Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Famílias

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#63651 | alexandrafig | 27 abr 2004 22:02

muito agradeço todas as informaçoes que me possam transmitir sobre a Quinta de Gaspar de Figueiredo, em Canas de Sabugosa, actual Canas de Santa Maria, no concelho de Tondela, distrito de Viseu e, designadamente sobre Gaspar de Figueiredo, seu filho Alexandre de Figueiredo (n. 16/03/1683) e sua neta Antónia de Figueiredo (n. 20/06 ou 07/1727).
Obrigada pela atençao.
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#63786 | AQF | 29 abr 2004 07:07 | Em resposta a: #63651

Cara Alexandra,

Para já a única ajuda que posso dar é constatar que seguramente temos antepassados comuns, pois os prováveis primeiros Figueiredos, de que descendo, tiveram a sua genese em Figeiredo das Donas, no vizinho concelho de Vouzela, pelo que seria muito interessante encontrar a ligação.

Tentarei ver se descubro algo mais, mas entretanto consulte o tópico Famílias Figueiredo e Queiroz http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=61384 e o meu site sapppontotelepacpontoptbarrafigueiredo-queiroz (substituir ponto por . e barra por /) baseado no livro do meu pai sobre os Figueiredos e onde encontra os descendentes dos Figueiredos do meu ramo que se fixaram em Goes por volta de 1600 e os antepassados até aos primeiros Figueiredos (ver nas informações históricas dos primeiros Figueiredos que aparecem no site) com links para o genea sempre que possível.

Também pode ter algum interesse consultar os tópicos Figueiredo das Donas http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=5406 e Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=36066 cujos autores também puderão ajudá-la.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#63804 | alexandrafig | 29 abr 2004 10:57 | Em resposta a: #63786

Meu Caro Angelo Fonseca:

Fico muito grata pelas suas indicações...e se, por acaso, descobrir alguma ligação, por favor contacte-me para salexandra@hotmail.com ou para este tópico, como entender.
Considerando a proximidade geográfica, é muito provável uma ligação, o que viria enriquecer substancialmente a minha árvore.
A propósito, se souber de referências bibliográficas pertinentes sobre a família Figueiredo, muito agradecia essa informação.
Saberia ainda indicar-me em que bibliotecas é consultável o Felgueiras Gayo?
Apresento os meus melhores cumprimentos e os protestos da mais elevada consideração.
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#63810 | AQF | 29 abr 2004 12:06 | Em resposta a: #63804

Cara Alexandra Figueiredo,

Antes do mais pergunto se conseguiu visitar o meu site ?

Como pode lá ver, é curioso que na mesma época o Figueiredo que inicia o meu ramo de Góis é um Alexandre de Figueiredo Perdigão http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=252215 casado com uma parente Filipa da Cunha http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=252216 .

Já pesquizou os Figueiredos aqui no Genea ? Eu encontrei muitos antepassados deste modo.

Quanto ao Felgueiras, pesquizando no Genea sobre o assunto encontra pelo menos os seguintes tópicos com algum interesse para a sua pergunta:

Felgueiras Gayo - onde consultar? http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=40267
Felgueiras Gayo http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=10633
Ajuda no Nob. Fam. Portugual - Felgueiras Gayo http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=31658

Para uma consulta simples penso que pode contar com a ajuda referida em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=31660#lista ou o José Liberato autor do tópico Padre José da Cunha de Figueiredo- em Felg. Gayo http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=36066

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#63885 | alexandrafig | 30 abr 2004 10:17 | Em resposta a: #63810

Caro Angelo Fonseca:

Mais uma vez tenho a agradecer o seu contributo. Antes de mais, esclareço que não sou Figueiredo de apelido, embora tenha antepassados que o são. O apelido deixou de ser usado há poucas gerações.

Tive a oportunidade de visitar o seu excelente site, mas não estou a conseguir, por ora, entroncar os meus Figueiredos nos seus.

Tentarei agora descobrir os pais de Gaspar de Figueiredo, para perceber qual a ligação, pois a região é a mesma, bem como o uso de idêntico apelido.

Caso tenha alguma novidade sobre este assunto, muito agradeço o seu contributo, por isso, se encontrar alguma coisa, não deixe de me dar a notícia.

Com os melhores cumprimentos.

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#64262 | AQF | 06 mai 2004 11:57 | Em resposta a: #63804

Cara Alexandra,

A propósito de referências bibliográficas sobre os Figueiredos, penso que lhe interessará a seguinte informação que coloquei no tópico Familías Figueiredo e Queiroz:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=64261#lista

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#64270 | vbriteiros | 06 mai 2004 13:08 | Em resposta a: #64262

Caro Angelo Fonseca.
Sabe se estes Figueiredos têm alguma ligação com os Figueiredos do Paço dos Figueiredo em Tonda?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#64281 | alexandrafig | 06 mai 2004 15:10 | Em resposta a: #64270

Carissimo Angelo Fonseca:

Novamente, tenho a agradecer o seu amável contributo.

Se por acaso "tropeçar" numa ligação destes Figueiredo ao principal ramo da família, muito agradeço as suas novidades, e portanto, se descobrir alguma novidade, diga-me, por favor.

Com os melhores cumprimentos.

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#64580 | AQF | 09 mai 2004 18:30 | Em resposta a: #64270

Caro Vasco Briteiros,

Fiz uma pequena pesquisa mas não encontrei nada sobre os seus Figueiredos, pois tenho pouca informação sobre os Figueiredos da região de Viseu.

Em boa verdade apenas tenho a ligação dos meus Figueiredos de Góis aos primeiros Figueiredos que realmente eram de Figueiredo das Donas, até melhor opinião.

Pode ser que o estudo que referi também traga novidades para si.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#64588 | vbriteiros | 09 mai 2004 19:37 | Em resposta a: #64580

Caro Angelo Fonseca
Obrigado pela sua atenção.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#64790 | alexandrafig | 12 mai 2004 11:48 | Em resposta a: #64588

Caríssimos:

Como este tópico saiu rapidamente das primeiras páginas, renovo aqui o meu pedido de auxílio relativamente à família Figueiredo em Tondela e Viseu.

De antemão, muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#64818 | Benedita Vasconcelos | 12 mai 2004 16:37 | Em resposta a: #64790

Cara Alexandra

Sugiro-lhe a consulta da Revista Beira Alta, nomeadamente um apêndice da mesma de 1949-Subsídios para um tombo genealógico das Beiras.São lá mencionados Figueiredos,não sei é se são os que quer.
Melhores cumprimentos

Benedita Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu

#64823 | alexandrafig | 12 mai 2004 17:12 | Em resposta a: #64818

Cara Benedita Vasconcelos

Obrigada pelo seu amável contributo...saberá, porventura, em que bibliotecas esse periódico é susceptível de ser consultado?

Renovo o meu pedido de auxílio a todos os membros deste Fórum.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu

#64883 | Benedita Vasconcelos | 13 mai 2004 15:27 | Em resposta a: #64823

Cara Alexandra

Creio que poderá informar-se sobre a revista Beira Alta na Assembleia Distrital de Viseu,Casa do Adro, Largo da Sé,3500-195 Viseu.
Existe igualmente uma obra que tenho procurado em vão(tal como o confrade Nuno Ataíde)e que deveríamos consultar-Pomar de Nobreza-mas não sei onde a poderemos encontrar.

Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#64975 | AQF | 14 mai 2004 05:37 | Em resposta a: #64790

Cara Alexandra,

Vendo-a tão ansiosa e verificando que a resposta não vem ter consigo, sugiro que vá à procura dela da seguinte forma:

Tente chegar ao contacto do Manuel Abranches de Soveral, que está a terminar o livro «Ascendências Viseenses», e abriu o tópico "Figueiredo das Donas" http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=5406 e pergunte-lhe se nos estudos dele está contemplado o que procura.

Seguramente que ele alguma coisa saberá que a possa orientar e para mais tratando-se de uma Dama não deixará de a ajudar mesmo sem abrir mão dos segredos que reserva para o livro.

Esperando que tenha sorte, aqui fica a sugestão.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#64987 | A.Godinho | 14 mai 2004 11:16 | Em resposta a: #64790

Cara Alexandra

Se acaso encontrar algo sobre os meus ascendentes abaixo referidos agradeço que diga qualquer coisa. As regiões são próximas.
António Francisco era natural de Canas de Senhorim e filho de António Francisco, de Senhorim, e de Ana Nunes, e casou em Castelo Novo a 8.10.1721 com a Maria de Figueiredo, filha de Marcos de Figueiredo, de Canas de Senhorim, e de Maria de Figueiredo, de Cunha Baixa, neta paterna de Manuel de Figueiredo e de Ana Fernandes (que têm filhos a nascer em Castelo Novo) e materna de João de Almeida e de Ana Pais.
Casamento em Senhorim (não em Canas) a 12/9/1672, de Manuel de Figueiredo, filho de outro Manuel de Figueiredo, com Ana Fernandes, filha de Domingos Fernandes, sendo padrinhos Domingos Pais e e Braz Vaz, todos da fregª de Senhorim.

Antecipadamente grato
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#65188 | galvao teles | 17 mai 2004 15:01 | Em resposta a: #64790

Num livro que publiquei em 2000 - "Os Telles de Santa Cruz de Alvarenga" - desenvolvo um ramo que se fixou em Tondela e faço várias referências à família Figueiredo dessa zona. Pode ser que lhe dê alguma pista.

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#65254 | alexandrafig | 17 mai 2004 22:18 | Em resposta a: #65188

Caríssimo:

Fico em dívida pela sua amável mensagem.

Tentarei localizar o seu livro na Bilioteca Nacional e, peço-lhe, se souber alguma coisa sobre a família Figueiredo e, concretamente, sobre as personagens que refiro, diga-me algo, por favor.

Muito Obrigada.

Com os melhores cumprimentos.

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#68493 | desousaj_99 | 27 jun 2004 14:00 | Em resposta a: #64270

Vasco:

I have seen your name on various messages regarding the Conselho of Tondela. I have branchs of my family tree that originate from the same Conselho, specifically the parish of Molelos and the villages of Botulho, Ermida, Molelinhos and Molelos. Do you have any family in this region?

Names that I am researching are Sousa, Bicho, Rodrigues, Gouveia, Neves, Coimbra, Dias and Pereira.

Your help would be appreciated.

Thanks in advance
Joao Miguel Coimbra de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#68505 | vbriteiros | 27 jun 2004 16:10 | Em resposta a: #68493

João Miguel.
My wife's familiy is from Tondela and her mother is still living there. In fact I konw all the villages you mention. In wich way can I be off some help to you ?
Regards
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#68507 | desousaj_99 | 27 jun 2004 16:51 | Em resposta a: #68493

I am writing you from Toronto, Canada. Here is my family tree. Please feel free to write in Portuguese as I can read the language. My written Portuguese is horrible so I hope you don't mind that I write in English.

1. Joao Miguel Coimbra de Sousa b.10-02-1975 (Lourenco Marques, Mozambique)

2. Fernando Antunes de Sousa b. 01-10-1949 (Botulho-Molelos-Tondela) m. 12-05-
1974 (Botulho-Molelos-Tondela)
3. Adalia Rodrigues Coimbra b. 20-12-1949 (Botulho-Molelos-Tondela)

4. Albano Antunes de Sousa b. 29-04-1914 (Botulho-Molelos-Tondela), d. 29-01-
1995 (Botulho-Molelos-Tondela) m. 1935
5. Clarinda Antunes Neves b. 23-01-1917 (Botulho-Molelos-Tondela)
6. Fernando Coimbra Gouveia b. 23-04-1923 (Botulho-Molelos-Tondela) d. 06-03-
1995 (Botulho-Molelos-Tondela) m. 27-02-1947 (Botulho-Molelos-Tondela)
7. Iria Rodrigues Coimbra b. 19-09-1924 (Ermida-Molelos-Tondela)

8. Antonio Antunes de Sousa b. (Botulho-Molelos-Tondela) m.
9. Emilia Dias b. (Botulho-Molelos-Tondela)
10. Eduardo Neves
11. Ana Antunes Coimbra
12. Antonio Gouveia Junior
13. Emilia Coimbra
14. Diogo Rodrigues Pereira
15. Arminda Antunes Coimbra

16. Joao Antunes de Bicho

Thank you in advance for any help you can give me.

Joao Miguel Coimbra de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#68508 | desousaj_99 | 27 jun 2004 16:55 | Em resposta a: #68505

I am writing you from Toronto, Canada. Here is my family tree. Please feel free to write in Portuguese as I can read the language. My written Portuguese is horrible so I hope you don't mind that I write in English.

1. Joao Miguel Coimbra de Sousa b.10-02-1975 (Lourenco Marques, Mozambique)

2. Fernando Antunes de Sousa b. 01-10-1949 (Botulho-Molelos-Tondela) m. 12-05-
1974 (Botulho-Molelos-Tondela)
3. Adalia Rodrigues Coimbra b. 20-12-1949 (Botulho-Molelos-Tondela)

4. Albano Antunes de Sousa b. 29-04-1914 (Botulho-Molelos-Tondela), d. 29-01-
1995 (Botulho-Molelos-Tondela) m. 1935
5. Clarinda Antunes Neves b. 23-01-1917 (Botulho-Molelos-Tondela)
6. Fernando Coimbra Gouveia b. 23-04-1923 (Botulho-Molelos-Tondela) d. 06-03-
1995 (Botulho-Molelos-Tondela) m. 27-02-1947 (Botulho-Molelos-Tondela)
7. Iria Rodrigues Coimbra b. 19-09-1924 (Ermida-Molelos-Tondela)

8. Antonio Antunes de Sousa b. (Botulho-Molelos-Tondela) m.
9. Emilia Dias b. (Botulho-Molelos-Tondela)
10. Eduardo Neves
11. Ana Antunes Coimbra
12. Antonio Gouveia Junior
13. Emilia Coimbra
14. Diogo Rodrigues Pereira
15. Arminda Antunes Coimbra

16. Joao Antunes de Bicho

Thank you in advance for any help you can give me.

Joao Miguel Coimbra de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#68531 | vbriteiros | 28 jun 2004 00:23 | Em resposta a: #68508

Pelos dados que possui , presumo que tem certidões de nascimento dos números 4 a 7 e talvez de 8 a 15. Nessas certidões deve constar a idade e naturalidade dos Pais e possivelmente dos Avós. Com o ano de nascimento e e indicção da freguesia, poderá escrever ao Arquivo Distrital de Viseu - Viseu - Portugal ( e chega) pedindo uma busca nos Assentos Paroquiais da respectiva freguesia, com envio de fotocópia do que lá constar.
Os registos de nascimento com menos de cem anos estão nas Conservatórias de Registo Civil do Concelho respectivo e com mais de cem anos estão nos Arquivos Distritais.
Disponha sempre.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Para o Ângelo da Fonseca

#68654 | Pedro França | 30 jun 2004 11:57 | Em resposta a: #63786

Caro Ângelo

Possui alguma informação sobre os Figueiredos, de Ázere, de Pedro Afonso de Figueiredo e seu descendente Gaspar Nunes de Figueiredo (séc. XVI-XVII) que viveu em Vª Nova de Oliveirinha? Eu descendo destes. Agradeço desde já toda a atenção.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu

#68664 | alentejo | 30 jun 2004 15:42 | Em resposta a: #64883

Essa obra (Costados, 4 Vols.), que já consultei, é hoje propriedade do Dr. Fernando Pinto de Mascarenhas.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu

#68747 | Benedita Vasconcelos | 02 jul 2004 12:09 | Em resposta a: #68664

Caro Nuno Borrego

Agradeço a informação que transmitirei ao Nuno Ataíde, se é que ele já por aqui não passou

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ângelo da Fonseca

#69113 | Rui Portugal | 07 jul 2004 20:16 | Em resposta a: #68654

Caros Participantes neste Tópico,

Alguém me saberá dar uma pista sobre a ligação aos Figueiredos dessa região do capitão Domingos Luís de Figueiredo, natural e morador em Casal Bom, fregª de Ribeiradio, concelho de Oliveira de Frades, casado a 8.6.1746, Oliveira de Frades com Maria Correia da Silva, natural do lugar da Deveza, Oliveira de Frades; sei que era filho de Ascenso Luís, de Arcozelo das Maias, e de Francisca Lopes, de Ribeiradio.
Como são localidades vizinhas, se alguém tiver dados sobre esta gente e me desse informação ficaria muito agradecido.
Cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ângelo da Fonseca

#69133 | AQF | 08 jul 2004 00:31 | Em resposta a: #68654

Caro Pedro França,

Antes do mais gostaria de esclarecer que o pouco que sei dos Figueiredos resulta do estudo geneológico deste apelido que o meu pai publicou em 1949 e que, em sua memória, resolvi divulgar no site (sapppontotelepacpontoptbarrafigueiredo-queiroz).

A primeira parte (ascendentes), que está resumida no site, trata de 15 gerações de Figueiredos desde os primeiros conhecidos (c. 1260) até aos ascendestes dos Figueiredos de Góis (c. 1600), com incidência nos ramos que têm interesse a estes últimos. Esta parte é baseada no NFP de Felgueiras Gaio, e outras fontes.

A segunda parte (descendentes), que está completa no site, trata dos Figueiredos de Góis e descendentes e vai do séc. XVII até a data da publicação. Esta parte é baseada em livros de assentos paroquiais de baptismos, casamentos e óbitos, da Vila de Góis, desde 1598 até 1757, existente no "seu" AUC, e depois nos livros de assentos paroquiais das Vilas de Lousã, Penacova, V. N. de Poaires e Góis, e das freguesias de Vilarinho da Lousã, de Serpins, da Várzea de Góis, etc., existentes uns no AUC, outros nas respectivas Repartições Municipais do Registo Civil, em manuscritos de Família, livros, notícias de jornais, testamentos, escritura, informações de contemporâneos, etc.

Foi portanto nestes dados que estive a procurar o que pede, o que até agora não deu resultados, apesar da proximidade de Ázere com muitos dos concelhos onde se fixaram Figueiredos tratados no livro.

Se me der o seu e-mail posso enviar-lhe cópia das páginas da primeira parte do livro para ver com mais detalhe se encontra alguma pista. O meu e-mail está no site.

Brevemente irei pedir-lhe ajuda para uma pequisa no AUC ligada ao tema.

Um abraço,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#70806 | AQF | 03 ago 2004 00:49 | Em resposta a: #64281

Cara Alexandra,

A obra que lhe referi em tempos, «Ascendências Viseenses», já foi lançada. Pode ver a notícia em: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=70799

Espero que ajude a resolver a sua questão.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#92584 | 6099 | 04 jun 2005 09:16 | Em resposta a: #65254

Cara Alexandra:

Com mais de um ano de atraso em relação à abertura deste tópico, não sei se ainda terá interesse sobre dados dos Figueiredos a que se refere, ou se já terá terminado as suas investigações. Como saberá, o apelido Figueiredo é muito comum nessas regiões, ou não fosse a Beira Alta o berço de tão nobre, antiga e numerosa família, com alianças e geração que se dispersou, não só no distrito de Viseu, como por todo o Portugal e estrangeiro.
No entanto relativamente a estes Figueiredos de Canas de Sabugosa tenho informações que se lhe interessarem poderei facultá-las. Nesse caso, agradeço que me contacte.
Cumprimentos.
José Paulo C.F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#92868 | alexandrafig | 08 jun 2005 12:11 | Em resposta a: #92584

Caríssimo José Paulo:

Muito obrigado pelo seu interesse neste tópico.

Continuo muito interessada neste tema, até porque me encontro a investigar diversos ramos da minha família e, por motivos pessoais e profissionais, não tenho vindo a dedicar muita atenção a este ramo em particular, com muita pena minha.

Assim, agradeço imenso toda a informação que me possa facultar sobre esta Quinta de Gaspar de Figueiredo e, em particular, sobre o Padre Gaspar de Figueiredo, que saiu Bacharel em Cânones em Coimbra e cuja Formatura também já encontrei no AUC e que foi Sacerdote do Hábito de S. Pedro, na Igreja de S. Miguel do Outeiro.

Aproveito o ensejo para apresentar os meus mehores cumprimentos e os protestos da mais elevada consideração.

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ângelo da Fonseca

#92871 | AQF | 08 jun 2005 13:05 | Em resposta a: #68654

Caro Pedro França,

Aproveitando o facto deste tópico ter voltado a aparecer, estive a recordar esta sua mensagem, o que me criou a curiosidade de saber se os 'Figueiredo de Ázere' que vêm no livro 'Ascendências Viseenses' de Manuel Abranches de Soveral permitiram avançar nos seus estudos.

Um abraço,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#95157 | alexandrafig | 04 jul 2005 18:37 | Em resposta a: #92584

Meu Caro José Paulo:

Espero que se encontre bem.

Desculpe a insistência, mas, agradecendo novamente o seu amável interesse neste tópico, gostaria que me facultasse, caso não considerasse inconveniente, todas as informações que dispõe sobre a Família "Figueiredo" em Tondela, Canas de Sabugosa.

Como já tive oportunidade de lhe relatar, continuo muito interessada neste tema, porquanto me encontro a investigar diversos ramos da minha família e, em particular, esta Quinta de Gaspar de Figueiredo e o Padre Gaspar de Figueiredo, que saiu Bacharel em Cânones em Coimbra e cuja Formatura também já encontrei no AUC e que foi Sacerdote do Hábito de S. Pedro, na Igreja de S. Miguel do Outeiro.

Estendo este pedido de ajuda a todos os membros do Genea.

Grata pela atenção

os meus melhores cumprimentos

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#96419 | 6099 | 22 jul 2005 14:56 | Em resposta a: #95157

Cara Alexandra:

Muito gostaria de lhe poder responder às suas mensagens com mais celeridade, mas tenho algumas limitações, já que vivo habitualmente em Madrid e todos os dados genealógicos que possuo estão em Portugal. Peço-lhe pois que me desculpe e que aguarde algum tempo até que possa consultar os elementos que lhe referi.

Com os melhores cumprimentos, subscrevo-me com consideração

José Paulo C. F. B. de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves

#108178 | Filipe Reis | 28 dez 2005 15:06 | Em resposta a: #63651

Caros confrades
Tenho notícia de um Gaspar de Figueiredo, de Molelos, casado com Maria Esteves. foram pais de Maria de Figueiredo e avós de outra Maria de Figueiredo nascida em Abril de 1722 em Cazal Novo, Molelos. Maria era filha ilegítima de António Ferreira, de Tondela, fº de Manoel Ferreira e Maria Rodrigues, de Vale, Tondela, casados em 7 de Janeiro de 1687 em Tondela.
Podem verificar em:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=108143
Cumprimentos
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves

#108236 | eduarede | 28 dez 2005 21:22 | Em resposta a: #108178

Caro Confrade:

Tomo a liberdade de lhe escrever, na medida em que um dos ramos de que descendo entronca no referido Padre Gaspar de Figueiredo, que é, justamente, o Gaspar de Figueiredo de que fala na sua mensagem e que teve diversos filhos com Maria Esteves.

A pergunta que agora me permitia endereçar-lhe seria a de saber se o meu caro amigo já investigou, eventualmente, a ascendência do Padre Gaspar de Figueiredo, o que, devo confessar, me pouparia imenso trabalho.

Com um abraço

Eduardo Arêde

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves

#108291 | Filipe Reis | 29 dez 2005 14:58 | Em resposta a: #108236

Caro Eduardo Arêde
Agradeço a sua informação. Para mim de grande interesse, pois desconhecia que Gaspar era padre. Desconheço a sua ascendência e nesse aspecto não lhe poderei dar grande ajuda, também não conheço nenhuns outros dados da sua vida, mas apenas o que consta do registo de baptismo da neta Maria de Figueiredo em 1722.
Poderei dar alguma informação sobre a descendência da neta.
Desde já agradeço tudo aquilo que puder informar.

Cumprimentos
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves

#108298 | LSV | 29 dez 2005 16:31 | Em resposta a: #108236

Caro Eduardo Arêde

Não sei se em tempos lhe cheguei a dar estes dados:
O padre Gaspar de Figueiredo viveu em Molelos, e pelos paroquiais sabe-se que ele viveu na quinta de Gaspar de Figueiredo onde nasceu o seu neto Alexandre de Figueiredo a 16.3.1683. Este Alexandre era filho de outro Gaspar de Figueiredo e de Maria Esteves.
O mesmo padre Gaspar de Figueiredo foi abade de S. Miguel de Outeiro e bacharel em cânones.
Gaspar de Figueiredo, filho do padre, casou em S. Miguel de Outeiro, a 13.4.1682, com Maria Helena fª de João Esteves e de Simoa Roiz. Ora esta Maria Helena fª de João Esteves era precisamente a Maria Esteves que sendo casada com Gaspar de Figueiredo foram os Pais de Alexandre. É dito no referido assento de casamento que o padre Gaspar de Figueiredo teve o seu fº Gaspar de Isabel Simões fal. à data em Molelos.
Temos assim que o padre Gaspar de Figueiredo da quinta de Gaspar de Figueiredo, nasceu lá para 1610 já que foi bacharel em cânones a 17.3.1638 em Coimbra, sendo filho de Manuel de Figueiredo, de Mesão Frio (Guimarães).
Não há a hipótese de confundir com o outro único Gaspar de Figueiredo que foi bacharel em Coimbra a 5.6.1648 e que era de Viseu pois esse não era padre.

Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves

#108312 | Filipe Reis | 29 dez 2005 19:58 | Em resposta a: #108298

Caros Confrades

Mais uma achega:


Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves foram pais de Caetano de Figueiredo, bapt. a 15 de Agosto de 1692. Nessa época viviam no Casal. Foram padrinhos: Francisco Costa (Seara?) e madrinha Maria, solteira, fª. de Manuel Fernandes Figueira, todos de Molelos.

Fonte: ADV, Bapt, Molelos, Mç11,nº5,Fl. 85.

Cumprimentos

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves

#108397 | eduarede | 30 dez 2005 20:22 | Em resposta a: #108298

Caríssimo Luís

Por motivos pessoais e que não cabem aqui neste fórum público, tenho tido as minhas investigações em stand-by, com muitíssima pena minha.

Serve esta para agradecer a sua informação, que, efectivamente, ainda não me tinha fornecido.

Caso tenha em seu poder alguma outra informação sobre a ascendência de Gaspar de Figueiredo, igualmente agradecia que fizesse o favor de me transmitir.

Finalmente, embora não seja o local mais adequado, aqui ficam sinceros desejos de um Feliz Ano Novo, espero que tenha um Grande 2006.

Forte Abraço

Eduardo

Resposta

Link directo:

Figueiredos em Molelos

#108432 | JBrito | 31 dez 2005 02:50 | Em resposta a: #108312

Meus caros

Descendo de uma Mariana de Figueiredo (ou Mariana Francisca) que casou, a 27.10.1693, em Molelos, com José Correia. Foram pais de Assunção de Figueiredo (ou Ascensão da Trindade), b. a 26.05.1699 em Molelos.
Infelizmente, no registo de baptismo desta última não vêm referidos os avós. Por outro lado, no registo de casamento dos seus pais não é possível ler os nomes dos progenitores.
Estaria esta Mariana de Figueiredo relacionada com os Figueiredos tratados neste tópico?
Agradeço a alguém que me possa dar qualquer informação.

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ângelo da Fonseca

#109015 | jliberato | 07 jan 2006 19:15 | Em resposta a: #68654

Caro Pedro França,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Famílias de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=108884
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#117300 | qcrasto2b | 25 abr 2006 03:09 | Em resposta a: #95157

Cara Alexandra

Desculpe a intromissão neste tópico, mas também descendo de uns Figueiredo da mesma zona e pedia-lhe a amabilidade de olhar para os nomes que a seguir exponho, para ver se nas suas pesquisas alguma vez tropeçou em algum deles .

Assim são:
Joaquim José Teixeira natural de São Pedro do Sul * ???? +???? . Casou com Margarida Angélica Figueiredo natural de ? * ???? + ????.

Tiveram pelo menos um filho:
Manoel Teixeira de Figueiredo natural de Viseu 1??? e morreu em Beduido (Estarreja) em 1867 onde era Tabelião de direito. Casou com Dª. Cazemira Cândida Pereira de Figueiredo natural da Portella São Tiago de Besteiros – utilizo aqui o Dª pois ela e as suas irmãs em todos os documentos, que existem em nossa casa em Anadia, são assim tratadas o que eu achei curioso pois outros nomes femininos nesses mesmos documentos são tratados apenas pelo nome.

A ascendência desta Cazemira Cândida está no meu tópico em - http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=116143 . O qual lhe pedia o obséquio de consultar.



Antecipadamente Grato

Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu

#123199 | gmg | 20 jul 2006 14:29 | Em resposta a: #63651

Caríssima D. Alexandra,


Deparei-me com ascendência MARQUES COIMBRA e que segundo o Sr. Filipe Reis (também utilizador deste Fórum) vem entroncar no P.e Gaspar de Figueiredo. acopntece o seguinte:

Estive a analisar atentamente o que se tem aqui escrito nomeadamente a descendência de GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES e deparei-me com o seguinte:
- Maria de Figueiredo, f.ª dos anteriores nasceu em que data?

Como se pode ter a certeza que esta Maria de Figueiredo, que teve uma ligação com António Ferreira é, de facto, filha do casal anterior?

De ANTÓNIO FERREIRA - MARIA DE FIGUEIREDO, nasceu Maria de Figueiredo em 1722. Ora (a não ser que o pároco tivesse sido cuidadoso a esse ponto), em registos de baptismo de 1720's normalmente não constam mais nomes do que apenas os dos pais do neófito! Como se pode afirmar que a Mãe é filha do GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES? É que ainda por cima ela não casou, mas teve uma relação amorosa com António Ferreira, o que inviabiliza a hipótese de encontramos um casamento que estabelecesse essa filiação!


E sobre o P.e Gaspar de Figueiredo, que ao confirmar-se a ligação seria antepassado desta gente, além da sua Formatura em Cânones, por Coimbra, em 1638 há mais alguma informação? Quem eram os Pais deste Padre?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu

#123243 | gmg | 21 jul 2006 00:47 | Em resposta a: #63651

Cara D. Alexandra,

Assim que receber as mensagens, agradecia que pudesse dizer-me algo.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu

#123268 | gmg | 21 jul 2006 14:45 | Em resposta a: #63786

Caríssimo,

Deparei-me com ascendência MARQUES COIMBRA e que segundo o Sr. Filipe Reis (também utilizador deste Fórum) vem entroncar no P.e Gaspar de Figueiredo. acontece o seguinte:

Estive a analisar atentamente o que se tem aqui escrito nomeadamente a descendência de GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES e deparei-me com o seguinte:
- Maria de Figueiredo, f.ª dos anteriores nasceu em que data?

Como se pode ter a certeza que esta Maria de Figueiredo, que teve uma ligação com António Ferreira é, de facto, filha do casal anterior?

De ANTÓNIO FERREIRA - MARIA DE FIGUEIREDO, nasceu Maria de Figueiredo em 1722. Ora (a não ser que o pároco tivesse sido cuidadoso a esse ponto), em registos de baptismo de 1720's normalmente não constam mais nomes do que apenas os dos pais do neófito! Como se pode afirmar que a Mãe é filha do GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES? É que ainda por cima ela não casou, mas teve uma relação amorosa com António Ferreira, o que inviabiliza a hipótese de encontramos um casamento que estabelecesse essa filiação!


E sobre o P.e Gaspar de Figueiredo, que ao confirmar-se a ligação seria antepassado desta gente, além da sua Formatura em Cânones, por Coimbra, em 1638 há mais alguma informação? Quem eram os Pais deste Padre?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu

#123269 | gmg | 21 jul 2006 14:46 | Em resposta a: #65188

Caro Sr. João Galvão Teles,

Deparei-me com ascendência MARQUES COIMBRA e que segundo o Sr. Filipe Reis (também utilizador deste Fórum) vem entroncar no P.e Gaspar de Figueiredo. acopntece o seguinte:

Estive a analisar atentamente o que se tem aqui escrito nomeadamente a descendência de GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES e deparei-me com o seguinte:
- Maria de Figueiredo, f.ª dos anteriores nasceu em que data?

Como se pode ter a certeza que esta Maria de Figueiredo, que teve uma ligação com António Ferreira é, de facto, filha do casal anterior?

De ANTÓNIO FERREIRA - MARIA DE FIGUEIREDO, nasceu Maria de Figueiredo em 1722. Ora (a não ser que o pároco tivesse sido cuidadoso a esse ponto), em registos de baptismo de 1720's normalmente não constam mais nomes do que apenas os dos pais do neófito! Como se pode afirmar que a Mãe é filha do GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA HELENA ESTEVES? É que ainda por cima ela não casou, mas teve uma relação amorosa com António Ferreira, o que inviabiliza a hipótese de encontramos um casamento que estabelecesse essa filiação!


E sobre o P.e Gaspar de Figueiredo, que ao confirmar-se a ligação seria antepassado desta gente, além da sua Formatura em Cânones, por Coimbra, em 1638 há mais alguma informação? Quem eram os Pais deste Padre?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#123494 | gmg | 24 jul 2006 14:54 | Em resposta a: #63651

Renovo o meu pedido.

Obrigado,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#123495 | gmg | 24 jul 2006 14:55 | Em resposta a: #65188

Renovo o meu pedido.

Obrigado,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#123511 | galvao teles | 24 jul 2006 16:28 | Em resposta a: #123495

Caro GMG,

Entrei neste tópico há mais de dois anos apenas para informar a participante Alexandra Figueiredo que, num livro que publiquei em 2000, incluíra alguns elementos sobre os Figueiredos, de Tondela, família sobre a qual ela procurava informações.

Deste modo, sobre as pessoas que refere nada disponho, pois o que investiguei prende-se com o casamento de Bernardo Pereira Teles, em 1675, com D. Maria de Figueiredo Soares, baptizada em Tondela em 1643. Tenho, assim, alguns elementos sobre os ascendentes desta senhora.

Uma neta daquele casal, chamada D. Angélica Helena Rafaela de Vila Fanha e Araújo, casou em 1748 com Pedro José Carneiro Marques do Amaral, que pelo lado materno descendia de uns Carneiro de Figueiredo, de Viseu.

Se verificar que lhe é útil que eu desenvolva algum dos aspectos que atrás mencionei, não hesite em o solicitar.

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#123597 | gmg | 25 jul 2006 15:33 | Em resposta a: #123511

Caro João Galvão Teles,

Agradeço a sua pronta resposta e os elementos que me dispensou. Contudo, não procuro dados sobre D. Angélica Helena Rafaela de Vila Fanha e Araújo.


Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves

#123709 | gmg | 27 jul 2006 11:50 | Em resposta a: #108298

Caro Luís Soveral Varella,

Pode dizer-me em que data e freguesia ocorreu o casamento de GASPAR DE FIGUEIREDO - MARIA ESTEVES, f.ª de JoÕ Esteves? Este casal foi Pai de uma Maria de Figueiredo, contudo não consigo localizar a data de nascimento, embora deva ter nascido entre 1690 - 1700.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Padre Gaspar de Figueiredo

#123819 | gmg | 29 jul 2006 00:09 | Em resposta a: #92868

Cara Alexandra,

É possível dar-me a indicação do número do processo de formatura em Cânones pelo Padre Gaspar de Figueiredo, ou enviar-me esssa documentação digitalizada por e-mail?

Obrigado e cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves

#123932 | Filipe Reis | 30 jul 2006 21:21 | Em resposta a: #108236

Caro Eduardo Arede

Se me puder facultar a sua ligação a Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves, assim como mais alguns dados sobre parentescos deste casal, muito agradeceria.

Cumprimentos
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

P.e Gaspar de Figueiredo, Bacharel em Cânones?

#123934 | gmg | 30 jul 2006 22:31 | Em resposta a: #108397

Caro Eduardo,

Tem o documento da Formatura em Cânones do P.e Gaspar de Figueiredo? Segundo o Sr. Luís Varela ele seria f.º de Manuel de Figueiredo, nat. da freg.ª de Mesão Frio, concelho de Guimarães.

Contudo dê uma vista de olhos ao tópico "Padre Gaspar de Figueiredo - Tondela". Lá poderá ver que a filiação é outra. E agora!!???

Será o mesmo Gaspar de Figueiredo? Terá sido ele mesmo formado em Cânones? Ou será coincidência de nomes? Estou em crer que o nosso antepassado Padre não é o mesmo que se formou em Cânones, em Coimbra, em 1638.

Vou entrar de férias, pelo que não estranhe a demora a algumas respostas....

Vá mantendo-me informado sobre este nosso antepassado.


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Figueiredos de Canas de Santa Maria (Tondela, Viseu)

#269018 | MontDias | 22 jan 2011 00:07 | Em resposta a: #92584

Ex.mo senhor José Paulo da Bandeira de Figueiredo,

Acabo de tropeçar em avós originários de Canas de Santa Maria e muito gostaria de poder saber mais alguma coisa sobre eles:

É meu 7º avô FRANCISCO JOSÉ COUTINHO, viúvo de Madalena de Sá,
filho de MANUEL ANTUNES e de MARIANA DE FIGUEIREDO, naturais de Valverde, Canas de Santa Maria,
veio a casar em Tentúgal (Montemor-o-velho) a 1/10/1782, em 2as núpcias, com Fausta Nunes Taveira, filha de João Nunes Cardoso e Luísa Taveira, de Tentúgal.

Desde já muito grato.
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos de Canas de Santa Maria e Nandufe (Tondela, Viseu)

#292953 | MontDias | 16 dez 2011 12:33 | Em resposta a: #269018

1. FRANCISCO JOSÉ COUTINHO * Tondela, Canas de Santa Maria (Valverde) bp. 25.8.1745,
C.C. Madalena de Sá (1º casamento) e
(2º casamento: Montemor-o-Velho, Tentúgal 1.10.1782) Teresa Ferreira Nunes, filha de João Nunes Cardoso e de Luísa Ferreira, de Tentúgal.

2. MANUEL ANTUNES COSME * Tondela, Canas de Santa Maria (Valverde)
C.C.
3. MARIANA DE FIGUEIREDO * Tondela, Nandufe.


4. MANUEL ANTUNES * Tondela, Canas de Santa Maria (Valverde)
C.C.
5. FRANCISCA JOÃO * Tondela, Canas de Santa Maria (Santa Ovaia de Baixo)


6. ANTÓNIO GOMES * Tondela, Nandufe
C.C.
7. ANA DE DIGUEIREDO * Tondela, Nandufe

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos de Canas de Santa Maria e Nandufe (Tondela, Viseu)

#339893 | tiagosmend | 22 dez 2013 20:42 | Em resposta a: #292953

Caro Tiago Monteiro Dias,

Descobri que descendo de uma irma de Francisco Jose Coutinho chamada Maria Henriques de Figueiredo e casada cem 9/1/1741 com Joao Lopes em PAcos de Silgueiros, Freguesia de Silgueiros. No entanto neste registo Manuel Antunes Cosme surge como MAnuel Antunes o Cosme.

Por acaso subiu neste ramo, tenho alguma curiosidade de saber de onde vem o Henriques.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Sousa Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#339937 | MFerros | 23 dez 2013 22:12 | Em resposta a: #123494

Caros confrades,
quanto à localização da quinta de Gaspar de Figueiredo, em Molelos, Tondela, eis o que diz o "Tombo do Morgado de Molelos", de 1659:

// FL 37 Vº
"(...) porém paga ao morgado, como abaixo se dirá, umas casas que estão neste lugar de Molelos, que partem do nascente e norte com lagar de Domingos Simões e do poente com a quinta e terras do dito morgado, as quais casas têm uma casa sobradada e outra de cozinha térrea, e um curral junto a elas à banda do sul, as quais fez António Álvares em terra do morgado e se lhe tomaram por dívida, as benfeitorias delas, cuja estimação se deve aos herdeiros,

// FL 38
nas quais casas mora o licenciado Gaspar de Figueiredo por ordem dos administradores do dito morgado, uma horta no canto do passal de baixo, que é do mesmo morgado, que levará uma quarta de pão de semeadura, parte do nascente com horta de Simão Vaz, que é do mesmo morgado, e das mais bandas com terras livres do mesmo morgado, as quais duas propriedades disse o licenciado Gaspar Figueiredo que possuía a beneplácito dos administradores de que tudo se fez termo que assinou comigo e com o procurador Francisco da Costa Leão como nos autos consta."

Seria portanto junto à igreja paroquial de Molelos,

Os melhores cumprimentos,

Manuel Ferros.

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos de Canas de Santa Maria e Nandufe (Tondela, Viseu)

#341439 | MontDias | 23 jan 2014 18:33 | Em resposta a: #339893

Caro primo Tiago Sousa Mendes,

Muito obrigado.
Peço desculpa pela demora na resposta.
Na verdade, não tenho muitos mais dados sobre este ramo de Figueiredos de Nandufe (Tondela). Não há dúvida que são os mesmos pais. Sim, "cosme" é alcunha, posto que o pai de Manuel Antunes, o cosme é apenas Manuel Antunes.
Também não vejo donde virá o apelido Henriques, como também nao sei donde virá o Coutinho que usa Francisco José! Teríamos, com certeza, que recuar mais umas gerações para descobrir este mistério.
Neste momento é-me de todo impossível ir ao Arq. Distrital de Viseu para averiguar.
Deixo-lhe o que tenho:

1. MANUEL ANTUNES, de Valverde, Canas de Santa Maria c.c. FRANCISCA JOÃO, de Santa Ovaia de Baixo, Canas de Santa Maria. Tiveram:

2. MANUEL ANTUNES, o cosme, de Valverde, Canas de Santa Maria, casou em Nandufe a 23.5.1719 com MARIANA de FIGUEIREDO, filha legítima de António Gomes e de Ana de Figueiredo, de Nandufe. Tiveram:

3.1 . MARIA HENRIQUES DE FIGUEIREDO,
3.2 - FRANCISCO JOSÉ COUTINHO.

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos de Canas de Santa Maria e Nandufe (Tondela, Viseu)

#341857 | tiagosmend | 31 jan 2014 20:39 | Em resposta a: #341439

Muito obrigado pela resposta, ja o meu avo dizia que na Beira somos todos primos. Tenho alguma curiosidade neste ramo, mas tenho que esperar que os paroquiais estejam disponiveis on-line, uma vez que me encontro a viver fora de Portugal. Quando souber mais, coloco aqui.

Tiago
PS Peco desculpa pela falta de acentos, mas o teclado onde escrevo nao me permite.

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos de Canas de Santa Maria e Nandufe (Tondela, Viseu)

#341862 | jaboo | 31 jan 2014 22:17 | Em resposta a: #341439

Caro MontDias,

Coincidencia ou nao, eu tambem tenho um antepassado que era Manuel Antunes Cosme no concelho de Tondela (Mouraz). Nessa altura existiam outros "Manuel Antunes" na freguesia de Mouraz (deve ter nascido c.1640) e para diferencia-lo dos outros ficou a ser referido como Manuel Antunes Cosme (por ser genro de um Cosme Manuel). Podera ser tambem o caso do seu Manuel Antunes!

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#342085 | bandeira | 06 fev 2014 11:27 | Em resposta a: #339937

Caro amigo:
Saberá dizer-me alguma coisa mais sobre o procurador Francisco da Costa Leão? apenas sei os pais, António da Costa e Vicência de Leão e a data de casamento, em Papízios, 05.08.1619, com Ana Francisca. Será de Molelos?Um neto dele, também Francisco da Costa, casa em Molelos, em 28.01.1681 com Maria de Figueiredo, daí, descendente desses Figueiredos, filha dum Domingos de Figueiredo, filho do Gaspar Francisco e da Izabel Vaz de Figueiredo, referidos... São meus ascendentes.

Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#387566 | miguel monteiro | 16 dez 2017 21:17 | Em resposta a: #292953

Caro Tiago Monteiro Dias

Aí vão alguns dados para completar a sua genealogia:

1. MANUEL ANTUNES, O COSME - Nasceu em Valverde, Canas de Santa Maria, a 8 de junho de 1701 (pg.53).
2. MARIANA FIGUEIREDO - Nasceu em Nandufe, a 21 de julho de 1701 (pg.79)


3. MANUEL ANTUNES - Morreu em Nandufe a 22 de abril de 1724 (pgs. 40 e 41)
4. FRANCISCA JOÃO - Morreu em Nandufe a 29 de abril de 1711 (pg.20)


5. ANTÓNIO GOMES
6. ANA DE FIGUEIREDO
Casaram em Nandufe, a 19 de setembro de 1703. O casamento é realizado depois do nascimento da filha. Ana de Figueiredo morreu em Nandufe, a 4 de setembro de 1717 (pg.6)


7. ISABEL DE BASTOS - Morre em Nandufe a 22 de outubro de 1673, mas tenho muitas dúvidas de que seja a mãe de Ana Figueiredo.

Entretanto, se tiverem mais dados sobre estas pessoas ou os seus ascendentes, agradecia.

Cumprimentos

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#387567 | miguel monteiro | 16 dez 2017 21:21 | Em resposta a: #387566

A página do óbito de ISABEL DE MATOS, é a 193.

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Figueiredos de Canas de Santa Maria e Nandufe (Tondela, Viseu)

#387574 | MontDias | 17 dez 2017 01:40 | Em resposta a: #387566

Caro Miguel Monteiro,

Foi uma boa prenda de aniversário a que me apresentou.
Também são seus antepassados?

É Ana Matos ou Bastos?

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#387652 | miguel monteiro | 19 dez 2017 20:56 | Em resposta a: #387574

Caro Tiago

É curioso como eu troco Bastos por Matos e a seguir o Tiago troca Isabel por Ana.

A primeira vez que Isabel Bastos é referida, é no batismo de sua neta Mariana Figueiredo em 1701 (79tif).
No registo de óbito ao mencionar que é solteira fico com menos referências pelo que não sei se será uma homónima.

Não são meus antepassados mas de minha mulher, que é de Molelos.
Cumprimentos e feliz Natal.

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#387699 | miguel monteiro | 21 dez 2017 21:53 | Em resposta a: #342085

Caro Gonçalo

Francisco da Costa Leão, casou em Papízios (Carregal do Sal) com Ana Francisca, filha de Francisco Dias e Catarina Francisca, que também são da freguesia de Papízios.
Os seus filhos nasceram em Papízios, mas pelo menos Manuel (nascido a 1 de janeiro de 1626) casou em Molelos com Maria de Oliveira, a 12 de fevereiro de 1652. Estes é que são pais do Francisco da Costa que casou com Maria de Figueiredo.

E já agora, se tiver informações sobre o casal António da Costa/Vicência de Leão e seus ancestrais, agradecia.
Cumprimentos e votos de Feliz Natal.

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#387844 | bandeira | 27 dez 2017 19:11 | Em resposta a: #387699

Muito obrigado! Feliz Ano Novo

Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#387867 | Eva123 | 28 dez 2017 09:39 | Em resposta a: #123268

Aqui vende camisa do Brasil 2014 : https://camisadobrasil.com.br/camisa-brasil-i-2014-amarelo.html, preços R$68,92, muito baratas, seja bom-vindo comprar. pode personalizadação com seu número e nome, boa qualidade.

Resposta

Link directo:

Bastos e Figueiredo de Nandufe, Tondela

#429705 | MontDias | 13 dez 2020 18:52 | Em resposta a: #387566

Caro Miguel Monteiro,

Das buscas que efectuei nos livros de Nandufe:

1. Maria Marques, que morreu a 15.10.1636, casou com Simão Cristóvão, que morreu a 1.10.1634. Moradores em Nandufe.
Tiveram:

2. Francisco Marques, testamenteiro da irmã, Isabel de Bastos.

2. Isabel de Bastos, foi baptizada na igreja matriz de Nandufe a 4.7.1621, sendo padrinhos o senhor Manuel de Lemos e a sr.ª D. Maria, mulher do senhor Diogo Esteves da Veiga. Morreu solteira, em Nandufe a 22.10.1673 e deixou por seu herdeiro e testamenteiro o irmão, Francisco Marques. Foi enterrada na igreja matriz.

2. Manuel Marques foi baptizado na igreja matriz de Nandufe a 20.8.1623, sendo padrinhos Domingos Álvares, da vila de Tondela e Maria Eufémia, solteira, filha de Baltasar Francisco, do mesmo lugar. Faleceu em Nandufe a 27.8.1668. Casou na igreja matriz de Nandufe a 8.11.1653 com Ana Henriques, filha de Pedro Gomes e de Maria Henriques, sendo testemunhas Cristóvão Vaz, Francisco Dias e Cristóvão Marques. Moradores em Nandufe.
Tiveram:
3. Manuel foi baptizado na igreja matriz de Nandufe a 14.1.1656, sendo padrinhos Francisco Marques e sua irmã Isabel de Bastos.
3. João foi baptizado na igreja matriz de Nandufe a 24.9.1658, sendo padrinhos João Lobo e Maria Francisca, mulher de Diogo Dias, todos de Nandufe.
3. António foi baptizado na igreja matriz de Nandufe a 20.12.1661, sendo padrinhos Francisco Marques e Maria Francisca, mulher de Marcos Henriques, todos de Nandufe.

2. Simão foi baptizado na igreja matriz de Nandufe a 15.5.1626, sendo padrinho Diogo Esteves da Veiga e Maria Simões, moradores na freguesia de Nandufe. Era ausente e chegou a notícia de que tinha falecido a 15.3.1644. Será o Simão Cristóvão que casou, na igreja matriz de Nandufe, a 2.2.1646, com Francisca Gomes, sendo testemunhas João de Nápoles, Estêvão de Nápoles e Carlos de Nápoles.

2. Maria foi baptizada na igreja matriz de Nandufe a 4.7.1627, sendo padrinhos Lucas Gonçalves, morador em Sabugosa e Maria Antónia, mulher de Baltasar Francisco, da freguesia de Nandufe.

2. Maria de Bastos foi baptizada na igreja matriz de Nandufe a 7.2.1631, sendo padrinhos Bernardo Esteves de Nápoles e Antónia, filha de Baltasar Francisco, todos de Nandufe; faleceu, sem testamento, a 25.3.1704, com todos os sacramentos e foi enterrada na mesma igreja. Casou na dita igreja, a 24.5.1648, com Manuel de Leão, falecido a 10.3.1659 em Nandufe, sem testamento , filho de Domingos Dias e de Maria de Leão, já defuntos àquela data, moradores no lugar e freguesia de Molelos, sendo testemunhas Estêvão de Nápoles, João de Nápoles, Cristóvão Vaz e Diogo Dias, todos de Nandufe . Foram moradores no Casal Novo, freguesia de Molelos. No registo do óbito de Manuel de Leão diz-se que tinham a intenção de se mudar para Nandufe.
Voltou a casar, segunda vez, na mesma igreja, a 25.8.1664, com Manuel de Figueiredo, natural e morador em São Joaninho, Santa Comba Dão, que faleceu a 5.8.1671, em Nandufe e foi sepultado na igreja matriz, sendo testemunhas Cristóvão Henriques, Manuel Martins, Fernão Pereira e João Vaz, todos moradores em Nandufe . Moradores em Nandufe.

Teve do 1º casamento:
3. Maria nasceu em Casal Novo e foi baptizada na igreja matriz de Molelos a 4.1.1649, sendo padrinhos Cristóvão Marques e Isabel Marques, mulher de Fernandes, moradores em Nandufe.
3. Maria nasceu em Casal Novo e foi baptizada na igreja matriz de Molelos a 19.3.1651, sendo padrinhos Simão Marques, tio da baptizada, cunhado do pai, morador em Janardo, freguesia de Guardão, Tondela e Maria Antónia, mulher de Manuel Fernandes, moradores em Casal Novo, Molelos.
3. Mariana nasceu em Casal Novo e foi baptizada na igreja matriz de Molelos a 13.9.1654, sendo padrinhos Sebastião Antunes, morador no Carvalhal, freguesia de Tondela e Maria Fernandes, mulher de Simão Francisco, da freguesia de Molelos. Mariana, filha de Maria de Bastos, viúva, morreu solteira a 26.8.1685, em Nandufe e a mãe lhe cumpriu todos os ofícios.

Teve do 2º casamento:
3. Manuel foi havido antes do casamento de seus pais e baptizado, na igreja matriz de Nandufe, a 16.2.1664, sendo padrinhos Diogo Dias e Isabel Fernandes?, mulher de Francisco Gomes, todos de Nandufe .
3. João de Figueiredo foi baptizado na igreja matriz de Nandufe a 28.2.1666, sendo padrinhos Cristóvão Marques e Maria, filha de João Vaz, todos de Nandufe. Faleceu, em Nandufe, a 11.12.1709 e foi enterrado na igreja matriz. Casou na igreja matriz de Nandufe a 8.1.1694 com Maria João, sendo testemunhas João de Nápoles e Sampaio, Diogo, filho do padre António Lobo da Gama, Isabel de Coimbra e Manuel Francisco. Tiveram:
4. Mariana foi baptizada na igreja matriz de Nandufe a 7.7.1697, sendo padrinhos Francisco José de Matos e Maria de Leão, mulher de Manuel Francisco, todos de Nandufe.
4. João foi baptizado na igreja matriz de Nandufe a 24.2.1700, sendo padrinhos João Esteves e Maria de Paiva, ambos de Nandufe.
4. Manuel foi baptizado na igreja matriz de Nandufe a 3.9.1702, sendo padrinhos António Marques, solteiro e Ana de Figueiredo, todos de Nandufe.
3. Cristóvão foi baptizado na igreja matriz de Nandufe a 17.3.1668, sendo padrinhos Francisco Marques e Maria da Costa, mulher de Cristóvão Marques, todos de Nandufe.
3. Isabel de Bastos foi baptizado na igreja matriz de Nandufe a 13.5.1670, sendo padrinhos António Francisco e Maria Francisca, mulher de Pascoal Lopes, todos de Nandufe. Casou, sem impedimento algum, na mesma igreja a 31.3.1719 com Manuel Simões, viúvo de Maria Francisca, filha de Manuel Fernandes e de Madalena João, filho de Manuel Simões e de Maria Antunes, moradores no Prado, freguesia de Canas de Santa Maria, sendo testemunhas o padre Francisco Marques, João Marques e Manuel Francisco.
3. Ana de Figueiredo foi baptizada na igreja matriz de Nandufe a 30.1.1672, sendo padrinhos Francisco Marques e Maria João, mulher de Manuel João, todos de Nandufe. (imagem 43). Casou com dispensa de 3º e 4º graus de consanguinidade, na igreja matriz de Nandufe, a 23.5.1719, com António Gomes, filho de Manuel Gomes e de Maria Cristóvão, de Nandufe. C.g. da qual eu descendo.

2. Antónia foi baptizada na igreja matriz de Nandufe a 6.12.1634, sendo padrinhos o padre Mateus Bernardes e Maria Antónia, mulher de Baltasar Francisco, de Nandufe.


Ana de Figueiredo e o marido, António Gomes eram segundos primos. Reparamos que a mão dele (Maria Cristóvão) tem o mesmo apelido ou patronímico do avô materno da mulher (Simão Cristóvão).

Não consegui descobrir por onde lhes virá o apelido "Bastos".

Votos de Um santos Natal.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429733 | miguel monteiro | 14 dez 2020 15:44 | Em resposta a: #429705

Caro Tiago

O equívoco de Isabel Bastos, como mãe de Ana de Figueiredo (1672-1717), surge no batismo de Mariana Figueiredo (*1701). https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209781 Tif 79
Afinal, era Tia-avó, segundo as suas pesquisas.

Como curiosidade,note-se que o casal Maria de Bastos/Manuel Figueiredo, têm um filho antes do casamento, (Manuel) e outra, (Ana) após a morte do marido.

No final do seu texto, há uma troca. Ana de Figueiredo casa em 1703 (Tif 154) e quem casa a 23.05.1719 (Tif 162), é sua filha, Mariana Figueiredo.
Daqui a uns tempos, conto pôr estas informações, aqui na base de dados do Geneall.
Feliz Aniversário

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429738 | tiagosmend | 14 dez 2020 19:56 | Em resposta a: #429733

Boa tarde,

Também descendo do casal Manuel Antunes Cosme e de Mariana de Figueiredo. O meu ramo, pelo menos, passa também a usar o apelido Henriques, que não sei de onde vem. O António Gomes, marido de Ana de Figueiredo, também me aparece como António Gomes Dinis. Infelizmente pouco mais sei sobre estas pessoas, do que aquilo que já foi aqui colocado. Tenho esperança de encontrar algum elemento desta família como testemunha numa habilitação do Santo Ofício, mas até agora não tive sucesso.

Cumprimentos
Tiago Mendes

Resposta

Link directo:

Bastos e Figueiredo de Nandufe, Tondela

#429744 | MontDias | 14 dez 2020 22:00 | Em resposta a: #429733

Caros Miguel Monteiro e primo Tiago Mendes,

É muito salutar esta partilha. É verdade,, Miguel, a data de casamento da Ana de Figueiredo estava trocada, mas na árvore eu tinha-a correcta. Foi distração ao escrever aqui o texto.

A Ana de Figueiredo nasce poucos meses após a morte do pai. Contudo, se não nasceu precocemente, terá sido concebida em Abril de 1671, 4 meses antes da morte do pai, Manuel de Figueiredo, a 5.8.1671. Nesta data, já Maria de Bastos saberia bem da gravidez que carregava.

Há uma série de enigmas ligados aos uso de certos apelidos pelos membros desta família:

- Donde lhes virá o apelido Bastos!?

- Donde lhes virá o patronímico Henriques!?

- Donde lhes virá o apelido Coutinho, que usará um dos netos de Ana de Figueiredo, Francisco José Coutinho (* Canas de Santa Maria, 25.8.1745), filho de Mariana de Figueiredo e de Manuel Antunes, o cosme!?

Penso que pelos livros paroquiais, não iremos chegar mais longe, a única esperança, como disse o Tiago Mendes, serão eventuais processos do Tribunal do Santo Ofício ou de habilitação às Ordens Sacras. Não sei se reparastes, mas o oficiante ao casamento da nossa Ana de Figueiredo foi o padre Francisco Marques, que, poderia muito bem ser familiar. Seria o caso de pedir à diocese de Viseu para ver se existe processo.

Um grande abraço a todos.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429760 | miguel monteiro | 15 dez 2020 14:48 | Em resposta a: #429738

Olá Tiago Mendes

O genro do casal Manuel Antunes Cosme/Mariana Figueiredo,
que casou com a filha, Mariana Figueiredo, chama-se Manuel Henriques.
Cumprimentos

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429761 | tiagosmend | 15 dez 2020 15:27 | Em resposta a: #429744

Realmente este família é muito curiosa. A minha antepassada Maria Henriques de Figueiredo casa em 9 de Janeiro de 1741 na freguesia de Silgueiros com João Lopes, tendo um filho José Lopes Henriques, de quem descendo.

No entanto, não percebi como se sabe que a Ana de Figueiredo não é filha de Isabel de Bastos, como referido no baptismo de Mariana de Figueiredo.

Relativamente às habilitações De Genere, estas infelizmente não existem no Arquivo de Viseu. Há muitos anos houve um incêndio no Seminário de Viseu, o que causou a perda desses documentos. Existem no entanto algumas habilitações para o Santo Ofício, julgo que dos Nápoles senhores de Nandufe. Talvez haja ainda algumas habilitações do Santo Ofício da família Seixas, que julgo que fosse desta região também.

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429762 | tiagosmend | 15 dez 2020 15:38 | Em resposta a: #429760

Caro Miguel Monteiro,

Eu descendo da filha Maria Henriques de Figueiredo, casada com João Lopes em Silgueiros em 9 de Janeiro de 1741. Tiveram pelo menos 2 filhos, João Lopes e José Lopes Henriques que casa com Antónia de Figueiredo (mais uma Figueiredo) e tem pelo menos 3 filhos: Francisca Maria de Figueiredo, Padre José Lopes Henriques e Esperança Maria de Figueiredo casada em 1794 em Silgueiros com Manuel de Figueiredo. O seu filho, João de Figueiredo e Sá baptizado em 1799 é meu 5º avô. Este ramo continuou a viver na freguesia de Silgueiros, por onde descendo de diversos ramos de apelido Figueiredo.

Tenho muita curiosidade nos nossos Antunes, Bastos e Figueiredos. Por acaso sabe mais sobre o Manuel Antunes casado com a Francisca João? Apenas sei que casaram em 1700, mas sem indicar o nome dos pais.

Cumprimentos,
Tiago

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429763 | tiagosmend | 15 dez 2020 15:52 | Em resposta a: #429744

Estive a espreitar as Habilitações do Santo Ofício, e encontrei a HSO de TOmás de Nápoles e Noronha, morador em Lisboa e que recebeu carta em 1688. A 3ª testemunha (imagem 32) é Francisco Marques, natural e morador de Nandufe onde foi juiz ordinário e dos orfãos no concelho de Besteiros. Será este o mesmo que é irmão de Isabel de Bastos?

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429764 | miguel monteiro | 15 dez 2020 17:00 | Em resposta a: #429761

"No entanto, não percebi como se sabe que a Ana de Figueiredo não é filha de Isabel de Bastos, como referido no baptismo de Mariana de Figueiredo."

Em relação a esta frase, suponho que o padre tenha confundido Maria Bastos, com Isabel Bastos.

Manuel Antunes Cosme, faleceu em Nandufe a 22.04.1724 (Tif 40 e 41). A sua mulher Francisca João,
também em Nandufe, a 29.04.1711 (Tif 20).
Cumprimentos

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429783 | miguel monteiro | 16 dez 2020 16:36 | Em resposta a: #429705

Caro Tiago Monteiro

Em 1600, já é o fim de linha e torna-se difícil ver, de onde vem o Bastos. Mas os apelidos saltavam gerações. Regras rígidas, só a partir dos anos 20 do século XX. Antes disso, sucedia haver irmãos com apelidos diferentes, sendo o mais normal os homens usarem o do pai e as mulheres, o da mãe.

E já agora, em que registo descobriu, os pais de António Gomes (o marido de Ana de Figueiredo) ?

Votos de um Natal igual
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429819 | tiagosmend | 17 dez 2020 22:20 | Em resposta a: #429764

Caro Miguel Monteiro,

Fiquei apenas curioso, uma vez que esse registo refere especificamente que era filha de Isabel de Bastos e não conheço nenhum outro registo que dê outros pais.

Obrigado
Tiago

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429820 | miguel monteiro | 17 dez 2020 22:31 | Em resposta a: #429819

https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209781 Tif 43

O pai,Manuel Figueiredo, tinha morrido meses antes.

Resposta

Link directo:

Figueiredo e Basto de Nandufe, Tondela

#429830 | MontDias | 18 dez 2020 14:56 | Em resposta a: #63651

Caros Miguel Monteiro, Tiago Mendes e demais confrades,

Como é que eu sei que MARIANA DE FIGUEIREDO, mulher de MANUEL ANTUNE, O COSME, não é filha de Isabel de Bastos, tia materna, como vem referido no registo de baptismo dela?

Muito simplesmente, porque no registo do baptismo de um dos filhos dela, Francisco José Coutinho, na igreja matriz de Canas de Santa Maria, Tondela, a 25.8.1745 (Liv. B1, fol. 70, imagem 74.tif) são referidos os avós paternos e maternos do baptizado, sendo estes últimos: ANTÓNIO GOMES e ANA DE FIGUEIREDO. Não restando, assim, qualquer dúvida em relação à maternidade dela. Para além disto, Isabel de Bastos, a nova, casou com Manuel Simões, a 31.3.1719!

O prior enganou-se ao registar a mãe de Mariana de Figueiredo, no baptismo dela, confundindo-a com a tia, Isabel de Bastos, mulher de Manuel Simões. Este erro foi, seguramente, propiciado pela ausência da mãe no baptizado, feito poucos dias depois do parto. O neófito era, até há poucos anos, apresentado pelos padrinhos e pelo pai, posto que a mãe não estaria ainda em condições de sair de casa. O prior, por isto, terá confundido as irmãs. A Isabel de Bastos que originou esta confusão era tia materna (e não a tia-avó) de Mariana de Figueiredo. A tia-avó, Isabel de Bastos, homónima, já tinha morrido solteira, a 22.10.1673.

Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#429850 | tiagosmend | 19 dez 2020 15:56 | Em resposta a: #429830

Caro Tiago,

Se calhar não fui claro. Eu sei que a Mariana de Figueiredo é filha de António GOmes e de Ana de Figueiredo. O que eu não sei é qual a documentação que mostra que a Ana de Figueiredo não é filha da Isabel de Bastos que morreu solteira em 1673. Digo isto, porque a forma como leio o registo de baptismo de Mariana é que esta é filha de António Gomes e de Ana de Figueiredo, e esta Ana por sua vez é filha de Isabel de Bastos, que interpreto como sendo a que morreu solteira em 1673.

Obrigado,
Tiago

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#447525 | pmmn1978 | 05 mai 2023 21:43 | Em resposta a: #342085

Boa noite, venho de ver que temos os mesmos antepassados, Francisco da Costa Leão casado com Maria de Figueiredo. Pode-me falar mais da sua arvore e trocar-mos notas?
Obrigado

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#447526 | pmmn1978 | 05 mai 2023 21:54 | Em resposta a: #342085

Boa noite Gonçalo, venho de ver que temos os mesmos antepassados, pode-mos trocar notas?
Obrigado

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#447527 | pmmn1978 | 05 mai 2023 22:04 | Em resposta a: #108432

Boa noite Jorge, também descendo de José Correa e Mariana Francisca, casaram a 27 Maio 1693 e sua filha Acumpçam de Figueiredo, nascida a 26 Maio 1699, casada com Antônio Fernandes Carvalho, bate certo com os seus??
Obrigado

Resposta

Link directo:

Quinta de Gaspar de Figueiredo (Tondela, Viseu)

#447533 | miguel monteiro | 06 mai 2023 15:35 | Em resposta a: #447525

Boa Tarde

Casamento de Francisco da Costa Leão com Maria de Figueiredo em 1681.
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209692 TIF 03

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 20:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen