentado por legítima varonia é GASPAR LOPES cavaleiro em 15?? Na praça de Alcaçer Seguer, casado com ISABEL TAVARES.
Seu filho o Capitão LOPO FERNANDES TAVARES serviu em Tânger e foi Cavaleiro Fidalgo da Casa Real e do hábito de Cristo. Do seu primeiro casamento com Joana Afonso de Araújo(1), houve a outro Lopo Fernandes Tavares que, com os demais irmãos, serviu em África e teve o mesmo foro e hábito de seu pai.
Recebeu-se na Sé de Tânger em 18.04.1594 com Brites Rodrigues e deles nasceu outro Lopo Fernandes Tavares, o qual, tendo casado com Isabel Contreiras(2), foi avô de Lopo Fernandes Tavares, já nascido em Lagos após o despejo de Tânger, cavaleiro fidalgo e sargento-mor pago do regimento daquela cidade onde faleceu em 27.01.1729.
Heitor de Leão Banha, filho do segundo casamento do sobredito com a castelhana D. Joana del Risco, sucedeu numa capela instituída na Matriz de Lagos em 1575 e seguiu como seus maiores a carreira das armas tendo logrado o comando da praça de Sagres e falecido no posto de capitão reformado de infantaria. Por sua mulher D. Leonor Coelho de Villa-Lobos, com quem casou na Matriz de Lagos em 2.02.1736, veio a esta família o direito ao uso do apelido e armas de Rebello, pois dela era 4.º Avô por via ilegítima, Vicente Rebello da Fonseca, 4.º Alfaqueque-Mor(5) de Portugal e Algarves por cerca de 1583. Foram seus netos João António Tavares Rebello e de sua mulher e prima co-irmã D. Maria Paula Rebello nasceu primógénito, em 1815, Lopo Rebello Tavares escrivão da Administração de Lagos, etc, casado que foi com D. Maria Bárbara das Neves Leotte, filha do Brigadeiro Manuel José de Sousa Leotte.

Notas: (*) Documento/estudo elaborado por Dr. Henrique Xavier Corrêa da Silva Leote em 1915.
(1) Irmã de Manuel Afonso de Araújo, cavaleiro de Cristo, casado com Bárbara Gonçalves Tavares e progenitor varonil dos Tavares de Trancoso e dos marqueses de Casa Tabares em Espanha.
(2) Irmã de Heitor de Leão Banha.

Agradeço a vossa paciência para este meu pedido.

João Luís

Resposta

Link directo:

RE:Breve apont.º/s/Leote Tavares

#62688 | rgc | 16 abr 2004 18:26 | Em resposta a: #62497

Caro Senhor
Tenho um avô-Domingos Afilhado, de Albufeira-(está no Genea) como presumível irmão do alferes Bartolomeu Afilhado, de Albufeira, irmão de D.Maria das Neves mulher do capitão João Nobre Neto e que foram pais de outra D.Maria das Neves que veio a casar com o capitão-mor de Albufeira ,Lopo Leote Tavares, COC.,FCCR.,e morgado do Maroto(?).Este foi test.ª do cas.º dos meus avós Afonso Alvares Mião e sm Maria de Sequeira, filha de Francisco Dias de Sequeira e sm Maria Gonçalves Anes, do Algoz.
Agradecer-lhe-ei muito se tiver conhecimento desta gente e me possa dar algumas informações.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#62728 | S.João de Rei | 17 abr 2004 10:13 | Em resposta a: #62497

Caro João Luís Leote T Esquível

Somos primos do lado Vilalobos.
Gostaria de ter mais informações sobre este nosso ramo.
Deverá haver alguma confusão em relação a Elvira Dias, que na sua descrição diz: "Estêvão de Vilalobos" nascido cerca de 1580 (casado com Elvira Dias n. +/- 1585) filho de Gaspar de Villa-Lobos e de Joanna de Vasconcelos e na “minha” faz uma Elvira Dias casada com um Lázaro Rodrigues. De qualquer das formas sente-se a necessidade de “arrumar a casa”.
As relações de Tanger fazem-se sentir no casamento do meu avô Simão Manuel, nomeadamente com ligações da sua descendência aos Leotes e Banha.
O meu endereço é jacoutinhoarrobasapopontopt.
Um abraço do,

José de Azevedo Coutinho



XXV.1 D. Maria Manuel da Cunha (Azevedo Coutinho)
Nasceu em Mazagão e faleceu a 28/12/1745 em Lagos, sepultada na igreja de S. Sebastião.
Casou em Lagos (Santa Bárbara) com Simão Manuel de Vilalobos que nasceu em 14/08/1698 em S. Sebastião, Lagos onde faleceu em 5/05/1765.
Foi cavaleiro da Ordem de Cristo (9/12/1718)
Foi Provedor das Almadravas (Pesca do Atum) no Algarve, do que resultou , em consequência de ficar alcançado com a Fazenda Real, um sequestro à sua Casa (Família) que durou setenta anos, satisfazendo-se a dívida em ser com a venda de várias terras situadas no cabo de S. Vicente, já em vida do seu neto Simão Manuel de Azevedo Coutinho, como consta de uma provisão d’ El Rei D. João VI dada sobre resolução de consulta do concelho de Fazenda de 29/11/1826.
Foi Oficial de Secretaria, na vaga por falecimento do seu genro António de Carvalho de Reboredo, patente de 19/07/1753
Filho de Gaspar de Vilalobos que nasceu em Sta Maria, Lagos a 14/05/1635 e morreu em Sagres. Cavaleiro da Ordem de Cristo (22/04/1682). Foi Escrivão dos Órfãos de Lagos, alvará de 12/06/1679 (Este Cargo recebeu por parte de seu pai, Manuel de Almeida, que o teve por parte da mulher, Ana de Vilalobos, casados em 7/02/1633, nasceu em 15/10/1607 e faleceu a 4/10/1686. Era filha por sua vez de Gaspar de Vilalobos que teve o mesmo cargo e de Maria de Brisses , casados em 19/09/1596; e neta paterna de outro Gaspar de Vilalobos e de sua mulher Inês Gonçalves, e materna de Lázaro Rodrigues e de Elvira Dias ). Foi também Juíz da Alfandega da mesma cidade, Tenente Governador da praça de Sagres, de 16/01/1672 a 8/08/1704, de 1/01/1656 a 15/01/1672 foi Ajudante da cidade de Faro, Sargento Mor de Lagos, prestando assinalados serviços, nomeadamente; indo em 1657 com um Terço auxiliar em socorro do Alentejo; achando-se na campanha de Olivença; no sítio de Badajoz e em muitas outras acções da Guerra da Restauração; ajudando a defender a fortaleza de Sagres contra as armadas e navios de Castela, Turcos, Franceses e Ingleses como se pode ver de um atestado passado a 4/03/1682 por Simão Rodrigues Moreira, capitão e governador da mesma fortaleza e que está incorporado na habilitação de seu irmão Luís de Vilalobos, para professar na Ordem de Cristo e se acha na Torre do Tombo, nas habilitações da ordem de Cristo, letra L, maço 16, numero 9. E de Maria da Veiga Correia, natural de Budens, no cabo de S. Vicente, falecida a 22/10/1738; filha de Afonso Bravo Marreiros, nascido na Rapozeira e de D. Catarina Jorge Correia, em Budens.
Filhos:

XXVI.1 D. Vitória Francisca da Cunha de Azevedo Coutinho
Nasceu em Lagos (S.Sebastião) em 06/03/1730.
Casou com António de Carvalho de Reboredo, Cavaleiro professo da Ordem de Cristo.
Com Geração.

XXVI.2 D. Ana de Azevedo Coutinho
Nasceu em Lagos (S.Sebastião) em 22/04/1732.
Morreu criança.

XXVI.3 Gaspar de Vilalobos
Nasceu em Lagos (S. Sebastião) em 21/12/1733.
Morreu criança.

XXVI.4 Manuel de Azevedo Coutinho
Nasceu em Lagos (S. Sebastião) em 06/05/1735.
Morreu criança.

XXVI.5 D. Francisca Angélica Xavier da Cunha (ou Do Coração de Jesus)
Nasceu em Lagos (S. Sebastião) em 08/05/1737.
Foi freira, em 1792 estava recolhida no convento de Nossa Senhora do Carmo de Lagos.

XXVI.6 Gaspar de Vilalobos
Nasceu em Lagos (S. Sebastião) em 14/06/1738.
Foi Capitão e Comissário de Mostras.
Morreu em 08/12/1779.
Casou em 13/11/1759 com D. Maria da Silveira Pita, filha de Francisco Xavier de Figueiredo (Capitão) e de D. Isabel da Silveira Pita, ambos de Tanger.
Filhos:

XXVII.1 D. Maria da Silveira
Nasceu em 12/09/1761 e morreu criança.

XXVII.2 D. Francisca Vitória da Silveira
Nasceu em 08/12/1762 e morreu em 03/08/1806.
Casou em 26/07/1780 com Luís Manuel da Silva Leote (Major).
Com geração.

XXVI.7 Manuel de Azevedo Coutinho
Nasceu a 16/02/1740 e baptizado a 15/3/1740 em Lagos, freguesia de S. Sebastião e faleceu a 4/9/1810, sendo sepultado na mesma Igreja de S. Sebastião.
Serviu nas armas, promovido a Alferes em 1762/06/26, a Tenente em 1762/08/12, a capitão em 1774/12/09, a Sargento Mor em 1785/06/28, a Tenente Coronel, Governador da praça de Castro-Marim, em 1793/11/26, e a Coronel e Governador da praça de Portimão em 1799/12/17.
Achou-se nas Guerras de restauração do Algarve contra os franceses.
Foi Cavaleiro da Ordem Militar de S. Bento de Aviz .
Casou em Lisboa (Santa Isabel) em 1767/03/31 com D. Guiomar Leonarda Severa de Vasconcelos, baptizada a 17/11/1743 na Matriz de S. Clemente de Loulé, nasceu a 9 do mesmo mês e ano, e faleceu a 26/6/1782 em Faro, sendo sepultada na capela de N. Sra. do Carmo da Ordem Terceira. Filha de Rodrigo Botelho da Fonseca, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, nascido em Vialonga e baptizado 22/09/1714, faleceu em Lisboa a 8/12/1801, sepultado na igreja da Madalena e de D. Maria Joaquina Barroso de Almeida, sua prima com quem casou a 6/02/1737 em S. Vicente de Fora, baptizada a 2/10/1715 em Santa Engrácia e faleceu na freguesia do Salvador em 1/11/1755.
Com geração da qual descendo.

XXVI.8 José Joaquim de Vilalobos
Nasceu em Lagos (S.Sebastião) em 05/08/1741 e baptizado a 21/08/1741. Faleceu em 13/03/1809.
Foi Sargento-Mor de Infantaria e Ajudante da praça de Lagos.
Casou em 20/12/1762 com D. Mariana Francisca Banha, nascida a 17/04/1741, faleceu a 21/11/1796. Filha de Baltazar Fernandes Banha, Coronel de Infantaria e Governador da praça de Lagos pelo decreto de 1758, nascido a 06/06/1684, faleceu a 23/01/1759, filha de D. Isabel Josefa Maria de Andrada, casada a 21/01/1740 e falecida a 23/02/1771, sepultada no convento dos Capuchos.
Com geração.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#62729 | artur41 | 17 abr 2004 11:15 | Em resposta a: #62728

Caro Zé,


Em primeiro lugar envio-te as minhas saudações!

Gostaria de saber se sabes a ascendência de Afonso Bravo Marreiros. Terás, porventura, alguns dados?


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#62744 | S.João de Rei | 17 abr 2004 17:32 | Em resposta a: #62729

Viva Artur

Infelizmente, não tenho mais nenhuns dados da ascendência de Simão Manuel ou seja; Bravo Marreiros da Rapozeira, Almeidas de ? e Correias de Budens.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#62746 | S.João de Rei | 17 abr 2004 18:00 | Em resposta a: #62729

Caro Artur

Afinal sempre tenho algo mais sobre os Marreiros & Correia...
o referido António de Carvalho de Reboredo casado com Vitória Francisca da Cunha de Azevedo Coutinho, nasceu a 31/07/1692. Foi secretário das armas do reino do Algarve, onde serviu dezasseis anos, até 15/02/1723, de oficial de ouvidoria geral, da contadoria e da secretaria.
Filho de Francisco Correia Marreiros (irmão da mencionada D. Maria da Veiga Correia) e de sua primeira mulher D. Francisca Leonarda de Murga, com quem se recebeu a 3/09/1691.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#62747 | artur41 | 17 abr 2004 18:04 | Em resposta a: #62744

Meu caro Zé,


Ora viva!

Seria interessante obter essa informação, independemente de ele ser do meu ramo de "Marreiros", ou não. Podes contar comigo para te auxiliar nessa possível investigação.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#62749 | artur41 | 17 abr 2004 18:15 | Em resposta a: #62746

Caro Zé,


Ainda bem que tens esses elementos. Como tenho, esta semana, de prosseguir as pesquisas no A.N.T.T., eu posso procurar dados sobre as pessoas que mencionas. Estás de acordo?


Abraços

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#63928 | maelisa | 30 abr 2004 21:09 | Em resposta a: #62749

Sou uma descendente da familia Leote que, pela ironia do destino, veio viver para Marrocos, serà que poderei ajudar-vos em algo que possa contribuir para enriquecer a àrvore da nossa familia? O meu pai é de Albufeira : Antonio da Silva Leote, filho de Manuel da Conceiçao Leote e de Ermelinda Gonçalves. Poderâo ajudar-me a fazer a minha arvore genealogica? Acaso queiram alguma ajuda, no que respeita aos arquivos em Marrocos, digam que poderei ajudar-vos! Meu e-mail é : maelisa@caramail.com ou: ava_3@hotmail.com.
Sabem que as nossas armas teem a tal cabeça de um leâo,espécie que existiu em tempo em Marrocos e que se extingui: o leâo do Atlas, dizem que um nosso antepassado, o Gilbert Elliot, matou um numa praça em Tanger. façanha corrente naquela altura, e jà disso consta no Lusiadas.
Diga algo

Elisabete Leote
Rabat
Marrocos

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#63939 | aburma | 30 abr 2004 23:19 | Em resposta a: #62497

Caro João Luís Esquível,

Tenho notícia de um Manuel Tavares, de Tânger, onde nasceu por volta de 1680, casado com Margarida Dias.

Este nome dir-lhe-á alguma coisa?

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#64204 | Freire de Andrade | 05 mai 2004 15:29 | Em resposta a: #62497

Meu Caro João Luís

Folgo em encontrar-te por aqui...
Então também tu aderiste ao FORUM e às potencialidades, em termos de troca de informação genealógica, que este site nos proporciona?
Hoje, ocasionalmente, e depois de algum tempo de ausência decidi aceder ao FORUM e deparei com a tua intervenção.
Entretanto, aproveito para te comunicar que ainda não tive tempo para me debruçar a sério sobre os nossos Esquíveis de Estói. Com efeito, os múltiplos afazeres profissionais em que tenho andado ultimamente envolvido, têm-me impedido de o fazer. Logo que tenha novidades volto a entrar em contacto contigo. Lembro-te, antes de terminar, que também, pelo nosso lado comum Inglez, temos afinidades com os Vila-Lobos (em Tavira).
Um abraço do primo e... até breve

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#64210 | artur41 | 05 mai 2004 16:07 | Em resposta a: #63928

Caríssima Elisabete Leote,


Não pertencendo eu (que se saiba) à família Leote, nós temos afinidades. Recordo aqui uma mensagem do Rui Pereira: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=63778#lista

Vou aproveitar a sua gentileza: enviando-lhe um mail.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
arturcamisaoarrobanetcabopontopt

P.S. Dei-lhe o meu e-mail "desta forma" por causa da pirataria informática...!

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#64235 | S.João de Rei | 05 mai 2004 23:14 | Em resposta a: #62497

Caros, Elisabete Leote e João Luís Leote Esquível


De Manuel João Paulo Rocha:
D. Gonçalo Coutinho (a) antigo governador de Mazagão, exerceu posteriormente o cargo de governador Capitão general do reino do Algarve e em 1638 passou a seguinte certidão a António Tavares Leotte:
“D. Gonçalo Coutinho, do concelho de Estado de S. Magestade, governador capitão general deste reino do Algarve, etc etc
- Certifico que passei a António Tavares Leotte, cavaleiro do hábito de Cristo, uma certidão em que dizia que, tendo eu recebido um aviso dos julgadores e capitães-mores da comarca de Tavira, de que alguns povos dela se recusavam ao pagamento do real d’água e à quarta parte do cabeção das sisas e se tinham amotinado contra as vilas e cidades da mesma comarca, passara eu logo de lagos, onde resido, com toda a gente de cavalo de que me foi possível dispor e entre as pessoas que me tinham acompanhado fora o dito António Tavares, com suas armas e cavalos, sem da fazenda de S. Majestade levar estipêndio algum, sendo dos principais cavaleiros que desta ocasião me seguiram, mostrando nas visitas que fiz à vila de Albufeira e Loulé e ás cidades de Faro e de Tavira o zelo que sempre o acompanhou no serviço de S. Majestade, principalmente por ser pessoa nobre, capitão da fortaleza do Pinhão e fiscal maior da Índia pela coroa de Castela. O dito Tavares foi útil nesta jornada, porque, além de me acompanhar com todo o risco e perigo, tratou com grande firmeza de serem reduzidos á obediência os sublevados. Por estar em Madrid a certidão que lhe passei sobre este assunto passo a presente, sob juramento dos Santos Evangelhos e será assinada e selada com o selo das minhas armas. António Dias Barbosa a fez em Lagos aos 16/03/1638 Gonçalo Coutinho (b)
António Tavares Leotte contava nos seus ascendentes muitos homens ilustres dos quais citarei os seguintes:
1º António Tavares Leotte, cavaleiro professo da ordem de Cristo, cavaleiro fidalgo da casa d’el Rei e capitão de Infantaria na cidade de Tanger. Em Portugal desempenhou ele os postos de mestre de campo e general da província do Alentejo. El-Rei Filipe III concedeu-lhe o apelido e armas dos Leottes para ele e seus descendentes.
2º Francisco Leotte que, por patente de 4 de Setembro de 1657, foi cavaleiro fidalgo da casa de el Rei e que alem disso foi cavaleiro da ordem de Cristo e juiz dos órfãos de Tanger. O dito Francisco Lette teve três filhos: Lopo Leotte, capelão d’ el Rei e deão da Sé de Tanger; Gaspar Leotte e Diogo Leotte cavaleiro da ordem de Cristo. Gaspar Leotte foi proprietário de uma das cinco companhias da dita cidade e ele e seu irmão Diogo morreram no serviço real.
António Tavares Leotte, foi cavaleiro professo da ordem de Cristo, mestre de campo do terço auxiliar da comarca de Lagos e capitão de cavalos. Dos descendentes de António Tavares Leotte citarei:
Manuel José de Souza Leotte, cavaleiro professo da ordem de Cristo, a quem D.João V, por carta de 4/07/1746, declarou pertencerem de direito as armas dos Leottes; Francisco Fernandes de Sousa Leotte, marechal de Campo por dec. De 31/03/1791 e António Ferreira da silva Leotte, sargento-mor efectivo comandante da companhia d’artilharia da mesma praça.

Outros Leottes, no Regimento nº 2 em Lagos:
Francisco Correia Leotte, foi tenente granadeiro. Chegou a Tenente Coronel e foi governador de Castro Marim. Faleceu em Lisboa em 1836, já desligado do serviço militar por ter seguido o “partido” de D. Miguel.
António Correia Leotte, tenente de Caçadores. Reformou-se em Brigadeiro e faleceu em 1833.
Francisco Correia da Silva Leotte, Cabo de Esquadra da Companhia de Caçadores. Morreu capitão de Infantaria, no nº 14.

Cumprimentos do,

José de Azevedo Coutinho


(a) Foi grande amigo de Camões. Deixou impressas algumas obras e a continuação da história de Palmeirim de Inglaterra.
(b) Cobrança do fisco musculada !

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#64311 | maelisa | 06 mai 2004 20:46 | Em resposta a: #64210

Obrigada pela sua resposta!
Pois acabo, ha poucos dias, de descobrir este forum e acho bastante interessante!
Escreva sempre!
Elisabete Leote

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#64346 | artur41 | 07 mai 2004 08:07 | Em resposta a: #64311

Cara Elisabete Leote,


Não tem de quê!

Estou a reunir vários dados.

Obrigado pelo incentivo. É sempre bom verificar que nos estimam!!


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#79393 | JL Leote T Esquível | 14 dez 2004 12:15 | Em resposta a: #63928

Caríssima,
Passou este tempo todo. Não está esquecida. Tem levado mais tempo do que o que pensava. Os arquivos de Albufeira são poucos e mal cuidados. Tenho tido dificuldades em "fazer" a árvore, especialmente no ramo de Albufeira. Do meu lado, Lagos tem sido mais fácil. Ajude-me! Consegue chegar mais atrás? bisavós, trisavós? Consigo chegar a 1700 em Albufeira, vindo de Tânger em cerca de 1600 e Alcácer Ceguer 1580.
Entretanto, pode averiguar o que do "nosso tempo" existe ainda em Tânger? Monumentos, igrejas, conventos muralhas, praças, palácio do governador, atalaias, etc.
Obr.
Cumprimentos
JL

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#80133 | maelisa | 27 dez 2004 02:49 | Em resposta a: #79393

Meu caro,

Também um pouco desligada da net ultimamente, pois acabo de chegar de Paris, onde fiz um "séjour" de 20 dias. Assim que puder digo-lhe algo sobre o que nos resta em Tanger.
Votos de um bom ano! Acaso me queira escrever o meu email é : maelisa@caramail.com
Até breve!

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#81886 | mtpq1234 | 15 jan 2005 19:13 | Em resposta a: #62497

Caro Senhor,
Passando revista a tópicos anteriores do Genea deparei com o seu tópico acerca dos Villa Lobos. Tenho em meu poder o assento de casamento de meus 4ºs avós Major Joaquim Manuel Pimenta e Maria Escolástica da Glória em 13-11-1790 em S. Sebastião ,Lagos, no qual aparece como prior da Colegiada de S.Sebastião e testemunha, José Joaquim de Villa Lobos.Não sei se lhe será de alguma utilidade, mas em todo o caso mando-lhe esta informação. Também eu procuro mais informações sobre as famílias Pimenta e Miranda de Lagos. Parei nestes meus dois 4ºs avós dos quais ,contudo, não consigo ter datas de nascimento nem de óbito.Como pelos vistos também anda a rondar a zona de Lagos se souber qualquer coisa acerca destes meus anteopassados agradeço-lhe.
os meus cumprimentos,
MTQ

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#81894 | josemariaferreira | 15 jan 2005 22:32 | Em resposta a: #64235

Caro José de Azevedo Coutinho

No ano de 1805, também pertenciam ao dito Regimento de Lagos, os Alferes, Manuel José de Sousa Leotte e Francisco Correia Leotte.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#81945 | maelisa | 16 jan 2005 17:32 | Em resposta a: #79393

Tanger
Vestigios portugueses

Vestigios portugueses em Tanger ha muitos, mas os mais relevantes e dos quais se fala sao:
"Porta portuguesa: da rua Maïmouni (que vai de Amrah a Saqqaya ed-Jedida)

Rua : Du Portugal (das fotificaçoes)

Mesquita :Jama'e el Kébir : rue de la Marine (ou Mosquée de la Khotba, Igreja durante a ocupaçao portuguesa
E jà agora, se ainda nao està ao corrente, Jorge Forjaz acaba de publicar
"Os Colaço, uma família portuguesa em Tânger3
com o apoio do Instituto Camôes!
Até breve!
Elisabete Leote

P.S. Lamento a mà ortografia, mas estou escrevendo com teclado francês!

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#81994 | Leote | 17 jan 2005 09:35 | Em resposta a: #81886

Caro Senhor
Obrigado pela informação.
Ficarei atento ao seu pedido
Cumprimentos
João Luís

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#115921 | teresinhavll | 05 abr 2006 23:47 | Em resposta a: #62497

Caro João Luís
Afinal ainda nao recebi o prometido na festa do henrique leotte, pode ter havido falha no mail indicado agradecia que enviasse para o mail da minha filha : tekasvll@hotmail.com

abraço António José Villa Lobos

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#115946 | JL Leote T Esquível | 06 abr 2006 08:49 | Em resposta a: #115921

Olá primo António

Vou enviar, ainda esta semana.

Abraço
JL

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#124406 | damma | 06 ago 2006 18:13 | Em resposta a: #64235

Sera que Elizabeth pode me ajudar .Meu avô Joao Tavares de Araújo, nascido emPernambuco no ano 1893 e dizem que essa familia vieram de Portugal. Por isso eu penso que deve ter algo com as familias Leotte e Vila Lobos. Por favor ajude-me.
Damaris Tavares de Araújo
e mail: damma9@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#137647 | SMARTMUST | 18 dez 2006 22:32 | Em resposta a: #81894

Caro Ze Maria
sabe alguma coisa acerca de Miguel Jose de Sousa Leote(capitão)

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#137885 | josemariaferreira | 21 dez 2006 17:33 | Em resposta a: #137647

Caro confrade

Lamento, mas não tenho qualquer apontamento da pessoa em causa.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150352 | Margarida Rosa | 27 mar 2007 23:34 | Em resposta a: #62728

Agradeço ajuda no sentido de estabelecer, exactamente, o parentesco entre Afonso Alvares Villa-Lobos, de Tavira e Gregório Cabrita Villa-Lobos de Lagos.
Em Lagos:
Gregório Cabrita Villa-Lobos faleceu em 1673 em Lagos. Filho de Afonso Alvares Camacho e Isabel Villa-Lobos Aguiar. Casou com Branca Lopes em 1642. Casou 2ª vez com Maria da Fonseca Costa.
Do 2º casamento teve um filho Álvaro Rodrigues de Aguiar nascido em Lagos em 1654 e teve um neto (filho do anterior) Gregório Cabrita Villa-Lobos nascido em Portimão em 1692, capitão de granadeiros em Faro e governador de Castro Marim.
(de Miguel Corte Real em “Fidalgos de Cota de Armas do Algarve”)
Em Tavira:
Afonso Alvares villa-Lobos faleceu em Tavira em 1706. Casou com Maria Juliana de Aragão. Tiveram filhos:
1 – capitão Gregório Cabrita Villa-Lobos, governador de Tavira, casado com Mariana de Guivara, tangerina e moradora em Lagos.
2 – Branca Cabrita Villa-Lobos
3 – Jorge da Costa Aragão.

Obrigada
Margarida Rosa
margarida.rosa@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150413 | josécyr | 28 mar 2007 14:50 | Em resposta a: #150352

Cara Senhora,
Com a finalidade de a ajudar, ou talvez não, aqui fica o meu contributo no tópico.

Segundo os meus dados tenho que:

Afonso Álvares de Villa-Lobos casado com Juliana Maria de Aragão, terão os seguintes filhos;

1) - Jorge da Costa de Aragão, que casará na Sé de Faro, a 20-12-1694, com Mariana de São José, filha de Manuel Leão (Banha?) e de Isabel de São José, sendo todos referidos como moradores em Tavira – (R.P. - Pag. 157 - Testemunhas no casamento com Mariana de São José, solteira: o Cónego António Lopes, João Rodrigues Fialho, Francisco Rodrigues Linhares e o Padre João Fragoso Chaves);
2) – Branca Cabrita de Villa-Lobos, que casará na Conceição de Tavira, com o Capitão António da Costa de Paiva, filho de António da Costa de Paiva e de sua mulher Dona Francisca de Brito (de Tavira) – (R.P. - Pag. 32 v - Testemunhas no casamento com Branca Cabrita de Villa-Lobos: o Capitão João de Barros de Brito, Manuel de Aragão da Costa, Francisco Mendes Rosado e o Capitão Gregório Cabrita de Villa-Lobos).

Do mesmo casal, mas sem certeza, julgo que serão filhos também;

3) – o Capitão Pedro Aragão da Costa, que terá casado, provavelmente em Tavira, com Mariana de Oliva, e de quem surgirá uma filha de nome Brites Peleja, que casará na Sé de Faro, em 27-07-1715, com o Tenente Miguel Martins da Silva, natural de Braga – Vila Meã, filho de Manuel Martins da Silva e de Maria da Conceição – (R.P. - Pag. 363 - Testemunhas no casamento com Brites Peleja, solteira: o Coronel José da Fonseca da Costa e Gregório Cabrita de Vila-Lobos);
4) – o Capitão Gregório Cabrita Villa-Lobos, que casará circa 1700, provavelmente em Tavira, com Mariana de Guevara e Figueiredo, e de quem registei como filhos - Ana, nascida em Tavira, St.ª Maria, a 07-03-1707 – (R.P. - Pag. 3ª - Baptismo - Padrinho: o Capitão Pedro de Aragão) e o Alferes Gregório Cabrita de Villa-Lobos, que virá a casar em Moncarapacho, a 12-06-1748, com Brites Josefa de Mendonça, filha do capitão Domingos Lourenço de Mendonça e de sua mulher Clara Dias Viegas Guerreiro, todos de Moncarapacho;
5) – Afonso Álvares de Villa-Lobos, que terá casado, provavelmente em Tavira, com Maria Teresa Palermo, e de quem surgirá João de Guevara Villa-Lobos, que virá a casar, em Moncarapacho, a 24-04-1754, com Catarina de Lacerda Pereira, filha do Capitão Jorge Loureiro de Freitas e de sua mulher, Catarina Pereira de Lacerda, ele de Castro Verde e ela de Moncarapacho.
Cumprimentos,
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150416 | zamot | 28 mar 2007 15:32 | Em resposta a: #115946

Caro Amigo

Minha Bisavó Materna chamava-se Maria José Tavares de Cabreira Villa Lobos de Aguiar

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=540074


Será que consegue establecer alguma ligação? Não tenho muitos elementos deste meu ramo que gostava de desenvolver.


Um abc

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150486 | Margarida Rosa | 28 mar 2007 22:59 | Em resposta a: #150413

Caro senhor,

Agradeço a sua amável resposta.

Afonso Álvares de Villa-Lobos, casado com Juliana Maria de Aragão, faleceu em Santa Maria – Tavira em 3/05/1706 tendo sido testamenteiros os filhos Gregório Cabrita Villa-Lobos e Jorge da Costa Aragão.

Afonso Álvares de Villa-Lobos casado com Maria Teresa Palerma, da freguesia da Luz é neto do anterior Afonso e filho do Gregório. Nasceu em 18/11/1702 tendo sido padrinhos Jorge da Costa Aragão e Branca Cabrita Villa-Lobos.

Adianto a seguinte hipótese:

será que Afonso Álvares de Villa-Lobos (casado com Juliana Maria de Aragão) é filho de Gregório Cabrita villa-Lobos, de Lagos, casado com Branca Lopes?
Quando casou em Tavira, dá a um filho o nome de seu pai e a uma filha o nome de sua mãe, Branca.

Muito obrigada

Margarida rosa

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150518 | josécyr | 29 mar 2007 09:09 | Em resposta a: #150486

Cara Margarida Rosa,
Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.

Lamento mas de facto não consigo argumentar consigo sobre a filiação de A.A.Villa-Lobos. O meu conhecimento desta família advém só do facto de eu ser descendente do António da Costa de Paiva, pai do outro com o mesmo nome, que casou com Branca Cabrita Villa-Lobos.

Já agora informo-a que encontrei em Moncarapacho o seguinte:

A 20-02-1647, casa Afonso de Vilalobos, filho de Afonso de Vilalobos e de Francisca Martins, naturais de Santiago do Cacém, Barcelos, com Maria Fernandes, solteira, filha de Miguel Fernandes e de Inês Pinto, de Moncarapacho. Não creio que sejam familiares mas aqui fica este testemunho.

Cumprimentos,
José cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150551 | S.João de Rei | 29 mar 2007 15:24 | Em resposta a: #150413

Caro José Cabecinhas

Por acaso nas suas pesquisas, não encontrou ligação desses Vilalobos de Tavira aos meus de Lagos, nomeadamente ao “Simão Manuel de Vilalobos que nasceu em 14/08/1698 em S. Sebastião, Lagos falecido em 5/05/1765”, que referi anteriormente e que pertenceriam á mesma época. Simão Manuel que independentemente de possuir as almadravas até 1756, foi secretário do reino do Algarve?
Cumprimentos do,

José de Azevedo Coutinho
Santos, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150554 | josécyr | 29 mar 2007 16:08 | Em resposta a: #150551

Caro José de Azevedo Coutinho, lamento mas não.
De qualquer modo e porque as datas e as localizações estão de acordo com o que refere aqui lhe mando o seguinte:

Dados retirados da publicação - "Genealogia da Família Fonseca de Faro" - Manuel E. da Fonseca. Tipografia União 1971 – Faro;

O Alferes José Francisco Carvalho Viseu, filho de Nicolau da Fonseca Ataíde Viseu e de Dona Francisca Nogueira de Villa-Lobos, casou em Loures, a 07-10-1761, com Dona Francisca Xavier de Sousa e Barros, filha do Desembargador João Azevedo de Barros e de Dona Maria Eugénia de Sousa.
Segundo julgo e com base na dita publicação, o dito Alferes J. F. Carvalho Viseu, seria neto paterno de Francisco de Carvalho Villa-Lobos da Fonseca e de sua mulher, Dona Laurência Maria de Ataíde Mascarenhas Viseu, sendo que esta seria de Castro Verde e o marido de Vila nova de Portimão.
O referido Francisco de Carvalho Villa-Lobos da Fonseca, por sua vez, seria filho do Sargento-Mór Joaquim da Fonseca Sovereira, de Portimão e de sua mulher, Dona Antónia de Villa-Lobos, de Lagos. Este casal teria casado em Vila Nova de Portimão a 03-11-1663. (A referida Dona Antónia, a data deste casamento já seria viúva de Lourenço Alves (?) Barreto).
Dona Antónia de Villa-Lobos, era filha de Estevão de Carvalho Landeiro e de Dona Inês de Villa-Lobos e neta materna de Estevão de Villa-Lobos e de Dona Elvira Dias.
Lamento é o que tenho e vale pelo que vale, pois são impressões minhas retiradas da referida publicação.
Cumprimentos,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150751 | S.João de Rei | 31 mar 2007 01:13 | Em resposta a: #150554

Caro José Cabecinha

Muito obrigado pela resposta.
É razoável que seja a mesma família, falta saber o “link”...
Verificam-se imensos dados dispersos, em que três ou quatro famílias estão normalmente envolvidas.
Mantenho-me atento.
Um abraço do,

JdeACoutinho
Santos, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150786 | correa | 31 mar 2007 17:15 | Em resposta a: #150413

Caros participantes

Apenas para acrescentar o seguinte:

Afonso Alvares de Vila-Lobos casou com Maria Teresa Pelermo a 3/2/1723 na

igreja de Nª Srª da Luz de Tavira.

Cumprimentos

A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150787 | josécyr | 31 mar 2007 17:17 | Em resposta a: #150751

Caro J.A.Coutinho,
De nada. Eu tb. ficarei alerta para algo mais sobre o assunto.
Cumprimentos,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150788 | josécyr | 31 mar 2007 17:21 | Em resposta a: #150786

Caro Amigo, continua a ser uma caixa de surpresas no concerne à Luz de Tavira.
Se tiver coloque aqui a paternidade da Maria Teresa Palermo e os padrinhos no evento. Pode?.
Um abraço,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150810 | correa | 31 mar 2007 19:14 | Em resposta a: #150788

Caro José Cabecinha

Tem razão esqueci-me de indicar os pais de Maria Teresa Palermo.

Ela era filha do capitão António Gonçalves Cordeiro e de Margarida Montes

Palermo .

Um abraço

A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150812 | rmfrp | 31 mar 2007 19:23 | Em resposta a: #150416

Caro José Tomaz de Mello Breyner:

Consultei os dados que constam na base de dados do GP relativos à sua ascendência por este ramo e parece-me quase certo que o seu trisavô João de Abreu da Fonseca da Costa Villalobos e Aguiar seja filho do Cap. João da Fonseca da Costa Vilalobos e Aguiar e de D. Maria da Conceição Drago de Abreu, que casaram em 1818. Será uma questão de confirmar se assim é de facto.

Da ascendência destes seus prováveis quartos avós tenho bastante informação. A confirmar-se a filiação que indico seremos ainda parentes, se bem que muito remotos, por pelo menos um ramo de Castro Marim da ascendência de D. Maria da Conceição Drago de Abreu.

Do ramo Vilalobos não tenho a linha completa desde Lagos mas o que sei é suficiente para ter a certeza de que entroncam nos Cabrita Vilalobos referidos em outras mensagens deste tópico.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150829 | roz | 31 mar 2007 21:55 | Em resposta a: #150413

Caro Senhor,

Sou descendente de um Jose Claudio Mendes Rosado de Tavira. No seu texto vejo um Francisco Mendes Rosado que foi testemunha no casamento de Branca Cabrita de Villa-Lobos. Pelas datas poderia talves ser pai ou tio do meu parente. Ficaria muito grata se me podesse dar outras informacoes sobre ele.
Melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150958 | josécyr | 02 abr 2007 08:49 | Em resposta a: #150829

Cara Rosário,
Não lhe sei dizer se há alguma relação. O "Mendes Rosado" mais antigo que tenho, casou em Santo Estevão - Tavira, em 21-08-1623, com Joana Pires da Silva e tinha o nome de Francisco Mendes Rosado. Estes dados foram-me fornecidos pelo confrade A. Horta Correia. Lamento não poder ajudar.
Cumprimentos,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#150992 | roz | 02 abr 2007 17:24 | Em resposta a: #150958

Caro Sr. Cabecinha

Muito obrigada pela sua resposta.
Melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#151629 | roz | 07 abr 2007 11:40 | Em resposta a: #150810

Caro Sr. Correia

O confrade Ze Cabecinha disse-me que as informacoes que ele tem sobre um Francisco Mendes Rosado casado em S.Estevao, Tavira, foram-lhe dadas por si.
Assim agradecia, se por acaso, tem tambem conhecimentos ou poderia entroncar um meu antepassado.
Tenho um 6o. avo chamado JOSE CLAUDIO MENDES ROSADO, casado com Isabel Caetana da Fonseca com ligacoes a Tavira (nao sei ao certo se naturais dai'). Foi Capitao-Mor e Administrador da Companhia Grao Para e Maranhao em Cabo Verde. Uma filha, Maria do Monte Fortunata Mendes Rosado ai' casou a 29/3/1769 com Marcelino Jose Jorge Henriques. Esta e' a unica data exacta que tenho para ajudar a colocar o pai.

Como vivo em Inglaterra 'e-me dificil deslocar aos arquivos e nao consigo nada on-line. Desde ja muito grata por qualquer informacao que me podesse dar.
Melhores cumprimentos e Boa Pascoa.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#151713 | correa | 08 abr 2007 13:22 | Em resposta a: #151629

Cara Rosário

Lamento não ter melhores informações sobre o que pretende.
Apenas tenho:
Francisco Mendes Rosado filho de António da Costa Paiva, casado com Antónia Maria de Brito, filha de Luiis de Castanheda de Brito e Agueda de Ataide, a 7/3/1705 em Loulé.
Francisco Domingues Rosado filho de André Vaz Pires e Isabel da Franca de Contreiras casado com Maria Valente, filha de Gonçalo Vaz e Isabel de Siqueira, a 18/5/1653 , em Santo Estevão de Tavira.
Francisco Fernandes Rosado filho de Manuel Pires Rosado e Isabel Luis, casado com Joana Pires da Silva filha de Gaspar Nobre da Silva e Catarina Alvares, a 2/5/1623 em Santo Estevão de Tavira.
Vou estar atento e darei noticias se aparecer um Mendes Rosado.
Meus cumprimentos

A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#151808 | roz | 09 abr 2007 15:19 | Em resposta a: #151713

Caro Sr. Correia

Muito obrigada por tao rapida resposta. Paciencia! Pelo menos ja tem os detalhes e assim se se cruzar com eles, ficarei muito grata por noticias.
Meus melhores cumprimentos.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#209151 | DinoMatias | 24 set 2008 20:58 | Em resposta a: #64235

obrigado por me ajudares quanto às minhas origens

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#216500 | maelisa | 28 dez 2008 02:25 | Em resposta a: #124406

Ola Damaris,
Lamento, mas não sei se de facto a sua familia está ligada à familia Leote. Deverá fazer mais pesquisa.
Cumprimentos
Elisabete

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#232024 | nunomaria | 16 jun 2009 12:09 | Em resposta a: #115946

Caro Joao Leote Tavares Esquivel

Gostaria muito de trocar impressoes consigo sobre Leotes, designadamente sobre uma filiaçao que nao consigo estabelecer. Caso tenha paciencia para tanto, aqui lhe deixo o meu email: nunocorterealarrobasapopontopt.

Os meus cumprimentos,
Nuno Corte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#241293 | FPRosa | 06 out 2009 23:14 | Em resposta a: #150812

Caro Sr. Rui Pereira

Por estranho que pareça só agora li a sua mensagem de 31/3/07, onde refere conhecer como entroncam
os Villa Lobos, de Lagos, nos Cabrita Villa Lobos.
Muito agredeço se pudesse ajudar indicando-me como Afonso Alvares Villa Lobos (natural de Lagos, morador em Tavira
soldado pago, casado c/Juliana Maria de Aragão, de Tavira, ascendentes dos Cabrita Villa Lobos, de Tavira) entronca
nos Villa Lobos. de Lagos.
Reconhecido, envio melhores cumprimentos.

FPRosa

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#263506 | isabelleote | 06 out 2010 14:47 | Em resposta a: #63928

Olá, boa tarde:

A minha família paterna é Leote,aqui de Albufeira. Tenho tentado saber acerca dos antepassados na minha família, e curiosamente,ao fazer pesquisas no google sobre genealogia,vim dar a este site e fiquei surpresa ao ler estas informações,nomeadamente no diz respeito a Marrocos,pois sinto uma grande afinidade com esse povo e com a cultura árabe em geral. Em conversa com uma prima minha,também de nome Elizabete, fiquei a saber que uma parente nossa já falecida fez uma investigação genealógica e que de facto temos descendência de Ingleses,que na altura estavam em Tânger(talvez seja esse Gilbert Elliot,cujo nome depois tomou a forma portuguesa de Leote). Fiquei a saber também que nessa investigação, descobriu-se que descendemos de um Principe Indiano e que depois,provavelmente teremos andando um pouco pela Ásia,Médio Oriente e Europa de Leste,pois temos raízes judaicas,checoslovacas,francesas e italianas. Claro que são informações vagas,pois a Árvore Genealógica está na posse de um primo meu com o qual não tenho tido contacto há já algum tempo. Mas gostaria de poder confirmar estas informações e saber se realmente, da parte do meu bisavô paterno houve alguém em Marrocos. O meu avô paterno chamava-se Henrique Brás Leote,filho de Henrique Pancrácio Leote e a esposa chamava-se Glória Brás Leote. Posso disponibilizar o meu email :isabelleote@hotmail.com. Agradeço desde já a atenção e espero podermos continuar estas investigações :)
Atentamente,
Isabel Leote.

Resposta

Link directo:

RE: Leote em Tanger

#269421 | isabelleote | 28 jan 2011 19:21 | Em resposta a: #80133

Olá boa noite :) :

A minha família paterna é Leote,aqui de Albufeira. Tenho tentado saber acerca dos antepassados na minha família, e curiosamente,ao fazer pesquisas no google sobre genealogia,vim dar a este site e fiquei surpresa ao ler estas informações,nomeadamente no diz respeito a Marrocos,pois sinto uma grande afinidade com esse povo e com a cultura árabe em geral. Em conversa com uma prima minha,também de nome Elizabete, fiquei a saber que uma parente nossa já falecida fez uma investigação genealógica e que de facto temos descendência de Ingleses,que na altura estavam em Tânger(talvez seja esse Gilbert Elliot,cujo nome depois tomou a forma portuguesa de Leote). Fiquei a saber também que nessa investigação, descobriu-se que descendemos de um Principe Indiano e que depois,provavelmente teremos andando um pouco pela Ásia,Médio Oriente e Europa de Leste,pois temos raízes judaicas,checoslovacas,francesas e italianas. Claro que são informações vagas,pois a Árvore Genealógica está na posse de um primo meu com o qual não tenho tido contacto há já algum tempo. Mas gostaria de poder confirmar estas informações e saber se realmente, da parte do meu bisavô paterno houve alguém em Marrocos. O meu avô paterno chamava-se Henrique Brás Leote,filho de Henrique Pancrácio Leote e a esposa chamava-se Glória Brás Leote. Posso disponibilizar o meu email :isabelleote@hotmail.com. Agradeço desde já a atenção e espero podermos continuar estas investigações :)
Atentamente,
Isabel Leote.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#336610 | Miguel Costa | 11 out 2013 21:44 | Em resposta a: #150413

OlA.

Agradeceria a contribuição para saber se:

THOMAZ DA COSTA CORREA REBELLO E SILVA (Brigadeiro), filho de Belchior da Costa Correa Rebello, que foi coronel e governador da praça da cidade de Tavira, e de sua mulher D. Anna Joaquina da Silva ; neto paterno de Gregorio Cabrita de Villa-lobos, e materno de Francisco Correa da Silva; segundo neto por este mesmo lado de Henrique Correa da Silva, fidalgo da casa real, e alcaide-mór da cidade de Tavira.
Um escudo esquartelado; no primeiro quartel as armas dos Costas, no segundo as dos Rebellos, no terceiro as dos Correas, e no quarto as dos Silvas. —Br. p. a 6 de julho de 1817. Reg. no Cart, da N., liv. vn, fl. 380 v.


Pergunto: THOMAZ seria NETO paterno DESTE em questão ,Gregorio Cabrita Villa Lobos, pois THOMAZ nasceu em Castro Marin em 1775 e faleceu no Brasil, Rio de Janeiro, em dezembro de 1818 ??

Não achei nenhum BELCHIOR DA COSTA CORREA REBELLO, com este nome. ums dos filhos de Gregorio Cabrita Villa Lobos e tanpouco a Esposa Deste Gregorio Cabrita Villa Lobos.

Agradeço aa temção

Miguel Costa
zinnete@bol.com.br

Resposta

Link directo:

Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#417302 | Miguel Costa | 23 ago 2019 23:16 | Em resposta a: #150829

Ao sr. ROZ...testemunho de casamento de Francisco Mendes Rosado., no casamento de Branca Villalobos e Antonio de Paiva, em 06.09.1701, Conceiçãom, Tavira, consta a sua assinatura abaixo.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6X79-4R?i=363&cat=266454...

Resposta

Link directo:

Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#427148 | Leote Canada | 14 set 2020 17:23 | Em resposta a: #62497

Hello Leote family. Does anyone have a reference or document to support the Gilbert Eliott story? The Heraldry website has this story in relation to the origins of the Coat of Arms belonging to the Leote family, but I have not been successful in tracking down the source. Any help would be appreciated.
Luis Manuel Leote.. of the Castel de Vide.. Mousinho Leote family heritage.

Resposta

Link directo:

Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#427162 | Leote | 15 set 2020 17:21 | Em resposta a: #427148

Olá Leote Canadá,

Gostava de trocar correspondência consigo.
meu correio é joaolltesquivel(a)gmail.com
Cumprimentos
JL

Resposta

Link directo:

Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#431244 | Leote | 14 fev 2021 21:52 | Em resposta a: #62728

Estimado primo,

Na sequência da mensagem anterior venho enviar-lhe o link para um texto que escrevi que talvez seja do seu interesse, sobre a ascendência de Doña Joana del Risco casada que foi com Lopo Fernandes Tavares.

Com as mehores saudações,

http://genalg.blogspot.com/2021/

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#431275 | vabopi | 16 fev 2021 01:02 | Em resposta a: #431244

Caro João Luis Esquível,

Muito lhe agradeço a partilha do link referente a Lopo Fernandes Tavares e Doña Joana del Risco. Esta sua 9ª avó é também minha 8ª avó!
Além dos interessantíssimos dados históricos lá constantes, vem dar uma luz ao facto de Alexandre Manuel de Mongros, casado com Teresa Eufrásia Joaquina del Risco (de quem descendo) ser referido no casamento da neta Teresa de Jesus - pela filha Maria Teresa - em Vila do Bispo, Raposeira 14.11.1820, como alferes Alexandre Manoel de Albuquerque. Este “Albuquerque”, para mim misterioso até agora visto não o encontrar na ascendência, poderá justificar-se por confusão com a ascendência da avó da noiva e sua mulher Teresa Eufrásia, já um pouco remota na data do matrimónio.

Com os melhores cumprimentos,

Vasco B. P. Galvão

Resposta

Link directo:

Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#431455 | Miguel Costa | 22 fev 2021 16:19 | Em resposta a: #62688

Ola...oque seria as letras. FCCR....que consta na sua postagem...seriam quais sobrenomes? Na minha linhagem consta FCCR. por parte de Soeiro da Costa. mas não sei oque significa.
saudações
Miguel Costa

Resposta

Link directo:

Tavares/Villa-Lobos/Leote em Tanger

#431457 | Leote | 22 fev 2021 16:56 | Em resposta a: #431455

Olá Miguel

Fidalgo Cavaleiro da Casa Real (FCCR)

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen