André, de S.M. Feira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

André, de S.M. Feira

#63509 | tagilde | 26 abr 2004 12:47

Caros Confrades,

Procuro dados complementares relativamente a uma familia que usou o apelido André
em Santa Maria da Feira no Séc. XVII.

Manuel André, nascido em Mozelos (SM Feira) por volta de 1676, filho de Pascoal
André e de Maria Jorge, naturais de Mozelos. Casou em 1697 em S. Nicolau (Vila da Feira) com Antonia Fernandes, filha de Domingos Fernandes e de s.m. Maria de Oliveira.

Agradeço qualquer informação adicional.

Cumprimentos

Juca Tagilde

Resposta

Link directo:

RE: André, de S.M. Feira

#63570 | Abreu Coutinho | 27 abr 2004 00:35 | Em resposta a: #63509

Caro Juca Tagilde

Estou interessadíssimo em saber a proveniência dum ramo de Bandeira de Santa Marinha em V.N.Gaia, cuja a varonia deste ramo é precisamente “André” de Oliveira do Douro e Fiães (Feira) investigação interrompida por mim, devido à falta de livros paroquiais em Santa Marinha.

Isabel André casou com (provavelmente seu primo) António Domingos Bandeira, em Oliveira do Douro,
+-1750, sendo ela natural da mesma freguesia filha de Manuel André e de Maria Gonçalves, de Vilar de Andorinho (Gaia). E ele António Domingos Bandeira, filho de Domingos André de Oliveira do Douro e sua mulher Maria Gonçalves natural de Fiães.

Com os melhores cumprimentos
João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: André, de S.M. Feira

#63573 | kopke78 | 27 abr 2004 01:05 | Em resposta a: #63570

Caro amigo,

Devo dizer que estou absolutamente convencido de que existe não uma, mas variadíssimas famílias com o apelido André, particularmente nessa região do país. Aliás, nem outra coisa seria de esperar, uma vez que o apelido André era inicialmente um patronímico, ou seja, um nome que se usava a seguir ao nome de baptismo e que indicava o nome do pai. Com o passar do tempo os patronímicos foram perdendo a sua função e tornaram-se apelidos comuns.

Neste caso, eu próprio já deparei com imensa gente com o apelido André nas investigações que fiz nos paroquiais de Sandim (Vila Nova de Gaia), freguesia que faz precisamente fronteira com o concelho de Sta. Maria da Feira. Esses meus André estão entre os antepassados da Família Príncipe, de Sandim - podem ver online um resumo dessa pesquisa buscando esse título num dos motores habituais.

Melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: André, de S.M. Feira

#63585 | tagilde | 27 abr 2004 09:57 | Em resposta a: #63573

Caro Pedro Girão,

Efectivamente este ramo André na geração seguinte já não usa o apelido, mas não custa tentar, havendo tanta gente a fazer pesquisas.

Cumprimentos

J Tagilde

Resposta

Link directo:

RE: André, de S.M. Feira

#65845 | tagilde | 25 mai 2004 16:55 | Em resposta a: #63585

...

Resposta

Link directo:

RE: André, de S.M. Feira

#96144 | tagilde | 17 jul 2005 21:17 | Em resposta a: #65845

...

Resposta

Link directo:

RE: André, de S.M. Feira

#96152 | nevesa | 17 jul 2005 22:50 | Em resposta a: #63509

Caro Juca :

Nestas ultimas mensagens, enviadas para este forum, fez referencia a algumas freguesias de Vila Nova de Gaia, nomeadamente à freguesia de Vilar de Andorinho e Oliveira do Douro. Porventura terá encontrado o apelido Martins, Neves, Costa ou Figueiredo?

Com os meus melhores cumprimentos

Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: André, de S.M. Feira

#96159 | tagilde | 18 jul 2005 00:30 | Em resposta a: #96152

Caro António Neves,

Lamento, ainda não tive oportunidade de estudar qualquer uma dessa freguesias.

Cumprimentos

Juca Tagilde

Resposta

Link directo:

RE: André, de S.M. Feira

#166037 | MSG | 29 ago 2007 19:02 | Em resposta a: #96159

Caro confrade:

Em Fiães, Domingos André (da aldeia de Fiães) e Manoel André são testemunhas, a 16 de Outubro de 1701, do casamento de Brízida Coelho, filha de Joseph Coelho e de Maria Antónia, com Manoel de Sousa, natural da freguesia de Lobão.

Espero que esta pequena achega venha a ser útil.

Cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 21:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen