Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#63649 | Monigo | 27 abr 2004 21:54

Olá

tenho uma encomenda para descobrir uma certidão de nascimento na cidade do Rio de Janeiro. É de uma pessoa que nasceu há uns 70 anos.
Como faço?
Ou há alguém aqui no fórum que trabalha com isto? Posso pagar.
Muito obrigado
Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#63861 | kopke78 | 29 abr 2004 23:31 | Em resposta a: #63649

Caro Alberto,

Tente o Arquivo da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, telefone 00 55 21 2240 2669. Costuma estar aberto às 2as e 4as de tarde (isso é que é um horário... e nós a queixarmo-nos dos Arquivos portugueses!)

Sei que esse Arquivo possui imensa coisa do séc. XIX, inclusive têm os baptismos informatizados (!), e fazem pesquisas e informam por telefone.

No seu caso, estamos a falr de 1930, não sei terão algo tão tardio, mas talvez o ajudem a encontrar a fonte certa (por vezes encontram-se certidões nos notários).

Boa sorte!
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#64916 | malimo | 13 mai 2004 20:02 | Em resposta a: #63649

Caro Alberto,
Pelo que sei os registros civis de nascimento ficam nos cartórios até completarem 100 anos.Depois disso vão para o Arquivo Nacional (a homepage deles é boa).No seu caso o tal registro está em alguma Circunscrição (correspondem talvez às Conservatórias de Portugal).Creio que aqui no Rio são 12 Circunscrições.Se você souber a Circunscrição e a data do nascimento ou mais dados posso ver se tenho alguma forma de ajudá-lo.
Cordialmente,
Maria Alice Moraes

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#65221 | simone patt | 17 mai 2004 18:37 | Em resposta a: #63649

Prezado Alberto,
Ofereço também ajuda para localizar esta certidão que voce precisa. Moro no Rio de Janeiro e se voce não conseguiu ainda, mande os dados, principalmente o ano de nascimento. Eu também procuro documentos de minha família e sei o quanto é difícil conseguir as informações fora do país.
Boa tarde
Simone Patt

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69324 | LSV | 10 jul 2004 21:36 | Em resposta a: #65221

Cara Simone Patt

Vendo a sua mensagem neste tópico não resisti a pedir-lhe ajuda aí no Rio de Janeiro.

Procuro um assento de casamento na Real Capela de Nossa Senhora do
Carmo, no Rio de Janeiro.
Trata-se do casamento de António Felizardo Porto com Maria do Carmo Mesquita.
Quanto à data apenas sei que foi anterior a 1824 já que um filho deste casal nasceu em 1824 em Lisboa.

Será que me pode dar uma ajuda tentando localizar este assento?

Desde já agradecido
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69372 | LSV | 11 jul 2004 19:35 | Em resposta a: #64916

Cara Maria Alice Moraes

Vou aproveitar a sua disponibilidade para com o Alberto Penna Rodrigues e, do mesmo modo que pedi à Simone Patt, mas de quem não obtive ainda resposta, pedir-lhe se me pode fazer o favor de tentar encontrar aí no Rio de Janeiro um assento que preciso para os meus estudos.

Trata-se do casamento de António Felizardo Porto com Maria do Carmo Mesquita, casados na Real Capela de Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro.
Quanto à data apenas sei que foi anterior a 1824 já que um filho deste casal nasceu em 1824 em Lisboa.

Será que me pode dar uma ajuda tentando localizar este assento?

Desde já agradecido
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69388 | FGJ | 12 jul 2004 01:39 | Em resposta a: #63861

Girão,
Abrem também às 3as.
Ao que eu saiba, somente ALGUNS banhos estão informatizados.
Batismos, não.
Atenciosamente,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69418 | simone patt | 12 jul 2004 16:16 | Em resposta a: #69324

sr.Varella
Abrí seu e-mail hpje de manhã e já estou tentando localizar esta igreja que pelo visto mudou de nome (tem igreja N.S.Carmo). Vou entrar em contato com: arquivo da catedral metropolitana e igrejas com este nome. Demora um pouco e provavelmente terei que ver pessoalmente. Peço aguardar que esta semana devo ter uma resposta para o senhor.
saudações, simone

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69419 | LSV | 12 jul 2004 16:21 | Em resposta a: #69418

Cara Simone

Ao que consegui apurar, a Real capela de Nossa Senhora do Carmo (ou da Ordem do Carmo) era a então Sé catedral do Rio de Janeiro, na actual (?) rua 1º de Março e antiga rua dureita.
Muito obrigado pela sua ajuda
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69450 | Cau Barata | 12 jul 2004 21:19 | Em resposta a: #69419

Prezado Luís

Corretíssimo. Ocorre que a antiga Sé do Rio de Janeiro, construída a partir de 1568, por Salvador Corrêa de Sá, encontrava-se em ruínas em meados do século XVIII.

Tentou-se construir uma nova, cujas obras ficaram nos alicerses, razão pela qual se vê em alguns antigos Mapas da Cidade do Rio de Janeiro, a denoinação de Largo da Sé Nova, que nunca existiu.

Assim, procurou-se uma igreja onde pudesse estabelecer a Sé, e não tiveram apoio das irmandades da Candelária e da Cruz dos Militares, que recusaram a instalação da Sé em suas respectivas Igrejas.

A corda arremebtou para os mais fracos, e a Sé do Rio de Janeiro, foi instalada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito dos Negros, na antiga rua da Vala, hoje rua Uruguaiana, com fachada voltada para a velha rua do Rosário.

Por ocasião da vinda da família Real, em 1808, para o Rio de Janeiro, D. João se recusou a entrar em uma igreja erguida e frequentada pelos negros e, logo em seguida, no mesmo ano de 1808, mandou que se transferisse a Sé Catedral do Rio de Janeiro, para a Igreja da Ordem do Carmo, na atual Praça XV, por estar esta posicionada ao lado do Casarão dos Carmelitas, ou seja, o antigo Convento do Carmo, que foi desapropriado para nele instalar a residência de sua mãe, D. Maria I, de Portugal.

Somente na década de 60, do século XX, ou seja, pouco mais de 150 anos depois, é que se construiu a nova Catedral, em arquitetura dita moderna, onde estão recolhidos os livros de registros paroquiais, que principiam em 1616. Há outros documentos anteriores a esta data, porém não são registros das antigas freguesias do Rio de Janeiro.

Meus cumprimentos
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69467 | LSV | 13 jul 2004 04:13 | Em resposta a: #69450

Muito obrigado pelos dados Históricos que me comunica.
Mas quererá isso dizer que não poderei encontrar aí o assento de casamento que procuro?
Peço desculpa mas fiquei sem saber onde o poderei encontrar, mas, sendo tão recente (1815-1824) deverá estar no arquivo nacional ou no arquivo da nova Sé, não (a propósito, a nova Sé é a do Projecto de Óscar Niemeyer não é?).
Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69471 | Cau Barata | 13 jul 2004 06:17 | Em resposta a: #69467

Rio de Janeiro

Foram apenas dados históricos. Os livros EXISTEM e estão na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, que fica na Av. Chile, 245- Centro.

Quanto a nova Sé do Rio de Janeiro - segue, novamente, dados históricos, não é projeto do Niemeyer. Foi erguida em lugar de um dos morros arrasados do Centro da Cidade do Rio de Janeiro, o de Santo Antonio. O próprio morro onde esteve erguida a Cidade, com a velha Sé de 1568,também foi arrasado,no ano de 1922, destruindo com ele o local onde se desenvolveu a Cidade do Rio de Janeiro. Este segundo morro, é o que denominamos de Morro do Castelo. A Sé Velha, com o Colégio dos jesuítas, o Seminário de São José, o Forte de São Sebastião do Castelo, entre outros patrimônios da Cidade, foi tudo destruíido e, praticamente, jogado no mar, para obter cercade 800mil metros2 de área nova, para a expansão da Cidade.

Quanto a nova CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO, da Av. Chile, 245, foi erguida após o desmonte do antigo Morro de Santo Antonio.

Em 1964, foi lançada a pedra desta construção. Templo em formato cônico, segundo projeto do arquiteto Edgar de Oliveira Fonseca, com projeto do interior de autoria do padre Paulo Lachen Maier.

O Templo, sagrado em 1976, tem capacidade para 20 mil pessoas em pé, medindo seu diâmetro externo, 106 metros e interno, 96 metros; sua altura externa de 80 metros.

Destaque para a monumental porta de 18 metros de altura, decorada com 48 placas com baixo-relevos em bronze, além dos grandiosos panos de luz coloridas, provocados pelas faixas formadas por vitrais, posicionados em quatro faces do templo, filtrando a incodência da luz solar.

Nesta Catedral fica o Arquivo da Cúria e o Museu de Arte Sacra, no qual, merece destaque o trono do Imperador D. Pedro II e a rosa de ouro que o Papa Leão XIII ofereceu à Princesa Isabel, por ocasião da assinatura da Lei Áurea.

Meus cumprimentos
Barata

PS.: Vale tentar entrar em contato com o Colégio Brasileiro de Genealogia,onde há a possibilidade de lhe indicar o livro e a página do assento, que facilita bastante, ao entrar em contato com a Cúria.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69490 | simone patt | 13 jul 2004 14:02 | Em resposta a: #63649

sr.Alberto,
mandei e-mail sobre certidão nascimento que o sr.procura em maio/2004. Já conseguiu? Vou consultar arquivos da Catedral Metropolitana a procura de documentos para um colega do forum e posso ver o seu. Envie todas as informações que tiver, principalmente datas e vejo para o senhor no arquivo nacional. Para nós do Brasil a consulta no arquivo nacional só pode ser pessoalmente e não está todo informatizado, daí demora um pouco a resposta.
Moro distante do prédio do arquivo (1:30hs) então preciso de todos dados para levar e dar entrada de uma vez. É um prazer poder ajudar a quem necessita de documentos.
aguardo sua resposta,
simone

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69493 | simone patt | 13 jul 2004 14:15 | Em resposta a: #69419

Sr.Luís,
De fato a Real Capela Nossa Sra.Carmo fica na rua 1o março. Meu marido vai mandar uma pessoa para mim na igreja (ele trabalha perto da igreja), para saber sobre os arquivos.Ontem tentei por telefone e não atendem, isto é normal no Brasil. O próximo passo é consultar a Catedral Metropolitana por telefone para saber dia e horário de atendimento e dar entrada na busca. Hoje mesmo à partir das 14:00 horas vou entrar em contato com eles e ver o que consigo. Aguardo informação de um colega nosso do forum que também precisa de documento do arquivo nacional e vejo o seu se não encontrar na igreja/catedral. Desculpe a pergunta: o sr.precisa deste documento para pesquisa de família ou outra finalidade? Pergunto por causa da demora em encontrar a certidão, porém certamente será achada.
saudações
simone

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69497 | LSV | 13 jul 2004 15:38 | Em resposta a: #69471

Mais uma vez muito obrigado pelos dados Históricos que aqui deixa registados. Confesso que estava convencido que a catedral do Rio, a par da de Brasília, eram ambas do Óscar Niemeyer.
Agradeço ainda a dica do CBG, no entanto a Simone Patt, que também frequenta este fórum e este mesmo tópico, disponibilizou-se para fazer essa pesquisa para mim, pelo que estou a aguardar.

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69499 | LSV | 13 jul 2004 15:43 | Em resposta a: #69493

Cara Simone

Vi de facto neste mesmo tópico que aguarda informações de outro colega para de uma vez tentar encontrar os assentos para os dois.

Quanto à pergunta que me faz, preciso apenas dos dados constantes da certidão para prosseguir uma investigação familiar, pelo que basta retirá-los e não preciso da certidão. Sei que o Pai do noivo era de Sousel, termo de Portalegre e Arcebispado de Évora, e a Mãe, da cidade da Guarda. Ou seja, o resto da investigação prossegue aqui em Portugal. No entanto sem os dados constantes desse casamento aí no Rio de Janeiro não é possível prosseguir.

Aguardo então e mais uma vez lhe agradeço a diligência

cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69675 | simone patt | 15 jul 2004 22:29 | Em resposta a: #69499

Sr.Luis,
Recebí seu e-mail e está compreendido. Aguardo por alguns dias o e-mail de nosso colega e para a próxima semana irei até a Catedral solicitar consulta dos arquivos ou deixar o pedido da busca do documento. Quando tiver a informação entrarei em contato com o senhor.
Bom fim de semana,
Simone

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69696 | LSV | 16 jul 2004 03:40 | Em resposta a: #69675

Simone

Muito lhe agradeço a sua diligência.
Fico então a aguardar na esperança de que seja encontrado o assento que preciso para prosseguir.

Os meus melhores cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#69697 | LSV | 16 jul 2004 03:40 | Em resposta a: #69675

Simone

Muito lhe agradeço a sua diligência.
Fico então a aguardar na esperança de que seja encontrado o assento que preciso para prosseguir.

Os meus melhores cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

Arq da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro

#69727 | FGJ | 16 jul 2004 16:10 | Em resposta a: #69490

Prezados Confrades,
O endereço do ACMRJ é catedral@fst.com.br
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Arq da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro

#70039 | LSV | 21 jul 2004 18:17 | Em resposta a: #69727

Caro FGJ

Muito obrigado pela referência. Já contactei o ACMRJ mas até agora não obtive qualquer resposta. Penso que só me resta mesmo esperar que a Simone Patt me faça a consulta do que preciso para «desencalhar» a minha investigação pois sem os dados que pedi nada feito.
Cumprimentos
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#70119 | LSV | 23 jul 2004 05:14 | Em resposta a: #69675

Simone

Desculpe estar a incomodá-la, mas será que já tem alguma coisa para mim da certidão que lhe pedi? Desculpe a "insistência" mas estou um pouco ansioso por saber novidades para poder prosseguir a minha investigação.

Muito obrigado, e os meus melhores cumprimentos
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#70213 | simone patt | 25 jul 2004 02:54 | Em resposta a: #70119

Sr.Luis
Desculpe, mas ainda não fui na Catedral Metropolitana devido a problemas pessoais para resolver. Pretendo ir semana que vem. Lá só funciona as 3a.,4a. e 5a.feiras das 14:00 às 16:00 horas. Aguarde meu e-mail com notícias do documento.
Simone

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#70266 | LSV | 25 jul 2004 21:26 | Em resposta a: #70213

Muito obrigado Simone, fico então à espera

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#70861 | Cau Barata | 04 ago 2004 03:04 | Em resposta a: #69497

Rio de Janeiro

Não segue nenhum dado histórico, apenas lhe disponibilizo o seguinte:

Antonio Felizardo Porto, casou no dia 18 de julho de 1814, na Capela de Santo Antonio dos Pobres, com Maria do Carmo de Mesquita.

No entanto, o registro foi lançado no Livro 1.º, da Capela Imperial, fl. 29.

Cumprimentos
Barata

PS.: A dica é do CBG

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento no Rio de Janeiro?

#70875 | LSV | 04 ago 2004 16:22 | Em resposta a: #70861

Muito obrigado pela dica. Agora torna-se mais fácil encontrar o assento. É para mim um grande alívio saber que ele existe!

Os meus melhores cumprimentos

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

Brizabela Carneiro de Carvalho

#70889 | Vasco Jácome | 04 ago 2004 20:03 | Em resposta a: #69490

Caros participantes brasileiros:

O meu problema que deu origem ao tópico “CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro”

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=928

continua em grande parte por resolver, pois não consegui qualquer notícia que resultasse da consulta do assento de nascimento de Brizabela Carneiro de Carvalho, nascida em S. José do Rio de Janeiro a 26-01-1893. É possível que aí seja dito qual o local de origem de sua mãe Virgínia Amélia Carneiro o que já pode dar um grande avanço na pesquisa.

Volto então a insistir. Será que alguém me pode indicar onde é que se deve encontrar o registo? Ou melhor ainda, consultá-lo? Só necessito de saber o conteúdo, não preciso de certidão.

Com os meus antecipados agradecimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 19:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen