RE: O que era um "Servo Guião" ?

Este tópico está classificado nas salas: Cargos

O que era um "Servo Guião" ?

#63681 | Alvares | 28 abr 2004 11:13

Caros confrades,

numa inquirição de genere (AUC) relativa ao Pe. Apolinário Ferreira dos Reis, de São João da Azenha (Sangalhos), uma das testemunhas é José Rodrigues dos Santos Pato, referido como "servo guião" do referido lugar de São João da Azenha. Alguém conhece esta figura de "servo guião" ?

Por outras fontes, sei que o referido José Rodrigues dos Santos Pato era capitão de ordenanças, tendo sido também juiz de Sangalhos.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ?

#63686 | Benedita Vasconcelos | 28 abr 2004 11:41 | Em resposta a: #63681

Caro confrade Álvares

Julgo estar a falar com um quase primo que por aqui encontrei há tempos.Confesso que não sei o que é " um servo guião",mas aproveito para o saudar e desejar um bom dia.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ?

#63693 | Alvares | 28 abr 2004 12:09 | Em resposta a: #63686

Obrigado, Benedita!

Qualquer dia ainda haveremos de confirmar esse parentesco que julgo existir entre o meu avô paterno e o Bernardo de Morais (família Seabra da Mota). Tem investigado alguma coisa sobre os suas raizes em Sangalhos? Quem sabe um dia, juntamos os nossos dados?

Um bom dia e melhores cumprimentos,
Luis Seabra Lopes

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ?

#63698 | Benedita Vasconcelos | 28 abr 2004 12:26 | Em resposta a: #63693

Caro Luís

As minhas raízes de Sangalhos e Anadia são um problema grave! Ninguém na família se interessou nunca por estas coisas, minha Mãe , que nasceu quando meu Avô ia já nos ciquenta e muitos, só se lembra da família de minha Avó Ema, a família do Pai com quem contactou limitava-se ao Primo Quim (DR Seabra e Barros),de que já falámos.Em Junho vou passar uns dias á Fogueira e tenciono fazer algumas investigações.
Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ?

#63703 | Alvares | 28 abr 2004 12:38 | Em resposta a: #63698

Cara Benedita,

entre os dados que reuni sobre os Seabra da Mota, encontro os seguintes, que talvez lhe interessem:


Manuel José de Barros, cc. Francisca de Seabra da Mota (será Francisca Luciana, filha de José Moreira de Seabra e Ana Baptista da Silva, moradores no Paraimo ?), e tiveram a:

- Bernardo José de Barros ? = Bernardo Barros de Morais ?
- Florinda de Seabra da Mota, cc. Ricardo Francisco da Costa, filha de José Francisco da Costa e de Joaquina Maria de Santiago. Moraram no Paraimo e tiveram a Bernardo, n. 16/01/1895, que teve como padrinho Bernardo José de Barros, o. 1895 (5º assento do ano).
- Joaquim José de Barros, industrial, cc. Dona Julia Augusta de Seabra, da Moita, filha de António Joaquim de Seabra e de Carlota de Sousa Gonzaga. Moradores na Fogueira. Tiveram a: Maria Julia, n. 5/12/1908. Foi padrinho Bernardo Barros de Morais, solteiro, industrial, e Maria Adelaide de Seabra Viegas, solteira. Penso que estes são também os pais do Dr. Joaquim Seabra e Barros (que vem a ser meu parente pelo lado do pai dele - Seabra da Mota - e também pelo lado da mãe dele - Seabra da Fogueira).

Deixo anotadas algumas interrogações. Se conseguir esclarecer alguma coisa, agradeço que me informe.

Um abraço,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ?

#63728 | Benedita Vasconcelos | 28 abr 2004 15:21 | Em resposta a: #63703

Caro Luis
Deve ser exactamente isso! Ao que sei a Mãe de meu Avô Bernardo chamava-se Francisca e deu a minha Mãe um enorme cordão em ouro porque dizia que ela ,de cara, era "Moreira".Meu Avô era realmente Bernardo José Barros de Morais e o irmão, pai do Dr. Seabra e Barros, chamava-se Joaquim e era casado com a Tia Júlia.
Meu Avô Bernardo casou aos ciquenta anos, pelo que julgo que terá nascido em 1873.
Assim creio que minha bisavó Francisca era sua..?
Fico radiante com estas notícias porque já não conheci meu Avô e pensava que ia ser dificílimo encontrar o fio á meada.
Lembro-me de ouvir , também, falar numa tia Florinda.

Grande abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ?

#63738 | Alvares | 28 abr 2004 16:11 | Em resposta a: #63728

Benedita,

estes Seabra da Mota têm origem em Mogofores (séc. XVII), e incluem o Visconde de Seabra e o Barão de Mogofores. (Há um livro sobre os Seabras do Visconde de Seabra que, no entanto, entronca esta família incorrectamente)

A partir do século XVIII, a família SM espalhou-se bastante em Sangalhos, um pouco em todas as classes sociais, mas penso que se pode dizer que quase todas as casas principais de Sangalhos têm um pingo de sangue dos SM.

O meu parentesco com a sua bisavó Francisca Luciana de Seabra da Mota é afastado. O nosso antepassado comum deve ser um Manuel de Seabra da Mota, que morava em Sá e mandou rezar 600 missas por ocasião da sua morte (século XVIII).

Do meu lado, também aparece um Bernardo, meu trisavô Bernardo Marques de Seabra da Mota, que, por sinal, julgo ter casado com uma irmã do Ricardo Francisco da Costa, marido da sua tia Florinda.

Os Moreira Seabra descendem por via feminina dos SM (a varonia aqui é Moreira, embora muitos tenham preferido usar o SM). Eu descendo por linha quase sempre varonil. Três dos meus tios-avós (Adriano, Augusto e José Seabra) casaram com primas do ramo Moreira Seabra.

Penso que também deve ter conhecido o Virgílio Henriques de Sousa Oliveira, cunhado do Dr. Quim e primo direito da minha avó Idalinda pelo lado dos Seabras da Fogueira.

Um abraço,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ?

#63744 | Benedita Vasconcelos | 28 abr 2004 16:34 | Em resposta a: #63738

Caro Luis

Bem haja por todas as informações que me está a dar e que desconhecia totalmente.
Lembro-me vagamente do Primo Virgílio, que, segundo creio, foi um dos fundadores das Caves do Barrocão,com meu Avô Bernardo e um avô da Zita Seabra. Lembro-me melhor da mulher, irmã do Primo Quim e de uma filha,que tinha um miudinho loiro com quem eu brincava em pequena.
Tenho dado mais atenção ás minhas raízes por parte de meu Pai porque são mais fáceis, tenho a sorte de ter tido um velho primo muito interessado nestes assuntos.
A parte da minha Mãe deixei para depois porque ninguém sabia quem era quem.
Há dias, falando com uma das minhas primas de Anadia, filha do pintor Fausto Sampaio , pedi-lhe ajuda ,até porque vive mesmo lá.
As primeiras notícias que tenho são as que acaba de me dar, e bem interessantes por sinal.

Um abraço

Benedita

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ? - confrarias

#65126 | Alvares | 16 mai 2004 18:17 | Em resposta a: #63681

Chamo a atenção para uma contribuição dada em outro lugar:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=65087#vermsg
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=65124#vermsg

Continuo interessado em mais esclarecimentos sobre este assunto.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ?

#65134 | gonçalo calheiros | 16 mai 2004 18:59 | Em resposta a: #63738

Caro Luis Seabra:
Gostava de trocar impressões consigo,sobre os Seabra da Mota.O meu mail é gbcalheirosarrobahotmailpontopt
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

Seabra da Mota

#65135 | Alvares | 16 mai 2004 19:24 | Em resposta a: #65134

Coloco aqui a mensagem que lhe enviei para o endereço que forneceu, pois veio devolvida:

------------------------------------------
Caro Gonçalo Calheiros,

obrigado pelo seu contacto. Estou à disposição.

Já uma vez troquei correspondencia com o José Manuel Reis sobre o entrocamento dos meus SM na árvore que vocês traçaram no vosso livro, tendo como raiz o António de Seabra o Velho, mas ele não me soube adiantar mais nada.

Entretanto, avancei um pouco mais, mas o meu problema continua não resolvido. No entanto, estou convencido que há erro na ascendência que vocês propõem para o Jacinto José SM. Neste momento, estou a citar de memória, mas sei que o problema resulta da confusão entre um Manuel da Mota, casado com Maria da Costa, e dois indíviduos seus contemporâneos chamados Manuel de Seabra da Mota e também residentes em Mogofores. Um destes últimos, consegui provar que descende de António de Seabra o Velho. O outro, casado com Maria Rodrigues, é meu antepassado, mas não consegui provar a ligação aos outros SM.

Tem recolhido novos dados?

Os melhores cumprimentos,
Luis
-----------------------------

Pode contactar-me para lslarrobadetpontouapontopt

Resposta

Link directo:

Seabra da Mota 2

#65603 | Alvares | 22 mai 2004 18:53 | Em resposta a: #65134

Caro Gonçalo Calheiros,

pediu-me para o contactar para um endereço que não funciona. Re-enviei-lhe alguns dados via Genea e forneci-lhe também um e-mail para contacto. No entanto, já lá vai uma semana e nada ...

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Seabra da Mota 2

#65610 | Benedita Vasconcelos | 22 mai 2004 20:48 | Em resposta a: #65603

Caro luis
Sendo um dos significados de guião o de pendão,estandarte que vai á frente nas procissões,não poderemos entender o servo guião como o servo de Deus que era portador de determinado estandarte nas festividades da Igreja?
É só um palpite, mas na zona de Aveiro a palavra servo é muito utilizada nas irmandades.Tenho, na Fogueira, várias medalhas e insígnias de minha Avó, Mãe e Tia como Servas de Nossa Senhora, de quando andavam no colégio de Anadia-Ordem de S. José de Cluny.Há ainda as Servitas.

Um abraço

Maria benedita

Resposta

Link directo:

RE: Seabra da Mota 2

#65618 | gonçalo calheiros | 23 mai 2004 00:18 | Em resposta a: #65603

Meu caro:
Aconteceu-me o mesmo.Só que não gostaria de pôr aqui o meu contacto telefónico.Que tal experimentar novamente para:
gbcalheiros@hotmail.com
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

servo guião numa irmandade

#65662 | Alvares | 23 mai 2004 19:08 | Em resposta a: #65610

Ola' Benedita,

o seu comentário vem reforçar o que já foi dito por outro confrade (embora em outro tópico -- veja a minha mensagem de 16/05/2004, mais abaixo).

Obrigado e um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ? - confrarias

#65683 | Genea Portugal | 23 mai 2004 23:05 | Em resposta a: #65126

Alvares,

A sua dúvida parece resultar de uma deficiente interpretação da grafia.
Se trocar o V por um U, lerá qualquer coisa como "serugião". Deve tratar-se simplesmente do cirurgião dessa localidade.

Cumprimentos
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ? - confrarias

#65688 | Jpteixeira | 24 mai 2004 00:11 | Em resposta a: #65683

Caros Amigos:

Sou dos que defendem (até prova do contrário), que o termo SERVO-GUIÃO está relacionado com "o transportador do pendão que se leva à frente nas procissões ou o transportador do estandarte de uma unidade militar".

Vejamos, então:
1- Em termos religiosos, creio que, na generalidade das nossas aldeias, tal função cabia a um servo de uma família poderosa, facto que lhe dava alguma distinção.
No entanto, os OFICIAIS das confrarias também poderiam desempenahar aquela função.
Segundo, Fortunato de Almeida, in História da Igreja em Portugal, Vol.III, "os administradores de qualquer igreja, que tanto poderiam ser eclesiásticos como leigos, deveriam anualmente prestar contas ao ordinário diocesano sobre a administração de bens e rendimentos eclesiásticos.
De uma forma geral, os corpos administrativos fabriqueiros tinham uma deficiente organização contabilística o que levava a que ocorresse situações de irregularidade, uma vez que os encargos da conservação e sustentação das igrejas andava indissoluvelmente ligado aos dízimos, dos quais a terça parte devia ser aplicada àquele objecto".
Ora, por vezes tal não acontecia e daí ocorrerem situações de "contencioso" com as ordens religiosas.

2- Em termos militares, a pessoa que transportava o estandarte militar ( por vezes um oficial, justamente por se ter reconhecido que esta missão tinha uma enorme importância "social" e concedia prestígio), também poderia ser designado por SERVO GUIÃO.
Convém recordar que foi D.Afonso II quem ordenou as primeiras inquirições gerais do Norte até às Beiras, para se averiguar a legitimidade das terras possuídas pela nobreza, sendo que as inquirições foram importantes para o fortalecimento do poder régio em Portugal.
Deve ser um processo desta natureza que o nosso amigo ÁLVARES se referia quando colocou a questão inicial- o que é um Servo Guião ?

Sobre a hipótese formulada pela Genea Portugal que se trataria de um "serugião", recorde-se que a tal profissão não existia, à época. Efectivamente competia ao SANGRADOR exercer a missão de cirurgião e também à de Barbeiro.

É tudo o que apraz escrever nesta altura.

Cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ? - confrarias

#65690 | Jpteixeira | 24 mai 2004 01:38 | Em resposta a: #65688

Caros Amigos:

correcção de gralhas:

Como o texto que enviei continha algumas gralhas/incorrecções no último parágrafo, procedo agora à sua correcção, reescrevendo apenas tal parágrafo.

... Sobre a hipótese formulada pela Genea Portugal que se trataria de um "serugião", recorde-se que tal profissão não existia à época. Efectivamente, competia ao SANGRADOR exercer a missão de cirurgião e também a de Barbeiro.

Cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: O que era um "Servo Guião" ? - confrarias

#65907 | magalp | 26 mai 2004 00:31 | Em resposta a: #65690

Caro Júlio Sousa

Não consegui encontrar o termo "Servo Guião" na etnografia de J. Leite de Vasconcellos. Possivelmente estará ali, mas não é tarefa fácil a sua procura naqueles 10 grossos volumes!
Todavia, posso assegurar que nas procissões da Senhora da Saúde, em S. Cristóvão de Lordelo (Felgueiras), bem como na curiosíssima procissão dos caixões (pessoas vivas que por promessa se fazem transportar em caixões...), na Aparecida (Lousada), os vários andores são transportados por servos (ou servitas) e o seu estandarte empunhado pelo Guião; este, o servo de maior respeito na confraria. Tendo este estandarte borlas, são as mesmas seguras por moços. Todos devidamente ataviados com fato domingueiro e as respectivas opas encarnadas!
Se por um lado, e ao tempo, me parece incompatível a profissão de mestre barbeiro ou sangrador com a de Capitão de Ordenanças, o mesmo já não não digo deste, com a função de "Servo-Guião", essa de carácter eminentemente religioso,devocional.
Cmptos,
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

Sangrador, barbeiro e cirugião

#65921 | jvaldeira | 26 mai 2004 01:51 | Em resposta a: #65688

Caros confrades,

Sem os querer desviar do Servo Guião, gostava de pedir alguma informação adicional sobre barbeiros sangradores e cirugiões, uma vez que "tenho" um João Basílio, sangrador de Estômbar-Lagoa (sec XVII) e cujo filho seu aparece referenciado como barbeiro.

Se bem entendo, o ofício de barbeiro - além das atribuições evidentes - contemplava também a realização das sangrias que durante séculos foram terapia para um conjunto vasto de males. Não sei se a realização das mesmas era feita por indicação de um médico ou físico ou se o barbeiro/sangrador as fazia por decisão sua nem se as sangrias tinham algum efeito curativo no paciente.

Imagino que além disso desempenhasse o papel de médico onde ele não existisse ou para as camadas da população que a ele não tinham acesso; alguém com algum conhecimento empírico de cuidados básicos de saúde transmitido por tradição oral e aprendizagem junto de um Mestre do ofício.

Pergunto: este ofício de sangrador equivalia a cirugião? Naturalmente que a cirugia da época teria pouco a vêr com a dos nossos dias mas ainda assim parece-me matéria demasiado complexa para um simples "entendido" em mezinhas e sangrias.

Agradeço quaisquer comentários adicionais!

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

"Serurguiam" e não "Servo Guião" ?

#66105 | Alvares | 28 mai 2004 10:25 | Em resposta a: #63681

Caros confrades,

afinal, parece que se trata mesmo de um cirurgião! Vejam a informação dada pelo confrade Pedro França:

"Pedi para vir à sala de leitura, no AUC, o processo de ordenação do Pe. Apolinário Ferreira dos Reis. ano de 1784, S. João da Azenha, cxª 268. Encontrei fácil, fácil, a folha onde se acha o tal José Rodrigues dos Santos Pato, o que há sobre ele é isto: "...serurguiam deste lugar". Isto diz-te alguma coisa? Os caracteres são bem legíveis e confrontáveis e isso traduz-se por cirurgião. Não posso precisar se cheguei a ler na altura essa expressão com a atenção que se requer, mas, está bem à vista que é cirurgião de que se trata."
( In: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=66096#vermsg)

Obrigado Pedro pela ajuda! Pelos vistos, da outra vez não tivemos inspiração suficiente ....

Nesse caso, alguem me sabe dizer qual a formação de um cirurgião no século XVIII? Teria necessariamente o curso da Escola de Cirurgia do Hospital Real de Todos os Santos (Lisboa) ? Dado que era também capitão de ordenanças, seria um cirurgião militar?

Muito obrigado e os melhores cumprimentos,
Luís Seabra Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 12:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen