Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieval

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Bibliografia

Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieval

#63645 | artur41 | 27 abr 2004 19:50

Caros confrades,


Segundo Rainer Daehnhardt, na obra "Páginas Secretas da História de Portugal, pp. 95-99", Abu Abd Allah Muhammad Bin Abd Allah Bin Idris Al Ammudi Al Asani seria «...árabe...filho duma família hispano-árabe.»!
Não haverá, com todo respeito, algum equívoco?

Autor de uma obra de geografia escrita, escrita em 1154, a qual foi compilada em 1166. Teve o apoio financeiro de Rudiger II, rei da Sicília, que tinha ascendência nórdica. Juntou, desta forma, o método organizativo dos nórdicos com os conhecimentos náuticos e matemáticos dos Africanos do Norte.

Escreveu:« "Kitab Nuzhat Al-Mushtaq Fikhtiraq Al-Afaq" ou "Kitab Al Rujar" ou "Kitab Al Rujari" (a recreação para aquele que deseja atravessar as terras). Dois manuscritos da sua autoria encontram-se na Biblioteca Bodleian, um na Biblioteca Britânica e dois na Biblioteca Nacional de Paris.
A sua obra denominada "Geographia Nubiensis", foi traduzida para o latim e publicada em em Paris, no ano de 1619. Em 1749 publicou-se uma tradução da autoria de Josef António Conde com o título: "Descripcion de España de Xerif Aledris conocido por el Nubiense"; em 1968 uma tradução para o francês, feita por R. Dozy e M. J. de Goeje chamada "Description de L'Afrique et de L'Espagne"; em 1988 uma tradução, parcial, para o inglês, da autoria de John Spencer Carrol, publicada pela Epigraphic Society de Los Angeles"»


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63655 | Benedita Vasconcelos | 27 abr 2004 22:33 | Em resposta a: #63645

Caro confrade Artur Camisão Sares

Abu Abdallah Mohamed Al Idrisi foi geógrafo árabe, nascido em Ceuta c.1100 e falecido na Sicília cerca de 1165 a1186
Será este?Consta que os seus mapas foram a base para tudo o que se fez posteriormente neste sector.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63669 | artur41 | 28 abr 2004 07:45 | Em resposta a: #63655

Cara confreira Maria Benedita Vasconcelos,



Trata-se, efectivamente, da mesma pessoa.
O confrade Francisco Tavares de Almeida teve uma interessante intervenção em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=63607#lista.

Eu, pela minha parte, irei procurar mais dados. Agradeço, desde já, a contribuição de todos para este fascinante tema.


Nota: No outro tópico, caso não tenha reparado, identifiquei-o como "Xharif" em vez de Sharif. Tal deveu-se a ter premido a tecla errada, que estava abaixo da correcta!



Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63688 | Benedita Vasconcelos | 28 abr 2004 11:53 | Em resposta a: #63669

Caro confrade Artur Camisão Soares

Lembro-me de ,em tempos, ter lido qualquer apontamento sobre Al Idrissi num livro de um familiar, ligado á cartografia-Luís Albuquerque.Chamou-me a atenção pelo nome já que tinha acabado de vir de Marrocos.Vou ver se encontro o tal livro.
Quanto á dissertação do confrade Francisco Tavares de Almeida só posso dizer que foi magistral.
Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63690 | artur41 | 28 abr 2004 12:04 | Em resposta a: #63688

Cara Maria Benedita,


Agradeço-lhe a informação. Aguardarei pela sua pesquisa.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63716 | ftalmeida | 28 abr 2004 14:08 | Em resposta a: #63645

Caro Artur,

Estou um pouco baralhado com o seu tópico. Se não vir inconveniente, seria mais fácil se explicasse mais exactamente o que procura.

Já fiz algum trabalho de pesquisa e pedi informações adicionais ao meu "correspondente" árabe mas para já, posso dizer-lhe o seguinte.
A informação adicional que consta da sua mensagem é retirada "ipsis verbis" de uma (má) página de enciclopédia que se encontra na NET; na realidade é a primeira que aparece no Google.

O personagem existiu e culturalmente foi extraordinário. Foi mais importante como botânico do que como geógrafo e ainda deixou trabalhos sobre fauna, zoologia e terapêutica. A terapêutica e o uso medicinal das plantas, cujo último conhecimento vinha dos gregos, conheceu com ele novo desenvolvimento (o seu nome ficou associado a novos medicamentos derivados de plantas em 6 línguas: Síriaco, Grego, Persa, Hindi, Latim e Berbere). Este aspecto deve ser avaliado na sua importância, tendo presente que o 2º emir e lº califa omeíade de Córdoba, possivelmente seu parente, criou, salvo erro no segundo quartel do século X, a escola de medicina mais antiga da Europa.
Além do livro que referiu, escreveu mais tarde nova enciclopédia geográfica, com relações com a economia, condicionantes físicas e aspectos culturais "Rawd-Unnas wa-Nuzhat al-Nafs" (Prazer dos Homens e Delícia das Almas) também chamada "Kitab al-Mamalik wa al-Masalik".
Como vê o meu Google é muito melhor :-).
Devido à tradução para latim, foram as suas obras geográficas que perduraram por vários séculos no Oriente e no Ocidente e daí ser mais conhecido como geógrafo, para o que também ajudou o planisfério em prata que ele fez para Rugger II.

A família era de Córdova mas nasceu em Ceuta em 1099. Note-se que o já referido califa Abd al-Rahman III tinha conquistado Ceuta no ano de 931. Há pouquíssims referências coevas dele em árabe, muito provavelmente porque para os biógrafos árabes ele era um renegado pois, educado em Córdova e depois de ter viajado sempre ligado aos seus estudos, se tinha acolhido a uma corte cristã, em Palermo, do rei normando Rugger II (ou Roger) não se sabe porquê. Aí morreu em data controversa, 1166 ou 1180.

O seu nome mais completo parece ter sido Abu Abdallah Muhammad Ibn Muhammad Ibn Abdallah Ibn Idris al-Qurtubi al-Hasani.
Assim, parece que no nome primeiramente indicado, faltava uma geração. No entanto a mesma enciclopédia que dá este nome, cita-o no texto como al-Idrisi e se ele era assim tratado é porque a personagem mais marcante da su ascendência seria o bisavô Idris (avô na sua versão).
Al-Hasani, de que não consegui informação adicional, era no Egipto, onde existia uma importante mesquita.
Al-Qurtubi é exactamento o título usado por Abd al-Rahman III, khalifa al-Qurtubi e que já lhe viria do pai, Mamad al-Qurtubi.
No entanto, em nenhum lado o vi referido como Sharif (Xharif, Charif, Cherif, Xerife, etc., são grafias conforme a língua e a época que tentam reproduzir o mesmo vocábulo; porque o X por vezes lê-se "cs" e e o Ch por por vezes como "k" Sharif é a forma mais vulgarizada e a única em textos em inglês). Isto é muito importante porque, sendo óbvio que ele não era um zé-ninguém, poderia ser al-Qurtubi por ser de uma família importante mas vassalo do califa ou por pertencer à sua própria família; no primeiro caso seria referido como Sayyid, no segundo como Sharif. Nada encontrei e isso fica em aberto.

Com os melhores cumprimentos,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63730 | artur41 | 28 abr 2004 15:29 | Em resposta a: #63716

Caro Francisco,



Em primeiro lugar, agradeço-lhe a sua resposta: de indiscutível qualidade!

Seguidamente, dir-lhe-ei que a informação suplementar provêm da obra citada, de Rainer Daehnhardt. O que coloquei, entre aspas, compilei da pág.95. E, embora tenha estado a consultar vários sites na net, não retirei de lá qualquer informação; embora pense fazê-lo, de forma criteriosa.

Fundamentalmente, foram (e são) estes os propósitos:


1. Perceber porque é que Al Idrissi é referido como "árabe de ascendência hispano-árabe". Seria ele um mestiço ou a designação de hispano-árabe provêm do facto de ter nascido na Hispania, neste caso Al-Andaluz?

2. Analisar o nome de Al Idrissi de forma a perceber qual a sua ascendência mais directa.

3. Perceber qual a forma correcta de referir o seu nome completo.

4. Compreender a importância de Al Idrissi como precursor e grande impulsionador da cartografia.

5. Colocar como hipótese o facto dos Açores terem sido descobertos muito mais cedo do que se pensa. Sendo importante, para isso, referir excertos da tradução da "Geographia" Nubiensis", referidos nas pp. 97-99 do livro de Rainer Daehnhardt.
Excertos esses que penso colocar aqui no "Genea"!

................................................................................................................................................................................................................................................


As suas pertinentes observações esclareceram-me sobre bastante coisa. Sendo de registar as informações referentes às actividades de Al-Idrissi, como: botânico. Com toda a importância que essa sua actividade teve na produção e nomenclatura de vários medicamentos!!

Hei-de questionar o José Luís de Castro da França Doria, meu amigo de longa data, professor de História da Medicina na F.C.M.L. da Universidade Nova de Lisboa. Para além do mais, ele é o actual Presidente da Secção de História da Medicina da Sociedade de Geografia de Lisboa.



Renovados cumprimentos

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63754 | ftalmeida | 28 abr 2004 18:35 | Em resposta a: #63730

Caro Artur,

Aqui lhe deixo o que de mais sintético encontrei, mas tem muito por onde pesquisar:

14. Sarif al Idrisi
[ie Muhammad ibn Muhammad al-sarif Abu Abdallah al-Idrisi or Al-Idrisi; or
Abu Abdullah Muhammad Ibn Muhammad Ibn Abdullah Ibn Idris Ash-Sharif (Al-Idrisi / Dreses); or
Al-Sharif Al-Idrisi al-Qurtubi; or
Abu Abdullah Mohammed Ibn al-Sharif al-Idrisi [Edrisi]; or
Abu Abdullah Mohammed bin Mohammed 'Abdullah bin Idris al-Hammudi al-Hassani; or
Abu Abdulla Mohammad Al Sabti. It seams that the scholars could not fully agree on his name!]

B 1099, Ceuta; D~1166]
the greatest geographer and cartographer of the Middle Ages. He had original contributions in the medicinal plants field and also wrote on zoology and fauna. Traveler and poet, an accomplished genius of the first order.
Sarif al Idrisi was born to a noble family, the Hammudites being a descendant of the Idrisi Kings of Maghreb. As direct descendant of the Prophet Mohammed [his grandsons through Al Hassan Ibn Ali Ibn Abi Talib] he was entitled to the title ash-Sharif [the Noble].

Com vê o meu primeiro "palpite" acertou quase em cheio: descendente dos senhores do Maghreb sem pôr de parte o parentesco com os emires, depois califas de Córdoba, pelo al-Qurtubi.
O Al Asani do Rainer, que não deve ser conhecedor neste campo (creio que o interesse dele se centraria nos mapas e no possivel conhecimento dos Açores) deve ser bem al-Hassan (ou al-Hassani que é igualmente correcto) pois Hassan é normalmente um identificativo directo para a descendência de Maomé. Hassan, filho de Ali, que casou com Fatima, filha de Maomé.
Como também pode ver, Sharif também aparece Sarif no mesmo artigo.
Acrescento ainda que a Enciclopédia Britânica também lhe dá o Sharif mas apenas diz que a família se afirmava descendente de Maomé sem dar o seu aval à informação.

Em genealogia, lembro-me sempre daquele americano que, quando compilou as famílias descendentes dos passageiros do "Mayflower" concluiu que este seria um pouco maior que o "Queen Elizabeth II" !. Quando se trata de islâmicos, e da descendência do Profeta também funciona assim.
Aliás, eu estou ansiosamente a aguardar o livro de Chico Dória para incluir o Profeta nos meus antepassados. Aí, vós todos, ilustres descendentes de FSOs já poderão referir-se ao meu "sangue infecto". :-)

Um abraço,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63758 | ftalmeida | 28 abr 2004 19:29 | Em resposta a: #63730

Caro Artur,

Imediatamente a seguir à minha mensagem anterior, recebi um mail do meu "correspondente" árabe. Nada a a acrescentar, excepto que al-Qurtubi significa exactamente "el Cordobés" o de Córdova. É assim um identificativo de origem local e não indicia qualquer ligação aos emires e califas que, obviamente, também são al-Qurtubi.

(Outro) abraço,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63766 | artur41 | 28 abr 2004 21:06 | Em resposta a: #63754

Caro Francisco,


Estou a ver, pela amostra, que terei muito para fazer.

O seu palpite revelou-se certeiro. Na realidade, Al Idrissi tem uma notável ascendência!

Noto que o Al Alsani mudando para al-Hassan (ou al-Hassani), contextualiza de uma forma completamente diferente a pessoa de Al Idrissi. Infelizmente não domino o árabe, mas dá para perceber as "nuances"!

Quanto ao "sangue infecto": quem não o tem...??

Conto, próximamente, colocar mais dados. Em princípio vou falar amanhã com o Zé Luís da França Doria (Dória).
Seria bom que o Francisco António contribuisse para este tópico.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63767 | artur41 | 28 abr 2004 21:13 | Em resposta a: #63758

Caro Francisco,


Curiosa essa particularidade.


Abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#63955 | san1 | 01 mai 2004 13:14 | Em resposta a: #63767

Caro Artur,
existe um site em francês sobre al-Idrîsî :

(...)
(para ler sua biografia, deve ir na secçao "en bref", e depois "Idrîsî géographe")

Faz parte do site da Biblioteca Nacional francesa que também trata de outros assuntos (tais como a cartografia medieval etc...)
(...)


Espero que lhe seja util...

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64001 | artur41 | 02 mai 2004 01:49 | Em resposta a: #63955

Cara Sandra,


Obrigadíssimo pela informação.


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64070 | doria_gen | 03 mai 2004 18:08 | Em resposta a: #63716

al-Hasani, no caso, parece ser o Hassânida, i.e., descendente de um neto de Maomé. Encontrei um atestado em Coimbra, c. 1006/7 (a data em Herculano está errada), no DC 229. No caso do de Coimbra, seria bisneto do emir do Marrocos conhecido como al-Hasani.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64073 | artur41 | 03 mai 2004 19:56 | Em resposta a: #64070

Caro Francisco António,


Seja bem aparecido.

Obrigado pelas dicas. Gostaria de saber a sua opinião sobre um "excerto" que ainda hoje vou aqui colocar: refere-se à possivel descoberta dos Açores por moçárabes...!


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64084 | doria_gen | 03 mai 2004 23:25 | Em resposta a: #63754

O que vou dizer no livro, meu caro amigo e xará, é que a varonia dos senhores da Maia era real, de fato - mas idríssida. Ramiro II é uma cristianização daquela ilustre ascendência.

Aliás David Kelley, um dos pais das DFAs, acaba de ler o ms e me fazer diversas correções e reparos, que devidamente incorporarei ao texto.

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64085 | doria_gen | 03 mai 2004 23:30 | Em resposta a: #63767

Prezado Artur,

Obrigado pela acolhida!

Sobre a questão da povoacão dos Açores, nada sei além da lenda de uns navegantes árabes perdidos do século XII. Seriam estes?

fa

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64088 | ftalmeida | 04 mai 2004 00:04 | Em resposta a: #64084

Essa parte já sabia do forum gen-medieval.
O que eu gostava de saber é quando sai o livro e em que língua e como/onde posso comprar/encomendar on-line.
Já agora, o que é "xará"?

Um forte abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64090 | doria_gen | 04 mai 2004 00:16 | Em resposta a: #64088

Olá,

Xará é homônimo; o termo vem de uma lingua africana.

O livro sai em português, no segundo semestre (espero). Deve ter uma edição americana também. E acho que a tese central - que resumi - está bem fundada. Vamos ver a opinião dos amigos...

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64115 | artur41 | 04 mai 2004 14:39 | Em resposta a: #64085

Caríssimo Francisco António,


Eis a transcrição do excerto contido nas pp. 96-97 da dita obra, já citada:

«...de Lisboa partiram os aventureiros (oito primos moçárabes), numa embarcação, navegando para dentro do oceano (Atlântico), para poderem ter conhecimento do que nele se podia encontrar; e foi por essa (razão), que, em Lisboa, chamaram a área à volta dos banhos frios “a rua dos aventureiros”, por causa dos mesmos até aos tempos mais recentes.
Foi assim que aconteceu de oito homens, todos primos em primeiro grau, se reunirem e carregarem um navio com alimentos suficientes para diversos meses.
Viajaram pelo mar adentro nas primeiras rajadas dos ventos de leste. Depois de terem navegado com facilidade perto de onze dias, chegaram a um certo lugar no mar onde águas remexidas tinham mau cheiro e havia muitas correntes e escuridão. Sentiram então estarem perto de uma catástrofe e viraram suas velas para o lado da sua mão. Cortando o mar em direcção ao sul, durante doze dias, chegaram à ilha das ovelhas, assim chamada por causa dos incontáveis animais que aí pastavam, em manadas espalhadas por toda a parte, sem um pastor ou alguma pessoa que olhasse por eles.
Depois, como estavam perto da ilha, decidiram desembarcar e encontraram uma nascente com água a correr, na sombra duma árvore, uma espécie de figueira brava. Apanharam alguns animais e prepararam-nos para comer. Mas a sua carne tinha um sabor amargo e não conseguiram comer. Guardaram então as peles e continuaram em direcção ao sul, durante doze dias.
Encontraram então uma ilha onde viram habitações e campos cultivados. Dirigiram-se à mesma no sentido de se aperceberem do que nela havia, mas estando ainda a pouca distância, foram cercados por homens equipados de lanças, que os prenderam e levaram nas suas embarcações para uma cidade à beira-mar. Viram aí homens vermelhos com pequenas, mas compridas cabeças e de grande estatura. As suas mulheres eram maravilhosamente belas (guanches).
Durante três dias foram guardados prisioneiros numa casa, mas no quarto (dia) chegou um homem que falava a língua árabe, que lhes perguntou quem eram, de onde tinham vindo e o que pretendiam. Contaram-lhe as suas aventuras e ele prometeu-lhes uma viagem em segurança e disse-lhes que ele era o intérprete do rei.
No segundo dia foram apresentados ao rei que lhes perguntou o mesmo que o intérprete e responderam que lhes assaltou o grande desejo de saber o que existiria para além do mar e tendo ouvido tantas histórias maravilhosas tiveram o desejo de chegarem às praias mais remotas.
E quando o rei se apercebeu disso riu-se e ordenou ao intérprete de dizer aos homens que seu pai tinha ordenado a alguns dos seus vassalos a fazer viagens de reconhecimento deste mar e que tinham viajado a extensão de um mês até lhes faltar a luz e que voltaram sem completar a sua viagem.
Mais tarde, ordenou o rei ao intérprete de lhes oferecer segurança para a sua partida, de forma a que ficassem com uma boa opinião do rei e das suas acções.
Tendo terminado estas conversações, retornaram-nos à prisão até ao começo dos ventos ocidentais. Os guerreiros tomaram-nos então e embarcaram-nos, de olhos vendados, para uma viagem calma de três dias e três noites da qual contaram: Desembarcaram-nos numa praia com as nossas mãos atadas e deixaram-nos ali maltratados até o sol se pôr. Encontrámo-nos indefesos, sem ajuda. Pareceu-nos então ouvir vozes humanas e todos gritámos em conjunto até certos homens aparecerem em nossa frente. Vendo-nos em tal estado miserável desamarraram-nos.
Eles interrogaram-nos, falando a nossa língua e eram da Barbária (Marrocos). Um deles disse-nos: “Vocês sabem a que distância se situa a vossa região?” e nós respondemos: “Não”, e ele disse: “Bem, entre nós e a vossa região há um espaço de dois meses” (referia-se por certo à viagem por terra): Depois o chefe da aventura disse “Wasafy!” e assim este local é chamado até hoje Asafy; que é Mersa no fim do Al-Magreb...».


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64120 | doria_gen | 04 mai 2004 15:08 | Em resposta a: #64115

Artur,

Obrigado; é o que conhecia.

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieval

#64305 | ftalmeida | 06 mai 2004 19:46 | Em resposta a: #63645

Caro Artur,

Recebi mais informações do meu "correspondente" árabe.
Afinal os nomes do Rainer não estavam assim tão mal:
Al-Asani, melhor al-Hasani, e eu prefiro al-Hassani;
Al-Ammudi, melhor al-Hammudi ou, em ambiente cultural francês, al-Hammoudi.
Pertencia à nobre família Hammoud, que embora sob o califa, governaram o sul da Andaluzia e Ceuta no século V da Hégira (646 DC). Está assim explicado, porque nasceu ele em Ceuta e veio muito novo para a Andaluzia (estudou inicialmente em Córdova): esteve sempre a "jogar em casa".

Como penúltima curiosidade, antes de ir para Palermo para a corte de Rudiger II (Rugger II, Roger II, Rogerio II, Rajar II) numa das suas muitas viagens visitou Lisboa.

Como última curiosidade, por herança de seu pai e seu tio, Roger II, governava Palermo e Pádua, as Duas Sicílias. Quando seu neto William II morreu sem descendência o reino foi herdado por Constança, filha póstuma do terceiro casamento de Roger II e que se tornou Imperatriz do Sacro-Império por se ter casado com o Imperador Henry VI. Foi assim que o reino das Duas Sicílias passou aos Hohenstaufen.

E com esta me despeço, espero que definitivamente, deste tópico.

Um abraço,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64306 | doria_gen | 06 mai 2004 20:01 | Em resposta a: #64305

Esse ramo idríssida, al-Hammudi, é bem conhecido. Tem muita coisa a respeito em Lévi-Provençal.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieval

#64342 | artur41 | 07 mai 2004 07:32 | Em resposta a: #64305

Caro Francisco,


Muito me conta!

Na realidade, sob o ponto de vista linguístico, as "cousas" variam. A pergunta que eu faço é esta : será que que os Açores foram descobertos muito antes daquilo que tradicionalmente se pensa? O Rainer admite essa possibilidade.

Em qualquer caso: é extraordinadariamente interessante constatar que Lisboa, bem cedo, terá funcionado como "plataforma". Há "algo" de cabalístico...!


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieval

#64343 | artur41 | 07 mai 2004 07:46 | Em resposta a: #64342

Errata:

Onde se lê extraordinadariarmente, deve-se ler extraordinariamente

Nota- As minhas desculpas: ainda estou "meio adormecido".

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64344 | artur41 | 07 mai 2004 07:52 | Em resposta a: #64306

Caro Francisco António,


Fico-lhe muito agradecido pela dica.


Abraços

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64355 | doria_gen | 07 mai 2004 10:45 | Em resposta a: #64344

Está na _História da Espanha Muçulmana_, Artur.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64358 | artur41 | 07 mai 2004 11:28 | Em resposta a: #64355

Obrigado pela indicação da obra, Francisco António.


Reiterado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Al Sharif Al Idrissi- ilustre geógrafo medieva

#64364 | doria_gen | 07 mai 2004 12:37 | Em resposta a: #64358

Não tem de que, Artur. Mas junte a Lévi-Provençal o documento que fala de um Idris (Ydriz) em Coimbra, o DC 3. Não conseguimos colocá-lo no pedigree idríssida, mas pela natureza do documento - confirmado pelo rei, Ordonho II, e cinco bispos - não era nenhum fichinha...

Rui de Azevedo data-o de 911. Examinei a data no facsímile, e a data original foi claramente adulterada, desorientando a equipe de Herculano.

fa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 17:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen