Como encontrar familiares no Brasil?

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Brasil | Pessoas | Famílias | Regiões

Como encontrar familiares no Brasil?

#62802 | rosa machado | 18 abr 2004 10:11

Muito agradeço se me poderem informar onde devo dirigir-me (Net ou CTT), para saber se ainda há familiares meus no Brasil. Os dados que possuo: Beatriz, Eleonora e Dulce Vinhais Fernandes, nascidas no Rio de Janeiro, duas (Eleonora e Dulce) em 1906 e 1909; filhas de Guilhermina Vinhais Fernandes e de Luis Manuel Cardoso de Almeida Fernandes (nascido em 1877 em São Luis do Maranhão e falecido em 1911 no Rio de Janeiro). Este último era irmão da minha avó materna, Isabel Eugénia de Almeida Fernandes Paxeco, esposa de Fran Paxeco, na altura cônsul de Portugal no Brasil.
Agradeço desde já toda e qualquer informação que me possa ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#62824 | Samuel de Castro | 18 abr 2004 12:56 | Em resposta a: #62802

Estimada Rosa,

Como não posso informar sites aqui no GENEA, poderei lhe fornecer uma dica, para isso, peço que me contate pelo e-mail castro.genealogia@bol.com.br
Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#63317 | vmeloni | 23 abr 2004 18:21 | Em resposta a: #62802

vc pode buscar informações sobre seus familiares no brasil, entrando em grupos de genealogia brasileiros.

http://br.groups.yahoo.com/group/origens/
http://br.groups.yahoo.com/group/Miscigenados/

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#67296 | BastosFurman | 12 jun 2004 03:51 | Em resposta a: #62802

Prezada Sra. Rosa Machado,

Na lista telefônica do Estado do Rio de Janeiro encontrei cerca de 40 pessoas com o nome Paxeco.
Atenciosamente,
Jorge Bastos Furman

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#67535 | Cau Barata | 15 jun 2004 05:24 | Em resposta a: #62802

Rio de Janeiro


Anotei os dados e, se encontrar algo, lhe enviarei. No meu arquivo nada encontrei.

Penso, no entanto, para ampliar as informações aos demais colaboradores, vale dizer, se não estiver me enganando, que Fran Pacheco é o pseudônimo de Manuel Francisco Pacheco


Meus cumprimentos
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#67727 | kee | 17 jun 2004 12:01 | Em resposta a: #67535

Caros amigos:
Perdoem-me a intromissão mas uma vez que este tema abrange todos quanto necessitam pesquisar familiares no Brasil , permito-me solicitar a colaboração dos mais experientes para me elucidarem quais as diligências que posso efectuar a partir de Portugal para localizar o registo de nascimento e/ou baptismo de Ernesto de Sá Bittencourt Câmara, nascido em Ilhéus (Ba) em 7 de Fevereiro de 1876, filho de Ernesto de Sá Bittencourt Câmara e de Maria Amélia de Sá Chaves e falecido em 1 de Fevereiro de 1947 em Salvador.
Ernesto de Sá Bittencourt Câmara foi o primeiro Presidente do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção da Bahia.
Contactei pelo telefone a Igreja Matriz de S. Jorge de Ilhéus solicitando a pesquisa do registo de baptismo, não tendo o mesmo sido encontrado. Também me informaram que dos registos de baptismo apenas constam o nome do baptizado, os nomes dos pais e o dos padrinhos. Será que em 1876, no Brasil, era essa a prática?
Haverá outro tipo de registo onde constem a naturalidade dos pais, a igreja onde casaram e os nomes dos avós (dados que em Portugal constavam dos assentos de baptismo)?
O meu interesse é o de encontrar o elo de ligação de Maria Amélia de Sá Chaves à minha família.
Antecipadamente grato pelo interesse que vos merecer este meu apelo apresento os meus cumprimentos,
José Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#67848 | rosa machado | 19 jun 2004 00:23 | Em resposta a: #67535

Muito obrigada pela sua resposta.
Efectivamente trata-se de meu avô, cujo nome era Manuel Francisco Pacheco, nascido em Setúbal - Portugal, e entre outras coisas diplomata,jornalista. Em S. Luiz do Maranhão há uma praça com o seu nome.
A minha mãe, Elza Fernandes Paxeco Machado (filha única e também já falecida) nasceu lá, num sobradão da R. da Palma, nº 38, esquina com a R. Direita, que julgo hoje terem outros nomes: R. Herculano Parga, esquina com R. Henrique Leal.
Na passada semana faleceu o único familiar por parte materna aqui em Portugal, António Luciano Pacheco de Sousa Franco, pois os nossos avôs eram irmãos.
Por ver desaparecer a família,mais uma razão para tentar saber se ainda tenho outros familiares, embora num grau afastado: serão pois descendentes do irmão de minha avó materna, Isabel Eugénia de Almeida Fernandes Paxeco, natural de S. Luis do Maranhão, onde meu avô a conheceu.
Mais uma vez muito obrigada por toda a ajuda que me poder dar.
Atenciosamente,
Maria Rosa Pacheco Machado

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#67850 | rosa machado | 19 jun 2004 00:31 | Em resposta a: #67296

Muito obrigada pela sua resposta.

No entanto penso que não terão a ver comigo, pois minha Mãe era filha única.

Na passada semana faleceu o único familiar por parte do meu avô materno aqui em Portugal, António Luciano Pacheco de Sousa Franco, pois os nossos avôs eram irmãos.

Por ver desaparecer a família,mais uma razão para tentar saber se ainda tenho outros familiares, embora num grau afastado: serão pois descendentes do irmão de minha avó materna, Isabel Eugénia de Almeida Fernandes Paxeco, natural de S. Luis do Maranhão, onde meu avô a conheceu, ou seja serão descendentes de Luis Manuel Cardoso de Almeida Fernandes, nascido em S.Luis em 1877 e falecido no Rio de Janeiro em 1911.
Mais uma vez muito obrigada por toda a ajuda que me poder dar.
Atenciosamente,
Maria Rosa Pacheco Machado

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#67860 | FGJ | 19 jun 2004 10:16 | Em resposta a: #67727

SÁ-CHAVES,
Aqui no Rio de Janeiro era costume registar onde eram nascidos e batizados os pais do batizando, bem como os nomes dos 4 avós. Com o tempo, já nos 1900, os registos foram ficando mais "económicos", lamentavelmente.
Atenciosamente,
FGJ

Resposta

Link directo:

Genealogia do Prof. Sousa Franco

#67867 | jliberato | 19 jun 2004 11:20 | Em resposta a: #67848

Cara Maria Rosa,
No tópico de homenagem ao Prof. Sousa Franco, escrevi que a maior homenagem que o Forum lhe poderia prestar seria a de aprofundar a sua genealogia. Não querrerá contribuir para o esclarecimento dessa genealogia?
Tenho a ideia que um dos seus costados provinha de Gouveia, mas pouco se sabe.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#67877 | Gilda | 19 jun 2004 14:49 | Em resposta a: #67727

Caro Jose Jorge,

Procure o site do Ministério da Justiça - Cartórios e certamente lá vai encontrar todos os cartórios da Cidade de Salvador. Procure os mais antigos e solicite os registros civis.

Boa sorte,

Gilda Melo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia do Prof. Sousa Franco

#68522 | rosa machado | 27 jun 2004 21:49 | Em resposta a: #67867

Boa noite, Jliberato,
Só agora lhe respondo pois já não me lembrava de todos os nomes; no entanto só sei do lado materno, ao qual estou ligada; o pai do Sr. Prof., António Sousa Franco é que era de Gouveia.
Do lado materno, o que sei:
José Anastácio Pacheco (natural de Setúbal) casado com Carolina Amélia Pacheco
pais de
Joaquim Pacheco ( natural de Setúbal) e de Manuel Francisco Pacheco - conhecido como Fran Paxeco (natural de Setúbal);

Joaquim Pacheco casado com ( ? )e teve 4 filhos: Isabel; Óscar Paxeco (jornalista); Clóvis; Maria de Jesus. Esta última filha casou com António Sousa Franco ( Gouveia), formado em medicina, trabalhava num laboratório, sendo pois os pais de António Luciano Pacheco de Sousa Franco, que não teve filhos biológicos.

Fran Paxeco, escritor, jornalista, diplomata, casou com Isabel Eugénia de Almeida Fernandes Paxeco (natural de S.Luis do Maranhão) e tiveram uma filha: Elza Fernandes Paxeco Machado (S. Luis do Maranhão ), que casou com José Pedro Machado (Faro ) e teve três filhos: Maria Helena, João Manuel e Maria Rosa Pacheco Machado (que sou eu, e tenho uma filha que se chama Inês...). A minha Mãe faleceu em 1989 e o meu Pai vai completar 90 anos no próximo mês de Novembro.
É na esperança de encontrar familiares (do lado materno)no Brasil, que entrei para este forum: escrevi também para um portal de S. Luis do Maranhão pedindo informações sobre a casa onde minha Mãe nasceu etc, sei que há uma praça com o nome do meu avô, mas nunca me deram resposta, o que muito lamento.
Estou nesta altura a fazer um mestrado e quando acabar, já combinei com minha irmã uma viagem ao Brasil, para conhecermos todos os lugares com recordações familiares. Em Belém há uma biblioteca com o nome de meu avô.

Atenciosamente,
Maria Rosa Pacheco Machado

Resposta

Link directo:

GENEA e Prof. Sousa Franco

#68549 | jliberato | 28 jun 2004 14:02 | Em resposta a: #68522

Muito obrigado pela sua contribuição.
Sugiro que dê estes elementos para a nossa base de dados.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: GENEA e Prof. Sousa Franco

#68570 | rosa machado | 28 jun 2004 22:41 | Em resposta a: #68549

Caro JLiberato,

Ontem não consegui lembrar nome avó materna: Deolinda Baptista Paxeco (Setúbal).

Como fazer, para inserir o que sei sobre minha família, na base de dados?

Maria Rosa Machado

Resposta

Link directo:

RE: GENEA e Prof. Sousa Franco

#68869 | jliberato | 05 jul 2004 08:54 | Em resposta a: #68570

Cara Maria Rosa,
Sugiro que veja aqui neste ponto do nosso site:
http://genealogia.sapo.pt/home/info.php
Aí pode escrever "Prof. Sousa Franco" que já está no GENEA e acrescentar a informação de que dispõe. Deverá indicar as fontes. Leva sempre algum tempo a ser considerado.
Pode contactar também o moderador.
Para tudo isto deve evitar o Forum.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#71185 | luikebr | 12 ago 2004 09:04 | Em resposta a: #67850

Oi Maria Rosa, a Santa Casa da Misericordia do Rio de Janeiro tem os registros de todos os obitos ocorridos no Rio de Janeiro e eles procedem a busca

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#71235 | Jurema | 13 ago 2004 18:07 | Em resposta a: #67535

Caro colega Cau Barata.

Por acaso, vc mora no Rio ?
Será que poderia ajudar um colega deste fórum, que há tempos me escreveu, sobre um tio-avô, que ele gostaria de saber ??
Eu moro em S.Paulo, e o antepassado desta pessoa, foi para o Rio entre 1915 / 1924. As mensagens estão sob o tópico "ANDRÉ FERNANDES".

Ele gostaria de obter uma lista de desembarque da seguinte pessoa:
Silvano Teixeira e Silva.

Dê uma olhadinha no tópico acima.
Grata pela ajuda....

abço
Jurema - (SP)

Resposta

Link directo:

PAXECO

#71264 | FGJ | 14 ago 2004 16:19 | Em resposta a: #62802

ROSA MACHADO,
Seugeu abaixo lista dos PAXECO que encontrei na lista telefonica:
Aline Fialho Paxeco
Rua Washington Azevedo, 42 fd ap 201
Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2230-0781


Lea De Abreu Paxeco
Rua Tecobe, 493 fd ca 3
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3333-0539


Margarete De Lacerda Paxeco
Estr Cafundá, 848 ca 12
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2435-3858


Romeu Paxeco Silveira
Rua Leocádia, 248 ca 12
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3336-6727


Rosânia Paxeco da Costa
Estr Cafundá, 1013 ap 307
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2435-3643


Rozenilde dos Santos Paxeco
Rua Orlando Martins, 181 ap 104
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2404-8131


Sebastiana Paxeco Da Conceicao
Rua Monte Paz, 19
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2407-2140


Wallace Paxeco Dantas
Rua Monte Central Ac R Porto Batista, 10 ca
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2407-2231


Welington Paxeco de Oliveira
Rua 46 Lto Jardim Maravilha, s/n ca 4
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3316-9006
















© TeleListas 2004.

Resposta

Link directo:

RE: PAXECO

#71275 | rosa machado | 14 ago 2004 21:36 | Em resposta a: #71264

Caro FGJ

Estou muito agradecida e sensibilizada por todos os que têm tido a gentileza de me ajudarem. No entanto o PAXECO ( X ) é de meu avô materno, que só teve uma filha, minha Mãe, por isso estes nomes que fez o favor de enviar não pertencem à minha família.

Muito grata mais uma vez; e continuo com esperança de encontrar descendentes do irmão de minha avó materna, conforme indiquei no meu primeiro pedido de ajuda.

Rosa Machado

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#71849 | ptm | 27 ago 2004 17:40 | Em resposta a: #67296

Caro Jorge Furman
Não sei como encontrar pistas acerca do meu tio-avô, Silvano Teixeira e Silva, netural de Monção, que foi para o Rio de Janeiro entre 1918 e 1924. No site do ANB não consigo pedir por mail. Será que me pode dar uma ajuda!?
Obrigado.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#71880 | Gilda | 28 ago 2004 04:26 | Em resposta a: #62802

Cara Rosa,

Busquei nas listas telefonicas da cidade do Rio de janeiro e nada encontrei. Entretanto, em Niterói, que é a cidade mais próxima, encontrei um unico individuo com o apelido Vinhaes, que é o seguinte:

Jorge da Castro Vinhaes
Rua Francisca Lopes Souza Ant R 8, 10 - Itaipú - Niterói - RJ

Tel: (21) 2608-2796
(21)2709-0611

Espero que seja um dos seus.

Meus cumprimentos,

Gilda Melo
Florianópolis SC Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#71889 | BastosFurman | 28 ago 2004 17:44 | Em resposta a: #71849

Prezado Pedro,

Pesquisar o Arquivo Nacional pela internet é difícil e até mesmo na sede é ruim; há um excesso de burocracia, falta de funcionários, redução de horário, descaso de funcionários para com o público. O Arquivo não permite pesquisas nas sextas-feiras. Tudo isto já foi denunciado à direção e na Imprensa enão houve mudanças.
O Arquivo possui a relação dos navios que atracaram no Porto do Rio Janeiro, as respectivas listas de passageiros e a relação dos que desembarcaram no Rio.
Posteriormente, em 1938, na ditadura do Estado Novo todos os estrangeiros foram obrigados a se cadastrarem e o governo expediu a carteira de identidade de estrangeiro.
Há um fichário com os nomes dos estrangeiros e os seus respectivos números de registro e um resumo do processo de identificação. Sabendo o número de registro de estrangeiro se obtém o processo completo contendo várias informações.
Você não tem certeza do ano da chegada dele, sabe o nome do navio e o número de registro de estrangeiro? Ele se radicou na cidade do Rio de Janeiro?
Muitos parentes meus chegaram no mesmo período do seu avô e foi pesquisandoo fichário que fui levantando os dados que precisava.
Você reside em que cidade?
Atenciosamente,

Jorge Bastos Furman
jorgefurman@uol.com.br

Resposta

Link directo:

obitos na Sta Casa de Misericordia/Rio

#71912 | luikebr | 29 ago 2004 09:31 | Em resposta a: #67848

Obitos podem ser encontrados atraves de buscas na Sta Casa da Misericordia no Rio de Janeiro. A ordem tem os registros e proced e a busca, mas creio ser necessario ir pessoalmente pois eles nao tem servico de internet, ao menso nao tinham qdo lah estive ha dois anos atras. Todas a spessoas falecidas e enterradas pla ordem, que inclui a maioria dos catolicos, estao lah.

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#71940 | ptm | 30 ago 2004 10:08 | Em resposta a: #71889

Caro Jorge,
Antes de mais, agradeço os seus esclarecimentos.
Não disponho de mais dados acerca do meu antepassado.
Esses dados relativos aos estrangeiros, não estão informatizados?
Será que não se consegue pelo nome?
Eu sou de Viana do Castelo, Portugal.
Cumprimentos.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#73059 | jorgevalente | 14 set 2004 00:05 | Em resposta a: #62802

Veja uma coisa interesante, que vale para muita gente que procura familiares no Brasil, você entrando no Site www.telelistas.net e digitando apenas muitas vezes só o sobrenome, como Vinhais e a cidade e o Estado, no caso pode ser Rio de Janeiro RJ, você consegue o endereço e o telefone de muitas pessoas com esse sobrenome. espero que ajude, estou mandando esta pesquisa para você ok
uma abraço Jorge

Adriana Alexandre Vinhais
Rua José Higino, 214 ap 704 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2575-6916


Alfredo Vinhais do Carmo
Rua Ribeiro Guimarães, 217 ap 606 - Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2568-4316


Antônio Vinhais
Av Teixeira Castro, 10 ap 303 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2209-0847


Carlos Vinhais
Rua Pereira Nunes, 381 ap 405 - Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 3872-1958


Claudio Jose Vinhais Araujo
Rua John Kennedy, 118 ap Cb - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2493-5382


João Vinhais
Rua Andrade Neves, 241 cb 1 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2268-7800


Jose Vinhais
Rua Fausto Cardoso, 237 - Rocha Miranda - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 3372-6473


Lafaiete Vinhais Pereira
Rua Artistas, 384 - Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2288-8253


Luiz Vinhais
Estr Rio Morto, 197 bl 4 ca 101
Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2428-3573


Luzineide da Silva Vinhais
Rua Da Camila, 87 - São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 3890-6228


Manuel Vinhais
Rua Alfredo Pinto, 41 ap 402 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2264-7668


Maria Cristina Vinhais
Rua Alfredo Pinto, 41 ap 402 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2567-8187

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia do Prof. Sousa Franco

#103612 | ACB | 22 out 2005 19:27 | Em resposta a: #68522

Cara Maria Rosa Pacheco Machado,

Porque não sou um frequentador assiduo deste forum, só agora reparei neste tópico, razão pela qual lhe estou a responder neste momento.

Não trarei grandes novidades, mas "quem dá o que pode mostra o que deseja"!

Por ser setubalense e apreciador da obra de seu avô Fran Paxeco, a quem Setúbal muito deve, só poderei fronecer dados referentes à ascendência daqui natural.

Assim quanto a dúvidas por si acima mencionadas, posso esclarecer:

1- Joaquim Pacheco (irmão de Fran Paxeco) foi casado com Deolina Baptista Pacheco, pais de Óscar Paxeco, Maria de Jesus Paxeco de Sousa Franco, Isabel e Clóvis.

2 - Óscar Paxeco, outro joranista a quem Setúbal também muito deve, nasceu a 10 de Agosto de 1904, na freguesia de S. Julião / Setúbal e faleceu solteiro 17 de Fevereiro de 1970.

3 - Quanto à família do Brasil, pouco consegui para além da data do casamento, em S. Luis do Maranhão, com Isabel Eugénia de Almeida Fernandes Paxeco, no dia 8 de Setembro de 1910.

4 - Numa entrevista que sua mãe - Elza PaXeco - concedeu a uma revista de Lisboa (Março/1949), em determinada altura afirma, quando lhe perguntaram qual a nacionalidade: "Portuguesa" e esclarece "Nasci no Brasil, e minha mãe é brasileira, mas descendente de famílias portuguesas".

Parece-me que, por agora, é tudo quanto posso informar, a não ser alguma da bibliografia que poderá ser consultada:

- "Fran Paxeco e as Figuras Maranhenses", de Joaquim Vieira da Luz, Rio de Janeiro de 1957;

- "Fran Paxeco no Brasil", de Eugênio Leitão de Brito, Belém do Pará, 1993(?);

- "Vultos Setubalenses", de Ricardo Correia, Setúbal 1986;

- Setubalenses de Mérito", de João Francisco Envia, Setúbal, 2003.

Cumprimentos,
António Cunha Bento

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#104010 | carioca3011 | 28 out 2005 01:49 | Em resposta a: #73059

Prezada colega,
Como se trata de um diplomata, o melhor a se fazer seria contatar o Consulado de Portugal ou a Embaixada no Brasil.
Att,
Soraia

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#104039 | mpinto | 28 out 2005 17:57 | Em resposta a: #73059

Caro Jorge Valente,

Desculpe a pergunta, mas procuro informações sobre dois irmão da minha bisavó que estiveram no Brasil nos finais do Sec. XIX inícios do Sec. XX, Constantino Soares Valente e José Soares Valente. Sei que é um tiro no escuro, mas será que reconhece estes nomes?

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#108154 | Fatimamg | 28 dez 2005 06:28 | Em resposta a: #67727

Caro Sr. não sei se depois de tanto tempo ainda necessita da ajuda que solicita aqui, em caso afirmativo, informo-lhe da existência de um site onde cartórios integrados atendem as solicitações via internet para qualquer parte do mundo, desse e de varios outros documentos neles registrados.
Caso queira o endereço do site disponho-me a fornecê-lo através de meu endereço: fatimapereirasouza@yahoo.com.br.

Meus melhores cumprimentos

Fátima

Resposta

Link directo:

Como encontrar familiares no Brasil?

#108160 | Lourval | 28 dez 2005 11:13 | Em resposta a: #104039

Maurício,
Visite este sítio: http://www.telelistas.net/
E faça sua busca. Eu encontrei quatro José Soares Valente e alguns Constantinos Valentes.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#112385 | vfalavinha | 19 fev 2006 14:08 | Em resposta a: #62802

Sra. Rosa Machado,

sou brasileiro e vi que a sra. tem Franco em seu nome.
Minha avó chama-se Nívea Franco, sendo natural do Estado de Minas Gerais, onde se concentra esta família.
Se a sra. desejar encontrar parentes desta família (provavelmente nós somos, mas muito distantes), sugiro que procure em Belo Horizonte, capital do dito Estado, e em cidade mais ao sul e leste, como Campestre, Machado, etc.
O meu conhecimento deste ramo chega ao meu trisavô, João Virgílio Franco. O único conhecimento que tenho dele é que participou do Concílio que dividiu a Igreja Presbiteriana cá no Brasil.

Obrigado,

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#115140 | ayxa2303 | 26 mar 2006 20:31 | Em resposta a: #62802

Chamo me Balbino Santos, sou português e gostaria de encontrar a minha irmã que é brasileira e mora no Brasil.O nosso pai chamava-se Américo Dias Félix filho de Irmínia Dias Félix e Américo Félix., já todos falecidos. Eram naturais de São Martinho de Mouros, Resende distrito de Viseu Portugal.
Segundo informações o nosso pai trabalhava na área de panificação e morreu num acidente de viação no Brasil mais ou menos há trinta e tal anos.Não tenho a certeza se está sepultado em São Paulo ou em Rio de Janeiro.
Agradeço qualquer informação.Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#115451 | NEPOMUK | 30 mar 2006 13:55 | Em resposta a: #67850

prezada maria rosa pacheco machado, procuro parentes de meu pai ai em portugal ele veio para o Brasil no inicio do seculo 20, minha mae dizia que com um tio de nome armando machado se estabeleceram em sao paulo , mas depois meu pai veio para o Rio de janeiro, naturalizou-se brasileiro ,e ficou por aqui ate 1958 quando morreu . Não conheci nenhum parente do meu pai seu nome era Antonio Machado, filho de Joaquim Machado e Rosa Maria Ribeiro neto de Catarina da Costa por parte do pai e avo desconhecido, neto materno de maria Ribeiro e Manuel da Silva , meu pai nasceu no lugar de Formigal, em Sezedelo, Guimaraes, foi batizado na paroquia de Santa Cristina de Serzedelo. Gostaria de saber mais sobre o seu sobrenome Machado, pois meu pai era filho de um Machado e portanto deveria ser neto também apesar de nao saber o nome de seu avô paterno. Desde já agradeço . Em tempo:meu logout é Nepomuk, mas meu nome Maria da Conceição Machado Lourenço, moro em Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil

Resposta

Link directo:

Como encontrar familiares no Brasil?

#115511 | Lourval | 31 mar 2006 01:22 | Em resposta a: #115140

Caro Balbino,
Você não tem a menor idéia do nome de sua irmã ou do nome da mãe dela? É que o apelido Félix ou Dias Félix é desafortunadamente muito comum. Creio que o seu caso tem solução, bastaria encontrar o óbito de seu pai e lá constaria o nome da filha, pelo menos.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#115565 | ayxa2303 | 31 mar 2006 21:49 | Em resposta a: #115511

nunca conheci nem vi meu pai, nao tenho dados nenhuns da minha irma, e quanto ao obito do meu pai como ele morreu aí no dia em q m vinha buscar, deve tb d tar por aí.
vou tentar arranjar mais algumas informaçoes.
Obrigado pela sua atenção

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#117426 | ropegri | 26 abr 2006 19:57 | Em resposta a: #67850

Conheço uma família Rosa Machado que reside em uma Cidade no Estado do Rio de Janeiro, fica há 120 Km da Capital.
Se tiver interesse, posso manter contato com ela e lhe passar informações.
Tem também uma pequena Cidade de nome Rosa Machado.
Atenciosamente,
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#117427 | ropegri | 26 abr 2006 20:01 | Em resposta a: #67850

Além dessa família que reside em uma Cidade próxima ao Rio de Janeiro, tem também em S. Luiz do Maranhão Marcelia Cristina Rosa Machado e Carlos Alberto Rosa Machado.
Se necessitar de mais informações, favor solicitar.
Atenciosamente,
Roberto Pereira Grillo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia do Prof. Sousa Franco

#117429 | ropegri | 26 abr 2006 20:04 | Em resposta a: #68522

Prezada Maria Rosa,
Estou tendo conhecimento desse site agora, se necessitar de maiores informações em Belém do Pará, posso auxiliar.
Atenciosamente,
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#141847 | DanieleBiba | 26 jan 2007 19:53 | Em resposta a: #117426

Conheço uma família Rosa Machado que reside em uma Cidade no Estado do Rio de Janeiro, fica há 120 Km da Capital.
Se tiver interesse, posso manter contato com ela e lhe passar informações.
Tem também uma pequena Cidade de nome Rosa Machado.
Atenciosamente,
Roberto
------------------
Querido Roberto Grillo,

não sabia o quanto lhe interessava investigar a minha vida e minhas origens.
Não lhe dei permissão para passar qualquer tipo de informação a ninguém sobre
minha família e principalmente sobre minha vida.
Procure a família souza, se isso pode se chamar de sobrenome.

E é assim que se descobre as coisas... descobri muito tarde de demorei para perceber que durante quase cinco anos, dormi com o inimigo.

Passe bem,

Ass.:
Daniele - cujo o sobrenome não lhe interessa.

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#146291 | rilza | 03 mar 2007 19:22 | Em resposta a: #67727

José Jorge, Qual seu interese nas informações? voce reside onde?
nos registros de batizado constam por ex ernesto, filho de Ernesto e Maria Amelia
meu e-mail rilzasouto@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#147644 | ducha | 12 mar 2007 13:43 | Em resposta a: #146291

Sou Maria Dulce, filha de José Maria Polonio e neta de José Maria Polonio que foi para o Rio de Janeiro no ano de 1922 (aproximadamente). O meu pai esteve no Rio de Janeiro no ano de 1946 (aproximadamenre) para conhecer o pai e a sua nova familia. O meu pai falava num irmão de nome João Manuel. Gostaria de conhecer alguém da familia do meu avô. Meu email rbnesteves@yahoo.com

Resposta

Link directo:

Os Parga do Maranhão

#202697 | carolnvf | 09 jul 2008 13:23 | Em resposta a: #62802

Prezada Rosa, somos primas. Descendo do Capitão Manoel José de Assunção Parga e de Dona Antonia Maria Clara de Andrade, Patriarcas dos Parga do Maranhão.
Localizei a sua família em minha árvore.
Aguardo uma resposta.
Abraço
Anamaria

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#203226 | Mário Palm | 15 jul 2008 10:30 | Em resposta a: #62824

Caros amigos:


Através na “navegação” na Internet, tomei conhecimento do v/site e lembrei-me então que talvez me pudessem ajudar na pesquisa de antepassados meus, com origem no Brasil.
Meu bisavô paterno – Manuel da Gama Lobo – nasceu em Monte Alegre em 06/03/1831, sendo aí baptizado em 09/04/1831. Era filho de Nicolau da Gama Lobo, que foi Capitão-Mor e de Maria do Carmo Lima da Gama.

Matriculou-se na Faculdade de Medicina da Baía em 1893 e formou-se em Medicina, na Universidade do Rio de Janeiro, contando ter sido o primeiro oftalmologista do Brasil.

Casou com Ana Leonor Dargeau, em 19/02/1859, tendo tido 4 filhas.

Faleceu em viagem na Europa, em 07/07/1993, tendo mais tarde sido sepultado no cemitério de S. João Baptista – Botafogo – Rio de Janeiro.

Estes são todos os dados que possuo sobre esse meu antepassado. Desde já agradeço toda e qualquer colaboração no sentido de melhor conhecer os meus antepassados com origem nessa cidade, bem como eventuais descendentes actualmente existentes.

Desculpem este meu atrevimento mas julgo que compreenderão todo o meu interesse neste assunto.

Mais uma vez obrigado.

Mário Lobo Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#203245 | Samuel C O Castro | 15 jul 2008 15:16 | Em resposta a: #203226

Caro Mário,

Não tenho condições de lhe ajudar em Pesquisa no Rio de Janeiro, pois moro há uns 800 quilômetros de lá. Mas, sugiro-lhe entrar no site www.telelistas.net por NOME preencha Gama Lobo, selecione a UF por RJ e a cidade do Rio de Janeiro. Ali encontrarás diversos com o duplo apelido, com endereço completo e telefone, podendo contatá-los.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#205960 | M.Dourados | 21 ago 2008 18:37 | Em resposta a: #115565

Aproveitando este assunto de procura de Familiares no Brasil, gostaria que alguem me pudesse ajudar na procura de primos directos que nunca conheci.
Meu Pai, Portugues, imigou para o Brasil com dois irmãos:
Manuel Fernandes Ribeiro e Joaquim Fernandes Ribeiro.
Meu pai entretanto mudou do Brasil para a Venezuela onde acabou por falecer á 35 anos, mas seus irmãos nunca mais sairam do Brasil. Acho que o meu Pai seria o mais novo desses irmãos e se fosse vivo teria 99 anos.
Gostaria de encontrar descendencia dos meus tios, mas não sei em que parte do Brasil poderão estar. Meu Pai vivia no Distrito Federal (é o que diz num documento que tenho da Inspectoria de Vehiculos de 18 de Agosto de 1931).
Outra informação é o nome dos meus avós Portugueses
Manuel Fernandes Ribeiro e Rosa Correia de Sá , que viviam na Freguesia de Espargo, Concelho de Santa Maria da Feira, onde nasceram todos os irmãos e irmãs, Angelina Correia de Sá, Maria Correia de Sá e Rosa Correia de Sá. Nenhuma destas irmãs está viva e a sua descendencia não sabe também nada desses primos.
Agradeço a quem me poder ajudar, porque não tenho nenhuma prática em o fazer, como também se me souberem dizer como posso encontrar duas irmãs que tenho por parte de Pai na Venezuela.
A todos os meus sinceros cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#212035 | josieli | 30 out 2008 21:49 | Em resposta a: #147644

sou josieli patricia martins, filha de joberto martins e neta de maria aparecida da costa e benedito martins, que se separou da minha avó e voltou para sua, cidade de origem bauru.
reencontrei meu avô aos oito anos de idade, depois nunca mais o vi. sei que se casou novamente, sua esposa chama-se dona francisca,eles na época moravam em uma fazenda,e meu avô teve mais seis filhos,se não me engano;me lembro de alguns nomes: adilson, regina, cacilda......gostaria de poder reencontrar meu, avô.
se alguém souber de algo sou de americana obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Os Parga do Maranhão

#217224 | rosa machado | 03 jan 2009 19:50 | Em resposta a: #202697

Cara Anamaria

Desculpe só agora lhe responder, mas a minha profissão tem-me absorvido e desgastado bastante.
Muito obrigada pela sua informação. No entanto gostava que me fizesse o favor de explicar como está a minha família na sua árvore genealógica.
Foi alguma das primas direitas (ou irmãs) da minha Mãe (Beatriz, Eleonora ou Dulce - filhas dos meus tios avós Luis Manuel de Almeida Fernandes e Guilhermina Vinhaes Fernandes) que casou com um Parga do Maranhão, seu antepassado? Ou é outra a ligação? Quando puder diga, se faz favor.

Com um abraço reconhecido da

Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Os Parga do Maranhão

#217228 | carolnvf | 03 jan 2009 20:37 | Em resposta a: #217224

Prezada Rosa,
Fico contente que tenha respondido. Já havia perdido a esperança de encontrá-la...
Na verdade, o nosso parentesco se dá muito antes do nascimento da Guilhermina Vinhaes e tentarei fazer um pequeno resumo até o seu nascimento.

No Maranhão, o início está no casal Alexandre Ferreira da Cruz e Mariana Clara de São José de Assunção Parga, em meados do Século XVIII.

Alexandre Ferreira da Cruz nasceu no Couto do Mosteiro, em Santa Comba Dão, Viseu, em 1716, filho de Manoel Ferreira e Francisca Ferraz. Neto paterno de Luis Ferreira e Luzia Francisca. Neto materno de Antonio Jorge e Ana Gomes. Bisneto materno de Manoel Álvares e Maria Francisca. Bisneto materno de Antonio Jorge e... Bisneto materno de Manoel Pires e...

Bisneto paterno de João Luís e Isabel Ferreira, casal tronco dos Ferreira até o momento, casados por volta de 1640.

E se considerarmos a história oral da minha família, a origem de Isabel Ferreira estaria na Ilha da Madeira, ligada aos Drummond... Mas não consegui ir além. Mandei fazer busca nos arquivos de Viseu, Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro e o casamento de João Luís e Isabel não foi encontrado.

Pelos Parga o início está no Maranhão, no casamento do Capitão Manoel José de Assunção Parga e de Antonia Maria Clara de Andrade, portugueses que tiveram, pelo menos, dois filhos: a nossa avó Mariana Clara de São José e Baltazar de Assunção Parga.

Alexandre e Mariana eram ricos fazendeiros, com três sesmarias e muitos escravos, listados no rol dos mais ricos do Maranhão no século XVIII, que entre outros filhos tiveram:

4. JOAQUIM FERREIRA DE ASSUNÇÃO PARGA. Tenente Coronel. Nascido em 1762, ou 1768, em São Luís. Falecido, em 17 de Janeiro de 1843, na Fazenda de Santo Antonio, no Alto Mearim. Casado, em 1804, em Itapecuru, com Dona Rosa Bernardina Lisboa, nascida em 1783, em Itapecuru, e falecida em 17 de Janeiro de 1843. Pais de:

2.4 Alexandre Ferreira Lisboa Parga. Fazendeiro. Nascido em 1811, em São Luís. Casado, em 1831, com Dona Maria Isabel Gonçalves Nina, nascida em 1818 e falecida em 13 de Junho de 1866, em São Luís, com Testamento, filha de João Gonçalves de Jesus, natural de Portugal, e de Dona Francisca Rita Gonçalves, neta paterna de Manuel Rodrigues Nina. Pais de:

3.2 Rosa Laura Lisboa Parga. Nascida em 1835. Casada, em 31 de Março de 1856, com João Gonçalves Nina, nascido em Itapecuru, filho de José Gonçalves Nina (ou Manoel Rodrigues Nina) e de Dona Carolina Rosa dos Reis. Pais de:

4.5 Joaquim Gonçalves Nina. Casado com Dona Rosa Bernardina Ferreira. Pais de:

5.1 João Gonçalves Ferreira Nina. Casado com Dona Palmira Carvalho Bulhão, nascida em 19 de Fevereiro de 1851, filha de João Carlos Bulhão e de Dona Cesaltina Galvão de Carvalho, neto paterno de João Antonio da Silva e de Dona Carlota Oliveira Bulhão, neto materno de Francisco de Oliveira Bulhão e de Dona Rosa Helena Lamaignere. Pais de:

6.1 Cesaltina Bulhão Nina. Nascida em 17 de Janeiro de 1874. Casada com Dr. Antonio Jovita Vinhaes, médico militar, filho de José Manoel Vinhaes e de Dona Guilhermina Jovita. Com geração. Pais de:

7.1 Guilhermina Vinhaes.

Seria bom se pudessemos nos falar... Você pode pedir o meu email particular ao mediador.

Aproveite para conhecer um pouco mais das nossas no meu blog.

http://familianunesvieiraferreira.blogspot.com

Abraço
Anamaria

Resposta

Link directo:

como encontrar membros da familia freire de andrad

#223624 | maria ruth | 13 mar 2009 16:44 | Em resposta a: #63317

Sou da familia Gomes Freire de Andrade de Portugal. Sei quetenho muitos parentes no Brasil e agora descobri que também oshá em joinville. Ele se chama, (um deles) Edilso da Silva freire. Como encontrá-lo? Também moro em joinville.
Grata
Maria Ruth Mora

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#228828 | joaopecegueirodias | 09 mai 2009 21:47 | Em resposta a: #62802

Prezada Sra. Rosa Paxeco Machado,

Que surpresa em encontrar neste fórum a neta do ilustre Fran Paxeco. Seu avô foi muito amigo de meus bisavôs, que também eram portugueses, Manoel Coelho Pecegueiro Júnior e Joaquim Júlio Corrêa. Tenho em minha biblioteca, alguns livros que foram escritos por seu avô. Creio que saiba que ele é um dos fundadores de uma das Cadeiras da Academia Maranhense de Letras, que ano passado comemorou seu centenário de fundação.

Aqui, quando chegou no início do século XX, auto-exilado por divergências políticas com o governo monárquico português, Fran Paxeco conquistou a toda sociedade ludovicense com seu caráter, seu brilhantismo intelectual e sua elevação de vistas. Em minha família, até hoje se fala do grande Fran Paxeco. Ele é um dos "personagens históricos" (dentre os quais coloco dom Pedro II, a Princesa dona Isabel, Santos Dummont, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz dentro outros) que se pudesse voltar no tempo gostaria muito de tê-lo conhecido. Consola-me o fato de sabé-lo amigo de meus antepassados.

Seu avô foi um grande cidadão que muito amou o Maranhão, a ponto de, a senhora deve saber, recusar transferências para postos da carreira diplomática muito mais prestigiosos que o consulado de São Luís do Maranhão. Dizem, e a senhora pode me confirmar, isto, creio eu, que mesmo depois de doente e acamado, sempre pedia notícia do Maranhão e que ao ouví-las sempre se emocionava.

Farei de tudo para ajudá-la a encontrar algum dos seus parentes pela estirpe da sra. dona Eugênia, sua avó. Os Almeida Fernandes e os Vinhais era famílias da aristocracia maranhense.

Gostaria de pedir-lhe, por gentileza, os dados genealógicos (data de nascimento, morte, profissão, e o que mais julgar interessante) do seu avô e de sua família,pois sou genealogista diletante e muito me interessa saber mais sobre Fran Paxeco. E para um contato mais rápido, eis o meu correio eletrônico: joaopecegueirodias@hotmail.com

Abraço fraterno e mees melhores cumprimentos maranhenses,
João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Os Parga do Maranhão

#242046 | rosa machado | 15 out 2009 21:41 | Em resposta a: #217228

Boa noite Ana Maria,

Desculpe-me toda esta demora em responder-lhe!
Ah, e entretanto deixe-me dizer-lhe que já fui conhecer São Luís do Maranhão... Adorei, e espero lá voltar para a inauguração do Museu do Azulejo.

Vou transcrever o que recebi de minha irmã:
O nosso tio avô chamava-se Luís Manuel de Almeida Fernandes (São Luís do Maranhão 1878 - Rio de Janeiro 1911). Estudou Engenharia e casou muito cedo com Guilhermina Vinhais também de São Luís do Maranhão. Viveram no Rio de Janeiro onde tiveram 4 filhos:
Beatriz (que devia ser a mais velha)
Eleonora - nascida em 1906
Dulce - nascida em 1909
Luis, que morreu muito novo
(todos Vinhais Fernandes)

Beatriz adquiriu o nome Otero pelo seu casamento.
A nossa Avó Isabel Eugénia de Almeida Fernandes Paxeco escreveu-se com elas até falecer em 1954.
A última morada que conhecemos (portanto do início da década de 50 do séc. XX ) é:
R. Xavier da Silveira, 45, Apto 14
Copacabana - Rio de Janeiro

Nós gostávamos de saber notícias dos descendentes directos (netos ou bisnetos) das suas três filhas, já que pelo menos Beatriz se casou.
Nossa Mãe era prima direita delas e sobrinha directa de Luís Manuel de Almeida Fernandes (irmão de sua Mãe e nossa Avô acima referida).
Portanto, não somos descendentes dos Vinhais. Nossos primos, se existirem, é que são seus parentes.

Um abraço,

Rosa machado

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#250998 | ELIZANGELA33 | 05 mar 2010 02:31 | Em resposta a: #62824

qro encontra parentes de meu avo qui nunca conheci
o nome dele é GREGORIO ALVES DE OLIVEIRA ...MEU PAI
qui era filho dele.era de alagoinha BAHIA
O NOME DO MEU PAI É FRANCISCO ALVES DE OLIVEIRA
MAE DO MEU PAI SEVERINA MARIA DAS VIRGENS

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#251020 | complicidade1 | 05 mar 2010 14:56 | Em resposta a: #62802

Bom dia D. Rosa.

Eu consegui encontrar duas famílias em Portugal, das quais eu descendo.Por isso em primeiro lugar, terá que ter muita paciência e tempo de sobra,nada de ansiedade e pressa,ok?

Em primeiro lugar caso estas pessoas por quem procura, não tenham mudado de cidade,um local que pode lhe dar informações preciosas são os cemitérios com as suas respectivas secretarias e direção.Procure por túmulos com os sobrenomes que deseja.Alguns cemitérios são informatizados outros não.Para ter acesso aos cemitérios de uma cidade ,terá que consultar uma lista. Este site brasileiro: telelistas.net ou talvez www.telelistas.net.Digite o nome do estado,da cidade e no campo procurar, digite cemiterio..... não precisa digitar o nome e espere aquilo que aparecerá.Terá que consultar inicialmente os mais antigos.

Outro lugar são os cartórios(os mais antigos-poderá encontrar os telefones pelo mesmo site que citei).A média de vida das pessoas está em torno de 65 a 75 anos,por isso calcule a data da pessoa que faleceu aproximadamente somando os 65 a 75 anos na data de nascimento e terá uma data aproximada.Ligue para os cartórios e peça-os que faça uma busca em um espaço de 10 ou 05 anos .Se encontrar terá o nome do cemitério que aquela pessoa foi sepultada,sua família,depois ,procure saber onde estão os proprietários daquela sepultura,seu endereço.

A própria lista telefônica pode lhe ajudar muito,terá que ligar para os sobrenomes que lhe são familiares,às vezes vária familias possuem um mesmo sobrenome sem haver parentesco algum.

As arquidioceses no Brasil (algumas ) possuem arquivos espetaculares:batismo,casamento,eucaristia.etc.Entre em contato com elas por telefone(telelistas.net).


Será emocionante,boa sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#251039 | Samuel C O Castro | 05 mar 2010 18:30 | Em resposta a: #250998

Elizangela,

A dica que tenho disponibilizado às pessoas interessadas em encontrar pessoas (que tenham telefone) no Brasil, está indicada em minha mensagem de 15-07-2008, 15:16, deste tópico.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#252314 | Katia Becho | 28 mar 2010 04:49 | Em resposta a: #104039

Caro Maurício,
meu bisavô era Constantino Soares Valente e veio de Portugal para o Rio de Janeiro.
Depois, mudou-se para Barbacena, no estado de Minas Gerais.
Não tenho em mãos mais informações, mas tenho como consegui-las posteriormente.
De que cidade é sua bisavó, do Porto?
Obrigada,
Katia

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#252325 | mpinto | 28 mar 2010 11:13 | Em resposta a: #252314

Cara Katia,

Somos, quase de certeza, parentes. Sou bisneto de Júlia Soares Valente, que tinha dois irmãos, Constantino e José, que estiveram no Brasil. Eram todos naturais de Alvarenga, uma freguesia do concelho de Arouca, a cerca de 70 Km do Porto. A minha bisavó casou e viveu em Alvarenga. O tio José casou com uma senhora italiana ainda no Brasil e voltou para Portugal onde viveu no Porto. Ignoro se jamais voltou ao Brasil ou se continuou com negócios lá. Sei que os filhos já foram todos criados em Portugal e houve muito contacto entre eles e a minha avó, sua prima. Conheço e sou amigo de alguns descendentes que vivem aqui no Porto.

Quanto ao tio Constantino nada sei. Há algumas histórias (e fotografias) de um sua estadia cá em Portugal, presumo que em férias, mas ignoro se voltou para o Brasil, se casou e teve filhos, etc. Como imagina, ficaria muito grato se pudesse preencher essa lacuna na nossa história familiar.

Agraceço-lhe desde já o contacto e aguardo com expectativa mais notícias.

Cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#262584 | 22081965 | 21 set 2010 13:44 | Em resposta a: #115451

Olá Maria da Conceição Machado Lourenço, o meu nome é Maria do Céu Ribeiro sou de Guimarães - Portugal, e verifiquei que em 2006 procurava parentes do seu pai no nosso País. Chamou-me atenção porque vivo numa freguesia mesmo ao lado de Serzedelo Guimarães mais concretamente em Gondar concelho de Guimarães. Tive familiares antepassados que viveram em Serzedelo. Espero que já tenha tido informações que pretendia se não for o caso se eu puder ajudar. A Minha avó materna tambem tinha 3 irmãos que foram muito novos para o Brasil e por lá ficaram. Ela Falava deles com muito carinho e tambem tristeza por nunca mais os ver. A minha mãe tem primos directos filhos desses tios que não conhece. vou tentar descobrir mais pormenores, porque sabemos que esses tios residiram no rio de janeiro (Copacabana não é certeza).

Resposta

Link directo:

RE: Os Parga do Maranhão

#266946 | ajag | 16 dez 2010 17:06 | Em resposta a: #217228

Anamaria
Estou interessado nos Vinhaes e por conta disso tenho alguns registros. Consta-me que Guilhermina Vinhaes Fernandes, cujos descendentes se procura, não é descendente dos Parga, mas sim filha de José Augusto Vinhaes com a carioca Elisa Ferreira. Essa Guilhermina nasceu em 20/07/1881, no RJ. A mãe de José Augusto chamava-se Guilhermina Augusta Mendes Vinhaes. Outra Guilhermina Vinhaes, dessa mesma família, foi casada com o contra-almirante Othon Bulhão Carvalho, maranhense, (n.1852, f.1911) provavelmente irmã de Palmira Carvalho Bulhão, citada em seus registros. Guilhermina e Othon tiveram apenas um filho, Othão.
Amilcar

Resposta

Link directo:

RE: PAXECO

#266948 | ajag | 16 dez 2010 17:55 | Em resposta a: #71275

Rosa
De fato, como informei para Anamaria, Luiz Fernandes, que era filho de Luiz M. Fernandes e Rosa Candida, foi casada com Guilhermina Vinhaes Fernandes, filha de Jose Augusto Vinhaes e Elisa Ferreira Vinhaes. Está no registro de nascimento, acessivel pela internet. Luiz Augusto Vinhaes Fernandes nasceu a 21/05/1907 e, como diz, morreu cedo. O Diario Oficial registra que não se apresentou para o serviço militar obrigatório aos 21 anos. Na época de seu nascimento a familia morava na rua Paraiso, 41, em Santa Teresa, RJ. É provável que as irmãs tenham também lá nascido. Pode ser verificado no mesmo site onde encontrei o registro de Luiz. Se tiver interesse nesse registro envie email para ajagbr@gmail.com. Saudações
Amilcar

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#269945 | robertowps | 05 fev 2011 04:16 | Em resposta a: #62802

meu nome é roberto wellingtom pacheco de souza e minha mãe é do maranhão eu tenho ligação com a familia paccheco de souza ?

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#269946 | robertowps | 05 fev 2011 04:23 | Em resposta a: #62802

roberto wellington pacheco de souza
acheiesse post na net .....

http://www.fructal.com.br/sistemas/livro/genealpacheco.shtml

Resposta

Link directo:

RE: Os Parga do Maranhão

#269947 | robertowps | 05 fev 2011 04:26 | Em resposta a: #217224

eu sou roberto wellington pacheco de souza nascido no rio de janeiro

minha mãe é do maranhão

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#269948 | robertowps | 05 fev 2011 04:31 | Em resposta a: #62802

minha mãe pé do maranhão nasceu em 45 e é a pessoa em que eu mais me orgulho de ter me gerado para esse mundo !!!

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#269952 | Peña Rey | 05 fev 2011 09:15 | Em resposta a: #67850

Maria Rosa: Dirijo-me pela busca que faço de documentos e informações da minha tararavó MARIA CÂNDIDA PIRES, que segundo informes, viveu em Antonina e Curitiba, Paraná. Foi casada com JOAQUIM ANTONIO DE ALMEIDA, com quem teve minha bisavó Francisca Cândida Pires, que nasceu em 1878. Acho que não nasceram no Paraná, pois não encontrei seus documentos por aqui.

Obrigado.

Clovis M. Pena - Curitiba - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#272660 | quinta.sal | 16 mar 2011 17:44 | Em resposta a: #71880

16.04.2011

Cara Gilda Melo

Os meus melhores cumprimentos.

A minha mulher tinha um Tio de nome ROMANO REBELO , que nasceu em Trás os Montes ( Sta. Marta de Penaguião) em 1872 , que era portador da Carteira de Identidade Brasileira nº 3050 , e que vivia no Rio de Janeiro
no ano de 1912. Era solteiro nessa data .

Gostariamos de saber se teve família e quais os seus descendentes e moradas .

Em contra partida , se pretender saber algo de Portugal ( do Minho ) estou à sua disposição para qualquer pesquisa
especialmente do Distrito de Viana do Castelo .

iberolider@gmail.com

Atentamente

João Roberto Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#273544 | jomansino | 29 mar 2011 14:11 | Em resposta a: #62824

Olá


Eu gostava de encontrar uns familiares que tenho no Brasil que perdi completamente o rasto. Não sei como proceder para conseguir encontrá-los. Alguem me pode ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar familiares no Brasil?

#273584 | Samuel C O Castro | 29 mar 2011 23:23 | Em resposta a: #273544

Prezado Jomansino,

A dica que tenho disponibilizado às pessoas interessadas em encontrar pessoas (que ATUALMENTE tenham telefone) no Brasil, está indicada em minha mensagem de 15-07-2008, 15:16, deste tópico. Podendo a busca ser por nome completo, por apelido composto, ou apelido simples. Se souber o Estado (UF) e a cidade melhor, não sabendo poderás pesquisar por Estado e, se for um apelido muito incomum, pode se feita a pesquisa a nível de Brasil.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen