Família: Côrte- Real

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família: Côrte- Real

#6314 | artur41 | 26 jun 2001 19:44

Caros colegas

Estou a ver se consigo saber a origem Côrte-Real de meu
antepassado Lázaro Moreira Landeiro Côrte-Real, filho de
Rodrigo Landeiro e de D.Leonor do Espírito Santo.
Agradecia algum auxílio.


Cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#7622 | LAV | 30 jul 2001 13:21 | Em resposta a: #6314

Caro Artur e penso que primo

Creio que o seu antepassado se chamava apenas Lazaro Moreira Landeiro cc D. Isabel da Cunha e Andrade e foram pais de Henrique Pereira da Cunha que casou em Lagos em 1720 com minha 7ª tia D. Arcangela Micaela d'Almeida Corte Real. Esta era filha de Salvador Fernandes da Costa CR, Familiar do Santo Ofício, e de D. Joana Corrêa d'Almeida.

O casal Arcangela/Henrique tiveram uma série de filhos dos quais o mais velho foi Padre e se chamou Lazaro Moreira Landeiro CR (daí talvez a sua confusão). Outro filho foi Salvador Corrêa de Azevedo CR cc D. Mécia Clara Joaquina da Silva e foram pais, entre outros, de D. Mariana Angélica da Glória de Azevedo CR cc primo direito António Ferreira da Silva Leotte. Este casal teve 4 filhos dos quais D. Maria Clementina do Carmo CR cc Mathias da Luz Ribeiro que foram pais de D. Mariana Angélica da Glória CR que cc José António Pereira Camisão. Destes desconheço a descendencia, mas penso agora que são seus ascendentes.

Tenho o máximo interesse em verificar este aspecto pois preparo um trabalho sobre os Corte Reais de Lagos.

Caso queira, tenho muito gosto em lhe enviar mais dados sobre o que agora sucentamente lhe escrevo. Gostaria igualmente, se as minhas suspeitas se confirmarem, que me enviasse o máximo de elementos sobre os que penso serem seus antepassados Maraina Angélica/José António e descendência.

Um abraço e espero ansiosamente pela sua resposta.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#8038 | artur41 | 18 ago 2001 20:28 | Em resposta a: #7622

Caro Luiz


Estive ausente do Fórum durante alguns
dias. Na verdade estive no Algarve de
passeio. Eis o motivo pelo qual agora
respondo.
Relativamente ao tópico, dir-lhe-ei que não fiz qualquer confusão. Lázaro
Moreira Landeiro Corte Real vem refe
rido na pág. XIX do FPSC do João de
Sousa da Câmara.
Quanto os dados que refere eles são do maior interesse. Prontifico-me desde já a debatê-los consigo.


Os melhores cumprimentos

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#8088 | LAV | 20 ago 2001 09:47 | Em resposta a: #8038

Caro Artur

Não conheço esse livro que refere sobre o Fernando Pessoa. Faz a genealogia dele? Será que me pode mandar por fax cópia dessa referência? Eu vivo no estrangeiro e o meu fax, já com todos os indicativos, é o seguinte: 00331 45678293. Obrigado.

De qualquer maneira, Lázaro Moreira Landeiro Corte Real só conheço, como lhe disse, o Padre. Tenho de verificar, mas eu acho que tenho o assento de casamento dos pais deste Lázaro (Lagos Sta. Maria a 12/5/1720): Archangela Micaela de Almeida Corte Real e Henrique Pereira da Cunha, filho de Lázaro Moreira Landeiro, como lhe disse.

Quanto aos seus ascendentes são bem os que eu citei: Mariana Angélica da Glória Corte Real e José António Pereira Camissão? Preciso muito de saber a descendência deles.

Espero notícias para tirarmos isto a limpo.

Um abraço

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#8097 | artur41 | 20 ago 2001 13:36 | Em resposta a: #8088

Caro Luíz


É com alegria que recebo a sua mensa
gem.
Na verdade há alguns anos soube, por meu falecido pai, do parentesco com
Fernando Pessoa.
Tudo começou por curiosidade ao inda
gar do meu apelido Camisão, que conve
nhamos, é original e raro. Depois foi
como uma bola de neve: começei a ter
acesso a cartas de brasão passadas a
antepassados meus; as quais estão inse
ridas no FPSC. Existem pois documentos
autênticos que comprovam as origens
da minha família: o FPSC compilou a
maior parte deles.
Por outro lado existem outras fontes
que lhe darei conta por fax.
Quanto à pessoa de meu antepassado Lázaro Moreira Landeiro Côrte-Real
ele aparece por duas vezes no livro
que menciono: na pag. XIX; aparecendo
como nascido em 20/7/1652, filho de
Rodrigo Landeiro * 17/1/1605 e de sua
mulher D.Leonor do Espírito Santo, a
qual era filha de Jorge Fernandes Pereira e de D.Aldonça dos Reis.
Este Lázaro surge como pai de Roque
Landeiro Pereira casado com D.Maria Martins Camisão. Tiveram como filho
Lázaro Moreira Landeiro Camisão que
se casou com D.Francisca Xavier de
Araújo e Sousa. Deste casal nasceu,
entre outros José António Pereira de
Araújo e Sousa: trisavô de Fernando
Pessoa e antepassado de meu bisavô
Lázaro Pereira Camisão.
A carta de brasão de José António
Pereira de Araújo e Sousa aparece
transcrita no Archivo Heráldico Genea
lógico do Visconde de Sanches de Baena
e também noutras fontes.
Quanto à referência de Lázaro Moreira
Landeiro Côrte-Real como Padre: no
FPSC, surge, na pág. LXIII, como
Licenciado graduado em Artes, Bacharel
formado nos Santos Canônes, Comissário
do Santo Ofício, Prior da Colegiada de
Santa Maria Matriz da cidade de Lagos
e da cidade Vila do Bispo e seus dis
ritos como Vigário. Isto na certidão
de 16 de Maio de 1658, onde ele foi
o certificador do casamemto de Rodrigo
drigo Landeiro com D.Leonor do Espíri
to Santo.
Relativamente a Henrique Pereira da Cunha ele era irmão de Roque Landeiro
Pereira, como se atesta duma certidão
do Chanceler D.Sebastião Maldonado.
Esta certidão de 1/2/1762 dá conta da
tença de 20.000 reis que couberam a
Henrique do total de 50.000 reis que
tinham sido préviamente atribuídos a
seu pai Lázaro Moreira Landeiro pelo
facto de exercer o Almoxarifado dos
vinhos da cidade de Lagos, por padrão
de 25/2/1680.
A um outro filho, Frei Rodrigo da
Conceição, religioso da Santissima
Trindade couberam os restantes 30.000
reis.
O que acima ficou descrito pode ser
lido nas páginas LX-LXIII do FPSC.



Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#18126 | rmfrp | 05 mar 2002 22:59 | Em resposta a: #8088

Caro Luiz de Albuquerque Veloso:

Encontrei recentemente nos registos de Portimão dois casamentos nos quais constam Corte-Real ligados a Lagos. É possível que já os conheça, mas aqui ficam os dados correspondentes:

1) Portimão, 30.08.1627 - Simão Rebelo Corte-Real, de Lagos, filho de Vicente Rebelo e de Maria Jaques, casa com Brites da Palma, de Portimão, filha de Bernardo Rebolo e de Brites da Palma.

2) Portimão, 23.11.1666 - Vicente Rebelo Corte-Real, de Portimão, filho de Álvaro Mendes Corte-Real e de D. Maria Cabral, casa com D. Maria Duarte, filha de Francisco Luís Amado e de Constança Martins.

Tenho muito interesse em dados relativos à eventual descendência do segundo casal.

Espero que esta informação lhe seja útil.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#18133 | artur41 | 06 mar 2002 02:27 | Em resposta a: #18126

Caro Rafael


Eu sou muito amigo do Francisco Vito Côrte-Real Negrão, já os nossos pais o eram: amigos e camaradas de armas ( na Força Aérea ), para além de vizinhos. Lembrei-me que o Francisco pudesse querer saber algo sobre o seu ramo familiar; penso que o Luiz de Albuquerque Veloso, como primo deles, é capaz de ter mais elementos que eu: no entanto, vou perguntar ao Coronel Côrte-Real Negrão, se sabe como as coisas se processaram.


Reiterado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#18141 | jnt | 06 mar 2002 14:14 | Em resposta a: #18133

Para o caso de interessar este tipo de informação, conheço pessoas de nome Côrte-Real, em Santiago do Cacém.
Caso interesse poderei dizer quem são.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#18180 | LAV | 07 mar 2002 14:55 | Em resposta a: #18126

Meu caro Artur

Também eu conheço muito bem o Francisco CR Negrão pois além de primo as nossas famílias mantiveram-seb sempre em Lagos e amigas. Não creio porém que ele lhe possa adiantar mais alguma coisa pois tb. eu tenho falado com ele sobre estes assuntos.

De qualquer maneira tenho a certeza que o seu antepassado Lázaro Moreira Landeiro não era CR. Na pág. XIX do livro do Fernando Pessoa que já comprei, o autor enganou-se. O neto é que tinha o mesmo nome mais o CR que lhe vinha da Mãe.

Aliás em mais nenhum sítio do livro ele aparece com o apelido CR. Sei bem que isso não é decisivo pois ele poderia usar o apelido, mas não aparecer em nenhum documento é porém estranho e reforça a minha certeza.

Quanto à pág. LXIII o Lázaro Moreira Landeiro CR, Prior de S. Maria, que em 1775 certifica o casamento de Rodrigo Landeiro é o tal a que me refiro e que era na verdade CR por a Mãe o ser. Se o Lázaro Moreira Landeiro (que no livro aparece com o CR) nasceu em 1652 não pode ser o que certifica em 1755.

Não sei se isto está muito confuso, mas creio que consigo transmitir a minha ideia.

Abraço amigo

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#18196 | artur41 | 07 mar 2002 21:05 | Em resposta a: #18180

Caro Luiz


Espero que esteja a correr tudo bem consigo. Relativamente à questão do Lázaro Moreira Landeiro ser Côrte-Real ou não, penso que já tinhamos trocado ideias sobre isso: realmente, o único sítio onde ele aparece como CR, no FPSC, é na página XIX; agora, se bem se lembra, o que eu lhe transmiti, na altura, é que achava estranho não aparecedr alguma errata, pelo que, até prova em contrário dou o dado como válido!
O meu intuito em ter colocado a mensagem (a de 06-03-2002), foi, apenas, a de dar a informação ao Rafael Carvalho, que o Luíz estaria melhor documentado sobre os Côrte-Real Negrão; nessa mensagem não afirmei que era Côrte-Real. Aliás, devo dizer que já comentei a possibilidade, por várias vezes, com o Francisco Vito, e não conseguimos chegar a qualquer conclusão.
De qualquer das formas, embora eu saiba que o Luíz tem uma vida atarefadíssima, teria todo o gosto em debater esta e outras questões, p.e. num almoço, ou jantar a combinar: seria engraçado que o Francisco e a Maria João estivessem presentes.
Como vê, não achei a sua mensagem confusa, até porque partilho essa desconfiança consigo; não posso é ser perenptório.


Um forte abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#18198 | artur41 | 07 mar 2002 21:31 | Em resposta a: #18196

Caro Luiz

[ EMENDA ]


peremptório- em vez de «perenptório»



Reiterado abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#18223 | LAV | 08 mar 2002 09:10 | Em resposta a: #6314

Meu Caro Artur

Peço-lhe desculpa, mas pensei que estivesse de novo a levantar a questão de o seu antepassado ser ou não CR. Assim não sendo, reitero as minhas desculpas.

Seria possível perguntar ao autor do livro?

Quanto ao jantar /almoço, nada me daria mais prazer, mas eu não vivo em Portugal e quando aí vou é tudo uma correria. No Verão porém é possível se bem que eu esteja quase sempre na Sra. da Luz com os CR Negrão.

E quanto ao casal José António Pereira Camissão/Mariana Angélica da Glória CR, filha de Maria Clementina do Carmo CR e de Mathias da Luz Ribeiro, de que lhe falei numa das minhas anteriores mensagens e viveram em meados do séc.XIX? Sabe alguma coisa? De quem é que ele (seu parente com certeza) era filho
e se tiveram descendência?

Abraço amigo do

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#18232 | artur41 | 08 mar 2002 11:57 | Em resposta a: #18223

Caro Luíz



Desculpas aceites, como é óbvio.
Espero esclarecer, muito em breve, várias dúvidas, que o FPSC, me levanta:


a) A posssibilidade de Roque Landeiro Pereira, também, ser filho de D. Isabel da Cunha e Andrade.


b) A disponibilidade, e possibilidade, dos Sousa da Câmara (do João, em particular) conseguirem acrescentar mais alguma coisa a respeito de Manoel de Sá e de seu filho João de Sá da Fonseca.


c) O aclaramento da questão do casamento de Payo Roiz de Araujo com D. Violante de Souza, filha de D. Lopo Dias de Souza, 7º mestre da Ordem de Christo.


Quanto ao casal José António Pereira Camissão/ Mariana Angélica da Glória CR, estou à espera de umas certidões relativas a meu trisavô, emanadas pelo Arquivo Distrital de Viseu, e por alguns registos paroquiais; os processos, infelizmente, continuam a ser lentos em Portugal!

Relativamente ao jantar/almoço, a ver vamos se, pelo menos, no Verão nos encontramos: em Julho/Agosto estou em Vilamoura, de forma que o encontro não será difícil.


Abraço amigo do

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#18234 | arezdasilva | 08 mar 2002 12:18 | Em resposta a: #6314

agradecia algumas informações sobre
a minha antepassada
marai antonia romeirão mendonça corte-real nat de tavira na india provavelmente entre 1735 1777 6 filhos com descendencia na india.
inacio josé de sousa e brito militar

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#81093 | luisrebelo | 07 jan 2005 03:02 | Em resposta a: #8097

Caro Confrade,

Vejo que referiu por varias vezes a fonte FPSC. Penso que se trata de uma Obra importante em Genealogia. Se assin fôr, quererá ter a gentileza de me informar onde posso consultá-la? Será que nele encontrarei algo que possa ajudar na minha pesquisa dos Corte-Reais que tiveram (penso que já não têm, e daí....) Solar em Rojao Pequeno, Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão.

Muito grato, lhe envio os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#81120 | JMCM | 07 jan 2005 13:49 | Em resposta a: #18234

Caro Arez da Silva
Na Pag 686 do III Vol do LDIP vem a descendencia da D. Maria Antonia Corte Real Romeirão * do Algarve Filha de José da Fonseca Corte Real Romeirão, Capitão e de Joana Inacio de Sousa
Com os Melhores Cumprimentos

José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#81151 | artur41 | 07 jan 2005 20:19 | Em resposta a: #81093

Caro Luís Rebelo,


É verdade que, na altura, referi por várias vezes o FPSC. Hoje, fá-lo-ia com muito mais cuidado. Tenho conhecimento de várias coisas, nele contidas, que não são verdade!
Não deixo, porém, de referir que o FPSC tem qualidades inegáveis: uma delas foi revelar uma série de documentos respeitantes aos ancestros de Fernando Pessoa.
Poderá consultá-la, julgo eu, na Biblioteca Nacional. Mas, posso-lhe adiantar que não vai encontrar "esses" dados que procura.

Não querendo ferir susceptibilidades, apontar-lhe-ei pessoas que, com muito mais propriedade, o poderão esclarecer. Por ordem alfabética: Francisco Vito Lúcio Côrte-Real Negrão; Luiz Manuel de Magalhães de Albuquerque Velozo; Miguel Maria Telles de Moniz Côrte-Real e Nuno Maria Telles de Moniz Côrte-Real (todos meus parentes, por sinal por outras vias, em maior ou menor grau). Posso, também, referir o Pedro Dias Coelho de Abreu Novais, cuja mãe é Côrte-Real e que é noivo de minha sobrinha Margarida Cristina Soares de Goyri O'Neill.


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares



Bom...

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#81152 | artur41 | 07 jan 2005 20:25 | Em resposta a: #81151

Caro Luís Rebelo,


Não se admire pelo «Bom...» final. É que muito mais haveria a acrescentar!
Pode-me contactar para este e-mail: arturcamisaoarrobanetcabopontopt


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#81176 | luisrebelo | 08 jan 2005 00:16 | Em resposta a: #81151

Caro Artur Camisão Soares,

Agradeço muito sua amavel e breve resposta.
Esperando que nao tome como abuso, ainda lhe pergunto se me pode indicar como poderei contactar esses senhores ? (se preferir me enviar e-mail, ele é: luisfiliperebelo@hotmail.com)

Queira aceitar os meus melhores cumprimentos,

Luis Filipe Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#81202 | artur41 | 08 jan 2005 11:47 | Em resposta a: #81176

Caro Luís Rebelo,


Estou a coligir uns dados para lhe enviar por e-mail, se possível ainda hoje. Julgo ser necessário enquadrá-lo nesta questão. Está bem?
Para cumprir o desiderato preciso de saber exactamente aquilo que pretende. Gostaria, pois, que especificasse melhor o caso.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

P.S. José António Pereira de Araújo e Souza, trisavô de Fernando Pessoa, e seu irmão Roque Landeiro Pereira e Souza foram meus antepassados directos. Este facto leva-me a ponderar, muito bem, aquilo que lhe vou transmitir.

Resposta

Link directo:

RE: Romeirão, do Algarve

#82457 | rmfrp | 22 jan 2005 19:29 | Em resposta a: #18234

Caros Jorge Arez da Silva e José Maria de Carvalho e Melo:

Creio que os Romeirão que referem serão parentes de D. Laurência Teresa Rita da Fonseca Romeirão, natural de Tavira ou Castro Marim, que foi casada com António Maciel da Costa, natural de Faro.

Este casal teve pelo menos duas filhas, que por grande coincidência casaram ambas com tios-trisavós de Fernando Pessoa:
- D. Maria Vitória Rita Maciel Romeirão, n. São Pedro, Faro, cas. (São Pedro, Faro, 08.07.1781) com Caetano Pereira de Araújo e Sousa.
- D. Margarida Inácia Maciel, n. Faro, cas. (Sé, Faro, 16.07.1790) com João de Oliveira Delgado.

Através do registo de baptismo de uma destas filhas deve ser possível estabelecer a naturalidade e filiação de D. Laurência, e eventualmente obter pistas para a origem do ramo da Índia.

Posso ainda acrescentar que num casamento realizado em Castro Marim no ano de 1750 aparece como testemunha Brás da Fonseca Romeirão, que poderá eventualmente ser o pai de D. Laurência.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Jaques

#82531 | jvaldeira | 23 jan 2005 17:31 | Em resposta a: #18126

Caro Rui Pereira,

Reparei agora por acaso neste casal Vicente Rebelo c.c. Maria Jaques c/ um filho a casar em 1627. Não os conhecia e recordam-me uma família de Odemira que está ligada à Maria Jaques de Oliveira de Alvor:

Estou a falar de um Vicente nascido em S.Maria de Odemira em 1628, filho de Manuel Rebelo e Aldonça Jaques, parentes (eventualmente Vicente poderia até ser pai) da MJO de Alvor.

Parece-me demasiada coincidência de nomes... este Manuel Rebelo poderia ser sobrinho, primo ou mesmo filho do Vicente Rebelo que menciona no seu post.

Acresce que existiu um Manuel Rebelo que casou em Odemira em 1608 com uma Isabel Oliveira, tia paterna de Jerónimo do Carvalhal Fogaça. Tudo muito sugestivo, embora altamente enleado!

Soube mais alguma coisa sobre estes seus Rebelos?

Um abraço,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Jaques

#83003 | rmfrp | 29 jan 2005 18:15 | Em resposta a: #82531

Caro J. Valdeira:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Infelizmente, não encontrei nenhuma nova informação deste ramo desde a minha mensagem de 05-03-2002. É possível que haja algo interessante nos registos de Lagos, localidade em que quase nunca fiz pesquisas.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#85837 | Joman | 09 mar 2005 09:47 | Em resposta a: #18232

Caro confrade

Tem alguma informação sobre um João Corte Real, militar, século XX, casado com Carmen Medina e pai de dois rapazes, João Alexandre (médico) e Hugo (padre)?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#85849 | artur41 | 09 mar 2005 14:00 | Em resposta a: #85837

Caro João Nobre de Oliveira,


Não tenho qualquer tipo de informação sobre as pessoas mencionadas. Vou, no entanto, procurar saber algo. Gostaria de saber mais pormenores sobre João Corte Real: nomeadamente a naturalidade, e o ramo das Forças Armadas a que pertenceu.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#85861 | mtpq1234 | 09 mar 2005 18:23 | Em resposta a: #85837

Posso informar que João Alexandre Corte Real é professor catedrático ( e não médico) de Física na Universidade de Évora.

Cumprimentos,

MTQ

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#85901 | Joman | 10 mar 2005 01:37 | Em resposta a: #85849

Caro Artur Camisão Soares

Infelizmente não sei mais. Foi uma prima minha que deu-me aqueles dados de memória e pelos vistos enganou-se quanto a profissão do João Alexandre C. R. O meu interesse é que pelo lado materno (Medina) são meus parentes afastados.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#85902 | Joman | 10 mar 2005 01:41 | Em resposta a: #85861

Caro confadre

Obrigado pela informação. Mas poderá confirmar a filiação dele? Nomes completos dos pais e naturalidades?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#85917 | JCR | 10 mar 2005 16:33 | Em resposta a: #85902

Caro João Nobre de Oliveira;

O João Corte-Real que procura é da minha família e por isso tenho algumas informações (não muitas):
- era casado com Heloísa Medina (e não Carmen, esta era cunhada);
- era filho de João saraiva e de Estela Leitão Corte-Real;
- era general da força aérea, e foi considerado no seu tempo um oficial brilhante, um dos mais jovens generais de que há memória.
Não tenho quaisquer outros elementos sobre a família Medina, mas sobre os ascendentes Cortes-Reais tenho alguma informação até finais do sec. XVII, para quem interessar.

Cumprimentos,

José Corte-real

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#85938 | artur41 | 10 mar 2005 20:47 | Em resposta a: #85917

Caros Confrades,


Para a semana vou ao "Lumiar" pedir a folha de serviço de meu pai. Posso tentar saber mais dados sobre o general João Corte-Real.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#85963 | Joman | 11 mar 2005 01:47 | Em resposta a: #85917

Caro José Corte Real

Muito obrigado pelas informações. Da família Medina (que é a que me interessa) tenho elementos, mas gostaria de saber mais sobre a descendência do general e da Heloísa (e obrigado pela correcção). Só tenho os nomes dos filhos e a informação que o mais velho casou duas vezes mas sem os nomes das esposas nem dos filhos.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#85964 | Joman | 11 mar 2005 01:55 | Em resposta a: #85938

Caro Artur Camisão Soares

Desde já obrigado pela sua disponibilidade. Umas notas biográficas sobre o general seriam suficientes para mim (datas de nascimento e falecimento, colocações mais relevantes e se esteve em África, quais colónias).

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#85976 | artur41 | 11 mar 2005 16:39 | Em resposta a: #85964

Caro João Nobre de Oliveira,


Não tem de quê. Irei solicitar o que me pede.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#86158 | JCR | 14 mar 2005 16:50 | Em resposta a: #85963

Caro João N. Oliveira,

Pouco posso ajudá-lo.
Sei que o filho mais velho, João, casou a 1º vez com (Maria?) Teresa Xara Brasil.
Da 2ª mulher não sei nada, nem os nomes dos filhos de quaisquer destes casamentos.
O filho mais novo, Hugo, é padre (e médico) e não consta que tenha casado ou tido filhos.
Um abraço,
JCR

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#86202 | Joman | 15 mar 2005 01:25 | Em resposta a: #86158

Caro confrade

Obrigado. Toda a ajuda é bem vinda.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#108993 | luisrebelo | 07 jan 2006 13:23 | Em resposta a: #85917

Prezado Jose Corte-Real

Gostaria de ter alguma informação sobre os Corte-Reais da casa de Rojao Pequeno, Beira Alta.

Meu Padrinho de batismo, se assinava
AMERICO DE SAO JULIÃO TUDELLA AVILLEZ LEMOS E NAPOLES JUZARTE CORTE-REAL,
outras vezes
AMERICO DE SAO JULIÃO TUDELA CORTE-REAL
e outras, ainda
AMÉRICO TUDELLA CORTE-REAL,
natural da Freguesia de Almaça, concelho de Mortágua, em 4 de Janeiro de 1889,
e filho de Miguel Tudella Corte-Real, desconhecendo eu o nome da senhora sua Mãe.
Teve por irmãis, Fausto, Elisa e Pompeu.
Era casado com Aurora Costa de Sá Sarmento Corte.Real, de quem nunca teve filhos.
Ele e sua esposa, alem de Padrinhos de Batismo e casamento de minha Mãe, de meu irmão e de mim próprio, criaram e educaram, e com ele vivi praticamente ate ao seu falecimento, posterior ao de minha saudosa Madrinha.
Me recordo de todos os anos, no mes de Agosto, que era o mes das suas férias anuais, nos deslocarmos ao Couto do Mosteiro. para visiotar sua prima Alzira que passava lá essa época do ano, com a irmã Elisa, ja referida acima.
Essa Senhora Dona Alzira, é mãe do médico veterinario António Taborda Duarte e do médico Jose Taborda Duarte que parece ter sido Médico-Chefe dos Caminhos de Ferro de Benguela e de quem desconheço o paradeiro. Houve anos tb, que visitámos seus familiares no Solar do Rojão Pequeno, que tb tentei visitar ha cerca de 3 anos mas em época em que nao estava ninguem por lá.
Sempre procurei não fazer muitas perguntas sobre os seus antepassados, deixando sempre para "amanhã" o me informar, pois sempre receei que ele se sentisse mal por lhe fazer relembrar seus tempos de menino e seu Pai por quem ele nutria um enorme respeito e saudade.
Recentemente comecei a construção de minha ainda incompleta Arvore Genealogica e comecei a interessar-me por este tema e surgiu este "site" e a esperança de vir a conhecer a Família de meu Padrinho.
Espero que depois desta explicação, talvez ja um tanto maçadora, possa compreender melhor meu desejo de saber sobre os antepassados de meu Padrinho.

Sei que é uma árdua tarefa no entanto, será possível obter algum elemento sobre esta Família?

Queira aceitar meus agradecimentos e agradecimentos

Luis Filipe Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#108999 | Gilson Nazareth | 07 jan 2006 16:52 | Em resposta a: #6314

Rui,
Novamente nos encontramos,tudo certo com o amigo?
Descendo do casal Thomas Freire Perdigão(Ouvidor em Alenquer) e D.Maria Jacques Vallarinho Corte-Real,casados Silves,março de 1694.Filha do capitão-mór de Silves Manuel de Figueredo da Franca e Maria da Silva Longueil.Neta paterna do sargento-mór de Faro João de Almeida da Franca e D.Margarida de Vallarinho e nete materna de Domingos Longueil e D.Gregória da Silva.
O amigo teria a correlação com os Corte-Real?
Grande Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#109000 | Gilson Nazareth | 07 jan 2006 16:53 | Em resposta a: #6314

Rui,
Novamente nos encontramos,tudo certo com o amigo?
Descendo do casal Thomas Freire Perdigão(Ouvidor em Alenquer) e D.Maria Jacques Vallarinho Corte-Real,casados Silves,março de 1694.Filha do capitão-mór de Silves Manuel de Figueredo da Franca e Maria da Silva Longueil.Neta paterna do sargento-mór de Faro João de Almeida da Franca e D.Margarida de Vallarinho e nete materna de Domingos Longueil e D.Gregória da Silva.
O amigo teria a correlação com os Corte-Real?
Grande Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#109436 | rmfrp | 12 jan 2006 20:50 | Em resposta a: #109000

Caro Gilson Nazareth:

Lamento informar que não disponho de informação sobre as pessoas que refere.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#210379 | teresinhaxb | 12 out 2008 13:52 | Em resposta a: #86202

Eu sou filha do João Corte-Real e da Maria Teresa Xara-Brasil. Alguma ajuda?

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#221349 | fpaveiro | 16 fev 2009 11:36 | Em resposta a: #85917

Caro José Corte-Real

A Srª. D. Estela Leitão Côrte-Real era minha tia-avó, irmã de minha avó Maria Luisa.
Como a data da sua mensagem é de 10-03-2005, não sei se ainda estará "por aí".
Se assim for gostaria de lhe pôr algumas perguntas sobre a nossa família.
O primo João Saraiva Côrte-Real, em 1966, uma vez que estive com ele, ainda era Chefe do Estado Maior da Força Aérea.

Cumprimentos

Fernando Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#221350 | fpaveiro | 16 fev 2009 11:46 | Em resposta a: #85917

Caro José Corte-Real

A Srª. D. Estela Leitão Côrte-Real era minha tia-avó, irmã de minha avó Maria Luisa.
Como a data da sua mensagem é de 10-03-2005, não sei se ainda estará "por aí".
Se assim for gostaria de lhe pôr algumas perguntas sobre a nossa família.
O primo João Saraiva Côrte-Real, em 1966, última vez que estive com ele, ainda era Chefe do Estado Maior da Força Aérea.

Cumprimentos

Fernando Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Romeirão, do Algarve

#226331 | jorge_arez | 14 abr 2009 04:18 | Em resposta a: #82457

caro rui tenho andado afastado destas andanças
agradecia que me contacte para jorge_arez@hotmail.com
pois perdi o seu contacto telefonioc
continuo interessado na familia fonseca romeirao
um abraço jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#229809 | JoséRebelo | 19 mai 2009 22:08 | Em resposta a: #210379

Cara Amiga,
Embora tenha também interesses genealógicos, a minha questão não tem hoje a ver com genealogia. O facto é que fui oficial miliciano da Força Aérea em Tancos e em Angola, nos anos sessenta e nessa altura fui camarada e amigo de João Alberto Corte Real Amaral (ou Amaral Corte Real), também alferes miliciano, que era sobrinho do senhor general Corte Real.
Por isso gostava de saber do paradeiro do João Alberto, penso que seu primo direito, para talvez reatar um contacto.
Grato pela atenção,
José Manuel Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#283792 | Joman | 04 ago 2011 09:04 | Em resposta a: #210379

Sim.

Lamento só agora reparar na sua mensagem. Mas, para um trabalho que estou a fazer sobre os Ferros e Medinas, gostaria de saber mais sobre o casal João Saraiva Corte Real e Heloísa de Medina. Já sei que tiveram dois filhos, e que o mais novo não se casou. Mas falta-me saber as datas de nascimento e naturalidade da Heloisa e filhos e, claro, com quem casou o João (filho) e sua descendência. E alguns dados biográficos sobre o general João Saraiva Corte-Real.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#287242 | KCR | 14 set 2011 04:24 | Em resposta a: #85963

Alguem tem alguma informação sobre a ascendencia de Artur Brandão de Quadros Côrte-Real? Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#292274 | Joaolivre | 04 dez 2011 20:02 | Em resposta a: #229809

Sou o João Álberto que procuras!!!!! ´estou enviando uma mensagem ao moderador que suponho vai estabelecer o contacto uma vez que lhe peço que te passe o meu email ´Abraços João (cala a boca urso!!!!!)

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#292289 | JoséRebelo | 04 dez 2011 22:56 | Em resposta a: #292274

Caro João Alberto,
Gostava mesmo de te reencontrar.
Temos de contactar o moderador para trocar os respectivos endereços porque aqui não é conveniente publicá-los.
Grande abraço
José Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#293802 | Regina Corte-Real | 02 jan 2012 16:49 | Em resposta a: #85837

Boa Tarde, Feliz 2012!
acidentalmente vim parar a este fórum. Assim, não sabendo se ainda é de seu interesse, posso esclarecer ao Senhor Joao Nobre Oliveira o seguinte:
1. sou a atual esposa de João Alexandre (JA) Medina Corte-Real e temos um filho, Artur CR (16); vivemos em Évora
2. JA é filho de João Saraiva Corte-Real, Gal. da Força Aérea e Heloisa Ferro Medina Corte-Real, ambos já falecidos;
3. JA é Professor Catedrático aposentado em Física (Geofísicas: Meteorologia e Clima); coordena um Grupo de investigação em Água, Solo e Clima na Universidade de Évora;
4. tem um único irmão: Hugo Medina Corte-Real, médico (Viana do Alentejo);
5. JA teve um primeiro casamento com Maria Teresa PXB CR (já falecida) de onde nasceu Maria Teresa XBCR (42);
6. teve outro casamento com Susana CSCR, de onde nasceu Bruno CSCR (20);
7. também temos possibilidades de dar-lhe os elementos necessários aos 2 únicos primos direitos de JA, de origem Medina.
Pode contactar-nos.

Regina CR

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#295786 | Joman | 27 jan 2012 10:10 | Em resposta a: #293802

Cara Regina

Desculpe só agora responder e antes de mais um Bom Ano Novo. Muito obrigado por responder e claro que ainda estou interessado. Todas as informações são preciosas.
Neste caso somos primos, pois sou Ferro pelo lado materno. A Heloisa era filha de Jacinto Augusto de Medina e da Amélia Ferro Nunes. Mas, o lado Corte-Real tem interesse parcial para mim se for de uma familia da zona de Nelas, Sacadura Botte Corte-Real.
Para além dos nomes gostaria de saber também datas e naturalidades e, também, dados biográficos.
O meu contacto é joliveister@gmail.com

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#311072 | J.R. | 31 jul 2012 10:58 | Em resposta a: #293802

Bom dia caros confrades

http://www.dightonrock.com/testlink.pdf

As origens dos "Corte Real"

Saudações genealógicas

Resposta

Link directo:

RE: Família: Côrte- Real

#342268 | cthemudo | 10 fev 2014 15:09 | Em resposta a: #311072

Estimados Confrades.

Procuro a descendência de JOSÉ THEMUDO CÔRTE-REAL.

Estes são os dados que tenho:

Nasceu em Vila Nova de Gaia, Freguesia de Santa Marinha às 7 horas da tarde do dia 9 de Março de 1894.
Foi batizado a 2 de Abril de 1894, na Freguesia de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia. Foram seus padrinhos Alfredo Saraiva Themudo CÔRTE-REAL e Joaquina Saraiva de Sampaio Pereira de Melo. (Registo nº 254 do Livro de Batismos da referida Freguesia. Imagem tif. nº 81).
Médico Veterinário.
Faleceu a 7 de Novembro de 1943, (Registo nº 1055)
Casou com MARIA ISOLINA PEREIRA LEITE a 17 de Maio de 1923 (Assento nº 137).

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Família: Côrte- Real

#351037 | Joaolivre | 10 out 2014 00:33 | Em resposta a: #6314

João Saraiva Côrte Real, filho de Estela Leitão Cõrte Real e João Alves Saraiva Foi Oficial piloto aviador da FAP onde ascendeu até General chefe do Estado Maior, lá pelos anos 1960
tinha um irmão Eugenio Saraiva Corte Real Médico e destacado investigador no campo da Hematologia e imunologia ~
Eugénio casou com Alda Borges Aguiar e teve 3 filhos: João Alberto que reside em Mato Grosso
Alfredo e José pedro que residem no Porto
João casou com Heloisa Medina e teve 2 filhos João Alexandre Prof. universitário em Évora e Hugo, médico e Padre em Viana do Alentejo

Resposta

Link directo:

Família: Côrte- Real

#351038 | Joaolivre | 10 out 2014 00:38 | Em resposta a: #6314

Caro Ze Manel Sou o João Alberto Aguiar Côrte real a que te referes
Moro Em Cuiabá Mato Grosso
Podes me contactar pelo email jocreal@gmail.com
Um Abraço

Resposta

Link directo:

Família: Côrte- Real

#353579 | AnaCR | 12 jan 2015 15:40 | Em resposta a: #287242

Sabe dizer-me onde nasceu o Sr. Artur e a data de nascimento? Agradeço a atenção

Resposta

Link directo:

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

#353596 | JMSA | 13 jan 2015 01:15 | Em resposta a: #351038

Boa noite,
Peço desculpa pela razão que me leva a intervir neste tópico não esteja relacionada com este assunto mas sim com a cidade onde mora. A razão é a seguinte: Há muitos anos que tento encontrar um assento de nascimento de uma antepassada minha nascida nessa cidade mas apesar de todos os esforços nunca tive nenhuma resposta. Sabe por acaso a quem me devo dirigir?
Muito lhe agradeço a sua ajuda.
Cumprimentos
JMSA
(Portugal)

Resposta

Link directo:

Família: Côrte- Real

#414532 | lasantos | 09 mai 2019 00:01 | Em resposta a: #6314

Procuro informação sobre a ascendência de João Fernandes da Costa (Corte-Real?) residente em Tavira - possivelmente também em Moncarapacho - entre o último quartel do século XVI e o primeiro do século XVII.

Foi pai, com Brites Cardosa, de um Fernão Marques de Oliveira, o qual por meados do século XVII vivia em Lisboa, N.ª Senhora dos Mártires.

Antecipadamente grato,

Luís

Resposta

Link directo:

Família: Côrte- Real

#414571 | JoséRebelo | 10 mai 2019 17:04 | Em resposta a: #414532

Caro Luís,

Teria todo o gosto em ajudá-lo, mas não tenho parentesco com a família Corte-Real. Se ainda não o fez, deverá dirigir-se ao meu amigo João Corte-Real.

Resposta

Link directo:

Família: Côrte- Real

#414573 | Joaolivre | 10 mai 2019 18:03 | Em resposta a: #414571

Infelizmente nada sei sobre esse assunto

Resposta

Link directo:

Família: Côrte- Real

#414576 | F.Sarzedas | 10 mai 2019 19:21 | Em resposta a: #6314

Tive uma bisavó cujo nome “completo” era Ana Margarida Homem da Costa Corte-Real Cardoso Gomez. (https://geneall.net/pt/nome/1291802/ana-margarida-homem-da-costa-corte-real-cardoso-gomez/)
O Cardoso vinha da sua mãe e o Gomez do seu pai mas o Homem da Costa foi “buscar” à sua bisavó Ana Clementina Homem da Costa Leitão (https://geneall.net/pt/nome/125912/ana-clementina-homem-da-costa-leitao/).
Já o Corte-Real só o encontramos na mãe desta Ana Clementina - Rosa Angélica Homem da Costa Côrte-Real (https://geneall.net/pt/nome/125911/rosa-angelica-homem-da-costa-corte-real/)
O apelido Homem da Costa vem já de há mais 9 gerações, pelo menos desde Sebastião Homem da Costa (cerca de 1525) (https://geneall.net/pt/antepassados/216053/miguel-homem-da-costa/?b=)
Já o apelido Corte-Real aparece apenas com António Máximo Homem da Costa Corte-Real (pai de Rosa Angélica) (https://geneall.net/pt/nome/130086/antonio-maximo-homem-da-costa-corte-real/) e recuando várias gerações não encontro este apelido nos seus ascendentes.
De onde terá surgido o Corte-Real nesta família?
Como pôde a minha bisavó ter usado estes apelidos quando havia já uma diferença de 3 gerações em relação ao Homem da Costa e de 4 gerações em relação ao Corte-Real?
Nos dias de hoje seria possível usar, legalmente, um apelido de um bisavô que não nos chegou directamente através de pais ou avós?
Agradeço quem me possa elucidar.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Família: Côrte- Real

#414584 | VALE GRANDE | 11 mai 2019 00:05 | Em resposta a: #414532

Tenho um Salvador Fernandes da Costa Corte-Real, de Lagos, casado com Joana Correia de Almeida.
Filho de Salvador Fernandes de Medeiros e de Justa Henriques.
Neto de Diogo Borges Corte-Real e de Joana Lourenço de Medeiros.
Isabel Azevedo

Resposta

Link directo:

Família: Côrte- Real

#414616 | lasantos | 12 mai 2019 00:11 | Em resposta a: #6314

Muito obrigado pela disponibilidade de JoséRebelo, Joaolivre e Isabel Azevedo. O João Fernandes da Costa (Corte-Real) do qual procuro ascendência é, muito provavelmente, pai de um Manuel da Costa Corte-Real que se encontra aqui na base de dados do Geneall: https://geneall.net/pt/nome/264513/manuel-da-costa-corte-real/

Uma vez mais, grato pela atenção

Luís

Resposta

Link directo:

Família: Côrte- Real

#414680 | VALE GRANDE | 15 mai 2019 00:10 | Em resposta a: #414616

Caro confrade Luís Santos

O seu João Fernandes da Costa Corte-Real poderá também ser “qualquer coisa” a um Manuel da Costa Corte-Real, casado com Maria da Assunção Moreira Landeiro, em Lagos, Santa Maria, 28/5/1657, sendo ela filha de Lázaro Moreira e de Maria Landeiro e irmã de Rodrigo Landeiro.
O Manuel é filho de Diogo Borges Corte-Real e Joana Lourenço de Medeiros, irmão de Salvador Fernandes de Medeiros (que nasceu antes de 1605, porque em 8/5/1605 foi testemunha de um casamento em Lagos, Santa Maria) e tio do meu Salvador Fernandes da Costa Corte-Real, que eu não faço a mínima ideia de quando nasceu, mas que casou em 10/2/1687, em Lagos, Santa Maria, Igreja de S. Braz.
Isto é tudo quanto tenho. Se por acaso chegar a alguma conclusão, por favor pense em mim...
Isabel Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 01:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen