Família: Pereira da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família: Pereira da Silva

#6285 | artur41 | 26 jun 2001 10:20

Caros colegas

Estou procurando a linha de ascendência de Fernão Pereira
da Silva. Foi casado com D.Maria de Noronha. Deste casamento
nasceu D.Mariana Francisca Pereira da Silva, que casou com
João Pinto Coelho Pereira da Silva(seu primo, filho de
António Pinto Coelho e de D.Francisca de Ataíde.
Agradeço informações sobre os "Pereira da Silva".

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#6311 | rmfrp | 26 jun 2001 19:32 | Em resposta a: #6285

Caro Senhor:

Não sei se as épocas e/ou locais correspondem, mas no tópico "Famílias de Faro" lancei a questão da ascendência do Cap. Paulo Pereira da Silva (século XVII) e sua possível relação com outros Pereira da Silva do Algarve.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#38850 | jacques | 02 abr 2003 18:14 | Em resposta a: #6285

Caro Sr.:
A ascendência de Fernão Pereira da Silva pode ser consultada no Nob. das Famílias de Portugal de Felgueiras Gaio no cap. Pereiras.
Esta famíla descende de Rui Gonçalves Pereira, filho bastardo de D. Gonçalo Pereira, também ascendente dos condes da Feira.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#38884 | artur41 | 03 abr 2003 07:42 | Em resposta a: #38850

Meu caro Júlio


Esteja à vontade para me tratar pelo nome. Apesar de ter conhecimento desta minha ascendência, o meu agradecimento pela informação.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#38958 | jacques | 03 abr 2003 17:21 | Em resposta a: #6285

Caro Artur
Ontem por lapso enviei a mensagem sem a terminar.
Este João Pinto Coelho não tem os apelidos Pereira da Silva, pois só entram na família com D. Mariana Francisca.
Encontrei no Livro de Ouro da Nobreza um João Pinto Coelho Pereira da Silva, bisneto do acima, bastardo José Pinto Coelho, f. 2º de António Luís Vaz Pinto e de D. Antónia Josefa, sua 1ª mulher. Daí, talvez a confusão de apelidos.
Sou também descendente dos Pinto Coelho, estive há algum tempo em Fermedo e Cabeçais. mas não encontrei vestígios da família. Como as principais propriedades ficavam na Régua e em Lamego (Quintas do Cedro, Fonte Galega e Calvilhe ), creio que nas referidas terras só usufruíam de rendas.
Cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#38962 | zepas | 03 abr 2003 17:33 | Em resposta a: #38958

Caro Julio Pereyra

Creio que existem antigas propriedades/solares da família Pinto Coelho em Mondim de Basto.

Cumprimentos,
JP

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#38968 | artur41 | 03 abr 2003 17:39 | Em resposta a: #38958

Caro Julio


Mas qual é o João Pinto Coelho que refere?


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#38973 | jacques | 03 abr 2003 17:48 | Em resposta a: #38962

Caro JP
Sobre as propriedades na referida região não conheço. Pode ser de algum ramo secundário ou podem ter sido dadas como dote de alguma filha,como, por exemplo, a Quinta de Sergude que transitou para a famíla Teixeira como dote de D. Joana Coelho.
Cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#38981 | zepas | 03 abr 2003 18:01 | Em resposta a: #38973

Caro Julio Pereyra,

Não me parece ser o caso... mas o que é que entende por ramo secundário ?

Cumprimentos,
JP

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#38984 | jacques | 03 abr 2003 18:03 | Em resposta a: #38968

Caro Artur
Aqui vai um pouco da nossa A. G. para eu me fazer entender melhor e corrigir um erro:
João Pinto Coelho cc D. Mariana Francisca Pereira da Silva tiveram
António Luís Vaz Pinto cc (1º) D. Ana de Noronha tiveram
João Pinto Coelho Pereira da Silva cc D. Antónia Josefa Caetana da Silveira e Mesquita tiveram
Francisco Ant. Luís P. C. P. da Silva sg
e
José P. C. P. da Silva cs bastarda

Do 2º cas. de António Luís acima com D. Mariana Luísa Madalena da Silveira e Mesquita foi filha e herdeira D. Josefa Margarida Antónia da Silveira e Noronha.
Um abraço
Júlio Peryra

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#38988 | artur41 | 03 abr 2003 18:08 | Em resposta a: #38984

Caro Julio


Já percebi. Mas o primeiro João Pinto Coelho era "Pereira da Silva"!


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#39125 | jacques | 04 abr 2003 17:33 | Em resposta a: #38981

Nos Pinto Coelho o ramo principal são os Sres de Felgueiras e Vieira, Fermedo, etc., mas há outros ramos que mantiveram os apelidos e que descendem de filhos segundos e de via feminina(p.ex. os Sres de Simães e os descendentes do Dr. Carlos Zeferino Pinto Coelho )
Cumprimentos,
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#39127 | jacques | 04 abr 2003 17:38 | Em resposta a: #38988

Caro Artur

De todos os livros de linhagens que tive oportunidade de consultar o único que refere este João P. Coelho como Pereira da Silva é o de Alão de Morais. Ignoro de todo quem está correcto.
Um abraço,
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#39133 | artur41 | 04 abr 2003 18:05 | Em resposta a: #39127

Caro Júlio


O F.P.S.C, do João de Sousa da Câmara também o refere como "Pereira da Silva". Esta obra, não é, porém, um livro de linhagens.


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#39142 | artur41 | 04 abr 2003 19:38 | Em resposta a: #39133

Caro Júlio


Vamos completar, aqui no Genea, os dados referentes aos senhores de Fermedo? Eu já enviei alguns dados, que tardam a aparecer!
Quer-me ajudar?


Renovado abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#39145 | magalp | 04 abr 2003 20:09 | Em resposta a: #38958

A Qta. de Calvilhe, no termo de Lamego, esteve durante muito tempo incorporada no morgado da Casa do Poço, Sé, Lamego, entrando aí como dote de D. Cecília Alz. Coelho (q. D. Tivisco refere com Senhora H.), fª de Christovam Alz. Coelho.
Teve uma bonita casa senhorial que serviu de residencia aos quadros superiores do estaleiro ali montado para construção dos modernos IP.s que servem aquela zona. Desconheço se ainda existe.

cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#39708 | jacques | 11 abr 2003 13:24 | Em resposta a: #39142

Caro Artur João
Neste momento estou já a enviar dados dos P. da Silva e também de outras famílias minhas ascendentes, cujos dados ou não existem ou estão muito incompletos. Tem toda a minha disponibilidade.
Um abraço

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#39710 | artur41 | 11 abr 2003 13:35 | Em resposta a: #39708

Meu caro Júlio


Agradeço imenso o seu cuidado. Estarei sempre ao seu dispor.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#39711 | jacques | 11 abr 2003 13:36 | Em resposta a: #39145

Caro M.Magalhães
A casa ainda existe, creio.
A minha avó Mariana Padilha ainda lá viveu quando pequena, depois foi vendida pelo meu bisavô Manuel, assim como muitos outros bens, quando decidiu vir viver para o Porto.
Esta propriedade entrou na posse da família Pinto Coelho pelo casamento de D. Ana Benedita de Vilhena, herdeira, com Gonçalo Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva, meu 6º avô.
Os primeiros morgados de Calvilhe eram os Teixeira Pinto, descendentes de Manuel Pinto de Goes, depois foram os Pinto da Fonseca e a seguir os Pinto Coelho.

Cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#40734 | jacques | 30 abr 2003 17:45 | Em resposta a: #39710

Caro Artur

Enviei hoje os últimos dados para completar a linhagem dos Pereira da Silva. Só enviei dos herdeiros, mas espero, proximamente completar tudo o que for possível. Neste momento faltam-me alguns dados e tenho de investigar outros para não errar.

Um abraço

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#40737 | artur41 | 30 abr 2003 17:54 | Em resposta a: #40734

Caro Júlio


Folgo em sabê-lo. Se puder ajudá-lo no que falta, diga-me.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#40744 | jacques | 30 abr 2003 18:50 | Em resposta a: #40737

Caro Artur

Só me faltam algumas sequências (p. e. CS, SS, mm, etc). Pode depois outra pessoa querer seguir com alguma linha e assim fica mais fácil. Também estou um pouco limitado em tempo porque em casa não sou Sapo e afins e aproveito as horas depois das 17,00 na intranet do emprego.

Renovado abraço

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#49146 | mdecontade | 06 out 2003 11:19 | Em resposta a: #39711

(Sorry i don't speek Portuguese)

I'm reserachiing any infos on Ancestors of Inacia PEREIRA DA SILVA my 2°Great Grand Mother.
Thank you,
My e-mail: mdecontades@wanadoo.fr

Époux: Júlio PEREIRA de CARVALHO
================================================ Né: 6/12/1816 - Gouvinhas, , Trás-os-Montes, Vila Real, Portugal
Décédé: 23/6/1874 - Gouvinhas, , Trás-os-Montes, Vila Real, Portugal
épousa: 16/11/1836 Lieu: Gouvinhas, , Trás-os-Montes, Vila Real, Portugal
================================================ Épouse: Inácia PEREIRA da SILVA
================================================ Né: 23/12/1817 - Gouvinhas, , Trás-os-Montes, Vila Real, Portugal
Décédé: 23/6/1866 - Gouvinhas, , Trás-os-Montes, Vila Real, Portugal
================================================enfants
================================================1 M José Júlio PEREIRA de MORAIS 1‘ Visconde de Morais
Né: 15/11/1848 - Gouvinhas, , Trás-os-Montes, Vila Real, Portugal
Décédé: 28/8/1931 - Rio de Janeiro, , , , Brésil
Conjoint: Etelvina Amélia da SILVEIRA PINTO PEREIRA de MAGALHÃES
(1856-1908)
------------------------------------------------2 M João Júlio NOGUEIRA de CARVALHO

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#156137 | Ely Pereira | 14 mai 2007 22:45 | Em resposta a: #6285

Genealogia das famílias Pereira da Silva e Manhães no norte do Estado do Rio de Janeiro (Campos, Macaé, Quissamã e Carapebus)

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#218014 | bastet | 10 jan 2009 20:35 | Em resposta a: #40737

Olá, gostaria de informações sobre familiares de meu pai, elias pereira da silva, nascido em campo de besteiros, em 17/07/1918, filho de maria victoria pereira da silva, tinha uma irmã e, esta, um filho chamado crispim. Desde já, agradecida.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#222446 | Luisa Castro | 28 fev 2009 03:33 | Em resposta a: #49146

Dear mdecontades,

Do you have any info on Ancestors about Júlio PEREIRA de CARVALHO and Inacia PEREIRA DA SILVA?

Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#255669 | milellis | 31 mai 2010 16:19 | Em resposta a: #156137

Prezado Sr. Ely Pereira:

Sou descendente da Família Pereira da Silva, que deitou raízes no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (localidades de Natividade (ex-do Carangola) e Itaperuna), distantes de Campos uns 115km mais ou menos. Esses Pereira da Silva vieram transmigrados da localidade de Queluz, Estado de São Paulo, perto de Lorena, Aparecida do Norte e Guaratinguetá, em busca de novas terras para o cultivo cafeeiro (c.1850). Tinham eles fazendas no Vale do Paraíba (margens e cercanias do Rio Paraíba do Sul), centro cafeeiro comum a três Estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há um barão, o 2º Barão de Monte Verde, Joaquim Pereira da Silva, natural de Pouso Alto, Estado de Minas Gerais, cafeicultor, com residência no bairro de Botafogo, na Corte (cidade do Rio de Janeiro), à época de D. Pedro II, mas que consta estar sepultado em Resende, RJ, próximo a Queluz (a confirmar). Os Pereira da Silva tinham naquela região do Noroeste fluminense um total aproximado de uns 1.500 alqueires de terras produtivas e escravaria, sendo que 1 (um) alqueire fluminense (usual no Estado do Rio de Janeiro) tinha 24.000m2, sendo a metade do alqueire mineiro (usual em Minas Gerais). Mesmo assim, era muita terra. Com o tempo, tudo se modificou, as gerações se sucederam e as pessoas da família se dispersaram, mas ainda restam algumas em tais localidades. As fazendas desapareceram (nunca fui a nenhuma das de minha família, pois não as havia mais em produção, ou foram vendidas muito antes do meu nascimento, 1947). Penso que o tronco dos Pereira da Silva é de Vila Nova de Gaia, Portugal, na pessoa de Faustino Pereira da Silva, conforme fui informado (a confirmar). Entretanto, tudo tenho de levar em conta e verificar a autenticidade, pois estou ainda no início da construção de minha árvore genealógica, que espero não me dê tanto trabalho... (risos) Por isso, estou deixando aqui o meu recado, esperando que possam ajudar-me na sua feitura, pois sei que é tarefa árdua, mas também prazerosa e gratificante. Meus cumprimentos aos pesquisadores do site, alguns já renomados e famosos, tanto no Brasil quanto em Portugal, devido à seriedade e competência com que têm abordado a temática genealógica. Até breve, aguardando qualquer contato, além, é claro, do Sr. Ely Pereira, ao qual dirijo o meu apelo inicial. (ass.) Murilo Ivan Lellis da Silva, Bairro Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Pereira da Silva

#255670 | milellis | 31 mai 2010 16:20 | Em resposta a: #156137

Prezado Sr. Ely Pereira:

Sou descendente da Família Pereira da Silva, que deitou raízes no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (localidades de Natividade (ex-do Carangola) e Itaperuna), distantes de Campos uns 115km mais ou menos. Esses Pereira da Silva vieram transmigrados da localidade de Queluz, Estado de São Paulo, perto de Lorena, Aparecida do Norte e Guaratinguetá, em busca de novas terras para o cultivo cafeeiro (c.1850). Tinham eles fazendas no Vale do Paraíba (margens e cercanias do Rio Paraíba do Sul), centro cafeeiro comum a três Estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há um barão, o 2º Barão de Monte Verde, Joaquim Pereira da Silva, natural de Pouso Alto, Estado de Minas Gerais, cafeicultor, com residência no bairro de Botafogo, na Corte (cidade do Rio de Janeiro), à época de D. Pedro II, mas que consta estar sepultado em Resende, RJ, próximo a Queluz (a confirmar). Os Pereira da Silva tinham naquela região do Noroeste fluminense um total aproximado de uns 1.500 alqueires de terras produtivas e escravaria, sendo que 1 (um) alqueire fluminense (usual no Estado do Rio de Janeiro) tinha 24.000m2, sendo a metade do alqueire mineiro (usual em Minas Gerais). Mesmo assim, era muita terra. Com o tempo, tudo se modificou, as gerações se sucederam e as pessoas da família se dispersaram, mas ainda restam algumas em tais localidades. As fazendas desapareceram (nunca fui a nenhuma das de minha família, pois não as havia mais em produção, ou foram vendidas muito antes do meu nascimento, 1947). Penso que o tronco dos Pereira da Silva é de Vila Nova de Gaia, Portugal, na pessoa de Faustino Pereira da Silva, conforme fui informado (a confirmar). Entretanto, tudo tenho de levar em conta e verificar a autenticidade, pois estou ainda no início da construção de minha árvore genealógica, que espero não me dê tanto trabalho... (risos) Por isso, estou deixando aqui o meu recado, esperando que possam ajudar-me na sua feitura, pois sei que é tarefa árdua, mas também prazerosa e gratificante. Meus cumprimentos aos pesquisadores do site, alguns já renomados e famosos, tanto no Brasil quanto em Portugal, devido à seriedade e competência com que têm abordado a temática genealógica. Até breve, aguardando qualquer contato, além, é claro, do Sr. Ely Pereira, ao qual dirijo o meu apelo inicial. (ass.) Murilo Ivan Lellis da Silva, Bairro Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resposta

Link directo:

Família: Pereira da Silva

#423628 | Matheusdepaulapereir | 27 abr 2020 04:14 | Em resposta a: #40734

boa noite me chamo Matheus de Paula Pereira da Silva Não sou um Mariano mas procuro por parentes da parte do meu vo paterno ele se chamava
José Pereira da Silva e meu vô Sebastiãoo Mariano da Silva filho de Emília carlota de jesus ele nasceu em 26/04/1915 faleceu em 28/11/1992 era natural do estado de minas gerais

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 05:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen