Familia Oliveira-Braga do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Familia Oliveira-Braga do Porto

#62514 | vbriteiros | 14 abr 2004 16:31

Procuro a ascendência e descendência de Jacinto de Oliveira Braga, natural do termo de Braga, casado a 5.2.1834 com D. Ana Germana Pereira de Lima, natural de ..(?)..filha de Manuel Joaquim Pereira de Lima e de D. Ana Joaquina da Piedade.
Viveram no Porto e deixaram geração.
grato pelos dados que me possam fornecer
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62524 | jpcmt | 14 abr 2004 19:06 | Em resposta a: #62514

Meu Caro Vasco,

Apenas lhe posso dar uma pista: Júlio Brandão, no livro "Miniaturistas Portugueses", diz que o retrato de D. Ana Germana Pereira de Lima -- de que, em tempos lhe enviei uma reprodução -- "pertence (em 1933) ao Almirante Carlos Braga", certamente descendente do casal mencionado na sua nota.

Não me lembro se já lhe teria dado esta indicação.

Um abraço, João

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62525 | vbriteiros | 14 abr 2004 19:45 | Em resposta a: #62524

Caríssimo João.
Claro que tenho a reprodução da miniatura que refere, mas na altura não citou o Almirante, o que é uma boa pista. Possivelmente era neto ou bisneto , porque D. Ana faleceu em 1896 , ainda não sei a freguesia do Porto(?).
Será só Carlos Braga ou teria outro nome de permeio, como Coutinho?
Quando vem cá ao norte?
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62526 | magalp | 14 abr 2004 19:46 | Em resposta a: #62524

Caro Vasco

Aqui no Porto conheço de há muitos anos dois Oliveira Braga. Egénio Oliveira Braga, advogado e o seu primo Artur Carteado Mena, engº e administrador duma empresa muito conhecida mas cuja firma me não lembro agora; fica na circunvalação exterior, perto do RI5.
Palpita-me que o Eugénio será mais conhecedor da própria família do que o Artur.
Nesta BD não encontrei por eles ou pelas respectivas mulheres - Sousa Tavares e Lacerda Pacheco Neves.
Abraço,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62536 | jpcmt | 14 abr 2004 20:44 | Em resposta a: #62525

Meu Caro Vasco,

Infelizmente Júlio Brandão nada mais acrescenta. Também na "net" não encontro qq referência ao Almirante.

Penso ir ao Norte no Outono e não deixarei de o avisar.

Sem vir nada a propósito: Há alguma previsão sobre quando sairá o nº 3 dos Cadernos de Dom Jaime? Na Câmara de Tondela não me souberam informar.

Novo abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62545 | vbriteiros | 14 abr 2004 22:13 | Em resposta a: #62536

Caro João.
Encontrei nos Azeredo de Mesão-Frio a pag 221, uma noticia referente a um Carlos Frederico Braga, oficial de marinha. +-1860 que casa com uma D. Maria dos Prazeres Maia de Azevedo Coutinho, c.g. Vou investigar.
Espero entretanto que algum Confrade tenha algumas noticias desta familia.
Quanto aos Cadernos de D. Jaime , o nº 3 sofreu um atraso mas sairá em breve. Explicarei isso para o seu e-mail.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62561 | MSPAGraça | 15 abr 2004 09:01 | Em resposta a: #62545

Caríssimos Vasco Briteiros e João Trovisqueira

Já em tempos perguntei por uns Braga, que viveram na Casa dos Barroso Pereira, na Pç. Guilherme Gomes Fernandes, freg. da Vitória, Porto (edifício que Robert Smith atribuiu - com tantos outros, parte dos quais entretanto já desmistificados - a Nicolau Nasoni, já demolido, para a construção do prédio onde está a Livraria do Estado e Casa da Moeda).

Interessam-me estes Braga, pelo lado Maia: são Silva Maia, descendem (creio) dos Viscondes de Santo António do Vale da Piedade ou com eles estão proximamente aparentados, bem como com os Oliveira Maya, das Casas da Rua das Flores e do Passeio Alegre (de quem descendo).

Neste sentido, caso tenham algumas notícias sobre eles, agradecia imenso a ajuda.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62562 | nrleite | 15 abr 2004 09:57 | Em resposta a: #62545

Um primo meu, do Porto, Francisco Moreira de Almeida, é casado com a Maria Eugénia Barros Oliveira Braga. Posso tentar saber mais.

Muitos cumprimentos do
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62563 | MSPAGraça | 15 abr 2004 10:13 | Em resposta a: #62562

Caro Nuno Rocha Leite

Agradeço, desde já, a ajuda e, abusando da minha sorte, peço-lhe que tente confirmar se esses Braga descendem dos Azevedo Coutinho e dos Maia ... Braga acima referidos.

Destes, provinha um ilustre Carlos Braga que, ao que parece, terá tido alguma influência no Porto da 1.ª metade e dos meados do século XX. Em tempos, estabeleceram-me uma qualquer ligação à Univ. do Porto (Fac. de Ciências, se a memória me não falha). Contudo, já na altura não consegui confirmar, tendo-lhe perdido o rasto no mesmo momento em que Álvaro de Azeredo, nos seus «Azeredos de Mesãofrio».

Estou muito interessado naqueles Braga, até para poder reunir e/ou confirmar algumas «estórias» de família.

Melhores cumprimentos
MSPAG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62579 | vbriteiros | 15 abr 2004 14:22 | Em resposta a: #62526

Caríssimo Manel.
Há quanto tempo não intervéns! Sei que tiveste problemas softwearianos, mas o meu pc tambem não corresponde bem às minhas solicitações. Enfim problemas das novas tecnologias!
Obrigado pela informação, vou tentar contactar o advogado. Em principio estes Braga deveria ter relacionamento com os Leite de Castro, porque são primos.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62582 | vbriteiros | 15 abr 2004 14:40 | Em resposta a: #62561

Caro Manuel Azevedo Graça.
Os Oliveira Braga descendentes deste casal, são primos dos Pereira de Lima e por isso alguns estão sepultados no jazigo daqueles no cemitério da Lapa. As gerações mais recentes não as encontrei ainda. Tambem não consegui ligá-los aos Azevedo Coutinho Braga e não estou seguro se o Prof. Dr. Carlos Braga da FC(UP) pertence a estes. Se encontrar alguma ligação agradeço que me informe.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62659 | MSPAGraça | 16 abr 2004 13:40 | Em resposta a: #62582

Caro Vasco Briteiros

Tanto quanto me lembro, há dois Carlos Braga mencionados nos pertencerá aos Azevedo Coutinho Braga («Azeredos de Mesãofrio»), um deles - creio - que com o Júnior acrescentado... Alguém me disse, em tempos, que um deles seria o Prof. Doutor Carlos Braga. Seria, na realidade?!...

Seja como for, continuo a buscá-los e, caso tenha informações, passá-las-ei com todo o gosto.

Os meus melhores cumprimentos
MSPAG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62668 | vbriteiros | 16 abr 2004 14:48 | Em resposta a: #62659

Caro Manuel Azevedo Graça.
Veja pf:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=222340
que me parece ser da mesma familia, mas eu nunca consegui entroncá-la nesta familia.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62680 | Luís_MCS_Froes | 16 abr 2004 16:58 | Em resposta a: #62514

Caros Vasco Briteiros,

Não terá este Jacinto de Oliveira Braga alguma coisa que ver com João António Oliveira Braga, Vice-Consul de Inglaterra e Espanha em Braga, casado com D. Maria Angelina dos Desamparados Rodrigues de Carvalho (ambos nascidos e vividos no século XIX)?

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62696 | vbriteiros | 16 abr 2004 19:31 | Em resposta a: #62680

Caro Luís Froes
Desconheço se são familiares, aliás em Braga havia OB aí pelos anos 50. Sabe os ascendentes desse João António? Qual a freg. de origem?
Quanto aos apelidos Rodrigues de Carvalho, julgo que havia lá um Par do Reino que tinha casa mesmo no centro da cidade.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62701 | Luís_MCS_Froes | 16 abr 2004 20:02 | Em resposta a: #62696

Caríssimo Vasco,

Procurei nos "Ensaios Genealógicos" de Vasco Valente (neto materno do referido casal) e nada encontrei quanto aos ascendentes de João António, bem como à sua freguesia de origem. Suponho-o, de facto, originário de Braga, mas não passa de uma mera suposição.
Quanto a D. Maria Angelina, sei apenas que tinha um irmão, de seu nome José Maria Rodrigues de Carvalho. (informação disponibilizada pela base de dados do Genea)

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62705 | vbriteiros | 16 abr 2004 20:19 | Em resposta a: #62680

Rebuscando nos meus apontamentos encontrei:
- o Dr. José Maria Rodrigues de Carvalho , distinto Par do Reino, recebeu as chaves da urna. Noticia de 22.7.1897 relativa ao funeral do Dr António Brandão Pereira, em Braga.
Acrescento que este era viuvo de uma sobrinha da mulher de Jacinto de Oliveira Braga ( D. Ana Germana).
Nunca pensei que pudesse haver qq elo familiar entre aqueles causidicos, julguei que fosse uma amizade politica!
Acrescento que entretanto obtive a filiação de Jacintho:
.....filho legitimo de Antonio Jose de Oliveira e de D. Rosa Ferreira , natural da freguesia de Sam Mamede Deste, termo desta cidade , Sócio no Negócio de Manuel José Pereira de Lima da cidade do Porto,com Donna Germana, digo com Donna Anna Germana Theresa de Jesus, filha legitima do dito Manuel José Pereira de Lima e de sua mulher Donna Anna joaquina da Piedade de lima, negociantes na cidade do Porto e ora de presente residentes nesta cidade no Largo do Eirado desta freguesia de Sam João do Souto.....

Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62773 | mbp | 17 abr 2004 23:53 | Em resposta a: #62579

Caro Vasco Briteiros

Tanto o Eugénio de Oliveira Braga como o Artur Carteado Mena são meus primos.Tenho o contacto deles. Disponha

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#62785 | vbriteiros | 18 abr 2004 00:44 | Em resposta a: #62773

Caro Miguel Brandão Pimenta
Por favor indague se são descendentes do citado Jacintho Oliveira Braga ( de Braga) e qual o parentesco que possam ter com o Prof Dr. Carlos Coutinho Braga (já falecido) que terá sido professor da Faculdade de Ciências do Porto ( anos 50), ou com as outras pessoas citadas neste tópico .
Grato pela sua informação.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Manuel Inácio de Oliveira Braga

#63229 | Vasco Jácome | 22 abr 2004 20:40 | Em resposta a: #62514

Caro Vasco Briteiros

Maria de Fátima Castro, n”A Misericórdia de Braga”, na pg. 522, menciona um Manuel Inácio de Oliveira Braga que pelos anos 80 do séc. XIX foi benfeitor do Hospital de S. Marcos através do seu testamento.
Enfim, não sei se isto tem qualquer interesse, mas fica aqui o apontamento.

Cumprimentos,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Inácio de Oliveira Braga

#63234 | vbriteiros | 22 abr 2004 22:29 | Em resposta a: #63229

Caro Vasco Jácome
Obrigado pela informação. Não conheço a obra que cita´e gostaria de saber se é publicação recente que está à venda ou antiga e só consultável em Biblioteca Pública. Interessa-me imenso os estudos sobre a Misericórdia de Braga pois deve referir alguns familiares meus. em especial um dr. Joaquim José dos Santos Pinheiro, advogado da Misericórdia nos principios de oitocentos.
Nunca me ocorreu relacionar estes Bragas com os Oliveira Braga de Santa Tecla e talvez sejam da mesma familia. Verei isso oportunamente.
Melhores cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

A Misericórdia de Braga

#63320 | Vasco Jácome | 23 abr 2004 18:48 | Em resposta a: #63234

Caro Vasco Briteiros

A edição é de 2003 e comprei o livro em livraria de “marca” bem conhecida, aquela que até existe nos centros comerciais:)

Cumprimentos,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: A Misericórdia de Braga

#63333 | vbriteiros | 23 abr 2004 22:31 | Em resposta a: #63320

Caro Vasco Jácome
Muito obrigado , vou já amanhã ver esse livro.
Abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#72083 | mbp | 01 set 2004 00:56 | Em resposta a: #62785

Caro Vasco Briteiros
Peço desculpa pelo enorme atraso na resposta. Houve algum desleixo da minha parte e também algum azar. Nos poucos dias em que tentei contactar o meu primo Eugénio de Oliveira Braga, não o encontrei em casa. Só hoje o contactei!
Na verdade pouco adiante, visto que os Oliveira Braga (de Braga) não são parentes deste ramo do Porto. Conheciam-se e eram até amigos mas quanto ao nome é pura coincidência. O ramo do Porto nasceu no século XIX pela junção dos nomes Barbosa Oliveira e Braga.
Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#72098 | vbriteiros | 01 set 2004 10:56 | Em resposta a: #72083

Caro Miguel Brandão Pimenta.
Os meus agradecimentos pela sua informação, que permitirá orientar melhor a minha pesqisa.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#245333 | liagala | 01 dez 2009 23:08 | Em resposta a: #62563

Caros confrades

Tenho tentado descobrir as origens de meus bisavós e avó materna mas parece que é procurar agulha no palheiro.
Sei que meu bisavô é natural de Merelim,Braga e seu ID 220526.Ele veio para o Brasil não se se só ...
Minha avó casou-se aqui no Brasil com meu avô Portugues de Ovar.Minha mãe nsceu em agosto de 1919 e parece que 10 meses após ter dado a luz à minha mãe ela faleceu.

Será que alguém pode me ajudar?
Obrigada
Lia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#245374 | hpinto | 02 dez 2009 14:18 | Em resposta a: #245333

Boa tarde Lia,

Até agora, o que sabemos, é:
1. O seu bisavô chamava-se António José de Oliveira Braga.
2. Existe no Cepese um registo com o ID 220526, de um António José de Oliveira Braga, natural de Merelim, que viajou para o Brasil.

Desculpe-me o conselho, mas não assuma que ele é de Merelim sem ter a certeza. Como já tentei explicar noutro tópico, esse registo pode ser do seu bisavô ou de outra pessoa com o mesmo nome. Se tem muita pressa, peça-o já e ficará a saber. Isto independentemente de prosseguir a pesquisa noutros locais: há muita gente com o nome Oliveira Braga nos distritos do Porto e de Aveiro.

Mais uma vez, desejo-lhe boa sorte.

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#245392 | liagala | 02 dez 2009 17:11 | Em resposta a: #245374

Oi helena

Para dizer a verdade eu até já pg os 10 euros relativos à pesquisa mas confesso que até agora nada.

Estou tb me correspondendo com ouro local de pesquisa mas tb não obtive resposta.
De qq maneira,obrigada pelo concelho

Lia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#245409 | curadora64 | 02 dez 2009 20:08 | Em resposta a: #62582

Caro Confrade Vasco,
tomo a liberdade de entrar neste assunto, porque há referência à família Pereira de Lima, do Porto. Estou procurando qualquer dado genealógico ou biográfico, ou fonte, que cite José Francisco (de) Lima Júnior - que terá falecido à volta de 1915 - e que se encontra inumado no Cemitério da Lapa, em jazigo-capela de que foi o primeiro titular. Foi casado com Amália Ernestina Pereira Pedrosa de Lima, falecida em 04.10.1942. Foram proprietários da Quinta do Mirante, no Lugar do Castelo, freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia.
Na "esperança" que o mencionado Lima possa ser parente da família Pereira de Lima, muito lhe agradeço se tiver e me facultar qualquer dado que o refira.
Mário (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#245501 | vbriteiros | 04 dez 2009 00:01 | Em resposta a: #245409

Caro Mário,
Tenho realmente bastantes dados sobre a família P.L. que refere, porém não consegui até agora entroncar neles, o seu José Francisco.
Como cita na sua mensagem o pormenor de José Francisco ter um "Jazigo Capela" no Cemitério da Lapa de que foi o primeiro titular ,provavelmente saberá a data de construção e o nº/secção do dito jazigo. Estes dados facilitariam uma pesquisa na Secretaria da Ordem.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#245554 | anr109 | 04 dez 2009 20:21 | Em resposta a: #62525

Oi, senhores (as)

Perdoe-me a intromissão.
Necessito do assento de casamento de Gregorio Nogueira e Maria Ribeiro, ocorrido na freguesia de Santa Cristina de Nogueira, no Lugar Outeiro. Acreditamos que André Nogueira Ribeiro seja o primeiro filho, nascido em 1682, na mesma freguesia e lugar.

desde já grato pela atenção

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#246526 | curadora64 | 26 dez 2009 14:14 | Em resposta a: #245501

Prezado Confrade Vasco,
inexplicavelmente, verifico que não agradeci a sua pronta resposta. Faço-o agora: muito obrigado.
Pelo que me foi informado, a Secretaria do cemitério da Lapa (Porto) tem os arquivos muito dessarrumados! Estou tentando encontrar um "bom samaritano" que se disponha a lá pesquisar, já que me encontro no Brasil e, portanto, é-me impossível essa tarefa.
Crea-me a seu dispor, Mário (Rio Grande do Sul - Brasil).

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#314956 | Maria Abreu Monteiro | 08 out 2012 16:36 | Em resposta a: #62514

Informo email de uma descendente de Maria Eugénia Oliveira Braga : amelia.fcarvalho@hotmail.com

Cumprimentos
Maria Abreu Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Oliveira-Braga do Porto

#314973 | vbriteiros | 08 out 2012 19:40 | Em resposta a: #314956

Sª D. Maria Abreu Monteiro,
Agradeço mas não devo utilizar endereços facultados por terceiros.
Cumprimentos,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 02:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen