Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#62769 | desousaj_99 | 17 abr 2004 23:37

I am looking for information on my great, great, grandfather and grandmother, Virgilio and Ana. They were the parents of my great grandfather Antonio Gouveia Junior, born abt. 1898 in the "freguesia" of Molelos, "conselho" of Tondela and the "distrito" of Viseu. Antonio died in 1969. Antonio married Emilia Coimbra, borh abt. 1899 and had seven children:

1. Fernando Coimbra Gouveia (b. Apr 7, 1923 - d. Mar 6, 1995) My grandfather
2. Maria Antonia Coimbra Gouveia
3. Helena Coimbra Gouveia
4. Eduarda Coimbra Gouveia
5. Delminda Coimbra Gouveia
6. Dulcelina Coimbra Gouveia
7. Emilia Coimbra Gouveia

Thanks in advance for any help.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#63341 | Luis K. W. | 24 abr 2004 01:50 | Em resposta a: #62769

Dear desousaj_99

First of all: please, remember to sign your messages! :-))

Second: I have not my family tree close. But I am sure I have family from Molelos-Tondela, and one of them is a "Coimbra". Others are "Antunes de Sousa", etc.

Please, send me all you have on this grandparents of yours to my email: luis_k_w@cli.pt

Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#63782 | Luis K. W. | 29 abr 2004 01:07 | Em resposta a: #62769

Here goes, starting by my maternal grandfather:

7. Francisco Antunes de Sousa, médico, n. 12/4/1909 (Sé Catedral de
Coimbra); f. 12/3/1945; c. 1934 (Cadaval) com Iolanda Maria Guiomar de Melo
Pereira de Castro Alves Ribeiro, licenciada em Germânicas, nasc. em
Coimbra.

14. Germano Antunes de Sousa, empreg. da Cam. Municipal de Coimbra, Zelador
Chefe dos Serviços de Limpeza da Cidade e Chefe do Posto de Desinfecção
Publica de Coimbra. 12-12-1914 Diario da Republica Lv 2 fl 57. Nasc.
8/4/1858 (Betulho-Molelos-Tondela); c. 28/9/1904 (Coimbra); f. 18/7/1921.
15. Maria da Costa e Sousa, Professora de 2ª classe de escola do sexo,
feminino de Almedina (Sé Velha) de Coimbra em 2-12-1914, Republica Lv 1 fl
60, n. 1895? (Molelos-Tondela), o marido era 37 anos mais velho! c.
28/9/1904 (Coimbra) "com 20 anos", f. 13/11/1994 (Estarreja), viúva desde
1921! Irmão: Manuel "Rei Preto" (que viajou pelo mundo:America, Russia,
etc), ficou com a herança dos pais. irmãs: Elizabete; Maria de Lurdes casou
com oficial da GNR, NOTA: Segundo o meu tio João Luís de Castro e Sousa, o
«ZICO», o grande jogador de futebol da selecção do Brasil cujo nome de
família era Antunes de Sousa, e originária de Molelos, era sobrinho neto
desta minha bisavó.

28. João Antunes Bicho n. 10/1/1828 (Molelos-Tondela)
29. Maria Antunes de Sousa n. 11/8/1830 (Molelos-Tondela)
30. Manuel da Costa e Sousa
31. Piedade Antunes COIMBRA

56. Jose Antunes Bicho nasc. (Molelos-Tondela) c. 15/5/1827 (Molelos) com
57. Margarida Fernandes n.27/1/1800 (Ermida-Tondela),
58. Jose Francisco Maneira n. 29/11/1805 (Molelos-Tondela),c . 18/1/1826
(Molelos) com
59. Maria Antunes ou Maria de Souza n. (Betulho-Molelos-Tondela)

112. ?
113. Josefa Bicho (do lugar do Betulho/Molelos) solteira
114. António Fernandes de Carvalho (do lugar da Ermida/Tondela)
115. Maria Fernandes (do lugar da Ermida/Tondela)
116. ?
117. Josefa de Figueiredo Maneira, solteira, n. Betulho-Molelos
118. António Antunes Cebolla n. (Carvalhal-Villa de Tondella)
119. Margarida de Souza n. (Betulho-Molelos)

228. Diogo Fernandes (do Botulho-Molelos)
229. Luiza Maria (da Ermida-Molelos)
230. Francisco Fernandes (da Ermida-Molelos)
231. Josefa Maria (Lobão)
234. Manoel Fernandes Arner
235. Anna Rodrigues

Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#63873 | desousaj_99 | 30 abr 2004 05:23 | Em resposta a: #62769

Luis:

Your response was of great interest to me. The first thing that caught my attention was your story of Zico. As I am a big football fan, I recall vividly my mother recounting how we were related with Zico. Specifically, my mother's grandmother Arminda Antunes Coimbra had a daughter named Cecilia (my mother's aunt). Cecilia had two sons, one of which was José Antunes Coimbra. José Antunes Coimbra was the father of Arthur Antunes Coimbra (i.e. Zico).

The name Piedade Antunes Coimbra is also of interest. Again attached to my mother's family branch. I have a Piedade Antunes Coimbra in my family tree that was married to a Manuel Maneira da Costa. They had three children, Fernando Coimbra da Costa, Manuel Coimbra da Costa and Idalina Coimbra da Costa. Is there any relation to your Piedade Antunes Coimbra?

The Bicho family branch is also of great interest to me. The Bicho name is attached to my father's side of the family. Specifically, my great-great-grandfather was named João Antunes Bicho. Apparently I was named after this relative according to my father. What puzzles me is the noted birthdate for João Antunes Bicho (1828). My grandfather was born in 1914. That leaves 86 years between João Antunes Bicho and my grandfather Albano Antunes de Sousa. That seems too much for two generations. The noted João Antunes Bicho may be another relative.

In any case, I would be interested in trading information with you. I have tried the email you left on a previous post with no luck. Can you re-post your email. I can be reached at desousaj@hhangus.com.

Please feel free to write in Portuguese as I can read Portuguese fairly well. My written Portuguese is a different story. It is horrible.

Best Regards,
João Miguel Coimbra de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#63932 | desousaj_99 | 30 abr 2004 22:02 | Em resposta a: #63782

Luis:

Your response was of great interest to me. The first thing that caught my attention was your story of Zico. As I am a big football fan, I recall vividly my mother recounting how we were related with Zico. Specifically, my mother's grandmother Arminda Antunes Coimbra had a daughter named Cecilia (my mother's aunt). Cecilia had two sons, one of which was José Antunes Coimbra. José Antunes Coimbra was the father of Arthur Antunes Coimbra (i.e. Zico).

The name Piedade Antunes Coimbra is also of interest. Again attached to my mother's family branch. I have a Piedade Antunes Coimbra in my family tree that was married to a Manuel Maneira da Costa. They had three children, Fernando Coimbra da Costa, Manuel Coimbra da Costa and Idalina Coimbra da Costa. Is there any relation to your Piedade Antunes Coimbra?

The Bicho family branch is also of great interest to me. The Bicho name is attached to my father's side of the family. Specifically, my great-great-grandfather was named João Antunes Bicho. Apparently I was named after this relative according to my father. What puzzles me is the noted birthdate for João Antunes Bicho (1828). My grandfather was born in 1914. That leaves 86 years between João Antunes Bicho and my grandfather Albano Antunes de Sousa. That seems too much for two generations. The noted João Antunes Bicho may be another relative.

In any case, I would be interested in trading information with you. I have tried the email you left on a previous post with no luck. Can you re-post your email. I can be reached at desousaj@hhangus.com.

Please feel free to write in Portuguese as I can read Portuguese fairly well. My written Portuguese is a different story. It is horrible.

Best Regards,
João Miguel Coimbra de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#63933 | desousaj_99 | 30 abr 2004 22:06 | Em resposta a: #63782

Sorry I stand corrected.

My mother's grandmother (Arminda Antunes Coimbra) had a sister who's name was Cecilia. Cecilia was not her daughter. The rest of the information is accurate.

I apologize for the confusion.

Also, I would be interested to know of your direct family (i.e. mother, father, grandparents, great grandparents) as I believe there may be some links between our two families.

Best Regards
Joao Miguel Coimbra de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#68805 | almiro63 | 03 jul 2004 13:09 | Em resposta a: #63873

Caro João

Tenho vários Rodrigues e Coimbra, mas principalmente da freguesia de Vilar de Besteiros (Tondela).

Quanto ao Bicho, tenho:

António Simões Bicho, que casou em Vilar com Delfina Cândida e foram pais de:

1. Joaquim Simões Bicho, n. em Vilar em 1826, casou em 1871 com Leonor de São João.
2. Maria Simões Bicho, n. em Vilar em 1829, casou com José de Carvalho, c.g.
3. Felicidade Simões Bicho, que casou em Vilar em 1866 com José Marques


Tenho ainda os sobrenomes:

Monteiro
Horta e Vale
Carvalho
Coimbra
etc...
De várias freguesias de Tondela (Vilar, Santiago de Besteiros, Molelos, Nandufe,...)

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#68807 | desousaj_99 | 03 jul 2004 14:21 | Em resposta a: #68805

Dear J. Almiro:

As Vilar de Besteiros (Tondela) is very close to Tondela I would be interested in exploring any possible connections between our families. Below is my ancestor tree starting with myself at No. 1, (father at 2, mother at 3, father's father at 4, father's mother at 5, mother's father at 6, mother's mother at 7, etc.)

As you can see, the Rodrigues comes from my mother's side, Coimbra is on both side's and Bicho is on my father's side. Actually my father's family is known as the "Bicho's" in Botulho even though their official surname has now become Sousa.

Would it be possible to get your email address so that I could sent you a more extensive list with the Coimbra, Rodrigues and Bicho surnames. My email is desousaj@hhangus.com.

I am writing you from Toronto, Canada. I apologize for writing in English but I can't write Portuguese very well. Please feel free to respond in Portuguese as I can read it fairly well.

All the best.
Joao Miguel Coimbra de Sousa


1. Joao Miguel Coimbra de Sousa b.10-02-1975 (Lourenco Marques, Mozambique)

2. Fernando Antunes de Sousa b. 01-10-1949 (Botulho-Molelos-Tondela) m.
12-05-
1974 (Botulho-Molelos-Tondela)
3. Adalia Rodrigues Coimbra b. 20-12-1949 (Botulho-Molelos-Tondela)

4. Albano Antunes de Sousa b. 29-04-1914 (Botulho-Molelos-Tondela), d.
29-01-
1995 (Botulho-Molelos-Tondela) m. 1935
5. Clarinda Antunes Neves b. 23-01-1917 (Botulho-Molelos-Tondela)
6. Fernando Coimbra Gouveia b. 23-04-1923 (Botulho-Molelos-Tondela) d.
06-03-
1995 (Botulho-Molelos-Tondela) m. 27-02-1947 (Botulho-Molelos-Tondela)
7. Iria Rodrigues Coimbra b. 19-09-1924 (Ermida-Molelos-Tondela)

8. Antonio Antunes de Sousa b. (Botulho-Molelos-Tondela) m.
9. Emilia Dias b. (Botulho-Molelos-Tondela)
10. Eduardo Neves
11. Ana Antunes Coimbra
12. Antonio Gouveia Junior
13. Emilia Coimbra
14. Diogo Rodrigues Pereira
15. Arminda Antunes Coimbra

16. Joao Antunes de Bicho

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#94330 | JBrito | 25 jun 2005 10:40 | Em resposta a: #63782

Saudações

Sou descendente do casal Diogo Fernandes de Carvalho e Luísa Maria de Jesus, referidos nestas mensagens (n.ºs 228 e 229). Eles casaram a 09.11.1761 em Tondela. Poderei fornecer alguma da sua ascendência.

Cumprimentos

J Brito

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#94332 | Luis K. W. | 25 jun 2005 12:19 | Em resposta a: #94330

Caro J Brito,
Viva, caro primo :-)
Junte-se à família do Deus do Maracanã (o "Zico" chama-se Antunes de Sousa, e os pais eram desta de terra).
Se não fôr demasiado incómodo envie-nos essa ascendência e TAMBÉM alguma descendência (de Tondela) porque poderemos estabelecer relações interessantes (casamentos entre cunhados; escolha dos padrinhos de baptismo e casamento; etc.).

Cumprimentos
Luís K. W.
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#94336 | JBrito | 25 jun 2005 12:55 | Em resposta a: #94332

Caro Luís

O que tenho como certo acerca da ascendência do seu antepassado António Fernandes de Carvalho (irmão de minha 5ª avó Esperança Maria Marques, n.º 1), é o que segue:

1 - Esperança Maria Marques, b. 25.02.1771 Tondela

2 – Diogo Fernandes de Carvalho, b. 20.12.1737 Molelos; c. 09.11.1761 Tondela c.
3 – Luísa Maria de Jesus, b. 21.08.1744 Tondela

4 – António Fernandes de Carvalho, b. 12.05.1697 Molelos; c. 03.05.1729 Molelos c.
5 – Ascensão da Trindade ou Assunção de Figueiredo, b. 26.05.1699 Molelos
6 – Manuel Rodrigues, b. 24.09.1717 Tonda; c. 20.05.1737 Tonda c.
7 – Úrsula Maria, b. 21.10.1717 Tondela

8 – Pedro Fernandes de Carvalho
9 – Isabel Fernandes ou Maria Fernandes
10 – José Correia; c. 27.10.1693 Molelos c
11 – Mariana Francisca ou Mariana de Figueiredo
12 – Manuel Rodrigues, n. Tonda
13 – Maria Rodrigues, n. Tonda
14 – Pedro João Rodrigues, b. 30.10.1678 Tondela; c. 20.01.1709 Tondela c.
15 – Maria Antunes, b. 03.10.1689 Tondela

28 – Manuel João, b. 05.01.1653 Tondela; c. 22.01.1678 Tondela c.
29 – Maria Simões, b. 27.09.1655 Tondela
30 – Manuel Fernandes c. 08.05.1689 Tondela c.
31 – Maria Francisca ou Maria Antunes, b. 05.05.1652 Tondela

32 – Manuel João
33 – Maria João ou Maria Simões
34 – António Fernandes, o Herdeiro
35 – Maria Simões
36 – Manuel Antunes
37 – Catarina Fernandes, f. 28.06.1705 Canas de Senhorim
38 – António Jorge
39 – Maria João ou Maria Antunes, f. 07.05.1662 Tondela

40 – Pedro João
41 – Violante Domingas
42 – Brás Simões, f. 22.01.1659 Tondela; c. 27.09.1626 Dardavaz c.
43 – Maria João

84 – Simão Gonçalves
85 – Catarina João
86 – João Martins
87 – Maria Brás

Há, depois, umas especulações acerca da identidade e ascendência do casal António Fernandes (do Vale?) e Maria Simões (de Loureiro?) (n.ºs 34 e 35), mas não baseadas em paroquiais.

Brevemente enviarei alguns dados (pouco desenvolvidos) de genealogia descendente.

Cumprimentos
J Brito

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#94380 | JBrito | 25 jun 2005 21:16 | Em resposta a: #94332

Caro Luís K.W.

Como prometido, aqui segue a pouca informação que possuo acerca dos descendentes destes nossos ascendentes comuns. Não envio as gerações mais recentes (descendentes dos filhos de meu bisavô Armando Marques), pois são centenas de pessoas e decerto não teria grande interesse. Assim:

I - Esperança Maria Marques, b. a 25.02.1771 em Tondela. C. a 21.08.1793, em Tondela, c. Manuel Marques Novo ou Manuel Marques Longra, n. a 11.12.1771 em Tondela; f.º de José Rodrigues Longra e de s.m. Ana Francisca ou Ana Ventura ou Ana Marques.
Filho:
II - António Marques Longra, que segue.

II - António Marques Longra, n. a 04.10.1801 em Tondela. C. a 10.01.1852, em Tondela, c. Maria de Jesus, n. a 19.04.1815 em Tondela; f.ª de Miguel Lopes Novo e de s.m. Rafaela Maria ou Rafaela de Jesus.
Filho:
III - José Marques Longra, que segue.

III – José Marques Longra, n. a 06.03.1853 em Tondela. C. a 11.05.1879, em Tondela, c. Maria do Carmo, n. a 29.03.1851 em Tondela; f.ª de Manuel Joaquim do Vale e de s.m. Helena Maria de Jesus.
Filhos:
IV – Armando Marques, que segue.
IV – Manuel Marques Longra, c.c.g..
IV – Vasco, n. a 01.12.1889 em Tondela; s.m.n.

IV – Armando Marques, n. a 20.09.1883 na Ermida (Tondela), b. a 30.09.1883 em Tondela, f. a 30.05.1969 na Ermida (Tondela). C.c. Custódia de Jesus; f.ª de José Pais e de s.m. Josefina de Jesus.
Filhos:
V - Emídio Marques. C.c. Emília de Oliveira Lopes; c.g.
V – José Marques. C.c. Virgínia Gonçalves da Silva; c.g.
V- Fausto Marques. C.c. Alice Fernandes de Loureiro; c.g.
V - Arsénio Marques, f. na infância.
V - Arsénio Marques. C.c. Elvira Brás; c.g.
V - Eduardo Marques. C.c. Rosa de Oliveira Coimbra; c.g.
V- Fernando Marques. C.c. Isilda de Oliveira e Silva; c.g.
V - António Marques. C.c. Maria Gonçalves da Silva; c.g.
V - Arménio Marques. C.s.g.

Como vê, resume-se tudo a um único ramo. Haverá, decerto, muitos outros descendentes, mas desconheço-os.

Acerca da história do Zico, sei que minha tia Rosa de Oliveira Coimbra (acima, casada com meu tio Eduardo Marques) é aparentada com ele, por família da freguesia de Molelos. Terei eu também consanguinidade com o "craque"?

Por agora é tudo. Cumprimentos

J Brito

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#94556 | Luis K. W. | 28 jun 2005 10:06 | Em resposta a: #94380

Caro J Brito,
Obrigado pelos dados que enviou.
É natural que sejamos todos "primos" do Zico, é.

A minha bisavó (mãe do meu avô materno) era de Molelos-Tondela e a minha mãe ainda lá tem primos na região. Alguns vivem em Estarreja e têm o apelido (vulgaríssimo em Portugal) "Oliveira e Silva". Reparei que tem uma tia(?) Isilda com esse apelido...

Cumprimentos
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Pacheco Mascarenhas-Figueiredo: Besteiros

#101172 | victorferreira | 22 set 2005 23:20 | Em resposta a: #94336

Caro Confrade J. Brito

Transcrevo uma mensagem que enviei ao Vasco Briteiros. Ele não tinha mais pistas no artigo do Jornal de Tondela sobre o Morgado de Carvalhiços, de que tinha cópia. Assim, sugeriu-me, e bem, que recorresse aos 'confrades de Tondela'. E eu aqui estou.
Pergunto: já viu esta gente nos documentos que já pesquisou?

Citação:
"Caro Sr. Vasco Briteiros,
Recentemente dei com uma pessoa proveniente da "Quinta de Carvalhiços, próximo de S. Miguel do Outeiro" (coincidente com o 'Morgado'?), citada como tal numa Habilitação SO.
Trata-se de uma 'D. Ana de Figueiredo', cc Francisco Pacheco de Mascarenhas, de Besteiros, provavelmente moradores em Besteiros, de onde é a sua filha Francisca Pacheco de Mascarenhas, mãe de José Pereira Pacheco. Este último casa-se aprox. em 1698/99, pelo que andando cerca de 60/65 anos para trás, estaremos grosso modo por 1630/40 quando do nascimento de Ana de Figueiredo.
Uma vez que aponta essa fonte, pedir-lhe-ia o seguinte favor:
- que me apontasse o número para tentar na Hemeroteca de Lx (se eles o tiverem);
- ou, caso se dê a esse trabalho, verificar se alguma menção se faz a estas pessoas no referido artigo.
Os meus melhores cumprimentos e desde já grato,
Victor Ferreira" Fim de citação.

A si os meus cumprimentos, grato desde já.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco Mascarenhas-Figueiredo: Besteiros

#102016 | JBrito | 02 out 2005 23:21 | Em resposta a: #101172

Caro Victor Ferreira

Lamento apenas agora responder à sua pergunta.
Infelizmente não tenho (até agora) ancestrais em São Miguel do Outeiro, pelo que nunca pesquisei os paroquiais daquela freguesia e não conheço os nomes que refere. Porém, conheço relativamente bem a aldeia, de onde é originária a família paterna de um cunhado meu.

Em São Miguel do Outeiro (que já foi concelho) há duas casas brasonadas: a da quinta de Carvalhiços e a casa do Terreiro (esta última dos Madeira Calheiros, que pode encontrar no Anuário da Nobreza de Portugal, julgo de 1985).

A quinta de Carvalhiços não fica "próximo" de São Miguel do Outeiro, mas sim dentro dos limites da freguesia e pouco distante do centro da aldeia. Que eu saiba, não existe nenhum lugar da freguesia que tivesse tomado o nome da quinta, a não ser a própria quinta. Assim, se a sua ancestral é referida como sendo proveniente da quinta de Carvalhiços, com relevo social e com o apelido Figueiredo, é quase de certeza da família dos morgados.

Penso que a quinta de Carvalhiços é hoje propriedade da Fundação D. José da Cruz Moreira Pinto (que foi Bispo de Viseu), por legado da última "morgada". Julgo que esta senhora estava ligada, também, a São João de Areias (casa da Guarita?).

Há anos funcionou em Carvalhiços um jardim de infância e falou-se de ali construir uma unidade hoteleira, aproveitando as construções existentes. Se bem me lembro, a casa é uma mistura de estilos de múltiplas épocas, desde um corpo mais antigo (adivinhando-se vestígios medievais) até construções efectuadas já no final do séc. XIX / princípios do séc. XX.

Desconheço a leitura das armas existentes na quinta. Recordo-me, porém, que no seu interior há um portão brasonado que dá acesso a um pátio interno e à capela (dentro desta há uma pintura que, na minha ignorância, atribuiria à Escola de Grão Vasco... não sei se alguém mais entendido já lá foi espreitar, mas acho que era conveniente!).
Dentro da casa havia, há anos, um banco corrido com armas pintadas no espaldar.

A família da quinta - os Figueiredos de Carvalhiços - foi recentemente tratada por Manuel Abranches do Soveral nas suas Ascendências Visienses. Mas isso decerto já saberá...

Na Igreja de São Miguel do Outeiro (que por si vale uma visita) há um túmulo armoriado com um pleno de Figueiredos, de que dá também notícia M. Abranches do Soveral. Há poucos anos, aquando das profundas obras a que aquela Igreja foi sujeita, foram encontradas, por baixo do velho soalho, algumas sepulturas brasonadas, que hoje estão à vista. Trata-se, certamente, de gente de Carvalhiços, havendo pelo menos uma onde se lê mesmo o nome da quinta.

Quanto ao Jornal de Tondela, leio-o há 10 anos e julgo que não me escaparia um artigo sobre Carvalhiços, pelo que esse referido por Vasco Briteiros deverá ser anterior a 1995.

Julgo que há uns anos tirei fotografias dos brasões de que falo. Se tiver interesse nisso posso procurá-las nas minhas papeladas e enviá-las por e-mail.

Diga-me qualquer coisa. Lamento não poder ser mais útil.

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pacheco Mascarenhas-Figueiredo: Besteiros

#102245 | JBrito | 05 out 2005 00:16 | Em resposta a: #101172

Caro Victor Ferreira

Entretanto, ao ler o livro "O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry", de Luís Soveral Varella, encontrei, na p. 113, uma Catarina Pacheco Mascarenhas casada com Manuel de Abreu Castelo Branco, senhora da quinta de Barrô de Besteiros e f.ª de Bárbara de Figueiredo e de s.m. Manuel Mascarenhas, morgado de Santo André. Esta Catarina terá tido um f.º baptizado a 10.04.1616 em Santiago de Besteiros.
Parece-me gente também ligada a Carvalhiços. Talvez encontre algo que lhe interesse em "Morgados de Santo André de Santiago de Besteiros", de Rui do Amaral Leitão (que não tenho aqui à mão, mas que julgo existe à venda neste site).
Espero que esta informação possa dar alguma pista.

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

VALES e LOUREIROS, de Tondela

#144949 | gmg | 21 fev 2007 15:53 | Em resposta a: #94336

Caro J. Brito,

Reparei na sua mensagem, e que descende do António Fernandes, o Herdeiro (n.º 34) e de sua mulher Maria Simões (n.º 35).

Eu sou descendente de MARIA DE FIGUEIREDO, natural de Molelos, f.ª do Padre António Ferreira, de Tondela e de Maria de Figueiredo.

Ao que parece o P.e ANTÓNIO FERREIRA era f.º de MANUEL FERREIRA, de São Miguel do Outeiro e de MARIA RODRIGUES DO VALE, sendo esta última Sra. f.ª de ANTÓNIO FERNANDES (DO VALE), o Herdeiro e de MARIA SIMÕES (DE LOUREIRO).

Onde encontrou essa informação de que o António Fernandes era o "Herdeiro"? Herdeiro de quê? Tem mais dados sobre a Ascendência, especulativa como diz, deste casal? Pode facilitar-me essa informação? Agradecia-lhe imenso.


Veja, se fizer o favor, o tópico: Capit. Ordenanças António Marques de Paula Coimbra. Tem elementos sobre esta Família COIMBRA, de Molelos, nomeadamente sobre a ascendência do referido Capitão?

Aguardo uma resposta sua.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Família COIMBRA, de Molelos, Tondela

#144950 | gmg | 21 fev 2007 15:54 | Em resposta a: #62769

Caro Sr.,

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capit. Ordenanças António Marques de Paula Coimbra. Tem elementos que completem a Ascendência deste Capitão?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

VALES e LOUREIROS

#145106 | gmg | 22 fev 2007 20:15 | Em resposta a: #94380

Renovo o tópico.

Obrigado. Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Aguardo notícias dos COIMBRA, de Molelos

#145195 | gmg | 23 fev 2007 15:24 | Em resposta a: #68807

Caríssimo Confrade,

Aguardo notícias sobre a Família COIMBRA, nomeadamente sobre a ascendência do Capitão de Ordenanças ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA.

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

VALES e LOUREIROS, aguardo notícias!

#145196 | gmg | 23 fev 2007 15:26 | Em resposta a: #94380

Caro J. Brito,

Aguardo notícias suas quanto às informações que lhe pedi.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#145217 | miguelnoutel | 23 fev 2007 17:24 | Em resposta a: #94336

Caro J Brito,

Embora reconheça ser dificil dizer alguma coisa segura com isto, não quero de deixar de lhe perguntar se tem comnhecimento de Fernandes em Dardavaz, Tondela, para a segunda metade do séc. XVI?
Tenho Pero (ou Pedro) Fernandes, n de Dardavaz c. em Pinheiro de Ázere a 16/1/1600 com Joana Ribeiro, do Pinheirinho, Pinheiro d'Àzere, St.ª Comba Dão.
Na zona tenho Ribeiros, Fernandes, Cardosos, Gouveias e Abarcas.

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

António Fernandes, o Herdeiro

#145222 | JBrito | 23 fev 2007 18:07 | Em resposta a: #144949

Caro Luís GMG e descendentes de António Fernandes, o Herdeiro

Já não pesquiso nos paroquiais de Tondela há muitos anos e nunca os estudei com a profundidade necessária para tirar conclusões acerca deste casal, pelo que peço que me perdoem se disser algo menos exacto.

Recordo que, nos registos paroquiais da freguesia de Tondela, surge um "António Fernandes, o herdeiro" [sic], c.c. Maria Simões, com vários filhos. Nos paroquiais de Tondela não encontrei o casamento deste António Fernandes. Porém, na descendência deste casal houve várias linhas que usaram o apelido Vale, pelo que é presumível que António Fernandes (ou sua mulher Maria Simões, ou ambos), pertencesse(m) a uma família Vale.
Este António Fernandes parece ser o mesmo que é referido por António Machado de Faria (Gente da Beira: Subsídios para o seu estudo, in «Beira Alta», vol XLI, fasc 1, 1982, pág. 91) como "António Fernandes do Vale, capitão em Tondela, casado com D. Maria Simões de Loureiro e filho de Sebastião Fernandes, escrivão da Câmara, o qual era neto de António Pires Seixas, da casa do Prado do Casinho". Acho estranho que António Fernandes fosse capitão, decerto das ordenanças, e não fosse assim referido nos paroquiais, como geralmente ocorria com estes oficiais. Quanto à sua filiação, desconheço quais as fontes coevas que o dão como filho daquele Sebastião Fernandes, escrivão da câmara. Mas esta informação é coincidente, se bem me lembro, com a constante num manuscrito de Fernando de Gouveia e Sousa que tive oportunidade de folhear há vários anos, intitulado "Vales de Tondela e Santa Comba Dão". Nesse manuscrito recordo que, para além da filiação de António Fernandes, Gouveia e Sousa fornecia também a de Maria Simões, sua mulher, que dá como filha de André João e de Domingas Rodrigues (do Vale), os quais teriam casado a 20.05.1648. Ora, se pesquisarmos nos paroquiais de Tondela no Arquivo Distrital de Viseu, não temos livro que inclua os casamentos relativos a este ano de 1648. Terá Gouveia e Sousa consultado um livro que, entretanto, desapareceu?

Por se tratar de linhas seiscentistas que gostaria de ver documentadas com paroquiais é que me refiro a esta presumível ascendência de António Fernandes e de Maria Simões como sendo especulativa, embora esteja convencido da sua veracidade.

Quanto à sua pergunta "herdeiro do quê", devo dizer-lhe que não faço a mínima ideia. Recordo até que já li num tópico deste fórum que António Fernandes, o Herdeiro, seria rico proprietário em Tondela. Não me custa aceitar que o fosse, mas julgo que essa afirmação poderá resultar não de dados objectivos, mas apenas do apelativo cognome, que faz de facto supôr uma herança de excepção. É que, nos mesmos paroquiais de Tondela e para a mesma época, recordo-me que havia um outro António Fernandes casado com uma outra Maria Simões, mas este era "António Fernandes, o Rendeiro". Assim, Herdeiro e Rendeiro poderiam ser usados apenas para distinguir estes dois habitantes contemporâneos no pequeno burgo.

Esta é uma questão interessante, acerca da qual gostaria de ouvir a opinião de outras pessoas, nomeadamente dos participantes João Almiro e Vasco Briteiros, que julgo também interessados neste casal.

Cumprimentos
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: António Fernandes, o Herdeiro

#145245 | gmg | 23 fev 2007 22:22 | Em resposta a: #145222

Caro Jorge de Brito,

Muito obrigado pela sua resposta. Acho essa dedução, muito interessante.

Contudo, como poderemos provar que realmente ele era Capitão em Tondela? E casado com uma D. Maria Simões de Loureiro, havendo para aquele período cronológico - segundo depreendi da sua resposta - um outro casal exactamente com os mesmos nomes!?

É uma questão muito particular e muito interessante, também.

Sobre a Família COIMBRA, de Molelos, Tondela, tem alguma informação, nomeadamente sobre o Capitão de Ordenanças ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA? Pode consultar o tópico "Capit. Ordenanças António Marques de Paula Coimbra".

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: António Fernandes, o Herdeiro

#145250 | gmg | 23 fev 2007 22:48 | Em resposta a: #145222

Caro Jorge de Brito,

Encaminhe, se fizer o favor, a minha mensagem para os participantes João Almiro e Vasco Briteiros. Pode ser que eles consigam desvendar esta ascendência que nos é comum.

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: António Fernandes, o Herdeiro

#145273 | gmg | 24 fev 2007 14:29 | Em resposta a: #145222

Caro Jorge de Brito,

Tem na sua posse fotocópias dessas páginas da "Beira Alta"? A pessoa que escreveu esse artigo sobre o nosso António Fernandes ainda é viva? Como se pode entrar em contacto com o Sr. António Machado de Faria?

E que casa é essa "do Prado do Casinho" e onde se situa?

Fico a aguardar notícias.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: António Fernandes, o Herdeiro

#145337 | JBrito | 24 fev 2007 23:12 | Em resposta a: #145245

Caro Luís GMG

Relativamente às dúvidas que coloca na mensagem anterior, não lhas posso resolver.
Eu próprio disse que achava estranho que António Fernandes fosse capitão e não surgisse como tal nos registos paroquiais. Para além disso, julgo que houve um outro António Fernandes do Vale, mais recente, que foi capitão em Molelos, pelo que pode haver confusão na identificação dos indivíduos.
E, relativamente à questão dos dois casais homónimos, eu próprio só me apercebi da sua existência quando encontrei dois baptismos de filhos de um Manuel Fernandes e de uma Maria Simões com apenas 3 ou 4 meses de intervalo, o que logo entendi biologicamente impossível. Julgo ser uma questão que apenas uma análise cuidada dos paroquiais mais antigos de Tondela resolverá: quais são os filhos do Herdeiro e quais os do Rendeiro...
No que refere a Coimbras de Molelos, também eu tenho ascendentes com este apelido naquela aldeia, mas desconheço a sua relação com esse António Marques de Paula Coimbra.

Cumprimentos
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

António Fernandes, o Herdeiro

#145339 | gmg | 24 fev 2007 23:25 | Em resposta a: #145337

Muito obrigado pela sua resposta...

Não haverá ninguém que tenha este ramo devidamente estudado?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#145884 | gmg | 28 fev 2007 14:58 | Em resposta a: #62769

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capit. Ordenanças António Marques de Paula Coimbra. Tem elementos sobre esta Família COIMBRA, de Molelos, nomeadamente sobre a ascendência do referido Capitão?

Aguardo uma resposta sua.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: António Fernandes, o Herdeiro

#146223 | almiro63 | 03 mar 2007 00:23 | Em resposta a: #145337

Caros confrades

Na verdade, na segunda metade do sec XVII existiam em Tondela dois casais com o mesmo nome, ambos com larga descendência.

Aqui deixo a minha contribuição:

1º CASAL

António Fernandes (vulgo o Herdeiro), filho de Sebastião Fernandes (casado) e de Catarina João (solteira). casou em Tondela em 1648 com Maria Simões, filha de André João e de Maria Rodrigues (ou Domingas Rodrigues, segundo Ferraz de Carvalho). Foram pais de 9 filhos, a saber:

1.1. Sebastião Fernandes (padre)
1.2. Lourença Rodrigues do Vale c/c António da Horta (c.g. família Horta e Vale, eu, Jorge de Brito, José Paulo Bandeira de Figueiredo, Luís GMG, etc)
1.3. Maria Rodrigues do Vale c/c Manuel Ferreira
1.4. António Rodrigues c/c Maria da Fonseca
1.5. Ana Rodrigues do Vale c/c Leonardo Rodrigues da Fonseca
1.6. Matias Rodrigues do Vale c/c Mariana Nápoles Henriques Ribeiro
1.7. Manuel (s.m.n.)
1.8. Ventura Rodrigues do Vale c/c Cristóvão Álvares
1.9. Vicente Rodrigues do Vale c/c Mariana Marques

2º CASAL

António Fernandes (do terreiro) casado com Maria Simões.
Tiveram 7 filhos a saber:

2.1. Manuel Fernades c/c Maria João
2.2. Maria Simões c/c Manuel João (antepassados de Jorge de Brito)
2.3. António Fernandes c/c Maria Francisca
2.4. Simoa Rodrigues c/c (1ª vez) António Vás c/c (2ªvez) Manuel Fernandes
2.5. Luzia Fernandes c/c António Dias
2.6. João Fernandes c/c Mariana Henriques
2.7. Francisco Fernandes c/c Maria Francisca

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: António Fernandes, o Herdeiro

#146224 | gmg | 03 mar 2007 01:02 | Em resposta a: #146223

Caríssimo J. Almiro,

Sabe mais informações sobre a Ascendência do António Fernandes (do Vale), o "Herdeiro" e de sua mulher? Quem é o Sr. Ferraz de Carvalho que dá outro nome à Mãe da Maria Simões?

Agradeço as notícias aqui deixadas e solicito uma resposta sua!

Cumprimos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Ascendência de António Fernandes, o Herdeiro

#146226 | gmg | 03 mar 2007 01:08 | Em resposta a: #146223

Onde posso obter fotocópias dessa Ascendência do António Fernandes, o Herdeiro, f.º do Escrivão Sebastião Fernandes? O J. Almiro tem na sua posse essa informação? Essas fotocópias?

Seria possível facultar-me?

Sobre o Capitão de Ordenanças ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, de Molelos, tem dados sobre a sua Ascendência? COnsulte o tópico: "Capit. Ordenanças António Marques de Paula Coimbra".

Atenciosamente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Aguardo notícias!

#146281 | gmg | 03 mar 2007 18:28 | Em resposta a: #146223

Caro J. Almiro,

Aguardo notícias suas em breve!

Espero que me possa auxiliar.

Sinceros cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de António Fernandes, o Herdeiro

#146451 | almiro63 | 04 mar 2007 19:00 | Em resposta a: #146226

caro Luís

Não tenho fotocópias, (ficaria bastante dispendioso fotocopiar todos os assentos consultados) no entanto as informações são retiradas de paroquiais de Tondela.

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: António Fernandes, o Herdeiro

#146714 | JBrito | 06 mar 2007 16:10 | Em resposta a: #146223

Caro J. Almiro

Por ter estado afastado durante uns dias, apenas agora vi esta mensagem.
Muito obrigado pela sua excelente contribuição. Parece-me que V. já fez aquilo que eu dizia na minha mensagem anterior ser necessário: uma análise detalhada dos paroquiais de Tondela para saber quais os filhos do "Herdeiro" e quais os do "do Terreiro" (e não Rendeiro, como lhe chamei por lapso). Assim, tendo confiança na sua investigação, chego à conclusão que as minhas ascendentes Maria Simões (c.c. Manuel João) e Luzia Fernandes (c.c. António Dias) não são filhas de António Fernandes, "o Herdeiro", mas do homónimo "do Terreiro".
Estes são elementos que de outra forma dificilmente obteria, pois na actualidade não tenho disponibilidade para fazer pesquisa em Viseu, pelo que mais uma vez lhe agradeço.

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: VALES e LOUREIROS, de Tondela

#148793 | mpinto | 17 mar 2007 00:52 | Em resposta a: #144949

Caros Confrades,

Há já alguns anos pesquisei um pouco a família Vale de Tondela (descendo dos Pereira do Vale da Casa do Adro) e descobri um artigo do Dr. Amadeu Ferraz de Carvalho intitulado "Gente de Tondela nos Secs. XVII e XVIII" publicado no jornal Notícias de Viseu (existente na Biblioteca Municipal do Porto). Na altura recolhi os seguintes dados desse artigo:

"Sebastião Fernandes, vereador do Concelho, proprietário abastado com dezenas de afilhados casou duas vezes. A 1.ª com Ana Rodrigues do Vale e a segunda com Olaia Barreto, irmã de Gaspar barreto de Sabugosa. Este Sebastião não teve herdeiros mas perfilhou António Fernandes, nomeando-o seu herdeiro.

Este António Fernandes veio a casar com Maria Simões do Loureiro, filha de André João e sua mulher Domingas Rodrigues do Vale. Esta Domingas do Vale era irmã de Ana Rodrigues do Vale, 1.ª mulher de Sebastião Fernandes.

Foram filhos de António Fernandes e Maria Simões do Loureiro os seguintes:

1. Padre Sebastião Fernandes
2. Lourença Rodrigues c.c. António d'Horta
3. Ventura Rodrigues c.c. Cristovão Alvares, de Tondela
4. Capitão matias Rodrigues, que casou em Nandufe
5. Ana
6. Maria
7. Capitão Vicente Rocrigues do Vale que, apesar de mis novo, foi o herdeiro da casa paterna."

Devo ainda dizer que nunca tive oportunidade de confirmar com a documentação existente as informações prestadas pelo Dr. Amadeu. Tenho até algumas reservas quanto à fontes para o artigo, pois, no mesmo, apreesenta dados incorrectos em relação a antepassados meus (já esclarecidos com a juda de vários confrades neste forum).

De qualquer modo espero que posa ajudar às dúvidas existentes.

Melhroes Cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: VALES e LOUREIROS, de Tondela

#148796 | gmg | 17 mar 2007 01:11 | Em resposta a: #148793

Caro M. Pereira Pinto,

Que artigo é esse da biblioteca do Porto? sabe dizer-me a cota? o número do mesmo?

De facto há muita especulação e muita confusão quanto à filiação do casal António Fernandes - Maria Simões! Eu descendo deste casal. Mas pelas mensagens aqui colocadas fico confuso também!

Sinceros cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Aguardo notícias sobre VALES e LOUREIROS

#149310 | gmg | 20 mar 2007 16:46 | Em resposta a: #148793

Caro Confrade,

Agradeço que me indique qual a cota, o ano do "Notícias de Viseu", existente na Biblioteca do Porto para eu ir lá consultar.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Aguardo notícias sobre VALES e LOUREIROS

#149953 | mpinto | 24 mar 2007 11:33 | Em resposta a: #149310

Caro Luís GMG,

"Tondela nos Secs. XVII e XVIII". Artigo publicado no jornal Notícias de Viseu de Dezembro de 1922 pelo Dr. Amadeu Ferraz de Carvalho. Existe na biblioteca municipal do Porto. Em relação à cota anotei na altura o seguinte:

P-B-6083, VIII-1-21

De qualquer modo, recordo-me que, na altura, não tive qualquer dificuldade em descobrir a cota no arquivo dos periódicos.

Se, por acso, descobrir novos dados em relação aos que aqui comuniquei, agradeço a sua ajuda.

Melhores Cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Aguardo notícias sobre VALES e LOUREIROS

#149968 | gmg | 24 mar 2007 15:23 | Em resposta a: #149953

Caro Maurício Pereira Pinto,

Não acha muito estranho haver tantas supostas filiações para o casal António Fernandes, o Herdeiro - Maria Simões [do Loureiro]? E afinal de contas, ele seria Herdeiro do quê? E onde haveria mais notícias sobre a ascendência do casal em causa? Sabe de alguma publicação, além da que me apontou?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Aguardo notícias sobre VALES e LOUREIROS

#149994 | mpinto | 25 mar 2007 00:08 | Em resposta a: #149968

Caro Luís GMG,

Há, de facto, algumas confusões difíceis de esclarecer com estes Vales de Tondela. Eu próprio tive algumas dúvidas por esclarecer durante anos e foi apenas há pouco tempo, e com a ajuda dos confrades Vasco Briteiros, João Almiro e José Paulo de Figueiredo, que consegui "por ordem na casa". O problema é que esta família tem vindo a ser estudada há cerca de cem anos e alguns erros têm sido transmitidos sem confirmação e até publicados. Com paciencia e a ajuda dos confrades mencionados consegui aclarar muitas das dúvidas que tinha. Serão eles quem melhor o poderão ajudar.

Em relação a este casal e, em especial, a António Fernandes "O Herdeiro", apenas sei o que já transmiti. Não sou seu descendente por isso nunca aprofundei os meus conhecimentos a seu respeito. Sempre presumi que António Fernandes fosse apelidado de "O Herdeiro" por ter herdado os bens do pai (pelos vistos avultados); sendo ele filho ilegítimo e não sendo, à partida, o herdeiro "natural" da casa paterna, parece-me justificado o epíteto, pelo inesperado da situação (até para o próprio, presumo). Penso até que o epíteto não só justificaria a fortuna repentinamente adquirida, como até a possível posição social que com ela adveio.

De qualquer modo é o que sei. Sugiro ainda a leitura do livro "D. Diogo Ortiz, Bispo de Viseu" do Dr. Alexandre Lucena e Vale, embora não me recorde se faz referência a este "Herdeiro" ou não. De qualquer modo deverá sempre tentar confrontar as informações genealógicas contidas no "D. Diogo Ortiz..." com as fontes existentes, pois contém erros. É, de qualquer modo, um testemunho importante sobre Tondela e, em particular, a família Vale.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#169826 | MManuel | 11 out 2007 10:36 | Em resposta a: #94332

caro brito sou neta de um senhor fernando gouveia e minha mae é de tondela chama se sofia coimbra gouveia tenho familia ainda em tondela alguns primos filhos de irmaos de minha mae, agradecia se tivesse conhecimento desta familia me envia se noticias obgd boa continuaçao um abraço maria das dores gouveia

Resposta

Link directo:

RE: Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#186952 | MManuel | 04 mar 2008 15:10 | Em resposta a: #62769

Nao falo ingles .

Minha avo se chamava Aurora Coimbra, e Gouveia de casamento.
Meu avo era Fernando Gouveia.
Podera ser que tenham mais nomes mas eu nao sei.
Um era de Molelos e outro de Tondela distrito de Viseu.
Se tiver alguma informacao lhe agradecia. Maria das Dores Gouveia

Resposta

Link directo:

Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#386311 | Hamilton Francisco | 07 nov 2017 11:21 | Em resposta a: #63782

Bom dia,

você tem alguma informação a mais do senhor Antonio Fernandes de Carvalho do lugar Ermida/Tondela?

Resposta

Link directo:

Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#414526 | JMCM | 08 mai 2019 21:36 | Em resposta a: #63782

Para os interessados
COSTA
§1

1. ANTÓNIO MOTA, agricultor.
Casou com MARIA DA COSTA, naturais de Tondela (S. Eulalia, Campos de Besteiros)
Filho

2. JOÃO DA COSTA, carpinteiro, faleceu com 60 anos em Molelos depois da esposa, a 13.3.1876.
Casou com MARIA ROSALIA, naturais de Tondela (S. Eulalia, Campos de Besteiros).
Filho

3. MANUEL DA COSTA E SOUSA, faleceu a 26.8.1862, com 30 anos em Molelos,
Casou com TERESA MARQUES DE COIMBRA.
Filhos

1. Manuel da Costa e Sousa, b 11.1.1859 em Molelos, que segue
2. José da Costa e Sousa, b 29.9.1861 em Molelos e, casou a 17.6.1885 em Molelos, com Conceição Fernandes, filha de João Ferreira e de Rosa Fernandes.
Filho.
José, que faleceu com 5 anos em Molelos a 27.5.1893.

5. MANUEL DA COSTA E SOUSA
Casou com dispensa de 3ª grau de consanguinidade a 7.11.1888 em Molelos com PIEDADE ANTUNES COIMBRA, filha de ANTÓNIO ANTUNES e de BALBINA DE COIMBRA
Filha.

6. MARIA DA COSTA E SOUSA, b 17.5.1886 e aperfilhada no dia do casamento dos seus pais.
Casou na Coimbra (Sé) a 20.9.1904 com GERMANO ANTUNES DE SOUSA, filho de JOSE ANTUNES BICHO e de MARIA ANTUNES SOUSA. Cg


cumprimentos.

José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

Família Vale e Rodrigues do Vale, de Tondela

#430641 | MontDias | 22 jan 2021 23:56 | Em resposta a: #146223

Sr. J. Almiro,

Muito obrigado por esta partilha. Estou a pesquisar, exactamente, sobre este casal, ANTÓNIO FERNANDES, DO TERREIRO e MARIA SIMÕES. Sou descendente deles, pela filha, SIMÔA RODRIGUES, do casamento com MANUEL FERNANDES, MORTE, filho de Simão Fernandes e de Maria Cristóvão, todos da vila de Tondela.

Apesar de serem casais diferentes, o de António Fernandes, o herdeiro e o de António Fernandes, do terreiro, os descendentes de ambos os casais irão usar o apelido "VALE".


1. ANTÓNIO FERNANDES, do terreiro c.c. MARIA SIMÕES.
Tiveram:

2. SIMÔA RODRIGUES, bp. Tondela, 4.11.1660 c.c. (Tondela, 10.11.1690) MANUEL FERNANDES, morte, bp. Tondela, 2.2.1669, filho de Simão Fernandes e de Maria Cristóvão.

Tiveram:
3. MARIA RODRIGUES c.c. (Tondela, 10.1.1711) MANUEL JOÃO, de Arnosa, Barreiro de Besteiros, filho de Manuel João Martins e de Maria Manuel.
Tiveram:

4. JOÃO RODRIGUES, morte c.c. (Tondela, 12.10.1758) ANA GOMES, filha de Luís Rodrigues do Vale e de Ana Rodrigues, de Tondela (ascendência no § infra).
Tiveram:

5. JOSÉ DIAS DO VALE n. em Tondela, a 2.7.1775, c.c. (Trouxemil, Coimbra, 11.6.1804) TERESA MARIA DA COSTA, filha de José da Costa e de Joaquina Maria, de Trouxemil. Com muita geração na freguesia de S. Tiago de Trouxemil.


§ - ASCENDÊNCIA DE LUÍS RODRIGUES DO VALE

1. JOÃO PIRES c.c. MARIA FRANCISCA.Moradores em Tondela.
Tiveram:

2. MANUEL PIRES c.c. (Tondela, 16.12.1696) Maria Rodrigues, bp. Tondela, 23.9.1668, filha de Aires Manuel e de Maria Francisca.
Tiveram:

3. LUÍS RODRIGUES DO VALE c.c. (Tondela, 5.1.1727) ANA RODRIGUES, filha de Domingos Gomes e de Ana João.


Donde lhe virá o apelido Vale? Alguém terá alguma informação sobre este ramo?

Cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#438058 | Luis K. W. | 13 dez 2021 00:04 | Em resposta a: #414526

Caro José Maria de Carvalho e Melo.
A MARIA DA COSTA E SOUSA (perfilhada no casamento de seus pais) é minha bisavó.
Foi professora em Coimbra, e viveu até aos 99 anos
Muito obrigado,
Luís K W
Lisboa Portugal

Resposta

Link directo:

Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#448229 | pmmn1978 | 16 jun 2023 21:21 | Em resposta a: #94330

Boa noite, também descendo do mesmo casal.

Resposta

Link directo:

Família Gouveia - Botulho, Molelos, Tondela

#448230 | pmmn1978 | 16 jun 2023 21:23 | Em resposta a: #63782

Boa noite, venho de ver nesta lista, descendo dos numeros 118, 119, 228, 229.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 05:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen