Morgados do Algarve

Este tópico está classificado nas salas:

Morgados do Algarve

#6313 | rmfrp | 26 jun 2001 19:36

Boa tarde.

Tenho na minha posse um documento de 1857 em que um meu 5. avô é citado como sendo "administrador de um vínculo". Sei pela família que este vínculo era um morgado, mas não sei quem o terá instituído.

Os bens vinculados (ou pelo menos parte deles) localizavam-se na freguesia de Castro Marim, pelo que procurei no ANTT a documentação relativa a vínculos do "Alentejo e Algarve" (estão agrupados). Sucede porém que nesta documentação praticamente não existe nada referente ao Algarve. Enquanto localidades do Alentejo como Aljustrel ou Mértola contam muitas dezenas de vínculos na sua zona, não existe nenhuma referência, por exemplo, a Castro Marim, Tavira, Faro ou Portimão.

Foi-me garantido que os processos do Algarve estão devidamente indexados, mas tal parece impossível, pelo menos nos índices que consultei.

Assim, solicito a ajuda dos leitores do Fórum na procura desta documentação. Gostaria, nomeadamente, de saber onde se poderá encontrar a documentação deste morgado, e onde poderá existir uma lista dos vínculos do Algarve.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 12:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen