Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

#6288 | alentejo | 26 jun 2001 11:32

Procuro a ascendência paterna de D. Henriqueta de Oliveira Sampaio, nascida no Rio de Janeiro, a 15-III-1862, filha de Joaquim José de Oliveira Sampaio e de s. m. D. Rosa Moreira de CAstro Lima.
Agradeço desde já qualquer informação.

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

#6298 | Ortigão | 26 jun 2001 15:06 | Em resposta a: #6288

Caro Nuno

A coincidência de nomes com uma gente que estudei para o meu livro é notável, mas creio que não faz grande sentido. Trata-se de um José Joaquim Oliveira Sampaio, que nasceu em Famalicão e emigrou para o brasil, casando com uma Ramalho Ortigão entretanto.
Se tiver o livro a Familia Ramalho Ortigão dê um salto á página 232, e diga de sua justiça. Pode eventualmente fazer alguma luz sobre a sua questão, ou dar-lhe alguma pista.
Se procurar aqui no Genea Portugal em Oliveira Sampaio apareçe o casal de que lhe falei.

um abraço
Rodrigo Ortigão de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

#6301 | alentejo | 26 jun 2001 18:09 | Em resposta a: #6298

Caro Rodrigo,

Grato pela informação mas infelizmente não são os que procuro. A referência a esta senhora foi retirada no ANP (Huet de Bacelar Sottomayor) e também não sei se pertence à gente que me interessa.
Os que procuro são da região de Elvas/Estremoz e sairam desta zona em meados do séc. passado. Tenho dezenas de pessoas desta família de quem só possuo os baptismos e não acredito que não exista descendência.
Aproveito a "boleia" para lhe perguntar se recebeu o meu pedido do Nob. da Ilha Terceira, dirigido ao Bibliogen?

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

#6330 | mlpgc | 27 jun 2001 00:46 | Em resposta a: #6288

Transcrevo abaixo parte do verbete Oliveira Sampaio extraído do Dicionário das Famílias Brasileiras de autoria de Carlos Barata:
"(...)Ainda,no Rio de Janeiro,de origem portuguesa,a família de José Joaquim de Oliveira Sampaio,n. em Cedofeita,Porto,filho de José Antonio de Oliveira e Maria de Jesus Almeida.Deixou descendência do deu cas. no Rio,em 1846,com Rosa Júlia Moreira de Lima,nat. do Rio,filha de José Moreira da Costa Lima.Foram pais,entre outros,do Dr.Carlos César de Oliveira Sampaio[1861-1930],Prefeito do Rio de Janeiro(1920-1922)."
Com meus cordiais cumprimentos,
Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

#6331 | alentejo | 27 jun 2001 00:52 | Em resposta a: #6330

Caro Marcos,

Muito agradeço a sua informação.

Os melhores cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

#6335 | Ortigão | 27 jun 2001 01:46 | Em resposta a: #6301

Caro Nuno

Pena não ter podido ajudar com os Oliveira Sampaio. Deixe-me só dizer-lhe como pista, que os "meus" oliveiras sampaios eram apenas oliveiras, mas naturais de uma freguesia de são paio de não-sei-onde, o que pode eventualmente ajuda-lo caso tenha uma freg. com o mesmo orago na sua zona de investigação. Sei que é remoto, mas quem sabe, é capaz de valer a pena tentar, se a coincidência se proporcionar.
Não recebi o seu pedido para o nobiliário (a menos que tenha fornecido outro nome :) e neste momento tenho os dois exemplares que tinha já vendidos. Nunca pensei que fosse um livro com tanta procura, e como arrebanhei todos os que encontrei, não sei onde vou conseguir mais. O tempo o dirá.

um abraço
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

#158158 | mariaragao | 02 jun 2007 17:55 | Em resposta a: #6288

Olá,
Tenho conhecimento de um senhor de nome António Xavier de Sampaio, nascido nos Açores, Ilha do Pico.Era Capitão.
Casou no Brasil, Rio de Janeiro, S. José em 20 de novembro de 1804. Casou com D. Maria Clara de Jesus que era natural do Rio de Janeiro, S. José.
Foram Pais de D.Rosa Maria de Sampaio, nascida no Rio de Janeiro, S. José 15/10/1820 e que faleceu em Lisboa em 26 fevereiro de 1896.
É provável que tivessem tido mais filhos uma vez que casaram em 1804 e a Rosa só nasceu em 1820.
Esta senhora casou no Rio de Janeiro, S.José em 26 de Fevereiro 1835 com Joaquim José d'Almeida da Câmara Manoel, capitão de Fragata no Brasil, nascido em Lisboa, freguesia dos Anjos em 29 de Agosto 1805.
Foram Pais de Caetano Xavier de Almeida da Câmara Manoel,natural Rio de Janeiro, S.José 21 de dezembro de 1835, bacharel em matemática e também engenheiro Civil (universidade de Gaen), deputado e politico.
e de Joaquim Gaspar Pinheiro de Almeida da Câmara Manoel, nascido em Niteroi, em 4/6/1839.Bacharel em Direito.
e também do Jeronimo Pinheiro de Almeida da Câmara Manoel, Diplomata.
O meu marido é descendente directo de Caetano Xavier de Almeida da Câmara Manoel.
Gostariamos de saber se tem alguns dados sobre a ascendência do ramo Sampaio desta família.
muito obrigada,
os meus cumprimentos.
MariaAragão

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

#158200 | 2570 | 03 jun 2007 02:05 | Em resposta a: #6335

Caro Rodrigo
Deparei-me hoje com este tema aqui no forúm, e como tabém tenho ascendentes de Famalicão, com nomes: Oliveira, e Sampaio, gostaria de trocar informações, caso esteja interessado.~
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

#159268 | mariaragao | 13 jun 2007 21:49 | Em resposta a: #158200

Caro Martins,
Os dados que facultei em relação a Antonio Xavier de Sampaio são os únicos que tenho e não sei qual a origem da família aqui em Portugal.
Será que teremos alguem em comum?
Que lhe parece?
Teremos que começar por algum lado na nossa pesquisa.
Se souber alguma ligação agradeço que me faculte esses dados.
Desde já muito obrigada.
Os meus cumprimentos
MariaAragão

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira Sampaio, Rio de Janeiro

#159273 | jhuet | 13 jun 2007 22:51 | Em resposta a: #6288

Caro Nuno Borrego
Os Oliveira Sampaio do Rio de Janeiro, ligados por casamento aos Huet, são os que refere Marcos Levy.
Apenas tenho como informação dada por um neto do casal (José Joaquim e Rosa Júlia), é que a naturalidade de Rosa Júlia era a cidade da Baía, e que o pai de José Joaquim tinha sido camareiro do Rei D. Miguel I (o que nunca confirmei).
Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 20:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen