Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias

Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#63507 | jpereira | 26 abr 2004 12:31

Amigos,

Tendo estado na TT no passado Sábado, encontrei um colega de pesquisa habitual com quem troquei algumas impressões sobre antepassados de Portuzelo, Viana do Castelo. Como não encontrei tópico deste assunto resolvi criá-lo, na esperança de que quer ele quer outro pesquisador interessado venha a desenvolvê-lo.

O mais recente dessa origem que consta na minha árvore é o meu sexto-avô
Luis Fernandes, o qual é tido como originário da freguesia de Portuzelo,
mas de quem nunca encontrei o baptismo. Casou em Lisboa, na freguesia do
Beato com Ana de São José Lemos no dia 4 de Março de 1794, tendo
residido até ao casamento na Quinta de Santo António, ao Beato. Os pais,
embora originários da dita freguesia de Portuzelo, eram à época do seu
casamento residentes na dos Olivais, Lisboa.

Segue tabela de Sosa-Stradonitz dos meus antepassados começando no referido Luis:

138. Luis Fernandes n. cer. 1770 (Portuzelo ?)

276. Luis Fernandes n. 20 Ago 1716 Talharezes (Portuzelo), c. 06 Mai
1752 (Portuzelo) c.
277. Josefa Enes Lourenço n. 21 Fev 1727 Talharezes (Portuzelo)

552. João Fernandes n.?, f. 08 Set 1726 Talharezes (Portuzelo), c. 30
Set 1711 (Portuzelo) c.
553. Isabel Martins
554. João Álvares
555. Mariana Lourenço Rodrigues n.?, f. 16 Nov 1752 Talharezes
(Portuzelo)

1104. João Fernandes
1105. Marta Gonçalves n. ?, f. 11 Out 1724 Talharezes (Portuzelo)
1106. Domingos Martins Manso
1107. Maria Martins
1108. António Álvares
1109. Apolonia Domingues
1110. João Enes n.?, f. 09 Mai 1730 Talharezes (Portuzelo)
1111. Luisa Fernandes Rodrigues n.?, f. Abr 1730 Talharezes (Portuzelo)

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#63545 | mtavares | 26 abr 2004 19:23 | Em resposta a: #63507

Caro João Pereira:
Não terá, porventura, algumas ligações a freguesias contíguas, tais que:
Afife, Carreço, Meadela, Areosa...
Sei que tenho ligações a portuzelo, mas ainda as não clarifiquei.
de Carreço: Enes, Leitão, Fernandes, e Pereira.
cprtos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#63548 | Vasco Jácome | 26 abr 2004 19:59 | Em resposta a: #63507

Caro João Pereira

Tenho a indicação de que Luís Fernandes de Seixas, aqui em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=40668

seria natural de Portuzelo. Assim, qualquer notícia sobre esta gente que eventualmente venha a obter é bem vinda.

Com os antecipados agradecimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#63586 | jpereira | 27 abr 2004 10:20 | Em resposta a: #63545

Caro Luis,

Até ao momento os únicos que encontrei são os que coloquei na primeira mensagem. Se me surgir alguma outra destas freguesias vizinhas, comunico.

Cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#63587 | jpereira | 27 abr 2004 10:23 | Em resposta a: #63548

Caro Vasco,

Se futuramente encontrar algum Seixas nas minhas pesquisas em Portuzelo por esta época, não deixarei de avisar.

Cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#234019 | d. soares | 12 jul 2009 20:24 | Em resposta a: #63587

Caro jpereira,

Vi a sua primeira mensagem e reparei que tem nomes que coincidem com os que eu encontro-me a pesquisar neste momento. Como tal, pergunto se não se importa de me forneçer mais dados sobre as suas pesquisas nas freguesias acima indicadas.

Sem mais assunto e os melhores cumprimentos,

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#234069 | jpereira | 13 jul 2009 10:43 | Em resposta a: #234019

Caro Ricardo,

Infelizmente, o que eu tinha pesquisado deste ramo em 2004 é precisamente o que tenho agora em 2009! De forma que não lhe posso acrescentar mais nada àquilo que já consta na minha primeira mensagem.
Caso venha a verificar algum entroncamento dos seus dados nos meus estou interessado em saber, mas com a distância geográfica que me separa do arquivo de Viana e a falta de tempo que tenho mesmo para os arquivos mais próximos, não é natural que eu venha a desenvolver estas pesquisas nos tempos mais próximos.

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#234070 | d. soares | 13 jul 2009 10:48 | Em resposta a: #234069

Caro João Pereira,

També, sou de Lisboa, e sim as nossas familias entroncam-se, eu já tenho o Domingos Martins Amado, bastante avançado. Não me importo de lhe forneçer o que lhe falta. Contudo, se tiver familias de Serreleis, Perre, Meadela e Outeiro, diga-me para ver se coincide com a minha, e se tal for também lhe posso fornecer os dados.

Cumprimentos,

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#234078 | jpereira | 13 jul 2009 12:11 | Em resposta a: #234070

Caro Ricardo,

Tanto quanto eu sei, todo o ramo de Viana pertence à freguesia de Portuzelo. Aparecem mencionados os lugares de Talharezes, Torre e Samonde da mesma freguesia, mas mais nenhuma freguesia.
Também é preciso notar que o que eu tenho é fruto de um dia de pesquisa, tendo-me ficado pelas pesquisas de baptismos duas gerações abaixo da de Domingos Martins (Manso/Amado?), sendo que portanto aquele apenas aparece mencionado como avô e portanto sem grandes detalhes.
O Luis Fernandes que aparece no início da tabela, bisneto de Domingos Martins, veio com os pais (que eram ambos da freguesia de Portuzelo) para os Olivais. Ele foi depois residir para o Beato, onde casou com uma mulher de Vila franca de Xira. Daí que se trate apenas de um pequeno ramo todo da mesma origem.
Os seus mantiveram-se mais gerações por Viana?

Se quiser pode responder-me para o endereço jmfpsquid do gmail.

Agradecido,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#234307 | 1385 | 16 jul 2009 02:26 | Em resposta a: #234078

Numa escendência que estudei em tempos encontram-se naturais das freguesias em apreço que irão originar o chamadouro toponímico Lamas, mais tarde, mas muito recentemente, convertido em apelido. Aqui ficam por conterem ramos que o iniciador do tópico mencionou

Título XLVIIII

Amorins, da casa das Lamas,
nas Gateiras, Afife.



I – Pascoal Álvares, que casou em S.ta Marinha de Moreira, concelho de Geraz do Lima, com Isabel Amorim e faleceu em 1678.
Tiveram:
Filho conhº:

1(II) – João de Amorim, que segue.

II – João de Amorim, natural de S.ta Marinha de Moreira, foi casar a Afife com Maria da Piedade, exposta na roda em Afife, que faleceu em 23 de Junho de 1761. Moraram no burguete da Ponte
Tiveram:
Filho conhº :

1(III) – Lucrécia de Amorim, que segue.

III – Lucrécia de Amorim, que casou a 21 de Março de 1731, em Afife, com José Martins Ribeiro, morador no sítio da Ponte e filho de José Martins Ribeiro, natural do Couto de Tibães, e de sua mulher Domingas Rodrigues, esta de Afife e filha de Francisco Rodrigues e de sua mer. Maria Francisca. Lucrécia faleceu no lugar da Ponte a 14 de Maio de 1757
Tiveram:
Filho:

1(IV) – João Martins de Amorim, que segue.

IV – João Martins de Amorim, que casou a 18 de Fevereiro de 1762, em Afife, com Ana Maria Enes, filha reconhecida do padre João Martins Enes, coadjutor em Afife, e de Mariana Fernandes, solteira.
O padre João Martins Enes, nascera a 27 de Dezembro de 1713, filho de Luís Martins, do Chão das Lamas, nas Gateiras, Afife, e de sua mulher Maria Enes. Segundo a sua “inquirição de genere” de 16 de Agosto de 1732, era neto paterno de Domingos Martins e de sua mer.Cristina Martins, lavradores de geração limpa que viviam de suas fazendas em Afife; neto materno de António Enes, de S.ta Maria de Amonde, que viera casar a Afife, em meados do século XVII, com Domingas Afonso Tiveram:
Filho:

1(V) – Manuel José Martins de Amorim, que segue.

V - Manuel José Martins de Amorim, que casou em S.ta Cristina de Afife com Teresa
Rodrigues Ferreira, f.ª de Paulo Rodrigues Ferreira, casado a 28 de Abril de 1748, em S.ta Cristina de Afife com Maria Martins. Ele f.º de Manuel Rodrigues e de sua mer. Maria Ferreira; neto paterno de António Rodrigues Botão e de sua mer Maria Ramos, de Afife; neto materno de Frutuoso Ferreira e de sua mer. Maria Ferreira, também de Afife. Maria Martins, sua mer., f.ª de Luís Martins e de sua mer Maria Pires, neta paterna de Matias Martins e de sua mer. Francisca Martins; neta materna de Manuel Pires e de sua mer Domingas de Paiva. Manuel José Martins de Amorim e sua mer moraram na casa das Lamas, nas Gateiras,
Afife. Tiveram:
Filho:

1(VI) – Silvestre Martins de Amorim, que segue.

VI – Silvestre Marins de Amorim, morador na casa das Lamas, nas Gateiras, casou a 19 de Novembro de 1797, em S.ta Cristina de Afife, com Tomásia Enes de Neiva, f.ª de Jacinto de Neiva, casado a 20 de Novembro de 1767, em Montedor, Carreço, com Tomásia Fernandes Enes. Jacinto de Neiva, f.º de Manuel de Neiva – o moço - , e de sua mer. Maria Pires, de Carreço. Neto paterno de Manuel de Neiva, - o velho -, e de sua mer Domingas Álvares; neto materno de João Pires e de sua mer. Domingas Afonso.Tomásia Fernandes Enes, acima, filha de Domingos Fernandes Álvares e de sua mer. Antónia Enes, de Montedor, Carreço ; neta paterna de Domingos Fernandes Álvares e de sua mer Antónia Enes; neta materna de Silvestre Enes e de sua mer. Fernanda Neto; bisneta paterna de Manuel Fernandes Laranjo e de sua mer. Domingas Martins.
Tiveram:
Filha:

1(VII) – Ana Martins de Amorim, que segue.

VII – Ana Martins de Amorim, herdeira do chão e casa de Lamas, solteira, teve do Dr. António de Meira, cuja filiação ignoro
Filha natural, ou bastarda

1(VIII) – Marcelina Martins de Amorim, que segue.

VIII – Marcelina Martins de Amorim, bap., a 4 de Julho de 1832, em S.ta Catarina de Afife, sendo padrinhos José António de Mesquita e Madina (sic), soltei, tia da baptizada
Casou, antes de 1860, em Afife, com Francisco Rodrigues da Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#234329 | mtavares | 16 jul 2009 15:04 | Em resposta a: #234307

Caro 1385:

Algumas das personagens personagens descritas no VI estão na minha árvore, que neste momento engloba comprovadamente pessoas das freguesias de Carreço, Areosa,e de das 2 freguesias de Viana, embora suspeite que se alarguem a Afife, Portuzelo e outras.

o referido Jacinto da Neiva (com a grafia Neyva) é meu sexto avô.contudo não o tenho como casado com a pessoa que refere, mas com Maria Fernandes Enes.

Poderíamos discutir este artigo, já que o resto das pessoas são minhas ascendentes, com a particularidade curiosa de Manuel Fernandes laranjo ser,salvo erro meu oitavo avô várias vezes...

cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#234330 | 1385 | 16 jul 2009 15:17 | Em resposta a: #234329

Caro Luís

Estes galaico-minhotos (suspeito) são importantes para mim porque representam a ascendência da minha avó paterna Podemos prosseguir sff fsomas@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#234407 | d. soares | 17 jul 2009 08:31 | Em resposta a: #234078

Caro João Pereira,

Podemos verificar os nomes que temos em comum nesta freguesia, e aqueles que eu já tiver mais avançado forneço-lhos. Para tal envie-me o que tem, não precisa de colocar as datas.

Ricard0_s0ares@sapo.pt

Saudações genealógicas,

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#237492 | mcenes | 26 ago 2009 18:20 | Em resposta a: #234329

Boa tarde.

Sou uma principiante no estudo da genealogia.
Chamou-me à atenção a procura de elementos das famílias de Viana do Castelo, pois o meu trisavô era de Montedor, Carreço. Daí que a minha pesquiza talvez possa aclarar mais alguma coisa.

A informação que tenho é:

Jacinto da Neyva casou com Maria Fernandes Ennes tendo 5 filhos: Thomásia (n.1773), Domingos (n.1774), Joanna (n.1778), Francisco (n.1781) e Anna (n.1784).
Maria Fernandes Ennes nasceu em Montedor no ano de 1750, filha de Domingos Fernandes Alves e de Antónia Ennes, também de Montedor. Neta materna de Silvestre Ennes Roxo e de Anna Neto.
Presumo que a informação dada pelo "1385" se refere a outro ramo de família pois que há uma diferença entre os sobrenomes.


cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#237510 | mtavares | 26 ago 2009 20:07 | Em resposta a: #237492

Cara "mcenes"

Eu descendo de Jacinto da Neyva e de Maria Fernandes Ennes.
Quererá isto dizer que encontrei outra prima?
Tive já oportunidade de discutir em privado com o 1385 esta questão, mas não tenho estado ultimamente em contacto com ele que, por aspectos da sua vida particular, não tem estado disponível.

Assim respondo-lhe eu.
Refere aí nomes que conheço, mas não o do meu ascendente que é o Manuel...portanto teriam não 5, mas 6 filhos...

Caso esteja interessada em trocar impressões,escreva-me.
luis.mtavares@gmail.com

Ainda tenho família em Montedor e tenho um razoável apanhado da família

cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#237524 | mtavares | 26 ago 2009 21:41 | Em resposta a: #237492

mcenes:
rectifico:
Jacinto (n.1744-Janeiro) casou com Maria Fernandes Ennes (n.1750) Tiveram uma filha Maria Ennes da Neyva (11.2.1771) da qual descendo, além dos que refere e de outra filha chamada Custódia.
Você vive no Brasil?

cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#237600 | mcenes | 27 ago 2009 16:38 | Em resposta a: #237524

Boa tarde.

Agradeço a rectificação.
Eu vivo em Portugal, na cidade do Porto. Quando passo por Viana do Castelo vou ao Arquivo Distrital pesquizar um pouco sobre o nome da minha família que tem origens nessa cidade.



Cumprimentos,

mcenes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#237623 | mtavares | 27 ago 2009 20:31 | Em resposta a: #237492

Mcenes:

Syvestre Ennes (13/1/1692) filho de Domingos Ennes e Catarina Afonso. Domingos Ennes Roxo filho de Domingos Ennes e Agnes Ramos . O Roxo aparece umas vezes, outras não.

Eu vivo na região de Lisboa, peço-lhe desculpa de a ter tomado por brasileira. Contudo esta descendência tem muita gente no Brasil: no Rio e Minas.

O Domingos Fernandes Alves (ou Alvares) casou com Antónia (22/6/1749) era viúvo e serviu em cavalaria em Sabará.

cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#237845 | mcenes | 30 ago 2009 18:54 | Em resposta a: #237623

Boa tarde.

Vou transcrever a informação que tenho e que foi obtida através do Arquivo Distrital de Viana do Castelo.
O meu trisavô António Fernandes Ennes (n.1833), casado com Maria Joaquina Pereira Almeida era natural de Montedor -Carreço. Foi por aí que comecei. Embora anotasse todos os registos que apareciam com o nome Ennes.
Há nomes muito parecidos e que só pela filiação é que nos leva a pensar que serão doutros ramos. Não sei se isto lhe interessa:

Sylvestre Ennes casado com Domingas Neto têm em 1724 um filho Manoel Ennes, em 1727 a Maria, em 1729 Maria Ennes e em 1732 a Anna.
O Manoel Ennes casou com Joanna Ramos(1ª mulher) e tem em 1754 o Felipe e em 1757 o Domingos. Da sua 2ª mulher, Anna Ramos, têm em 1762 o Joam Lourenço, em 1769 o José, em 1771 o Francisco e em 1774 a Maria.
A Maria Ennes casou com Félix Ramos tendo em 1755 o Manoel, em 1759 a Angélica, em 1761 a Ana e em 1762 a Joanna.

Sylvestre Ennes Roxo casado com Anna Neto têm em 1728 a Maria Ennes, em 1731 a Antónia Ennes, em 1733 o Manoel, em 1735 a Theresa, em 1738 a Joana e em 1741 o Lourenço.
A Maria Ennes casou com Domingos Pires Laranjo e têm em 1748 a Maria, em 1751 o Manoel, em 1753 a Joanna e em 1755 a Florência.
A Antónia Ennes casou com Domingos Fernandes Alves e têm em 1750 a Maria Fernandes, em 1752 o Manoel e em 1755 a Úrsula.
Da Maria Fernandes já tem indicação. A Úrsula casou com Manoel do Valle e têm em 1785 o Caetano e em 1787 a Anna.



Cumprimentos


mcenes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#237856 | mtavares | 30 ago 2009 21:47 | Em resposta a: #237845

Olá Mcenes

De volta:
Não sei se já tinha a ascendência do Syvestre Ennes (por vezes Roxo ou Rocho).
Da sua descendênciano que me diz respeito: maria fernandes ennes neta deste Sylvestre casa com Jacinto da Neyva. destes nasce Maria Ennes da Neyva que casa com Francisco José Ennes Leitâo. Têm Manuel Felipe Ennes Leitão (8/8/1796) que casa com Antónia Pereira. Estes têm o Domingos (1824), o António (1816) que é o meu trisavô, o Padre Manuel Filipe Ennes Pereira (1815) , que foi Reitor da freguesia, a Tomásia, a Rosa, o José e Francisco.
o meu trisavô , António não segue o nome do pai.:aparece como António Pereira Leitâo e finalmente como António Ennes Pereira. casa com Francisca Fernandes Ennes (por vezes do Salgueiro). Têm entre outros o meu bisavô, David Fernandes Ennes Pereira( 1861/1953) que vem para Lisboa e era pai da minha avó materna.
Tenho vários desses ramos de Ennes ou Enes, pouco importa, e existe bastante consanguinidade.
Também descendo de um Manuel Fernandes Laranjo, várias vezes...
Há nomes que refere que já os vi...e tenho bastantes Padres como tios

cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#237857 | mtavares | 30 ago 2009 22:03 | Em resposta a: #237845

De novo: O seu trisavô não era filho do Antº Frz Enes e da Mª Aº Moreira?

Há de facto muitos nomes iguais ...

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#237991 | mcenes | 01 set 2009 19:59 | Em resposta a: #237856

Boa tarde.

Não me foi possível responder ontem.
Estive a confrontar a sua informação com os meus registos. Verifico que tenho a indicação, embora sem datas, de mais dois filhos da Maria Ennes da Neyva e de Francisco José Ennes Leitão que são o António e a Anna Maria Ennes. Esta casou com Domingos Pereira tendo um filho em 1832, o António.
Em relação ao seu trisavô, tenho-o como António Ennes Pereira Leitão, filho de Manoel Filipe Ennes Leitão e de Antónia Pereira, casado com Francisca Fernandes Ennes, filha de António Fernandes Ennes Salgueiro e de Maria Affonço ou Affonso.Tiveram um filho em 1846, o Silvestre.
Há uma diferença considerável entre este nascimento e o do seu bisavô. Possivelmente tenho dados errados.

O meu trisavô é filho de Manoel Fernandes Ennes e de Rosa Pires Moreira, filha de Domingos Pires Moreira e de Francisca Ennes Domingues. São de lugar Pacô / Carreço. Tenho também o nome de Leitão (Leitam) em antecessores, sugeito ainda a confirmação.
Agradeço toda a informação prestada e que tem servido para esclarecer algumas dúvidas.



Cumprimentos,


mcenes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#238005 | mtavares | 01 set 2009 23:08 | Em resposta a: #237991

Olá de novo:

Só agora lhe pude responder. Entretanto, tinha aberto um tópico com o título "famílias de Carreço", uma vez que ocupamos o tópico do nosso confrade José Pereira e que era referente a Portuzelo .

Das pessoas que refere, já conhecia essa minha tia Ana Maria (não tenho data). Devo dizer-lhe, pois, foi o que mais me chamou a atenção na minha busca era o nome Ennes. Nos meus ascendentes directos a última pessoa a usa-lo foi a minha avó materna, Amilda Fernandes Ennes Pereira, Martins por casamento (1900/1982) já nascida em Lisboa. Tinha alguns dados de tradição oral, tanto por ela como por um tio-avô (e primo) que se revelaram certos. O meu tio avô relatou-me oralmente por diversas vezes a ascendência da família até onde sabia, e não era pouco. A minha avó salientava o facto de haver sempre um tio Padre...pelo menos. Inteiramente verdade.

Seguinte: O Manuel Filipe Ennes, ou Manuel Filipe Ennes Leytam, leva esse nome de um Padrinho que tem exactamente o mesmo nome. Casa-se com 16 ou 17 anos com a Antónia que tem 22 e têm uma data de filhos. De facto, no casamento o nome dele consta como diz, mas depois, o meu ramo deixa cair o Leitão

Em relação à Maria Afonso vi escrito o nome dela como Maria Afonso Moreira e Moreira da Rua, de quem se diz ser de Carreço, embora nunca tenha encontrado o baptismo dela.

Eu encontrei também um Manoel Fernandes Ennes, além do meu tio Padre ( filho de Antónia Ennes) casado com uma Tereza Gonçalves Lima, irmão dessa minha trisavó.

Em traços largos, descendo de vários ramos diferentes de Ennes (em que é verificável bastante consaguinidade):de Domingos Ennes Leitão, Domingos Ennes Roxo, de Luis Ennes, e há outros Ennes da Cova de Gato.

Estou à disposição para lhe enviar dados que tenho, para isso é que serve o forum.
(transcrevi esta mensagem para o outro tópico que referi

luis

luis.mtavares@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portuzelo, Viana do Castelo

#238057 | mcenes | 02 set 2009 19:21 | Em resposta a: #238005

Boa tarde.

Tem toda a razão.
Peço também as minhas desculpas ao confrade José Pereira.



Cumprimentos,


mcenes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 23:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen