Familia de Freitas Caires, Funchal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Familia de Freitas Caires, Funchal

#63155 | eddiecaires | 22 abr 2004 01:36

Caros,
Procuro informações sobre descendentes de Funchal, Ilha da Madeira. Meus bisavós maternos vieram de lá, nascidos no final de 1800. João de Freitas Caires, e Maria Adelaide de Freitas Caires. TODAS AS INFORMAÇÕES REFERENTES A ORIGEM, PARENTESCO, interessam.
Abraço
Eddie Caires

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#63158 | melisa | 22 abr 2004 01:57 | Em resposta a: #63155

Caro Eddie Caires
Pelo Site www.118.pt selecione no nome: Freitas Caires, coloque na localidade Funchal e escolha para a zona a pesquisar: Madeira e poderá obter números de telefone de pessoas com esses apelidos, provavelmente familiares seus.
Cumprimentos e boa sorte ( não se esqueça do indicativo de Portugal)
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#63595 | mavasf | 27 abr 2004 11:46 | Em resposta a: #63155

Tente (...), registe-se, faça uma pesquisa famílias e encontrará muita informação. Boas sorte

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#64134 | lili31 | 04 mai 2004 17:22 | Em resposta a: #63155

Caro Eddie Caires,
Meu avô paterno é Fernando de Freitas e é do Funchal por enquanto só sei isso.
Cumprimentos,
Liliana Maria de Albuquerque e Castro Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#64152 | neca | 04 mai 2004 22:19 | Em resposta a: #63155

Caro Eddie
Existe uma família Caires no Funchal, e também um ramo em Lisboa.
São donos de uma óptima Loja de Decoração que se chama precisamente - Móveis Caires.
A dona da Loja de Lisboa chama-se Carmen Caires.
Talvez estas informações ajudem nas suas buscas.
Cumprimentos.
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#64191 | eddiecaires | 05 mai 2004 12:08 | Em resposta a: #63155

Meus caros,

Agradeço muito pelas informações postadas aqui e que tem me ajudado imensamente na busca às minhas origens! :)
Através de contato com o órgão arquivo regional da madeira, http://www.arquivo-madeira.org , descubri quase tudo de meus bisavós. Localizaram o documento de embarque de meu bisavó João de Freitas Caires, que em setembro de 1908 saiu em compania de sua esposa Maria Adelaide de Freitas e sua Filha Maria de hum ano de idade. Segundo algumas informações familiares, que parecem se confirmar agora, meus bisavós eram primos legítimos, daí a coincidência de sobrenome de Freitas. Assim, é bem possível o parentesco entre Fernando de Freitas, citado pela colega, e minha família.
Agradeço uma vez mais pela atenção,
acho que ja estou falando demais,
Abraços
EdDiE Caires

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#66148 | lili31 | 29 mai 2004 13:35 | Em resposta a: #64191

Caro Eddie,
Meus pais também são primos, minha avó materna é Ester de Freitas Lucas nasceu em Angola na Cidade de Sá da Bandeira, meus bisavós maternos, Manuel Lucas e Augusta de Freitas Lucas, nasceram no Funchal.
Meus avós paternos, Fernando de Freitas e Conceição Quental de Freitas.
Ainda há Freitas em Sá da Bandeira e são todos do Funchal fora os que já nasceram lá, claro.
Comecei a pesquisar pelo lado do meu avô materno e como ando um pouco perdida com os Melo Coutinho de Albuquerque e Castro, deixei um pouco de lado os Freitas mas quando souber alguma coisa entro em contacto.
Cumprimentos,
Liliana Maria de Albuquerque e Castro Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#66556 | lili31 | 03 jun 2004 15:36 | Em resposta a: #64191

Caro Eddie,

Andava a fazer umas pesquisas e encontrei isto.

Freitas Silva,

Antiga e ilustre família da Ilha da Madeira. A união dos dois sobrenomes teve princípio em Nuno Rodrigues de Freitas, filho de João Rodrigues de Freitas e de Isabel antunes Drummond [? - 1578]. Deixou numerosa descendência do seu casamento c. 1563, com D. Leonor da Silva e Vasconcellos, filha de Pedro Gonçalves de Andrada. Foram avós de Jacinto de Freitas Silva, que passou a Pernambuco, conforme se pode ver abaixo ( Nobiliário da Ilha da Madeira, II, 294); e terceiro avós de Bartolomeu de Freitas Esmeraldo, que passou a São Paulo, conforme foi dito no título da família Esmeraldo (v.s). Brasil: Família originária das ilhas portuguesas estabelecidas em Pernambuco, para onde passou Jacinto de Freitas da Silva[1605, ilha da Madeira - 1690], herdeiro do Morgado Madalena, na Ilha da Madeira, filho de João Rodrigues de Freitas[1565 - 1609] e de Maria Corrêa de Castelo Branco[1547 - 1646], e neto de Nuno Rodrigues de Freitas, patriarca desta família Freitas da Silva, conforme foi dito acima. Por ocasião das guerras contra os Holandeses, passou a Pernambuco, onde constituiu família, deixando numerosa descendência do seu casamento com Sebastiana de Albuquerque[c. 1608, PE - 1681], neta de Jerónimo de Albuquerque, patriarca desta família Albuquerque (v.s.), em Pernambuco. Um dos seus filhos, João de Freitas da Silva, foi cas., em Pernambuco, com uma conterrânea, luiza de Andrada, filha de Francisco Berenguer de Andrada, patriarca da família Berenguer (v.s.), de Pernambuco. Nota: ver separadamente os sobrenomes Freitas e Silva.

Pode ser que ajude nem que seja daqui a algum tempo.
Cumprimentos,
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#66564 | lili31 | 03 jun 2004 16:25 | Em resposta a: #64191

Caro Eddie,

Leais --- Procedem de António ( ou afonso ) Leal, do Algarve, que por 1560 veio para a Madeira, fazendo assento no Porto da Cruz, onde casou com Catarina Ribeiro e deixou filhos, entre os quais Bartolomeu Leal, o mais prolifero, casado em S. Gonçalo com Maria de Freitas, descendente dos Caires. este deixou grande geração representada pelo Dr. João Baptista de Freitas Leal, camareiro secreto de capa e espada do Papa Leão XIII, Albino de Meneses e outros.

Cumprimentos,
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#103087 | claudia02 | 15 out 2005 22:07 | Em resposta a: #63155

oi procuro informações sobre meu bisavo, o nome dele é JOAQUIM DE FREITAS CAIRES, talves saibam algo a seu respeito.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#108879 | pperneta | 06 jan 2006 00:07 | Em resposta a: #64191

Caro Eddie Caires, caso ainda lhe interesse, creio ter encontrado a origem da família Freitas Caires do Faial, que me parece ser a sua:

José de Freitas Caires, casado em 1787, Faial, com Ana Maria, era filho de Ambrósio de Caires e Antónia de Freitas, casados no Faial em 1746.
Ambrósio de Caires era filho de Manuel de Cairos e Catarina Nunes, naturais do Caniço, e Antónia de Freitas filha de Martinho de Freitas e Crispina da Mata, do Faial.
Manuel de Cairos, ou Manuel de Cairos Pereira, casou no Caniço c. Catª Nunes em 1713. Sobre os Cairos do Caniço veja-se o capº Cairos de Familias da Madeira e Porto Stº, do Conº Menezes Vaz, e o livro "Familias de Gaula" de Lourenço de Gouveia e Freitas.

Martinho de Freitas casou c. Cristina da Mata Pereira no Faial, em 1716, ele fº de Antº Fernandes e Paulina Ferrª, casados em 1680 no Faial, ela filha de Domingos Roiz Prª e Isabel da Mata, casados em 1691 na mesma freguesia.

Isabel da Mata era certamente filha ou sobrinha de Manuel da Mata Vitória, casado com Mª Mendes no Faial, 1646, pais do meu ancestral Fcº Mendes e da sua irmã Maria dos Santos, amante do Morgado da Penha d' Aguia, Valentim de Ornelas e Vasconcelos, e progenitora de uma das linhagens de Teixeiras Dórias por via de Maria de Vasconcelos, filha bastarda de ambos, casada com Irvão Txª Dória de Atouguia.

Manuel da Mata Vitória era filho de Fcº da Mata e Mª Vitória, casados em 1609, Faial. Fcº da Mata era filho de Dinis Pires Fernandes, c.c. Simoa Vieira, filho este de João Pires da Mata e Mª Gliz.
Jº Pires da Mata, filho de Jº Pires e Isabel de Freitas, filha de outra e de Afonso da Mata, Escudeiro Fidalgo, Mercador, morador em Gaula, e ancestral de todos (ou quase todos) os Matas Madeirenses.

Maria Vitória, casada c Diniz Pires Friz, era filha de Jº Dias e outra Mª Vitória, casados no Faial em 1591. É provável que fosse da família Judaica dos Vitória, moradores no Funchal em meados do sec XVI.

Se conseguir, ou consegiu fazer a ligação da sua família com esta gente que aqui descrevo, estou interessado em saber os resultados. :)

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#108882 | pperneta | 06 jan 2006 00:16 | Em resposta a: #108879

3 notas suplementares que não foram na mensagem anterior:

1. Isabel de Freitas, casada com Afonso da Mata, moradores em Gaula. Esta é certamente a origem do seu sobrenome Freitas. Infelizmente pouco se sabe acerca desta senhora, excepto que fez testamento de mão comum coms eu marido em 1512, no qual dotam as suas filhas para que casem com os filhos de João Caiado, que mais tarde deram origem ao Morgado das Caiadas em Stª Cruz.

2. Caires é a forma moderna de Cairos ou Cayros, o sobrenome original. Certamente que está relacionado com a terra de Cairos, no Minho, Portugal Continental, de onde alguns dos povoadores seriam originários, e por isso lhe terão tomado o nome.
Outros descendem de José de Cayre, francês, casado no Monte, Funchal, c. de 1680 com Isabel Rodrigues, mas são uma pequenissima minoria dos Caires Madeirenses, e certamente que não são a origem dos do Caniço, que são muito mais antigos, sendo já numerosos no início do sec. XV.

3. Os Vitórias Judeus viveram em meados do sec. XV, e não XVI como se diz acima.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#108893 | pperneta | 06 jan 2006 01:49 | Em resposta a: #108882

Nova correcçao:

Nos pontos 2 e 3 o século correcto é o XVI (era de 1500) e não o XV (É nisto q dá escrever mensagens a altas horas da noite).

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#254733 | prof.caires | 15 mai 2010 14:44 | Em resposta a: #103087

Prezado Eddie Caires.
Meu nome é José de Freitas Caires Filho. Sou professor aposentado e tenho 57 anos.
Meu pai, obviamente, José de Freitas Caires, filho de João e Maria Adelaide, faleceu em 1986.
Nós todos somos habitantes do interior do Estado de São Paulo, no Brasil.
Meu avô, seu parente, morou muitos anos em Macaubal, uma cidadezinha do interior do Estado de São Paulo, onde faleceu a vó Adelaide.
Procure em uma boa enciclopédia e você verá que o nome dele aparece como fundador desta cidade paulista.
Depois de um tempo ele mudou-se, com dona Rosa, com quem ele se casou novamente, para Santos-SP, onde faleceu por volta de 1968.
Há vários Freitas Caires em Marília-SP e alguns Caires no Estado da Bahia-BR.
Um grande e fraterno abraço a você e toda sua família.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Freitas Caires, Funchal

#262364 | Carlos Jorge | 17 set 2010 18:27 | Em resposta a: #64191

Olá, acho que estou buscando o mesmo que a EdDiE Caires encontrou, meus antecedentes que segundo minha avó são da Ilha da Madeira em Portugal, porém não tenho certeza desta local de procedência, como foi p conseguir as certidões, porque temos que pagar por estas certidões mas não tenho certeza se vão conseguir, será que consigo informações de positivo ou negativo do arquivo existente lá com eles?

Resposta

Link directo:

Familia de Freitas Caires, Funchal

#375019 | cido | 08 nov 2016 07:59 | Em resposta a: #63155

tem alguém cujo Bisasavô Jo´se de Freitas Caires casado com Maria de Freitas tiveram varios filhos todos em Portugal na ilha só os filhos vieram para o Brasil em l.907

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 09:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen