Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.

#631 | Colibri | 20 out 2000 23:34

Para continuar minhas buscas de familiares que imigraram para o Brasil gostaria de saber se alguém me pode ajudar.Procuro algum endereço que me ajude a saber mais alguma coisa sobre pontos do Brasil onde possa recorrer para continuar minhas buscas e assim tentar saber de familiares que foram para o Brasil e nunca mais voltaram a Portugal.
Desde já agradeço se alguém puder ajudar

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.

#793 | carledu | 05 nov 2000 22:42 | Em resposta a: #631

Grande parte dos imigrantes portugueses se registravam nos consulados mais próximos de onde moravam, onde deixavam inclusive o endereço de onde estavam morando. Acho que talvez ajude você pedir alguma informação a eles.

Se seus antepassados foram de navio até o porto de Santos-SP, é possível que vc encontre o registro do embarque deles no Memorial do Imigrante http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.

#807 | Colibri | 06 nov 2000 22:12 | Em resposta a: #793

Obrigado por responder.
Já tentei o Memorial mas o meu familiar entrou em 1930 pelo por do Rio de Janeiro.
Não consegui nada por eles.
Mas mesmo assim obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.

#6011 | Sérgio Nazareno | 19 jun 2001 18:49 | Em resposta a: #631

Procuro o mesmo que você, só que o inverso (sou brasileiro e quero achar minhas raízes portuguesas). Será que poderia me ajudar, me dizendo como acho fontes a respeito disso. Segundo estimativas da minha família, nossos ascendentes portugueses chegaram ao Brasil entre os séculos XV e XVIII.
Obeigado pela ajyda.

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.

#6031 | fdmcv | 19 jun 2001 23:25 | Em resposta a: #6011

O Arquivo Nacional no Rio de Janeiro possui uma enorme relação de pessoas e navios chegados pelo porto do Rio de Janerio. Sou novato em genealogia, mas me parece razoável supor que uma boa parte dos imigrantes portugueses, especialmente aqueles aqui chegados antes do final da escravidão e do Império, o tenham feito pelo porto do Rio. Por favor me corrijam se estiver errado.

O problema é que não há, que eu saiba, um projeto nem por parte do AN nem por parte dos genealogistas, com o objetivo de organizar de forma sistemática as informações microfilmadas. Do AN, não espero nada, pois o atual governo não investe um centavo em saúde, educação, cultura, etc. Tudo vai para a especulação financeira.

Para os genealogistas, talvez falte motivação, no momento, pois este processo foi gradual. No caso dos imigrantes italianos, o processo foi mais concentrada em certas décadas, e quem pesquisa estes períodos consegue muita informação.

São só opiniões de um novato, repito.

Saudações,

Fernando de M. C. Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Navios de Imigrantes para o Brasil.

#161859 | antnoite | 04 jul 2007 19:51 | Em resposta a: #631

Nome de navios que partiram em 1911 de Lisboa para o Brazil com imigrantes e se possivel o Porto de destino no brazil.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 01:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen