André, de S.M. Feira
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões
André, de S.M. Feira
Caros Confrades,
Procuro dados complementares relativamente a uma familia que usou o apelido André
em Santa Maria da Feira no Séc. XVII.
Manuel André, nascido em Mozelos (SM Feira) por volta de 1676, filho de Pascoal
André e de Maria Jorge, naturais de Mozelos. Casou em 1697 em S. Nicolau (Vila da Feira) com Antonia Fernandes, filha de Domingos Fernandes e de s.m. Maria de Oliveira.
Agradeço qualquer informação adicional.
Cumprimentos
Juca Tagilde
Link directo:
RE: André, de S.M. Feira
Caro Juca Tagilde
Estou interessadíssimo em saber a proveniência dum ramo de Bandeira de Santa Marinha em V.N.Gaia, cuja a varonia deste ramo é precisamente “André” de Oliveira do Douro e Fiães (Feira) investigação interrompida por mim, devido à falta de livros paroquiais em Santa Marinha.
Isabel André casou com (provavelmente seu primo) António Domingos Bandeira, em Oliveira do Douro,
+-1750, sendo ela natural da mesma freguesia filha de Manuel André e de Maria Gonçalves, de Vilar de Andorinho (Gaia). E ele António Domingos Bandeira, filho de Domingos André de Oliveira do Douro e sua mulher Maria Gonçalves natural de Fiães.
Com os melhores cumprimentos
João de Abreu Coutinho
Link directo:
Caro amigo,
Devo dizer que estou absolutamente convencido de que existe não uma, mas variadíssimas famílias com o apelido André, particularmente nessa região do país. Aliás, nem outra coisa seria de esperar, uma vez que o apelido André era inicialmente um patronímico, ou seja, um nome que se usava a seguir ao nome de baptismo e que indicava o nome do pai. Com o passar do tempo os patronímicos foram perdendo a sua função e tornaram-se apelidos comuns.
Neste caso, eu próprio já deparei com imensa gente com o apelido André nas investigações que fiz nos paroquiais de Sandim (Vila Nova de Gaia), freguesia que faz precisamente fronteira com o concelho de Sta. Maria da Feira. Esses meus André estão entre os antepassados da Família Príncipe, de Sandim - podem ver online um resumo dessa pesquisa buscando esse título num dos motores habituais.
Melhores cumprimentos,
Pedro Girão
Link directo:
Caro Pedro Girão,
Efectivamente este ramo André na geração seguinte já não usa o apelido, mas não custa tentar, havendo tanta gente a fazer pesquisas.
Cumprimentos
J Tagilde
Link directo:
Caro Juca :
Nestas ultimas mensagens, enviadas para este forum, fez referencia a algumas freguesias de Vila Nova de Gaia, nomeadamente à freguesia de Vilar de Andorinho e Oliveira do Douro. Porventura terá encontrado o apelido Martins, Neves, Costa ou Figueiredo?
Com os meus melhores cumprimentos
Antonio Neves
Link directo:
Caro António Neves,
Lamento, ainda não tive oportunidade de estudar qualquer uma dessa freguesias.
Cumprimentos
Juca Tagilde
Link directo:
Caro confrade:
Em Fiães, Domingos André (da aldeia de Fiães) e Manoel André são testemunhas, a 16 de Outubro de 1701, do casamento de Brízida Coelho, filha de Joseph Coelho e de Maria Antónia, com Manoel de Sousa, natural da freguesia de Lobão.
Espero que esta pequena achega venha a ser útil.
Cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 nov 2024, 17:12