Dr. Augusto Montenegro, do Pará

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Brasil

Dr. Augusto Montenegro, do Pará

#63959 | czlfvmeu | 01 mai 2004 15:22

Um pedido aos colegas brasileiros.
O Dr. Augusto Montenegro foi Governador do Pará. Montenegro não era porém o seu verdadeiro nome, mas o do 2º marido de sua Mãe, seu padrasto. O seu verdadeiro nome era Augusto Cesar Arantes.
Desejava pois obter uma cópia do assento de baptismo de Augusto Cesar Arantes, filho de Ignacio da Silva Arantes e de D. Theresa Montenegro, nascido na cidade de Belém do Pará a 26 de Junho de 1867. Interessa-me especialmente saber qual a origem do nome Arantes do seu pai.
Alguém poderá ajudar-me?
Agradecendo desde já, aproveito para enviar as minhas saudações para os colegas brasileiros.
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Montenegro, do Pará

#63963 | vbriteiros | 01 mai 2004 16:45 | Em resposta a: #63959

Caro Confrade
Em Braga existiu uma familia Arantes com ligações ao Brasil nos fins do sec XIX.
Ainda existe lá um grande palacete , que foi residencia dessa familia.
Eram amigos dos meus antepassados que viveram em Belém-Pará, mas ignoro se os Arantes também lá viveram.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Montenegro, do Pará

#64016 | czlfvmeu | 02 mai 2004 16:15 | Em resposta a: #63963

Caro Confrade Vasco Briteiros
Um Arantes do Brasil, Joaquim da Silva Arantes, foi feito comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e, em 1872, fidalgo cavaleiro da Casa Real. Pode tratar-se de um Arantes de Soledade de Minas (Minas Gerais), filho de Francisco da Silva Arantes e de Laudícea Pereira de Magalhães.
É possível que exista uma ligação com os Silva Arantes do Pará. Era o que eu queria investigar.
Muito obrigado!
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

Dr. Augusto Montenegro, do Pará

#366231 | juste9976 | 17 fev 2016 11:46 | Em resposta a: #64016

Caro Confrade Eduardo Arantes

Tanto quanto sei, o Comendador Joaquim da Silva Arantes, era filho de Ignácio José da Silva Pouza e de D. Antónia Maria Arantes.
O Comendador, casou com D. Margarida Ayres de Abreu. Tiveram pelo menos um filho, António Marques da Silva Arantes, que casou com D. Ana Leopoldina da Rocha Veiga Arantes e deste casamento nasceu a D. Margarida Amélia Arantes Braga, que casou com o seu Primo José António Arantes Braga (sem descendência do casamento).

Do matrimónio de Ignácio José da Silva Pouza com D. Antónia Maria Arantes, nasceu também uma menina, D. Maria da Graça Arantes, que casou com José António Fernandes Braga e de cujo matrimónio nasceram pelo menos 5 filhos: 1. José António Arantes Braga (casou com a sua Prima Margarida Amélia, acima referida); 2. Maria das Dores...; 3. Joaquim Arantes...; 4. António Arantes....; 5. Augusto César Arantes Braga.

Cumprimentos
Alexandra Pereira de Castro

Resposta

Link directo:

Dr. Augusto Montenegro, do Pará

#434000 | clarimao | 25 mai 2021 23:58 | Em resposta a: #366231

Menção a Maria da Graça Arantes em biografia do marido (?) em https://www.scielo.br/pdf/vh/v31n57/0104-8775-vh-31-57-0787.pdf

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 03:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen