Familias "Real" e "Sampaio e Mello"

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familias "Real" e "Sampaio e Mello"

#6347 | gonçalo | 27 jun 2001 19:50

Boa tarde,

Estou à procura da linha de ascendência de António Ferreira Real, assim como a origem do apelido Real. Este senhor foi casado com D.Maria do Rosário Pereira Mendes. Deste casamento nasceu Damião Ferreira Real que casou com D. Verginia de Chaves Lages Vaz de Sampaio e Mello, tendo nascido deste casamento Vasco Lages Ferreira Real em 1900.
Agradeço também qualquer informação que me possam facultar sobre a familia Vaz de Sampaio e Mello, mais especificamente sobre os ascendentes do Conselheiro Lopo Vaz de Sampaio e Mello que julgo terem origem no governador da India Lopo Vaz de Sampayo da Casa de Espinhosa.

Muito obrigado,
Gonçalo Real

Resposta

Link directo:

RE: Familias "Real" e "Sampaio e Mello"

#6353 | Vasco Jácome | 27 jun 2001 21:23 | Em resposta a: #6347

Caro Gonçalo Real

Encontra o Conselheiro Lopo Vaz de Sampayo e Melo, pág. 36 do Vol. IV dos “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo”, de Júlio Teixeira. A partir daí encontra bastante coisa sobre os Sampayo e Melo. Não deixe é de ver a Introdução, no Vol. I feita pelo Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo.

Pode também passar para o Felgueiras Gayo ttº de Pintos § 344 onde com o N 18 encontra o avô dele, também de nome Lopo.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Familias "Real" e "Sampaio e Mello"

#6367 | PMR | 28 jun 2001 00:04 | Em resposta a: #6347

Mesmo tendo em conta que existe mais do que uma família a pretender-se descendente do 8º Governador da India, Lopo Vaz de Sampayo - cuja ascendência está estudada e pode ser consultada, nomeadamente aqui no GP, nunca encontrei referência a esta. Tenho conhecimento de que casou e de que morreu em Anciães mas nunca encontrei referência alguma a filhos seus.
Tem notícia da descendência deste injustiçado «Sampayo ilustre e assinalado» como se lhe refere Camões no Canto X d' «Os Lusíadas»?
Se sim, espero notícias suas.

Obrigado,
PMR

Resposta

Link directo:

RE: Familias "Real" e "Sampaio e Mello"

#6373 | gonçalo | 28 jun 2001 01:27 | Em resposta a: #6367

Os descendentes de Lopo Vaz de Sampayo viveram durante muito tempo em Vila Real de Tras-os-Montes. Penso que o conselheiro Lopo Vaz de Sampayo e Mello seja seu descendente uma vez que ja por diversas vezes encontrei referências, tanto em documentos pessoais como em livros, de ambos pertencerem à Casa de Espinhosa. O actual representante do ramo penso ser Manuel Sampaio da Cunha Pimentel.
Um dos livros que lhe posso sugerir é "Tentativas genealógicas ou esboço dum nobiliário da familia Melo e Sampaio, das casas de Ribalonga e Espinhosa e seus parentes (1899-1900), escrito por Miguel de Melo Vaz de Sampaio. Infelizmente eu ainda não consegui ter acesso a este livro.

Resposta

Link directo:

RE: Familias "Real" e "Sampaio e Me

#75086 | luisa morais | 15 out 2004 22:03 | Em resposta a: #6373

caro gonçalo

queira-me informar pf onde posso encontrar esse livro que menciona, pois tenho grande curiosidade em consultar visto tambem eu ser uma descendente destes sampaios, pois se bem sabe lopo vaz da sampaio era de linhares carrazeda de ansiaes, existe em linhares uma casa onde ele viveu.

obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Familias "Real" e "Sampaio e Me

#75103 | magalp | 16 out 2004 12:56 | Em resposta a: #75086

Cara Luísa Morais

Na leitura das intervenções neste tópico noto que ninguém parece ter dado a devida atenção ao esclarecimento de Vasco Jácome (27.06.2001/21:23); cita FMVR, Vol. IV, pg. 36, de Júlio Teixeira, dando a devida ênfase à Introdução feita no 1º volume desta obra, cuja informação tem o rigor que há muitos anos lhe é reconhecido.
Mais poderia Vasco Jácome citar F. Gayo, do seu amplo conhecimento (NFP, Vol. IX, pg. 266), bem como Allão de Moraes (PL Tomo II Vol. I, pg. 100), A. Caetano de Sousa (HGCR, VII P.I. 264), e no caso específico de Lopo Vaz de Sampayo, na mesma HGCR, Tomo XI, 389/392.
Ainda, e na contemporaneidade, do muito interessante e bem documentado Reitor (ou Abade) de Baçal (MAHDB, pgs. 415/441) José de Sousa Machado (UGDM, Vol.I, pg. 80), Domingos Affonso e Ruy Travassos Valdez (LON, Vol. III, pg. 292); também de Domingos Affonso, “Le Sang de Louis IV” (Vol. II, pgs. 14, 192, 379).
Por fim, sem qualquer desprimor para outras obras que tratem desta família e que deixei de citar, considero a mais esclarecedora, completa e melhor documentada obra, “O Parágrafo Segundo”, de Manoel e Luís de Mello Vaz de São Payo (Pai e filho), Editado em Lisboa, 1984. Nesta perfeita obra de genealogia didáctica, clarificam e corrigem “As distracções de D. António Caetano de Sousa”, no cap. IV, da 2ª Parte do Tomo XII, da sua monumental (e preciosa) HGCR, com esmagador cientismo, apoiados por profusa e valiosa documentação autêntica!
Citarei de passagem, do mesmo autor, “A Varonia e Apelidos do 1º Visconde de S. João da Pesqueira”, onde aqui e além apresenta esclarecimentos sobre esta família acima citada.

Conhecido (e internacionalmente reconhecido) o muito mérito do Prof. Dr. Luís de Mello Vaz de São Payo – antigo Reitor da UTAD e Catedrático jubilado de Física (Óptica), com o seu rigor matemático sempre presente na finura do seu espírito, ninguém de bom senso pode duvidar das suas afirmações, tal como ninguém poderá duvidar que é um dos pioneiros na Genealogia científica. Assim, recomendaria uma leitura atenta (reconheço que nem sempre é fácil em virtude das muitas notas ou chamadas de atenção), das suas comunicações nas periódicas “Armas & Troféus”, “Raízes & Memórias”e “Genealogia & Heráldica”.

O livro apontado –“Tentativas Genealógicas… de Ribalonga e Espinhosa” da autoria de Miguel de Mello Vaz de Sampaio (que presumo seja o meu tio-avô aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=195823), não me passou nunca pelos olhos e sequer ouvi falar. Conheci sim interessantes apontamentos manuscritos do se irmão António e alguns opúsculos do filho deste, Engº Manoel Pedro, Visconde de Alcobaça, que foi o representante dos Mello Vaz de São Payo, do Morgados e Direitos Reais da Casa da Ribalonga (hoje em perfeita ruína, no mais completo estado de degradação…), representante dos morgados e vínculos de Anciães, Pintos Velhos, Nª Sª da Espinhosa, e de todo o modo, representante legítimo de Lopo Vaz de Sampayo, IX Governador da Índia, o tal “Sampayo Ilustre e Assignalado”, referido por Camões e já anteriormente citado.
O representante varonil desta antiga família (cuja principal nobilitação foi a espantosa quantidade de soldados e marinheiros cuja vida ofereceu ao Império, sobretudo na Índia!), é o Sábio Professor Luís de Mello Vaz de São Payo – http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=7761

Por último, quando deveria ter começado por aí (Vasco Jácome não o fez há 3 anos atrás, pois o Genea estava ainda no seu começo), a apresentação desta interessante família aqui nesta BD, que muito bem menciona tudo quanto é mais significativo, bem conservando o respectivo suporte documental que cita quando oportuno.
Mais esta honra e louvor lhes seja feita!

Cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen