Pinto Coelho da Cunha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Brasil

Pinto Coelho da Cunha

#63746 | ítalo | 28 abr 2004 17:01

Alguém terá informações sobre descendentes e ascendentes de José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, Barão de Cocais? Parece-me que há um estudo genealógico acerca de seus descendentes em virtude de uma herança vultosa deixada em um banco de Inglaterra, mas não tenho muitas informações. Agradeço ajudas.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#64658 | maggamestra | 10 mai 2004 17:09 | Em resposta a: #63746

Na pagina da Familia Oliveira Gomes encontram-se detalhes sobre Jose Feliciano Pinto Coelho da Cunha.( Barão de Cocais).

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#64675 | MSá | 10 mai 2004 20:42 | Em resposta a: #64658

Caro Ítalo,
No "O Cyclo das Gerações, uma genealogia fluminense" de Cardoso de Miranda há muitas informações sobre a família. Se me mandar seu endereço postal, terei prazer em lhe remeter uma cópia do capítulo em questão.
Cumprimentos do
Luiz M. Sá
msaluiz@cfm.org.br

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#64704 | zepas | 11 mai 2004 12:22 | Em resposta a: #63746

Caro Italo,

Existe na base de dados do GP um Manuel Inácio de Andrada Souto Maior Pinto Coelho, 1º marquês de Itanhaém, neto de Luis José Pinto Coelho da Cunha.

Ele e o Barão de Cocais não estariam porventura relacionados, pertencendo ambos a um ramo da familia Pinto Coelho estabelecido no Brasil?

Cumprimentos,
JP

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=212021

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#64728 | ítalo | 11 mai 2004 16:05 | Em resposta a: #64704

Caros confrades, agradeço-lhes as informações. Meu interesse neste senhor é que meu sogro foi certa vez procurado por representantes do banco em que estava esta fortuna e informaram-lhe que ele seria um dos herdeiros, mas nunca recebeu nada (creio que os herdeiros perderam a herança para o governo inglês) mas ficou o interesse de saber se ele descende do Barão de Cocais, embora ainda não tenha descoberto muita coisa. Novamento agradeço.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#64771 | maggamestra | 12 mai 2004 01:02 | Em resposta a: #64728

FAMÍLIA OLIVEIRA GOMES





Herdamos também a " história de uma Fabulosa Herança "
No final do século passado uma empresa inglesa veio explorar ouro no Brasil abrindo a mineração da Mina do Morro Velho na região de Ouro Preto próximo a localidade de Cocais.

Jose Feliciano Pinto Coelho da Cunha( Barão de Cocais ) tornou-se acionista da empresa de Morro Velho e nesta época enviou para um banco em Londres ( Inglaterra ) depósitos em moeda corrente e em ouro.

Faleceu o Barão sem retirar os valores depositados naquele banco inglês e nem os herdeiros diretos na época reclamaram a heranca.

Na década de 70 o banco de Londres comunicou ao governo brasileiro que dentro de 5 anos completariam 100 anos do depósito e que após este tempo sem ser retirado os valores passaríam a pertencer ao governo inglês.

Os descendentes do Barão, parentes da em 3 e 4 geração correram com advogados aos cartórios procurando num processo demorado provar o parentesco com o Barão. Passaram-se os cinco anos e os herdeiros não se uniram e nem mandaram um procurador ao Banco de Londres e perderam a fabulosa herança.

Segundo consta as barras de ouro e o valor em dinheiro reajustado nestes 100 anos atingiu um valor tão alto que o banco inglês iria a falência com o pagamento a um provável herdeiro.


José Feliciano Pinto Coelho da Cunha casou-se com
Antônia Tomásia Pinto coelho e tiveram 03 filhos :
Joaquim Pinto Coelho da Cunha
Felisberto Pinto de Almeida
Francisco Rodrigues da Cunha
Francisco casou-se com Ana Olinda Oloia :
Desta união nasceu Ignácia Cassiana da Cunha
que casou-se com Antônio Carlos de Oliveira e geraram
MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA
José Gomes, português de nascimento vindo para o Brasil
casou-se com
Cândida de Jesus Carneiro e tiveram 04 filhos :
Joao Batista Gomes
Flavio Gomes
Miguel Arcanjo Gomes
Gabriel Gomes
João Batista Gomes casou-se com
Francisca Maria da Conceição e tiveram 03 filhos :

José Pedro Gomes
ARISTIDES BATISTA GOMES
Maria de Lourdes Gomes





Maria José, Aristides e as crianças Inácia, Francisca e Osvaldo em 1914.

ARISTIDES BATISTA GOMES nasceu em 15 de Dezembro de 1885 na Fazenda Pinhão, município de Resende Costa M. G. filho de João Batista Gomes e Francisca Maria de Jesus Carneiro. Faleceu na cidade de Bom Sucesso em 12 de Julho de 1961. MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA nasceu em 16 de Dezembro de 1888 na Fazenda do Rio do Peixe, município de Resende Costa M. G. filha de Antônio Carlos de Oliveira e Inácia Cassiana da Cunha. Faleceu em Bom Sucesso em 21 de Julho de 1962.


Do casamento de Aristides e Maria José nasceram Inácia, Osvaldo, Francisca, Eneida, Stelita, Enedina, Osmar, Walpira, José, Jacy, Hamilton e Antônio. Não existem links para Francisca e Hamilton pois os dois faleceram ainda jovens, não se casaram e não tiveram filhos.

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#64772 | maggamestra | 12 mai 2004 01:04 | Em resposta a: #64728

FAMÍLIA OLIVEIRA GOMES





Herdamos também a " história de uma Fabulosa Herança "
No final do século passado uma empresa inglesa veio explorar ouro no Brasil abrindo a mineração da Mina do Morro Velho na região de Ouro Preto próximo a localidade de Cocais.

Jose Feliciano Pinto Coelho da Cunha( Barão de Cocais ) tornou-se acionista da empresa de Morro Velho e nesta época enviou para um banco em Londres ( Inglaterra ) depósitos em moeda corrente e em ouro.

Faleceu o Barão sem retirar os valores depositados naquele banco inglês e nem os herdeiros diretos na época reclamaram a heranca.

Na década de 70 o banco de Londres comunicou ao governo brasileiro que dentro de 5 anos completariam 100 anos do depósito e que após este tempo sem ser retirado os valores passaríam a pertencer ao governo inglês.

Os descendentes do Barão, parentes da em 3 e 4 geração correram com advogados aos cartórios procurando num processo demorado provar o parentesco com o Barão. Passaram-se os cinco anos e os herdeiros não se uniram e nem mandaram um procurador ao Banco de Londres e perderam a fabulosa herança.

Segundo consta as barras de ouro e o valor em dinheiro reajustado nestes 100 anos atingiu um valor tão alto que o banco inglês iria a falência com o pagamento a um provável herdeiro.


José Feliciano Pinto Coelho da Cunha casou-se com
Antônia Tomásia Pinto coelho e tiveram 03 filhos :
Joaquim Pinto Coelho da Cunha
Felisberto Pinto de Almeida
Francisco Rodrigues da Cunha
Francisco casou-se com Ana Olinda Oloia :
Desta união nasceu Ignácia Cassiana da Cunha
que casou-se com Antônio Carlos de Oliveira e geraram
MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA
José Gomes, português de nascimento vindo para o Brasil
casou-se com
Cândida de Jesus Carneiro e tiveram 04 filhos :
Joao Batista Gomes
Flavio Gomes
Miguel Arcanjo Gomes
Gabriel Gomes
João Batista Gomes casou-se com
Francisca Maria da Conceição e tiveram 03 filhos :

José Pedro Gomes
ARISTIDES BATISTA GOMES
Maria de Lourdes Gomes





Maria José, Aristides e as crianças Inácia, Francisca e Osvaldo em 1914.

ARISTIDES BATISTA GOMES nasceu em 15 de Dezembro de 1885 na Fazenda Pinhão, município de Resende Costa M. G. filho de João Batista Gomes e Francisca Maria de Jesus Carneiro. Faleceu na cidade de Bom Sucesso em 12 de Julho de 1961. MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA nasceu em 16 de Dezembro de 1888 na Fazenda do Rio do Peixe, município de Resende Costa M. G. filha de Antônio Carlos de Oliveira e Inácia Cassiana da Cunha. Faleceu em Bom Sucesso em 21 de Julho de 1962.


Do casamento de Aristides e Maria José nasceram Inácia, Osvaldo, Francisca, Eneida, Stelita, Enedina, Osmar, Walpira, José, Jacy, Hamilton e Antônio. Não existem links para Francisca e Hamilton pois os dois faleceram ainda jovens, não se casaram e não tiveram filhos.

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#64773 | MSá | 12 mai 2004 01:26 | Em resposta a: #64772

Meu caro Ítalo,

só na próxima semana terei condições de lhe mandar a prometida cópia.

Meu avô materno, Paulo de Aguiar Fassheber, filho da sra. Ana Claudomila Pinto Coelho de Aguiar Fassheber, sobrinha em algum grau do barão, também se deixou iludir por esta herança fantástica e fantasiada. Embora seja muito provável que a fortuna tenha existido e os bucaneiros britânicos tenham feito mais esta pirataria apropriando-se dela...

Parece-me que vez por outra aparece uma nova onda de espertos esplorando este filão. Muita ousadia esta, tentando vigarizar mineiros (os tramontanos de cá). Ainda que digam que fazem (fizeram ou faziam) muito sucesso com os ramos carioca e paulista da família. Estes sim, vivendo em um lugar cuja cultura é muito mais chegada a induzir a crença em botijas, bilhetes premiados, achamentos de dinheiro e outras formas de enriquecimento súbito e fortuito.

Até logo. Um abraço do

Luiz M. Sá

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#64796 | maggamestra | 12 mai 2004 14:35 | Em resposta a: #64773

Olá! Luiz!

Muito obrigada pelo seu interesse em me ajudar.

Eu estou fazendo a árvore genealógica de minha familia, e estou procurando esses dados porque também em algum grau sou parente do Barao de Cocais, mas já conheço essa historia da herança e sei que ficou para os cofres ingleses.

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#65029 | castrokkbr | 14 mai 2004 21:02 | Em resposta a: #64675

Caro Luiz!

Eu também pesquiso os Pinto Coelho da Cunha e sou parente colateral do Barão de Cocais. Gostaria de receber, se possível, uma cópia escaneada do capítulo que trata dos Pinto Coelho da Cunha no livro em questão.
Tenho um site: (...) , onde divulgo todas as minhas pesquisas genealógicas, e mostro todas as minhas fontes primárias e secundárias. No "link" Genealogia/Meus Antepassados, relaciono todos os meus ascendentes diretos e no "link" Genealogia/Base de Dados, relaciono todos os parentes colaterais, diretos e não parentes.

No caso do Barão de Cocais, entre no "link" Genealogia/Base de Dados, clique em Índice de Nomes e procure por Pinto Coelho da Cunha, José Feliciano. Há um artigo do Jornal O Globo, de 1965 sobre a herança do Barão se clicar em em Álbum.

Tendo quaisquer dúvidas é só me contactar.


Abraços


Antônio Carlos de Castro


Campinas-São Paulo, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#65461 | ítalo | 20 mai 2004 13:30 | Em resposta a: #64773

Caro Sr. Luiz, quero lhe informar que recebi o ótimo material que me enviou. Novamente, gratíssimo pela gentileza.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#66128 | castrokkbr | 28 mai 2004 20:24 | Em resposta a: #65029

Ao fazer a última revisão no meu site excluí a opção de álbum e não aparece o artigo que escaneei sobre o Barão de Cocais, todavia posso enviar o arquivo a quem o solicitar.


Saudações

Antônio Carlos de Castro

Campinas-SP


PS. Estou em Niterói-RJ e devo retornar a Campinas-SP, onde resido, dentro de duas semanas, quando efetivamente poderei enviar o artigo do Barão.

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#72202 | Cibele | 02 set 2004 15:03 | Em resposta a: #64675

Prezado Sr. Luiz,

Pertenço à família Alves da Cunha, da qual José Feliciano Pinto Coelho da Cunha descende, e tenho muito interesse no livro "O Cyclo das Gerações, uma genealogia fluminense"... caso haja alguma referência dos Alves da Cunha...

Será que poderias me informar se há referência e em caso afirmativo, posso contar com a cópia do capítulo em questão?

Aguardo ansiosamente,

Cibele
Belo Horizonte, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#113604 | kalis | 08 mar 2006 04:37 | Em resposta a: #64771

bom dia,

sei que faz muito tempo que vc colocou esta msg aqui, mas só agora tive acesso. gostaria de saber se vc é da família citada, porque eu sou e gostaria de saber aonde estão arquivados os documentos que comprovam a filiação de Francisco Rodrigues da Cunha.

Meus avós maternos eram primos (era tradição na família o casamento entre primos e primos-irmãos) e netos de Ignácia Cassiana da Cunha e Antônio Carlos de Oliveira.

Sei que Francisco Rodrigues da Cunha foi Juiz de Facto na região de Barbacena em 1832 ou 39.

Obrigada,
Katia Aubin Palludetti Silva

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#121107 | castrokkbr | 19 jun 2006 21:07 | Em resposta a: #113604

Prezada Katia!

No meu site http://www.genealogiacastro.cjb.net no link Genealogia/Base de Dados/Índice de Nomes, procure por Pinto Coelho da Cunha, José Feliciano, que é o Barão de Cocais, e você achará os ascendentes que eu pesquisei em n gerações, pois sou descendente de um primo do Barão, o Cap.-mor Luiz José Pinto Coelho da Cunha. Os descendentes do Barão só pesquisei até alguns netos, por serem parentes colaterais. Os filhos conhecidos do Barão de Cocais são:

1) Dr. Antônio Feliciano Pinto Coelho da Cunha [Pais] 1, 2 nasceu 3, 4 em 1 janeiro 1823 em Barão de Cocais-MG. Antônio batizou-se 5 em 10 março 1823 em Barão de Cocais-MG. Ele casou-se com Maria Olyntha Pinto Coelho da Cunha.

Maria Olyntha Pinto Coelho da Cunha [Pais] 1, 2 casou-se com Dr. Antônio Feliciano Pinto Coelho da Cunha.

O casal não teve filhos.

2) Anna Casimira Pinto Coelho da Cunha [Pais] 1, 2, 3, 4, 5 casou-se com 6, 7 Ten.Cel. Bernardo Antônio Nascentes Pinto em 25 janeiro 1840 em Barão de Cocais-MG.

Eles tiveram os seguintes filhos

2.1 Anna Nascentes Pinto(?) 1 nasceu 2, 3 em 18 outubro 1840 em Barão de Cocais-MG. Anna batizou-se 4 em 23 dezembro 1840 em Barão de Cocais-MG.
2.2 Júlia Nascentes Pinto(?) 1 nasceu 2, 3 dd/mm/1847 em Barão de Cocais-MG. Júlia batizou-se 4 em 30 março 1847 em Barão de Cocais-MG.

3) Júlia Amália Pinto Coelho da Cunha [Pais] 1, 2 nasceu 3, 4 dd/mm/1824 em Barão de Cocais-MG. Júlia batizou-se 5 em 8 setembro 1824 em Barão de Cocais-MG. Ela casou-se com 6, 7 Ten.Cel. Ovídio Cesar Pinto Coelho da Cunha em 24 novembro 1850 em Barão de Cocais-MG.

Eles tiveram os seguintes filhos

3.1 José Pinto Coelho da Cunha(?) 1 nasceu 2, 3 em 1 julho 1851 em Barão de Cocais-MG. José batizou-se 4 em 15 novembro 1851 em Barão de Cocais-MG.

Ten.Cel. João Jacintho de Aguiar Leite Pinto [Pais] 1, 2, 3 nasceu 4, 5 dd/mm/1829 em Barão de Cocais-MG. João batizou-se 6 em 5 março 1829 em Barão de Cocais-MG. Ele casou-se com 7, 8 Antônia Thomazia Pinto Coelho da Cunha em 31 março 1856 em Barão de Cocais-MG.

4) Antônia Thomazia Pinto Coelho da Cunha * [Pais] 1, 2, 3, 4 nasceu 5, 6 dd/mm/1829 em Barão de Cocais-MG. Antônia batizou-se 7 em 28 março 1829 em Barão de Cocais-MG. Ela casou-se com 8, 9 Ten.Cel. João Jacintho de Aguiar Leite Pinto em 31 março 1856 em Barão de Cocais-MG.

* Antônia Thomazia Pinto Coelho da Cunha (consta com este nome no Silva Leme e no Rheingantz e com o nome de Antonia Josefina de Figueiredo Pinto Coelho no Registro de Casamento e no Arquivo Nacional)

4.1 Tiveram filhos. vide fonte abaixo

1Silva Leme, Luiz Gonzaga, Genealogia Paulistana, São Paulo: Duprat & Comp., 1904, 9 volumes, Vol.IV/Tit.Hortas/Item 8.8, pag.336 e Item 8.4, pag. 341. Casou-se com seu primo. Com filhos. Vide pag.341 em diante.

A sua avó deve ser neta de um dos 3(quatro) acima relacionados, sendo filha de 2.1 ou 2.2 ou 3.1 ou 4.1. Você sabe de quem? poderia me dar o retorno.

No meu site se você clicar nos números e textos sublinhados você irá para as fontes pesquisadas

Estou ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos. Se quizer dicas de genealogia é só se manisfestar pelo e-mail castrokk@uol.com.br



Saudações

Antônio Carlos de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#128643 | renatosantarem | 15 set 2006 22:09 | Em resposta a: #63746

Desde que era garoto, ouvia essa historia por meus familiares, Minha Avó Materna chamava-se Hermengarda Rodrigues Pinto, filha Fernando Rodrigues Pinto e Neta de Joaquim Pinto. Casou-se com Raul Xavier Tolentino Álvares.

Alguns links interessantes que pode lhe ajudar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Feliciano_Pinto_Coelho_da_Cunha

Historia da Família do Barão de Cocais.

http://www.geocities.com/heartland/forest/5024/

Renato Santarém
renatosantarem@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#139693 | sidney m leite | 09 jan 2007 12:54 | Em resposta a: #63746

meu pai tem documentos que comprovam o parentesco dele com o barão de cocais
gostaria de receber informações sobre essa arvore genealógica e sobre a herança.
meu endereço
dneyleite@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#174461 | Tomvitoin | 27 nov 2007 17:36 | Em resposta a: #64704

Caro Zepas,

Pelo que me pareceu, a sua pergunta em relação ao parentesco entre o Marquês de Itanhaém e o Barão de Cocais ainda etá sem resposta...

De facto há algumas pontas soltas no Genea (e estas coisas estão em pemanente actualização); as páginas em questão foram baseadas nos dados da NPB, onde estes títulos, principalmente no que se refere ao do Barão de Cocais, estão muito resumidos e com dados genealógicos omissos.

Como se pode ver no ANP 2006 Tomo IV, na pág. 885, estes dois titulares do Brasil são descendentes de António Caetano Pinto Coelho (mais exactamente seus bisnetos). Efectivamente pertencem ambos ao mesmo ramo da família Pinto Coelho, que se estabeleceu no Brasil no princípio do séc.XVIII, e eram primos direitos, netos do mesmo Luis José Pinto Coelho da Cunha.

Pertenço à família Pinto Coelho, de Lisboa e Mondim de Basto, tenho vindo a introduzir dados (à medida que o tempo me permite) na minha Página Familiar; de há um ano para cá tenho vindo a estudar o ramo do Brasil (inclusive já conheci alguns desses primos afastados) e já introduzi os dados das 4 primeiras gerações deste ramo: é fácil verificar este e outros parentescos.

Aqui está o link para o ramo Pinto Coelho da Cunha, na minha página http://genealogia.netopia.pt/1180/familias.php?id=2308

Os meus cumprimentos
Luis Pinto-Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#174609 | khayros | 28 nov 2007 18:54 | Em resposta a: #174461

Caros descendentes diretos e indiretos do tão famoso Barão de Cocais,
Quando em 1938, meus avós chegaram nos sertões de Goiás e, de suas malas empoeiradas tiraram a mirabolante (h)estória de uma grande herança, que esse filme tem povoado gerações de minnha família. Faço parte de um ramo desse sonho e isso muito me alimenta. Ficaria muito grato em manter contatos que envolva essa fantástica e misteriosa aventura!
Um abraço.

Petterson Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#175405 | kalis | 06 dez 2007 01:54 | Em resposta a: #64772

Bom dia,

desculpe-me a demora p responder. Estou há muito tempo longe do estudo da genealogia de minha família, por absoluta falta de tempo.

A minha avó materna (Claudemira Anivalda da Cunha) era filha de Luiza Josephina da Cunha e Antônio Rodrigues; eram primos-irmãos.

Meu avô materno (Antônio Carlos Rodrigues de Oliveira) era filho de Elóy Praxedes de Braga (irmão de Luiza Josephina da Cunha) e Anna Cândida da Cunha, filha de Ignácia Cassiana da Cunha (casada com seu primo Antônio Carlos de Oliveira) era filha de Anna Olinta Oloya de São José e Francisco Rodrigues da Cunha.

*Anna Olinta Oloia de São José era também chamada nos documentos de Anna Elena de São José, Anna Lina de São José, Anna Olinta Olaya da Cunha.
*Ignácia Cassiana da Cunha era casada com seu primo Antônio Carlos de Oliveira, filho de José Caetano Rodrigues e Anna Theodora de São José.
*Eram de descendência holandesa e católicos fervorosos, loiros de olhos azuis até a geração de minha mãe; estou esclarecendo isso prq algumas dúvidas vieram devido ao fato do sobrenome Rodrigues ser tbém de novos-cristãos, mas hoje sabemos que descendemos de Joss de Utra, da Ilha Terceira. Inclusive os irmãos de minha avó se pareciam muito com o ator Max von Sydow (rsos), mas era o nosso tio Zeca!
A geração de minha mãe foi a primeira q não casou-se mais entre primos.


Um abraço.

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#217221 | Lourval | 03 jan 2009 19:39 | Em resposta a: #121107

Caro Antônio Carlos de Castro,

Sabe de alguma neta Laura do Barão de Cocais? A mãe de uma amiga minha diz que a avó dela, Laura, casada com Sebastião Caldas, é neta do Barão de Cocais.

Agradeço desde já
Lourval

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#217429 | castrokkbr | 05 jan 2009 12:56 | Em resposta a: #217221

Prezado Lourval

Há uma Laura Maria de Oliveira, casada com José Antônio Pinto, filho do Barão de Cocais, que podem ser vistos no meu estudo colocado no Projeto Compartilhar em:
http://br.geocities.com/projetocompartilhar/estudoPintoCoelhodaCunha.htm
Todavia, preciso de mais documentos deste José Antônio Pinto, como certidões de batismo/casamento/óbito para consolidar sua filiação, pois só tenho a que consta na sua certidão de óbito através de mandado judicial.

Abraços

Antônio Carlos de Castro
e-mail: castrokk@uol.com.br
site: http://www.genealogiacastro.cjb.net

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#217461 | Lourval | 05 jan 2009 16:30 | Em resposta a: #217429

Caro Antônio Carlos de Castro,

Dona Iracema nasceu em Conselheiro Pena-MG cerca de 1940. Era filha de Rute Caldas que por sua vez era filha de Laura.

Acredito que havendo tia Laura seja um bom sinal mas acho que não se trata daquela Laura Maria de Oliveira pois a avó de Dona Iracema era casada com Sebastião Caldas.

Não há uma outra Laura que seja da região de Conselheiro Pena?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#217477 | castrokkbr | 05 jan 2009 17:57 | Em resposta a: #217461

Caro Louval,

Não pesquisei este ramo colateral, e não pesquisei em Conselheiro Pena, mas no endereço que indiquei no Projeto Compartilhar atente para o texto abaixo que extraí da certidão de óbito de José Antônio Pinto

"deixou os filhos de nome Eucrídia, João, Amélio, Rosa, Alcídia, além de oito filhos de outras mulheres, em conseqüência de morte repentina sem assistência médica e foi sepultado no cemitério de Ribeirão Grande de Botucatu."

O José Pinto Pinheiro é descendente deste José Antônio Pinto, entre no blog dele:
http://josepi.blog.dada.net/ e tente obter informações. Mas como afirmei, faltam documentos primários para ligar ao Barão de Cocais.

Abraços

Antônio Carlos de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Coelho da Cunha

#247118 | damiaogomides | 05 jan 2010 01:05 | Em resposta a: #121107

eu sei que meu pai me fala desta herança há muito tempo sei que descendo de um pri,o e sócio do baraõ nas minas sei que este primo se chamava antonio gonçalves gomides mas gostaria de saber qual a ligação dele com meu bisavô sanchi barbosa gomides sei que gomide e gomides é uma família só e que o erro do "s" se deu em ponte nova em inas gerais se algém souber alguma informação mande para damiaogomides@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#418324 | Itinhoo | 28 set 2019 06:27 | Em resposta a: #63746

Caro confrade,

Por gentileza, ficaria incomensuravelmente grato se puder enviar-me uma fotocópia da obra, na íntegra, do Cardoso de Miranda, "O Cyclo das Gerações, uma genealogia fluminense.

Descendo de uma octavó nascida e batizada na então freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Aguassu, Capitania do Rio de Janeiro, D. Anna Teresa da Camara, filha legítima de Diogo Dias de Araújo e Marcela Francisca de Távora Queirós, todos da dita freguesia, c. c. o Alferes português Manuel José da Silva, esse natural da freguesia de S Pedro de Barcarena, Lisboa.
Flerto com a possibilidade de D. Anna ser neta paterna de José Dias de Araújo e de D. Isabel de Souza Azedias.
Mas por falta de documentos primários, minha pesquisa em relação a esse ramo anda, digamos, pausada. Por essa razão tô à cata de obras literárias que podem me ajudar- eu desconhecia a existência da obra do Cardoso de Miranda, confesso.

Com os melhores cumprimentos,
Italo Infantini
italoifh@icloud.com

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#434437 | flavio61br | 13 jun 2021 19:18 | Em resposta a: #63746

Prezados, boa tarde:

Os senhores têm maiores notícias desse ramo ?

Emilio Gomide Pinto Coelho (filho de Antonio Gonçalves Gomide e Mariana Florinda de Ataíde), n. apx. 1810 e falecido em 14 agosto 1896.
Foi casado com Rosa Emilia de Oliveira (ignoro o nome dos pais) e tiveram 7 filhos:
1- Emílio Antônio Gonçalves, n. apx. em 1831.
2- Mariana Florinda
3- Modestina Gabriela
4- Emilia Luísa
5- Antonio Gonçalves
6- José Gonçalves
7- Estanislau

Desconfio que o mais velho tenha falecido em Barbacena - MG e sepultado em 18 maio 1906, eu achei o registro do óbito, mas não tenho certeza se é o mesmo indivíduo pois os nomes dos pais não foram declarados no documento.

Atte,

Flávio de Carvalho.

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#439468 | leocouto | 18 fev 2022 22:38 | Em resposta a: #121107

Tenho um antepassado de nome tenente João Pinto Coelho marido da cristã nova Maria São José Sârzedas ele de Pitangui e ela de Betim tiveram os seguintes filhos Joaquina Antunes Faria e Capitão Albino José Pinto Coelho casado como Catharina ou Caterine Camargo sabe o grau de parentesco dos dois Pinto Coelho com a família do barão de Coquais de fato descendentes no caso fazendeiros ligados a família de Coquais e de bandeirantes paulistas em especial os Camargos responsáveis pela colonização e a origem da cidade de Luz-Mg no centro oeste do estado,porque toda vez que tento acessar de maneira mais abrangente sobre eles pouco tenho em informação.

Resposta

Link directo:

Pinto Coelho da Cunha

#447043 | flavio61br | 12 abr 2023 04:56 | Em resposta a: #247118

Também pesquiso esse ramo dos Gonçalves Gomides e já temos alguma coisa disponível no family search com informações e diagramas genealógicos.
Vc já viu e ainda mantém interesse nessa família ?

Atte,

Flávio.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 00:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen