Mouras, de Atei, Mondim de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#63125 | roberto2316 | 21 abr 2004 20:57

alguém tem informações sobre os mouras que viviam na freguesia de atei, em mondim de basto, por volta de 1620 mais ou menos, especialmente uma maria de moura, natural de atei, que foi casar no arco de Baulhe no lugar da portela com agostinho lopes, e viveram sob as leis da nobreza nesse lugar da Portela?
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#63137 | RAAL | 21 abr 2004 22:46 | Em resposta a: #63125

Se tem o Archivo Heráldico- Genealógico de Sanches de Baena consulte a ficha n.º 1873 - Manuel da Costa Cabral de Moura e tem alguma ascendência deste, que são Mouras de Atei. Ainda hoje em Atei há pelo menos um solar com armas de Moura
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#63209 | roberto2316 | 22 abr 2004 17:11 | Em resposta a: #63137

Prezado RAAL:
Sou de São Paulo, Brasil, e não tenho o Archivo Heráldico que você menciona. Se for possível enviar alguma informação sobre essa ficha 1873, ficarei grato. O meu e-mail é roberto2316@terra.com.br. Obrigado pela atenção e pela informação prestada.
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#63231 | roberto2316 | 22 abr 2004 21:43 | Em resposta a: #63209

Prezado RAAL:
Localizei aqui em São Paulo o livro de Sanches e Baena e já copiei os dados que você mencionou. Obrigado mais uma vez.
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#63274 | Jacinto Bettencourt | 23 abr 2004 12:44 | Em resposta a: #63137

Caro RAAL,

Há anos que procuro referências sobre esses mouras, da ascendência do Desembargador Francisco Manuel da Veiga Magro e Moura. Julgo que as famílias se aliaram aos Magros da região.
Por acaso não me consegue indicar como chegar a esse solar?
Obrigado e um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74291 | jliberato | 30 set 2004 22:28 | Em resposta a: #63125

Caro Roberto
Convido-o a visitar o tópico "Borges de Atei, Mondim de Basto" e a nele intervir se entender.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74292 | jliberato | 30 set 2004 22:30 | Em resposta a: #63137

Caro RAAL,
Convido-o a visitar o tópico "Borges de Atei, Mondim de Basto" e a nele intervir se entender.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74293 | jliberato | 30 set 2004 22:31 | Em resposta a: #63274

Caro Jacinto Bettencourt,
Convido-o a visitar o tópico "Borges de Atei, Mondim de Basto" e a nele intervir se entender.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74404 | RAAL | 02 out 2004 21:53 | Em resposta a: #63274

Caro J. B.
A sua mensagem passou-me despercebida...
Peço desculpa.
Pode consultar aqui no Genea os costados de Gertrudes Leonor de Moura e Magro Carvalho da Fonseca que lhe poderão dar algumas pistas.
Quanto ao solar, fica na rua principal de Atei , do lado esquerdo quem vai de Mondim de Basto
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74405 | RAAL | 02 out 2004 21:56 | Em resposta a: #74292

Caro J. Liberato
Assim farei.
Obrigado
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74428 | roberto2316 | 03 out 2004 15:24 | Em resposta a: #74291

Prezado JLiberato:

Obrigado pela informação.Vou consultar o referido tópico.
Cumprimentos
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74491 | jaf | 04 out 2004 23:29 | Em resposta a: #63125

Caro Roberto

O processo para familiar do Stº Ofício (1684) de João de Moura Maio (abade de Santiago de Chamoim(?),Braga; nat. de Stª Senhorinha, Cabeceiras de Basto; filho de Francisco Rz. Passos e de Maria de Moura) talvez contenha alguma informação útil.

Consultei-o em tempos e tenho dele uma nota avulsa (relativa aos avós maternos de João de Moura Maio) que transcrevo: "Agostinho Lopes, morador na quinta da Portela e casado com F… de Moura, parenta dele testemunha e que se dizia ser Agº Lopes fº de uma mulher que fora desta Vila do Conde e Agª Lopes tivera um filho, por nome Frei Tomás que por via da dita sua mãe tivera parentesco com Bento Velho de Macedo" [capitão-mór Manuel de Azevedo Ribeiro, 60 anos]

Ainda isto: Agostinho Lopes era filho de Diogo Lopes e Leonor Fernandes; irmão de Isabel da Maia, Manuel (n.1590) e Diogo (n.1592)

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74496 | roberto2316 | 05 out 2004 01:41 | Em resposta a: #74491

Prezado João Amaral Frazão:
Obrigado pela informação. Tenho cópia da inquirição de genere de João Moura Maio de 10/12/1679, que recebi do arquivo de Braga. João Moura Maio era fiho de Francisco Bras Passos e de Maria de Moura, neto paterno de João Gonçalves e de Margarida Gonçalves e pela parte materna de Agostinho Lopes e de Maria Moura, esta de Atei. Não entendi como descobriu que Agostinho Lopes era filho de Diogo Lopes e Leonor Fernandes. Foi do mesmo processo que obteve essa informação? Você tem condições de confirmar isso?
Cordiais saudações,
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74523 | jaf | 05 out 2004 22:35 | Em resposta a: #74496

Caro Roberto

A informação deve constar do processo de João de Moura Maio; não vejo em que outro lado a poderia ter colhido. Todavia, como foi uma consulta feita há muitos anos, não garanto.

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74535 | jliberato | 06 out 2004 07:56 | Em resposta a: #74523

Caro João Amaral Frazão,
Pedia-lhe o favor de ver o meu tópico "Borges de Atei, Mondim de Basto" e de ver se tem alguma contribuição a dar.
Muito obrigado,
Cumprimentos
Jliberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#74625 | RAAL | 07 out 2004 22:40 | Em resposta a: #74404

Caro Jacinto Bettencourt
Viu a minha mensagem de 2-10?
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#113157 | vicmag | 01 mar 2006 16:56 | Em resposta a: #74491

Caros Senhores João Amaral Frazão e Roberto

Estava a ler atentamente este tópico e encontrei estes Mouras de Santa Senhorinha, de cabeceiras de Basto, que penso ter alguma ligação com o meu octavô António de Moura.

Aqui estão os dados que tenho dele. (Registo de baptismo de uma filha, e casamento da filha, em São Clemente, Celorico de Basto).

--> Aos 7 de Março de 1691, baptizei Maria, filha de Maria de Magalhães, filha de Francisco João, do Crasto, e deu lhe por pai António de Moura, com que jura. Abade Lourenço Serrão de Vasconcelos

--> Aos 14 de Janeiro 1711, se receberam António Ribeiro, filho de Pedro Francisco e de Maria Ribeiro, do lugar de Ferram, com Maria de Magalhães. filha natural de Maria de Magalhães do lugar do Crasto, e de António de Moura, do lugar de Passão???, da freguesia de Santa Senhorinha, do concelho de Cabeceiras de Basto. Padre Encomendado António de Andrade Pacheco.

Cumprimentos
José Victor Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#113187 | qcrasto2 | 01 mar 2006 21:29 | Em resposta a: #63231

Caros confrades

Joaquim António de Moura Guerra (n.7/5/1847 na Casa de Gonjeva em Atei m. ?)
filho de Joaquim de Moura Guerra (da mesma casa) e de Francisca Teixeira (de Vilar de Viando – Mondim de Basto)
casou com:
Emilia Rosa de Moura (n. ? m.?) filha de clara Joaquina de Miranda e de ???

Tiveram 9 filhos dos quais 3 morreram ainda meninos sobreviveram os seguintes:
1- Maria
2- Bento
3- Ana
4- Manuel
5- Abílio Augusto de Moura Guerra que casou com Carolina Teixeira Coelho (n. ? na Quinta do Crasto em Anadia m. ? em Anadia)
6- Amadeu

No entanto a Emília Rosa de Moura parece que teve mais 5 filhos do Padre Bento José de Moura Senhor da Casa da Barroca, foram eles:

1- Filomena
2- Emília
3- José
4- Henrique
5- Justiniano

Gostava de saber se alguém neste fórum tem mais informações desta família Moura Guerra de Atei.

Cordiais saudações

Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#113189 | qcrasto2 | 01 mar 2006 21:35 | Em resposta a: #113157

Caros confrades

Joaquim António de Moura Guerra (n.7/5/1847 na Casa de Gonjeva em Atei m. ?)
filho de Joaquim de Moura Guerra (da mesma casa) e de Francisca Teixeira (de Vilar de Viando – Mondim de Basto)
casou com:
Emilia Rosa de Moura (n. ? m.?) filha de clara Joaquina de Miranda e de ???

Tiveram 9 filhos dos quais 3 morreram ainda meninos sobreviveram os seguintes:
1- Maria
2- Bento
3- Ana
4- Manuel
5- Abílio Augusto de Moura Guerra que casou com Carolina Teixeira Coelho (n. ? na Quinta do Crasto em Anadia m. ? em Anadia)
6- Amadeu

No entanto a Emília Rosa de Moura parece que teve mais 5 filhos do Padre Bento José de Moura Senhor da Casa da Barroca, foram eles:

1- Filomena
2- Emília
3- José
4- Henrique
5- Justiniano

Gostava de saber se alguém neste fórum tem mais informações desta família Moura Guerra de Atei.

Cordiais saudações

Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#137010 | miro | 12 dez 2006 11:28 | Em resposta a: #113189

boa tarde,
na minha base de dados tenho alguns "moura" que moravam em asnela, junto a atei, não sei se terão alguma coisa a ver com os seus.
alguns são descendentes do capitão antonio pereira cardoso e de jeronima de moura de cerva, tenho outro ramo também de asnela que ainda não consegui encontrar a proveniencia.
cump
belmiro

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#266229 | NISGM | 02 dez 2010 23:57 | Em resposta a: #137010

Caros confrades,

Faço notar que no tópico "Sousa, Concelho de Mondim de Basto"

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228242

Há referência ao 1º casamento de Joaquim de Sousa (n. Carvalhaes, Atei, Mondim, 17 de Outubro de 1843), em 1872, com Dona Ana Maria Ferreira da Silva e Moura, filha de António José Alves Ferreira e de Dona Joaquina Cândida da Silva e Moura.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mouras, de Atei, Mondim de Basto

#386685 | Conde | 19 nov 2017 10:23 | Em resposta a: #63137

Joaquim António de Miranda casou em Atei com Ana Maria de Moura daí natural e tiveram Clara Joaquina de Miranda n. 11.01.1850 casada em Atei a 26.06.1876 com Leonardo Alves de Morais de Vilar de Ferreiros. cg. Devem ser dos mesmos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 20:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen